domingo, 30 de dezembro de 2012

CURIOSIDADES_11_12_02

Bonecas criadas por artista francesa parecem meninas de verdade
Fofas? Algumas bonecas têm expressões muito humanas
A artista francesa Laurence Ruet criou bonecas que, assustadoramente, parecem meninas de verdade. Cada boneca faz parte de uma coleção única, e é vendida por R$ 1.250 até R$ 3.645. As criações do artista não são anunciadas como brinquedos, mas como itens de colecionadores. Segundo o “Daily Mail”, Laurence não usa moldes e, por isso, uma nova boneca idêntica não pode ser feita.

As bonecas parecem meninas de verdade
As bonecas são elaboradas a partir de uma resina e de panos exclusivos. Elas vestem vestidos e sapados de criança. Os olhos são de vidro, e o cabelo pode usar até fios reais. Segundo Laurence a parte mais difícil de fazer é moldar a expressão das crianças. Outras fotos podem ser vistas no site da artista Laurence Ruet. Saiba mais
Veja como era o tratamento de hemorroidas e outros procedimentos médicos na Idade Média

Ao longo da História, nem sempre as tecnologias e medicamentos disponíveis nos consultórios foram tão complexos como os atuais. Pior para os pacientes, que passaram por maus bocados, enfrentando procedimentos que hoje em dia mais parecem tortura. Cirurgias de cataratas e para lesões ocorridas em campos de batalhas e tratamento contra hemorroidas eram procedimentos que, no século 21, deixam qualquer um de cabelo em pé. Ficou curioso? Então, confira como era cada um desses métodos.
1. Cirurgia para cataratas
Reprodução
O procedimento de remoção de catarata utilizava um instrumento afiado, o qual era inserido no olho pela córnea para forçar a lente para fora. Facas e agulhas afiados estavam entre os objetos preferidos dos médicos. A situação melhorou devido ao contato da medicina Europa Medieval com a Islâmica.
2. Cirurgia para lesões ocorridas em campos de batalhas
Reprodução
Em meio a tantos arcos e flechas, os médicos da Idade Média se depararam com um desafio: como tratar os ferimentos? Para tirar a flecha, a solução foi o chamado Albucacis. Os médicos enfiavam uma espécie de colher na ponta da seta para retirá-la do paciente sem machucá-lo ainda mais. Daí em diante, muitos cauterizavam a região, aplicando ferros quentes no machucado, o que selava os tecidos e veias, impedindo a perda de sangue e infecções.
3. Cirurgias para hemorroidas
Reprodução
Na Idade das Trevas, existia até um monge das hemorroidas… Isso mesmo, o monge irlandês São Fiacre era considerado o padroeiro de quem sofria com o mal. A fama não tão glamourosa surgiu porque o cara desenvolveu a doença ao cavar um jardim. No entanto, um dia se sentou em uma pedra e, “milagrosamente”, foi curado. São Fiacre se tornou o padroeiro de quem sofria de hemorroida e a pedra virou um ponto de peregrinação para quem procurava a cura. Para quem não buscava uma solução divina, cauterizações com ferros quentes – semelhantes às que curavam lesões ocorridas em campos de batalhas -, banhos de assento ou simplesmente puxar as feridas para fora com as unhas foram soluções usadas.
Fonte: Oddee
Festa para os macacos
Pesquisadora: Verônica Silva. Direto da Alemanha
( Tradução simultânea com o Google)
Uma orgia em todos os sentidos com muita comida! 
Os macacos estão satisfeitos com a comida, os moradores e turistas sobre a atração

Lopburi (Tailândia) - Festa de Macacaos!
Bananas suculentas, de bochechas vermelhas maçãs e nozes crocantes são decorativa em placas e nas mesas que foram distribuídas. Parece uma festa bonita - mas não para as pessoas!

Por aqui, só festeja o macaco. No último domingo de novembro, os moradores do vilarejo tailandês Lopburi dar (150 quilômetros ao norte de Bangkok) em seu cavalinho de pau!
Lophuri sabe-se que os primatas em toda a cidade e em torno dos fundamentos do Sam Prang Yot templo está tantos atrair os turistas. 


Como agradecimento por esta, residentes de atração incomum ,eles fazem uma Celebração com os macacos que mantem por duas décadas ! As refeições grandes, totalizando 4.000 kg guloseimas são realizadas quatro vezes por dia.
Que por mais selvagem que se aproxima, do que um jantar normal, mostram as fotos engraçadas na galeria de fotos (acima).
Enquanto isso, o "Macaco Buffett" converteu-se um grande evento. Maravilha é realmente é um macaco numa festa muito legal! Saiba mais

Saiba a origem dos nomes de 10 gigantes da tecnologia
Marcas tecnologia
Já parou para pensar em como surgiram os nomes das empresas de tecnologia com as quais interagimos no dia a dia? Como foi escolhido o nome da Sony, Nintendo, Apple, e tantas outras? 

As respostas, muitas vezes, são mais interessantes do que imaginamos, mostrando que as escolhas podem acontecer ao acaso. Em outras situações, no entanto, ao 'bater o olho' no nome já é possível entender todo o conceito que a marca carrega desde sua origem.

Por isso, escolhemos dez gigantes da tecnologia e fomos investigar suas raízes para saber de onde vieram seus nomes. Confira o que descobrimos:

Google

O nome, criado por Larry Page e Sergey Brin, remete à palavra “gogol” – termo matemático que representa o número um seguido de cem dígitos zeros. Segundo o próprio Google, o nome “reflete a missão de organizar uma quantidade aparentemente infinita de informações na web”.

IBM

A explicação é bem simples. Trata-se de uma sigla para “International Business Machines” (Máquinas de Negócios Internacionais, em tradução livre). Mas uma história interessante que envolve o nome da empresa está relacionada a Holywood. No filme “2001: Uma Odisseia no Espaço” há o computador HAL 9000, cujas iniciais são antecessoras de “I","B" e "M”. Apesar dos rumores, nunca foi confirmado se o nome do computador faz ou não uma referência à marca.

Yahoo!

Diferente do que a maioria pensa, Yahoo! não é uma referência àquela expressão de alegria ou de algo que alguém grita quando pula de Bungee Jumping. Na verdade é uma sigla para “Yet Another Hierarchical Officious Oracle” (apenas outro oráculo informal e hierárquico, em tradução livre).

Toshiba

Em 1939, as empresas japonesas Tokyo Denki e Shibaura Seisakusho se fundiam para criar a Tokyo Shibaura Denki. Não demorou muito para que ela fosse apelidada de Toshiba – o nome que carrega há mais de sete décadas.

Samsung

Em coreano, Samsung significa “três estrelas”. O curioso é que, no início, a empresa não trabalhava com tecnologia. Ela vendia peixes secos, legumes e frutas coreanas para a exportação.

Microsoft

O nome foi sugerido por Paul Allen, cofundador da empresa, e deriva das palavras “Microcomputer” e “Software”. Originalmente, a companhia se chamava Micro-Soft.

Hewlett-Packard (HP)

O nome é a junção do sobrenome de seus criadores: Bill Hewlett e DavePackard. O curioso é que eles definiram a ordem dos sobrenomes tirando a sorte no cara ou coroa. Bill venceu.

Sony

Sony é a junção de dois termos em línguas diferentes. Segundo o site da empresa, o nome vem do latim “sonus”, que é a raiz de palavras como “som” e “sônico”. O nome ainda foi inspirado no expressão “sonny boy”, utilizada no Japão, que significa “pessoa jovem com espírito livre e pioneiro”.

Nintendo

Há diversas teorias em relação ao nome da Nintendo. Em uma tradução literal, o kanji "Nin" geralmente é utilizado como “responsabilidade/obrigação”; "Ten" é “paraíso”; e "Dou" é “santuário/salão”. Assim, muitas pessoas interpretam o nome como “deixar a sorte para o céu” ou “confiar o sucesso nas mãos do destino”.

No entanto, no livro “The History of Nintendo 1889-1980: From Playing-Cards to Game & Watch”, outra teoria é apresentada. Ela diz que "Dou" normalmente é utilizado para adicionar prestígio à empresa.

Já "Ten" derivaria do nome “Tengu”, um personagem relacionado ao jogo de cartas e apostas ilegais. Como no início a Nintendo fabricava um jogo de cartas chamado Hanafuda, o livro argumenta que Nintendo poderia significar “o templo do hanafuda livre” ou “a empresa que é permitida a vender hanafuda”.

Apple

Ninguém sabe bem ao certo como surgiu o nome da Apple. Assim como a Nintendo, existem várias teorias sobre o assunto. Segundo Steve Wozniak, cofundador da Apple, Jobs surgiu com o nome após trabalhar um tempo em uma fazenda em Oregon onde havia muitas macieiras.

Há quem diga também que foi uma homenagem de Jobs à gravadora AppleRecords, ou então que o nome foi escolhido porque trazia a ideia de saúde que eles gostariam de associar a seus computadores.
Fotos deflagram o vazio do consumismo
Chris Jordan retrata excessos do ocidente
  (Foto: Chris Jordan)

O fotógrafo Americano Chris Jordan retratou imagens que expõem o consumismo desenfreado dos norte-americanos e a consequência disto sobre o meio-ambiente na série Intolerable beauty: Portraits of american mass consumption (Beleza intolerável: Retratos do consumismo massivo americano, em português).
O trabalho tem grandes dimensões, visando agravar o impacto das fotos. Como Edward Burtynsky, Jordam usa sua arte para capturar cenas de desperdício infraestrutural e industrial que a maioria jamais veria senão em suas fotos. Enquanto Burtynsky foca nos excessos das indústrias petrolíferas, construtora e de mineração, Jordan olha para os produtos presentes no dia a dia, como copos de plástico, revelando como os danos causados pelo consumo em massa passam despercebidos pelo cidadão comum.
  (Foto: Chris Jordan)
Internet por Bicicletas
Pesquisadora: Verônica Silva. Direto da Alemanha
Até há poucos anos, Amina Begum nunca tinha visto um computador. Agora ela entra regularmente em chats, no Skype com o marido, isto é somente porque uma mulher está trazendo a internet em uma bicicleta até sua aldeia.


Existem dezenas de chamadas "damas info" que viajam com um laptop e internet em aldeias remotas em Bangladesh, onde eles estão ajudando dezenas de milhares de pessoas, aplicações para ser apresentado às autoridades ou mesmo permitir que apenas  mantenham contato com parentes e amigos.

A opção válida em um país onde apenas cinco milhões dos 152 milhões de pessoas têm acesso à Internet!

A idéia não é nova

O projeto das senhoras informação foi lançado em 2008 pela organização de desenvolvimento Bengali D.Net e outros grupos para a vida. A idéia tem sido: Prêmio Nobel da Paz Muhammad Yunus, 2004 trouxe um telefone maneiras semelhantes móveis em áreas rurais. Ele mandou então senhoras "móveis" nas aldeias. Agora, mais de 92 milhões de pessoas em Bangladesh tem uma conexão de celular. Saiba mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário