quinta-feira, 1 de novembro de 2012

MUNDO GAY_02 A 08 DE 2012


06 09 12
Vídeo: beijo gay em horário eleitoral do PSol causa polêmica
Vídeo: beijo gay em horário eleitoral do PSol causa polêmica
Se na televisão brasileira o beijo gay ainda representa um tabu, o programa de um candidato a prefeito de Joinville, maior cidade de Santa Catarina, derrubou essa barreira em seu horário eleitoral. Mostrando um beijo entre dois homens, Leonel Camasão (Psol) marcou posição pelo respeito à diversidade e trouxe o assunto para o centro da campanha eleitoral, causando reação em setores conservadores da cidade.

"O Psol tem na cidade uma trajetória na questão LGBT, muitos filiados do partido participam do movimento. Como já existia essa peça publicitária, que foi utilizada na campanha do Plínio para presidente, em 2010, nós decidimos reaproveitar essa peça", afirmou Camasão.

Se na televisão brasileira o beijo gay ainda representa um tabu, o programa de um candidato a prefeito deJoinville, maior cidade de Santa Catarina, derrubou essa barreira em seu horário eleitoral. Mostrando um beijo entre dois homens, Leonel Camasão (Psol) marcou posição pelo respeito à diversidade e trouxe o assunto para o centro da campanha eleitoral, causando reação em setores conservadores da cidade.

"O Psol tem na cidade uma trajetória na questão LGBT, muitos filiados do partido participam do movimento. Como já existia essa peça publicitária, que foi utilizada na campanha do Plínio para presidente, em 2010, nós decidimos reaproveitar essa peça", afirmou Camasão.

A veiculação do material nos pouco mais de dois minutos de programa do Psol ganhou projeção e não ficou restrita ao horário eleitoral. "Não esperava a repercussão que está tendo no momento, inclusive o ataque que a gente recebeu do Jornal da Cidade, um jornal local do município, o que ampliou ainda mais a repercussão do caso. Um ataque gratuito levou isso para outro patamar. estou surpreso, mas ao mesmo tempo estou feliz, porque mostrar o beijo gay no horário eleitoral é justamente para promover o debate e a gente está fazendo com que as pessoas parem pra pensa nessa questão".

O ataque a que o candidato do Psol se refere partiu do editor-chefe do jornal, João Franciso da Silva, em sua coluna no periódico. "Nojento aquele beijo gay exibido no programa eleitoral do Leonel Camasão, do PSOL. Tão asqueroso quanto alguém defecar em público ou assoar o nariz à mesa. Gostaria de saber qual a necessidade de exibir suas preferências sexuais em público? Para mim isso é tara, psicopatia. No mínimo falta de decoro. E a "figura" quer ser prefeito e se diz jornalista", escreveu o editor.

Reagindo à publicação, Camasão e o Psol acionaram a Justiça contra o jornal e o jornalista em questão. "Já protocolamos o direito de resposta e ainda não teve uma decisão do juiz. Eu pessoalmente vou entrar contra o jornalista e contra o jornal por calúnia e difamação, porque ele não só faz a comparação mas me faz ofensas pessoais e também por dano moral por questionar minha formação de jornalista", disse Camasão.

"Vamos esperar que a Justiça diga quem tem razão. Sou o editor do jornal , o beijo gay é uma coisa asquerosa. Não somos contra gay, não somos homofóbicos, mas se tivesse um sujeito cagando de porta aberta, um casal hétero fazendo sexo na sala da tua casa, o que tu ia achar?", respondeu João Francisco da Silva .

Segundo o editor, seu posicionamento está de acordo com os valores defendidos por seu jornal. "Eu faço jornal pra um grupo social dominante, com valores dominantes, mas com aceitação das minorias sejam de cotas, de gays, de negros, mas tem que defender valores éticos, familiares, estéticos. (O beijo gay) fere meu senso estético. Eu tenho amigos gays, dois dos colunistas do jornal são gays assumidos, são meus amigos, agora aquilo ali vou combater o resto da minha vida. A Globo vem discutindo o beijo gay na novela há três anos e até hoje não colocou no ar. Por que será?", questiona o jornalista.

Candidato manterá programa no ar

Não foram somente ataques e críticas que Camasão recebeu por veicular o beijo gay em seu programa eleitoral. Em carta, o deputado federal Jean Willis (Psol) manifestou apoiou à iniciativa de seu companheiro de partido. "Algumas pessoas podem ver isso como uma provocação - necessária - mas eu vejo, principalmente, como um ato pedagógico. Leonel teve a coragem de aproveitar os poucos segundos que ele tem na televisão para dizer aos habitantes de Joinville que ele vai governar para todos e todas, inclusive para as minorias historicamente injuriadas. Leonel teve a coragem de dizer que o governo dele vai ser inclusivo e que ele não vai aceitar qualquer forma de racismo, seja por gênero, cor da pele, sexualidade ou o que for", escreveu o parlamentar.

"O espírito da nossa campanha é diferente de verdade. A gente está trabalhando com temas polêmicos e com novas ideias para a cidade para estimular o debate, então a repercussão eleitoral disso nos votos ela foi analisada, mas não é o elemento principal. Nós não vamos tirar o comercial do ar como medo de perder votos. A gente sabe vai causar uma rejeição, principalmente numa parcela mais conservadora, mas estamos enfrentando a batalha de peito aberto, na expectativa de fazer o debate acontecer e trabalhar para que no futuro a gente tenha uma cidade menos conservadora, onde as pessoas tenham mais liberdade, possam ser felizes, não precisem ser apontadas ou xingadas no jornal por um simples ato de demonstração de afeto", finalizou Camasão.



21 08 12
Para conhecer já: os melhores hotéis gay-friendly do momento no mundo
Gays gastam 50% a mais com viagens do que heterossexuais

Editora Globo

Em 2011, segundo a OMT (Organização Mundial do Turismo), gays e lésbicas representaram 10% do fluxo mundial de turistas. Com elevado poder de consumo, eles correspondem, entretanto, a 15% do que é gasto no setor durante um ano – ou seja, turistas homossexuais gastam 50% a mais do que os heterossexuais.

Editora Globo

De olho nesse público, alguns hotéis de luxo acabam de adotar a denominação gay-friendly. Além de incluir a bandeira do arco-íris, símbolo da comunidade LGBT, há ainda serviços e atendimento personalizado. É o caso dos hotéis cinco estrelas Paradisus Punta Cana, na República Dominicana, membro da International Gay and Lesbian Travel Association; do Convento do Espinheiro, em Portugal; e do Paradisus Playa del Carmen La Perla, no México.  Saiba mais

13 08 12
Parada gay interdita Rua Lima e Silva no bairro da Liberdade, em Salvador
Interdição começou às 13h e dura até o fim do evento.
Trânsito flui com tranquilidade nas demais vias da capital baiana.

Parada gay interdita Rua Lima e Silva no bairro da Liberdade, em Salvador (Foto: Imagem/ TV Bahia)

De acordo com informações da Transalvador, uma parada gay no bairro da Liberdade interdita a Rua Lima e Silva desde as 13h deste domingo (12). Ainda segundo o órgão de trânsito, o acesso de veículos está proibido no local até o fim do evento, que não tem previsão de horário para acabar.

Nas demais vias da capital baiana, o trânsito flui com tranquilidade, sem congestionamentos, informou a Transalvador. Até as 16h deste domingo o órgão de trânsito registrou três acidentes com dois feridos. Saiba mais

06 08 12
Foto do primeiro casamento gay em espaço militar se torna viral na web
Os militares Will Behrens e Erwynn Umali viraram viral no Facebook após casamento gay (Foto: Reprodução)

A foto do primeiro casamento gay em uma base militar acabou se tornando um viral noFacebook - além de ser um fato histórico. A imagem da união civil dos sargentos Will Behrens, de 34 anos, e Erwynn Umali, de 35 anos, ganhou quase 200 mil “curtidas” e mais de 18 mil compartilhamentos desde que foi postada, em meados de julho, na rede social. O registro foi feito na capela de McGuire-Dix-Lakehurst, em Nova Jersey, nos Estados Unidos.

Antes mesmo de oficializarem a união, ambos já haviam sido casados e com filhos. Os sargentos se conheceram em uma igreja Batista de New Jersey, em 2006, que é contra a homossexualidade. Behrens era diretor do coral, enquanto Umali era um novo membro da instituição. O relacionamento, de fato, só começou a acontecer em 2009, quando Umali parou de ir à igreja; apesar de Behrens permanecer buscando “uma cura”. “Eu nunca conheci ninguém por quem valeria à pena desistir de tudo, até que eu conheci o Erwynn”, afirmou o parceiro.

Em razão da carreira de Umali, que presta serviços nas Forças Armadas dos Estados Unidos, ambos esperaram até 2011, quando uma medida que impedia relacionamentos homossexuais públicos envolvendo militares parou de ter efeito, para assumirem o romance. O passo seguinte, então, foi o casamento. No dia da cerimônia, os pais dos rapazes não compareceram, e 
 eles foram levados ao altar por seus filhos. TECTUDO

02 08 12
Casal gay registra primeiro filho com dois pais homens na Argentina
Reconhecimento de copaternidade seria inédito no mundo, segundo ONG.
Tobias, nascido na Índia, foi registrado em cartório em Buenos Aires.

O bebê Tobias Grinblat Dermgerd ao lado de seus pais Alejandro Grinblat (à esquerda) e Gustavo Dermgerd após ter sido registrado nesta terça-feira (31) em Buenos Aires (Foto: AFP)

Um casal gay inscreveu nesta terça-feira (31) o filho no registro civil de Buenos Aires sem a mediação de uma decisão judicial, um caso único no mundo, informou à AFP Maria Rachid, dirigente da ONG Lésbicas, Gays, Bi e Transexuais (LGBT).

"É o primeiro caso em nível mundial onde a certidão de nascimento é expedida diretamente pelo registro civil como filho de dois homens. Em outros casos foi feito a partir de uma decisão judicial, que retificava a certidão anterior", explicou Rachid, também legisladora da Assembleia de Buenos Aires.

O casal formado por Carlos Grinblat, de 41 anos, e Alejandro Dermgerd, de 35, inscreveu esta terça-feira, em um cartório do centro da capital argentina, Tobias, com um mês de vida.

O bebê nasceu na Índia, país que o casal escolheu para alugar o ventre da mulher que deu à luz seu filho.

"Nossa única luta era por formar nossa família. É outro passo no reconhecimento dos direitos igualitários. Este é um caminho que começou há anos e um marco foi o casamento igualitário", disse Grinblat ao sair do cartório, enquanto exibia, ao lado do companheiro, o documento que atribuía o registro do filho aos dois. Saiba mais

29 07 12
Oxford aparece mais moderna ,homens autorizados a usar saias
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Vestidos longos podem aqui os homens como o ex-presidente dos EUA, Bill Clinton durante algum tempo, realizada em Oxford.
Oxford é para muitos a personificação da tradição britânica. Agora, no entanto, mostra também a Universidade consagrada pelo tempo de desintegração e se adapta à idade moderna - para o benefício de estudantes transexuais. Saiba mais
14 07 12
'Falta coragem para enfrentar a ditadura gay'
Autor da proposta de criação do Dia do Orgulho Heterossexual, o vereador evangélico Carlos Apolinário garante que não tem nada contra os homossexuais, só combate o que classifica como privilégios da opção sexual: 'Eles querem ser uma categoria especial de pessoas'
O vereador Carlos Apolinário: 'Gays querem a lei da mordaça para quem não concorda com eles'

Ele figura na lista dos dez brasileiros mais homofóbicos, já propôs a criação do Dia do Orgulho Heteressexual, mas o vereador paulistano Carlos Apolinário, do Democratas, garante que não tem nenhum preconceito contra gays. “O que eu não aceito é alguém querer se esconder atrás de sua opção sexual”, afirma.

Evangélico, Apolinário é um dos apoiadores da Marcha para Jesus, que acontece neste sábado na cidade e é o evento que mais rivaliza com a Parada Gay. Ele recebeu o site de VEJA para explicar, afinal, qual é a sua posição em relação aos homossexuais: “Eu combato os privilégios. O dia em que os gays lutarem por leis que valham tanto para eles quanto para os heterossexuais, eles terão muito mais sucesso.”

Confira os principais trechos da entrevista:


O senhor é homofóbico? De maneira nenhuma. Pode procurar, você não vai encontrar uma única declaração minha em que eu desrespeite a figura humana do gay.
Então por que o senhor está na lista dos dez mais homofóbicos do Brasil? Porque eu combato os excessos deles. Não acho que eu tenha o direito de ir à piscina coletiva do meu prédio, ou a um restaurante, e ficar dando beijos exagerados ou acariciando a minha mulher em público. Se um heterossexual agir dessa maneira, vão chamar a polícia e ele pode ser enquadrado por atentado violento ao pudor. Mas se chamarem a atenção de duas pessoas do mesmo sexo que estejam se beijando excessivamente dentro de um restaurante, por exemplo, eles acusam quem os repreendeu de homofobia.
Os gays não podem demonstrar afeto? Podem, mas dentro do razoável. Se eles chegam de mãos dadas num restaurante, por exemplo, é razoável. O que eu combato é o excesso, que muitas vezes eles adotam não por amor, mas para chocar, confrontar a sociedade, para dizer: ‘vocês têm que nos engolir’. Como diz o Agnaldo Silva, autor de novelas da Globo, o gay no Brasil é folgado. Não é o Apolinário quem está dizendo, é o autor da novela Fina Estampa. E eu concordo com ele, apesar de acreditar que nem todos sejam assim.
Por que o senhor propôs a criação do Dia do Orgulho Heterossexual? Meu objetivo era o de levantar o debate em relação aos privilégios dos gays.
Privilégios? Em geral os gays reclamam de que são perseguidos... Pois eu digo que hoje eles são cada vez mais protegidos. A OAB está fazendo um verdadeiro tratado a favor dos gays, a ONU está preocupada com eles, o mundo está preocupado com os gays. Parece que vamos ter dois mundos: um antes e outro depois dos gays.
E os casos de violência contra homossexuais? Essa é uma mentira das maiores que tem. Aqui em São Paulo, por exemplo, o único lugar onde tem havido esse problema é na Avenida Paulista, de vez em quando. Mas eu não tenho tomado conhecimento de outros casos em São Paulo ou no Brasil. O que acontece é o seguinte: se você bate o carro e o cidadão do outro automóvel é heterossexual, o máximo que vai acontecer é uma ocorrência da batida; mas se o motorista do outro carro é gay e acontece uma briga, uma discussão, vai sair no jornal “motorista bate em casal de gays”. A briga não aconteceu em função da opção sexual, mas eles transformam nisso.
Os gays se dizem discriminados... Pelo contrário. Eu não conheço um único restaurante em São Paulo que proíba a entrada de gay. Não conheço nenhuma igreja católica, evangélica ou espírita que proíba a entrada de gay. Eu, que sou evangélico, já sofri muito preconceito. Quando era criança, na escola, zombavam de mim. Eu levava a Bíblia escondida dentro da blusa, quando ia para a igreja, para não ser gozado. Eu sei o que é o preconceito. Hoje, vale a pena dizer que é gay. Virou um escudo. Estamos na seguinte situação: se um gay furar a fila no supermercado, é melhor deixar ele lá. Porque se você for brigar, vão dizer que você é homofóbico.
O que o senhor acha da proposta de emenda constitucional do deputado Jean Wyllys, que permite o casamento gay? Se eu estivesse no Congresso, votaria contra. Só que eu vivo em um país democrático. Mesmo que eu seja contrário, se o Congresso aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, vou respeitar a lei. O que não significa que vou passar a ser favorável a isso. São coisas diferentes. Continuarei acreditando que o casamento deve acontecer entre um homem e uma mulher. Mas mesmo sendo contrário, eu respeito, se essa for a vontade da sociedade. E isso nós não sabemos, porque o casamento foi autorizado pelo Supremo Tribunal Federal e não pelo Congresso Nacional.
O STF não tem poder para decidir a questão? Na minha opinião, não. Essa matéria deveria ser discutida por deputados e senadores e, uma vez aprovada, teria de ser sancionada pela presidente da República. São etapas necessárias para que a sociedade amadureça a ideia. Ao decidir daquela forma, o Supremo legislou no lugar do Congresso e isso é errado.
Por que o STF assumiu o papel do Congresso Nacional nessa questão? Porque o STF está sendo acionado pelos gays para se pronunciar. Eles têm pressa, querem acelerar esse processo. A maioria do Congresso Nacional, hoje, não quer o casamento entre pessoas do mesmo sexo, nem aceita a adoção de crianças por casais de homossexuais. Só que os gays querem enfiar isso tudo goela abaixo do Congresso e da sociedade. Os gays precisam aprender a conviver com quem não concorda com eles. Eles têm de se acostumar ao fato de existirem pessoas que continuarão contrárias ao casamento gay, mesmo que ele seja aprovado. É um direito individual, e a democracia me dá o direito de me expressar. Mas eles não aceitam isso. Eles querem a lei da mordaça, querem ser uma categoria especial de pessoas. E é contra isso que eu luto. Se ninguém falar nada, vai chegar o tempo em que os jornais não poderão mais fazer reportagens sobre os gays porque a lei vai proibir. Eles querem calar a sociedade e ninguém tem coragem de enfrentá-los. Veja
07 07 12
Londres realiza parada anual do orgulho gay; veja fotos
Organizadores estimam cerca de 5 mil participantes.
Em sua 41ª edição, evento terá 25 shows ao ar livre.

Policial observa participante da parada gay em Londres, neste sábado (7) (Foto: Andrew Cowie / AFP)

Integrantes da comunidade LGBT participa de para do orgulho gay em Londres, neste sábado (7) (Foto: Andrew Cowie / AFP)

Parada Gay em Londres (Foto: AFP)

Participante usa acessórios com as cores da bandeira britânica durante parada gay em Londres (Foto: Olivia Harris / Reuters)
10 06 12
Croácia faz segunda edição de sua Parada Gay
Centenas participaram de evento em Split.
De olho na entrada na União Europeia, autoridades garantiram segurança.

Manifestantes participam da Parada Gay de Split, na Croácia, neste sábado (9) (Foto: AFP)

Centenas de pessoas participaram da segunda Parada Gay em Split, na Croácia, neste sábado (9).

Autoridades garantiram a segurança do evento com centenas de policiais de choque, e alguns ministros do governo participaram do ato.

A Croácia tenta demonstrar respeito aos direitos humanos, como parte da campanha para entrar na União Europeia em 2013.

Manifestante de extrema-direita é detido após protestar contra a Parada Gay em Split (Foto: AFP)
Manifestante de extrema-direita é detido após protestar contra a Parada Gay em Split (Foto: AFP)
02 05 12
Bento XVI diz que Estado deve zelar pelo casamento heterossexual
Papa defendeu ainda uma "construtiva" colaboração entre o Estado e a Igreja para enfrentar os tempos de crise que atingem parte do planeta neste momento.

Papa Bento XVI (Foto: EFE/Luca Bruno)

O papa Bento XVI disse neste sábado (2) que o Estado deve estar a serviço da pessoa e zelar pelo direito da família, "baseada no casamento entre um homem e uma mulher".

O pontífice fez essas declarações durante o encontro que teve com autoridades, empresários, trabalhadores, artistas e educadores da região italiana da Lombardia na sede do arcebispado de Milão, onde se aloja durante sua estada na cidade para presidir o 7º Encontro Mundial das Famílias.

O bispo de Roma destacou que o Estado tem de reconhecer a identidade própria da família, "baseada no casamento entre um homem e uma mulher, aberta à vida", e o direito primário dos pais à livre escolha da educação e formação de seus filhos, "segundo o projeto educacional que considerem válido e pertinente".

"Não se faz justiça à família se o Estado não sustentar a liberdade de educação para o bem comum de toda a sociedade", ressaltou o papa.

Durante o evento, transmitido ao vivo pelo Centro Televisivo Vaticano CTV, o papa afirmou que, embora a concepção do estado confessional esteja superada, suas leis devem encontrar justificativa e força na lei natural, "que é o fundamento de uma ordem adequada à dignidade do ser humano".

"O Estado está a serviço e à tutela da pessoa, de seu bem-estar em seus múltiplos aspectos, começando com o direito à vida, que jamais pode ser suprimido deliberadamente", manifestou.

Bento XVI defendeu uma "construtiva" colaboração entre o Estado e a Igreja, sem que haja confusões sobre o papel de cada um, para enfrentar os tempos de crise que atingem parte do planeta neste momento. Nesse sentido, ele ressaltou a laicidade do Estado e disse que esse aspecto deve garantir a liberdade "para que todos possam propor sua visão da vida comum respeitando os demais e no contexto das leis que prezam pelo bem comum".

O pontífice também fez uma grande apologia à liberdade: "não é um privilégio para alguns, mas um direito para todos, um valioso direito que o poder civil deve garantir".

Ao falar sobre o papel dos líderes mundiais, o papa enfatizou que a principal qualidade de quem governa é a justiça, "virtude pública por excelência, porque impacta no bem de toda a comunidade".

Antes de se reunir com os representantes da sociedade milanesa, o papa manteve um encontro com o cardeal Carlo Maria Martini, de 85 anos. Ainda neste sábado, Bento XVI se deslocará ao parque de Bresso, em Milão, onde se reunirá com as milhares de famílias de todo o mundo - de mais de 100 nações - que participam do evento em uma vigília chamada "Festa do Testemunho"

29 05 12
Cinco homossexuais são agredidos durante festa no sertão
Agressão foi praticada por três homens, que não foram presos



Através de uma campanha nas redes sociais, internautas denunciaram um caso de homofobia que teria acontecido durante o evento “Micaranhas”, carnaval fora de época ocorrido no último final de semana na cidade de São José de Piranhas.

De acordo com as informações de um dos agredidos, um jovem cajazeirense de 16 anos de idade, ele foi espancado por três homens enquanto estava dançando e se divertindo com mais quatro colegas, todos homossexuais.

Segundo o jovem que estava acompanhado por dois rapazes de 19 e 20 anos e duas garotas de 18 e 22 anos, não havia casais no grupo e nem troca de carícias. “Estávamos em grupo, mas apenas dançando no camarote, não havia casais”, disse.

Segundo o menor, três homens passaram pelo local e afrontaram o grupo de amigos com ofensas homofóbicas, como defesa, os jovens vaiaram os agressores que voltaram ao camarote e começaram a agredir os rapazes e também as meninas.

Os agressores fugiram do local. Segundo o menor, o grupo de jovens homossexuais se dirigiu até a delegacia local, porém, devido a burocracia, acabaram desistindo de prestar queixa.

A campanha na internet foi idéia de uma amiga dos jovens envolvidos que não se conformou com a agressão dos colegas e resolveu mostrar o abuso na rede. O caso de homofobia já ultrapassou a marca de 500 compartilhamentos nas redes sociais.
Da Redação (com Diário do Sertão)
WSCOM Online

25 05 12
Parada LGBT de 2012 vai pedir educação para 'curar' homofobia
Evento ocorre em 10 de junho, a partir das 12h, na região central de SP.
Organizadores divulgaram manifesto pedindo criminalização da homofobia.
Fernando Quaresma lê manifesto pedindo criminalização da homofobia, nesta terça (22) (Foto: Nathália Duarte/G1)

A 16ª edição da Parada do Orgulho LGBT deSão Paulo (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros) levará para a Avenida Paulista neste ano o tema “Homofobia tem cura: educação e criminalização – preconceito e exclusão, fora de cogitação”. O evento que acontece em 10 de junho foi apresentado pela Associação da Parada nesta terça-feira (22), durante entrevista coletiva na manhã. Já está confirmada a participação de 12 trios elétricos, número que pode subir para 20, segundo previsão dos organizadores.

“Nós estamos chamando a comunidade para discutir, debater esses temas e tentando esclarecer e trazer à tona a luta pela igualdade”, diz Fernando Quaresma, presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT. A Parada acontece no dia 10 de junho, a partir das 12h, na Avenida Paulista. A concentração deverá ocorrer às 10h em frente ao Masp.

Para Heloísa Gama Alves, coordenadora de Políticas para a Diversidade Sexual da Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, o tema da Parada neste ano pretende contribuir para a redução da violência contra o público LGBT.

“De um ano para cá, não avançamos nada em legislação para essa população. Não temos muito para comemorar porque a violência contra esse público tem aumentado ano a ano. Acredito que a escolha do tema da Parada foi muito feliz já que a educação é extremamente importante. A criminalização não vai acabar com a homofobia, pode apenas dar meios para punir quem a comete. A educação, sim, é um elemento fundamental para o combate à homofobia, para que as próximas gerações acolham as diferenças”, diz Heloísa.

O coordenador de assuntos da diversidade sexual da Prefeitura de São Paulo, Franco Reinaldo, destaca dados consolidados no mapa da homofobia denunciada, estudo realizado desde 2006. “O primeiro deles é que a maioria dos agressores possui vínculo com a vítima. Mesmo sabendo que serão reconhecidos, eles praticam a violência, então eles não têm receio de praticar a violência, por isso a necessidade de punição. Outro dado é que 22% dos casos de violência física acontecem dentro de casa.”
Parada em 2011, na Avenida Paulista (Foto: Daigo Oliva/G1)
 
21 05 12
Psiquiatra famoso nos EUA pede desculpas por estudo sobre “cura” para gays

Robert Spitzer, um dos psiquiatras mais influentes dos Estados Unidos, pediu desculpas à comunidade gay por ter apoiado tentativas de “curar” a homossexualidade, informa o jornal britânico The Guardian.

Em 2001, Spitzer publicou, na revista acadêmica “Archives of Sexual Behaviour” (“Arquivos do Comportamento Sexual”), um estudo científico sobre a “terapia reparadora”, e foi saudado por religiosos conservadores. O psiquiatra escreveu agora para a mesma publicação se retratando. Em carta divulgada neste fim de semana, ele chamou o estudo de “fatalmente falho”.
“Eu também peço desculpas a qualquer gay que tenha desperdiçado tempo e energia tentando de alguma forma a terapia reparativa porque acreditou que eu tinha provado que a terapia reparativa funciona.”

O estudo de Spitzer, segundo o Guardian, observou 200 pessoas que realizaram a terapia conduzida por grupos religiosos. Ele então perguntou a cada pessoa o mesmo conjunto de perguntas, analisando seus sentimentos e impulsos sexuais depois da terapia. O psiquiatra concluiu que muitos deles relataram mudanças em seus desejos sexuais de homossexuais para heterossexuais. Muitos acusaram a pesquisa de não ser rigorosa e de não levar em consideração que os pesquisados poderiam ter mentido ou se autoenganado sobre seus sentimentos.

Em uma entrevista com o The New York Times na semana passada, Spitzer, que tem 79 anos e sofre da doença de Parkinson, falou sobre sua carta de retratação. “É o único arrependimento que tenho, o único profissional”, disse Spitzer ao jornal americano. “Na história da psiquiatria não sei se eu já vi um cientista escrever uma carta dizendo que os dados estavam todos lá, mas foram totalmente mal interpretados”, disse o psiquiatra.

Movimentos gays elogiaram a ação de Spitzer e apontaram o momento como um “divisor de águas” na luta contra o mito do “ex-gay”.

Foto: Jemal Countess/Getty Images

Amanda Polato
19 05 12

Agra anuncia criação de coordenadoria para 

promover cidadania LGBT


O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, anunciou nesta sexta-feira (18) a criação da Coordenadoria Municipal de Promoção da Cidadania LGBT e de Igualdade Racial. O anúncio aconteceu durante reunião do gestor com representantes dos movimentos sociais LGBT e movimento negro e de Igualdade Racial, no início da tarde, no gabinete do Paço Municipal. O prefeito assinará na próxima semana uma Medida Provisória a ser enviada a Câmara Municipal criando a nova unidade. Os vereadores terão um prazo de até 60 dias para apreciação da MP.

A nova Coordenadoria ficará vinculada ao Gabinete do Prefeito e deverá contribuir para a geração de novas discussões junto com a sociedade civil e também ações e projetos com foco nas reivindicações dos movimentos LGBT e de Igualdade Racial. A perspectiva é que seja criado um Fundo para garantir as ações e projetos a serem desenvolvidos pelo grupo de atuação.

A assessora de Políticas Públicas para a Diversidade Humana do Município, Simone Cavalcante, ressalta que com essa decisão o prefeito Luciano Agra promove um instrumento que irá ampliar a pauta que já vem sendo discutida com relação à promoção da igualdade racial e de não homofobia.

Ações desde 2005 - A assessora destaca também que a PMJP já vem desenvolvendo ações desde 2005 de promoção à diversidade humana. Entre as ações, a de garantia do uso do nome social para travestis e homossexuais nos serviços públicos, campanhas contra a homofobia e o racismo institucional, e ainda a realização de processos de formação sobre diversidade sexual e humana.

Da reunião com o prefeito Luciano Agra estiveram presentes representantes do Movimento Espírito Lilás; Bamidelê Organização de Mulheres Negras; Conselho Regional de Serviço Social, Comissão de Diversidade Sexual e Direito Homoafetivo da OAB/PB; Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB; Fórum de Entidades LGBT/PB; Grupo de Mulheres Lésbicas, Bissexuaise Transexuais; Associação das Travestis-PB; e ainda a Central dos Trabalhadores do Brasil. O encontro também foi acompanhado por secretários municipais e pela vereadora Sandra Marrocos. Veja mais
13 05 12
Austrália tem passeatas a favor do casamento gay
Milhares foram às ruas nas principais cidades do país.
Premiê barra leis que regulamentariam união entre pessoas do mesmo sexo.

 Milhares de australianos marcharam neste sábado (12) nas maiores cidades do país em apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Os protestos ocorreram em Sydney, Melbourne, Perth, Canberra, Adelaide e Hobart.

Em Brisbane, a premiê Julia Gillard foi criticada por sua posição, contrária ao casamento gay, segundo a imprensa local.

Pesquisas mostram que a maioria dos australianos apoia o casamento gay, mas a primeira-ministra é contrária e continua barrando três leis no Parlamento que o regulamentariam. 
11 05 12
Obama declara apoio a casamento entre pessoas do mesmo sexo
Em entrevista, presidente enfatizou que esta é sua posição pessoal.
Anúncio ocorre um dia após 31º estado aprovar lei contrária a união gay.

Obama durante entrevista na terça (8); em entrevista à ABC, nesta quarta, o presidente anunciou seu apoio pessoal à união entre pessoas do mesmo sexo (Foto: Evan Vucci / AP)

O presidente dos Estados Unidos,Barack Obama, anunciou nesta quarta-feira (9) que apoia o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um longo período sem se proncunciar claramente sobre o tema e de declarações favoráveis do seu vice, Joe Biden.
Em uma entrevista à emissora norte-americana ABC, o presidente descreveu sua posição como uma "evolução", baseada em conversas com membros da sua equipe, funcionários abertamente gays e até mesmo com a sua mulher e filhas. Saiba mais
09 05 12
Homossexuais podem escolher nome para usar em escolas do Ceará
Nova orientação foi regulamentada pelo Conselho Estadual de Educação.
Medida vale para educação básica à superior, diz resolução.

 Travestis e transexuais agora podem ter nos registros escolares o nome usado socialmente. O Conselho Estadual de Educação do Ceará determinou por meio de resolução, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) da última quinta-feira (3), que as instituições escolares de educação básica e de ensino superior estaduais incluam o nome utilizado pelos homossexuais, além do nome civil. A medida vale desde a publicação no DOE.

Para o presidente Edgar Linhares Lima, é uma forma de se evitar preconceito. “Do ponto de vista filosófico e das relações interpessoais, respeitar a forma como o outro quer ser visto. Por exemplo, uma mulher virou homem. Ela coloca o nome dela oficial e entre parênteses coloca o nome novo”, explicou. De acordo com ele, essa é uma nova orientação para as escolas do estado, mas já há resolução do Conselho Nacional de Educação.

Segundo a resolução do Conselho de Educação, a medida vale para instituições escolares de educação básica e de ensino superior, vinculadas ao sistema estadual de educação do estado do Ceará. O direito é conferido a estudantes maiores de 18 anos, que poderão manifestar o desejo, por escrito, de inclusão do seu nome social pela instituição educacional no ato da matrícula ou, a qualquer momento, no decorrer do ano letivo.

Os estudantes menores de 18 anos que, dessa forma, ainda não atingiram a maioridade legal, podem fazer a inclusão com autorização conjunta, por escrito, dos pais ou responsáveis, ou por decisão judicial.

O texto justifica a ação pelo “respeito à cidadania, aos direitos humanos, à diversidade, ao pluralismo, à dignidade da pessoa humana”. Além disso, a resolução prevê que as instituições de ensino do estado viabilizem “condições necessárias de respeito às individualidades”, como manter programas educativos de combate à homofobia e transfobia, ações e diretrizes previstas na legislação vigente.

Nome civil e nome social
O nome civil é aquele registrado na certidão de nascimento ou equivalente. Já o nome social é aquele pelo qual é conhecido e identificada na comunidade, conforme a identidade de gênero assumida.

Além de preceder o nome civil em todos os registros e documentos escolares internos, o nome social, deverá ser usual na forma de tratamento. No entanto, na expedição de declarações, de certidões, de histórico escolar, de certificado e de diploma, constará somente o nome
civil, segundo as regras do Conselho de Educação.

Quando o procedimento for feito no ato da matrícula, o nome social deve ser incluído de imediato em todos os registros internos. Caso seja solicitado em outro período, a tramitação do processo terá o prazo de até 30 dias. Saiba mais

09 05 12
Guia sobre novas famílias
 
Por iniciativa do Ministério da Educação e do Instituto Nacional contra a Discriminação, a Xenofobia e o Racismo (INADI), esta semana foi apresentado em Buenos Aires um guia para que professores de escolas públicas e privadas ensinem a seus alunos os diferentes tipo de famílias que existem no país, que em 2009 aprovou uma lei que permite o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.

O guia explica aos alunos argentinos que exitem famílias com dois pais, duas mães, ou apenas um pai e uma mãe. O objetivo, disseram as autoridades argentinas, é reduzir os casos de bullying nas escolas.

_ Precisamos de uma mudança educacional em nossa sociedade que acompanhe a histórica decisão do Congresso. Os pais gays devem ser visíveis e mostrar sua realidade com orgulho _ disse o presidente a Comunidade Homossexual Argentina (CHA), César Cigliutti.

Desde que o Parlamento argentino aprovou a lei sobre casamentos gays, estima-se que cerca de 3 mil casais homossexuais pasaram pelos cartórios de todo o país.

17 04 12
Movimento cita Catedral em material de divulgação de parada gay no PR
Parada gay está marcada para 20 de maio em Maringá, no norte do Paraná.
Presidente da AGLBT não viu desrespeito no material de divulgação.

A parada gay em Maringá está marcada para 20 de maio deste ano (Foto: Divulgação/ Maringay)


O cartaz utilizado para divulgar a parada de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (LGBT), emMaringá, no norte do estado, causou discussão na cidade. Isso porque existe a menção à Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória, principal ponto turístico da cidade, no cartaz. A manifestação está programada para 20 de maio.

Nesta segunda-feira (16), a arquidiocese de Maringá afirmou que o departamento jurídico foi acionado para que sejam tomadas previdências.

Ao G1, o arcebispo de Maringá Dom Anuar Battist afirmou que achou os cartazes desrespeitosos. “A Catedral antes de ser um símbolo de Maringá, é um símbolo religioso da fé da maioria dos maringaenses e, por essa razão, lamentamos o uso do cartaz”, afirmou Dom Battisti. Ainda segundo o arcebispo, a Igreja não quer impor valores e princípios a ninguém e passa uma mensagem que acredita ser o melhor para a sociedade, mas respeitosamente, não concorda com todos os comportamentos.

“O símbolo de Maringá é a Catedral e o arco-íris é o símbolo da diversidade. Eu não vi nenhum desrespeito. Até porque nós também somos filhos de Deus. Eu não vi maldade nenhuma”, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (AGLBT), Toni Reis.
Para Reis seria desrespeito se tivesse ocorrido alguma blasfêmia ou agressão a uma imagem.
Capa do álbum 'Dark side of the moon' (Foto: Divulgação)Capa do álbum 'Dark side of the moon'
(Foto: Divulgação)
Robson Girardello integrante do Maringay, responsável pela organização da parada, afirmou que a ideia do material de divulgação é uma alusão ao álbum “The Dark Side of the Moon” do Pink Floyd.

“Simbolicamente, é algo que entra inteiro e direto de um lado, e sai plural do outro, mostrando suas diversas e verdadeiras formas”, diz trecho da coluna publicada por Girardello no site do Maringay.

O material não chegou a ser impresso. De acordo com a Maringay, o cartaz é um rascunho da campanha postado na internet. Saiba mais

06 03 12
Aluno gay processa escola nos EUA após ser impedido de usar camiseta
'Jesus não é homofóbico', dizia frase em camiseta de Maverick Couch.
Para diretor, mensagem tem conteúdo 'indecente e inapropriado à escola'.
A camiseta de Maverick com a inscrição: "Jesus não é homofóbico" (Foto: Reprodução)
Um estudante do ensino médio em Waynesville, no estado norte-americano de Ohio, está processando a escola por discriminação após ter sido ameaçado de suspensão caso usasse uma camiseta com a mensagem “Jesus não é homofóbico”.

De acordo com a WBTV, afiliada da Fox, o estudante Maverick Couch, que é homossexual assumido, está processando a escola e o diretor num tribunal de Ohio.

“A escola deve ser um lugar em que os estudantes se sintam seguros e à vontade, um lugar onde todos os estudantes possam aprender e aceitar uns aos outros. Quando esses direitos são desrespeitados não é certo”, disse Maverick à emissora.

O diretor da escola disse não ter tomado conhecimento ainda que o adolescente e seus advogados tinham levado o caso à justiça e, por isso, se negou a comentar o caso.

O incidente ocorreu em abril. Maverick disse que usou a camiseta com a frase e as cores do arco-íris no Dia Nacional do Silêncio, data em que a comunidade LGBT lembrou as vítimas de perseguição e bullying a homossexuais.

A ação diz que o diretor da escola, Randy Gebhardt, chamou Maverick à diretoria e pediu que tirasse a camiseta sob pena de ser suspenso. O estudante disse, então, ter tentado usar novamente a peça e foi ameaçado novamente com suspensão.

Uma das organizações mais antigas de defesa de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros dos EUA, a Lambda Legal mandou uma carta ao diretor destacando que a lei dava a Maverick o direito de usar a camiseta. Em resposta, o diretor respondeu dizendo que “a mensagem na camiseta do estudante tinha conteúdo sexual, indecente e inapropriado para a escola”.

“Sugerir que [a camiseta] é ofensiva, inapropriada ou sexual é realmente um tipo de humilhação à mensagem que Maverick queria passar no Dia do Silêncio”, argumenta o advogado do adolescente, Christopher Clark.

Na ação movida pela organização junto com o estudante, eles argumentam que a atitude da escola Waynesville viola a primeira emenda constitucional, sobre liberdade de expressão.

“Eu já sofri bullying e xingamentos e queria usar a camiseta para estimular o respeito a todos os estudantes, gays ou heteros”, disse Maverick Couch. “Eu espero que a escola me ajude a criar uma ambiente de aceitação para garotos LGBT, não de punição.” G1
31 03 12
Casal de mulheres decide engravidar e dividir as tarefas da amamentação
episódio de 'novas famílias' conta a história de mariana e paula, 
mães de um casal de gêmeos
Mariana nunca pensou em casar, não sonhava com um vestido de noiva, e aos 17 anos de idade começou a namorar uma menina. Mas sempre quis ser mãe. Para completar um quadro de angústia, ela sabia de sua pré-disposição genética a câncer de mama. Então, resolveu encarar a maternidade sozinha - sem parceiro nem parceira - e começou a planejar um tratamento de fertilização in vitro.

Só que logo após tomar essa decisão, ela se apaixonou por Paulinha. “Eu estava fazendo um espetáculo, ela entrou no teatro, eu bati o olho e, sem saber nada da vida dela, me deu um negócio que eu nunca tinha tido com ninguém”, contou Mariana. Paulinha, que nunca havia namorado uma menina, ficou envolvida com o carinho e as gentilezas da ‘nova amiga’. Até que um dia resolveu vivenciar essa experiência, e as duas estão juntas desde 2009. Veja o vídeo
 

15 03 12
Lei da ‘mordaça gay’ provoca protestos na Rússia
Texto prevê multa a quem 'promover a homossexualidade entre menores'.
Para ativistas, regra pode discriminar ler, escrever ou falar sobre gays.

Ativistas pelos direitos gays protestam em Moscou, no último dia 10, contra a aprovação de leis que consideram homofóbicas no país (Foto: Kirill Kudryavtsev / AFP)

O texto, que entrou em vigor no domingo, proíbe “a propaganda da homossexualidade e pedofilia entre menores”. Para ativistas gays, que a apelidaram a lei de 'mordaça gay', ela pode discriminar a leitura, escrita ou até mesmo o ato de falar sobre pessoas gays, lésbicas ou transgêneros. Quem violar a lei está sujeito a uma multas administrativas de até US$ 16.700 (mais de R$ 30 mil).

Na segunda, a Igreja Ortodoxa Russa (IOR) pediu na ampliação para todo o país da lei. "A obstinação das minorias sexuais e seus planos para manifestar-se de novo na frente de centros infantis demonstra como foi oportuna a aprovação da lei regional", disse Dmitry Pershin, chefe do comitê de juventude da IOR, citado pela agência oficial 'RIA Novosti'.

Pershin, que também é membro da comissão parlamentar para a família e os assuntos infantis, afirmou que "a lei deve receber um status federal o mais rápido possível, um trabalho que compete aos deputados" da Duma (Câmara Baixa do Parlamento).

“Essa lei pouco tem a ver com a proteção de menores”, disse Polina Savchenko, diretora da organização LGBT da cidade Coming Out, em um comunicado nesta terça (13), segundo a ABC.

Segundo os ativistas, mesmo falar sobre a biografia de Pyotr Ilyich Tchaikovsky, o famoso compositor clássico nascido em São Petersburgo, e mencionar que ele era homossexual pode ser considerado ilegal após a lei.

“Nós estamos ofendidos e indignados com os legisladores dessa cidade e vamos continuar lutando pelos direitos dos cidadãos LGBT até que essa lei bárbara seja retirada”, disse Savchenko à ABC.

Protestos
Antes mesmo de ser aprovada, a regra já provocava protestos diante de embaixadas russas em várias cidades nas últimas semanas. A homossexualidade era considerada ilegal durante a União Soviética e só foi descriminalizada pelo presidente Boris Yeltsin em 1993, embora ainda seja um grande tabu no país até hoje.

Leis similares foram aprovadas nos últimos meses nas regiões de Astrajan, Kostroma e Ryazan. A última tentativa de realizar uma passeata de orgulho gay em maio de 2011 na capital russa terminou em confrontos violentos entre ativistas homossexuais e ultranacionalistas, além da detenção de dezenas de pessoas.

O Tribunal Europeu de Direitos Humanos ditou uma sentença que considera que a proibição de manifestações de orgulho gay em Moscou em 2006, 2007 e 2008 "contradiz a Convenção Europeia de Defesa dos Direitos Humanos e das Liberdades Fundamentais".
 

13 03 12
A Dinamarca é um pioneiro gays 
podem se casar na igreja
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
1989 a Dinamarca se tornou o primeiro país do mundo a permitir relações com pessoas do mesmo sexo . Agora admite aos homossexuais o direito de ter um casamento na igreja. 
Ao contrário dos parceiros homossexuais da Alemanha, como Heinz cabelo (l) e Lüschow Reinhard, casais dinamarqueses têm direito a um futuro casamento em uma igreja.
Dinamarca quer permitir que as cerimônias do casamento homossexual em igrejas e prefeituras. O primeiro-ministro Helle Thorning-Schmidt quer uma lei em vigor em 15 de junho. O governo havia concluído seu trabalho sobre a lei. A lei era um "passo natural e lógico" para uma moderna Dinamarca, disse o social-democrata.
A lei, de acordo com Thorning-Schmidt, cada membro da Igreja Evangélica Luterana do estado tem o direito de casar na igreja ", se pertence aos parceiros do mesmo ou do sexo oposto." Saiba mais

13 03 12
Igreja Católica britânica intensifica campanha contra casamento homossexual
LONDRES — As autoridades católicas britânicas intensificaram neste domingo a sua campanha contra o casamento homossexual, fazendo que 2.500 igrejas divulgassem uma carta que defende "o verdadeiro significado do matrimônio". 
"Mudar a definição legal do matrimônio seria uma mudança muito radical", consideram neste documento os arcebispos Vincent Nichols, líder da Igreja Católica da Inglaterra e do País de Gales, e Peter Smith, do distrito londrino de Southwark.

"É nosso dever (...) fazer todo o possível para que as futuras gerações não percam o verdadeiro significado do matrimônio", acrescentam.

Uma das maiores autoridades católicas do Reino Unido, o cardeal Keith O'Brien, chefe da igreja da Escócia, havia denunciado no domingo, 4 de março, o projeto do governo britânico de legalizar o casamento homossexual.

O primeiro-ministro David Cameron espera redefinir o casamento civil e abri-lo aos casais do mesmo sexo, durante seu mandato que termina em 2015. Ele manifestou publicamente sue apoio ao matrimônio homossexual durante a última conferência do Partido Conservador em Manchester no outono passado (hemisfério norte).

O governo vai lançar uma consulta no mês que vem ao público sobre a introdução do casamento homossexual.

O Papa Bento XVI voltou a condenar na sexta-feira a união de pessoas do mesmo sexo, no momento em que muitos países tendem a legalizá-lo, por considerar que atenta contra a família tradicional e torna "irrelevantes as diferenças sexuais". AFP
 

06 03 12
Conselho de Psicologia rebate bancada evangélica sobre homossexuais e diz que 'não cabe cura para quem não está doente'

O Conselho Federal de Psicologia (CFP), assim como os conselhos regionais, é uma autarquia de direito público, com os objetivos de orientar, fiscalizar e disciplinar a profissão de psicólogo, zelar pela fiel observância dos princípios éticos e contribuir para a prestação de serviços à população.

Por Carla Biancha Angelucci e Humberto Verona*

Cumprindo as suas atribuições, o CFP, por meio da resolução 01/99, regulamenta a atuação dos psicólogos com relação à questão da orientação sexual.

Considerando que as homossexualidades não constituem doença, distúrbio ou perversão (compreensão similar à da Organização Mundial da Saúde, da Associação Americana de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina), a resolução proíbe que o psicólogo proponha seu tratamento e cura.

Entretanto, em nenhum momento fica proibido o atendimento psicológico à homossexuais, como afirmado pelo deputado João Campos (PSDB-GO), líder da Frente Parlamentar Evangélica no Congresso Nacional, que propõe um projeto que pretende sustar dois artigos da citada resolução.

Isso fere a autonomia do CFP como órgão que fiscaliza e orienta o exercício da psicologia e contraria as conquistas no campo dos direitos sexuais e reprodutivos, consolidados nacional e internacionalmente.

A iniciativa do CFP foi pioneira e, na época, o Brasil passou a ser o único país no mundo com uma resolução desta natureza. Por isso, o conselho recebeu dois prêmios de direitos humanos.

Vale ressaltar que, a partir da resolução brasileira, a Associação Americana de Psicologia formou um grupo específico para elaborar documentos de referência para norte-americanos e canadenses, reafirmando posteriormente a inexistência de evidências a respeito da possibilidade de se alterar orientações sexuais por meio de psicoterapia.

A discussão sobre a patologização da homossexualidade é comumente atravessada por questões religiosas, já que certas práticas sexuais são vistas também como imorais e contrárias a determinadas crenças.

Entretanto, há que se reafirmar a laicidade da psicologia, bem como de nosso Estado. Isso significa que crenças religiosas – que dizem respeito à esfera privada das pessoas – não podem interferir no exercício profissional dos psicólogos, nem na política brasileira.

Nesse sentido, ao associar o atendimento à pretensa cura de algo que não é doença, entende-se que o psicólogo contribui para o fomento de preconceitos e para a exclusão de uma parcela significativa de nossa população.

Considerando que a experiência homossexual pode causar algum sofrimento psíquico, o psicólogo deve reconhecer que ele é decorrente, sobretudo, do preconceito e da discriminação com aqueles cujas práticas sexuais diferem da norma estabelecida socioculturalmente.

O atendimento psicológico, portanto, deve, em vez de propor a “cura”, explorar possibilidades que permitam ao usuário acessar a realidade da sua orientação sexual, a fim de refletir sobre os efeitos de sua condição e de suas escolhas, para que possa viver sua sexualidade de maneira satisfatória e digna.

* Carla Biancha Angelucci é presidente do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo

* Humberto Verona é presidente do Conselho Federal de Psicologia

Folha de São Paulo
 

02 03 12
Nasce primeira criança brasileira com dupla paternidade
Pais são os pernambucanos Mailton Albuquerque e Wilson Albuquerque, juntos há quinze anos
 Wilson Alves Albuquerque e Mailton Alves Albuquerque são o primeiro casal de homens a ter uma filha - Maria Tereza - através de fertilização in vitro e registrado pela justiça, eles são casados desde agosto do ano passado Foto: Agência O Globo / Hans von Manteuffel

RECIFE - Nascida no dia 29 de janeiro deste ano, Maria Tereza é a primeira criança brasileira que tem dupla paternidade no seu registro de nascimento. Os pais são os pernambucanos Mailton Albuquerque, de 35 anos, e Wilson Albuquerque, de 40, que vivem há quinze anos uma relação homoafetiva, que preferem definir como uma história de amor. Um amor diferente para muitos, mas extremamente verdadeiro para eles. Os dois têm certeza que querem ficar juntos até o final de suas vidas e passaram pelo menos uma década estudando a melhor forma de ampliar a família com filhos biológicos. Acabam de realizar parte do sonho, já que pretendem ter ainda mais um bebê. Em seu parecer sobre o caso, o promotor de Justiça Adalberto Mendes Pinto Vieira considerou que os dois tiveram "uma coragem da gota serena" e que foram " muito machos e pioneiros".

Maria Tereza - uma criança sadia e rosada - é filha biológica de Mailton, que recorreu a uma clínica de reprodução assistida. O empresário contou com o óvulo de uma doadora anônima para a fertilização. Mas a menina cresceu no ventre de uma prima dele. Casada, ela impôs uma única exigência: não quer divulgação do seu nome. Eles contaram que muitas mulheres da família se ofereceram para o gesto de solidariedade, mas que foi ela quem apresentou o melhor exame físico. Os dois já têm embriões congelados e esperam ter mais um bebê, no caso um filho biológico de Wilson, empreitada prevista para o próximo ano.

Nesta sexta-feira estavam às voltas com mamadeiras, sapatinhos, chupetas e eram só elogios para o mais novo membro da família. Ela dormia tranqüila em seu quartinho branco e rosa, em meio à profusão de bichinhos de pelúcia colorida.

- Temos uma babá, mas à noite nós nos revezamos ao lado do berço para cuidar de Maria Tereza. Pela manhã, só saímos depois do banho. E à noite chegamos antes do último, afirmou Mailton. Para ele, a recém-nascida já reconhece o pai pelo cheiro.

- É uma santa, que só chora quando tem fome. Mesmo assim, quando a coloco no colo, fica logo calminha. Sabe que sou o pai dela, comemorou.

Ele disse que os dois pensaram até em adotar uma criança. Mas admitiram que o processo é muito complicado e preferiram amadurecer uma outra idéia: lutar por filhos biológicos. Mailton contou que quando esteve em um intercâmbio, no Canadá, ficou na residência de um casal homoafetivo que tinha três filhos obtidos a partir de fertilização artificial.

- Achei que o modelo seria o ideal para aumentar o tamanho da família. Observei lá que o preconceito é combatido na escola. Os livros ensinam que a família pode ser formada de pai e mãe, de pai e pai, de mãe e mãe, ou só de pai ou só de mãe, contou Mailton.

Os dois lembraram que, antes, filho biológico em laboratório só poderia ser destinado a casais heterossexuais. Mas uma decisão do Conselho Federal de Medicina de janeiro do ano passado estendeu o benefício para os casais homoafetivos. Eles possuem uma distribuidora de equipamentos hospitalares, com sede em Recife, e filiais em Fortaleza e Salvador. Construíram juntos um patrimônio. E comemoram agora o fato de ter para quem deixá-lo.

- Nossa experiência é um precedente importante. Realizamos um grande desejo, que era o de termos filhos, constituírmos família e mostrarmos para a sociedade que a gente consegue amar da mesma forma que um casal hetero, disse Wilson.

Nesta sexta-feira, um programa local de TV fez enquete entre os ouvintes, que reagiram com muito preconceito à iniciativa do casal. Mas para o juiz, importa mais para a estabilidade emocional da criança não o sexo dos pais, mas sim o afeto.

- Desde que exista afeto, tende a dar certo, independente do sexo. Foi permitido que eles constituíssem família através do casamento. Então também deve ser permitido que a família se complete através de uma criança, disse ele.

Para o promotor Adalberto Mendes Pinto Vieira, que deu o parecer sobre o caso, Maria Tereza só tem a ganhar com pais tão dedicados:

- Você é uma criança afortunada. Tem dois pais que se amam, pois enfrentaram o preconceito de frente e brigaram para que a Justiça reconhecesse a união deles como família. Talvez daqui a vinte anos, quando você for adulta, espero que o casamento homoafetivo seja uma questão corriqueira, porém nos dias de hoje eles foram muito machos e pioneiros para enfrentar a questão na nossa região e ser notícia em manchete de jornal. Tiveram uma coragem da " gota serena" , em bom "nordestinês". Tenha a certeza de ser muito amada por ambos, que mais uma vez, moveram "céus e terra" para que você viesse ao mundo e pudessem tê-la como filha.

Segundo o juiz da 1ª Vara de Família de Recife, Clicério Bezerra, a dupla paternidade é inédita no Brasil. Já houve um caso anterior semelhante em casal homoafetivo, mas formado por duas mulheres, que enfrentaram um longo processo na justiça.

- Aqui é inédito porque são dois homens, que solucionaram a questão administrativamente. Foi tudo resolvido em cartório, sem que se precisasse recorrer a algum processo judicial como ocorreu lá no sul, afirmou o magistrado, o mesmo que havia autorizado o casamento civil dos dois em agosto passado. Eufóricos com a chegada de Maria Tereza, já pensam no segundo filho do casal, dessa vez com os espermatozóides doados por Wilson. E contam com uma legião de voluntárias entre os parentes.

- Agradecemos às mulheres da família, e principalmente à que cedeu o ventre para abrigar Maria Tereza. Foi um gesto de extrema doação, disseram.
 Globo
28 02 12
Foto de beijo entre dois soldados americanos 
se espalha pela internet
Uma foto postada no sábado em uma página do Facebook sobre homossexuais no corpo de fuzileiros navais dos Estados Unidos está causando furor na internet. Segundo osite NPR, em três dias a imagem do beijo do sargento Brandon Morgan e seu parceiro, Dalan Wells, foi curtida mais de 15 mil vezes, compartilhada por quase três mil pessoas e recebeu cerca de três mil comentários.

A foto, que se tornou um viral, foi comentada em vários blogs. Na página Gay South Florida, do jornal Miami Herald, mantida pela jornalista Steve Rothaus, o sargento Morgan enviou uma mensagem de agradecimento a todos os que compartilharam a imagem:


“Fico feliz de servir como exemplo para alguém. 
Muito obrigado a todos por divulgaram minha história”.

Em um post do blog Joe.My.God., Morgan agradeceu a todos que reagiram positivamente às fotos. “Sobre os que odiram, deixe que odeiem”, disse o sargento.

Nesta segunda-feira (27), não era possível ver a foto nem a página do Facebook sobre homossexuais na marinha americana

A política “Don’t ask, don’t tell” (“Não pergunte, não diga”), que impedia homossexuais assumidos de ingressar nas Forças Armadas dos Estados Unidos, foi revogada em setembro de 2011. Época

24 02 12
 
O calvário de um hermafrodita
Christiane teve que viver como um homem
 Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
ignorância humana em determinados casos de tendencias e fisiologias diferenciadas nos Seres forçam milhares de pessoas a viver uma vida de sofrimento e angústia por conceitos arcaicos e crenças medievais.
Por: Fred William
Christiane Völling teve que viver muitos anos de sua vida como um menino e homem.

Logo após o nascimento, a parteira de Christiane Völling não esta completamente certa do que ela pensa ter como uma criança em suas mãos. Poderia ser uma menina, a mulher diz para os pais tranquilo.  Ainda um pouco mais tarde, decidiu interpretar o clitóris aumentado como micropênis. Christiane está registrado como Thomas e treinado por seus pais como um garoto. O fato de que o menino não tem testículos, não está envolvido nessa decisão.

Christiane tem sofrido desde o nascimento, uma desordem metabólica conhecida como hiperplasia adrenal congênita (HAC). AGS é herdada e refere-se a uma perturbação na formação do cortisol hormonas e aldosterona no córtex adrenal. Devido ao desequilíbrio hormonal, em meninas afetadas, incluindo uma masculinização dos órgãos genitais e causa desenvolvimento sexual prematuro em meninos. Por causa da falta de aldosterona, pode também levar a uma ruptura do sal no corpo. Terapia hormonal ao longo da vida pode compensar essa desordem. Em geral, no entanto, os sintomas da AGS são variados. Saiba mais sobre a história de Volling
 

18 02 12
Japão concede visto diplomático a gay brasileiro casado com cônsul dos EUA
Embora casamento gay não seja permitido no país, governo concedeu visto a brasileiro casado com diplomata americano.

O brasileiro Emerson Kanegusuke, e o cônsul-geral dos EUA em Osaka-Kobe, Patrick Joseph Linehan 59 (Foto: Fábio Ishikawa/ Arquivo Pessoal)
Embora o Japão ainda não permita o casamento entre pessoas do mesmo sexo, em um caso inédito no país, o governo concedeu ao brasileiro Emerson Kanegusuke, 39, o direito ao visto diplomático por ser casado oficialmente com o cônsul-geral dos Estados Unidos em Osaka-Kobe, Patrick Joseph Linehan, 59.

Com a entrada de Barack Obama no governo, em 2008, Washington passou a dar tratamento igual aos casais homoafetivos. Apesar de o país também não autorizar por lei o casamento gay - somente seis estados e o distrito de Columbia permitem este tipo de união -, o governo norte-americano passou a reconhecer oficialmente os parceiros de diplomatas como membro da família.

"Por isso, quando fomos transferidos para cá, o Japão me admitiu como 'diplomata', conforme foi solicitado pelo governo dos Estados Unidos", contou o brasileiro à BBC Brasil. O casal chegou ao Japão em agosto do ano passado, vindo de um período na Coreia do Sul.

Para o vereador Wataru Ishizaka - que junto de Taiga Ishikawa foram os primeiros políticos assumidamente gays eleitos em 2011 - este foi um importante passo no reconhecimento dos direitos dos homossexuais no Japão, pois o Ministério das Relações Exteriores mostrou que há espaço para um debate sobre o tema.

"Mas é preciso lembrar que ainda somente familiares de diplomatas têm essa chance de obter o visto de permanência", disse ele à BBC Brasil.

Ishizaka explicou que casais comuns ainda terão de esperar um tempo, pois primeiro é preciso aprovar legalmente o casamento entre pessoas do mesmo sexo no país. G1
 

04 02 12
Filho gay: o que você faria no lugar dessa mãe?

 
O depoimento abaixo foi publicado há alguns meses no blog de Amelia. Ela também contribui para a coluna Gay Voices, do Huffington Post. Amelia é o pseudônimo da autora, que preferiu manter a identidade guardada para proteger a família de uma possível exposição que, por conta do trabalho dela, filhos, maridos e parentes não são obrigados a passar. Apesar de o texto original (em inglês) estar circulando há um tempo na internet, a versão em português chegou no meu email apenas hoje. Foi quando o li pela primeira vez. Já acompanhei algumas vezes esse momento que a comunidade gay costuma chamar de “sair do armário” (outting, em inglês), que é quando alguém assume a homossexualidade para família e amigos. Raramente é um momento tranqüilo e geralmente a família é a última a saber. Ao ler o depoimento de Amelia me perguntei se ela é apenas uma exceção ou se sua postura diante da possibilidade do filho ser gay está realmente se tornando comum.

O texto escrito por Amelia:

“Meu filho mais velho tem seis anos e está apaixonado pela primeira vez. Ele está apaixonado pelo Blaine de Glee.

Para quem não sabe, Blaine é um garoto… um garoto gay, namorado de um dos personagens principais, Kurt.

Não é um amor do tipo “ele acha o Blaine muito maneiro”. É do tipo de amor em que ele devaneia olhando para uma foto de Blaine por meia hora seguido por um ávido “ele é tão lindo”.

Ele adora o episódio em que os dois meninos se beijam. Meu filho chama as pessoas que estão em outros cômodos pra ter certeza de que não perderão “sua parte favorita”. Ele volta o video e assiste de novo… e obriga os outros a fazerem o mesmo, se achar que as pessoas não prestaram atenção suficiente.

Essa obsessão não preocupa a mim e a seu pai. Nós vivemos em uma vizinhança liberal, muitos de nossas amigos são gays e a ideia de ter um filho gay não é algo que nos preocupa. Nosso filho vai ser quem ele é, e amá-lo é nosso dever. Ponto final.

E também, ele tem seis anos. Crianças nessa idade ficam obcecadas com todo tipo de coisa. Isso pode não significar nada. Nós sempre brincamos que ou ele é gay ou nós temos a melhor chantagem na história da humanidade quando ele tiver 16 anos e for hétero. (Toma essa, fotos tomando banho.)

E então, dia desses estávamos viajando para outra cidade ouvindo (é claro) o CD dos Warblers, e no meio da música Candles, meu filho, do banco de trás, fala:

“Mamãe, Kurt e Blaine são namorados.”
“São sim,” eu confirmo.
“Eles não gostam de beijar meninas. Eles só beijam meninos.”
“É verdade.”
“Mamãe, eles são iguais a mim.”
“Isso é ótimo, querido. Você sabe que eu te amo de qualquer forma?”
“Eu sei…” Eu podia ouví-lo rolando os olhos pra mim.

Quando chegamos em casa, eu contei da conversa para o pai dele, e nós simplesmente olhamos um nos olhos do outro por um momento. E então, sorrimos.

“Então se aos 16 anos ele quiser fazer o grande anúncio na mesa de jantar, poderemos dizer ‘Você disse isso pra gente quando tinha 6 anos. Passe as cenouras’ e ele ficará decepcionado por roubarmos o grande momento dramático dele’, meu marido diz rindo e me abraça.

Só o tempo dirá se meu filho é gay, mas se for, estou feliz que ele seja meu. Eu estou feliz que ele tenha nascido na nossa família. Uma família cheia de pessoas que o amarão e o aceitarão. Pessoas que jamais vão querer que ele mude. Com pais que não veem a hora de dançarem no casamento dele.

E eu tenho que admitir, Blaine seria realmente um genro fofo.”

Como vocês reagiriam no lugar dela?
 

10 01 12
INSANAMENTE RIDÍCULA 
A DECLARAÇÃO DO  PAPA:
Casamento homossexual é 'ameaça' à humanidade, diz papa
Declarações são as mais fortes proferidas por Bento XVI contra união gay.
Segundo ele, educação das crianças precisa de 'ambientes' adequados.

Papa recebe diplomatas em audiência no Vaticano nesta segunda (9) (Foto: Reuters/Pier Paolo Cito)
O papa Bento XVI disse nesta segunda-feira (9) que o casamento homossexual é uma das várias ameaças atuais à família tradicional, pondo em xeque "o próprio futuro da humanidade".

Foram as declarações mais fortes já proferidas pelo pontífice contra o casamento homossexual, durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas de quase 180 países acreditados no Vaticano, abordando questões econômicas e sociais contemporâneas.

Segundo Bento XVI, a educação das crianças precisa de "ambientes" adequados, e "o lugar de honra cabe à família, baseada no casamento de um homem com uma mulher".

"Essa não é uma simples convenção social", disse o papa, "e sim a célula fundamental de cada sociedade. Consequentemente, políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana e o próprio futuro da humanidade".

Em vários países -principalmente no mundo desenvolvido-, autoridades eclesiásticas católicas protestam contra iniciativas voltadas para a legalização do casamento gay. Nos EUA, um dos principais paladinos dessa causa é o arcebispo de Nova York, Timothy Dolan, que será sagrado cardeal pelo papa em fevereiro.

Numa recente carta, Dolan criticou o presidente Barack Obama por sua decisão de não apoiar uma proibição federal ao casamento homossexual, e alertou que essa política pode "precipitar um conflito nacional de enormes proporções entre a Igreja e o Estado".

A Igreja Católica, que tem 1,3 bilhão de seguidores no mundo, prega que as tendências homossexuais não são pecado, mas que os atos homossexuais são, e que as crianças devem crescer em uma família tradicional, com um pai e uma mãe.

"A unidade familiar é fundamental para o processo educacional e para o desenvolvimento dos indivíduos e Estados; daí a necessidade de políticas que promovam a família e auxiliem na coesão social e no diálogo", disse Bento 16 a diplomatas.

O casamento gay já é legal em vários países europeus, como Espanha e Holanda. Algumas religiões que autorizam o casamento gay e a ordenação de mulheres e homossexuais como clérigos têm perdido fiéis para o catolicismo, e o Vaticano já tomou medidas para facilitar tais conversões.

Em 2009, Bento XVI decretou que os anglicanos que se converterem ao catolicismo podem manter uma hierarquia paralela, preservando parte das suas tradições. Grande parte dessa migração do anglicanismo para o catolicismo envolve fiéis que consideram a Igreja Anglicana liberal demais.

Comentário da Redação: 
Com todo o respeito que o "santo Papa" merece: Vá limpar a sujeira e a carnificina produzida por milênios de dominação escravagista e deturpadora da verdade, que a própria historia mostra, verdadeiro mal social, que coroe e corrompe a consciência humana, sem escrúpulo, ou piedade, mata, explora, estupra, alicia, em nome de um Deus que diz temer e ser obediente. Manda teu Deus Único e  Onipotente desfazer o que ele mesmo criou, o Livre arbítrio, o Desejo, Libertem os padres para que possam  se relacionar sexualmente de mente aberta, para não termos que engolir os pedófilos, homossexuais, estupradores, psicopatas, sado masoquistas travestidos com as saias sagradas de uma fé podre e corroída. Peça para sair nazista enrustido. Levante o seu tapete e veja a sujeira acumulada pelos séculos em que rouba a Fé pura da humanidade. Sua saúde mental esta tão deteriorada quanto sua aparência física. 
A igreja católica fez uma pesquisa e percebeu que existe um grande percentual que tem um certo preconceito com relação a homossexualidade e resolveu apostar nisso para desarmonizar outras religiões e grupos sociais, já que ha muito vem perdendo terreno para outras ideologias e religiões em todo o mundo. Respeito é bom e todos nós gostamos, mas vamos combinar que uma declaração como essa é uma ameaça clara de diversos tipos, é uma verdadeira guerra "santa" que esta por vir. Uma caça as bruxas, um estímulo a violência cega com apoio da igreja, PODE? Qual o poder que vai calar um insano que esta no meio de nós, falando para os membros de nossa família, pregando a discórdia, a desunião e o preconceito? 
Que experiencia um elemento como esse pode ter de família, de amor, de respeito?
Uma prepotência financiada por anos de extorsão declarada e de roubo dos tesouros de todas as partes do planeta. Quem é ele para julgar que um lar em que duas pessoas que se amam, independente de sexo, não é um lugar sadio para se criar um filho seja adotivo , ou não? Diz um s[abio pensamento que as pessoas julgam as outras pelas coisas que elas mesmas seriam capazes de praticar, acredito muito nesse pensamento, realmente um lar em que esse Senhor dos Anéis viver deve sim, ser inadequado para a convivência sadia e a criação de pessoas conscientes - sua mente deve ser uma imundície. Não aguento isso, não posso ficar calado, é imoral, anti ético, desumano. 
Fred William - Ateu e Consciente.
 

01 01 12
Militar que assumiu relação gay pede aposentadoria do Exército
Ele fez pedido com base em laudo que o julga 'incapaz' para serviço militar.
Laci de Araújo vive há 13 anos com outro sargento do Exército, em Brasília.

Fernando Alcântara de Figueiredo e Laci Araújo (Foto: Iara Lemos/G1)
O segundo-sargento Laci Marinho de Araújo, 39 anos, que ficou conhecido por ter assumido a condição de homossexual e por manter uma relação estável de 13 anos com outro militar, ingressou nesta quinta-feira (29) com pedido de aposentadoria do Exército.

Araújo deu entrada no pedido com base em uma "ata de inspeção de saúde" do próprio Exército, na qual é considerado “incapaz definitivamente" para o serviço militar.

Segundo a assessoria do Comando Militar do Planalto, depois da tramitação do pedido, a aposentadoria do militar pode ser publicada em até 60 dias no "Diário Oficial da União".

A história de Araújo e do companheiro dele, Fernando Alcântara de Figueiredo, 38 anos, também segundo-sargento, foi revelada pela revista "Época", em maio de 2008. Na ocasião, ele já estava afastado do Exército por problemas de saúde.

Araújo chegou a ser preso, acusado de deserção (abandono) do serviço militar. Durante esse período, sofreu com crises de depressão. Araújo e Figueiredo argumentam que as crises foram agravadas, em parte, pelo preconceito que dizem ter sofrido em razão da relação homossexual. A assessoria do Comando Militar do Planalto informou que não se manifestaria sobre essa afirmação. Saiba mais...
 
 

26 12 11
Pela primeira vez, transex Lea T. vira 
“garota do calendário”


A versão impressa da coluna que chega hoje às bancas na nossa revista ÉPOCA conta que Shirley Mallmann, Ana Claudia Michels, Alessandra Ambrósio, Carol Trentini e a top transex Lea T. são algumas das modelos que posaram para o calendário da agência Way Model. Há anos radicada em Nova York, Shirley, 34 anos e dois filhos, diz que está trabalhando com os agentes para montar um projeto profissional fixo por aqui, algo como um programa de moda. “Não vejo a hora de voltar a morar no Brasil. Sinto saudades de tudo: da família, dos amigos, da cultura e até da comida”, diz ela.
 
A agência, dos sócios Zeca de Abreu e Anderson Baumgartner, conta com 150 meninas e 50 meninos em seu casting e fecha o ano em alta: colocou suas manecas nas oito principais capas de revista do país neste mês. “As que mais faturaram nesse ano foram Alessandra Ambrósio e Carol Trentini. Quando a modelo alcança um patamar, ela vai ganhar dinheiro, pois o cliente sabe que é garantia de aceitação do público”, afirma Zeca. “Mas 2011 foi o ano da Lea. Ela veio para mudar a cabeça de muita gente. Quando apareceu na campanha da Givenchy e soubemos que era brasileira, ficamos muito excitados em conhecê-la. Aí a agência dela em Milão nos ligou oferecendo sua representação no Brasil. Vejo a Lea como uma super modelo, independente de seu sexo. É uma das mais profissionais que conhecemos. Acho que esse foi um ano de superações na cabeça dela e também na nossa”, diz Anderson.
Veja mais...
19 12 11
Conferência LGBT pede restauração de texto original do projeto que criminaliza homofobia
Conferência LGBT pede restauração de texto original do projeto que criminaliza homofobia
A restauração do texto original do projeto de lei que criminaliza a homofobia foi uma das principais reivindicações da 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos de LGBT, que termina hoje (18) em Brasília. Desde quinta-feira (15), lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais reúnem-se para definir uma pauta comum de políticas públicas.

Durante o encontro, foram aprovadas moções de apoio à versão original do projeto que torna a homofobia um crime equivalente ao racismo e ao antissemitismo (perseguição a judeus). De acordo com os participantes, o substitutivo que tramita na Comissão de Direitos Humanos do Senado é genérico e não atende às demandas dos grupos LGBT.

“A nova versão não deixa claro que os atos de homofobia são tipificados no Código Penal. Os movimentos entendem que o substitutivo é genérico e cria dificuldade para os juízes interpretarem os casos de homofobia como crimes”, diz Gustavo Bernardes, coordenador-geral dos Direitos LGBT da Secretaria Nacional de Direitos Humanos.

De acordo com Bernardes, o substitutivo – resultado de um acordo entre a relatora, senadora Marta Suplicy (PT-SP), e senadores da comissão – também recebeu críticas por poder resultar em punições mais brandas. Os movimentos LGBT defendem que os casos de homofobia sejam acrescentados à lei antirracismo, que considera crime inafiançável ofensas contra negros. Para esses setores, uma lei à parte não representa garantia que penas semelhantes serão aplicadas em relação à discriminação contra homossexuais.

Outra reivindicação aprovada no encontro foi aumentar a articulação entre a União e os governos estaduais e municipais na promoção de políticas públicas específicas. A diretora de Articulação Política e Institucional da prefeitura de Paulista (PE), Maria Vânia do Nascimento, defende o reforço nas parcerias para a implementação de políticas de assistência à população LGBT. Leia mais...
 

17 12 11
Mãe leva filho de 2 anos para Parada Gay em MT para romper preconceitos
Parada Gay 2011 é realizada nesta sexta-feira em Cuiabá.
Tema deste ano é "Amai-vos uns aos outros - Basta de Homofobia".

Parada Gay em Cuiabá (Foto: Deivison Almeida / G1)
Muitos casais homoafetivos compareceram com os filhos para assistir na tarde desta sexta-feira (16), em Cuiabá, a Parada da Diversidade Sexual de 2011. Cynthia Fortuna, de 26 anos, disse ao G1 que aproveitou a oportunidade para levar o filho de dois anos para aprender desde cedo a não ter preconceitos em relação aos homossexuais.

“Vou ensinar o amor para o meu filho e que ele precisa respeitar o próximo”, comentou Cynthia, segurando nos braços o filho que é fruto de uma relação heterossexual. No entanto, na atualidade, Cynthia vive uma relação homossexual com outra mulher e diz que a convivência em família é saudável, diferente do que muitas pessoas pensam.

O tema da Parada Gay deste ano é “Amai-vos uns aos outros - Basta de Homofobia". Cynthia disse que o tema é pertinente para discutir a liberdade religiosa das pessoas. “Acredito que está evoluindo a discussão, mas ainda existe uma fobia. Não culpo os heterossexuais. Acredito que muitos homossexuais se expõem demais e isso prejudica um pouco a nossa imagem”, comentou.
Centenas de pessoas acompanham o trio elétrico na tarde desta sexta-feira, no centro da capital. (Foto: Deivison Almeida/G1)

  

15 12 11
Espaço LGBT atende 78 usuários em quatro meses de atendimento


Desde meados deste ano, João Pessoa conta com um espaço destinado às lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais que tiveram seus direitos violados e foram vítimas de discriminação, preconceito e intolerância pela orientação sexual e identidade de gênero. É o Centro de Referência dos Direitos LGBT e Combate à Homofobia (Espaço LGBT), criado este ano pelo Governo do Estado.

No período de 1º de junho a 30 de setembro deste ano, o Espaço LGBT atendeu 78 usuários vítimas de algum tipo de homofobia. De acordo com levantamento do Centro, 39% dos atendimentos foram feitos a usuários que relataram terem sofrido discriminação na rua e no espaço familiar. Outros 34% disseram ter sofrido violência física, enquanto 15% passou por violência psicológica, 7% alegaram ter sido vítimas de discriminação institucional e 5% relataram abuso financeiro.

Do total de atendidos, 73% são homens e 27%, mulheres. Quanto à orientação sexual, os dados são os seguintes: homossexual (85%), bissexual (9%), heterossexual (6%). Entre os homossexuais, 56% são gays; 17%, travestis; 15%, lésbicas; e 12%, transexuais. Veja mais...
 

30 nov 11
Americano fica com rosto deformado depois de contratar falso médico que aplicou mistura de cimento e selante de pneu

Rajee Narinesingh, de Miami, na Flórida, ficou com o rosto deformado depois de aplicar uma mistura de cimento e selante de pneus nas bochechas, queixo e lábios. A susbstância foi aplicada pelo falso médico Oneal Ron Morris, preso no início de novembro e liberado na noite desta segunda-feira, depois de pagar uma fiança de R$ 27 mil.

A vítima, um travesti, disse em entrevista à rede de TV CBS4, que decidiu fazer o procedimento com Oneal porque não tinha dinheiro para pagar um cirurgião com licença. Depois do procedimento com o falso médico, Rajee precisou passar por outras cirurgias plásticas para reparar os danos. “Não há solução para este pesadelo. Eu aprendi a minha lição. Eu poderia ter morrido. Agora eu sei disso”, disse. Veja mais...
 
25 nov 11
Chamado de 'mulher' por técnico, zagueiro afirma: ‘A equipe me aceita’
Johnny Saelua diz que companheiros da seleção de Samoa Americana o respeitam bastante e que ser 'fa'afafine' é um costume normal do país

Johnny Saelua fazendo ballet (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)
Depois de ajudar sua seleção a ganhar o primeiro jogo oficial da história, o zagueiro Johnny Saelua, de Samoa Americana, ganhou destaque na imprensa mundial. Não por ter feito gol na vitória por 2 a 1 sobre Tonga, pelas eliminatórias da Oceania para a Copa de 2014, na última quarta-feira, mas por se tratar de um jogador considerado transexual.

- A equipe me aceitou, e nós mantemos respeito mútuo. É o máximo, faz parte da cultura - afirmou o zagueiro ao "New York Times".

Contudo, Johnny Saelua não pode ser considerado transexual. Ele nasceu homem, mas de acordo com a cultura da Polinésia, pôde ser criado como mulher (terceiro gênero chamado de "fa'afafine"). Ou seja, não se caracterizou a mudança de sexo, comum nos casos de nova identidade adquirida.

Seleção de Samoa Americana, com o transexual Johnny Saelua (Foto: Divulgação / FIFA.com)
O holandês Thomas Rongen, técnico de Samoa Americana, comentou sobre a atuação do jogador de uma forma curiosa. Segundo ele, seu time jogou com "uma mulher como zagueiro". Além disso, fez questão de ressaltar a importância do assunto ser tratado como norrmalidade por todos, o que poderia ser diferente em outros paises.

- Na verdade, tivemos uma mulher atuando como zagueiro central. Você consegue imaginar isso na Inglaterra ou na Espanha? - comentou. Saiba mais...
 

22 08 12
Parada Gay é atração deste domingo 
na orla da Capital
 
Um clamor pela paz vai unir pessoenses e turistas neste domingo (26), na praia de Cabo Branco, durante a 11ª Parada do Orgulho e da Cidadania LGBT de João Pessoa. O evento tem início às 16h e é realizado pelo Movimento do Espírito Lilás (MEL), Associação das Travestis da Paraíba (Astrapa) e Grupo de Mulheres Maria Quitéria, com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope) e das secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), de Infraestrutura (Seinfra), de Mobilidade Urbana (Semob) e de Saúde (SMS).

 
Ao som de muita música eletrônica, tocada por cinco trios elétricos, lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, simpatizantes e demais cidadãos vão se concentrar na altura do antigo balneário do Sesc Cabo Branco. Para garantir a animação do público, serão realizados shows com Nathalie de Lima, Adeildo Vieira, Banda Abrad’os Zóio, entre outros. Em seguida, todos sairão em festa até um palco montado no Busto de Tamandaré, onde haverá animadas performances de drag queens, transformistas e shows com Mira Maya e Wanessa.

Com o tema “Afirmando Direitos e Cidadania”, o evento é um convite para refletir a crescente onda de intolerância na sociedade. “Queremos, por meio do pensamento pacifista, acabar com a violência, a pobreza e a exclusão. Somos todos iguais perante a lei, e toda forma de preconceito deve ser criminalizada. É o que trazemos à tona com esse evento”, disse o secretário executivo-adjunto do Fórum LGBT-PB, Felipe dos Santos.

Um pedido de paz – Para reforçar o pedido de paz, principal objetivo da 11ª Parada do Orgulho e da Cidadania LGBT de João Pessoa, os organizadores solicitam que os participantes vistam-se com roupas brancas. Haverá ainda distribuição de preservativos, material informativo sobre cidadania, além de dicas sobre prevenção contra o HIV/Aids, hepatites virais e demais doenças sexualmente transmissíveis.

15 08 12
Justica proibe o divórcio de homem gravido
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
O homem grávido Thomas Beatie (direita) e ex-mulher Nancy e filha Susan Juliette em dezembro de 2008, por um ano TV em Análise

Arizona (EUA) - Mais confusão sobre Thomas Beatie: primeiro, viu em 2007 como um "homem grávido" manchetes em todo o mundo. Em abril passado, a separação de sua esposa Nancy (49) é conhecida . Agora o choque: Um tribunal dos EUA proíbe o divórcio! Veja mais
07 08 12
Schroeder é para a igualdade fiscal de casais homossexuais
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Ministra da Família, Kristina Schroeder apoiou a iniciativa para a igualdade fiscal de uniões homossexuais com o casamento.

Schröder für steuerliche Gleichstellung homosexueller Paare
02 08 12
Embuste conveniente:

'Achava impossível mudar', diz ex-travesti que hoje é pastor em MT
Pastor diz ajudar quem quer voltar a ser hétero através de associação.
Para Joide Miranda, homossexualidade pode ser desaprendida.
Joide e Édna estão casados há 14 anos. (Foto: Pollyana Araújo/ G1)

Acompanhado da mulher e do filho de 1 ano, o pastor evangélico Joide Miranda, de 47 anos, que até os 26 era travesti, afirma que é possível deixar de ser homossexual. A partir de sua experiência pessoal, ele decidiu ajudar quem quer voltar a ser hétero, por meio da Associação Brasileira de ex-Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABexLGBTTs). "A homossexualidade é um vício que, muitas vezes, vem desde a infância. Achava que era impossível mudar, mas é uma conduta que pode ser desaprendida", diz o pastor.

O trabalho da associação vai contra a posição do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que orienta profissionais da área a não colaborar com serviços que ofereçam tratamento e cura para homossexualidade e não reforçem preconceitos sociais já existentes em relação ao tema.

Joide Miranda, que aos 14 anos assumiu a homossexualidade e agora se diz "completamente restaurado", pontua que o trabalho que desenvolve busca a mudança a partir da espiritualidade e da experiência de vida dele, embora avalie que a psicologia seria importante nesse processo. "Aqueles que querem deixar o estado da homossexualidade dizem que me veêm como referência", afirma o pastor, que depois da mudança retirou as próteses de silicone dos seios e o silicone industrializado dos quadris.

Ele explica que a entidade, que foi regulamentada em novembro do ano passado, dá suporte emocional a pessoas de vários lugares, inclusive do Japão, Espanha e França. Até hoje, segundo ele, mais de 500 homossexuais o procuraram. O pastor diz que os maiores motivos alegados para querer deixar a homossexualidade são a solidão e a insatisfação. "Fazemos acompanhamento por telefone, mas pretendemos abrir uma casa de apoio, uma espécie de albergue, para podermos auxiliá-los melhor", conta o pastor, que mora em Cuiabá com a família.

Um dos pilares da associação, segundo ele, é a estruturação familiar. Para o pastor, a desordem familiar tem grande parcela de responsabilidade nos casos de homossexualidade. Ele diz alertar os pais durante as palestras que ministra para que se atentem sobre o comportamento dos filhos, de modo que atuem de forma preventiva. "Um dos maiores fatores que contribuem para a homossexualidade são os abusos sexuais e a ausência de limites para as crianças", enfatiza, ao relatar que, aos 6 anos, foi abusado por um vizinho. Saiba mais

23 07 12

INCOERÊNCIA NA MAIOR DEMOCRACIA DO PLANETA
Após "testar" por dois anos 
 Escoteiros Gay são indesejáveis nos EUA
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Gays não podem jogar.
Aqueles que se juntam aos escoteiros nos EUA quer - como um escoteiro, ou como um treinador - não deve ser reconhececido abertamente pela sua homossexualidade. Repelem-se mutuamente durante anos porque eram muitos ativistas.  Saiba mais
08 07 12
Cerimônia com 300 convidados EUA Rep. 
Amigos se casaram
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
O casal recém-casado.

No início de maio, presidente dos EUA, Obama defende abertamente a favor do casamento gay. Na realidade social desta abertura é längts chegou. Agora casados com o primeiro membro do Congresso um homem.

Como o primeiro membro do Congresso, o político Barney Frank recebeu o direito de casar e se casou com seu amigo de longa data.  

10 06 12
De olho na eleição em SP, ex-BBB participa de Gay Day no Hopi Hari
Serginho chegou ao parque de diversões de Vinhedo na tarde de sábado. 
Ele foi convidado pelo prefeito Kassab (PSD) para se candidatar a vereador.

Ex-BBB Serginho (de bolsa) chega ao parque Hopi Hari, em Vinhedo, para participar do Gay Day (Foto: Bruna Stuppiello/G1 Campinas)

Convidado ilustre para o Gay Day, realizado no parque de diversões Hopi Hari, em Vinhedo (SP), o ex-BBB Serginho chegou ao encontro na tarde deste sábado (9) vestido de preto e acompanhado de cinco amigos. Entre sorrisos e sinais de coração feitos para o público no local, ele adiantou que vai se candidatar a vereador pela cidade de São Paulo (SP).

"O convite foi feito pelo prefeito [Gilberto] Kassab", resume. O coordenador do Partido Social Democrático (PSD) em São Paulo, Walter Abrahão, confirmou a possibilidade ao G1. "Ele ficou de nos responder durante o período das convenções", explica.Serginho diz que sua inspiração política será o também ex-BBB e atualmente deputado federal, Jean Wyllys. “É uma pessoa incrível, tenho ele como base”.

Durante o passeio, o ex-BBB também revelou que prefere distância das atrações radicais. "Eu adoro parque de diversões, mas prefiro os brinquedos mais calmos", conta.
Evento deve reunir 6 mil pessoas


Com laquê nas cinco perucas loiras e na maquiagem para aguentar o vento nos brinquedos radicais e salto de 20 centímetros a drag queen Tchaka chegou no início da tarde deste sábado para o encontro Gay Day.“Estou pulando amarelinha com esse sapato por causa do paralelepípedo, mas quero aproveitar todos os brinquedos", diz eufórica a madrinha do evento.

A diversão no parque deve ser intensificada por volta das 18h, quando terá início a atividade Hopi Night, que reúne música eletrônica, performances artísticas e projeções visuais. Segundo a Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo, a estimativa é de que pelo menos 6 mil pessoas participem do encontro, uma vez que os primeiros visitantes aguardam pela chegada de caranavas de cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Saiba mais
21 05 12
Líder de organização gay é flagrado sendo agredido na Ucrânia
Agressores fugiram quando perceberam que estavam sendo fotografados.
Svyatoslav Sheremet acabara de sair de uma coletiva de imprensa.

Agressores não identificados batem em Svyatoslav Sheremet, líder da organização Fórum Gay da Ucrânia, em Kiev, neste domingo (20) (Foto: Reuters)

Agressores não identificados batem em Svyatoslav Sheremet, líder da organização Fórum Gay da Ucrânia, em Kiev, neste domingo (20) (Foto: Reuters)

Svyatoslav Sheremet foi agredido neste domingo, em Kiev (Foto: Reuters)

Svyatoslav Sheremet limpa ferimentos após ter sido agredido, em Kiev (Foto: Reuters)

Sheremet foi agredido depois de se encontrar com jornalistas para informá-los de que a parada gay que ocorreria em Kiev havia sido cancelada. Os agressores fugiram quando perceberam que havia fotógrafos da mídia registrando o ataque (Foto: Reuters)

Sheremet foi agredido depois de se encontrar com jornalistas para informá-los de que a parada gay que ocorreria em Kiev havia sido cancelada. Os agressores fugiram quando perceberam que havia fotógrafos da mídia registrando o ataque (Foto: ReutersG1
20 05 12
Participantes de Movimento Gay são espancados por mais de 200 Membros da Igreja Cristã Ortodoxa na Georgia
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
50 participantes da parada gay foi atacado por 200 Ortodoxa.  A polícia levou para além dos rolamentos.

Durante o primeiro desfile de gays e lésbicas na República da Geórgia, Cáucaso, homossexuais e cristãos ortodoxos têm uma briga selvagem. Os cerca de 50 participantes da Parada do Orgulho Gay desfilavam com bandeiras do arco-íris no centro da capital Tbilisi em manifestação contra a homofobia, foram atacados por cerca de 200 membros de uma aliança religiosa. A mídia noticiou a república ex-soviética. A polícia impediu que as agressões continuassem e prenderam várias pessoas. Saiba mais
13 05 12
Raúl Castro apoia união homossexual, 
afirma sua filha
Mariela Castro disse que presidente não falou publicamente sobre tema.
'Como socialismo, não podemos progredir com esses preconceitos', disse.

A sexóloga Mariela Castro, filha de Raul Castro, em marcha contra homofobia em Cuba (Foto: AFP)

O presidente de Cuba, Raúl Castro, apoia os direitos dos homossexuais, incluindo a legalização da união entre pessoas do mesmo sexo, disse neste sábado (12) sua filha, a sexóloga Mariela Castro, que lidera a cruzada contra a homofobia na ilha.

"Ele fez algumas defesas quanto à necessidade de avançar nos direitos relacionados à orientação sexual e à identidade de gênero", afirmou Mariela Castro à imprensa, ao responder à pergunta sobre se seu pai apoiava sua campanha para que o Parlamento legalize as uniões de pessoas do mesmo sexo.

A sexóloga, que dirige o Centro Nacional de Educação Sexual, ressaltou que Raúl Castro se "manifestou sobre o assunto em várias ocasiões", inclusive no congresso do Partido Comunista, em abril de 2011, e no Parlamento, além de outras pequenas reuniões.

"O presidente de Cuba (...) tem falado sobre o tema, mas ele não tornou isso público, certamente faz parte de sua tática e estratégia", acrescentou Mariela, depois de liderar uma conga em massa (dança popular cubana de origem africana) contra a homofobia nas ruas de Havana.

"Ele mesmo disse que, como socialismo, não podemos progredir se continuarmos a viver com esses preconceitos", relatou.

Na terça-feira (8), durante a abertura da Quinta Jornada Cubana contra a Homofobia, que acontecerá até o final do mês, Mariela Castro disse esperar que neste ano o Parlamento aprove a legalização de casamentos homossexuais.

A proposta não abrange o casamento, somente as uniões consensuais amparadas pela legislação.

A homossexualidade, tradicionalmente estigmatizada em Cuba, foi reprimida após o triunfo da revolução de Fidel Castro em 1959, com internamentos em campos de trabalho e marginalização, principalmente nas décadas de 1960 e 1970. Raúl Castro substituiu em 2006 seu irmão, Fidel.

Em janeiro, a primeira Conferência Nacional do Partido Comunista concordou em acabar com toda forma de discriminação, incluindo contra a orientação sexual. 


11 05 12
Carolina do Norte aprova proibição de 
casamento gay
Os eleitores da Carolina do Norte aprovaram nesta terça-feira uma emenda constitucional que proíbe o casamento homossexual e as uniões civis entre pessoas do mesmo sexo, o que representa um revés para os esforços dos Estados Unidos para expandir os direitos do casamento entre gays.

A alteração que diz que o casamento entre um homem e uma mulher é a única união reconhecida legalmente no estado, foi aprovada por uma ampla margem. De acordo com os resultados de 95 dos cem condados, cerca de 61% apoiaram a emenda.

A Carolina do Norte já impede os casais de gays e lésbicas de se casarem, mas o estado agora se junta aos outros do sudeste ao acrescentar a proibição a sua constituição.

- Muitos eleitores simplesmente viram a emenda como um voto sobre o casamento homossexual, apesar dos esforços dos opositores da medida para ampliar a discussão - disse Tom Jensen da empresa de Pesquisa de Políticas Públicas com sede em Raleigh.

- Toda vez que a Carolina do Norte tem uma maioria de republicanos e afro-americanos do mesmo lado de um problema, há uma combinação muito potente - acrescentou Jensen.

Vinte e oito estados aprovaram proibições constitucionais sobre casamentos do mesmo sexo, de acordo com a Conferência Nacional de Legislaturas Estaduais.

Massachusetts, Iowa, Vermont, New Hampshire, Connecticut, Nova York e do Distrito de Columbia permitem o casamento gay.

Os estados de Maryland, Nova Jersey e Washington aprovaram leis este ano sobre o casamento homossexual, mas o governador Chris Christie vetou a lei de Nova Jersey e adversários em Maryland e Washington estão ameaçando iniciativas eleitorais para derrubar a legislação.

A votação na Carolina do Norte acontece após declarações de altos funcionários do governo do presidente Barack Obama esta semana que foram interpretadas como apoio ao casamento gay.

O vice-presidente Joe Biden disse no domingo que estava "absolutamente confortável" com a permissão de casais do mesmo sexo de se casar, e o secretária da Educação, Arne Duncan afirmou que o casamento gay deve ser legalizado. Obama disse que favorece uniões civis, mas não chegou a apoiar o casamento gay.

Os defensores da emenda na Carolina do Norte disseram que iriam preservar a santidade do matrimônio entre um homem e uma mulher e fazer leis que proíbem o casamento gay mais difícil de serem revogadas.

Adversários dizem que a proibição prejudicaria os benefícios de seguro de saúde para gays solteiros e casais heterossexuais e indica que o Estado é hostil para uma força de trabalho diversificada.

O reverendo evangélico Billy Graham apelou aos eleitores para apoiar a medida, enquanto o ex-presidente Bill Clinton e alguns líderes empresariais pediram para a Carolina do Norte rejeitá-la.

- Nós não vamos permitir que o casamento seja redefinido neste estado. A nação está assistindo a Carolina do Norte, e demos um alto padrão a seguir - disse Tami Fitzgerald, presidente do grupo pró emenda para o Casamento Carolina do Norte, a partidários em uma festa de comemoração.

O Globo
09 05 12
Transexual de 18 anos chega à semifinal do Miss Inglaterra
Jackie Green fez a operação de mudança de sexo, na Tailândia, no dia de seu aniversário de 16 anos.
A britânica Jackie Green (Foto: Ross Parry Agency)


A britânica Jackie Green, de 18 anos, se tornou a primeira transexual a chegar às semifinais do concurso Miss Inglaterra, após vencer como Miss Popularidade, com os votos do público.

'Quero chamar a atenção para o fato de que as pessoas transgênero são normais e de que temos os mesmos direitos que os demais', disse Jackie, em sua inscrição para o concurso.

'Eu também pretendo ajudar a ONG da qual faço parte, que dá apoio a crianças transgênero e suas famílias', afirmou.

Jackie foi citada pela mídia britânica como a pessoa mais jovem do mundo a passar por uma cirurgia completa de mudança de sexo, já que fez a operação no dia de seu aniversário de 16 anos, na Tailândia. Saiba mais
09 05 12
Com apoio de 50% nos EUA, casamento gay desafia Obama
Declaração de vice a favor leva movimentos de defesa de direitos dos gays a cobrar Obama
 Anúncios contra a emenda que proíbe o casamento gay na Carolina do Norte: na placa menor, texto diz “vote contra a emenda”; placa maior diz “um verdadeiro casamento: homem, mulher e Deus” Foto: Ken Blevins/The Star-News/AP - 08/05/2012


NOVA YORK — Seja fruto de uma gafe ou de um cálculo político, a declaração do vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em favor do casamento gay, botou o presidente Barack Obama na berlinda. Movimentos de defesa dos direitos dos homossexuais voltaram a cobrar de Obama uma definição, e seu porta-voz, Jay Carney, escorregou com a afirmação de que a opinião do presidente sobre o tema “está em evolução”.

Em entrevista no domingo ao programa “Meet the press”, da NBC, Biden, que é católico, disse que se sente “absolutamente confortável” com o casamento entre pessoas do mesmo sexo, em declaração que surpreendeu os jornalistas que cobrem a Casa Branca.

Quase imediatamente após a divulgação da declaração do vice-presidente, David Axelrod, um dos principais estrategistas da campanha de Obama, usou o Twitter para reiterar a posição de que, para o presidente, “todas as pessoas casadas (e casais) devem ter os mesmos direitos”.

Mas os militantes da igualdade de direitos não compraram a versão de que não havia divergência entre as duas posições, e agora cobram mais clareza de Obama.

— Não sei se era um balão de ensaio. Não sei se o vice-presidente estava apenas falando livremente sobre como se sente. Mas não é possível voltar atrás — disse Winnie Stachelberg, vice-presidente da ONG Center for American Progress.

Joe Solmonese, presidente do grupo Human Rights Campaign, disse que as palavras de Biden correspondem a um apoio ao casamento gay, e pediu a Obama um compromisso mais claro com a causa.

— Agora é a hora de o presidente Obama falar claramente a favor da igualdade absoluta para os casais do mesmo sexo — disse Solmonese.

Diversos apresentadores e comentaristas de TV criticaram Obama por ficar em cima do muro, evitando assumir uma posição clara em um ano eleitoral. Pesquisas recentes mostram que tem oscilado o nível de apoio dos americanos ao casamento gay. Uma sondagem divulgada ontem pelo Instituto Gallup mostrou que 50% dos entrevistados nos EUA apoiam a proposta, enquanto 48% se opõem à união entre homossexuais. Mesmo a marca de 50% representa uma queda no índice de apoio, que havia chegado a 53% no ano passado.

O tema voltou aos destaques do noticiário também por causa do referendo realizado ontem na Carolina do Norte, que se tornou o 30º estado americano a aprovar uma emenda à Constituição estadual definindo o casamento exclusivamente como uma união de pessoas de sexos opostos. Globo
11 04 12
Após polêmica no Canadá, Miss Universo 
passa a permitir transexuais
Transexual Jenna Talackova havia sido retirada da etapa canadense.
Magnata Donald Trump, dono do Miss Universo, entrou na discussão.

A candidata do Miss Canadá, Jenna Talackova, exibe seu passaporte, que a define como sendo do sexo feminino, em imagem da semana passada (Foto: Reed Saxon/AP)

O concurso Miss Universo, promovido pelo magnata Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (10) que transexuais poderão participar dos campeonatos internacionais de beleza, e a primeira será a canadense Jenna Talackova, que finalmente poderá participar do concurso neste ano.

A justificativa é que os homens que mudaram de sexo merecem o mesmo tratamento do que qualquer outra mulher.

A Aliança Gay e Lésbica contra a Difamação (GLAAD, sigla em inglês), que lutou pela igualdade de direitos em nome de Talackova, comemorou a notícia.

"A Organização Miss Universo segue as instituições que têm adotado uma postura contra a discriminação das mulheres transexuais", afirmou o porta-voz da GLAAD, Herndon Graddick.

"Os transexuais ainda têm negado a igualdade de oportunidades em termos de habitação, emprego e saúde. A decisão de hoje está em consonância com o crescente apoio público aos transexuais de todo o país", acrescentou.

Paula Shugart, presidente da Organização Miss Universo, disse no site da GLAAD: "Temos uma longa história de apoio à igualdade para todas as mulheres, e isso é algo que levamos muito a sério".

A reversão dessa política de longa data veio após uma campanha de Talackova, 23 anos, que afirma ter passado pela cirurgia de troca de sexo porque nasceu no "corpo errado".

Com cabelos loiros, pernas longas e feições delicadas, Talackova tinha sido selecionada para participar do concurso Miss Universo Canadá, realizado em 19 de maio, mas foi desclassificada no mês passado quando se descobriu que era transexual. Saiba mais
 

31 03 12
Multidão segue funeral de jovem gay morto por neonazistas no Chile
Jovem de 24 anos foi espancado e marcado com símbolos nazistas.
Enterro foi marcado por protestos pelo fim da discrimação no país.
Milhares de pétalas cobrem carro com caixão durante cortejo fúnebre de Daniel Zamudio, de 25 anos, que foi espancado até a morte em Santiago (Foto: Claudio Santana / AFP)

O jovem gay chileno Daniel Zamudio, morto na terça-feira depois de ser atacado brutalmente por um suposto grupo neonazista, foi sepultado nesta sexta-feira (30) após um funeral marcado por protestos pelo fim da discriminação no país.

O cortejo fúnebre do jovem de 24 anos partiu de sua casa, em São Bernardo (sul), e percorreu um longo trajeto até o Cemitério de Santiago tendo sido acompanhado por milhares de pessoas com flores e panos brancos. Saiba mais
22 03 12
STM decide manter condenação de militares que assumiram relação gay
Eles foram condenados por desacato e deserção após assumirem relação.
Laci de Araújo e Fernando Alcântara dizem que vão recorrer ao Supremo.
Fernando Alcântara de Figueiredo e Laci Araújo (Foto: Iara Lemos/G1)


O Superior Tribunal Militar (STM) decidiu manter, ao julgar recurso nesta quarta-feira (21), a condenação do sargento do Exército Laci de Araújo e do ex-sargento Fernando Alcântara de Figueiredo. Os dois ficaram conhecidos por terem assumido a condição de homossexuais e uma relação estável de 13 anos.

Embora condenados à prisão em regime aberto por um ano e três meses (Araújo) e por oito meses (Alcântara), os militares poderão recorrer da decisão em liberdade.

Ao G1, Fernando Alcântara afirmou que ele e seu companheiro vão recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), alegando cerceamento de defesa.

A história dos militares foi revelada pela revista "Época", em maio de 2008. Araújo foi condenado a um ano, três meses e 15 dias de prisão por não ter se apresentado ao serviço (deserção), exatamente após a publicação da matéria em que ele revelou ser homossexual. O sargento havia alegado, na ocasião, que não se apresentou por motivos de saúde.

O STM também decidiu que Alcântara deve ficar preso por oito meses por desacato. No dia seguinte à prisão do companheiro, ele afirmou em entrevista ao Jornal Nacional que Laci havia sofrido maus tratos e tortura ao ser transferido da prisão em São Paulo para Brasília. Saiba mais
13 03 12
Inglês se torna 'mãe', mas perde o parceiro

Thomas Beatie (leia a história aqui) não é um caso isolado. A Inglaterra também tem uma história de "homem grávido"...

Jason, de 24 anos, tomou um susto quando o seu parceiro o acordou às 7h para dizer que estava "grávido".

Ele esfregou os olhos e viu Paul agitando um teste de gravidez no ar.

"Você vai ser papai", disse Paul, legalmente reconhecido como do sexo masculino.

Paul nasceu mulher, mas se tornou "homem" após terapia hormanal. Entretanto ele não perdeu a capacidade de engravidar.
"Quando ele me acordou àquela manhã foi um grande choque. Fiquei em pânico e com medo. Pensei que crianças fossem algo para um futuro mais distante, não seis meses após nos conhecermos", contou Jason, segundo reportagem do "Sun".

Jason e Paul se conheceram em um pub. Até o segundo encontro, Jason não sabia que Paul havia nascido mulher.

A filha de Paul e Jason nasceu ano passado. Mas com o nascimento, a relação chegou ao fim.

"O fato de Paul não estar recebendo testosterona durante a gravidez fez com que ele se tornasse cada vez mais uma mulher. Os seios cresceram, ele ficou inchado e até começou a ter um cheiro diferente", contou Jason.

Era o fim da linha para os dois. Jason, entretanto, diz ser um orgulhoso pai. Ele não deixa de visitar a filha.
  G

13 03 12
Dezenas de jovens mortos, milícias  caça 
Emos no Iraque
Você tem que morrer, porque eles usam roupas, pretas apertadas. 
Há provavelmente milícias xiitas no Iraque para caçar membros do movimento emo. Eles espancaram com uma pedra do crânio, porque eles pensam que os jovens  sejam gay.
Os membros da cena Emo no Iraque, se escondendo atrás das nuvens de fumaça.  Você não quer ser reconhecido.

Na internet apareceram vários vídeos que mostram como os Emos morrem jovens no Iraque. Na rede de imagens de vítimas são vistas, que foi tomada, de acordo com apoiadores da cena com a cabeça de blocos vazados.

Por trás dos assassinatos provavelmente preso milicianos xiitas. Muitos iraquianos pensam emos porque de sua aparência andrógina sempre ser homossexual. O Emo termo derivado apenas da palavra emocional (emocional) de, significando um Musikstilmix de punk rock e balada. A homossexualidade não é uma característica típica das tendências jovens. Veja mais
10 03 12

Direitos dos casais homoafetivos: 
do imposto de renda à herança

deputado explica que a união estável entre gays não é automática
Por Cecilia Minner
O segundo episódio de “Novas Famílias” entra na intimidade de um casal gay, que com muito custo conseguiu adotar uma criança. Marcelo e Edu, que estão juntos há 18 anos, entraram com uma ação de adoção mas tiverem o pedido negado pela justiça. Precisaram, então, apelar para dois recursos até conseguirem ficar com o pequeno Manoel (veja vídeo abaixo). O caso, invariavelmente, leva à pergunta: quais os diretos garantidos aos casais homoafetivos, após o reconhecimento da união estável entre pessoas do mesmo sexo por parte do Supremo Tribunal Federal (STF)?

Juiz pode conceder ou não o direito à adoção

O deputado Jean Wyllys, representante dos homossexuais no Congresso Nacional, deixa claro que união estável não é casamento, então muitos direitos, como a adoção de crianças, não são concedidos aos gays. “Apenas um dos cônjuges - separadamente - pode adotar uma criança. Ou o casal pode entrar com uma ação na justiça para tentar ter esse direito concedido por um juiz. No Rio Grande do Sul, há alguns casos em o juiz permitiu a adoção a casais do mesmo sexo”, explica o autor de uma emenda constitucional que visa garantir o casamento civil e a união estável automaticamente aos homossexuais. GNT
06 03 12
Ex-babá de Obama relata preconceito contra transexuais na Indonésia
Evie, que nasceu Turdi, parou de se vestir de mulher para evitar agressões.
Ela trabalhou durante dois anos na casa da família Obama em Menteng.

Evie, ou Turdi, ex-babá do presidente americano Barack Obama, em 27 de janeiro na entrada de seu quarto em um cortiço de Jacarta, na Indonésia. Evie nasceu homem, mas se identifica com o gênero feminino e afirma ter passado por uma vida de agressões e preconceitos por conta de sua identidade. Hoje com 66 anos, ela há duas décadas deixou de se vestir de mulher, para evitar um fim violento (Foto: Dita Alangkara/AP)

Evie, ou Turdi, ex-babá do presidente americano Barack Obama, em 27 de janeiro na entrada de seu quarto em um cortiço de Jacarta, na Indonésia. Evie nasceu homem, mas se identifica com o gênero feminino e afirma ter passado por uma vida de agressões e preconceitos por conta de sua identidade. Hoje com 66 anos, ela há duas décadas deixou de se vestir de mulher, para evitar um fim violento, após uma amiga sua ter sido espancada e ido parar na sarjeta. (Foto: Dita Alangkara/AP)

Moradores antigos de Menteng, a vizinhança na qual Obama cresceu, confirmaram que Turdi trabalhou com a família por dois anos, cuidando também de sua irmã Maya. A Casa Branca não comentou o assunto (Foto: Dita Alangkara/AP)

Moradores antigos de Menteng, a vizinhança na qual Obama cresceu, confirmaram que Turdi trabalhou com a família por dois anos, cuidando também de sua irmã Maya. A Casa Branca não comentou o assunto (Foto: Dita Alangkara/AP) 
Ativistas estimam quer 7 milhões de transgêneros vivam no país, de 240 mihões de habitantes. O preconceito ainda impera, com transgêneros como Melda, de 27 anos (foto) sendo retratados pejorativamente na TV e no dia a dia (Foto: Dita Alangkara/AP)

Ativistas estimam que 7 milhões de transgêneros vivam no país, de 240 mihões de habitantes. O preconceito ainda impera, com transgêneros como Melda, de 27 anos (foto) sendo retratados pejorativamente na TV e no dia a dia (Foto: Dita Alangkara/AP) 

21 02 12
Garoto de 5 anos vive como uma menina e é diagnosticado com transtorno de identidade de gênero
Menino de 5 anos vive como uma menina

Um garoto de 5 anos que vive como uma menina é uma das pessoas mais jovens diagnosticadas com transtorno de identidade de gênero. Desde os 3 anos, Zach Avery, que vive em Essex, na Inglaterra, recusa-se a se vestir como um garoto. Segundo os pais dele, Theresa e Darren Avery, Zach ficou obcecado com a personagem de TV Dora, a exploradora.

Preocupados com o comportamento do filho, os pais levaram Zach ao médico. Depois de várias consultas e observações, ele foi diagnosticado por especialistas com transtorno de identidade de gênero. A escola em que o menino estuda, inclusive, disponibilizou um banheiro neutro, para crianças de todos os sexos. 

Zach (à direita), com sua mãe Theresa, o pai Darren e o irmão Alex

A mãe de Zach conta que o filho sempre se comportou como o menino, mas, de repente, no fim de 2010, ele começou a agir como uma garota. “Ele se virou para mim um dia, quando tinha 3 anos, e disse: ‘Mamãe, eu sou uma menina’. Presumi que ele estava apenas passando por uma fase. Depois, ele passou a ficar chateado quando alguém se referia a ele como um menino”, conta Theresa à reportagem do jornal Mail Online. Extra
18 02 12
A campanha pelo casamento gay
Superbacana: Caetano Veloso prometeu gravar um vídeo em defesa da união civil dos homossexuais (FOTO: MARCOS DE PAULA/AE)

Chico Buarque já gravou. Sandra de Sá, Zélia Duncan e a atriz Arlete Sales também. Caetano Veloso se comprometeu a dar seu depoimento. Todos esses figurões estrelarão a campanha em apoio à proposta de emenda constitucional que permite o casamento civil de homossexuais, elaborada pelo deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ). Os vídeos serão veiculados a partir do próximo mês nas redes sociais. O projeto precisa de mais 70 assinaturas de parlamentares para começar a tramitar nas comissões técnicas da Câmara.

Leonel Rocha

 

07 02 12
Funad encerra comemorações
Funad encerra comemorações
As comemorações alusivas ao Dia da Visibilidade Trans promovidas pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh) terminam nesta terça-feira (7), a partir das 9h30, durante solenidade na Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), em João Pessoa. Na oportunidade, haverá a exibição do documentário "O Diário de Márcia”, de Bertrand Lira, e um debate sobre "A transexualidade e o serviço público: o uso do nome social”.
A iniciativa, que marca a luta por direitos e cidadania de travestis e transexuais, deve reunir servidores e usuários da Fundação, bem como seus acompanhantes, além de representantes das secretarias, de entidades estaduais e municipais, e também travestis, transexuais, representantes do movimento LGBT e usuários do Centro de Referência dos Direitos de LGBT e Combate à Homofobia da Paraíba (Espaço LGBT). As comemorações tiveram início no último dia 31 de janeiro, com a realização de atividades culturais e educativas na capital paraibana.

O documentário "O Diário de Márcia”, de Bertrand Lira, retrata a trajetória da pedagoga Márcia Gadelha, que atua na Funad e também na Câmara Municipal de João Pessoa, como cerimonialista. A produção chama a atenção pelo detalhe de que Márcia é transexual. "A história de vida de Márcia é muito forte, tanto na perspectiva de busca pela inclusão social quanto de respeito à diversidade humana”, explicou a presidente da Funad, Simone Jordão Almeida. Ela lembrou que a Fundação também faz parte desse contexto porque luta contra a discriminação, além de trabalhar pela inclusão social de pessoas com deficiência.

Após a exibição, haverá um debate mediado pela protagonista do documentário, com a participação de um representante da Semdh e a presidente da Funad. O debate abordará a questão do preconceito e da discriminação que travestis e transexuais sofrem no ambiente de trabalho e os desafios da gestão pública de garantir o direito ao nome social como uma etapa importante das mudanças rumo à garantia de direitos e cidadania LGBT.

Visibilidade – O Dia da Visibilidade Trans surgiu em 2004 por ocasião da Campanha Nacional "Travesti e Respeito – já está na hora dos dois serem vistos juntos", do Ministério da Saúde (MS). Em 29 de janeiro daquele ano, representantes da Articulação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) lançaram a campanha no Congresso Nacional, em Brasília. Desde então, essa data foi adotada para travestis e transexuais saírem às ruas e mostrarem suas caras, em todo o Brasil, reivindicando seus direitos. Acompanhando a tendência da promoção da visibilidade e do avanço da luta de lésbicas, gays e bissexuais na sociedade, travestis e transexuais se organizam para conquistar espaço, cidadania e respeito.

Programação

9h30 – Boas Vindas – Simone Jordão, presidenta da Funad

9h40 – Exibição do documentário "O Diário de Márcia”, de Bertrand Lira

10h – Mesa "A transexualidade e o serviço público: uso do nome social”:

* Márcia Gadelha – Protagonista do documentário e servidora da Funad;

* Simone Jordão – Presidenta da Funad;

* Roberta Schultz – Gerente Executiva de Direitos Sexuais e LGBT, da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh).

10h30 – Debate

11h – Encerramento.

A Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad) está localizada na rua Orestes Lisboa, s/n, Conjunto Pedro Gondim, em João Pessoa.

Secom
 

Autor do livro de cabeceira do PT também escreveu a letra de ‘Marli Meu Travesti’
Pesquisa: JOÃO NADIMAR RODRIGUES
Exclusivo: trazemos a todos vocês a obra de Amaury Ribeiro Jr. que foi censurada pela grande, pequena e até pela média mídia


Não é nenhum documento secreto escondido no armário, mas sim uma bela canção que consta do álbum “Precoce” (e “precoce” nesse sentido mesmo que você pensou…) de Amaury Ribeiro Jr. Infelizmente, a mídia não deu o destaque necessário a esse talento. Vale dizer que todas as músicas são muito bem escritas e executadas; então escolhemos a esmo a bela cantiga “MARLI, MINHA TRAVESTI”.

Ouçam clicando em “play” (conseguimos localizar a música na web, em mais uma prova de que a arte e a cultura devem ser compartilhadas), a letra está abaixo (foto do encarte, pois obviamente compramos disco tão belo). Depois disso tudo, nossa análise desse clássico.



Melodia muito parecida com “São Paulo, São Paulo”, do Premê. Com uma letra tão genial dessas, sejamos justos, não é lícito cobrar uma melodia 100% original. Vejam só que epopéia: 




Alguns trechos PRECISAM ser comentados, pois são simplesmente excepcionais e mostram o talento inequívoco do compositor além da interpretação simplesmente perfeita e crível:

E a meio outros pares
Marli, meu travesti
Cruzamos as pernas
Grudamos as pintas
Cresceu a sua mão
Cresceu a mão! Essa metáfora já mostra que o autor pertence às mais sofisticadas escolas da poesia moderna. O que poderia crescer? Ora, muita coisa! Ou apenas uma, enfim… Mas ele escolheu as mãos, logo após unir as “pintas”. A pinta de cada um? O autor e Marli tem cada qual sua pinta, e as uniram. Uma paulada lírica, definitivamente.

Em vez de “em meio a” sai um “a meio”. Ele está certo, ora! Poetas, vocês sabem, têm licença para cometer um ou outro pecadilho, mesmo se for pecado capital para a gramática. Mas o que gramáticos normativos entendem de amor? E de Marli? Pois é… O importante é prevalecer o lirismo. Assim, o leitor/ouvinte recebe uma verdadeira paulada poética.

Fazemos façanhas, inventamos mil transas
Nos damos sem pudor
Somos românticos, apaixonados
O maior dos casais
Adotamos uns filhos
Deixamos os tiros
Em nome do nosso amor
É preciso parabenizar o autor por não estar filiado a escolas e sistemas retrógrados. Suas rimas não são como aquelas conservadoras, que possuem a tal “identidade fonética”. Ele prefere rimar “façanhas” com “transas”, “roupas” com “bocas”, “guardas” e “quebrava”, e a praticamente parnasiana “eróticos” com “simbiótico”.
Também fascina a parte do “deixamos os tiros” cuja motivação (de tê-los deixado) seria “em nome do amor”. Mas o que significam esses “tiros”? Que tipo de “tiro” alguém abandona em nome do amor? Pode ser bangue-bangue ou alguma outra carreira – as dúvidas ensejadas pela canção só a enriquecem.
Trocamos as roupas
Juntamos as bocas
Pra não se separar (…)
Que sonhos eróticos
Que amor simbiótico
Marli, não vivo sem ti
A parte “trocamos as roupas” pode levar a várias interpretações, afinal, quais as de Marli e quais da personagem da composição (que ninguém faz a menor idéia de quem seja)? E é trocar entre si ou cada qual substitui o que veste por outra peça de roupa, talvez mais confortável? Mais uma vez, portanto, o poeta apresenta questões existenciais intrigantes.
O trecho “pra não se separar” é simplesmente uma poesia dentro do poema, pois, se são as pessoas, seria “separarmo-nos”, mas provavelmente diz respeito às bocas e o autor – sabiamente – optou por não flexionar o infinitivo. Ao mesmo tempo, transgrediu ao usar a próclise em vez da ênclise obrigatória. Cumpre uma regra da norma culta e transgride uma mais basilar. Isso é raro e só há uma explicação para isso: talento poético.
Por fim, o nome: “Meu Travesti”.
Os linguistas ainda debatem de forma árdua para consolidar uma determinação gramatical do gênero do substantivo. Por enquanto, vale tanto “a” quanto “o” travesti. Mas como usar uma ou outra forma? O que difere “a” de “o” travesti? O autor optou por “o”, deixando no título, de maneira talentosíssima, a principal dúvida acerca de Marli.
Conclusão
A música só não perdeu esse gênio para a literatura porque, como sabem os que têm polegares opositores e já se puseram a ler de fato o quanto escrito, ele não é exatamente um literato. Mas, no campo da canção popular, é imbatível.
Merece um TRIVIAL, seguramente.
De mais a mais, pedimos ENCARECIDAMENTE que NINGUÉM seja preconceituoso ou agressivo nos comentários. Mesmo os leitores “da antiga” acabarão levando cortes (se bem que, nossos queridos leitores sabem fazer a coisa direito sem ensejar a facada censória).
Ah, sim! Já ia esquecendo… Amaury trabalha na RECORD, emissora do…

Pedimos clemência episcopal (sem cacófato) de Edir Macedo. A poesia acima de tudo, Edir! Contamos contigo: não exorcize a beleza dessa canção. Veja
08 01 12
Miss Califórnia conta pela 1ª vez com duas lésbicas entre as candidatas
Ambas foram abordadas por recrutadores do concurso.
Jovem diz que quer servir de 'inspiração' para comunidade gay.

Jenelle Hutcherson (esquerda) e Mollie Thomas participam do evento. (Foto: Reprodução/Misscaliforniausa.com)


Ambas foram abordadas por recrutadores do concurso. As finais do Miss Califórnia serão realizadas neste domingo em Palm Desert.

Jenelle, que cresceu no estado da Pensilvânia e estudou na Universidade da Califórnia (UCLA), disse que quer ser um "exemplo positivo" e servir de "inspiração" para a comunidade gay.

Mollie, estudante da UCLA, disse que é a primeira vez que participa de um concurso. Ela afirmou ter concordado em competir porque, assim, poderia representar a comunidade de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros de uma maneira positiva.

A candidata foi voluntária de uma escola para crianças com deficiência na Mongólia e em uma reserva de elefantes na Tailândia e ajudou a reconstruir casas após a passagem do furação Katrina, em Nova Orleans. G1

19 12 11
Por que elas desejam os gays?
Elas são jovens, bonitas, modernas e declaradamente heterossexuais. Mas são vistas nas baladas assediando e namorando garotos homossexuais. O que explica essa curiosa atração?
“Elas dão muita dor de cabeça. Se apaixonam de verdade”  A.B, estilista carioca  (Foto: Pedro Farina/ÉPOCA)


A publicitária Juliana Sanches, de 28 anos, esbarrou num vizinho no prédio em que morava e se apaixonou. Era o homem perfeito, na porta ao lado: lindo, cheiroso, sensível, atencioso, bem vestido e bem-sucedido. Faltava só o cavalo branco estacionado na garagem. Pouco tempo depois, ela o encontrou numa balada. Ele beijava outro cara. “Ele era o sonho de qualquer garota. Decidi que faria ele virar heterossexual”, diz. Juliana e o vizinho ficaram amigos. Por um mês, ela investiu na relação com a malícia de quem quer mais. Um dia ele cedeu, os dois se beijaram no apartamento. Namoraram três meses, mas o clima não esquentou. “Uma árvore causava nele a mesma reação que uma mulher pelada”, diz a publicitária. Ela diz que agradeceria se ele fosse ao menos bissexual.

O desafio de Juliana parece ser compartilhado por um número cada vez maior de meninas. Elas querem um gay para chamar de seu. O assédio feminino é tão frequente que muitos gays reclamam. As marias purpurinas – apelido dessas garotas que se encantam por homens muitas vezes de voz afeminada e trajes extravagantes – vão a casas noturnas voltadas para o público homossexual para se divertir. E, na falta de héteros no local, paqueram os gays. “Elas atacam mais que as bichas!”, diz o blogueiro e DJ Daniel Carvalho. “Falo na hora que comigo não rola, mas elas passam a mão e ficam em cima. Sempre dou um jeito de fugir.” Saiba mais...

17 12 11
Araras gays viram atração no minizoo da Redenção, em Porto Alegre
Fêmeas Linda e Lara vivem juntas há 20 anos.
Segundo pesquisas, comportamento homossexual entre animais é normal.

Araras fêmeas do Mini Zoo da Renenção, em Porto Alegre, vivem juntas há 20 anos (Foto: Tatiana Lopes/G1)

Vinte anos convivendo no mesmo ambiente fizeram duas araras fêmeas criarem um comportamento de casal homossexual no minizoo do Parque da Redenção, em Porto Alegre. Sempre juntas, a de penugem azul, Linda, e a vermelha, Lara, despertam a curiosidade dos visitantes: “Mulher com mulher a gente sabe que tem, mas ave eu não sabia que existia”, espanta-se Gerson Luiz Emerim, de 46 anos.

A relação entre as duas ficou mais evidente depois que Linda botou três ovos – não fertilizados por um macho – e Lara ajudou a chocá-los. As duas não abandonavam o ninho que construíram juntas por nada, durante cerca de três semanas. Apesar de o comportamento causar estranheza em alguns, a veterinária do zoo, Simone Gutkoski, explica que a proximidade dos animais faz com que eles reajam desta forma naturalmente. “Durante todo o ano elas se comunicam com vocalizações especiais, limpando as penas uma da outra. Elas vivem muito próximas”, conta.

Mas não são todos que sorriem ou fazem uma expressão de espanto quando são informados da relação entre as araras. Há os que acompanham o raciocínio da veterinária, argumentando que é um comportamento natural. “Acho normal, elas vivem tanto tempo no mesmo lugar que acaba acontecendo, é da natureza delas”, comenta Valdeir Winkelmann, 23 anos. Saiba mais...

25 nov 11
François Sagat: ex-ator pornô gay faz sucesso no Rio de Janeiro

François Sagat — ex-ator pornô gay francês e um dos derrières mais famosos da indústria, que está no Rio de Janeiro como convidado do 19º Festival Mix Brasil da Diversidade Sexual — parou Ipanema na tarde desta quinta-feira. O bonitão foi reconhecido por purprinados “admiradores” quando andava pela Rua Farme de Amoedo — point gay carioca — e chegou a ser parado para posar para fotos. Sagat chegou hoje à cidade e vai dar pinta na sessão de Tomboy, da diretora francesa Celine Sciamma, no Estação Sesc Botafogo, hoje à noite — um dos mais esperados do evento.

O porn star também veio para divulgar o documentário Sagat, dos diretores Pascal Roche e Jérôme M. de Oliveira, sobre o cotidiano do ator, que é formado em moda na França e entrou para a indústria do sexo em 2005, depois de trabalhar como assistente de estilistas como John Galliano e Karl Lagerfeld. O festival, que tem o apoio da coordenadoria da Diversidade Sexual da prefeitura, vai exibir 53 longas e 72 curtas do mundo inteiro até o dia 1º de dezembro em sete salas da cidade.

15 nov 11
Governo concede visto a estrangeiro com base em união homoafetiva
Cubano recebeu visto por ter relacionamento estável com brasileiro. 
Decisão do Ministério da Justiça foi publicada no 'Diário Oficial da União'.

O Ministério da Justiça concedeu, pela primeira vez, visto de residência permanente para um estrangeiro com base na união homoafetiva. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (14) no "Diário Oficial da União".

O contemplado é um cubano com nacionalidade espanhola que reivindicou o direito de permanecer no Brasil por viver em união estável com um brasileiro. O casal mora em Araçatuba (SP).

O entendimento de que os direitos civis relacionados à união estável também valem para casais homossexuais já vinha sendo aplicado nos últimos anos em decisões judiciais.

Em outubro, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Quatro dos cinco ministros da quarta turma do tribunal decidiram autorizar o casamento de um casal de gaúchas que vivem juntas há cinco anos e desejavam mudar o estado civil.

A decisão que beneficia as duas mulheres não pode ser aplicada automaticamente a outros casos, porém abre precedente para que tribunais de instâncias inferiores ou até mesmo cartórios adotem posição semelhante.

Foi a primeira vez que o STJ admitiu o casamento gay. Outros casais já haviam conseguido se casar em âmbito civil em instâncias inferiores da Justiça. Neste caso, porém, o pedido chegou ao STJ porque foi rejeitado por um cartório e pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário