terça-feira, 27 de novembro de 2012

DIA A DIA_10_11_2012


Manifestantes invadem centro de exposições na Grécia
Representantes da Grécia e Alemanha sediavam conferência no local.
Eles atiraram café em um cônsul alemão, Wolfgang Hoelscher-Obermaier.

Manifestante enfrenta policial em Thessaloniki, norte da Grécia, nesta quinta-feira (15). (Foto: Reuters)

Dezenas de trabalhadores gregos invadiram um local de exposições, onde representantes do governo grego e alemão sediavam uma conferência. Eles criticam as medidas de austeridade anticrise propostas em países do bloco e quase invadiram a reunião antes de serem repelidos pela polícia de choque.

Os manifestantes empurraram e atiraram café em um cônsul alemão, Wolfgang Hoelscher-Obermaier, que chegou a participar da conferência, que reuniu prefeitos gregas e alemãs no norte da cidade de Thessaloniki. Hoelscher-Obermaier disse que não ficou abaldo com o ataque contra ele.

Os trabalhadores mais tarde forçaram persianas e tentaram entrar no edifício, mas foram repelidos pela polícia.

Os manifestantes gritavam "fora nazistas" e "Isso [medidas] não vai passar" e reproduziam gravações de rádio da II Guerra Mundial enquanto tentavam impedir funcionários municipais de assistir à conferência. Saiba mais
Ação da PM em maio gerou onda de crimes em SP, apontam investigações
Três policiais da Rota foram presos por suspeita de execução em julho.
Facção criminosa divulgou carta em agosto com ordens para matar agentes.
Policial fiscaliza morador durante operação na favela de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo. (Foto: Nacho Doce/Reuters)


Investigações do Ministério Público indicam que a causa da atual onda de violência na região metropolitana de São Paulo foi desencadeada por uma operação da Rota, a tropa de elite da Polícia Militar. Em 28 de maio, policiais da Rota mataram seis suspeitos de pertencerem a uma facção que se reuniam no estacionamento de um bar na favela Tiquatira, na região da Penha, Zona Leste. Em junho, como represália, 11 policiais foram assassinados, quase o dobro do mês anterior (em todo estado, foram registrados 92 homicídios dolosos a mais).

Entre a noite de sexta (9) e a madrugada de sábado, foram sete mortes registradas e um ônibus incendiado (veja no vídeo acima e leia reportagem). Saiba mais
Internado, Oscar Niemeyer apresenta 
problema renal
Arquiteto está internado no Rio de Janeiro desde a última sexta
 O arquiteto Oscar Niemeyer, de 104 anos Foto: Pedro kirillos / O Globo

RIO - O estado de saúde de Oscar Niemeyer inspira cuidados. Internado desde o último dia 2, quando deu entrada no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio, com quadro de desidratação, o arquiteto apresentou piora na função renal nesta manhã.
O arquiteto, que permanece no quarto, está lúcido e respira sem a ajuda de aparelhos, precisou colocar uma sonda gástrica nesta quarta-feira. Segundo boletim assinado pelo médico Fernando Gjorup e divulgado na manhã desta quinta, ainda não há previsão de alta.
Em outubro, o arquiteto havia passado pouco mais de duas semanas no mesmo hospital, também com quadro de desidratação. Em abril de 2011, o arquiteto ficou internado por 12 dias por causa de uma infecção urinária. Também já foi submetido a cirurgias para a retirada da vesícula e de um tumor no intestino.
O arquiteto, reconhecido internacionalmente por suas obras, completará 105 anos no dia 15 de dezembro. O GLOBO

Alemanha alerta para 'refúgio terrorista' 
no norte de Mali
Grupos islamistas dominam a região; União Africana pediu ajuda à ONU.
Ministro das Relações Exteriores alemão fala de uma 'ameaça ao mundo'.
Imagem de TV mostra militantes islamitas destruindo mausoléu em Timbuktu, no norte do Mali, neste domingo (1º) (Foto: AFP)
O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Guido Westerwelle, disse nesta quarta-feira (7) que permitir que o norte do Mali fique sob o domínio de rebelde é deixar que a região se torne um refúgio terrorista. E isso "é uma ameaça para a segurança mundial".

A Alemanha já havia se manifestado a favor de uma operação militar no país africano. Nesta quarta, seu chanceler disse aos jornalistas que "a desestabilização do norte do Mali é um assunto muito importante para todo o mundo, principalmente para a Europa".

"Um refúgio seguro para os terroristas no norte do Mali seria uma ameaça para a segurança de todo o mundo, principalmente dos vizinhos", explicou.

"Temos que estabilizar o norte do Mali e é necessário apoiar o governo no sul. Há várias medidas que estamos considerando neste momento, mas ainda é muito cedo para decidir", acrescentou.

O governo interino do Mali pediu ajuda à União Africana e à ONU para recuperar o território perdido para grupos islamitas e para rebeldes, muitos deles ligados à Al-Qaeda. G1
Tumba de uma princesa da antiquidade é encontrado
Pesquisadora: Verônica Silva. Direto da Alemanha
Estátuas expostos pertencem ao túmulo de uma princesa egípcia, na necrópole de Abusir Cairo.  
Encontrada sepultura de uma Princesa.
Arqueólogos checos descobriram na necrópole egípcia Abusir perto do Cairo, Uma tumba e os restos de uma princesa de algum Império Antigo. Os hieróglifos sobre a tumba escavada na rocha mostram a princesa do 5 Dynasty (ca. 2500-2350 aC) como uma "filha do rei de seu próprio sangue, o seu favorito, respeitoso de Deus, o poderoso".
Como o Supremo Conselho de Antiguidades do Egito, relataram os cientistas que descobriram no túmulo, incluindo várias pequenas estátuas, um corredor, uma porta falsa e quatro pilares decorados.
Além das pirâmides agora fortemente decompostas dos faraós da quinta Dinastia foram descobertos em túmulos Abusir vários altos funcionários. O cemitério está localizado na borda do sul do deserto das Pirâmides de Gizé. Saiba mais
Mali a nova onda d e Terror
Pesquisadora: Verônica Silva. Direto da Alemanha
Imagem que acompanha o chanceler Westerwelle na visita secreta à África, 
o Mali, a nova terra do mal.
Mali, a nova terra do mal: imagem que acompanha o chanceler Westerwelle na visita secreta à África

Aqui no Sul, há um governo, que quer Westerwelle com sua visita a ajudar na luta contra os radicais islâmicos no norte. E anunciou aumentar a ajuda humanitária para 13,5 milhões de euros.
Alemanha temia que a partir de Mali poderia ser outro Afeganistão. Chanceler Merkel anunciou ainda que a Alemanha estava preparada para participar de uma possível operação militar. A UE quer enviar 200 conselheiros militares agora planeja apoiar "força-tarefa Africano" contra os islâmicos. Saiba mais
Depois da tempestade, moradores de NY carregam celulares nas ruas
Energia ainda não foi reestabelecida em toda a ilha de Manhattan.
Regiões que tem eletricidade são procuradas por moradores da cidade.

Pessoas se reúnem em volta de uma tomada em caixa de banco em Manhattan. (Foto: Andrew Burton/Getty Images/AFP)
Depois do apagão que tomou conta da cidade de Nova York após a passagem da tempestade Sandy, parte da população foi em busca de carregar seus celulares e computadores em regiões onde a energia foi reestabelecida. Caixas automáticos de bancos foram invadidas em busca de tomadas e algumas residências forneceram pontos de energia, até uma bateria de carro foi usada como fonte de energia.

Pedestres carregam celulares em tomada oferecida por uma casa (Foto: Jeff Zelevansky/Getty Images/AFP)

Com a retomada do serviço de ônibus, a reabertura limitada de alguns aeroportos e de Wall Street, Nova York tenta recuperar a normalidade nesta quarta, embora a metade da ilha de Manhattan siga sem eletricidade e o metrô continue suspenso, com promessas de reabertura parcial na quinta. Saiba mais
Em Jersey, Obama promete ajuda 'de longo prazo' para vítimas de Sandy
Presidente prometeu ajuda 'sem burocracia' a vítimas da supertempestade.
Costa Leste, e cidade de Nova York, tentavam se reerguer após impacto.

 O governador de Nova Jersey, Chris Christie, recebe o presidente Barack Obama nesta quarta-feira (31) em Atlantic City (Foto: AP)

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu nesta quarta-feira (31) às vítimas da supertempestade Sandy que o governo federal irá fornecer ajuda "no longo prazo", após ter inspecionado os danos causados na costa de Nova Jersey (leste).

"Nós estaremos aqui no longo prazo", afirmou Obama ao lado do governador do estado, o republicano Chris Christie, em um abrigo localizado na cidade de Brigantine, próxima de Atlantic City, ao sul de Nova York. "Nós não iremos tolerar nenhuma burocracia. Vamos garantir que vocês obtenham ajuda o mais rápido possível", acrescentou o presidente.

"Minha principal mensagem é que o país inteiro viu o que aconteceu. Todo o mundo sabe que o estado de Nova Jersey foi duramente afetado", afirmou Obama, que assegurou às vítimas que "pensa neles em suas orações".

"A prioridade neste momento é restabelecer a eletricidade. E a partir do momento em que a eletricidade for restabelecida (...) haverá, evidentemente, limpeza a ser feita", acrescentou Obama, que sobrevoou de helicóptero com Christie a região da costa atlântica do estado. Saiba mais
Vento deixa grua pendurada em prédio em construção em Manhattan
Ruas e prédios próximos foram esvaziados por precaução.
Nova York já sente efeitos da chegada do furacão Sandy à Costa Leste.

Grua parcialmente caída nesta segunda-feira (29) sobre prédio na Rua 57, em Manhattan (Foto: AP)
O trabalho de construção no prédio foi interrompido no sábado, em antecipação à chegada da tempestade. G1
Costa Leste dos EUA com o medo da supertempestade
Pesquisadora: Verônica Silva. Direto da Alemanha
Nassau - A Costa Leste dos EUA olha com temor sobre a aproximação do furacão Sandy. O furacão poderia ser, de acordo com os meteorologistas por início da próxima semana combinam com clima de inverno e se tornar uma super tempestade. 
Sandy deixou o Caribe já um rastro de destruição e custou a vida de 43 pessoas.

Leste dos EUA supertempestade medo Costa (© Reuters)

Na sexta-feira, o ciclone atingiu as principais ilhas das Bahamas, depois de ter atingido na véspera das partes do sul do arquipélago. Houve cortes de energia e inundações, algumas ilhas menores foram cortados do mundo exterior.

Vestígios de areia folhas (© Reuters)
No entanto, o mais afetado foi o Haiti, onde 29 mortos nesta sexta-feira. Onze pessoas morreram em Cuba, um na Jamaica. Nas Bahamas e Jamaica foi já matou um homem. Saiba mais
Carro-bomba explode em área residencial da capital da Síria
Há ao menos 5 mortos e 32 feridos até agora, segundo a TV estatal.
Primeiro dia de 'cessar-fogo' teve ao menos 47 mortes, diz entidade.


Um carro-bomba explodiu nesta sexta-feira (26) próximo a um playground em uma área residencial no sul de Damasco, capital da Síria, deixando 5 mortos e 32 feridos, segundo a TV estatal, que disse que o balanço é "provisório".

Há "dezenas" de vítimas, entre mortos e feridos, segundo ativistas da oposição. O incidente ocorreu diante da mesquita de Omar Ibn Khattab na zona sunita de Daf al-Shok. Veja mais
Idosa é presa com filha e neta por golpe em agências bancárias
Meyri França , Evelyn Francis , Esmenia Monteiro e Marcos Aurélio Monteiro

Uma família foi presa acusada de praticar golpes contra agências bancárias, na Região dos Lagos. Entre os suspeitos de praticar o crime há uma idosa, além da filha, da neta dela e do marido dessa última. O grupo foi localizado em Maricá, nesta terça-feira, por policiais da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF).

Segundo o delegado Rodrigo Santoro, os quatro suspeitos faziam empréstimos com documentos falsos. Eles também usariam cartões de crédito clonados para realizar compras. Esmenia Monteiro, de 77 anos, Meyri França Monteiro, de 56, Evelyn Francis Monteiro Martins, de 38, e Marcos Aurélio Almeida Martins, de 32, tentaram pegar R$9 mil numa agência do Santander, mas acabaram presos.

Com eles, os policiais apreenderam documentos e cartões falsos. O grupo estava num Gol roubado. Eles foram autuados por estelionato, formação de quadrilha, uso de documento falso e receptação. Extra
Com lei pró-aborto, Uruguai tende a ser o 'mais liberal' da América do Sul
Descriminalização foi aprovada pelo Senado e legalização da maconha está em debate; país também estuda adotar medidas mais conservadoras.

Algo inédito ocorre na América Latina, surpreendendo até mesmo muitos liberais: o Uruguai acaba de descriminalizar o aborto, e os parlamentares ainda discutem a legalização da maconha.

Ambas as iniciativas dão destaque internacional ao pequeno país de 3,3 milhões de habitantes, ainda que medidas de cunho conservador também estejam sendo debatidas no país.

Nesta quarta-feira, o Senado uruguaio aprovou a descriminalização do aborto até o primeiro trimestre de gestação. A lei determina que mulheres (apenas cidadãs uruguaias) que queiram pôr fim à gravidez nesse período sejam submetidas a um comitê formado por ginecologistas, psicólogos e assistentes sociais, que lhe informarão sobre riscos e alternativas ao aborto.

Se a mulher desejar prosseguir com o aborto mesmo assim, poderá realizá-lo imediatamente em centros públicos ou privados de saúde. Abortos que não sigam esses procedimentos continuarão sendo ilegais. Também é permitido o aborto em casos de riscos à saúde da mulher, de estupros ou de má-formação fetal que seja incompatível com a vida extrauterina, até 14 semanas de gestação.

O presidente José Mujica disse recentemente à BBC Mundo que não pretende vetar o projeto, já aprovado na Câmara dos Deputados. Para Mujica, a despenalização permitirá 'salvar mais vidas', ao restringir a prática de abortos clandestinos.

Caso seja aprovado também o projeto que legaliza a maconha, o Uruguai passa a ser uma exceção nos dois controversos temas e confirma uma tradição liberal cultivada desde o início do século XX - o país, de Estado laico desde 1917, foi pioneiro regional ao permitir o divórcio de iniciativa da mulher (em 1913) e o voto feminino (decidido em plebiscito em 1927).

'A ideia geral de que o Uruguai é um país mais liberal que o resto da região é provavelmente correta', diz à BBC Mundo Ignacio Zuasnabar, diretor da empresa uruguaia de pesquisas Equipos.

Droga x narcotráfico
O presidente Mujica - ex-guerrilheiro tupamaro que está no poder desde 2009 -, além de defender a despenalização do aborto, foi o impulsor do projeto que quer criar no Uruguai um monopólio estatal de produção e venda de maconha.

Seu argumento é de que isso permitiria que os consumidores da cannabis deixassem de lidar com traficantes e de receber ofertas de drogas mais pesadas. Para Mujica, também se reduziria a violência relacionada ao tráfico e à criminalidade.

'A droga não nos preocupa tanto', disse o presidente. 'O preocupante é o narcotráfico.

Essa proposta rendeu ao esquerdista Mujica improváveis elogios vindo de liberais como o escritor peruano Mario Vargas Llosa, alinhado à direita.

'Quem teria imaginado que, sob um governo da Frente Ampla (coalização de Mujica), que parecia tão radical, um presidente que foi guerrilheiro, (o Uruguai) é novamente um modelo de legalidade, liberdade, progresso e criatividade, um exemplo que os demais países latino-americanos deveriam seguir', escreveu Vargas Llosa no jornal espanhol El País.

Medidas liberais e conservadoras
Mas quão liberal é, atualmente, a sociedade uruguaia?

Segundo Zuasnabar, pesquisas mostram que a maioria dos uruguaios tende a apoiar a despenalização do aborto, mas esse apoio varia conforme as circunstâncias. Muitos defendem a prática em casos de má-formação fetal, estupro e riscos de vida para a mãe; o apoio é menor em casos de aborto por vontade da gestante.

As pesquisas também apontam que mais da metade da população se opõe em princípio ao projeto de legalização da maconha, provavelmente, segundo Zuasnabar, porque as pessoas 'associam o consumo de drogas à delinquência'.

O aumento da criminalidade se tornou um importante tema de debate no país, e a população teme estar perdendo a calma e a segurança que diferenciam o país do restante do continente.

Para responder a esses anseios, o governo propôs ao Congresso, junto com a lei da macona, medidas bastante discutíveis do ponto de vista liberal - por exemplo, a internação forçada de viciados em cocaína e penas equivalentes às de homicídio para traficantes da droga.

Recorrendo novamente às pesquisas, muitos uruguaios parecem concordar mais com essas medidas 'linha-dura' do que com a estatização da produção de maconha.

Recente levantamento da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da República apontam que a metade da população (49,8%) aprova que a polícia realize procedimentos fora dos padrões legais. E os partidos de oposição Colorado e Nacional juntaram neste ano 350 mil assinaturas para viabilizar, em 2014, uma consulta popular a respeito da redução da maioridade penal, de 18 para 16 anos.

Casamento gay
Ao mesmo tempo, grupos homossexuais ainda pedem a aprovação de leis que permitam o casamento gay, apesar de o país ter sido o primeiro latino-americano a legalizar a união civil entre pessoas do mesmo sexo.

Em contraste, a Argentina já aprovou o casamento homossexual em lei de 2010 e neste ano sancionou lei que permite aos transexuais e travestis escolher que gênero querem ter em seus documentos de identidade.

Daniel Vidart, conhecido antropólogo uruguaio e autor de um livro recente sobre a identidade do país, diz à BBC que o Uruguai tem uma tradição de tolerância e liberalismo social que convive com uma 'retranca conservadora'. G1

Cuba vai acabar com autorização prévia para viagens ao exterior
Aguardada reforma migratória começa a vigorar em 14 de janeiro de 2013.
Passaporte será necessário; exigência do visto dependerá do destino.
Cubanos leem nesta terça-feira (16) em Havana o noticiário sobre a reforma na imigração (Foto: AFP)

O governo de Cuba anunciou nesta terça-feira (16) que seus cidadãos não vão mais precisar pedir permissão para fazer viagens ao exterior e que vai eliminar o requisito da chamada carta de convite a partir de 14 de janeiro de 2013. As medidas fazem parte de uma aguardada reforma migratória que começará a vigorar nesta data.

A permissão para sair da ilha é exigida desde os primeiros anos do regime de Fidel Castro. Desde a década de 1960, Cuba exige de todos os cidadãos uma permissão de saída, que autoridades podem aceitar ou negar, ao custo de US$ 150, um valor alto em um país no qual o salário mensal médio equivale a US$ 20.

Também exige uma carta de convite, emitida a pedido de parentes e amigos residentes em outros países. O custo atual do texto é de quase US$ 200 na média, dependendo do país que o cubano pretende visitar.

Como consequência, muitos cubanos escolhem sair do país de maneira ilegal, muitas vezes utilizando barcos clandestinos e pouco seguros com destino à Flórida, nos Estados UnidosSaiba mais
Exército sírio retoma controle da mesquita de Omeia, em Aleppo
Mesquita de Omeia estava sob o controle dos rebeldes desde sábado (13).
Edifício histórico tem posição estratégica e arquitetura similar a fortaleza.
Prédios são destruídos após ataques de forças governamentais em Aleppo, na Síria (Foto: Tauseef Mustafa/AFP)

O exército sírio recuperou neste domingo (14) o controle total da mesquita de Omeia, no centro de Aleppo, no norte da Síria. A mesquita havia sido parcialmente tomada pelos rebeldes na véspera, segundo uma fonte militar e uma ONG.

A informação foi confirmada pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). Segundo a organização, os insurgentes abandonaram o local após violentos combates.

Na noite de sábado (13), os rebeldes invadiram o edifício histórico, que segundo eles é utilizado pelo exército como base, por sua posição estratégica e sua arquitectura, similar a de uma fortaleza. Saiba mais
24 toneladas de drogas são destruídas no Afeganistão
Drogas foram apreendidas nos últimos nove meses.
Entre material estão 1,8 toneladas de heroína e 2,8 toneladas de ópio.
Trabalhador afegão se prepara para queimar uma pilha de drogas em Kabul, no Afeganistão, neste domingo (14). As cerca de 25 toneladas de drogas foram apreendidas nos últimos nove meses. Entre o material apreendido estão 1,8 toneladas de heroína, 2,8 toneladas de ópio e 140 kg de haxixe. Foram presos 907 suspeitos. (Foto: Omar Sobhani/Reuters )
Trabalhador afegão se prepara para queimar uma pilha de drogas em Kabul, no Afeganistão, neste domingo (14). As cerca de 24 toneladas de drogas foram apreendidas nos últimos nove meses. Entre o material apreendido estão 1,8 toneladas de heroína, 2,8 toneladas de ópio e 140 kg de haxixe. Foram presos 907 suspeitos. (Foto: Omar Sobhani/Reuters) G1

Foguete lançado de Gaza em direção a Tel Aviv caiu no mar, diz Israel
Rádio militar havia informado que principal cidade israelense fora atingida.
Segundo dia de ataques mata pelo menos dez e aumenta tensão regional.

Mulher palestina é atendida após ser atingida durante bombardeio israelense a Khan Younis, na Faixa de Gaza, nesta quinta-feira (15) (Foto: Reuters)

Um foguete disparado da Faixa de Gaza na direção de Tel Aviv, maior cidade de Israel, nesta quinta-feira (15), caiu no mar, e não na cidade, segundo autoridades israelenses.

A rádio militar israelense havia informado que o foguete tinha caído na cidade. Sirenes fizeram os moradores procurar abrigo, e um estrondo foi ouvido, mas fontes oficiais afirmaram que o foguete caiu no Mar Mediterrâneo.

A Jihad Islâmica assumiu o ataque, segundo a agência Reuters.

Segundo dia de confrontos
Três civis israelenses e sete palestinos morreram nesta quinta no segundo dia de uma grande ofensiva aérea israelense contra Gaza, com o risco de o confronto se transformar em uma guerra aberta. O exército israelense anunciou a convocação de 30 mil reservistas.

Três pessoas morreram em Israel, vítimas de um foguete. Foi o primeiro relato de mortes de israelenses desde a véspera, quando bombardeios israelenses provocaram a morte de Ahmed Jaabali, líder militar do movimento palestino Hamas, e de mais oito palestinos. Saiba mais

Monstros Espanhóis se divertem enquanto os animais sofrem.

Pesquisadora: Verônica Silva. Direto da Alemanha
Ritual cruel de touros Espanha são atormentados com fogo
Ritual cruel: fogo-de iscagem touros para Espanha
Medinaceli (Espanha) - Sob o pretexto de Cuidados da tradição na Espanha é comemorado anualmente a crueldade com os animais. Particularmente abominável são as festas de fogo-animal que ocorrem no momento em muitas províncias.

Um exemplo sangrento do município fornece Medinaceli em Castela. Sempre no segundo fim de semana de novembro, a vila comemora com numerosos espectadores do Fiesta "Cuerpos Santos" (Santo Corpo). Destaque celebração da Igreja do "Toro Júbilo", o touro Jubileu.

Um ritual cruel
Primeiro, o touro é amarrado com cordas a um poste. Então, é uma armação de metal entre os cornos está montado. Neste com alcatrão, enxofre, resina de terebintina, cera e pode ser embebido bola de lã pendurado e luzes - sob os uivos da platéia.
Veneza: 70 por cento da cidade debaixo d'água
Pesquisadora: Verônica Silva. Direto da Alemanha

Veneza (Itália) - A cidade resort popular no Adriático tem de lidar com as inundações violentas. No domingo, 70 por cento da área urbana de Veneza foram inundados.


O nível da água chegou a uma altura de 150 centímetros e ameaçado durante todo o dia para continuar a subir, segundo as autoridades. De 110 centímetros é alarme de água elevado.

Enquanto que teve pessoas que travaram uma luta com a água, tentaram secar como possível sem exito, pegou seus trajes de banho e saltou para a enorme piscina natural.
Incêndio atinge edificação no Centro de SP
Imóvel atingido fica em via conhecida como Rua das Noivas.
Não há informações sobre vítimas, nem sobre o que provocou o fogo.

Incêndio atinge edificação no Centro de São Paulo (Foto: Reprodução/TV Globo)

Um incêndio atingiu uma edificação na Rua São Caetano, popularmente conhecida como Rua das Noivas, no Centro da capital paulista, por volta das 16h30 deste sábado (10), de acordo com o Corpo de Bombeiros. No local, funcionaria um estabelecimento comercial, segundo os bombeiros.

Ao menos nove equipes foram enviadas ao local para combater as chamas. Até as 17h, não havia informações sobre vítimas e nem sobre o que teria provocado o incêndio. G1
Após 88 anos casados, chineses realizam sonho de tirar foto da união
Idosos de 103 e 101 se vestiram como noivos e posaram com bengalas.
Estúdio de fotos local ajudou a realizar sonho após quase nove décadas.
Wu Conghan (dir.), de 101, e sua esposa Sognshi, de 103, realizam o sonho de ter uma foto do casamento (Foto: Reuters/China Daily)

Um casal chinês que celebrou o matrimônio há 88 anos conseguiu no último final de semana realizar uma tradição que há décadas se tornou essencial para qualquer marido e mulher dos dias atuais. Wu Conghan, de 101 anos, e sua noiva Wu Sognshi, de 103, se vestiram novamente como noivo e noiva para tirar suas fotos de casamento.

A dupla se casou em 1924 na província chinesa de Sichuan, mas só quase nove décadas depois conseguiu realizar o sonho de ter a lembrança do casamento perpetuada em fotografias. As fotos foram uma cortesia de um estúdio da cidade onde eles vivem atualmente, Nanchong, em Sichuan.

Cada um com sua bengala, os idosos posaram sorridentes para uma sessão de fotos. G1
Atirador que matou 6 no Arizona é sentenciado à prisão perpétua
Ataque ocorreu em ato político de congressista que ficou bastante ferida.
Jared Loughner, de 24 anos, respondia a 49 acusações.

Jared Lee Loughner com a cabeça raspada, em foto divulgada pela polícia (Foto: AP / Pima County Sheriff's Dept. via The Arizona Republic)
Jared Loughner, acusado de autoria do tiroteio que matou 6 pessoas e deixou 13 feridas em Tucson, no Arizona, no ano passado, foi condenado à prisão perpétua nesta quinta-feira (8).

Ele foi sentenciado a sete penas de prisão perpétua e mais 140 anos de prisão, sem possibilidade de liberdade condicional.

O juiz do caso, Larry Burns, disse que o acúmulo das penas tem um "caráter simbólico", para dar a dimensão dos danos provocados a todas as vítimas.

Loughner respondia por 49 acusações e, em agosto, se disse culpado de 19 delas.

Ao se declarar culpado, Loughner, de 24 anos, escapou da pena de morte.

Ele foi acusado depois que disparou contra a multidão em um centro comercial de Tucson no dia 8 de janeiro de 2011, durante um ato político da congressista democrata Gabrielle Giffords, que ficou gravemente ferida.

Seis pessoas morreram, incluindo uma menina de nove anos e um juiz federal.

Outras 13 ficaram feridas, entre elas Giffords, que recebeu um tiro na cabeça.

Desde então, a congressista se encontra em reabilitação. Em janeiro, ela anunciou sua renúncia à sua cadeira no Congresso.

O agressor foi preso no local do incidente. Saiba mais
Nobel da Paz pede ajuda a Dilma para reproduzir Bolsa Família no Iêmen
Tawakkol Karman veio ao Brasil para participar de evento anticorrupção.
Ativista de direitos humanos se reuniu com a presidente nesta quarta.
A presidente Dilma Rousseff recebe em seu gabinete no Palácio do Planalto Tawakkol Karman, prêmio Nobel da paz de 2011 (Foto: José Cruz  / Agência Brasil)

A ativista de direitos humanos Tawakkol Karman, uma das vencedoras do Prêmio Nobel da Paz de 2011, pediu nesta quarta (7) à presidente Dilma Rousseff, durante audiência no Palácio do Planalto, apoio para reproduzir no Iêmen programas sociais como o Bolsa Família.

Mais jovem Nobel da Paz e primeira mulher árabe a receber o prêmio, a jornalista de 33 anos foi uma das líderes da revolta que derrubou uma ditadura de 32 anos no Iêmen.

Ela também pediu ao governo brasileiro que financie bolsas de estudo para jovens iemenitas que se engajaram na Primavera Árabe, a onda de protestos ocorrida em países árabes entre 2010 e 2012. Saiba mais
Abuso de 300 jovens grande vistória na BBC 
em Londres
Pesquisadora: Verônica Silva. Direto da Alemanha
Um policial em 28 de  Outubro, na casa de Gary Glitter em Londres de provas.

A BBC não vai descansar. Com uma grande investigação, a polícia agora quer lançar luz sobre o escândalo de abuso. Outro suspeito está sendo interrogado. O caso de abuso infantil na BBC atrai mais amplamente. Após as alegações contra o morto há um ano o apresentador Jimmy Savile com a 69-year-old TV comediante Freddie Starr, outra celebridade foram presos. A polícia interrogou-o por suspeita de ter sido envolvido no abuso.
Último fim de semana 0 roqueiro Gary Glitter foi preso e interrogado pela polícia. Ambos estão agora sob fiança em geral.  Starr nega todas as acusações. Ele já havia se oferecido para cooperar com a polícia para estabelecer as alegações do mundo. 
Aeroportos JFK e Newark reabrem após passagem de Sandy por NY
Aeroportos ainda operam parcialmente, e La Guardia segue fechado.
Após a supertempestade, trânsito na cidade está bastante confuso.

Aeroporto de LaGuardia, em Nova York, ainda alagado nesta quarta-feira (31) (Foto: Reuters)

Os aeroportos internacionais John F. Kennedy e Newark Liberty reabriram nesta quarta-feira (31) depois de dois dias fechados pela passagem da supertempestade Sandy pela Costa Leste dos EUA.

Mas os dois aeroportos ainda operam parcialmente, com voos limitados, segundo a Autoridade Aeroportuária de Nova York e Nova Jersey.

Os aeroportos de LaGuardia, que ainda está alagado, e Teterboro, no entanto, permanecem fechados.

Normalmente, 300 mil passageiros usam os aeroportos JFK, Newark e La Guardia por dia, segundo as autoridades. Saiba mais
ONU transfere segurança para forças locais no Timor Leste
Processo de transição começou em 2011 no país.
Contingente da ONU deve deixar a região em novembro.

Policiais das Nações Unidas participam da cerimônia de entrega da segurança para forças do Timor Leste (Foto: Valentino de Sousa/AFP)

As forças de paz da ONU no Timor Leste transferiram oficialmente nesta quarta-feira (31) às forças locais as missões de polícia e de segurança que exerciam desde 2006, anunciou o primeiro-ministro Xanana Gusmão.

A Polícia Nacional de Timor Leste "está responsável por fazer respeitar a lei e manter a ordem", destacou o chefe de Governo em um comunicado.

O processo de transição começou em março de 2011, depois que a missão da ONU no Timor transferiu parte de suas atribuições para priorizar as atividades de treinamento e formação. Saiba mais
Capital da Síria tem segundo ataque com carro-bomba no dia
Ataque em Hajar al-Aswad deixou vítimas, segundo a TV estatal.
No início da manhã, atentado semelhante matou 6 na periferia de Damasco.

Local do atentado da manhã desta segunda-feira (29) em Jamarana, subúrbio de Damasco (Foto: AFP)

Um carro-bomba explodiu nesta segunda-feira (29) em Hajar al-Aswad, bairro do sul de Damasco, palco de batalha entre o Exército e os rebeldes, causando vítimas.

"Atentado terrorista com carro-bomba no bairro de Hajar al-Aswad, as primeiras informações indicam vítimas", informou a rede de televisão oficial síria.

No início da manhã, um outro atentado com carro-bomba na periferia de Damasco causou a morte de 6 pessoas, deixando outras 50 feridas, entre elas mulheres e crianças, segundo a televisão.

"Um atentado terrorista com carro-bomba perto de uma padaria, na rua Raoda, em Jaramana, causou a morte de seis pessoas, entre elas mulheres e crianças", de acordo com um registro definitivo apresentado pela televisão oficial. Saiba mais
Julien Assange está de volta; Wikileaks publicou documentos secretos novos!
Pesquisadora: Verônica Silva. Direto da Alemanha
A plataforma de lançamento irá mostrar um manual militar em como lidar com presos de Guantánamo


De acordo com o fundador do WikiLeaks, é, nomeadamente, documentos previamente secretos relativos à prisão controversa de militar no Iraque e em Guantánamo, Cuba.


No geral, nós vamos publicar mais de 100 documentos para como lidar com os prisioneiros dos Estados Unidos. Preparado: Assange anunciou em uma entrevista na TV com CNN que sua organização opera também em um manual que foi publicado logo após o estabelecimento do campo de Guantánamo em 2002. Saiba mais
Pena de Berlusconi por fraude cai para 1 ano, diz tribunal italiano
Ele também fica impedido de exercer cargos públicos por cinco anos.
Advogados do ex-premiê prometem recorrer de decisão no caso Mediaset.

O ex-premiê italiano Silvio Berlusconi em pronunciamento gravado divulgado na quinta-feira (25) (Foto: AP)

O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi foi condenado nesta sexta-feira (26), em primeira instância, a quatro anos de prisão por fraude fiscal na aquisição de direitos televisivos para seu império audiovisual Mediaset, anunciou o Tribunal de Milão, no norte do país. Mas, por conta de uma anistia aprovada em 2006, a pena real caiu para um ano, segundo o tribunbal.

Berlusconi também foi proibido de exercer cargos públicos por cinco anos, e não três, como havia informado inicialmente a corte.

O ex-premiê foi julgado por aumentar artificialmente o preço dos direitos de difusão de filmes, comprados por empresas de fachada de sua propriedade e vendidos ao seu império audiovisual Mediaset, um sistema que permitia ao grupo reduzir os lucros na Itália e pagar menos impostos.

Neste processo, no qual outras dez pessoas foram julgadas, o tribunal condenou também os acusados a pagar 10 milhões de euros ao fisco italiano.

Os advogados de Berlusconi afirmaram que vão recorrer da decisão. Eles disseram que o veredicto é "absolutamente incrível" e afirmaram esperar que o Tribunal de Apelações reverta a decisão.

Berlusconi tem o direito de apelar da decisão duas vezes antes da sentença definitiva, e não precisará cumprir nenhum tipo de pena de detenção até sua apelação final ser julgada. Promotores pediram a condenação com prisão de 3 anos e oito meses. 
Fogo pausa por causa do Ramadän
Pesquisadora: Verônica Silva. Direto da Alemanha
Um lutador do Exército Livre da Síria na cidade de Aleppo em apuros

Começando sexta-feira cessar-fogo na Síria devido à Festa Islâmica do Sacrifício
Na Síria, na sexta-feira descansam suas armas.

Grupos rebeldes do governo e alguns concordaram, de acordo com o Enviado Especial da ONU Lakhdar Brahimi um cessar-fogo durante os quatro dias muçulmano Eid. Síria espera uma declaração oficial em breve, Brahimi disse em uma conferência de imprensa no Cairo. Do Ministério do Exterior em Damasco, ele disse, no entanto, a decisão final será tomada apenas na quinta-feira.
"Se tivermos sucesso com esta iniciativa modesta, podemos construir sobre um cessar-fogo  longo e um processo político para recomeçar", disse Brahimi.
Eid al-Adha é um dos festivais mais importantes do mundo islâmico, que coincide com a peregrinação a Meca.
A trégua mais recente havia falhado em abril, depois de alguns dias.
A calmaria era parte de um plano de seis pontos do antecessor de Brahimi, Kofi Annan, para terminar o conflito na Síria. Embora o governo e os rebeldes concordaram com o cessar-fogo, a violência era praticamente inabalável. Saiba mais
Aleluia! Sete novos santos säo criados 
 em uma só vez
Pesquisadora: Verônica Silva. Direto da Alemanha
Roma - Uma visão incomum: Sete rostos olharam em seus grandes quadros para os 80.000 peregrinos que estiveram presentes na Praça de São Pedro.
Estas são as imagens de sete novos santos. Papa Bento XVI. (85), ele disse ontem . Incluindo o primeiro indiano e a Alemã Anna Schaffer († 1925).


O reverenciado como empregado doméstico místico foi amarrado após escaldar as pernas até seu leito de morte. De sua cama de hospital, Anna Schaffer doava conforto de muitos povos.  "Você pode ver que o amor de Deus é um conforto que é ainda maior quando você dá aos outros."

Santo falados: Anna Schäffer.  Apesar de sofrer ela doou consolação
Bento XVI também destacou o alemão, a freira americana Marianne Cope († 1918) a partir de Heppenheim (Hesse), que cuidava de leprosos voluntariamente no Havaí.

Maior atenção internacional 
da história da igreja foi a canonização do primeiro indiano. Kateri Tekakwitha († 1680) foi a filha de um Mohawk. Quando ela foi batizada, foi perseguida e maltratada.
28 mil pessoas já desapareceram na Syria
Pesquisadora: Verônica Silva. Direto da Alemanha
Síria: 28.000 sírios desaparecidos

O destino de Ghassan Ahmad Ibrahim - que é o destino de pelo menos 28 mil sírios. O grupo de direitos humanos Avaaz reuniu os nomes de 18 000 desaparecidos. Além de conhecer os ativistas de pelo menos mais 10 000  casos, relata a BBC.

Aleppo
Muhannad al Hasani do Sírio de Direitos Humanos da Organização Sawasja coloca o número em uma entrevista com a BBC para ser ainda maior. "De acordo com as informações que temos através de nossos contatos nas aldeias por toda a Síria, acreditamos que até 80 000 pessoas desapareceram pela força", ele diz. Saiba mais
Policiais do Bope ocupam a Favela do Jacarezinho
Agentes entraram na comunidade por volta das 7h35.
Base está instalada em localidade conhecida como Azul.
Bope inicia ocupação da Favela do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, para a implantação da UPP em janeiro. A comunidade estava ocupada, desde domingo, somente por policiais civis que participaram da retomada do território pelas forças de segurança. O Bope (Foto: Pablo Jacob / Ag. O Globo)

Policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) começaram a ocupar a Favela do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio de Janeiro, na manhã desta terça-feira (16). Cerca de 150 homens vão substituir os policiais civis que estavam na comunidade desde domingo (14). A entrada dos agentes aconteceu por volta das 7h35. Saiba mais
Avião militar cai em área residencial durante voo de rotina na Indonésia
Acidente aconteceu nesta terça (16) na província de Riau.
Piloto conseguiu se ejetar e banco foi encontrado dentro de casa.

Equipes de resgate trabalham na área onde caiu um avião militar da Força Aérea da Indonésia nesta terça-feira (16) (Foto: AFP)
Um avião militar caiu durante um voo de rotina na província de Riau, na Indonésia, nesta terça-feira (16). A queda ocorreu em uma área residencial, mas não há informações de feridos.

Segundo o governo, o piloto conseguiu se ejetar. O banco onde ele estava só parou dentro de uma casa da região de Pekanbaru. Saiba mais

Presidente da Mauritânia passa por cirurgia após ser baleado
Segundo fontes oficiais, tiro partiu de um soldado durante viagem.
Em pronunciamento à TV estatal, Abdel Aziz diz que está bem.
presidente da Mauritânia, Mohammed Ould Abdel Aziz (Foto: REUTERS/Darrin Zammit Lupi)

O presidente da Mauritânia, Mohammed Ould Abdel Aziz, ficou ferido na noite de sábado (13) após ser baleado acidentalmente por um soldado de uma unidade militar que acompanhava o presidente em uma viagem, de acordo com fontes oficiais.

Neste domingo (13), ele apareceu na TV estatal TVM assegurando que seu estado de saúde era bom após passar por uma operação logo após o incidente. “Quero tranquilizar os cidadãos. A operação na noite de ontem foi bem-sucedida e queria agradecer à equipe médica. Quero reassegurar a todos sobre meu estado após um incidente ocorrido após um erro de uma unidade do exército em uma rua perto de Touela. Obrigado a Deus, eu estou bem”, disse. Depois da declaração, ele partiu da capital Nouakchott para Paris. Em seu pronunciamento, o presidente parecia abatido na cama do hospital, de acordo com as agências internacionais.

O ministro de Comunicação, Hamdi Ould Mahjoub, confirmou que o estado de saúde dele é bom. O site mauritano Tawary informou que o presidente recebeu dois tiros, um na barriga e outro no braço, e que o governo mauritano solicitou um avião-hospital espanhol com a intenção de levá-lo à França. Segundo fontes de segurança do país, o presidente receberá atenção complementar em um hospital especializado na capital francesa. Saiba mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário