segunda-feira, 22 de outubro de 2012

TURISMO_07_08_09_2012


07 09 12
Ocupação hoteleira na PB deve chegar a 95% no feriado da Independência


O setor de hotelaria de João Pessoa comemora os números de ocupação neste feriadão da Independência, que começa nesta sexta-feira (7) e vai até domingo (9). A maioria dos hotéis localizados na orla marítima está com 100% de ocupação, segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, secção Paraíba (ABIH-PB), José Inácio Junior. No Estado, a média de ocupação deve atingir 95%, de acordo com a estimativa dos empresários.

O aumento do fluxo de turistas, na capital, começou a ser percebido desde a tarde da quarta-feira (5). O movimento de hóspedes no Hardman Praia Hotel, em Manaíra, já era um indicativo da demanda que o empreendimento terá neste final de semana. “Estamos trabalhando para atender uma ocupação de 100% nesses dias”, confirmou o gerente comercial do hotel, Marcus Vinícius. “A maior demanda de hóspedes terá início na tarde desta quinta-feira”, disse o executivo.

O gerente geral do Tropical Hotel Tambaú, Fernando Souza, confirmou que o empreendimento estará com casa cheia neste final de semana. Essa ocupação, no entanto, não surpreendeu o executivo, porque a capital paraibana tem sido muito procurada por turistas não apenas nos feriados, mas também nos finais de semana.

A diretoria de Economia e Fomento da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) informou que a taxa de ocupação hoteleira da capital atingiu 74,53%, em julho. Esse percentual manteve a média de crescimento no trimestre. Em maio, o percentual foi de 57,27% e em junho chegou a 62,39%.

Para a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, João Pessoa tem se tornado um destino de forte atrativo, em especial, para os turistas oriundos de Pernambuco e Rio Grande do Norte. Fernando Souza concordou com a avaliação, reforçando que aspectos como a duplicação da BR-230, que liga João Pessoa a Natal e Recife, a alta do dólar e, principalmente, o processo de divulgação do “Destino Paraíba” junto aos maiores operadores de turismo do Brasil, têm sido fundamentais para esse resultado.

Ruth Avelino lembrou que na quarta-feira (5) foi encerrada mais uma etapa de capacitação de agentes e operadores de turismo do Estado de São Paulo, realizada nas operadoras CVC, Visual e Flytour Viagens. O “Destino Paraíba” foi apresentado a mais de 350 profissionais, responsáveis por oferecer e incentivar a venda de pacotes para os turistas.

“O resultado foi bastante positivo e essas ações têm sido prioridade, pelo fato de garantir presença nas prateleiras das maiores operadoras de turismo do país e juntos aos grandes mercados emissores de turistas”, afirmou a presidente da PBTur.

Inédito – Uma dessas ações ocorreu na Flytour Viagens pela primeira vez. O gerente de Produto Norte e Nordeste da operadora, Cristiano Placeres, disse que acredita neste novo projeto, “que nos motiva a continuar dedicando todos os esforços para que nossas vendas aumentem cada vez mais e que a Paraíba e João Pessoa sejam prioridades entre os agentes de viagem, ao recomendarem um roteiro especial de férias aos passageiros”, afirmou. “Ficamos com os kits que foram montados para continuar a ação e, por meio de nossa equipe de vendas, vamos aumentar o alcance do material aos agentes de viagem”, contou o executivo.
22 08 12
Governo do Estado lança programação do Festival de Areia 2012
Foto: José Lins/Secom-PB

O secretário de Estado da Cultura, Chico César, anunciou oficialmente nesta terça-feira (21) a programação da 13ª edição do Festival Nacional de Artes de Areia, que acontece de 28 de agosto a 2 de setembro. Com mais de 100 atrações, envolvendo oficinas, música, circo e artes plásticas, o evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e tem por objetivo resgatar a herança cultural do tradicional festival, devolvendo-lhe a poeticidade.

 
O lançamento oficial do Festival de Areia aconteceu em coletiva de imprensa realizada na Fundação Casa de José Américo (FCJA), em João Pessoa, e o local não poderia ser mais simbólico. O paraibano José Américo de Almeida, um célebre cidadão de Areia, foi um escritor político, advogado, professor universitário, folclorista e sociólogo, autor do famoso livro “A Bagaceira”. Formando a mesa da solenidade estavam o secretário de Estado da Cultura, Chico César; a secretária executiva de Cultura, Amazile Vieira; o presidente da FCJA, Flávio Sátiro; e o vice-presidente da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), William Tejo.

 A coletiva começou com a exibição de um vídeo com imagens da edição 2011 do Festival de Areia – ano em que o evento foi retomado pela atual gestão estadual. O secretário de Cultura começou lembrando a tradição do Festival, que teve seus tempos áureos na década de 1970. “Desde que retomamos o Festival, quisemos que tivesse o sentido de reunir pessoas e a cultura de todo o Estado. Em 2011, o evento foi focado na ‘paraibanidade’, com programação majoritariamente paraibana e presença de ilustres artistas da terra, como Ariano Suassuna, Fernando Teixeira, Vladimir Carvalho e tantos outros”, relatou Chico César.

Para 2012, o secretário afirmou que resolveu abrir o foco. “Partimos da efeméride dos cem anos do livro “Eu”, de Augusto dos Anjos, para então abrirmos o leque a outros temas. Também este ano nos sentimos seguros para lançar parte da programação via edital – o que dá uma abrangência de participações – e tivemos uma resposta muito positiva”, disse.

 
Na oportunidade, o secretário Chico César aproveitou para anunciar o lançamento oficial do Edital do Fundo de Incentivo à Cultura (FIC), nesta quarta-feira (22), às 10h, no Palácio da Redenção, com a presença do governador Ricardo Coutinho.

Histórico – A importância cultural de Areia remonta a seu passado culturalmente efusivo e até já se disse que o que Paris era para a Europa no século XIX, Areia estava para o Brasil no início século XX. Exagero ou não, o fato é que o Festival Nacional de Artes de Areia, criado em 1976 por professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), inexistiu entre os anos 1982 e 1998. Entre 1998 e 2008, foi retomado sem muito fôlego, com ações partindo especialmente da iniciativa privada. Foi restabelecido oficialmente e totalmente financiado pelo Governo do Estado em 2011, no primeiro ano da gestão Ricardo Coutinho, como prometido em sua campanha para governador.

A conjuntura na qual foi criado o Festival foi tida como atitude de firmeza diante do quadro conjuntural marcado pelos chamados “anos de chumbo”, momento em que a maioria dos artistas e intelectuais brasileiros aproveitavam brechas para contestar o autoritarismo vigente. No projeto defendido pelo Festival, consta a frase de Ignácio de Loyola Brandão: “Melhor gastar com cultura do que com a segurança nacional” – resposta dada pelo escritor a um jornalista, em plena época da ditadura, que o perguntou se era justo um Estado pobre gastar dinheiro com cultura.

O mesmo Loyola Brandão fez simpáticos comentários sobre a cidade de Areia, localizada no alto da Serra da Borborema. Seu clima ameno favoreceu o cultivo da cana de açúcar e produção da rapadura. Há atualmente quase 30 engenhos remanescentes, na maioria em bom estágio de conservação e funcionamento, além de possuir um casario arquitetônico bem conservado, o que levou o IPHAN, em 2005, a outorgar-lhe o título de Patrimônio Histórico Nacional.

Em 2011, o governo estadual criou a Secretaria de Estado da Cultura com o propósito de tratar a cultura como uma política pública no mesmo patamar de outras já consagradas, como saúde e educação. A nova secretaria elegeu como uma de suas metas prioritárias renovar e requalificar o Festival Nacional de Artes de Areia, com o compromisso de consolidá-lo no calendário cultural brasileiro. “Com esse pensamento, realizamos a 12ª edição, ano passado, cumprindo a promessa de campanha do governador. Este ano, o festival continua sendo financiado pelo Governo do Estado”, disse a secretária executiva de cultura, Amazile Vieira.

Temas e atrações – O projeto 2012 do Festival de Artes de Areia elegeu o tema “EU e os Outros” – tentativa de mensurar a importância da cultura nordestina, refletida pelas artes, não apenas no âmbito regional, mas também nacional. O evento contará com apresentações artísticas, fóruns de debate, oficinas, performances e mesas redondas, todos com acesso gratuito. Entre artistas, oficineiros e palestrantes, o evento terá cerca de 1.300 pessoas trabalhando, gerando um público que abrange professores, estudantes, artistas, intelectuais, jornalistas, residentes e visitantes de todas as classes econômicas e de todas as faixas etárias, estimado em 100 mil pessoas.

As apresentações artísticas serão com os cantores Elba Ramalho, Antônio Nóbrega e Tulipa Ruiz, além de artistas plásticos, companhias de teatro e dança do Nordeste, artistas de circo, escritores, críticos e pensadores de todas as áreas artísticas.

Areia – É uma cidade do brejo paraibano e está localizada a 132 km de João Pessoa. Com muitas riquezas naturais, situada em local elevado, Areia, no inverno, é coberta por uma leve neblina, e suas terras possuem diversas fontes e balneários aquáticos. É também muito conhecida por suas riquezas culturais, particularmente o Museu de Pedro Américo e o Museu da Rapadura, localizado dentro do Campus da UFPB na cidade, onde o turista pode observar as várias etapas da fabricação dessa iguaria e dos outros derivados da cana de açúcar, como a cachaça.

Areia foi considerada por muito tempo “terra da cultura”, tendo seu Teatro Minerva sido edificado 50 anos antes que o da Capital do Estado. Na cidade, está localizado o campus II da UFPB e com 76 anos, é a mais antiga Instituição de Ensino Superior da Paraíba. Também foi a primeira cidade da Paraíba a usar o jornal impresso. Com tanta história cultural para contar, quiçá a comparação com Paris não seja mero exagero. 
Leia mais
A volta ao mundo em 5 minutos

O fotógrafo Kiend Lam levou 343 dias viajando por 17 países. Sua volta ao mundo agora pode ser vista em um vídeo de menos de cinco minutos.

Intitulado “Time is Nothing” (O tempo não é nada, em tradução livre), o vídeo mostra a jornada de Lam por países como Inglaterra, França, Portugal, Espanha, Marrocos, Egito, Turquia, Tailândia, Japão, Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia e Peru.



Para completar sua volta ao mundo, Kiend Lam dormiu no chão na casa de amigos de amigos, pediu carona e andou durante quilômetros para alcançar cada destino. Ele chegou a pegar um barco na Tailândia para atravessar o mar revolto, só para fotografar uma determinada locação. “Conhecer o paraíso às vezes tem seu preço”, escreveu em seu site.

Assista ao vídeo do fotógrafo Kiend Lam (nem que seja para brincar de “quantos países ainda preciso visitar em 2012″).
 
Belezas naturais da Paraíba são divulgadas na região de Campinas - SP
As belezas naturais do litoral Paraibano e o Centro Histórico de João Pessoa foram destaques no Caderno de Turismo do Jornal Correio Popular, da cidade de Campinas/SP, na edição de domingo (01) de janeiro de 2012.
O Jornal circula por 19 cidades capitaneadas por Campinas, além da capital paulista. O Caderno de Turismo é um suplemento dominical, que circula com mais de 200 mil exemplares. A matéria de três páginas é da jornalista Vilma Gasques, que visitou o estado em novembro do ano passado.
Em seu roteiro de visitação a jornalista veio assistir o Pôr-do-Sol, na Praia do Jacaré.
Secom - Paraíba
 
Brasil recebe recorde de 5,4 milhões de turistas estrangeiros em 2011
Este número supera ligeiramente o recorde anterior, de 5,35 milhões de turistas registrado em 2005, e o número do ano passado, quando chegaram ao país 5,1 milhões de visitantes.
Reprodução Internet

O Brasil vai fechar 2011 com um recorde de 5,4 milhões de turistas estrangeiros, informou o Governo nesta segunda-feira.

Este número supera ligeiramente o recorde anterior, de 5,35 milhões de turistas registrado em 2005, e o número do ano passado, quando chegaram ao país 5,1 milhões de visitantes.

O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) disse em comunicado que a melhoria do setor se deve à "megaexposição" do país pela Copa do Mundo de futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016.

O Governo brasileiro tem como objetivo receber 10 milhões de turistas em 2020, embora segundo o presidente da Embratur, Flavio Dino, o recorde deste ano leve a acreditar que esta meta possa ser atingida antes.

Durante o mês da Copa de 2014, o Brasil deve receber 600 mil turistas nas 12 cidades onde os jogos serão realizados e espera alcançar neste ano 7,2 milhões de visitantes estrangeiros graças ao impulso gerado pelo evento esportivo. EFE
 
Guia do turista saudável 
Os destinos no Brasil e no exterior que permitem aliar o prazer do passeio ao cuidado com o corpo
Bike (Foto: reprodução)

Viajar após um ano extenuante de trabalho sempre faz bem à mente. Qualquer passeio pode ser ainda mais repousante se aliado a algum ingrediente saudável, como o ar puro da Terra do Fogo, as ciclovias de Berlim ou as caminhadas em Fernando de Noronha. Nesta reportagem especial de turismo, ÉPOCA traz 18 destinos em seis modalidades que oferecem algum tipo de cuidado com o corpo – além da mente e do espírito. Escolha sua direção e faça uma boa e revigorante viagem.
Alter do Chão (Foto: Ricardo Teles/Pulsar Imagens)
Hotel Fazenda Pai Mateus
Local já foi palco de inúmeras tomadas de cenas de filmes, novelas e séries para o cinema e canais de TV






Hotel Fazenda Pai Mateus é rusticidade, charme, conforto em seus lajedos as formação rochosas só é encontrada nessa região em todo Planeta Terra, um lugar misterioso com rastro de antigas civilizações e inscrição rupestre do homem pré-histórico que viveu nesse lugar com sua área de preservação ambienta na região do Cariri, Paraíba, Brasil -www.paimateus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário