sábado, 26 de janeiro de 2013

DIA A DIA_12_01_13

Ataque no norte do Iraque matou 35 em explosão de bomba

Pesquisadora: Verônica Silva. Direto da Alemanha
(tradução simultânea do GOOGLE)

https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/u/0/?ui=2&ik=57aaee85d3&view=att&th=13c682f7467f8ed8&attid=0.1&disp=inline&safe=1&zw&saduie=AG9B_P-OA6zbNIhHKEpYW9D-8Ucu&sadet=1358967320301&sads=PFVjVFlMEMnyJDQKEM9tKmT4JP4
O ataque de um homem-bomba no norte do Iraque custou 35 mortes. Outras 75 pessoas ficaram feridas. Conforme relatou a equipe de segurança, estavam entre as vítimas na cidade de Tuz, 170 quilômetros ao norte de Bagdá, na maioria membros da minoria turcomana.
Iraque sofre uma luta pelo poder entre o governo liderado por xiitas de Nuri al-Maliki, e os sunitas. os Ataques säo quase diários. Saiba mais

Documentos revelam que Igreja Católica dos EUA encobriu abusos

Vítimas de abusos sexuais expressaram sua revolta nesta terça-feira (22).
Trechos dos documentos foram publicados pelo jornal Los Angeles Times.


Vítimas de abusos sexuais contra crianças praticados por padres católicos expressaram sua revolta nesta terça-feira (22) após a divulgação de documentos que mostram líderes da igreja discutindo sobre como encobrir supostos crimes de sacerdotes na Califórnia na década de 1980.
Os procuradores disseram querer estudar os registros, que até então eram confidenciais, incluindo memorandos produzidos pelo ex-arcebispo de Los Angeles Roger Mahony - embora especialistas digam que o estatuto das limitações provavelmente impeça qualquer ação legal.
Trechos dos documentos foram publicados na segunda-feira (21) pelo jornal Los Angeles Times, incluindo as conversas entre Mahony - agora um cardeal aposentado - e um assessor de alto escalão sobre como proteger padres pedófilos da aplicação da lei.
Os registros incluem memorandos secretos entre Mahony e o monsenhor Thomas Curry, seu assessor em casos de abuso sexual, sobre como prevenir a polícia de investigar três padres que haviam admitido para a igreja que tinha abusado de meninos.
Especificamente, Curry sugeriu fazer com que os padres suspeitos parassem de ver terapeutas, o que poderia alertar as autoridades sobre os supostos abusos, ou mantê-los fora da Califórnia para evitar investigações policiais, informou o Times.
Um deles foi o monsenhor Peter Garcia, que admitiu ter abusado de crianças em sua maioria em paróquias de língua espanhola por décadas. Ele foi enviado para um centro de tratamento do Novo México, e Mahony ordenou que ele ficasse fora da Califórnia.
"Acredito que se o monsenhor Garcia reaparecer aqui dentro da arquidiocese, nós podemos muito bem ter algum tipo de ação judicial proposta nos âmbitos civil e criminal", escreveu Mahony em julho de 1986.
Reagindo à informação, Joelle Casteix da Rede de Sobreviventes dos Abusados por Padres, ou SNAP, disse: 'Ficamos chocados e revoltados ao ver estes comentários'.

Helicóptero que caiu transportava funcionários da Prefeitura de SP

Piloto de empresa aérea morreu durante voo de fiscalização no Jaraguá.
Três ocupantes são funcionários da Secretaria do Verde e estão feridos.

Um helicóptero caiu em cima de uma casa na Rua Paulo Arentino, no Jaraguá, na Zona Norte de São Paulo, na tarde desta segunda-feira (21). Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa que estava na aeronave morreu e outras quatro ficaram feridas.  (Foto: Nelson Antoine/Fotoarena/Estadão Conteúdo)

A Prefeitura de São Paulo confirmou, em nota divulgada nesta segunda-feira (21), que o helicóptero que caiu sobre uma casa às 12h48 na Rua Oduvaldo Viana, região do Jaraguá, estava a serviço da administração municipal em sobrevoo de fiscalização, acompanhamento de áreas e vistoria de parques.

A aeronave decolou do Aeroporto Campo de Marte e os servidores embarcaram no heliponto da sede da Prefeitura às 12h. Saiba mais

Países pobres são destino de 80% do lixo eletrônico de nações ricas, diz OIT
Nações carecem da infraestrutura e legislação para absorver elevado fluxo.
Segundo Organização Internacional do Trabalho, Ásia é principal destino.

China é um dos principais destinos mundiais de lixo eletrônico (Foto: BBC)

Os países em desenvolvimento são o destino de 80% do lixo eletrônico produzido nas nações ricas, mas carecem da infraestrutura, de tecnologias de reciclagem apropriadas e da regulamentação legal para absorver essa vasta quantidade de detritos. Essa é uma das conclusões de um relatório divulgado nesta sexta-feira (18) pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Segundo o documento "O Impacto Global do Lixo Eletrônico: Lidando com o Desafio", boa parte do lixo eletrônico exportado para as nações em desenvolvimento é enviado ilegalmente, e estes detritos acabam indo parar em plantas de reciclagem informais, predominantemente em países como China, Índia, Gana e Nigéria.

Especificamente em relação à América Latina, o documento afirma que a maior parte dos países da região ''ainda precisa elaborar uma legislação para o lixo eletrônico''. Saiba mais

Síria na guerra
explosão na Universidade de Aleppo:
80 foram mortos

Pesquisadora: Verônica Silva. Direto da Alemanha
(tradução simultânea do GOOGLE)

Explosão em Universidade de Aleppo

A explosão devastadora na cidade síria de Aleppo milhões causou na terça-feira pelo menos 80 vidas.
Dezenas de pessoas ficaram feridas na explosão no campus da universidade. O governador Akaad Wahid disse depois em um relato a mídia estatal síria na noite de terça-feira.

Montanhas de escombros e um edifício da universidade destruída no local da explosão em Aleppo
Para a causa da explosão, não são contraditórias:
Testemunhas disseram à agência de notícias, que a força aérea da Síria bombardeou a universidade de arquitetura. Em seguida, houve protestos estudantis.
A mídia estatal relatou por outro lado, "os terroristas" detonaram no campus, um carro-bomba. Nos meios de comunicação pró-governo como "terroristas", os insurgentes chamado.
Ativistas da oposição falou sobre a explosão de uma bomba, como os estudantes deixaram o prédio após uma auditoria.  Saiba mais

Vice-presidente da Venezuela vai a Cuba para visitar ChávezPresidente está internado em Havana após cirurgia contra o câncer.
Argentina Cristina Kirchner também está na ilha para ver Chávez.

O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante comício de apoio a Hugo Chávez nesta quinta-feira (10) em Caracas (Foto: Reuters)
O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, vai viajar nesta sexta-feira (11) a Havana para visitar o presidente Hugo Chávez, hospitalizado em Cuba há um mês após ter sido operado do câncer, e informá-lo sobre o andamento do governo.
"Vou continuar esse trabalho de visitar a família, de nos reunirmos com a equipe médica, de visitar nosso comandante presidente, de lhe entregar as boas notícias de um povo trabalhando", disse Maduro durante cerimônia na estatal de petróleo PDVSA.
Maduro disse que a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, chegou a Havana para expressar sua solidariedade a Chávez, mas ele não disse se prevê se encontrar com ela.
'Caminho livre'
Com poderes econômicos delegados por Chávez, antes de sua hospitalização em Cuba há um mês, aliados as funções de seu cargo, o vice-presidente Maduro tem caminho livre para assumir a liderança do governo, que deve se tornar mais coletivo, sem se afastar do caminho traçado pelo governante, acreditam os analistas.
Aos 50 anos, Maduro, que também é chanceler, foi nomeado por Chávez como seu herdeiro político. Ele reforçou a sua autoridade ao receber do presidente poderes econômicos, como o de decretar créditos adicionais ao orçamento nacional e expropriar bens. Saiba mais

Visita de Cabral e ministro define ações emergenciais para Xerém, RJ
Governo do Estado pagará R$ 5 mil para 300 famílias que perderam bens.
Governo Federal vai recuperar pontes, estradas, ruas e pagar aluguel social

Sérgio Cabral e ministro Fernando Bezerra estão em Xerém (Foto: Marcelo Ahmed / G1)
Trezentas famílias prejudicadas com as chuvas em Xerém, distrito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, receberão R$ 5 mil de indenização. A ação está entre o conjunto de medidas divulgadas pelo prefeito Alexandre Cardoso, na tarde desta sexta-feira (4), após visita do ministro de Integração Nacional, Fernando Bezerra, e do governador Sérgio Cabral à região, uma das afetadas pela chuva que atingiu 200 mil pessoas e deixou um morto, dois desaparecidos e 2 mil desalojados no estado. Veja mais

Resgate a reféns de assalto no RS é 'prioridade das prioridades', diz Tarso

Segundo a polícia, nove pessoas estão em poder de assaltantes.
Ação dos crimnosos ocorreu na madrugada de domingo (30), em Cotiporã.

Foragido é preso após assalto a fábrica de joias na Serra (Foto: Guilherme Pulita/RBS TV)

Para o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, a prioridade no caso do assalto a uma fábrica de joias na Serra é a integridade física dos reféns levados pelo grupo de criminosos foragidos. Segundo a polícia, nove pessoas ainda estão em poder dos assaltantes que explodiram o estabelecimento em Cotiporã durante a madrugada deste domingo (30). Na ação, foi morto o homem mais procurado do estado, Elisandro Falcão, conforme a polícia.

Material apreendido com assaltante Falcão em ação na cidade de Cotiporã, no RS  (Foto: Guilherme Pulita/RBS TV) Além do assaltante, morreram outros dois suspeitos. Dois policiais foram feridos e levados ao hospital, mas não correm risco. Entre os reféns estão uma família e uma criança de cinco anos, de acordo com informações da polícia. Duas mulheres que estavam em um bar também foram levadas. A suspeita é de que os reféns estejam escondidos em uma mata.

Cerca de 200 policiais trabalham nas buscas, com o helicóptero da Brigada Militar de Passo Fundo. Os assaltantes fugiram em um Astra, um Audi e um Fiat Strada, onde teriam sido levados os reféns. "Ainda não sabemos o total de criminosos. Além dos três mortos, acreditamos que há quatro ou cinco que estão foragidos", disse o comandante da Brigada Militar, coronel Sérgio Abreu. Saiba mais

Professores de Utah são treinados a usar arma após massacre nos EUA

Atirador invadiu escola em Connecticut e matou 26 pessoas - 20 crianças.
Cerca de 200 professores receberam instruções sobre uso de armas.

Professora recebe treinamento para usar armas em Utah, nos EUA (Foto: AFP)
Kasey Hansen, uma professora de educação especial de Salt Lake City, no Estado norte-americano de Utah, disse que levaria um tiro por qualquer um de seus alunos, mas, se estivesse diante de um homem armado ameaçando sua classe, ela preferiria ser capaz de reagir atirando.

Na quinta-feira, ela era um dos 200 professores de Utah que se reuniram em uma arena de esportes para receber instrução sobre o manuseio de armas de fogo, dada por ativistas pró-armas, segundo os quais os educadores armados poderiam ter uma chance de impedir tiroteios fatais e indiscriminados nas escolas.

O evento foi organizado pelo Conselho do Tiro Esportivo de Utah, em resposta aos disparos de um atirador em Newtown, no Estado de Connecticut, este mês, que mataram 20 crianças e seis funcionários da escola Sandy Hook.
Saiba mais


Busch no hospital
Pesquisadora: Verônica Silva. Direto da Alemanha
(tradução simultânea do GOOGLE)


A preocupação com o" pai da nacäo " !
O ex-presidente dos EUA, George H. Bush (88) passou o feriado de Natal na UTI de um hospital em sua cidade natal, Houston (Texas).


Arbusto
A 41 Presidente dos Estados Unidos foi último domingo, internado na unidade de terapia intensiva do "Hospital Metodista", disse seu porta-voz Jim McGrath. O ex-presidente teve uma febre e só poderia tomar líquido.
O QUE ACONTECEU?

George Bush
No dia 23 Novembro, Bush foi levado ao hospital com bronquite grave . Desde então, a tosse havia melhorado, mas não a sua saúde , de acordo com a mídia dos EUA. Segundo a "Fox News" e a sua filha Dorothy (53). Bush recebeu durante o Natal a visita de toda a sua família.
Bush estava consciente e otimista, dizem eles. Ele sofria há vários anos de uma forma de doença de Parkinson, por isso, muitas vezes estava de uma cadeira de rodas. Saiba mais

Lei Seca multa 233 motoristas na noite de Natal e reboca 22 carros

Agentes abordaram 1.610 motoristas.
Novas regras elevaram a multa de R$ 957 para R$ 1.915



Na noite de Natal, na passagem de segunda (24) para esta terça-feira (25), agentes da Lei Seca multaram 233 motoristas e rebocaram 22 carros, segundo mostrou o RJTV. Foram abordados 1.610 motoristas e 75 carteiras foram recolhidas. Após quatro anos em vigor, a Lei Seca tem regras mais rígidas desde a sexta-feira (21). A multa que era de R$ 957 subiu para R$ 1.915.

No primeiro fim de semana de novas regras, a Operação Lei Seca multou 475 pessoas entre sábado (22) e domingo (23), de acordo com o Governo do Estado. Os agentes recolheram 135 carteiras de habilitação e rebocaram 56 carros. Desde a última sexta-feira (21), novas regras da Lei Seca entraram em vigor. A multa que era de R$ 957 subiu para R$1.915.

Novas regras da Lei Seca
Além do aumento da multa para o motorista que for pego na Lei Seca, a polícia agora poderá usar testemunhos, exames clínicos e até vídeos para que o condutor responda criminalmente, mesmo que ele não sopre no bafômetro.

Até quinta-feira (21), era considerado crime dirigir com mais de 0,6g de álcool por litro de sangue ou 0,3g por litro de ar. Agora é infração dirigir com capacidade psicomotora alterada, segundo a lei.

A multa pode ainda chegar a R$ 4 mil, caso o motorista seja pego novamente em menos de um ano na Lei Seca.

A Lei Seca foi criada há quatro anos. O percentual de motoristas flagrados alcoolizados caiu de 20% em 2009 para 8,6% neste ano. Nesse período, mais de 40 mil veículos foram rebocados e quase 81 mil motoristas tiveram a carteira de habilitação recolhida.
G1

Após saques, governo e central sindical se acusam na Argentina
Ataques a supermercados deixaram 2 mortos e 500 detidos na véspera.
Governo culpa central sindical, que vê tentativa de desqualificação.

Policial enfrenta saqueadores em San Fernando, nos arredores de Buenos Aires, nesta sexta-feira (21) (Foto: Reuters)

As principais cidades da Argentinapermaneciam em alerta neste sábado (22) após dois dias de saques a supermercados que deixaram dois mortos, cerca de 100 feridos e centenas de detidos.

O governo e a principal central sindical se culpavam mutuamente pelos incidentes, que ocorrem em meio a uma onda de protestos contra a administração da presidente Cristina Kirchner em relação ao aumento da criminalidade e à incerteza econômica.

Na província de Buenos Aires, o governo reforçou com cerca de 3 mil policiais o patrulhamento na periferia da capital, onde na véspera ocorreram confrontos violentos em San Fernando, Zárate e Campana.

Os incidentes deixaram dois mortos em Rosario, terceira maior cidade do país, a 300 quilômetros ao norte de Buenos Aires. Há doi feridos graves.

Comerciantes montam barricada com carrinhos para evitar saqueadores em San Fernando, nos arredores de Buenos Aires, nesta sexta-feira (21) (Foto: Reuters)

Muitos comerciantes preferiram manter seus negócios fechados, apesar do movimento pelo Natal.
O governador de Buenos Aires, Daniel Scioli, pediu ao ministro de Segurança, Daniel Casal, que "intensifique a patrulha", segundo a Rádio Mitre.

O secretário de governo de Rosario, Fernando Asegurado, disse que a cidade voltou à calma e que não houve incidentes à noite, mas o policiamento reforçado será mantido até a virada do ano.

O chefe do gabinete do governo, Juan Abal Medina, disse que as informações mostram que "caminhoneiros" participaram dos saques. Hugo Moyano, líder sindical da categoria, é presidente da CGT (Central Geral de Trabalhadores).

"Se têm provas, que nos prendam", disse Moyano, desqualificando as acusações, também à Rádio Mitre.

Moyano disse que o governo está botando em marcha uma manobra para "desprestigiar e desqualificar os dirigentes que não concordam com sua política".

Soldados também foram enviados a Bariloche, uma cidade turística muito frequentada por quem quer esquiar, 1,650 quilômetros a sudoeste de Buenos Aires, onde a multidão invadiu pelo menos dois supermercados na quinta-feira.

Foram roubados aparelhos de TV, bicicletas e aparelhos elétricos, disseram as testemunhas.

Saques também foram relatados em cidades das províncias de Tucuman, Corrientes, Chaco, Misiones, Cordoba, e Rio Negro, na maioria dos casos com pessoas feridas e presas.

Os saques aconteceram em meio a um clima de mal-estar de setores da classe média e sindicatos contrários à presidente Cristina, que se mobilizaram nos últimos meses. Saiba mais
Sanfoneiro Dominguinhos está internado em estado grave no Recife
Pernambucano deu entrada em unidade médica segunda-feira (17). 
Herdeiro artístico de Luiz Gonzaga, músico luta contra um câncer de pulmão.

Dominguinhos (Foto: Luna Markman / G1)

O sanfoneiro, cantor e compositor pernambucano Dominguinhos, 71 anos, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) coronariana do Hospital Santa Joana, no bairro do Derby, área central do Recife. Ele deu entrada na unidade na segunda-feira (17). O artista luta contra um câncer de pulmão.

De acordo com o boletim médico divulgado pela unidade de saúde na manhã desta quinta-feira (20), ele foi "admitido com quadro de infecção respiratória e arritmia cardíaca. Está em tratamento antibioticoterápico e cuidados intensos".

Através da nota do hospital, a família do artista pediu apoio. "Neste momento, a família do artista pede a todos por orações e pensamentos positivos. O apoio do público que sempre admirou e acompanhou o seu trabalho é de grande importância", diz o texto.

Na última quinta-feira (13), Dominguinhos fez show em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, em Exu, no Sertão pernambucano. Também deu entrevistas e tirou fotos com fãs.

José Domingos de Morais, mais conhecido como Dominguinhos, é natural de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. Conheceu Luiz Gonzaga com oito anos de idade. Aos 13 anos, morando no Rio de Janeiro, ganhou a primeira sanfona do Rei do Baião, que três anos mais tarde o consagrou como herdeiro artístico.

Instrumentista, cantor e compositor, em 2002 ganhou o Grammy Latino com o "CD Chegando de Mansinho". Ao longo da carreira, fez parcerias de sucesso com Gilberto Gil, Chico Buarque, Anastácia, Djavan, entre outros. Atualmente, Dominguinhos é considerado o sanfoneiro mais importante do país. Saiba mais
Três guerras á menos , 
o mundo um pouco mais calmo
Pesquisadora: Verônica Silva. Direto da Alemanha
(Tradução simultânea Google)
Hamburger investigadores, o número de guerras diminuiu em todo o mundo. Mas havia outros conflitos que fizeram vítimas alguns mais do que a maioria das guerras.

Lutadores do grupo islâmico Ansar Dine em agosto em Timbuktu, no Mali.

O número de guerras e conflitos armados, de acordo com o consórcio Hamburgo e as causas da guerra (AKUF) diminuiu em relação ao ano anterior - em torno de 3 34 "As lutas de organizadas numericamente regiões mais afetadas do mundo 2012 África, com 13, seguida pelo Oriente Médio e Ásia, com 11 e 9-guerra conflitos foram." Na América Latina, houve, portanto, um conflito sangrento - na Colômbia, onde o grupo rebelde FARC lutando contra o Estado em 2012 continua. "Além disso, em 2012 foram observado uma série de conflitos violentos que não são abrangidos pelo AKUF", compartilhado com os pesquisadores.
A guerra e o conflito armado começou de novo este ano: a atenção muito maior, enquanto a guerra se arrastava no Mali própria, informou a Associação. "Em meados de janeiro rebeldes tuaregues juntou-se a grupos islâmicos para lutar pela independência do chamado Azawad norte do Mali." Um golpe militar, em março, os rebeldes têm facilitado a conquista do norte. Ao mesmo tempo, o suporte é essencialmente norte sob o controle de islamistas. Além disso, houve combates esporádicos em 2012 entre o Sudão eo Sudão do Sul.
Cinco conflitos armados são relatados para ser concluído - na Costa do Marfim, em seções de fronteira entre a Tailândia eo Camboja, Iêmen, no Delta do Níger, na Nigéria e na província paquistanesa do Baluchistão. "A província foi, no entanto, continuar a área de atuação do Taleban paquistanês", disse o AKUF. Uma guerra ou conflito armado é AKUF alto encerrado quando há pelo menos um ano não era de combate. Saiba mais
Kim Jong-un visita mausoléu do pai em 1º aniversário de sua morte
Reabertura o Palácio de Kumsusan marcou aniversário de morte de líder.
Kim Jong-un e esposa foram vestidos de luto.

Kim Jong-Un no mausoléu do pai no Kumsusan Palace (Foto: AP/ ASSOCIATED PRESS)
O líder norte-coreano, Kim Jong-un, foi nesta segunda-feira (17) ao Palácio Memorial de Kumsusan em Pyongyang para prestar homenagem a seu pai, Kim Jong-il, de cuja morte por causa de um infarto se completa um ano, informou a imprensa estatal do país comunista.

Imagens da televisão estatal norte-coreana mostraram como Kim Jong-un, acompanhado de altos cargos do regime e sua esposa, Ri Sol-ju, todos vestidos de luto, apresentavam seus respeitos ao falecido ditador com reverências.

Vestida com um folgado vestido preto que poderia dissimular uma gravidez sobre o qual especularam os meios de imprensa nos últimos meses, a esposa do líder norte-coreano se manteve a seu lado com semblante sério durante a homenagem, segundo as imagens.

O primeiro aniversário da morte de Kim Jong-il foi o dia escolhido para a reabertura, após uma renovação, do Palácio de Kumsusan, que abriga o corpo embalsamado do fundador do regime, Kim Il-sung, avô do atual líder. Saiba mais
Morre aos 115 anos a pessoa mais velha do mundo
Italiana Dina Manfredini manteve recorde por menos de duas semanas.
Ela havia herdado o recorde de Besse Cooper, morta em 4 de dezembro.

A italiana Dina Manfredini em abril de 2010 (Foto: AP)

A pessoa mais velha do mundo, que morava no estado americano de Iowa, morreu nesta segunda-feira (17) aos 115 anos, menos de duas semanas depois de registrar o recorde no Livro Guinness.

Dina Manfredini, oriunda da Itália, morreu no centro de idosos Bishop Drumm em Des Moines, Iowa, informou a diretora, Heather Rehmer, que não deu maiores detalhes.

Manfredini trabalhava como faxineira, atividade que manteve até quase os 90 anos, informou o Guinness. A mulher teve uma vida independente até os 110, quando foi viver no asilo.

Ela entrou para o Guinness em 5 de dezembro passado, um dia depois da morte de outra senhora americana, Besse Cooper, 116 anos, ter falecido num asilo em Atlanta, Geórgia. Saiba mais
Protestos mortais no Cairo - Exército com tanques estacionados
Pesquisadora: Verônica Silva. Direto da Alemanha
(Tradução simultânea Google)
Motins sangrentos no Cairo (© dpa Imagem Alliance)

Cairo - No Egito, o exército atropelou com tanques de fora do palácio presidencial, no Cairo. Como um correspondente da AFP no local na manhã de quinta-feira, informou os militares estacionados a poucos metros do lado de fora do portão da frente dos escritórios do presidente Mohammed Mursi três tanques e três transporte de tropas. Na noite em confrontos entre partidários e opositores do presidente pelo menos cinco pessoas foram mortas. Saiba mais

Príncipe Harry afirma que matou 'alguns talibãs' no Afeganistão
Missão do príncipe no país terminou, diz Ministério da Defesa.
Harry, terceiro na linha sucessória, é copiloto de avião de combate.

O príncipe britânico Harry prepara-se para missão no Afeganistão em 31 de outubro de 2012 (Foto: AFP)
O príncipe britânico Harry disse nesta segunda-feira (21) que matou "alguns talibãs" durante as 20 semanas que passou no Afeganistão como copiloto atirador de helicóptero Apache.
As declarações do príncipe foram divulgadas no final da sua missão no país.
O Ministério da Defesa do Reino Unido anunciou que Harry, de 28 anos, terceiro na linha sucessória do trono da Inglaterra, já deixou o país em conflito.
A imprensa britânica já havia especulado sobre a participação de Harry em combates.
Questionado sobre se tinha matado insurgentes nesse período, ele disse: "É, assim, muita gente . Sim, disparamos quando precisamos, tiramos uma vida para salvar uma vida, mas essencialmente somos muito mais uma dissuasão do que qualquer outra coisa." Saiba mais

Ataque na Argélia matou 37 reféns de 8 nacionalidades, afirma premiê
Também morreram 29 terroristas, e três foram presos.
Grupo islamita exigia fim da intervenção militar ocidental no Mali.

Caixão com corpo de um dos reféns mortos no sequestro é transportado nesta segunda-feira (21) na cidade argelina de In Amenas (Foto: Reuters)
Um total de 37 reféns estrangeiros de 8 nacionalidades, além de 29 terroristas, morreram durante a tomada de reféns em uma usina de gás no sudeste da Argélia, afirmou nesta segunda-feira (21) o primeiro-ministro argelino, Abdelmalek Sellal.
A crise de reféns durou quatro dias e se encerrou no sábado (19), com a tomada do local por forças especiais do Exército da Argélia, em uma ação que levantou dúvidas da comunidade internacional, que também reclamou da falta de informações claras sobre o incidente. Saiba mais

Inundações na Indonésia deixam 11 mortos e dois desaparecidos
Distrito de negócios da cidade de Jacarta permanecia submerso pelo 2° dia.
Mais de 18 mil pessoas estão desabrigadas.

População usa caminhões militares para chegar aos seus escritórios em uma rua inundada principal em Jacarta  (Foto: AFP PHOTO / ADEK BERRY)
As inundações na capital da Indonésia, Jacarta, deixaram ao menos 11 mortos e dois desaparecidos, informaram autoridades nesta sexta-feira, enquanto grande boa do distrito de negócios da cidade permanecia submerso, provocando o caos pelo segundo dia. As piores enchentes da capital em cinco anos forçaram 18 mil pessoas a deixarem suas casas, informou a agência nacional de desastres, acrescentando que muitos dos moradores foram levados de barco a abrigos temporários. Saiba mais

Violenta erupção O Stromboli amedronta os moradores
Pesquisadora: Verônica Silva. Direto da Alemanha
(tradução simultânea do GOOGLE)
Atividade vulcânica violenta: moradores Stromboli erupção deslocadas em medo
Stromboli (Itália) - O Stromboli vomita cinzas e fogo, lavas ardentes rolando ladeira abaixo.
"É o mais forte Rio de fogo que até agora eu pude ver através de uma LiveCam", relata o especialista Marc Szeglat sobre vulcão "na vulkane.net ".
Atualmente a fluiu da cratera do vulcão no Mediterrâneo, um fluxo muito grande de lava. Isto foi precedido por várias explosões violentas.

Atividade vulcânica violenta: moradores Stromboli erupção deslocadas em medo"Estamos preocupados", disse um morador da ilha, a agência de notícias italiana ANSA, na segunda-feira. "Ninguém explicou a situação e disse-nos o que fazer."
As autoridades . Segundo o prefeito Marco Island Giorgianni falou que näo tinha nenhum risco para os seres humanos. Geofísicos disseram que a situação está sob controle.
Na ilha vulcânica, vivem a o norte da Sicília 500 pessoas .Stromboli é constantemente ativo e atrai todos os anos milhares de visitantes que querem assistir ao espetáculo de fogo.
Saiba mais

Fogo se alastra, e Austrália pede que população deixe parques nacionais
Autoridades eleveram o alerta ao nível máximo no sudeste do país.
Duas pessoas tiveram queimaduras leves; não há registro de mortos.

Fogo deixou duas pessoas com ferimentos leves na região Sudeste do país (Foto: AFP)
O governo da Austrália ordenou nesta quarta-feira (9) a retirada das pessoas de todos os parques nacionais localizados na região sudeste, a mais atingida pelos incêndio florestais. As autoridades eleveram o alerta ao nível máximo na região. A situação é agravada por uma onda de calor e por fortes ventos quentes vindos do "outback", o sertão australiano.
Ao menos quatro pessoas foram atendidadas pelos bombeiros após sofrerem com a inalação de fumaça. Outras duas pessoas tiveram queimaduras leves. Até o momento não há registro de mortos.
"É meio que um festival itinerante, com muitos incêndios ainda sendo identificados", disse Shane Fitzsimmons, comissário de incêndios do Estado de Nova Gales do Sul (NGS), alertando que o alívio irá durar apenas alguns dias, antes que o calor regresse com os ventos do interior. Saiba mais

Violência em Belfast disputa pela bandeira britânica
Pesquisadora: Verônica Silva. Direto da Alemanha
(tradução simultânea do GOOGLE)


Os distúrbios em Belfast não tem fim: Pela quarta noite consecutiva manifestantes protestaram pela pró-britânicos na capital da Irlanda do Norte.
Os sindicalistas agrediram com barreiras de aço, tijolos, garrafas e fogos de artifício em curso policiais que patrulhavam a leste da cidade.
Os protestos são dirigidos contra uma decisão do Conselho da Cidade de Belfast para que a bandeira britânica seja colocada por apenas alguns dias por ano nos edifícios públicos.
Tumultos foram registrados de várias partes da cidade. A Irlanda do Norte . o chefe de polícia Matt Baggott anunciou a repressão aos manifestantes, e aplicou a violência. "Você pode ter certeza de que não há recursos suficientes no caso de novos distúrbios", disse ele. A polícia estava preparada para o confronto. Saiba mais

Chávez tem problemas respiratórios 'severos', diz governo venezuelano
Presidente da Venezuela teve infecção pulmonar, disse o ministro Villegas.
Chávez foi operado em 11 de dezembro de um câncer na região pélvica.


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, está sofrendo de insuficiência respiratória como consequência de uma "severa infecção pulmonar", informaram nesta quinta-feira (3) fontes oficiais. "Após a delicada cirurgia de 11 de dezembro, o comandante Chávez enfrentou complicações como consequência de uma severa infecção pulmonar", disse o ministro de Comunicação venezuelano, Ernesto Villegas, em uma cadeia de rádio e televisão. Ele lia a última atualização oficial sobre a condição do presidente, internado em um hospital em Cuba. Saiba mais

Governo divulga feriados nacionais e pontos facultativos de 2013
Ano terá quatro feriados nacionais caindo no fim de semana.
Apenas um feriado cai na terça-feira; nenhum ocorre na quinta.


O governo federal divulgou nesta sexta-feira (4), no Diário Oficial da União, a relação de feriados nacionais e pontos facultativos de 2013 para órgãos públicos federais. Segundo a portaria nº 3, assinada pela ministra interina de Planejamento, Orçamento e Gestão, Eva Maria Chiavon, são 16 datas - sendo nove feriados nacionais e sete pontos facultativos. Quatro feriados nacionais caem durante o fim de semana - três no sábado e um no domingo - e apenas um cai na terça-feira. Os três que restaram ocorrem na segunda, quarta ou sexta-feira. Veja a lista abaixo (não entram na lista as datas municipais ou estaduais lembradas com feriado ou ponto facultativo). Veja mais

Manifestantes sunitas atacam comboio de autoridades no Iraque
Pessoas jogavam pedras contra comboio do vice-primeiro-ministro.
Guarda-costas reagiram com tiros.

Iraquianos jogam pedras durante protesto em Ramadi (Foto: Azhar Shallal/AFP)
Guarda-costas do vice-primeiro-ministro do Iraque teriam ferido duas pessoas ao disparar tiros de advertência contra manifestantes sunitas que atiravam garrafas e pedras contra o comboio da autoridade neste domingo (30), disseram testemunhas.
O incidente aconteceu na cidade de Ramadi, na província de Anbar, para onde o vice-primeiro-ministro, Saleh al-Mutlaq, viajou para falar com as pessoas em uma tentativa de aliviar as tensões sectárias.
Milhares de sunitas iraquianos foram às ruas e bloquearam uma das principais rodovias na semana passada, em protesto contra o primeiro-ministro xiita Nuri al-Maliki, que eles acusam de discriminação contra a sua comunidade e de estar sendo influenciado pelo vizinho Irã. Saiba mais

Estudante vítima de estupro coletivo na Índia segue em estado grave
Segundo médicos, jovem de 23 anos está entre a vida e a morte.
Ela foi transferida para hospital de Cingapura nesta quinta.

Manifestantes protestam em Nova Délhi após o estupro coletivo de uma jovem indiana em um ônibus em movimento. O caso tem gerado revolta no país. (Foto: Altaf Qadri/AP)


Uma estudante vítima de estupro coletivo na Índia, crime que comoveu o país, sofre múltiplas sequelas e está entre a vida e a morte em um hospital de Cingapura.
A estudante de fisioterapia de 23 anos, que não teve a identidade revelada, foi agredida em 16 de dezembro em Nova Délhi em um ônibus por seis homens que a estupraram, agrediram com barras de ferro e a jogaram para fora do veículo.A agressão provocou uma onda de indignação no país, onde a justiça geralmente não é feita às vítimas de estupros e agressões sexuais.
Mas desta vez o crime provocou manifestações no centro de Nova Délhi, um discurso do primeiro-ministro Manmohan Singh e a criação de uma comissão de inquérito. Saiba mais

Temperatura desta quarta no Rio é recorde histórico, diz Inmet
Máxima chegou a 43,2ºC, a maior desde 1915 quando medição começou.
Recorde anterior havia sido de 43,1ºC em Bangu, em janeiro de 1984.


43 graus rio (Foto: Severino Silva/Agência O Dia/Estadão Conteúdo)

O Rio de Janeiro registrou nesta quarta-feira (26) um recorde histórico de temperatura: a máxima chegou aos 43,2º C, em Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade, com sensação térmica de 47º C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.
A temperatura registrada na cidade é a mais alta desde 1915, quando o Inmet começou a fazer a medição. O recorde anterior foi em janeiro de 1984, em Bangu, na Zona Oeste: 43,1ºC, segundo o Inmet.
Anteriormente, o Alerta Rio, Sistema de Alerta da Prefeitura do Rio de Janeiro, informou que a temperatura mais alta desta quarta foi de 41,9º C, em Guaratiba, também na Zona Oeste.
O dia mais quente deste ano havia sido registrado em pleno inverno, em 19 de setembro, quando os termômetros chegaram a 41,2º C, em Santa Cruz, na Zona Oeste.

Praias ficaram lotadas com o calor desta quarta (Foto: Janaína Carvalho/G1)Praias ficaram lotadas com o calor desta quarta (Foto: Janaína Carvalho/G1)
Veja mais

Mandela reage, mas deve passar Natal no hospital na África do Sul
Ex-presidente, de 94 anos, está internado há duas semanas em Pretória.
Ele está reagindo bem ao tratamento, disse porta-voz da presidência.

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela em 26 de junho de 2008 em Londres (Foto: AFP)
O ex-presidente sul-africano e herói anti-apartheid Nelson Mandela, de 94 anos, continua a reagir ao tratamento no hospital duas semanas após ser internado, informou o governo neste sábado (22).
O ganhador do Prêmio Nobel da Paz, que foi tratado de uma infecção pulmonar e pedras na vesícula após ser hospitalizado em 8 de dezembro, foi visitado pelo atual presidente do país, Jacob Zuma, afirmou o porta-voz da presidência, Mac Maharaj, em um comunicado.
"Madiba continua a reagir ao tratamento", disse Maharaj, referindo-se a Mandela por seu nome de clã.
"O presidente Zuma lhe assegurou o amor e apoio de todos os sul-africanos, jovens e velhos, e do mundo todo".
O primeiro presidente negro do país foi internado em Pretória depois de ser levado de avião de seu vilarejo natal de Qunu.
É provável que Mandela, admirado em casa e no exterior como ícone global contra a injustiça por sua vida de luta contra o domínio da minoria branca, passe o Natal no hospital.
Mandela ficou 27 aprisionado durante o apartheid, incluindo 18 anos em Robben Island, na costa da Cidade do Cabo. Ele foi solto em 1990 e utilizou seu prestígio para reconciliar brancos e negros na "Nação Arco-Íris" pós-apartheid.
Saiba mais

Ataque suicida no Paquistão mata oito, incluindo ministro provincial
Ataque aconteceu em casa de Peshawar onde acontecia reunião de partido.
No total 18 pessoas foram feridas; Talibã reivindicou atentado.
Corpo do ministro provincial Bashir Bilur é velado neste sábado (22) (Foto: Reuters)

Ao menos oito pessoas, entre elas um ministro provincial, morreram em um atentado suicida reivindicado pelo Talibã neste sábado (22) durante uma reunião de um partido político noPaquistão, informaram fontes oficiais.

O atentado foi reivindicado pouco tempo depois pelos talibãs paquistaneses, para vingar a morte de um dos seus, disse o porta-voz Ehsanula Ehsan.

O Partido Nacional Awami, que governa a província de Jiber Pajtunjua, realizava uma reunião em Peshawar, na qual participavam líderes provinciais.

"Posso confirmar que o ministro provincial Bashir Bilur morreu. Ele foi levado em estado muito grave ao hospital, mas não resistiu", informou outro ministro, Arabab Ayub Jan, do mesmo governo regional.

No total, 18 pessoas ficaram feridas no atentado.

"O homem-bomba caminhou até a casa onde acontecia a reunião e detonou seus explosivos', disse o chefe dos bombeiros Shafqat Malik à AFP.

A polícia informou que havia cerca de 100 pessoas na reunião política no momento do ataque.

Segundo fontes paquistanesas, 35 mil pessoas morreram no país desde 2001 como resultado de atos terroristas no país, depois que uma coalizão liderada pelos Estados Unidos invadiu o Afeganistão, após os ataques de 11 de setembro daquele ano. G1

Justiça argentina aceita recurso e suspende aplicação da Lei de Meios
Decisão revalida cautelar que paralisa lei que limita número de concessões.
Medida interrompe transferência iniciada na véspera pelo governo Kirchner.

Martín Sabbatella, presidente da agência reguladora, dá entrevista nesta segunda-feiras (17) em frente à sede do Clarín em Buenos Aires (Foto: AFP)

A Justiça da Argentina aceitou nesta terça-feira (18) o recurso apresentado pelo conglomerado de mídia Clarín contra uma resolução que havia declarado a constitucionalidade da Lei de Meios - proposta do governo que limita as concessões e a abrangência das operações das empresas de comunicação.

A aceitação também inclui a volta da medida cautelar que suspende a lei, o que significa que o governo terá novamente que esperar a decisão da Justiça, em instância superior, para retirar as licenças do Clarín. Saiba mais

Colômbia e Farc retomam processo de paz e abordam questão agrária
Negociação foi retomada em Havana após recesso de quatro dias.
Governo e guerrilha tentam acabar com quase 50 anos de guerra civil.

A guerrilheira holandesa das Farc Tanja Nijmeijer chega ao local das negociações nesta terça-feira (18) (Foto: AFP)

O governo da Colômbia e a guerrilha esquerdista das Farc retomaram nesta terça-feira (18) seu processo de paz em Havana, Cuba, com os olhos voltados para a necessidade de um acordo a respeito do espinhoso tema agrário, crucial para o fim de cinco décadas de guerra civil.

Antes de voltar à mesa de negociações, após um recesso de quatro dias, o negociador-chefe das Farc, Iván Márquez, insistiu que o destino do seu país depende de uma solução para a distribuição e uso da terra, o primeiro de cinco temas em discussão. Saiba mais

Onda de frio mata 18 na Ucrânia
Temperaturas caíram para menos 10 graus Celsius.
Deve fazer ainda mais frio, segundo os meteorologistas.

Militares desenterram carro coberto por neve nesta segunda-feira (17) na cidade ucraniana de Brody (Foto: Reuters)

Dezoito pessoas morreram de frio na Ucrânia neste mês, a maioria no fim de semana, já que as temperaturas caíram para menos 10 graus Celsius, afirmou o governo nesta segunda-feira (17).

O Ministério da Saúde disse que 12 pessoas foram encontradas mortas nas ruas, três em suas casas e três morreram enquanto recebiam tratamento médico. Na sexta-feira passada, o número de mortos ficou em seis.

As temperaturas à noite devem cair para menos 28 graus negativos no norte, centro e leste da Ucrânia nesta semana, previram os meteorologistas.

A frente fria veio depois de uma nevasca que deixou algumas áreas cobertas com 53 centímetros de neve. Saiba mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário