sexta-feira, 18 de outubro de 2013

POLITICA INTERNACIONAL

Itália ameaça bloqueio no parlamentoPesquisadora: Verônica Silva. Direto da Alemanha
(tradução simultânea do GOOGLE)
Roma - Nas eleições em coligação Itália  o partido de centro-esquerda de Pier Luigi Bersani tem projeções  que mostram que ganhou a maioria na Câmara. Também no Senado, a Aliança foi na segunda-feira à noite, após os resultados parciais está na frente, mas se tem  a maioria suficiente é incerto.dpa (© AP)
Quase um em cada cinco italianos votaram para o movimento de protesto contra o comediante Beppe Grillo.
A coalizão de centro-esquerda do Partido Democrata por Bersani (PD) pontuados de acordo com dados publicados pelas previsões de televisão 34,5-37 por cento dos votos para a Câmara dos Deputados. Para a coalizão de centro-direita do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, portanto, votaram 29-31 por cento dos eleitores.
dicas de vídeo. Saiba mais

Conservadora toma posse como presidente da Coreia do Sul

Park Geun-Hye ficará à frente do país por cinco anos.
Ela falou duro contra a vizinha e rival Coreia do Norte.

Presidente Park Geun-hye saúda guarda de honra durante sua posse na Coreia do Sul (Foto:  Lee Jae-Won/Reuters)
A conservadora Park Geun-Hye tomou posse nesta segunda-feira (25) como presidente da Coreia do Sul para os próximos cinco anos em uma grande cerimônia realizada no lado de fora da Assembleia Nacional (Parlamento) de Seul.

Cerca de 70 mil pessoas se concentraram nos arredores para assistir à posse da presidente, que antes de ser investida oficialmente realizou a correspondente reverência à bandeira nacional e guardou silêncio pelos mártires patriotas do país.
Mais cedo, a cerimônia contou com uma breve apresentação do cantor Psy, que interpretou seu famoso hit "Gangnam Style".
Em seu discurso, Park qualificou o recente teste nuclear da Coreia do Norte como "um desafio à sobrevivência do povo coreano" e afirmou que não tolerará futuras ameaças à segurança.
A nova presidente exigiu do regime de Kim Jong-un que "abandone sem demora suas ambições nucleares", mas deixou uma porta aberta ao diálogo ao propor um processo de "construção de confiança" com o Norte para estabelecer os fundamentos de uma nova "era da unificação" neste país dividido há mais de seis décadas. Saiba mais

Fidel reaparece na instalação de novo Parlamento em Cuba
Agência de notícias estatal diz que Fidel e Raul Castro estiveram na sessão.
Fidel se ausentou repetidamente por doença grave que sofreu em 2006.
Ex-líder cubano Fidel Castro (E) participa de sessão de abertura da Assembleia Nacional do Poder Popular com seu irmão Raúl (D) em Havana, Cuba. Fidel Castro, que governou o país por 49 anos, reapareceu no domingo na sessão de abertura da Assembleia Nacional, depois de se ausentar repetidamente devido a uma doença grave que sofreu em 2006. (Foto: Marcelino Vazquez/Reuters)
O líder cubano Fidel Castro, que governou o país por 49 anos, reapareceu no domingo na sessão de abertura da Assembleia Nacional, depois de se ausentar repetidamente devido a uma doença grave que sofreu em 2006.
Segundo a agência de notícias estatal AIN, Fidel, 86, e o presidente cubano, seu irmão Raul Castro, participaram de uma sessão solene da Assembleia Nacional, no Palácio das Convenções.
A imprensa estrangeira tem acesso apenas à sessão de encerramento, à tarde, quando fala o presidente cubano.
Fidel continua a ser um deputado após renunciar de todos os cargos, incluindo o de primeiro-secretário do Partido Comunista de Cuba (PCC). A Assembleia Nacional (Parlamento) é o órgão supremo do poder do Estado.
O ex-presidente de Cuba foi visto pela última vez na televisão estatal curvado e com uma longa barba branca falando com a imprensa. Saiba mais


Cuba começa a se preparar para a saída de cena dos irmãos Castro

Raúl Castro deve ser reeleito de olho na transição, mas ninguém sabe ainda quem irá liderar a ilha comunista no futuro.

Raúl Castro substituiu o irmão Fidel e defende o limite de tempo para as lideranças cubanas (Foto: AP/BBC)
A não ser que algo extraordinário aconteça, Raúl Castro será reeleito neste domingo (24) como presidente de Cuba. Mas ventos de mudança podem estar a caminho do único bastião comunista das Américas.
Eleito em 2008 para substituir o irmão Fidel Castro como presidente após quatro décadas, Raúl defende a limitação do mandato das autoridades cubanas a dois termos. Se cumprir o que diz acreditar, hoje deve ser o início do fim de sua estadia no poder.
À medida que a velha guarda cubana se prepara para deixar o poder, os antigos revolucionários trabalham para garantir a sobrevivência do regime no futuro. E isso significa encontrar um sucessor para Raúl Castro.
Até o momento, no entanto, o regime não tem dado muitas pistas. A prioridade é tocar as reformas que têm como objetivo reverter a ineficiência da economia fortemente controlada pelo Estado cubano. Saiba mais

Maduro pode governar Venezuela na ausência de Chávez, diz Correa

Presidente reeleito do Equador elogiou 'herdeiro político' de Chávez.
Ele defendeu que eventual transição na Venezuela seja democrática.

O presidente reeleito do Equador, Rafael Correa, dá entrevista nesta quarta-feira (20) em Quito (Foto: Reuters)
O presidente do Equador, Rafael Correa, disse nesta quinta-feira (21) que o seu colega da Venezuela, Hugo Chávez, está se recuperando da cirurgia de câncer, mas que, se ele tiver de renunciar, o vice Nicolás Maduro seria "extremamente capaz" de governar o país.
O líder venezuelano voltou na segunda-feira ao país após mais de dois meses de um pós-operatório difícil em Cuba, mas não tem sido visto em público desde que viajou em dezembro a Havana para sua quarta cirurgia contra o câncer. Apenas fotografias oficiais foram divulgadas na semana passada.
Correa, que foi reeleito no fim de semana por grande maioria, disse à Reuters que acha que Maduro, herdeiro político de Chávez, é o mais indicado para substituir o presidente venezuelano em caso de necessidade. Saiba mais

Nord-coreano Propaganda Mostra Obama queimando
no Hass-Vídeo
Pesquisadora: Verônica Silva. Direto da Alemanha
(tradução simultânea do GOOGLE)

Um número crescente de ameaças:  O Diplomata Norte  Coreano fala de "destruição final" da Coreia do Sul

Odeio vídeo da Coréia do Norte: presidente dos EUA, Barack Obama está em chamas
Ameaças mais drásticas e imagens de Coreia do Norte: Em um vídeo de propaganda mostra presidente dos EUA, Barack Obama, e os soldados americanos que se queimam nas chamas de uma explosão nuclear. Este texto é exibido, a razão do recente teste nuclear com a "hostilidade americana".
Além disso, um diplomata norte-coreano causou indignação porque ele ameaçou o Sul com a destruição.
O Vídeo de ódio.
"Os EUA têm   levado o norte praticamente  a fazer o teste nuclear", dizem as passagens escritas em coreano texto do vídeo. O filme termina com a explosão de uma bomba nuclear em um bunker subterrâneo ea mensagem: "O mundo inteiro está olhando agora. Os EUA devem responder agora.
" Saiba mais

Armênia escolhe seu novo presidente nesta segunda-feira

Votação começou em clima tranquilo, disse chefe da comissão eleitoral.
Presidente será eleito para período de 5 anos e poderá se reeleger 1 vez.

Soldado armênio participa de eleições presidenciais em Yerevan, Armênia (Foto: AP Photo / Foto PanARMENIAN, Varo Rafayelyan)
A jornada de votação para escolher nesta segunda-feira (18) o próximo presidente da Armênia começou em um clima de normalidade, sem irregularidades, declarou o chefe da Comissão Eleitoral Central (CEC) armênia, Tigran Mukuchian, à  agência de notícias EFE. Concorrem ao cargo Sarkisian - o atual presidente, Raffi Hovhannissian - ex-ministro das Relações Exteriores, Grant Bagratyan - ex-primeiro-ministro, Paruyr Hayrikyan, Andreas Ghukasyan e outros três candidatos. Saiba mais


Brasil tem candidatos para eleição na Itália; voto é recebido até esta quinta

Cerca de 250 mil pessoas no Brasil podem votar para eleição parlamentar.
Conheça candidatos que querem representar a América Latina na Itália.

Edoardo Pollastri é candidato ao Senado italiano pela América Latina; ele já ocupou o cargo entre 2006 e 2008 (Foto: Juliana Cardilli/G1)
Em meio às incertezas que envolvem a renúncia e a sucessão do Papa Bento XVI, a Itália, país que abriga o Vaticano, vai às urnas no próximo domingo (24) e segunda-feira (25) para escolher seus deputados e senadores, que irão formar o próximo Parlamento Italiano e apontar o novo primeiro-ministro do país. Algumas centenas de milhares de brasileiros e italianos no Brasil têm um papel importante na eleição – eles podem votar e escolher senadores e deputados que os representarão em Roma.
Diferentemente de outros países, os cidadãos italianos que vivem fora da Itália não votam em candidatos representantes das regiões italianas – e sim em pessoas que irão representar os expatriados no Parlamento do país europeu. Desde 2006, os italianos no exterior têm direito a 12 deputados e seis senadores no Parlamento.
Cada continente possui algumas vagas. Na América Latina, serão eleitos quatro deputados e dois senadores, maior número depois do reservado para a Europa. Os habilitados a votar já receberam suas cédulas em casa e devem enviá-las de volta aos consulados, que receberão os votos até esta quinta-feira (21).  Saiba mais

Obama diz que não há desculpa para atrasar a reforma migratória nos EUA
Presidente também afirmou que reforma será prioridade no seu 2° mandato.
Grupo bipartidário de oito senadores examina uma proposta de lei concreta.


O presidente americano, ao anunciar a nova proposta de lei para controle de armas em Washington, no dia 16 (Foto: AFP)

O presidente Barack Obama afirmou nesta sexta-feira (25) que não há desculpa para atrasar a reforma migratória nos Estados Unidos, e que será uma das prioridades de seu segundo mandato, durante uma reunião com legisladores hispânicos na Casa Branca.

Obama "destacou que não há desculpa para não agir ou adiar" durante a reunião com os membros do chamado "caucus hispânico", um grupo que reúne legisladores de origem hispânica do Congresso americano, indicou um comunicado da Casa Branca.

O presidente garantiu que continuará a liderar os esforços para uma reforma migratória, que deverá incluir uma via para a obtenção da cidadania para os imigrantes sem documentação, indicou o texto.

Obama viajará na próxima terça-feira (29) a Nevada, um estado com forte presença de latinos, para seguir impulsionando a reforma, acrescentou a Casa Branca.
Saiba mais

No discurso de posse, Obama faz apelo pela união dos EUA
Presidente democrata assumiu publicamente seu segundo mandato.
Reeleito citou gays, ambiente e saudou fim de década de guerra e crise.

Obama se prepara para fazer discurso depois do juramento (Foto: Emmanuel Dunand/AFP)
O presidente reeleito dos EUA, Barack Obama, fez nesta segunda-feira (21) um apelo pela união dos Estados Unidos, em seu discurso de posse, dizendo que este é o único caminho para para vencer obstáculos na economia, na educação e na infraestrutura. (Assista ao lado a íntegra do discurso)

"Agora, mais do que nunca, devemos fazer essas coisas juntos, como uma só nação e um só povo", disse Obama diante de milhares de pessoas nas escadarias do Capitólio, sede do Congresso dos EUA, em um discurso em que apelou aos valores americanos e prometeu "alianças fortes" com os parceiros internacionais. Saiba mais

Adiamento da posse de Chávez é legal, diz Supremo da Venezuela
Oposição contestou adiamento, anunciado e na véspera pelo governo.
Reeleito, Chávez segue se recuperando de cirurgia em Havana, Cuba.
A juíza Luisa Estella Morales, presidente do TSJ, dá entrevista nesta quarta-feira (9) em Caracas, capital da Venezuela (Foto: AFP)
O Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela anunciou nesta quarta-feira (9) que o adiamento da posse do presidente reeleito do país, Hugo Chávez, é legal.
O adiamento da posse, marcada para quinta-feira (10), havia sido anunciado na terça pelo governo, pelo fato de Chávez continuar hospitalizado em Havana, Cuba, recuperando-se de uma cirurgia contra o câncer.
A oposição havia contestado a legalidade do procedimento, defendendo que o presidente da Assembleia Nacional deveria assumir o governo no lugar de Chávez e exigindo informações mais claras sobre o estado de saúde do presidente reeleito e sobre sua capacidade de exercer a presidência. Saiba mais
Novos líderes do Japão e da Coreia do Sul buscam 'recomeço'
Presidente eleita sul-coreana encontrou representante japonês.
Países prometeram trabalhar pela estabilidade regional.
O enviado japonês Fukushiro Nukaga e a presidente eleita da Coreia do Sul Park Geun-Hye durante encontro nesta sexta-feira (4) em Seul (Foto: AFP)

A presidente eleita sul-coreana Park Geun-Hye se reuniu nesta sexta-feira (4) com o enviado do novo primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, num momento em que Seul e Tóquio buscam um novo começo para uma relação marcada por amargas disputas históricas.

'Num momento em que novos governos tomam posse em ambos os países, espero que façam esforços em vários campos para construir confiança... e amizade', disse Park em seu encontro com o ex-ministro das Finanças do Japão, Fukushiro Nukaga.

Nukaga levou uma carta de Abe na qual o novo líder japonês se referia à Coreia do Sul como 'o vizinho mais importante' do Japão e prometia seu empenho para melhorar os laços entre as duas nações.

'Agora que Japão e Coreia do Sul têm novos governos, eu gostaria de desempenhar o papel de mediador para que este ano possa ser um bom ano', disse Nukaga em Tóquio antes de voar para Seul. Saiba mais
Após críticas de colegas do sexo masculino A Madman de Teerã demitiu a sua ministra

Pesquisadora: Verônica Silva. Direto da Alemanha
(tradução simultânea do GOOGLE)



Wahid Dastdscherdi, era desde 2009, a diretora do departamento de saúde, aparentemente, foi críticada pelos colegas do sexo masculino. Eles alegaram a incapacidade em fornecer fundos para a importação de medicamentos essenciais.

No mês passado, a ministra havia falado em um discurso televisionado: "A medicina é mais importante do que o pão. Ouvi dizer que os carros de luxo foram importados em dólares subsidiados, mas eu não sei o que aconteceu com os dólares que foram destinados para a importação de drogas. "

Hart também havia criticado Dastdscheri o banco central. Em comunicado divulgado na semana passada acusou o Ministério da Saúde do Banco não ter fornecido nenhum financiamento para a importação de medicamentos. Em vez disso, que o dinheiro foi usado para a importação de alimentos para animais e coleiras que estão disponíveis, e criticou o ministério.

Dastscherdi foi a primeira ministra desde a fundação da República Islâmica 1979.
Embora politicamente conservadora, a ginecologista pediu um maior papel da mulher na sociedade.

Ahmadinejad nomeou Mohammed Hassan tarikat seu sucessor provisório.

Nas últimas semanas tem havido relatos de escassez de medicamentos para esclerose 
múltipla, câncer, e doenças do sangue. O governo justifica esta normalmente com o impacto das sanções dos Estados Unidos e da União Europeia.
Saiba mais

Presidente dissolve Parlamento e abre caminho a eleições na Itália
Na véspera, tecnocrata Mario Monti renunciou ao cargo de premiê.
Panorama para votação prevista para fevereiro ainda é incerto.
O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, anuncia neste sábado (22) em Roma a dissolução do Parlamento (Foto: AFP)

O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, dissolveu neste sábado (22) o Parlamento do país, preparando o terreno para eleições antecipadas.

"Eu acabei de assinar o decreto pela dissolução do parlamento", disse Napolitano a jornalistas após consultar líderes políticos.

Na véspera, o primeiro-ministro italiano, Mario Monti, demitiu-se do cargo, como era esperado, após conseguir a aprovação do Orçamento de 2013 no país em crise financeira.

Napolitano já havia indicado que a data mais provável para as novas eleições parlamentares é 24 de fevereiro de 2013.

O presidente pediu que o tecnocrata Monti continue no cargo interinamente.

Monti, que neste mês perdeu a maioria no Parlamento ao perder o apoio do partido Povo da Liberdade (PDL), de centro-direita, de seu antecessor Silvio Berlusconi, já havia anunciado que renunciaria quando o Orçamento fosse aprovado. Saiba mais

Coalizão de Berlusconi lidera voto ao Senado na Itália, dizem pesquisas

Centro-esquerda de Pier Luigi Bersani deve ter maioria para a Câmara.
Nenhuma coalizão deve conseguir formar uma maioria sólida.

Votos são abertos em sessão eleitoral em Roma, capital da Itália, nesta segunda-feira (25) (Foto: AFP)
A centro-direita, liderada pelo ex-premiê Silvio Berlusconi, deve obter a maioria no Senado da Itália, segundo novas pesquisas de boca de urna divulgadas nesta segunda-feira (25), o que desmente os resultados anteriores, que davam vantagem à centro-esquerda de Pier Luigi Bersani.
A centro-direita deve levar 121 assentos, contra 96 da centro-esquerda. O movimento 5 Estrelas, de Beppe Grillo, deve ficar com 65 cadeiras e o partido do atual premiê, Mario Monti, que está deixando o cargo, deve ficar com 19. A maioria do Senado italiano é conquistada com 158 assentos.
As cadeiras no Senado italiano são distribuídas por um critério regional.
Uma coalizão ou partido precisa conquistar 158 cadeiras das 315 do Senado para conquistar a maioria na câmara alta do Parlamento, que um governo precisa para aprovar leis.
Se confirmado, o resultado poderia causar profunda instabilidade no futuro governo. Saiba mais
Cubanos ficam satisfeitos com horizonte de mudança de líderes

Raúl Castro foi reeleito presidente para novo período de 5 anos.
Miguel Díaz-Canel, 52, aparece como possível sucessor dele.

Os presidente de Cuba, Raúl Castro, discursa neste domingo (24) no Parlamento, em Havana (Foto: AFP)
Muitos cubanos mostraram nesta segunda-feira (25) sua satisfação com a ascensão de líderes mais jovens ao governo comunista, que vai marcando o fim da era dos irmãos Castro.
Raúl Castro, de 81 anos, foi reeleito presidente no domingo, como esperado, em uma sessão do Parlamento que nomeou como primeiro vice-presidente o engenheiro Miguel Díaz-Canel, de 52 anos, que se converte assim no sucessor mais provável quando o líder octogenário deixar seu cargo em 2018.
"Vamos ver quando os jovens começarem como tudo se desenvolve. Espero que se desenvolva bem porque a juventude é a que impera, os dirigentes, pela lei da vida, já estão velhos", disse à Reuters Miriam Castro, uma aposentada de 75 anos que lia o jornal "Granma" na segunda-feira, onde apareciam fotos dos membros do Conselho de Estado eleito no domingo.
Raúl Castro, de 81 anos, substituiu seu irmão doente Fidel em 2008, e desde então já realizou mais de 300 reformas econômicas que tentam modernizar o sistema socialista e garantir a continuidade da revolução que triunfou em 1959.
O dirigente disse no domingo que os cargos de governo e do Partido Comunista só podem ser exercidos por dois períodos, uma reforma que deve ser aprovada e acolhida na Constituição da ilha nos próximos meses e que fomentará uma renovação.

Nikos Anastasiades
conservador é o novo presidente do Chipre
Pesquisadora: Verônica Silva. Direto da Alemanha
(tradução simultânea do GOOGLE)
A 66-year-old levará o país endividado á sair da crise
Nikos Anastasiades (66) é o novo presidente de Chipre
A  fálida ilha de Chipre elegeu no segundo turno no domingo  um novo presidente.

Nikos Anastasiades (66) é o Presidente da altamente endividada  Ilha de Chipre,  que atravessa a pior crise financeira da história recente.

O político conservador venceu no segundo turno no domingo por cento 57,48 dos votos, como o Ministério do Interior anunciou na noite. Seu adversário Stavros Malas veio de acordo com 42,52 por cento.

Seguidores de Anastasiadis comemorando após as projeções iniciais de fora da sede do Partido Conservador em Nicósia DHSY seu novo presidenteAnastasiades  estava sendo nas corridas como o favorito. Ele defende rápidas negociações de reescalonamento com os credores internacionais da República ilha no Mediterrâneo. Na primeira rodada, ele foi eleito com a maioria absoluta . Saiba mais

Líder conservador é eleito presidente do Chipre

Candidato da direita Nicos Anastasiadis ganhou com 57,5% dos votos.
Político terá como missão salvar a ilha, que está perto da falência.

Eleitores comemoram a vitória do candidato Nicos Anastasiadis; político venceu as eleições no Chipre com 57,5% dos votos  (Foto: Patrick Baz/AFP)
O candidato da direita Nicos Anastasiadis foi eleito presidente do Chipre com 57,5% dos votos neste domingo (24) em segundo turno, de acordo com o resultado oficial, e terá como missão concluir um plano de resgate europeu crucial para a ilha, que está perto da falência.
Advogado pró-europeu, de 66 anos e veterano da vida política cipriota, Anastasiadis enfrentou Stavros Malas, um independente apoiado pelo partido comunista Akel, do atual presidente Dimitris Christofias.
Malas admitiu a derrota. 'Felicito publicamente Anastasiadis. Agora precisamos de unidade, mas criticaremos severamente tudo o que possa ir contra os interesses do povo ou do país', declarou.
O presidente Dimitris Christofias ligou para Anastasiadis para felicitá-lo para a vitória.
O Chipre solicitou em junho uma ajuda financeira À União Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional.
Anastasiadis disse estar disposto a adotar medidas radicais para obter a confiança dos organismos que concederão fundos internacionais. Saiba mais


Republicanos pedem retirada de candidatura de Hagel ao Pentágono

Indicação feita por Obama divide oposicionistas.
Confirmação dele no cargo está marcada para a próxima semana.

O ex-senador americano Chuck Hagel fala nesta quinta-feira (31) no Senado (Foto: AFP)
Um grupo de 15 senadores republicanos escreveu nesta quinta-feira  (21) ao presidente Barack Obama para pedir a retirada da candidatura de Chuck Hagel ao Pentágono, enquanto outras autoridades do partido sugerem que o Senado irá confirmá-lo no cargo na próxima semana.
"Embora respeitemos o serviço prestado por Chuck Hagel no Exército, no interesse da segurança nacional pedimos respeitosamente que retire a sua candidatura", escreveram os legisladores para o presidente, entre eles o número dois do bloco de oposição, John Cornyn, e a estrela do partido, Marco Rubio.
"As posições contraditórias do senador Hagel e suas várias declarações sobre as principais questões de segurança nacional já eram inquietantes, mas suas declarações sobre o Irã foram desconcertantes", disseram, referindo-se a conturbada apresentação do candidato perante o Congresso.
Com Chuck Hagel à frente da Defesa dos Estados Unidos, "a opção militar terá uma credibilidade quase zero", ressaltaram, acusando o candidato de Barack Obama de defender uma posição pacifista ante a suposta ameaça nuclear de Teerã. Saiba mais

Governo búlgaro renuncia após protestos
Pesquisadora: Verônica Silva. Direto da Alemanha
(tradução simultânea do GOOGLE)

Sofia - Depois de dias de protestos, o governo  da Bulgária renunciou. "Eu não vou participar de um governo sob o qual a polícia bate nas pessoas e sob a ameaça de protestos, substituindo o debate político", o primeiro-ministro Boyko Borisov, disse na quarta-feira sua renúncia ao parlamento em Sofia. As eleições  foram marcadas para julho e os  novos  candidados serão agora apresentados.
Protestos na Bulgária (© Reuters)

"Nós temos dignidade e honra. Este é o povo que nos trouxeram ao poder e o que nós damos de volta hoje", disse Borisov. A demissão será formalmente apresentada ao primeiro-ministro, de acordo com o meio-dia quarta-feira, depois que o governo deve se reunir para uma sessão final. Borisov disse, ao mesmo tempo, ele não se candidata a um governo de transição.
Originalmente, o Parlamento búlgaro na quarta-feira para votar uma reforma ministerial após Borissov queria para acomodar os manifestantes com a demissão do impopular ministro das Finanças, Simeon Dschankow. Saiba mais


Raúl Castro recebe delegação dos EUA após reeleição de Obama

Legisladores americanos foram ao Palácio da Revolução, em Havana.
Comitiva é chefiada pelo senador democrata Patrick Leahy, de Vermont.

O senador americano Patrick Leahy, de Vermont, tira fotos com uma câmera após uma reunião com o ministro das relações exteriores de Cuba, Bruno Rodriguez, em Havana, nesta terça-feira (19) (Foto: Ramon Espinosa/AP)
O presidente cubano, Raúl Castro, recebeu esta terça-feira (20) no Palácio da Revolução, em Havana, uma delegação de legisladores americanos, no primeiro giro deste tipo desde que o presidente Barack Obama foi reeleito em novembro, informou um comunicado oficial.
"No encontro em que participou o chanceler Bruno Rodríguez Parrilla foram abordados temas de interesse para os dois países", segundo comunicado lido pelo telejornal local.
A comitiva é chefiada pelo senador democrata Patrick Leahy (Vermont), que visitou a ilha no ano passado com outra delegação de legisladores e também se reuniu com o presidente cubano.
Integram ainda a delegação os senadores democratas Debbie Stabenow (Michigan), Sheldon Whitehouse (Rhode Island), Sherrod Brown (Ohio) e o republicano Jeff Blake (Arizona), além dos representantes democratas Jim McGovern (Massachusetts) e Chris Van Hollen (Maryland).
Antes de se encontrar com Raúl Castro, os legisladores foram recebidos pelo chanceler Rodríguez Parrilla e o presidente do Parlamento, Ricardo Alarcón, segundo o comunicado oficial.
O texto não informou se os legisladores visitaram o empreiteiro americano Alan Gross, que cumpre pena de 15 anos de prisão em um hospital militar de Havana, após ser condenado por distribuir ilegalmente na ilha equipamentos de telecomunicação, em um caso que renovou as tensões entre os dois países. Gross foi detido em dezembro de 2009. Saiba mais
Rafael Correa é reeleito presidente do Equador no 1º turno

Conselho Nacional Eleitoral confirmou vitória após apurar 40% das urnas.
Vitória foi dedicada ao aliado Hugo Chávez.
Correa e o vice-presidente Jorge Glass (à esquerda) comemoram vitória obtida já no primeiro turno (Foto: Martin Jaramillo/AP)
O presidente do Equador, Rafael Correa venceu as eleições presidenciais realizadas no país neste domingo (17), confirmando as pesquisas de intenção de voto e boca de urna, que davam a vitória a Correa com mais de metade dos votos válidos.
Segundo resultados parciais, Correa recebeu 57% dos votos, o que lhe garantiu a vitória já no primeiro turno. Reeleito, o presidente, que está no poder desde 2007, ficará no poder pelos próximos quatro anos.
"Esta revolução ninguém para, estamos fazendo história. Estamos construindo a pátria pequena e a pátria grande. Obrigado por esta confiança, nunca lhes faltaremos, esta vitória é de vocês", disse Correa aos simpatizantes na Praça Grande.
Pelas leis eleitorais do país, para garantir uma vitória no primeiro turno é necessário obter 50% do total de votos, ou 40% mais uma margem de 10 pontos sobre o segundo colocado.
O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) confirmou os resultados da boca urna e deu a vitória a Correa, após apurar cerca de 40% dos votos. "A possibilidade de aumento ou diminuição significativa do candidato à reeleição é impossível" assegurou o presidente do CNE, Domingo Paredes em uma entrevsta á uma emissora estatal equatoriana, segundo a agência EFE.
Mesmo antes dos resultados oficiais serem divulgados, o presidente reeleito já comemorou ao saber que, pela boca de urna, tinha cerca de 61% da intenção de votos, muito à frente do adversário mais próximo, Guillermo Lasso, que obteve 21% dos votos. Saiba mais

Premiê britânico visita cidade indiana cenário de massacre inglês em 1919

Tropas coloniais mataram centenas de indianos em massacre em Amritsar.
Cameron depositou flores no memorial de Jalianwala Bagh.

David Cameron com autoridades indianas nesta quarta-feira (20) na cidade de Amritsar  (Foto: Narinder Nanu/AFP)
Cameron depositou flores no memorial de Jalianwala Bagh, um jardim no centro de Amritsar, onde em 13 de abril de 1919 os soldados ingleses abriram fogo contra os participantes de uma reunião política pacífica, ação que resultou na morte de centenas de pessoas.
"Foi um acontecimento profundamente vergonhoso da história britânica, que em seu tempo Winston Churchill chamou de monstruoso", escreveu David Cameron no livro de visitas.
Dependendo da fonte, entre 400 e 2.000 indianos morreram no massacre executado pelos soldados do general Reginald Dyer, imortalizado no livro de Salman Rushdie "Os Filhos da Meia-Noite".
Em Amritsar, na região de Punjab, fica o Templo Dourado, o local mais venerado pelos sikhs. G1

Premiê britânico promete referendo até 2017 sobre permanência na UE

Em discurso em Londres, Cameron pediu reformas no bloco europeu.
Ele afirmou que quer renegociar acordo europeu se for reeleito em 2015.

O premiê britânico, David Cameron, discursa nesta quarta-feira (23) em Londres (Foto: Reuters)


O primeiro-ministro britânico, David Cameron, prometeu nesta quarta-feira (23) em Londres que vai organizar, antes do fim de 2017, um referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia.

Em seu aguardado discurso sobre a União Europeia, Cameron disse que, depois das eleições gerais de 2015, se for reeleito, quer renegociar seu acordo com o bloco dos 27, tendo o mercado único como tema central.

"E, quando tivermos negociado este novo acordo, daremos ao povo britânico um referendo com uma opção muito simples de 'dentro' ou 'fora'", acrescentou.

A nova relação do Reino Unido com a União Europeia, seu principal sócio comercial, deve ter o mercado único como tema central, disse o primeiro-ministro conservador, sem fornecer elementos precisos sobre o novo acordo que deseja negociar com Bruxelas. Saiba mais

Monti lança campanha na Itália com promessa de cortar impostos
Primeiro-ministro deu entrevista de uma hora a rádio estatal.
Depois das medidas de austeridade, Monti fala em estimular crescimento.


Mario Monti, durante entrevista para jornalistas em Roma, nesta sexta-feira (28) (Foto: Tony Gentile/Reuters)

Elas mostram o PD e seus aliados da coalizão a caminho de ganhar a votação, pelo menos na Câmara. Monti repetiu nesta quarta-feira que quer formar uma ampla coalizão de partidos pró-Europa e pró-reforma após a eleição.

Para os italianos, que têm suportado o peso de medidas de austeridade que Monti introduziu no final de 2011 para salvar a Itália de uma crise de dívida ao estilo grego, Monti prometeu baixar impostos sobre o trabalho e "redistribuir" a riqueza dos mais ricos aos mais pobres, se ele ganhar.

"Precisamos reduzir os impostos sobre a força de trabalho, tanto para os trabalhadores quanto para as empresas, por meio do corte de gastos", disse ele em uma entrevista de uma hora com a rádio estatal.

Berlusconi
Monti novamente ridicularizou Berlusconi, dizendo que ele foi pessoalmente "confundido" por suas "ilógicas" oscilações de elogiar seu governo a atacá-lo. "Espero que os eleitores estejam menos confusos do que eu", disse.

Berlusconi, de 76 anos, atacou Monti dizendo que ele recebia ordens da chanceler alemã, Angela Merkel, mas ao mesmo tempo ofereceu-lhe a liderança da centro-direita.

Pela primeira vez, Monti também atacou diretamente a centro-esquerda, dizendo que o PD, de Pier Luigi Bersani, e o aliado SEL eram muito próximos de posições sindicais destinadas a proteger os empregos e não criar novos.

A centro-esquerda "quer conservar – por razões nobres e de boa fé, tenho certeza – um mercado de trabalho cristalizado, hiperprotetor, em comparação com outros países", afirmou Monti.

Monti é o favorito dos mercados, dos empresários e da Igreja Católica, e o PD disse que vai continuar o caminho do governo Monti de mente europeia, embora com ajustes para impulsionar o crescimento e o emprego.

Monti tem ajudado a restaurar a confiança dos investidores na Itália. A principal medida disto – a diferença nas taxas de juros entre os títulos italianos de 10 anos e os bunds alemães – estava nesta quarta-feira em torno de metade do nível que estava quando ele assumiu o cargo. G1

Putin promulga lei que proíbe adoção de crianças russas por americanos
Medida é uma das mais hostis aos EUA desde a Guerra Fria.
Texto é resposta lista de russos que violaram direitos humanos.

O presidente russo, Vladimir Putin, promulgou nesta sexta-feira (28) a lei que proíbe a adoção de crianças russas por americanos, uma das medidas mais hostis adotadas por Moscou contra os Estados Unidos desde a Guerra Fria, anunciou o serviço de imprensa do Kremlin.

O texto foi votado pelo Parlamento russo em resposta à "lista Magnitski", uma lei adotada pelo Congresso americano e promulgada pelo presidente Barack Obama contra responsáveis por violações dos direitos humanos na Rússia. Ela impede a entrada no país de russos acusados de envolvimento na morte sob custódia do advogado anticorrupção Sergei Magnitsky e de outros suspeitos de crimes contra os direitos humanos.

Além de proibir as adoções por parte de norte-americanos, a lei também desautoriza algumas organizações não governamentais que recebem financiamento dos EUA e impõe um congelamentos de bens e cancelamento de vistos de viagem para norte-americanos acusados de violar os direitos de cidadãos russos no exterior, indesejáveis na Rússia.

A "lista negra" foi produzida, mas não será publicada, informou o porta-voz do Kremlin, Dimitri Peskov, citado pela agência Ria Novosti.

As restrições a adoções foram acrescentadas à lei posteriormente, em consequência de uma elevação das tensões entre Rússia e EUA, num momento em que os dois países também estão de lados opostos em relação ao conflito na Síria. Saiba mais

Vice-presidente do Egito renuncia
Anúncio ocorre durante votação de referendo de nova Constituição.
País vota sobre nova Carta em meio a protestos da oposição laica.
O vice-presidente egípcio Mahmoud Mekki (Foto: AFP)

O vice-presidente do Egito, Mahmoud Mekki, renunciou, informou neste sábado a TV estatal.

"Há muito tempo, me dei conta que a natureza do trabalho político não corresponde a minha formação profissional como juiz", disse em comunicado.

Mekki explicou que havia apresentado sua renúncia no dia 7 de novembro, mas adiou até este sábado devido a uma série de eventos, como o conflito entre Israel e o movimento palestino Hamas na Faixa de Gaza, e a decisão do presidente Mohamed Morsi de aumentar seus próprios poderes.

"Eu senti que hoje (sábado) era um bom momento para anunciar a minha renúncia ao cargo de vice-presidente", disse. Saiba mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário