sexta-feira, 18 de outubro de 2013

CULTURA

2ª Semana Nacional de Quadrinhos começa nesta terça em João Pessoa
Programação prevê exposições, palestras, oficinas e lançamentos.
Atividades acontecem na Estação Cabo Branco até o dia 3 de fevereiro.

Capa de 'The art of Mike Deodato HC', com arte do brasileiro que desenhou alguns dos principais heróis da Marvel (Foto: Divulgação/Marvel Comics)
A segunda edição da Semana Nacional de Quadrinhos será aberta nesta terça-feira (29) e prossegue até o dia 3 de fevereiro na Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano em João Pessoa. O evento terá palestras, oficinas, exibição de vídeos, lançamento de quadrinhos, exposições e mostras, além de bate-papo com renomes dos quadrinhos brasileiro, a exemplo do paraibano Mike Deodato, da Editora Marvel Comics; Izaac Brito; Henrique Magalhães; Ricardo Jaime e outros. Todas as atividades são gratuitas e o local é aberto ao público em geral. Saiba mais

Marta Smith faz visita de cortesia ao secretário de comunicação Wellington Costa

A secretária de cultura de Cabedelo, Marta Smith, visitou na manhã desta terça-feira (22), o gabinete do secretário de comunicação institucional Wellington Costa. A cortesia da secretária foi registrada pelo fotografo Daniel Mendes.

Na oportunidade, a secretária demonstrou sua satisfação por, depois de trinta anos dedicados aos serviços públicos, ter a oportunidade de administrar a cultura de Cabedelo. Smith falou a nossa reportagem sobre algumas ações que serão implementadas pela secretaria de cultura em sua gestão. A princípio Marta quer fazer o recadastramento de todos os agentes e instituições culturais existente na cidade. “Isso vai permitir identificar quais os agentes e as instituições que trabalham com artes e fazem cultura neste município.” Explicou a secretária. Marta pretende usar neste novo cadastro, as fichas do próprio Minc (Ministério da Cultura), para que todos os artistas já fiquem cadastrados.

“Precisamos inserir Cabedelo no sistema nacional e estadual de cultura. Temos que mostrar Cabedelo pra fora. Assim, nós teremos condições de implantar um Fundo Municipal de Cultura e garantir recursos federais, estaduais e municipais para o fomento das artes em Cabedelo. Ate porque não vamos conseguir dar as repostas e o fomento que os artistas locais necessitam sem que consigamos ultrapassar as barreiras que, efetivamente, não nos apresenta como parte da metrópole. Queremos organizar o micro e o macro sistema de cultura de Cabedelo”, concluiu a secretária.

SECOM - Cabedelo

30 bibliotecas famosas mundo afora

Conheça verdadeiros paraísos para quem é fã de literatura

BIBLIOTECA DO CONGRESSO - É a instituição cultural mais antiga dos Estados Unidos. Possui mais de 140 milhões de itens. Está localizada no Distrito de Columbia.
Leia Mais
BIBLIOTECA DO MOSTEIRO BENEDITINO DE ADMONT - Construída no século 18, é a maior biblioteca monástica do mundo, com mais de 70 mil volumes e 1400 manuscritos. Está localizada na região central da Áustria. Leia Mais
BIBLIOTECA CENTRAL DE SEATTLE (EUA) - O prédio feito de vidro e aço tem 11 andares e pode comportar até 1,4 milhão de livros. Foi inaugurada em 2004. Leia Mais
Veja mais
Estação Cabo Branco oferece oficinas gratuitas neste final de semana

Quadrinizarão, dança popular e contação de estórias são as oficinas artísticas e pedagógicas que serão ministradas neste final de semana, sábado e domingo (1 e 2) na sala de práticas educacionais da Estação Cabo Branco Cultura e Artes, altiplano. As oficinas são gratuitas e abertas ao público.
No sábado (1) as oficinas aconteceram em dois horários, duas sessões pela manhã e três pela tarde. As atividades pela manhã são de 10h30 e outra de 11h30. A tarde serão três sessões que tem início a partir das 14h30 e a ultima sessão às 16h30. Já a oficina de contação de estória, no sábado pela manhã, acontecerá em duas sessões. A primeira a partir das 10h30 e segunda de 11h30.
O arte educador, José Carlos, comentou que nesta oficina as crianças vão ter acesso as estórias que envolvem o mundo infantil e seus personagens, levando pais e crianças a viver juntos uma experiência maravilhosas lúdica dos sonhos.
A oficina de dança popular será realizada no sábado à tarde, com três sessões. A primeira às 14h30, a segunda de 15h30 e a última 16h30. No domingo, pela manhã, com duas sessões. A primeira 10h30 e a última 11h30, que será ministrada pela arte educadora Armanda Sarmento. Ela mostrará aspectos de danças regionais, a exemplo do coco, dança de roda, frevo, maracatu e outras. Para participar não precisa ter conhecimento e nem ter participado de outras aulas.
O arte educador Hausman Santos ministra oficina de quadrinização no domingo (2), a tarde em três sessões. A primeira às 14h30, a segunda 15h30 e a última 16h30. A oficina consiste no repasse para o participantes de técnicas de desenhos e cores.

SERVIÇO:
OFICINAS ARTÍSTICAS E PEDAGÓGICAS
Sábado (1) e domingo (2)
Local: Sala de Práticas da Estação Cabo Branco Ciências Cultura e Artes, Altiplano.
Fones: 3214.8270 – 3214.8303.
Twitter: @estacaocb
Acesse www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb

CONTATO PARA IMPRENSA:
Coordenador Edson Nascimento
Telefone: 8874-1785
E-mail: edsonjn@hotamail.com

Rio santo é um dos rios mais poluído do mundo
Pesquisadora Verônica Silva direto da Alemanha
Novo estudo sobre o rio sagrado da Índia o rio Ganges River: Tão santo - tão mortal!

Estudo sobre rio sagrado da Índia: As Ganges: Tão santo - tão mortal

Particularmente contaminado o Ganges é nos estados de Uttar Pradesh, Bihar e Bengala Ocidental. Nessas áreas, pode-se observar, segunda maior taxa mundial de câncer de vesícula biliar e do maior número de casos de câncer de próstata na Índia. Notavelmente, muitas vezes também são também casos de câncer de pele, fígado, rim, esôfago e bexiga. Saiba mais


DOCUMENTO CONFIDENCIAL DO EXÉRCITO SOBRE ELIS REGINA


CLIQUE NOS LINQUES ABAIXO PARA LER OS DOCUMENTOS NO FORMATO PDF

http://pt.scribd.com/doc/105044207

http://pt.scribd.com/doc/105044205

Elis Regina era uma grande pedra no sapato da ditadura. Este aspecto na história da Elis foi lembrado num trecho do “Falso Brilhante”, quando ela fica “presa” a uma barra e ajoelhada (como que sendo torturada) e canta “Agnus Sei” de maneira incisiva: “ah, como é difícil tornar-se herói / só quem tentou sabe como dói / vencer satã só com orações…” Satã era a ditadura. Vencê-la só com orações (representando as canções, livros, peças da época) não era tão fácil como poderiam imaginar aqueles que pegaram em armas e partiram para a clandestinidade.

O documento do Ministério do Exército, datado de 01.12.1971, com o assunto: Elis Regina, consiste em duas folhas de informações sobre a cantora e duas folhas anexas, na verdade, uma carta escrita à mão pela Elis, em que afirma não ter ligações com grupos de oposição política.

Esta carta decorre de uma entrevista concedida na Holanda onde teria afirmado que o Brasil, em 1969, era “governado por gorilas”. A Embaixada brasileira teria emitido uma cópia desta declaração ao SNI, o que levou Elis a um interrogatório quando de seu retorno ao Brasil. De acordo com a própria Elis, em depoimento a Regina Echeverria , em razão deste caso ela teria sido obrigada a cantar nas Olimpíadas do Exército de 1972, o que de fato fez.
O documento mostra um pouco da perseguição absurda que os artistas sofriam na época, como se fossem criminosos.

“tá na moda negar, nego tudo”.. (Elis)

Documento Confidendial do Exército sobre Elis Regina

Esta é a transcrição na íntegra de um documento do CIE (Centro de Informações do Exército) sobre a Elis:
“Ministério do Exército
Gabinete do Ministro
Documento Confidencial do Exército
Informação nº (ilegível)/S-103.2.CIE

Assunto: Cantora Elis Regina
Origem: CIE (Centro de Informações do Exército)
Difusão: SNI/AC, DPF/DF, S/102-CIE
Difusão Anterior: -
Referência: Cópia da declaração da epigrafada

1. O CIE recebeu de um repórter credenciado na imprensa Guanabarina uma entrevista concedida pela cantora nacional Elis Regina à revista holandesa “Tros-Nederland”, edição de 23 de maio, sem a indicação de ano, sob o título “A Primavera Impetuosa de Elis Regina”.
2. Procedidos os levantamentos necessários, constatou-se que:
- a cantora esteve na Holanda no início de 1969, ocasião em que concedeu entrevista coletiva à imprensa, em ambiente formal e seguindo as normas desse tipo de relacionamento;
- viajou para a Itália e Inglaterra no princípio de 1971, não tendo feito declarações à imprensa;
- no Brasil, jamais concedeu entrevista a qualquer órgão de imprensa estrangeiro;
- nos anos de 1966-1967 atuou ao lado de alguns cantores de esquerda considerados subversivos após as agitações de 1968, destacando-se, entre eles, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Geraldo Vandré e Edu Lobo. Faziam parte do “Grupo Paulo Machado de Carvalho”, da TV Record, Canal 7, de São Paulo e da Rádio Jovem Pan. Na época, anos de 1966/67, esse grupo foi considerado de orientação filo-comunista;
- é muito afeita a gravar músicas de protesto, inclusive ligadas ao movimento do Poder Negro norte-americano, apesar de não demonstrar ligação com o mesmo;
- possui contrato firmado com a rede Globo de Televisão a terminar em 30/06/72 e com a gravadora PHILIPS com término em dezembro de 1973;
- atravessa, no momento, uma fase bastante difícil na sua vida particular – o marido, o compositor e produtor de TV, Ronaldo Bôscoli, doente, necessitando de tratamento psiquiátrico; seu genitor tornou-se inimigo do marido, chegando ao ponto de ameaçar a vida do genro; certa imprensa, chamada “marrom”, tem noticiado calúnias sobre o seu comportamento, além de difundir assuntos de sua vida privada;
- mostra-se retraída, não participando de grupos, mesmo em festas ou reuniões sociais;
- cumpre seus contratos e compromissos corretamente, aceitando programas não remunerados, quando para fins filantrópicos, ou solicitados por órgãos públicos.
3) Em 22/11/71, foi convidada a prestar esclarecimentos no Centro de Relações Públicas do Exército (CRPE), por solicitação do CIE, quando caracterizou sua posição de artista isolada e desligada de qualquer vínculo político-ideológico, tendo, inclusive, negado terminantemente ter recebido, durante a entrevista concedida na Holanda, qualquer pergunta sobre Cuba ou outro assunto político e mesmo relacionado com o Brasil e o seu povo.

Nessa oportunidade, escreveu de próprio punho a declaração, tendo gravado, em imagem e som, o seu depoimento, cuja tape se acha arquivado neste Centro.

Rio de Janeiro, 22 de novembro de 1971.

Declaro que li a tradução de uma entrevista publicada na revista holandesa “Tros-Nederland”, edição de 23 de maio, atribuída à minha pessoa, contendo considerações a respeito do Brasil, de seu regime e de seu povo.
Realmente, estive neste país (Holanda) e fui entrevista coletivamente pela imprensa de Amsterdã. Porém, não me foram feitas perguntas sobre qualquer assunto político relacionadas com o Brasil. As perguntas se limitaram a assuntos de música, tendo sido (ilegível) o movimento de bossa nova, a participação de Ronaldo, meu marido, no mesmo movimento, importância de Tom Jobim e Vinícius e validade do trabalho de Sérgio Mendes como músico brasileiro no exterior.
Também me perguntaram das razões da ausência de Caetano Veloso e Gilberto Gil no MIDEM de 1969. Me neguei a responder, a despeito da insistência de um repórter.
Nego terminantemente ter feito as declarações publicadas naquela revista. Nego, apesar de sugerida, que tenha feito uma entrevista em particular a qualquer jornalista.
Com referência à minha participação em grupos de artistas em movimentos de conotação política ou de contestação, quero esclarecer que a mesma se restringia a apresentações do programa “O Fino da Bossa”, TV Record, São Paulo.
Nunca participei de qualquer movimento (ilegível) ou coisas do gênero de cunho subversivo. Além do mais, em minha vida pessoal, não tenho relacionamento com artistas ou intelectuais, alem de encontros ocasionais em restaurantes ou teatros, pois não gosto particularmente do que comumente se chama “patota”. É um ponto de vista firmado meu, do qual não (ilegível).
Quanto à minha religião, declaro que sou espírita Kardecista, logo não tenho porque fazer as ditas declarações de “Tor-Nederland”.
Queria deixar registrado que, de algum tempo para cá, não presto declarações a órgãos de imprensa, a não ser por escrito, ficando comigo as cópias das entrevistas.

Assim sendo, ponho-me à disposição para esclarecer futuros equívocos, tomando por base essas cópias autenticadas.

Elis Regina Bôscoli,

Rio, 22/11/71.

Av. Niemeyer, 550 – casa 7
Fone: 399-1313


http://pt.scribd.com/doc/105044207

O SATED-PB
SINDICATO DOS ARTISTAS E TÉCNICOS EM ESPETÁCULOS DE DIVERSÕES NO ESTADO DA PARAÍBA


Informa que estão abertas as inscrições para o


V CURSO DE TEATRO VERSÃO 2013.
https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/u/0/?ui=2&ik=57aaee85d3&view=att&th=13c81670c9dd6f85&attid=0.2&disp=inline&realattid=f_hchnurjv1&safe=1&zw&saduie=AG9B_P-OA6zbNIhHKEpYW9D-8Ucu&sadet=1359384454802&sads=4LrubVP_Ru002v88W3OLDwZIlV8

O Curso começa no dia 02 de março 2013 e as aulas serão sempre nos sábados, das 09:00 hrs ás 12:00 e das 13:30 ás 14:00, os interessados devem comparecer na sede do SATED-PB á rua Padre Meira – Ed. Nações Unidas – 2° andar – sala 211 – centro – João Pessoa. Falar com Hermany Cruz.

https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/u/0/?ui=2&ik=57aaee85d3&view=att&th=13c81670c9dd6f85&attid=0.3&disp=inline&realattid=f_hchnv47g2&safe=1&zw&saduie=AG9B_P-OA6zbNIhHKEpYW9D-8Ucu&sadet=1359384483748&sads=YHGZkgrNXCeYof54nAj_9B8Sptk
Observação: Este endereço fica no Ponto cem réis.

Para a inscrição o interessado deverá levar rérox dos documentos pessoais e comprovante de endereço e uma taxa de R$ 50,00 (cinquenta reais) no ato da matrícula.

https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/u/0/?ui=2&ik=57aaee85d3&view=att&th=13c81670c9dd6f85&attid=0.4&disp=inline&realattid=f_hchnvt8k3&safe=1&zw&saduie=AG9B_P-OA6zbNIhHKEpYW9D-8Ucu&sadet=1359384517337&sads=fzJW2oX6CJ8VGJontOjhAd1Tpd8
Os alunos terão aulas práticas e teóricas e oficinas de etiquetas, Cinema, Circo, maquiagem...

Maiores informações pelos telefones: 9900-7661 / 8868-4575 ou ainda pelo email satedparaiba@gmail.com

Facebook: satedparaiba.
SINDICATO DOS ARTISTAS DA PARAIBA

Hermanny Cruz
Presidente

Edivaldo Medeiros
Secretário Geral

As 100 mais belas músicas do mundo, segundo usuários do Reddit
Um tópico diferente rendeu mais de 9600 comentários no Reddit (aquela rede social de fóruns na qual o pessoal posta links, que vão sendo empilhados e rankeados conforme recebem votos e comentários).Há três dias, um dos usuários, McSlurryHole, lançou à comunidade uma pergunta bastante profunda: “Pense: qual é a música mais bela que você já ouviu?”.

Ele ainda foi bastante específico: “e eu não estou falando de sua música favorita ou a de melhor qualidade técnica ou a que faz você chorar. Eu só quero saber qual a melodia que faz você dizer: ‘meu Deus! eu poderia morrer por isso’”.

Com o grande número de respostas, as 100 mais votadas foram compiladas em uma playlist. No top 5, aparecem Debussy, “To build a home”, Chopin, “An ending” e Beethoven. E você, morreria por essas músicas?


Da Vinci ainda guarda segredos

Uma nova biografia diz que o sábio florentino foi o fundador da ciência moderna, em versão humanizada
AUTORRETRATO Leonardo por ele mesmo. Desenho sobre papel feito por volta de 1515 (Foto: The Art Archive/Private Collection Italy/Gianni Dagli Orti)

Quem é o maior gênio da humanidade? A pergunta traz à mente nomes como Einstein, Newton, Bach, Aristóteles, Shakespeare, Darwin ou Galileu. Eles enxergaram a realidade, a natureza e o comportamento humano de um modo que vai além do senso comum. Ao criar teorias e obras-primas, revolucionaram as ciências, as artes e nossa visão de mundo. Entre esses seres humanos notáveis, Leonardo da Vinci (1452-1519) foi o maior de todos. Essa ao menos é a tese do físico e escritor austríaco Fritjof Capra, de 73 anos. Famoso pelo livroO Tao da física, de 1975, que vendeu 1 milhão de exemplares, Capra lança agora A alma de Leonardo da Vinci (Editora Cultrix, 424 páginas, R$ 54), biografia científica em que enumera 100 grandes invenções e descobertas que o gênio florentino antecipou em segredo – e com uma extensão que só agora começamos a compreender.

Leonardo foi um dos maiores criadores de todos os tempos, com os pés (e a imaginação) solidamente plantados nas artes e na ciência. O sorriso da Mona Lisa permanece tão enigmático hoje quanto há cinco séculos, quando foi pintado. A história da arte não seria a mesma se Leonardo não tivesse existido. E sua obra vai além. Leonardo foi escultor, arquiteto, cientista, inventor, músico, engenheiro, botânico, anatomista, físico, cartógrafo, geólogo, escritor e filósofo. Um polímata, um Homo universalis, como se dizia no Renascimento. Hoje sabemos que ele antecipou em 500 anos a invenção do avião, do helicóptero e do submarino, embora seus contemporâneos não soubessem dessa faceta premonitória do mestre. Suas descobertas científicas não foram publicadas enquanto ele viveu, ainda não se sabe por quê. Se fosse diferente, é provável que tivessem influenciado cientistas como Galileo e Newton.

>> "Mona Lisa" mais jovem, supostamente de da Vinci, é apresentada em Genebra

“A ciência não nasceu há 400 anos com Copérnico e Galileu”, disse Capra a ÉPOCA. “Leonardo foi o primeiro cientista. A ciência moderna começou com ele.” A afirmação vai contra a opinião vigente dos historiadores da ciência, segundo a qual o método científico, baseado na observação dos fenômenos naturais e na busca de hipóteses para explicá-los, consolidou-se com o pensador Francis Bacon no século XVII. “Leonardo inventou o método científico. Formulava hipóteses a partir da observação dos fenômenos naturais para, em seguida, comprová-las ou desbancá-las, sob o crivo da experimentação”, diz Capra.

>> Coleção de desenhos de Da Vinci sobre o corpo humano será exposta em Londres

Diferentemente da maioria dos cientistas atuais, que procura analisar os fenômenos naturais de forma isolada, Capra pertence a uma corrente que ficou conhecida como “nova era”. Seus defensores buscam explicações para os fenômenos físicos a partir de sua interação com a biologia e o ambiente. O maior representante dessa corrente é o ambientalista britânico James Lovelock, que propôs a “hipótese Gaia”, segundo a qual a Terra funciona como uma entidade viva. A geologia e a vida são indissociáveis, diz ele. Uma não existe sem a outra. Tal visão orgânica do mundo e dos fenômenos naturais, diz Capra, está no cerne da ciência de Leonardo. Ele escreveu proposições científicas como: “Para apresentar a verdadeira ciência do movimento dos pássaros no ar, é necessário primeiro apresentar a ciência dos ventos”. Quando imaginava uma postura para uma de suas madonas, no desejo de retratá-la do modo mais fiel possível, corria a dissecar corpos. Buscava entender o funcionamento dos músculos. Da mesma forma, para pintar um rio caudaloso, investigava o fluxo e a dinâmica dos fluidos. Ao fazê-lo, incorporava à sua pintura conceitos que só começaram a ser investigados pela ciência nos anos 1960, como os fractais ou a teoria do caos.


ESTUDOS DE LEONARDO 1. A representação até então inédita de um feto no ventre materno (c. 1510-1512) 2. Lírio- branco (c. 1472-1475), obra-prima do desenho botânico 3. O protótipo de uma máquina militar (sem data) baseada num moinho, resultado do estudo d (Foto: Getty Images, AP e divulgação)
Capra conta com evidências de peso para sustentar sua tese da primazia científica de Leonardo. Mostra que ele enunciou o princípio da ação e reação – aquele mesmo que prega que toda ação provoca uma reação de igual intensidade e em sentido contrário – 180 anos antes de Newton formular sua Terceira Lei, de 1687 (leia o quadro abaixo). Leonardo também antecipou Galileu no campo da engenharia militar. Em 1609, ao estudar os disparos da artilharia veneziana visando à melhora da pontaria, Galileu descobriu que a trajetória de qualquer projétil desenha no ar uma parábola. Os cadernos de Leonardo comprovam que chegara à mesma conclusão em 1502. “Leonardo não tinha as ferramentas matemáticas para calcular as parábolas das balas de canhão”, diz Capra. “Ele usou sua engenhosidade para estudar jatos d’água, cuja trajetória pode ser facilmente vista.” Quase 150 anos antes de William Harvey, um dos fundadores da medicina moderna, Leonardo descreveu o funcionamento do batimento cardíaco. Quatrocentos anos antes de Darwin, descobriu a capacidade das plantas de se movimentarem em resposta a estímulos ambientais, característica que chamamos tropismo. Quatrocentos e cinquenta anos antes dos cosmologistas do século XX, intuiu corretamente a “seta do tempo”, termo usado para definir que o tempo é unidirecional e transcorre apenas num sentido, do passado para o futuro.

>> Mais notícias de Cultura

Quando morreu, em 1519, sua obra científica estava reunida em diversos cadernos, que, segundo os estudiosos, totalizavam 12 mil páginas de anotações recheadas de ilustrações, das quais apenas 6 mil foram encontradas. À medida que o conteúdo de seus cadernos era descoberto e revelado, ao longo dos séculos, a aura da genialidade de Leonardo emergiu. “É terrível saber que metade da produção científica dele se perdeu”, diz Capra. “Nos últimos 500 anos, todas as descobertas de Leonardo da Vinci foram sendo redescobertas.” Apesar disso, é inevitável imaginar qual teria sido o impacto de sua obra sobre a ciência moderna se suas descobertas tivessem sido publicadas em vida. “Gosto de imaginar que a ciência moderna teria se desenvolvido de forma menos mecanicista e mais humana.” Saiba mais


Geraldo Vandré 
e seu desabafo para um Brasil que vive na ilusão.

Tabela de Cachê Mínimo para Músicos de 2011
Fonte: OMB (Ordem dos Músicos do Brasil)
Após atualizarmos a tabelas de cachês mínimos estabelecida pelo Sindicato dos Músicos, estamos disponibilizando a tabela oficial utilizada pela OMB (Ordem dos Músicos do Brasil). Essa tabela  irá  direcionar nos valores à serem cobrados em trabalhos como shows, gravações,casamentos e outros eventos.

Observe que essa tabela indica os valores mínimos, então a partir daí, você pode estabelecer seu preço. Lembrando que essa tabela é da OMB do Espírito Santo, mas dá pra se ter uma ideia de quanto cobrar em outros estados. Logicamente o valor final vai depender da cidade, do tamanho do evento, das condições do contratante, etc.

O importante é que o músico se valorize sempre. Estude, especializa-se, e estabeleça seu preço. Negociar sim, prechinchar jamais. Quer ver o músico brasileiro ser valorizado? A mudança deve começar de você.



Nenhum comentário:

Postar um comentário