sexta-feira, 18 de outubro de 2013

EDUCAÇÃO

Centro do IFPB oferta 125 vagas em cursos em parceria com a Marinha

https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/u/0/?ui=2&ik=57aaee85d3&view=att&th=13cf46b9949aa5e9&attid=0.1&disp=inline&safe=1&zw&saduie=AG9B_P-OA6zbNIhHKEpYW9D-8Ucu&sadet=1361359120740&sads=Hlb9RnjyvO6FAwddyrbsJqgn8Qs
O Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima (CRPNM) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) está ofertando, em parceria com a Marinha do Brasil, 125 vagas para cursos do Ensino Profissional Marítimo.

As inscrições são gratuitas e vão até o dia 08 de março através do portal do IFPB. Acesse o edital: www.ifpb.edu.br/crpnm

Para o primeiro semestre de 2013, serão ofertados: Curso Formação de Aquaviários – Pescador Profissional – POP, Curso Formação de Aquaviários – Marinheiro Auxiliar de Convés e Marinheiro Auxiliar de Máquinas, Curso de Adaptação para Aquaviários – cozinheiro, taifeiro, enfermeiro e auxiliar de saúde.

Já para o segundo semestre, serão ofertados: Curso de Formação de Aquaviários – Pescador Especializado em Pesca – PEP e Curso de Adaptação para Aquaviários – cozinheiro, taifeiro, enfermeiro e auxiliar de saúde.

A prova objetiva será realizada no dia 07 de abril (domingo) das 08h às 11h e consta de 20 questões de língua portuguesa e 20 de matemática. Haverá também um Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório, a ser realizado nos dias 01 e 02 de maio, das 08h às 17h. Participarão do teste físico os candidatos classificados na prova objetiva em até três vezes o número de vagas do curso ao qual estão concorrendo.

O resultado final será divulgado dia 09 de maio e as aulas estão previstas para iniciar no dia 15 de maio. O processo seletivo está sob a responsabilidade da Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec), que está com equipe de apoio no CRPNM, no prédio do Campus Cabedelo do IFPB, para auxiliar os candidatos e esclarecer dúvidas. Link para inscrição: http://compec.ifpb.edu.br/concurso/

De acordo com a Diretora do CRPNM, Professora Margareth Rocha, os cursos são disponibilizados em concordância com a Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil, a Capitania dos Portos da Paraíba e o Ministério da Pesca. A Marinha do Brasil certificará os alunos que concluírem esses cursos, conferindo-lhes a Carteira de Inscrição e Registro (CIR).

“Todas as matrizes curriculares dos cursos da Marinha do Brasil estão sendo reformuladas com o objetivo de adequá-las às regras da Organização Marítima Internacional (IMO). A preparação didática e o andamento dos cursos serão acompanhados pela DPC, e ao final da conclusão emitirá as carteiras equivalentes a cada um deles”, afirmou a Professora Margareth.

Representante da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) no Grupo de Trabalho Interministerial de Formação e Qualificação do Pescador, criado para aprimorar a formação do profissional da pesca, Margareth lembra que esse é um momento histórico: “Todos que fazem o CRPNM estão felizes por mais essa conquista, resultado do trabalho de uma equipe que ama o que faz. A partir de agora os pescadores, seus familiares e a comunidade terão acesso aos Cursos do Ensino Profissional Marítimo de forma gratuita através do CRPNM/IFPB”.

A parceria para a oferta dos cursos surgiu com base no memorando de entendimento, publicado no DOU em 30 de outubro de 2012, assinado entre o Ministério da Defesa, o Ministério da Educação, através da Setec, o Ministério da Pesca e Aquicultura e a Marinha do Brasil, que possibilita a oferta de cursos para o 1º, 2º e 3º grupos, Marítimos, Fluviários e Pescadores. “Através do Acordo de Cooperação Técnica entre o Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima, Diretoria de Portos e Costas da Marinha e Ministério da Pesca para a oferta de cursos para pescadores, acreditados pela Marinha, está sendo possível disponibilizar para a comunidade cursos do Ensino Profissional Marítimo”, concluiu a professora Margareth Rocha.

Ana Carolina de Araújo Abiahy
jornalista do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba
anacarolina@ifpb.edu.br
(83) 3208-3011 / 9986-5956 / 8877-5331
www.ifpb.edu.br
@ifpboficial
Facebook: IFPB Oficial

ATENÇÃO: Matriculas da Rede Publica Municipal terminam dia 31 de janeiro


Terminam no próximo dia 31de janeiro, as matrículas para a rede municipal de ensino de Cabedelo. Os pais ou responsáveis devem comparecer a uma das 22 unidades educacionais, portando cópia do registro de nascimento, foto 3x4, cartão de vacinação, comprovante de residência (conta de água ou luz) , cartão do benefício Bolsa Família e histórico ou declaração quando o aluno for transferido. .Os alunos maiores de 18 anos devem apresentar cópias da Identidade (RG), CPF, duas fotos 3x4, comprovante de residência e de alistamento militar (para homens).

Também estão abertas as matrículas nas creches do Município. Uma observação importante é que os pais ou responsáveis devem procurar as unidades mais próximas de suas residências para efetuar a matrícula.
Confira a lista das Escolas e Creches com seus respectivos endereços.

Escolas rurais têm resultados até 50% mais baixos que média brasileira
Mais de 370 mil alunos da zona rural fizeram a Prova Brasil 2011.
Maioria das escolas, porém, é pequena e ainda não tem diagnóstico.

Alunos de diferentes séries dividem o mesmo ambiente em escola da Zona Rural (Foto: Flávio Godoi/G1)

Dados da Prova Brasil 2011 divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) neste mês mostram que, nas escolas rurais, a porcentagem de alunos do 5º e do 9º ano do ensino fundamental que apresentaram ter aprendido o adequado em matemática e português é cerca de metade da média brasileira. Em matemática no 9º ano, por exemplo, 12% dos alunos brasileiros participantes da Prova Brasil atingiram o aprendizado esperado. Porém, considerando apenas as escolas em áreas rurais, essa porcentagem cai para 6%.

Veja abaixo tabela comparando a quantidade de estudantes matriculados nas escolas rurais que conseguiram um desempenho adequado ou acima da expectativa, e o número total de alunos das escolas públicas brasileiras que realizaram a prova do Ministério da Educação em novembro de 2011. Saiba mais
Maior biblioteca de MT mantém ala de obras raras; G1 visitou acervo
Obras registram história e produção cultural de Mato Grosso.
Acervo está concentrado na biblioteca da UFMT, em Cuiabá.

Ala das Coleções Especiais concentrram obras raras do acervo da biblioteca da UFMT (Foto: Tita Mara Teixeira/G1)

A Biblioteca Central da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) possui o maior acervo de livros em Mato Grosso. São mais de 200 mil exemplares ao alcance de estudantes e população em geral. Na data em que é comemorado o Dia Nacional do Livro, 29 de outubro, oG1 visitou uma ala especial da biblioteca que concentra exemplares raros.

A ala das coleções especiais possui obras doadas por famílias de colecionadores que fizeram parte da história de Mato Grosso. A seção é composta por obras de doadores como Amidicis Tocantins, Gervásio Leite, Cesário Neto, Tongate Rodrigues e da Coleção Documentos Brasileiros (CDB).

Parte do acervo de obras raras da UFMT (Foto: Tita Mara Teixeira/G1)
Outras obras de nomes expressivos da História brasileira podem ser encontradas, como Visconde de Taunay, das publicações do Arquivo e da Biblioteca Nacional, Manoel Cavalcanti Proença, incluindo também os clássicos de Mato Grosso, como Virgílio Corrêa Filho, Estevão de Mendonça, Lenine Campos Póvoas, Philogonio de Paula Corrêa, José Barnabé de Mesquita, D. Francisco de Aquino Corrêa dentre outros.

O processo de catalogação das obras foi feito pela pesquisadora Elisabeth Madureira Siqueira em 1990, quando as primeiras doações chegaram de São Paulo provenientes da coleção do bibliófilo Amídicis Diogo Tocantins. Deteriorados pela ação do tempo, os livros estão disponíveis apenas para consulta, e o acesso ao local só ocorre na presença de um funcionário da biblioteca.

Também constam da coleção Amidicis Tocantins publicações de cronistas e viajantes que passaram por Mato Grosso durante o período da colonização, como publicações originais da Comissão Rondon, que versam sobre os estudos e pesquisas desenvolvidas durante as expedições naquele período nas mais variadas áreas de conhecimento. Saiba mais
Ministério da Educação antecipa resultado da segunda chamada do SISU

provas
O resultado da segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação foi divulgado neste fim de semana. Os candidatos selecionados terão os dias 1º, 4 e 5 de fevereiro para providenciar a matrícula na instituição de ensino que os convocou.

Na primeira edição deste ano, o Sisu ofereceu 129.319 vagas — 18% a mais em relação a 2012 —, em 3.752 cursos. Neste primeiro semestre, 101 instituições públicas de educação superior promovem a seleção de estudantes por meio do sistema. O Sisu é um ambiente virtual que seleciona candidatos a vagas em instituições públicas com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os candidatos não selecionados nesta segunda chamada podem integrar a lista de espera. O prazo de adesão vai deste sábado, 26, a 8 de fevereiro. As instituições de ensino participantes do Sisu usam essa lista para convocar candidatos a vagas remanescentes. Caso ainda haja vaga no curso de primeira opção, o candidato será convocado pela instituição que tenha a vaga disponível. Ou seja, a participação na lista de espera somente pode ocorrer na primeira opção do candidato.

Para os integrantes da lista, a convocação ocorrerá em 18 de fevereiro

VEJA AQUI A 2ª CHAMADA

Fonte: MEC/Foto da internet

Prefeitura de João Pessoa inicia recadastramento para alunos bolsistas


A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), inicia a partir desta segunda-feira (28) o recadastramento das bolsas de estudos para o ano letivo 2013. O período de inscrição vai até quarta-feira (30). O recadastramento será feito na própria Sedec, no Centro Administrativo Municipal, em Água Fria. Os interessados devem procurar a Secretaria nos horários das 8h30 às 12h e das 14h às 18h.
Para efetuar o recadastramento os pais de alunos ou responsáveis deverão comparecer com a seguinte documentação: declaração de aprovação do ano letivo 2012, cópias da Certidão de Nascimento do bolsista, do último contracheque do servidor responsável e do Termo de Guarda ou dependência financeira. Caso o aluno tenha sido transferido de escola, é necessário trazer a declaração de vaga e/ou matrícula da escola que irá estudar este ano.
Benefício - O benefício faz parte da Lei nº 11.013, de 20 de abril de 2007, que dispõe sobre o programa de concessão temporária de bolsas de estudos aos filhos e dependentes dos servidores municipais efetivos. De acordo com o programa, a escola particular credenciada assumirá 50%, os pais ou responsáveis 10% e o município de João Pessoa 40% do valor da mensalidade.
Não serão aceitas solicitações para novos bolsistas e troca de nomes de bolsistas. A bolsa será cancelada por hipótese de exoneração ou demissão do servidor municipal ou quando se comprovar abandono escolar ou reprovação do aluno na respectiva série.
Mais informações na coordenadoria do Programa Temporário de Bolsas de Estudo pelo telefone 3214-7100.

Ministro da educação visita escola estadual na Grande Florianópolis
Mercadante visitou escola estadual Altamiro Guimarães, em Antônio Carlos.
Alunos do ensino fundamental da escola obtiveram nota de 7,4 no IDEB.

O ministro da educação visitou a escola Altamiro Guimarães, em SC (Foto: João Salgado/RBS TV)

Na manhã desta quinta-feira (18) o ministro Aloizio Mercadante visitou a escola Altamiro Guimarães, em Antônio Carlos. Os alunos do ensino fundamental da escola estadual obtiveram a nota de 7,4 no Indice de Desenvolvimento de Educação Básica, o IDEB. O objetivo da visita foi observar o que é feito na escola e pode ser aplicado no ensino médio.

A visita fez parte da abertura da III Reunião Ordinária de 2012, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O encontro ocorre até sexta-feira, 19, e encerra com a apresentação do Programa da Educação Prisional. O debate principal deste encontro é a reforma do ensino médio público. Saiba mais
Jovens brasileiros criam 11 patentes 'ecológicas' em corrida da inovação
Filtro de água para praias que brilha à noite é uma das patentes. 
Projetos foram desenvolvidos em 72 horas por estudantes brasileiros.

Estudantes desenvolveram filtro de água que pode ser instalado em parques, calçadas e orla para oferecer água potável aos cidadãos (Foto: Ricardo Barreto/Divulgação)

A Innovation Race, uma corrida pela inovação para o desenvolvimento sustentável realizada no Planetário do Rio, terminou na tarde desta sexta-feira (1º) com vinte projetos de produtos para melhorar a vida das pessoas. Destes, 11 projetos desenvolvidos por 12 estudantes de mestrado e doutorado de quatro grandes universidades (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do ABC e PUC-Rio) vão ser patenteados.

A corrida da inovação faz parte da “Semana da Inovação Brasil-Suécia: Inovação para o Desenvolvimento Sustentável”, promovida pelo governo da Suécia. O evento começou na segunda-feira (28) e foi até a sexta (1º), quando os produtos foram apresentados pelos estudantes. Em apenas 72 horas, os estudantes desenvolveram soluções tecnológicas e inovadoras para problemas do dia a dia das grandes cidades.

Entre os produtos que podem ser desenvolvidos comercialmentes estão uma ducha que usa bomba de calor, teste para a potabilidade de água nas residências e um filtro de água que pode ser instalado na orla de praias como Ipanema para oferecer água potável aos cidadãos. O filtro ainda é equipado com uma placa fotovoltaica que se ilumina à noite sem qualquer uso de eletricidade. Saiba mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário