domingo, 14 de outubro de 2012

INFORMÁTICA_07_08_09_2012


31 07 12
Google adiciona videochamada em grupo 
ao Gmail
'Hangout' funcionará melhor para quem é usuário da rede social do Google.
Bate-papo em vídeo permite conversa com até nove pessoas.
'Hangout' dentro do Gmail (Foto: Reprodução)

Google anunciou nesta segunda-feira (30) a adição da ferramenta "Hangout" ao Gmail, o serviço de e-mails da companhia. Assim, os usuários poderão fazer videochamadas em grupo a partir da sua caixa de entrada de mensagens --o Hangout surgiu com o Google+, rede social da empresa.

“O Hangout usa o poder da rede do Google para trazer maior qualidade e rentabilidade à chamada”, disse Fred Brewin, gerente de produto da companhia. O usuário poderá participar de conversas de vídeo com quem está usando o Gmail ou o próprio Google+ (no navegador ou nos aplicativos móveis).

Segundo o Google, os usuários da rede social Google+ terão mais vantagens ao usar os Hangouts no Gmail, podendo conversar com até nove pessoas ao mesmo tempo, dividir a tela do seu computador e até ver um vídeo do YouTube ao mesmo tempo.

Brewin afirma que os Hangouts no Gmail começarão a aparecer para os usuários do Gmail a partir desta segunda e ao longo das próximas semanas. G1

08 07 12
Notícia International
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Aparentemente, milhares de usuários de Internet off-line 
a partir de segunda-feira
Aparentemente, milhares de usuários de Internet off-line a partir de segunda-feira (© foto: Imago)

Washington / Bonn, 6 De Julho (AFP) - Centenas de milhares de usuários de computador estará nessa segunda-feira sem acesso à Internet. Em risco estão mais de 300.000 internautas  cujos computadores vão sofrer ataques de software malicioso "DNS Changer", como dizem os especialistas de segurança dos EUA informou  - mesmo na AlemanhaSaiba mais
05 06 12
Rio+20 terá rede wi-fi para atender a 67 mil ao mesmo tempo, diz Oi
Será a maior rede já instalada no país, segundo a empresa.
Oi calcula que 200 mil pessoas usarão seus serviços.
Oi promete serviços nos principais locais do evento (Foto: Lilian Quaino/G1)

Prestadora oficial dos serviços de telecomunicações e TI da Rio+20, a Oi se prepara para atender a um público de 200 mil pessoas durante a conferência das Nações Unidas para meio ambiente e sustentabilidade, e montará uma rede wi-fi que, segundo afirma a empresa, será a maior já instalada no país, com capacidade para atender a 67 mil usuários conectados simultaneamente.

O investimento do projeto chega aos R$ 50 milhões, anunciou o presidente da Oi, Francisco Vallim, na tarde desta segunda-feira (4), no Riocentro, onde acontecerá a conferência da ONU de 13 a 22 de junho. Com ele estava o ministro da Comunicações, Paulo Bernardo. Saiba mais


01 06 12
Projeto do Google permite fazer passeio virtual em pontos turísticos
No Brasil, projeto inclui a cidade de Ouro Preto e a região Amazônica.
'World Wonders' conta com vídeos e 1,1 mil imagens feitas em 18 países.

A cidade de Ouro Preto (MG) está presente no projeto do Google chamado World Wonders Project (Foto: Reprodução)


O Google lançou nesta quinta-feira (31) o projeto “World Wonders”, um percurso virtual em 132 lugares emblemáticos do mundo, que inclui a cidade de Ouro Preto (MG) e a região Amazônica, no Brasil, além do centro histórico do México e do Golfo da Califórnia.

A plataforma digital (acesse aqui) permite que o usuário conheça os lugares mais remotos do mundo, passando por inúmeros postais impactantes, como as ruínas de Pompéia (Itália), os antigos templos de Kyoto e o monumento megalítico de Stonehenge (Reino Unido). Na América Latina, o “Google World Wonders”, ainda deverá ser ampliado.

A plataforma inclui vídeos e 1,1 mil imagens, feitas em 18 países. Para facilitar a visualização das ruínas arqueológicas e dos espaços naturais de diferentes continentes, as fotos também giram em 360 graus. Depois do lançamento, o desafio é ampliar o número de imagens e incorporar mais países, explicou o diretor do Google Cultural Institute, Steve Crossan, ao lado do diretor de engenharia do Google, Luc Vincent. Veja mais

01 06 12
Facebook anuncia ferramenta de agendamento de posts para páginas
Antes, usuários precisavam de software externo para realizar função.
Rede social adicionou funcionalidades para administradores de páginas.

Facebook agora permite programar posts em páginas (Foto: Reprodução)

Facebook apresentou nesta quinta-feira (31) uma série de mudanças nos recursos para os usuários que administram páginas nas redes sociais. Entre elas está a possibilidade de agendamento de publicações, que antes estava restrita a softwares externos, como o Hootsuite.

“O Page Post Scheduling permitirá que os administradores agendem seus posts para até daqui seis meses, com intervalos de 15 minutos entre as postagens”, explica companhia.

Além disso, o Facebook estreou uma série de níveis de permissão que os administradores poderão abrir para que outras pessoas também possam fazer modificações nas páginas. Os níveis são: Manager, Content Creator, Moderator, Advertiser e Insights Analyst. Saiba mais
23 05 12
Criar ou usar perfil falso pode virar crime no Brasil, segundo nova lei
Pena varia de seis meses a um ano de prisão, ou multa, para quem 'acessar indevidamente' sites protegidos por senha
Crimes Digitais

O caso das fotos nuas da atriz Carolina Dieckmann que vazaram na internet no início do mês ainda repercute no cenário nacional. Após a Câmara dos Deputadosaprovar o projeto de lei que criminaliza a invasão de dispositivos de informática com o objetivo de prejudicar o usuário, a comissão de juristas que discute a reforma do Código Penal no Senado aprovou nesta segunda-feira (22/05) a criação de um capítulo sobre crimes cibernéticos dentro do texto legal.

De acordo com a proposta da comissão, seria submetido a uma pena de prisão de seis meses a um ano, ou multa, quem "acessar indevidamente" um site protegido por senha, por exemplo, mesmo que não divulgue os dados ali presentes. Apenas o risco de divulgação ou utilização indevida já provocaria a condenação do invasor.

Isso significa que usuários da internet que usarem perfis falsos em redes sociais ou serviços e-mails, por exemplo, poderão ser acusados de praticar crimes de informática. A proposta também prevê aumento de um terço da condenação se o internauta causar prejuízos a terceiros, mas ainda não se sabe o que poderá ser considerado como perfil falso.

Sem a especificação, nesse caso, contas de pseudônimos, nomes artísticos ou sátiras de famosos no Twitter, assim como fan pages do Facebook, poderiam ser enquadrados como criminosos perante a lei, mesmo que não pareçam perigosos o suficiente para levar um usuário à prisão.

O assunto foi muito debatido entre os juristas, especialmente por causa da aprovação pela Câmara, na semana passada, do projeto de lei que também cria crimes cibernéticos. "O projeto em tramitação no Congresso nos serviu de guia, mas fizemos um projeto mais amplo, mais abrangente", afirmou o procurador da República Luiz Carlos Gonçalves, relator da comissão, segundo informou a Folha de São Paulo.

Gonçalves ainda disse que os hackers e crackers, especialistas em informática capazes de modificar programas e redes de computadores, merecerão um capítulo à parte no anteprojeto. OLHAR DIGITAL
12 05 12
Google+ permite que você faça transmissões ao vivo para o mundo inteiro
Rede social começa a disponibilizar, a partir desta segunda-feira (07/05), o Hangouts On Air, serviço de streaming ao vivo

Hangouts On Air
A equipe do Google+anunciou nesta segunda-feira (07/05) que tem novidades no Hangouts, seu serviço de videoconferência dentro da rede social. Segundo o blog da companhia, a partir de hoje, usuários poderão transmitir seus vídeos ao vivo para toda a web através da ferramenta chamada de Hangouts On Air.

Antes de começar um Hangout, marque a opção "Ativar Hangouts On Air" e, depois, basta ativar a novidade clicando no botão "Iniciar transmissão". A partir daí, o vídeo será transmitido ao vivo, via perfil doGoogle+ ou canal no YouTube. Além disso, é possível embedar a transmissão em qualquer site ou blog.

A rede social ainda disponibiliza um recurso que permite que, durante a transmissão, você veja quantas pessoas estão te assistindo, e ainda grave ou compartilhe o vídeo com quem não pode acompanhá-lo. Ao terminar a sessão, o YouTube faz o upload automático da gravação para o seu canal no YouTube e posta o vídeo no seu perfil do Google+.

Veja um vídeo que mostra como a novidade vai funcionar.

 

12 05 12
Projeção em 3D pode “teletransportar” 
pessoas distantes
A invenção promete revolucionar as conversas virtuais
Editora Globo
Se você sempre achou que o teletransporte do Star Wars era pura viagem do diretor George Lucas, pode estar enganado.

Pesquisadores do Laboratório de Mídia Humana, da Queen’s University, no Canadá, desenvolveram um sistema cilíndrico de transmissão de imagens que permite que pessoas em locais diferentes façam vídeo-conferências em 3D, dando a impressão que elas realmente estão frente a frente.

“Porque o usar o Skype quando você pode falar com uma imagem holográfica em tamanho real e 3D?”, diz o professor Roel Vertgaal, diretor do Laboratório de Mídia Humana.

Essa é a proposta do “TeleHuman”, com câmeras que filmam em vídeo 3D, as imagens capturadas são convertidas para o tamanho real permitindo que a pessoa ande em volta do TeleHuman e observe o outro em um ângulo de 360º.

Para conseguir esse efeito, Vertegaal e sua equipe usaram dez sensores do Kinect da Microsoft, um projetor 3D, quase dois metros de altura de acrílico translúcido para o cilindro e um espelho convexo. Veja mais sobre o projeto

11 05 12
Google e Microsoft apostam em novas 
tecnologias de vídeo
Enquanto o Google quer tornar as filmagens de smartphones mais profissionais, a Microsoft quer levar o Kinect para o celular

iPhone 4 branco - Diferença de câmera


Google desenvolveu uma técnica que imita o movimento de câmeras profissionais e aplica estes movimentos em vídeos gravados a partir de dispositivos móveis como smartphones, por exemplo. Segundo o site MediaPost, a tecnologia possui um algoritmo que determina, automaticamante, o melhor ângulo da câmera e reformula o vídeo como se ele tivesse sido filmado com equipamentos profissionais.

A novidade faz parte de uma série de pesquisas que a gigante de buscas tem feito para tornar os vídeos caseiros mais profissionais, algo intimamente ligado ao projeto de incentivo a videomakers do YouTube. O principal objetivo é transformar as imagens trêmulas dos vídeos caseiros em imagens suaves e gostosas de assistir.

Além desta tecnologia, os pesquisadores do Google também estão tentando resolver um problema comum em gravações feitas a partir de smartphones. Os sensores de câmeras dos celulares contêm um obturador eletrônico, que faz com que a foto não seja capturada instantaneamente, mas sim uma linha de pixel por vez, o que gera um pequeno atraso.

Consequentemente, se a câmera se move durante a captura ela causa distorções de imagem, que são bastante perceptíveis em vídeos. Portanto, a ideia é que o Google consiga atenuar esta fragilidade e faça com que as imagens sejam captadas de uma maneira melhor.

Não só o Google, mas também a Microsoft tem mostrado interesse em desenvolver patentes com foco em jogos móveis. A fabricante quer apostar em movimentos mobile, que tornariam o dispositivo em uma espécie de espada. Os jogos baseados em movimentos teriam a capacidade de calcular a distância entre um jogador e outro, além da velocidade e precisão. A tecnologia vai funcionar de forma semelhante ao Kinect, porém, baseado em um celular.

Podemos esperar muita novidade por aí! 

07 05 12
Sites pornôs são mais seguros que os religiosos
Relatório indica que sites eróticos têm menos de 1/4 dos tipos de ameaça encontrados nos sites religiosos
Editora Globo

Quem nunca ouviu a piadinha? Seu computador é atacado por um vírus e vem algum amigo engraçadinho dizer “Cara, você precisa parar de entrar naqueles sites”. Todo mundo entende o que ele quer dizer, mas, na realidade, aqueles sites, provavelmente não são os pornográficos e sim o seu oposto: sites religiosos.

Em relatório divulgado pela empresa de segurança da internet Symantec, foi revelado que endereços de conteúdo erótico possuem, em média, 25 ameaças ao usuário contra 115 de sites destinados à difundir doutrinas e crenças religiosas. A maioria das ameaças nesse tipo de site é de antivírus falsos, o que, de acordo com o documento, é ainda mais nocivo, pois a pessoa acha que está protegida, quando na verdade está vulnerável à todo tipo de ataque. Apesar dos números, é sempre bom lembrar que a quantidade de sites pornôs é absurdamente maior que a de sites religiosos.

Outro dado interessante do relatório é a queda de 20% do número de spams, graças ao fechamento de uma rede russa dedicada às mensagens indesejadas. Já o número de ataques à mobiles continua crescendo, mas é risível se comparado ao de PCs: são 4 mil tipos de ameaça de um lado e 403 milhões do outro. Galileu
18 04 12
Site convoca internautas a bancar ensaios nus de 'mulheres comuns'
Uma mulher estipula um valor, que deve ser alcançado com doações.
Pietra Príncipe, apresentadora do Multishow, estreia a campanha.
Anie Talasca pedirá entre R$ 100 e R$ 150 para posar nua (Foto: Anie Talasca/Arquivo Pessoal)

Foi em uma mesa de bar que três publicitários de Porto Alegre decidiram fundar o Nake it, site que arrecada dinheiro para bancar ensaios nus de mulheres "comuns". "Nossas grandes fantasias eram ver nuas a vizinha, a colega de trabalho, a ex-colega de colégio... Começamos a trabalhar e enxergar um caminho para transformar esta fantasia em um modelo de negócios", explica ao G1Daniel Mattos, de 25 anos, responsável pelo projeto ao lado de Rodrigo Nery e Ricardo Dullius, ambos de 24 anos.

Desde o dia 5 de março, em sua estreia, a página recebeu a doação de mais de R$ 70 mil. O objetivo é arrecadar R$ 300 mil para que Pietra Príncipe, apresentadora do programa Papo Calcinha, do canal Multishow, tope tirar a roupa para fotografias que serão enviadas a quem contribuir com a arrecadação. O valor será distribuído entre o cachê e os gastos com a produção.

Segundo os publicitários, Pietra foi escolhida pela personalidade que representa. "O mais importante é que, além da beleza, ela tem um toque de pessoa comum. Apesar de ser uma gostosona, ela é uma nerd, conversa com a molecada e dá beijinhos nos mais nerds", explica Mattos. O site tem um vídeo, no qual Pietra se apresenta e convida internautas a fazerem doações. “A gente se vê logo, e eu espero estar nua”, diz a modelo.

Publicitários esperam que internautas escolham próximas modelos (Foto: Nake it/Divulgação) De acordo com as regras do site, o prazo para a arrecadação é de 60 dias. Se não der certo, dizem os publicitários, o dinheiro "investido" será devolvido. O internauta ganha prêmios conforme o valor doado, variando de 10 fotos do ensaio, por R$ 10, até um encontro com a modelo, para quem contribuir com R$ 8 mil. Para quem doar R$ 300, o prêmio é uma calcinha de Pietra. Mas como provar que ela vestiu a peça? "Pietra vai fazer um vídeo mostrando que usou a calcinha, e este vídeo também será entregue”, explica Mattos. Segundo ele, vários internautas já garantiram suas calcinhas, mas ninguém pagou para conhecer a moça.

Os publicitários abrem espaço para quem se candidatar a fotografar a modelo. E a procura tem sido grande, tanto de fotógrafos quanto de mulheres que querem estipular um valor para tirar a roupa em frente às lentes. “Nossa vontade é que as pessoas tenham liberdade para escolher o que realmente querem. Há muita gente boa nos procurando. Vamos escolher com a modelo com qual fotógrafo ela quer trabalhar”, diz o publicitário.

Estudante deve ser próxima modelo
Anie Talasca pedirá entre R$ 100 e R$ 150 para posar nua (Foto: Anie Talasca/Arquivo Pessoal)Uma das moças é a estudante de Publicidade Anie Talasca, de 18 anos. Amiga de Mattos e Nery, ela por pouco não foi a primeira modelo do Nake it. “Houve uma mudança de planos das duas partes. Eu acabei tendo de viajar e eles decidiram convidar a Pietra. Foi até melhor por ela ser apresentadora, ser mais famosa. Vai causar mais repercussão”, disse Anie ao G1.

Apesar de conhecer pessoas do meio artístico, Anie ainda não realizou trabalhos como modelo. Porém, diz ter vontade de seguir a carreira e, por isso, conversa com os responsáveis pelo Nake it para ser a possível sucessora de Pietra Príncipe. E a negociação está avançada. “Digamos que há 80% de chances”, diz a jovem, que pensa em pedir entre R$ 100 mil e R$ 150 mil para ser fotografada nua.

No entanto, ela ainda tem um obstáculo a superar: o namorado ciumento. “Ele não apoia. Morre de ciúme! Mas acho que neste tipo de coisa deve haver compreensão de ambas as partes”, disse a menina. G1



07 04 12
Vaquinha digital
Os sites de financiamento coletivo ganham cada vez mais adeptos – mas
ainda estão longe de representar uma revolução no mundo das finanças
Como pegar um financiamento pela internet (Foto: reprodução)


A internet conectou bilhões de pessoas e permitiu a elas compartilhar conhecimento e informações numa escala sem precedentes. Ela também permitiu que, por meio dessa colaboração, surgissem produtos inovadores, baseados em métodos de produção que seriam inviáveis sem o meio digital. O primeiro – e ainda mais bem-sucedido – exemplo disso é o sistema para computadores Linux, produzido por milhares de colaboradores espalhados pelo planeta. Outro exemplo, embora de resultado inferior em qualidade, é a enciclopédia on-line Wikipédia, cujo conteúdo, gerado por milhões de voluntários, celebrizou o conceito de “inteligência da multidão” – para muitos, não sem alguma carga irônica. Inspirado nele e transferido para o mundo das finanças, tem ganhado corpo em tempos recentes o “financiamento pela multidão”, uma tradução livre do termo em inglês crowdfunding, que pode ser entendido como uma adaptação da popular vaquinha para os meios digitais. Trata-se da doação de dinheiro por meio de sites especializados em financiar projetos que dificilmente conseguiriam recursos por vias tradicionais.

Os primeiros esquemas de financiamento coletivo surgiram nos Estados Unidos há pouco mais de uma década. Geralmente liga-dos às áreas de artes, causas sociais ou tecnologia, os sites de crowdfunding surgiram para conectar artistas, escritores ou inventores a doadores interessados em patrocinar seus projetos. O funcionamento é simples. Depois de um projeto ser inscrito e aceito, o site cria uma página que descreve a ideia, quanto se deseja arrecadar e em quanto tempo. Costuma-se dar algum tipo de recompensa como incentivo aos doadores. Eles também recebem garantias de acompanhamento da execução. Se o projeto for um livro, a re-compensa pode ser uma cópia autografada ou um encontro com o autor. Ou, no caso de um filme, o direito à menção nos créditos.

A ideia de financiamento pela multidão pegou especialmente nos dois últimos anos – e o crowdfunding passou a ser visto cres-centemente como uma alternativa para levantar recursos para empreendimentos artísticos e criativos. Além de filmes, álbuns de música, livros, festivais e videogames, caixas de som sem fio, impressoras 3D e outros inventos estão em desenvolvimento por meio desse esquema de financiamento coletivo. Os sites especializados se multiplicaram. Hoje há cerca de 170 ao redor do mundo – 17 no Brasil. O modelo também está ganhando escala. O site Daily Crowdsource analisou os resultados dos oito maiores sites de finan-ciamento coletivo do mundo. Entre 2010 e 2011, o número de projetos financiados triplicou para 13.200. No mesmo período, o total doado, US$ 102 milhões (R$ 185 milhões), cresceu 266%. No momento, o Congresso dos Estados Unidos debate uma lei para regulamentar a atividade. Autor de A revolução do crowdfunding, o americano Kevin Lawton alardeia que os sites de financiamento coletivo podem se tornar um instrumento para a democratização do investimento. “O modelo atual é centralizado por bancos e fundos. Eles decidem quem merece receber o dinheiro que administram para terceiros. Mas muita gente com negócios pequenos não tem acesso a eles”, diz Lawton. “No financiamento coletivo, a internet corta o intermediário e põe o dono do projeto em conta-to com 2 bilhões de apoiadores em potencial.Qualquer um pode participar. A multidão é o mercado.”

Um dos principais impulsos para a expansão dos sites de financiamento coletivo foi o sucesso do Kickstarter, criado em 2009 por três jovens americanos, com a ideia de ser um canal de financiamento para artistas independentes. “Nos últimos 100 anos, a arte popular esteve nas mãos de grandes empresas”, diz Yancey Strickler, cofundador do Kickstarter. “Mas elas só apoiam o que dá um grande retorno. Queríamos criar oportunidades para quem não se encaixa nesse perfil.” Nos três anos em que está no ar, o Kickstar-ter ajudou a financiar 22 mil projetos. No ano passado, movimentou US$ 96 milhões (R$ 174 milhões), o triplo de 2010. Para este ano, a expectativa do Kickstarter é chegar a US$ 150 milhões (R$ 273 milhões) em financiamentos. Em fevereiro, o site registrou pela primeira vez mais de US$ 1 milhão em doações num único dia e bateu o recorde de arrecadação em um mês. As novas cifras foram alcançadas com o projeto de um game de aventura em 2D, um gênero em baixa nos últimos anos, lançado pelo americano Tim Scha-fer, fundador da produtora Double Fine. “Se sugerisse a uma grande produtora para desenvolver esse jogo, ririam na minha cara”, diz Schafer num vídeo publicado no Kickstarter. Ao colocar seu projeto no site, Schafer pediu US$ 400 mil (R$ 728 mil). Atingiu a meta nas primeiras 24 horas. Em dois meses, obteve US$ 3,3 milhões, doados por 87 mil pessoas.

No Brasil, os esquemas de crowdfunding são incipientes em comparação com os volumes movimentados nos Estados Unidos. Há 17 sites de financiamento coletivo. Alguns são voltados para projetos pessoais, como o Vaquinha, que ajudou alguns a pagar a festa de casamento ou a prótese mamária. Outros dedicam-se a causas sociais (Impulso e Let’s) ou a projetos de tecnologia (Make IT Open). Queremos e Showzasso destinam-se a músicos. O mais famoso, o Catarse, inspirou-se no Kickstarter e alavan-cou algumas das histórias bem-sucedidas de crowdfunding no Brasil, como o financiamento de R$ 52 mil para o primeiro CD da Banda Mais Bonita da Cidade, de Curitiba, autora do hit “Oração” (9 milhões de acessos no YouTube). Saiba mais

 

06 03 12
YouTube terá opção para converter vídeos em 
3D automaticamente
Novidade está disponível para todos os usuários e vale apenas para vídeos com resolução de 1080p
YouTube

YouTube anunciou nesta quinta-feira (05/04) em seu blog oficial que passará a converter vídeos para o formato 3Dautomaticamente. Desde setembro de 2011, era possível assistir a vídeos em três dimensões, mas o recurso estava em fase de testes e era necessário solicitar a conversão manualmente. Agora, o processo é automático e deve agradar aos usuários que gostam da tecnologia - desde que possuam um óculos 3D, claro.

A novidade está disponível para todos os usuários e vale apenas para vídeos com resolução de 1080p. Caso os servidores do YouTube já possuam o vídeo convertido, um botão 3D aparecerá do lado do seletor de qualidade. Basta clicar, colocar seus óculos mágicos e assistir ao conteúdo.

Os desenvolvedores também explicam como a conversão funciona. Os algoritmos do serviço combinam algumas características do vídeo, como cor, movimento e espaço de cada frame, depois associam esses dados com alguns dos vídeos do YouTube que realmente estão em 3D para obter um bom efeito.

Parece fácil lendo, mas, levando em consideração que o YouTube recebe 60 horas de vídeo a cada minuto, o processo se torna mais complexo do que se imagina. Felizmente, o Google é uma empresa poderosa com capacidade e recursos financeiros o suficiente para atender as despesas. OLHAR DIGITAL

 
22 03 12

Empresas pedem senha do Facebook para monitorar funcionários
Já existem projetos de lei que tentam combater a invasão de privacidade em redes sociais
Editora Globo
Quando o estatístico Justin Bassett saiu de casa para uma entrevista de emprego em Nova York, imaginou-se respondendo a perguntas normais sobre suas experiências profissionais e referências. Porém, ele se surpreendeu quando o entrevistador pediu algo mais: seu login e senha do Facebook. 

A prática, apesar de estranha e invasiva, tem sido adotada por algumas empresas norte-americanas para conferir o histórico dos candidatos a uma vaga de emprego, e se informar sobre possíveis vínculos com gang ou organizações duvidosas.


Editora Globo Ao noticiar a imprensa americana, Bassett - que sabiamente recusou trabalhar em uma empresa que viola sua privacidade - descobriu que não estava sozinho e que muitos outros funcionários haviam passado por esse ‘pente fino’ antes de serem contratados. 

Com a popularização das redes sociais, tornou-se comum aos gestores visitar perfis dos funcionários e de candidatos à vagas de trabalho. Porém, com a possibilidade de restringir o acesso ao perfil, as empresas têm recorrido a práticas mais radicais, como pedir ao candidato que faça login no computador durante a entrevista.

Uma vez contratados, algumas organizações exigem a assinatura de termos por parte do funcionário que o proíbem de realizar qualquer tipo de reclamação da empresa usando redes sociais.

Violação de privacidade é crime e está prevista na Constituição dos Estados Unidos, porém, ainda não há especificações que abordem essa violação nas redes sociais. Em alguns estados norte-americanos, como Illinois e Maryland já existem projetos de lei que visam proibir órgãos públicos de exigir acesso aos sites de relacionamento, como Twitter e Facebook. 
  GALILEU

10 03 12
Google é primeira fonte de pesquisa para mais da metade das crianças
apenas 2% tira suas dúvidas com os professores
Por Renata Demôro

Quando seu filho tem uma dúvida, recorre a você em busca da resposta? Saiba que ele pode ser a exceção. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Birmingham Science City, no Reino Unido, 54% das crianças acessam o Google em busca de respostas, antes de pensar em perguntar aos pais ou professores.

A pesquisa entrevistou 500 crianças, com idades entre 6 e 15 anos, sobre o comportamento em relação às dúvidas escolares e do dia a dia. Cerca de 90% dos jovens revelou que acessa o Google, pelo menos, cinco vezes por dia.

Minoria recorre aos professores em busca de respostas
No estudo, 26% das crianças disseram tirar dúvidas com os pais e apenas 3% recorrem aos professores em busca de respostas. A pesquisa ainda indica que as crianças acham a lição de casa muito complicada para seus pais, já que 34% dos entrevistados disse não pedir ajuda a eles para realizar os trabalhos da escola.

De acordo com os pesquisadores, a relação das crianças com os livros está cada vez mais distante. No estudo, 45% das crianças disseram nunca ter visto uma enciclopédia impressa, enquanto 19% jamais abriu um dicionário.

Saiba como estimular a inteligência do seu filho

Para os cientistas, o resultado da pesquisa não é negativo, já que aponta a capacidade de adaptação das crianças. Os pesquisadores acreditam que a natureza curiosa dos pequenos permite que aprendam a usar novas tecnologias sem dificuldade, incorporando-as ao dia a dia.

Pesquisa anterior revelou que computador pode prejudicar rendimento escolar
Por outro lado, pesquisa anterior da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, revelou que ter um computador em casa pode diminuir o rendimento em matemática ou a frequência de leitura. Na ocasião, os cientistas analisaram 150 mil crianças e identificaram que o monitoramento dos pais é importante. Os resultados foram melhores nas residências onde havia a existência de computador, mas mãe e pai se preocupavam em verificar os sites acessados pelos filhos, além de estimular o estudo e a leitura.
Para não atrapalhar os estudos, internet deve ser negociada
10 03 12
Baixe os novos grandes jogos para telas pequenas
Editora Globo

Todo final de ano é igual: as desenvolvedoras entopem as lojas de aplicativos com novos games e você, que evita sair rasgando dólares por aí, não sabe quais deve baixar. Ainda bem que tem a gente para fazer o trabalho duro de testar um monte deles. São muitos os bons lançamentos, a começar pelo aclamado Infinity Blade II (foto), da Chair Entertainment, disponível desde o fim de 2011 para iPad, iPhone e iPod Touch. Na nova versão, os gráficos ganharam texturas mais bem acabadas e melhores nuances de iluminação. Quanto ao modo de jogo, continua o esquema de rotas definidas com inimigos a serem batidos em confrontos um a um. Os mapas, porém, estão maiores e, a exemplo dos personagens e dos armamentos, ganharam mais detalhes. O lado ruim disso é que exige muito do hardware. A recomendação é usa-lo apenas no iPad 2 ou no iPhone 4S. Na mesma linha de realismo, há o Modern Combat 3: Fallen Nation, um dos melhores jogos de tiro para plataformas móveis, disponível para os produtos da Apple com sistema acima do iOS 4.0. Para quem curte jogos mais simples, há o conceitual Rope'n'Fly e Elder Sign: Omens e Zombieville USA 2. Os detalhes deles você confere abaixo.


INFINITY BLADE 2
PREÇO: US$ 6,99
DESENVOLVEDORA: Chair Entertainment
DISPONÍVEL PARA: iPhones, iPods Touch e iPads (iOS 5.0 ou superior) Galileu
25 02 12
As agências de Inteligência monitoram mais de 37 milhões de Emails
As agências de inteligência monitorados mais de 37 milhões de emails (© Foto: Reuters)

Em 2010, o jornal informou que mais de 37 milhões de e-mails e ligações de dados foram verificadas, ocorreu porque certas palavras (por exemplo, bomba). Assim, o número tinha aumentado cinco vezes em relação ao ano anterior.

Em 2009 na Internet 6,8 milhões de comunicações foram revisados. Apesar do acompanhamento, houve apenas 213 casos de informação realmente útil para a comunidade de inteligência.

O Escritório Federal para Proteção Constitucional (BfV), o Serviço Federal de Inteligência (BND) e Serviço de Contra-Inteligência Militar (MAD) pode filtrar o tráfego para rastrear terroristas, traficantes de armas e bandas contrabandistas. Saiba mais
 

18 02 12
Google espionou usuários da Apple para vender publicidade, diz jornal
'Wall Street Journal' publicou notícia na quinta-feira (16).
Empresa rastreou usuários do navegador Safari, disse jornal.

Safari é o navegador da Apple (Foto: Divulgação)
O Google espionou ilegalmente os internautas que navegavam na rede usando Safari, o navegador da Apple, disse o jornal “The Wall Street Journal” (acesse aqui). O periódico acrescentou que a empresa americana já deixou de espionar os usuários.

O Google e outras empresas de publicidade utilizaram códigos de programação especiais escondidos nos comandos do Safari para vigiar e registrar o comportamento de navegação de milhões de usuários do navegador, segundo o jornal.

Conforme o “Wall Street Journal”, o Google conseguiu rastrear os usuários do Safari mesmo quando o navegador estava configurado para bloquear esse tipo de ação. Após ser contatado pela publicação, o Google desativou a função, acrescentou o artigo publicado na quinta-feira (16).

Procurado pelo G1, o Google afirmou que o "jornal interpretou erroneamente o que aconteceu" e que usa funções do Safari para usar serviços que seus usuários já permitiram anteriormente. Leia a íntegra da explicação da companhia:

"O jornal interpretou erroneamente o que aconteceu. Nós usamos funcionalidades conhecidas do Safari para prover serviços que usuários do Google previamente logados em suas contas habilitaram. É importante frisar que esses cookies de publicidade não coletaram informações pessoais.

Diferentemente de outros navegadores, o Safari bloqueia cookies de terceiros por padrão. Entretanto, o Safari habilita muitos recursos da web que se apoiam em cookies de terceiros, como o botão "Curtir". No último ano, nós começamos a usar essa funcionalidade do browser para possibilitar que usuários do Google logados em suas contas pudessem ver os anúncios personalizados que selecionaram e outros conteúdos - como a possibilidade de dar um "+1" em coisas que lhes interessam.

Para habilitar esses serviços, nós criamos uma comunicação temporária entre o Safari e os servidores do Google para que nós pudéssemos encontrar os usuários de Safari que estavam logados ao Google e tivessem optado por esse tipo de personalização. Mas nós criamos esse link de modo que a informação que seguisse do navegador Safari até os servidores do Google fossem anônimas - efetivamente criando uma barreira entre as informações pessoais e o conteúdo navegado pela rede.

Entretanto, o Safari contém uma funcionalidade que então habilitou outros cookies de publicidade do Google dentro do próprio navegador. Nós não antevimos que isso poderia acontecer, e agora começamos a remover esses cookies de publicidade do Safari. É importante frisar que, assim como em qualquer outro navegador, esses cookies de publicidade não coletam informações pessoais.

Usuários de Internet Explorer, Firefox e Chrome não foram afetados. Nem usuários de qualquer outro navegador (incluindo o Safari) que optaram por não usar nosso programa de publicidade dirigida usando o Gerenciador de Preferência de Anúncios do Google." G1


14 02 12
Brasil pode ser o primeiro país a sofrer 
censura do Twitter
Objetivo é bloquear mensagens relacionadas ao trânsito para melhorar a segurança nas estradas, reduzir acidentes e prender criminosos
Twitter Brasil

Há alguns dias, noticiamos que o Twitter, por iniciativa própria, informou que vaibloquear mensagens em certos países que podem considerá-las ofensivas - apesar de permitir que usuários de outras partes do mundo possam ler os tuítes sem problemas. Isso, segundo a empresa, é necessário devido a diferentes leis ao redor do mundo, influenciadas por fatores históricos e culturais.

Agora, uma informação pode nos deixar ainda mais atentos quanto às novas políticas do microblog. De acordo com o site Digital Trends, o Brasil pode se tornar o primeiro país do planeta a adotar as medidas impostas pelo Twitter, que planeja censurar as postagens envolvendo assuntos relacionados ao trânsito, como limites de velocidade, bloqueios em estradas e postos policiais para checar motoristas alcoolizados.

O governo brasileiro entrou com um pedido de liminar para que a companhia bloqueie essas mensagens. As autoridades acreditam que a censura dos tuítes sobre operações policiais no tráfego podem ajudar nos esforços para melhorar a segurança nas estradas e reduzir os acidentes de trânsito, como também auxiliar na busca e apreensão de ladrões de carros ou contrabandistas de mercadorias ilegais.

O Brasil parece ser o primeiro país a avançar com planos para bloquear tuítes. Segundo o Twitter, os posts não serão removidos - a menos que haja um pedido de funcionários do governo ou de outro partido que acreditem na ilegalidade da mensagem -, mas sim substituídos por um aviso de censura. Caso o juiz responsável pelo caso conceda a liminar, qualquer um que violar a lei pode receber uma multa de R$ 500 mil reais por dia.

A decisão deve acontecer na semana que vem. OLHAR DIGITAL


07 02 12
Brasil 'exporta' vírus que roubam senhas de banco para Portugal
Pragas nacionais também foram detectadas em Angola.
Ataques funcionam exatamente como os brasileiros.

Mapa mostra ataques de vírus brasileiro (Foto: Arte G1)

A fabricante de antivírus Kaspersky Lab informa que ataques a usuários de internet banking em Portugal estão utilizando códigos de vírus brasileiros. A praga, conhecida como “Cossta”, é utilizada principalmente no Brasil, mas algumas versões da praga já estão atuando quase que exclusivamente em Portugal, segundo Fábio Assolini, analista de vírus da Kaspersky.

Uma das pragas encontradas em Portugal consegue monitorar o acesso a quatro bancos do país. Depois que a senha for digitada pelo internauta, as informações são enviadas aos criminosos. “As técnicas empregadas para roubar clientes portugueses são basicamente as mesmas utilizadas no Brasil”, afirma Fábio.Fraude enviada por e-mail para internautas em Portugal (Foto: Reprodução/Kaspersky Lab) 
Os ataques começam por e-mail, tentando convencer a vítima a clicar em um link na mensagem. O download do vírus é então oferecido e, se for executado, ficará ativo no sistema operacional. Esse modelo é idêntico ao adotado pelos criminosos brasileiros.

Os vírus também foram detectados em Angola. De acordo com a Kaspersky, há usuários de bancos portugueses no país, por isso a existência de ataques com as mesmas pragas disseminadas em Portugal.

Segundo estatísticas recentes, 30% dos correntistas portugueses – 2,2 milhões – acessam a conta bancária pela internet. No Brasil, que produz um em cada três vírus bancários do mundo, esse número é de 38 milhões– 40% do total. Mais G1
04 02 12
Aplicativo permite aos estudantes aprenderem pelo Facebook
Alleyoop agrega conteúdos educacionais de vários sites e funciona 
como os jogos da rede
 Página do Alleyoop: projeto é bancado pelo grupo editorial Pearson Foto: Reprodução
RIO - Uma startup patrocinada pelo grupo editorial Pearson, que tem como uma de suas áreas de atuação os livros didáticos, quer aproveitar todo o tempo que adolescentes passam no Facebook para estudarem também. A Alleyoop acredita que se milhões e milhões de crianças e jovens passam horas cuidando de fazendas, por que não gastar esse tempo aprendendo? A ideia é agregar conteúdos já disponíveis na internet, como vídeos, exercícios, explicações, etc, e customizá-los para as necessidades de cada um. Os conteúdos seriam de sites gratuitos ou pagos. Neste último caso, o Alleyoop serviria como uma ferramenta de distribuição.


- Fundamentalmente, estamos focados no grande problema que é como ajudar os estudantes a assumir o controle do seu futuro. - afirmou Patrick Supanc, presidente da Alleyoop, ao site especializado em tecnologia Mashable.

O grande trunfo da iniciativa está na forma de acesso aos conteúdos pagos. Em vez de gastarem dinheiro de verdade, os estudantes poderão ganhar um dinheiro virtual, “Yoops”, dentro do próprio Alleyoop, seguindo a lógica de jogos populares na rede, como Farmville e Mafia Wars. Os recursos que darão acesso aos módulos pagos serão ganhos através de desafios e outras tarefas. Por exemplo, alguém que se dispôr a ensinar matemática para outro usuário, ganhará “Yoops” mais rapidamente.

Atualmente, o Alleyoop só oferece lições de matemática para usuários entre 13 e 19 anos. Maiores de idade não conseguem nem se logar na página. Se o projeto piloto alcançar o sucesso esperado, outras disciplinas serão incorporadas e outras idades atendidas. A partir do momento em que começam a frequentar a rede, os estudantes receberão também recomendações de leitura e até dicas de escolhas de carreira. Globo Educação

 

30 01 12
FBI vai monitorar as mídias sociais

Em um período marcado pelos protestos contra o SOPA e o PIPA – projetos de lei do Congresso dos Estados Unidos que têm potencial para ‘censurar’ a internet -, o FBI (Federal Bureau of Investigation), conseguiu aumentar a polêmica sobre liberdade na internet: a polícia federal americana decidiu que vai passar a monitorar as redes sociais.

Os planos da agência foram descobertos pela equipe da revista New Scientist, e envolvem o desenvolvimento de um aplicativo para web capaz de acompanhar, em tempo real, ‘possíveis ameaças à segurança’ do país. Entre os parâmetros estabelecidos pela agência, destaque para o acompanhamento automático de posts sobre crises e eventos sociais compartilhados em plataformas como Twitter e Facebook e a inclusão de mapas de geolocalização nos casos que forem dignos de alguma notificação (para a lista completa, acesse o Mashable).

Coincidência ou não, a notícia veio à tona na mesma semana em que o Google e o Twitterdivulgaram mudanças nos termos de privacidade e no controle das informações publicadas pelos usuários. Apesar de ter recebido uma enxurrada de críticas quanto a possíveis invasões de privacidade, o governo americano manteve sua posição: posts e tweets são informações públicas e, portanto, passíveis de serem acompanhadas sem qualquer tipo de infração legal.

Você concorda? Ou se incomodaria em ter suas postagens monitoradas?

 

29 01 12
América Móvil recebe aval da Anatel para controlar a NET
O aval permitirá que a subsidiária brasileira da América Móvil, a Embratel, exerça a opção de compra sobre as ações da sociedade Globo Comunicação e Participações, que atualmente detém o controle de NET
 Getty Images

A América Móvil, propriedade do bilionário mexicano Carlos Slim, anunciou nesta sexta-feira que recebeu autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para assumir o controle da operadora de TV a cabo brasileira NET.

O aval permitirá que a subsidiária brasileira da América Móvil, a Embratel, exerça a opção de compra sobre as ações da sociedade Globo Comunicação e Participações, que atualmente detém o controle de NET.

Uma vez exercida a opção, a Embratel e seus afiliados terão o controle da companhia de TV a cabo líder no Brasil.

No fim de setembro, a América Móvil, provedora líder de serviços de telecomunicações na América Latina, contava 241,5 milhões de assinaturas de telefones celulares e 56,4 milhões de unidades geradoras de receita nas Américas. EFE
 

27 01 12
Anatel amplia controle da Embratel na Net
Com a operação, a participação das Organizações Globo no capital votante total da Net caiu para apenas 33,56% e a Embratel/Telmex passou a indicar nove conselheiros
Reprodução Internet


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu hoje a anuência prévia para o aumento do controle da Embratel, do grupo Telmex, na Net, com a consequente diminuição do capital votante das Organizações Globo na companhia de TV a cabo.

Essa é a primeira grande operação do setor após a aprovação da nova lei de TV por assinatura, em setembro do ano passado, que abriu o serviço às empresas de telecomunicações e diminuiu as restrições ao capital estrangeiro no segmento.

Atualmente, 51% das ações com direito a voto na Net pertencem à GB Empreendimentos, dos quais 51% pertenciam à Globo e 48,5%, ao grupo Telmex. Após a operação, no entanto, o grupo mexicano passou a ter 54% das ações da GB, ficando a Globo com 45,5%. Com isso, a participação das Organizações Globo no capital votante total da Net caiu para apenas 33,56%. Com a mudança, a Embratel/Telmex passou a indicar nove conselheiros da Net, enquanto a Globo passou a indicar apenas dois. Antes, o grupo mexicano era responsável por apenas cinco nomes.

Além disso, a Embratel passou a nomear todas as três diretorias da Net, em vez de apenas uma. Ainda assim, o relator do processo na Anatel, conselheiro Rodrigo Zerbone, entendeu que o fato de a Globo ainda indicar dois conselheiros significa que a empresa continua no controle da Net.

"Mesmo deixando de possuir a maioria de capital votante da net, a Globo ainda manterá influência significativa no controle da empresa, com poder de veto em ampla gama de matérias", afirmou. O problema é que a nova lei de TV paga vetou a propriedade cruzada de um mesmo grupo econômico sobre as atividades de programação (na qual a Globo atua) e distribuição (que é o caso da Net). Por isso a Anatel concedeu a anuência prévia para a operação, mas determinou que a Globo deixasse de indicar conselheiros na Net, além de impedir que seus executivos participem das decisões da companhia que envolvam os serviços de telecomunicações.

Como a nova lei só entra em vigor em setembro deste ano, um ano após sua aprovação, a Net terá de enviar à Anatel até 90 dias antes dessa data um novo pedido de anuência prévia, já com as alterações no conselho pedidas pela agência reguladora. EPOCA


 

27 01 12
O sarcasmo do Dinâmica de Bruto
Blog tem mais de 20 mil acessos mensais
Editora Globo
Nos anos 80, o designer carioca Bruno Maron, hoje com 33 anos, conheceu e nunca mais largou os quadrinhos de Angeli, Laerte e Glauco. Mais tarde, passou a admirar outro trio — os seus contemporâneos Allan Sieber, Arnaldo Branco e André Dahmer. Estudando os autores que admirava, em 2008, desenhou sua primeira história. E deu certo: hoje as tirinhas de seu blog Dinâmica de Bruto tem mais de 20 mil acessos mensais. O alvo das piadas, por ironia, são “franguinhos de apartamento que mexem na internet”. Mas ele garante: “É tudo autocrítica”. GALILEU

 

22 01 12
Quase metade dos pais monitora o perfil dos filhos no Facebook
Números  revelam que o Brasil  cresceu quase 300% em quantidade de usuários no Facebook no ano passado (Foto: Reprodução)
Um infográfico divulgado pela empresa de pesquisa Lab42 indica que boa parte dos pais - cerca de 43% - checa as páginas de seus filhos diariamente na rede social. O estudo, feito com 500 entrevistados, mostrou ainda que 92% deles não só olham, como também participam da rede social.


Todos os entrevistados que participavam da rede social tinham seus filhos adicionados. O motivo principal, apontado por 40% dos pais, é a segurança. Depois, 15% alegaram bisbilhotar o mural dos filhos somente por curiosidade. Outra preocupação bem comum - de cerca de 55% - é saber se o Facebook está atrapalhando os deveres de casa ou outras atividades das crianças.

Parte deles também garantiu não estar fuxicando a vida dos filhos, mas sim tomando cuidado com a chance das crianças conhecerem estranhos (41%), praticarem bullying (17%) ou serem vítimas de provocações virtuais (16%). O dado que mais impressiona, no entanto, é que 72% têm até as senhas das contas dos filhos.

O caminho inverso também existe. Crianças foram entrevistadas pelo Lab42 e 54% delas confirmaram que estão sempre publicando no mural dos pais, e outros 51% afirmaram que comentam nas fotos. A pesquisa também quis saber sobre o nível de conhecimento do Facebook: 76% das crianças disseram que ironizam os pais porque eles não entendem muito da coisa. Mas eles não admitem: 67% acham que sabem, sim, aproveitar todas as características do Facebook. TT

14 01 12
Nova interface do Windows 8 é melhor nos tablets do que no PC
Windows 8 (Foto: Divulgação)
Microsoft parece querer que o próximo computador que você for comprar seja um tablet. Isso porque o Windows 8, o novo sistema operacional da companhia, funciona bem melhor em um dispositivo portátil com tela sensível ao toque do que em um PC comum.

O G1 assistiu a uma demonstração (veja trecho ao lado) do novo Windows com Christopher Flores, diretor de relações públicas do sistema operacional, durante a feira de tecnologia Consumer Electronic Show (CES) 2012, para ver o que se pode esperar do sistema que, por conta da interface Metro, muda completamente a aparência dos programas.

O Windows 8 ainda não tem data de lançamento, mas espera-se que ele saia ainda neste ano. Em evento na última segunda-feira (9), o presidente-executivo da Microsoft, Steve Ballmer, disse que este será o ano do Windows 8, com a companhia focando todos os seus esforços no lançamento. Essa foi a última participação da Microsoft na CES. G1

11 01 12
Conteúdo postado no Google+ terá destaque em pesquisas no buscador
Fotos, vídeos e links postados na rede social aparecem como sugestão.
Ferramenta ficará disponível primeiro procuras em inglês, diz empresa.

Imagem do blog oficial do Google mostra função Search Plus Your World, que ressalta informações da rede social Google+ nas buscas, como mostram as setas vermelha e amarela. A seta verde destaca o botão que ativa e desativa o serviço (Foto: Reprodução)

O Google anunciou nesta terça-feira (10), por meio de seu blog oficial, a ferramenta "Search Plus Your World" (“Procura Mais Seu Mundo”, em tradução livre). O recurso integra resultados da rede social Google+ e do álbum de fotos virtual Picasa a buscas na web e será liberado nos próximos dias para buscas em inglês, segundo o blog. Um vídeo explicativo em inglês está disponível no site (veja aqui).

Na prática, quando o usuário fizer uma busca na página do Google, informações de sua conta do Google+ e de seus amigos, como sites recomendados e fotos postadas, ganharão destaque. Assim, os resultados da pesquisa serão diferentes para cada usuário, em teoria. A ferramenta pode ser desligada a qualquer momento, de acordo com a companhia.

Como parte da expansão, fotos do perfil de usuários do Google+ vão aparecer como sugestões na caixa de pesquisa do Google. Pesquisas sobre temas gerais, como "música" e "esporte", por exemplo, trarão sugestões de pessoas, empresas e lugares relacionados que têm conta no Plus.

Segundo o blog oficial, a ferramenta é uma extensão do Google Social Search, recurso lançado em 2009 que dava ênfase a conteúdo público de amigos, como postagens em blogs.

A versão em português da ferramenta ainda não tem data de lançamento, segundo a assessoria do Google no Brasil. Veja mais


 

11 01 12
Apple pode ter incluído ‘passagem secreta’ para espionagem no iPhone



Vazou na internet um suposto documento da DGMI (Directorate General of Military Intelligence), agência de inteligência do governo indiano, que traz uma alegação impressionante: a Apple teria incluído uma passagem secreta no iOS para que governos e agências de espionagem possam acessar o conteúdo do celular de qualquer pessoa. O documento também afirma que a Nokia e a RIM teriam topado fazer o mesmo, o que os espiões indianos acham ótimo porque permite a “execução eficiente (…) de interceptação de dados”. E se os indianos têm acesso a isso… todos os governos têm.

O relatório parece verossímil, mas é impossível verificar sua autenticidade: trata-se de um documento confidencial, que teria sido roubado por hackers. Até o momento, nenhuma das empresas ou entidades envolvidas se manifestou – e caso elas se manifestem, será para negar, claro. Como a Microsoft sempre negou as acusações de que tenha incluído portas secretas no Windows a pedido do governo dos EUA. Talvez essas teorias sejam mera paranoia, mitos urbanos, hoaxes. Talvez não. Você lembra de quando se descobriu que o iPhone gravava secretamente a localização do usuário?
 

07 01 12
Campanha antidrogas usa perfil com nova Timeline do Facebook

A Timeline do Facebook foi utilizada recentemente em uma campanha antidrogas do Israel Anti-Drugs Authority (IADA). Desenvolvida pela agência publicitária israelense McCann Digital, a ação buscou atingir o público jovem com a criação do perfil fake do personagem Adam Barak.

O perfil falso de Adam Bark, criado para a campanha antidrogas do Israel Anti-Drugs Authority (Foto: Reprodução/ Gabriela Viana)

Através de imagens na Timeline, a campanha mostra como seria a vida de Adam como usuário de drogas e longe delas. O destaque das fotos fica por conta da aparência física do falso usuário, que se modifica ao longo da Linha do Tempo.

Criada para mostrar, em ordem cronológica, momentos marcantes do usuário, o novo recurso da rede foi explorado pela agência por ser atraente e objetivo. “Depois de construir a Linha do Tempo cinco ou seis vezes, com diversos recursos, eu decidi que preferia ter uma ideia de trabalho compreensível em vez de algo muito mais impressionante e que ninguém entenderia”, declarou o diretor de criação da McCann Digital, Daniel Barak, que compartilha o mesmo sobrenome de seu personagem. 


 

06 01 12

Xcon Global revoluciona mercado de Internet com 3G de cobertura mundial

MI-Fi, modem da XCon Global (Foto: Reprodução)
A Xcon Global, uma empresa especializada em distribuição de acesso à web, lançou um produto inovador para o mercado internacional. Através de um modem USB ou um mini Mobile Hotspot, o usuário poderá ter acesso à Internet de qualquer lugar do mundo. O serviço funciona sob demanda e tem seu foco principal em empresários e pessoas que precisam de acesso ilimitado durante suas viagens.
O processo é bem simples. Antes de uma viagem, o usuário deve acessar o site da empresa, informar destino e data de embarque. A companhia envia, então, o aparelho para o endereço solicitado. Durante a viagem, será cobrado o valor de US$ 12,95, aproximadamente R$ 23, por dia enquanto o utilizar. Quando voltar a sua cidade, o usuário deverá devolver o aparelho à empresa e pagará apenas pelo tempo que usou. Saiba mais
14 08 12
Facebook mobiliza advogados para lidar com demanda das eleições
Profissionais analisam caso a caso, diz rede social.
Decisão de juiz quase deixou o Facebook fora do ar por 24 horas no país.

 
O Facebook criou uma força-tarefa de advogados para atender aos incidentes que podem ser causados com as infrações da lei eleitoral durante o período de eleições no Brasil, segundo a rede social divulgou nesta segunda-feira (13). Na última sexta-feira (10), um juiz chegou a determinar o bloqueio do serviço por 24 horas – a decisão já foi revertida.

De acordo com o Facebook, os advogados estão atuando pontualmente em cada incidente eleitoral. Fica a cargo dos candidatos e partidos enviar as solicitações de remoção de conteúdo. Segundo o site, as páginas só serão retiradas do ar após um pedido da justiça.

Na última sexta-feira, um juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina determinou que a rede social tinha infringido a lei eleitoral ao não retirar do ar uma página com supostas mensagens ofensivas ao vereador Dalmo Meneses (PP-SC), de Florianópolis. A página "Reage Praia Mole" teria sido retirada do ar, mas uma segunda versão continuou on-line, disse o juiz, na ocasião.

Por conta disso, o juiz determinou que o Facebook ficasse 24 horas fora do ar e pagasse uma multa de R$ 400 mil. No mesmo dia, a rede social entrou com uma ação para a retirada de ordem de suspensão e acabou revertendo a decisão. Por meio de nota, o Facebook se disse "satisfeito" com a reconsideração.

Segundo o juiz, o Facebook se dispôs a colaborar com a justiça eleitoral na "construção de mecanismos e procedimentos para dar eficiência às decisões judiciais eleitorais".

A lei eleitoral brasileira determina que “é livre a manifestação de pensamento” por meio da internet, mas é vedado o anonimato durante a campanha eleitoral. Fica, então, ao provedor de conteúdo (o Facebook, por exemplo) o dever de tomar providências contra a divulgação de conteúdo proibido pela justiça.

Se a retirada do conteúdo não for feita, a lei determina que a justiça poderá determinar a suspensão, por 24 horas. A cada repetição do problema, a justiça poderá duplicar a suspensão. G1

10 06 12
ANID e COMBA-TELECOM promovem encontro com a base tecnológica do Brasil

A Paraíba vai receber nos dias 17 e 18 de junho empresários chineses ligados à Comba-Telecom, empresa listada na Bolsa de Valores de Hong Kong e premiada pelo Business Superbrand Status, para a assinatura de convênio firmado com a ANID - Associação Nacional para Inclusão Digital, que garantirá investimentos de cerca de R$ 350 milhões.
A comitiva irá visitar no dia de chegada o Parque do Povo, para conhecer de perto o Maior São João do Mundo e outros pontos turísticos de Campina Grande, onde tradicionalmente vem sendo promovido um dos festejos juninos que marcam o calendário dos principais eventos populares do Brasil. No dia seguinte está confirmado um encontro com empresários paraibanos ligados à base tecnológica, a partir das 14h00, em João Pessoa.

IMPACTO ECONÔMICO DA VISITA

De acordo com Percival Henriques, que preside a Associação Nacional para Inclusão Digital, sediada na capital paraibana, haverá um significativo impacto econômico como desdobramento da visita da cúpula da Comba-Telecom, “na medida em que nesse primeiro momento 50 parceiros que integram a nossa associação reafirmarão a assinatura do convênio”.
Percival Henriques destaca ainda que esse impacto positivo é decorrente da crescente necessidade da população brasileira pela internet banda larga de grande velocidade, tevês por assinatura, onde os canais localizados são ofertados sem custos. O dirigente ressalta ainda a possibilidade de montagem de uma rede de fibra óptica, a partir da rede já estruturada pela ANID, que alcança atualmente de Fortaleza (CE) a Uruguiana (RS) na divisa entre o Brasil e Argentina, e a introdução progressiva de TV a Cabo também nas pequenas cidades do interior, beneficiando as classes C e D, além de pequenas empresas, maximizando dessa maneira o conteúdo regional.

CREDIBILIDADE MUNDIALMENTE RECONHECIDA

A Comba-Telecom mantém excelente imagem internacional enquanto líder no mercado Enhancement Global Wireles. Desde 2003 encontra-se com ações na poderosa Bolsa de Valores de Hong kong e continua mantendo sua base de R & D e fabricação em Guangzhou, China.
Na Paraíba os empreendedores chineses que integram a cúpula da Comba-Telecom irão apresentar ao público interessado como desenvolvem e fabricam ampla carteira de produtos, a exemplo de antenas, repetidores, sistemas de microondas digitais, acessórios de rádio frequência passivos e projetados para os padrões mais exigentes em termos de flexibilidade e durabilidade, com o propósito de maximizar a eficiência já reconhecida mundialmente na operacionalidade das redes móveis de baixos custos.
Com sede instalada em Hong Kong, a Comba-Telecom mantém sua rede de escritórios de representação e distribuição também na Rússia, Dubai, Estados Unidos, Índia, Brasil, Cingapura e Tailândia.
De: Anid Brasil
05 06 12
Empresa paraibana faz aplicativo oficial do Maior São João do Mundo
Aplicativo oferece toda a programação detalhada das atrações.
Ideia é ter informações sobre eventos de grande porte com facilidade.

Ideia foi fazer o aplicativo para que se obtenha informações de eventro de grande porte (Foto: Divulgação)

Na última sexta-feira (1), um aplicativo para celulares e tablets foi lançado e vai ajudar a vida dos que já começaram a chegar na cidade de Campina Grande e terão todo o mês de junho pela frente para curtir o Maior São João do Mundo. A empresa responsável pelo software preparou um conjunto de dicas, fotos, notícias e serviços mostrando que o evento, além de tradicional, agora tem a tecnologia como grande aliada.

A reportagem do G1 fez o download do aplicativo na versão para Android e conheceu o funcionamento do programa. São seis funcionalidades para interagir durante o período junino. A primeira delas é a de notícias, sendo abastecida por uma rede social de microblogs oficial do São João de Campina Grande. Existe também a opção “Mural”, onde todos que escreverem nessa rede social a hashtag #SãoJoãodeCampina aparecerá.

Mais uma das possibilidades é a agenda, que lista todas as atividades juninas que vão acontecer, além de mostrar o local e a hora de cada evento. Essas informações podem ser complementadas com o mapa disponibilizado no aplicativo que mostra a localização exata dos principais pontos do evento bem como um mapa oficial detalhado com o layout completo do Parque do Povo, sede da festa.

Todas as fotos e vídeos relacionados ao São João poderão ser visualizados na parte “Multimídia”, que será atualizada a medida que o material for surgindo.

Após todas essas opções focadas no arrasta-pé, uma foi destinada como um serviço útil para todos que cheguem a Campina Grande. Nela serão encontradas informações, como endereço e telefone, de caixas eletrônicos, farmácias, hospitais, hotéis, restaurantes e bares, além de táxis e locadoras de veículos.

A ideia
Daniel Ramos, um dos diretores operacionais da empresa e que esteve diretamente ligado ao desenvolvimento junto com Gutenberg Neto, comentou como se deu o início da ideia. “Surgiu a partir da necessidade de se obter facilmente as informações relacionadas aos eventos de grande porte, como o Maior São João do Mundo”, explicou. Conheça mais
Versão iOS:
http://itunes.apple.com/br/app/sao-joao-campina-grande-2012/id529125905?mt=8 
Versão Android:
https://play.google.com/store/apps/details?id=cc.fuze.saojoao 


25 05 12
Banda Larga para todos
Banda Larga para todos, a preço justo e acessível aos diversos segmentos sociais, essa tem sido a meta defendida pela ANID
Associação Nacional para Inclusão Digital, ao instalar 14 Pontos de Referência em localidades estratégicas da Paraíba, possibilitando maior acesso a comunidades onde até 2007 era considerado impraticável desenvolver qualquer proposta dessa envergadura. Já encontram-se instaladas e atendendo a suas respectivas áreas de provedores, as torres sediadas em Campina Grande, João Pessoa (Alto do Sumé, Patos, Juazeirinho, Sousa, Cajá, Lagoa (Serra do Céu), Bananeiras e Cuité. 

Ao resgatar a história da ANID, Percival Henriques constata que a entidade "produziu com eficácia em tempo recorde, atendendo a demanda que existia principalmente em pontos do interior do estado, que resistiam como ilhas isoladas. A nossa associação mudou essa realidade e hoje em dia estamos estruturados para contemplar com nossa proposta todas as cidades possíveis." 

O exemplo maior dessa trajetória exitosa é a localidade chamada Cajá, situado em um morro na divisa entre os municípios de Itabaiana, Caldas Brandão e Gurinhém, que historicamente tem sido vista pela maioria da população paraibana apenas como parada de motoristas que de dirigem a várias regiões do interior, usando a BR 230 como via de acesso principal. Essa visão mudou radicalmente nos últimos tempos. 

É que exatamente no Cajá, onde predomina uma serra alta na paisagem local, onde as grandes operadoras de telecomunicações e telefonia instalaram suas torres, como as redes de televisão de projeção nacional, a exemplo da Rede Globo e do SBT - Sistema Brasileiro de Televisão. 

A ANID também se faz presente nessa localidade, que devido a sua posição geográfica estratégica, permite atender mais de 20 cidades ao seu redor, além de interligar os Estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. 

A atual estrutura da ANID no plano estadual está solidificado através do raio de ações alcançado pelas 14 torres espalhadas da capital ao alto sertão. 

No plano nacional, a ANID alcança atualmente provedores associados de Roraima a Uruguaiana (RS) na divisa entre o Brasil e a Argentina. A associação conta com mais de 1000 micro e pequenas empresas de base tecnológica espalhadas em quase todo país. Muitos desses associados são provedores de internet que atendem diretamente ao usuário final. 

Entre os grandes parceiros encontram-se empresas nacionalmente credibilizadas, tais como a _Level 3_ e Intelig, das quais retransmite ao público associado a internet por um preço bem mais acessível que o cobrado pelas grandes operadoras. 

Em todas as 223 cidades paraibanas a ANID se faz presente através de provedores associados, o que assegura uma boa prestação de serviços da rede a um público ampliado de usuários da Internet.


 "Esse tem sido o maior mérito da nossa entidade", 
comemora o presidente, Percival Henriques, após cinco anos de atividades sistematizadas pela Associação Nacional para a Inclusão Digital. 

Essa rede inclui o fortalecimento do apoio às empresas locais, para que as mesmas possam sobreviver frente ao avanço das empresas multinacionais, incentivos e capacitações das empresas e seus técnicos em seus locais de atuação, ações que abrangem também a disponibilização de internet para comunidades de pescadores e assentamentos rurais. 

Mais informações no site da ANID: www.anid.com.br 
ou pelos telefones (83) 3513-5362 | 3513-5363. 
Assessoria de Comunicação e Imprensa ANID
Associação Nacional para Inclusão Digital 
Fone: (83) 3513-5362 
Orkut: ANID Brasil 
Facebook: Anid Brasil 
Twitter: @ANID_Brasil

23 05 12
Facebook testa nova versão da Linha do Tempo, diz site
Reportagem afirma que rede social testa novidade com alguns usuários.
Mudanças são sutis e tornam página 'mais limpa'.
Foto que a reportagem do site 'Talking Points Memo' publicou da nova Linha do Tempo (Foto: Reprodução)

O Facebook já pode estar realizando testes de uma nova versão da Linha do Tempo, a página principal do usuário que apresenta os eventos publicados em ordem cronológica, de acordo com reportagem do site "Talking Points Memo".

De acordo com a reportagem, o Facebook não revelou quantos usuários fazem parte do teste nem quando a nova Linha do Tempo seria lançada. Segundo o site, as mudanças tornam a página do usuário "mais limpa". Saiba mais
21 05 12
Seu namorado não sai da internet? Expert dá dicas para evitar uma traição que começa via Facebook
Editora Globo

Perigo na rede! O site "Huffington Post" acaba de publicar uma notícia que promete tirar o sono de quem tem um companheiro que passa horas navegando na internet. De acordo com a publicação, 81% dos advogados responsáveis por divórcio no mundo dizem que usam os perfis virtuais dos ex-companheiros de seus clientes para investigar possíveis “puladas de cerca”.

Leia mais: Rejeição no Facebook pode chatear pessoas na Internet e na vida real

Para não cair na armadilha da traição através das redes sociais, Rick Reynolds - que assina o artigo e éfundador de um site que ajuda a recuperar casais em crise, lista um manual de evidências que tornam as pessoas vulneráveis às relações online. Ele ainda dá dicas de como reverter a situação antes que seja tarde demais. Confira:

O QUE NOS TORNA VULNERÁVEIS ÀS RELAÇÕES ONLINE?

- Acessibilidade: a internet permite o acesso rápido às pessoas.

- O efeito desinibição online: devido à invisibilidade proporcionada pela internet, as pessoas são menos inibidas. Você acaba dizendo coisas que não falaria pessoalmente.

- Anonimato: não ser conhecido pela outra parte permite a imaginação. É uma "droga poderosa" ser corrrespondida por alguém que te imagina como a pessoa que você sempre quis ser.

- Comidismo: as pessoas pensam que, se não estão prejudicando ninguém pessoalmente, não há nenhum problema emocional.



Editora Globo

COMO SABER SE SEU COMPORTAMENTOS ONLINE É "PERIGOSO" PARA O NAMORO?

- Ficar ansioso para checar seu e-mail;

- Ficar longe de um computador ou celular se torna mais difícil do que trabalhar sob pressão;

- Ser muito mais aberto com o seu amigo online do que com o seu companheiro;

- Bloquear o celular e o computador para se assegurar de que seu companheiro não invada a sua privacidade;

- O encontro cara-a-cara parece uma ideia melhor de conversar online;

- O tempo gasto com seu "amigo" online supera o tempo gasto com a família ou no trabalho;

- Querer saber o que seu "amigo" está fazendo se torna o seu objetivo principal;

- A atração pelo seu "amigo" excede a sua atração pelo companheiro;

- Se um de seus "amigos" de conversa online diz "isso é errado, precisamos diminuir o ritmo".
  MARIE CLAIRE
12 05 12
Fibra ótica já é passado: internet rápida 
agora é com laser
Feixes de laser permitem transmissão de dados (Foto: Reprodução/Tecnoblog)
Enquanto as técnicas de transmissão de dados atuais se utilizam de cabos, ondas de rádio ou feixes de luz, um grupo de pesquisadores da Universidade de Taipei, em Taiwan, desenvolveu uma rede de transferência de dados utilizando simples canetas laser. Chamada de Visible Light Communication System, a tecnologia consegue uma conexão mais rápida e com menos erros que o Wi-Fi e o Bluetooth.
A parte "nova" do sistema é mesmo a técnica de transmissão, já que os equipamentos usados são bem antigos: tratam-se de canetas lasers comuns, dessas que são usadas para brincar com gatos ou apresentar slides no datashow. Os pesquisadores, para testar o conceito, usaram duas delas - uma vermelha e outra verde. Eles adaptaram um canal de transmissão de dados em cada uma das canetas e conseguiram atingir a incrível velocidade de 1 GB por segundo (500 MB por segundo para cada feixe). 

Entre as vantagens da tecnologia está o baixo custo desse tipo de configuração (o grupo criou uma rede com menos de R$ 1.150) e a confiabilidade dos dados: no padrão Wi-Fi, a taxa de erros é de 1 bit para cada 100 mil transmitidos, enquanto que nos lasers a taxa é de 1 bit para cada 1 bilhão de bits enviados pelo canal.

Uma desvantagem da técnica, no entanto, é o fato da conexão poder ser interrompida facilmente, bastando qualquer objeto entrar no caminho do feixe de laser. E é essa limitação que torna muito difícil que essa tecnologia possa chegar ao mercado algum dia. TT
12 05 12
Aplicativo de chat do Facebook fica mais parecido com a vida real
O app, agora, mostra também se seus amigos leram suas mensagens
facebook

Facebook acredita que enviar mensagens via celular deveria ser como uma conversa cara a cara. Por isso, está atualizando seus aplicativos para iPhone e Android. A novidade é que agora, você pode ver se alguém leu a sua mensagem. Em outras palavras, será possível saber se a pessoa leu o conteúdo e não quis responder, ou se leu e demorou para escrever algo.

Para Peter Deng, diretor de produtos da rede social, "é mais fácil do que usar o aplicativo do Blackberry" e funciona para conversas em grupo. Nestes casos, o aplicativo mostra algo do tipo: "Visto por usuário 1, 2 e 3" logo abaixo da mensagem enviada.

Peter diz que o foco é criar uma nova experiência em mensagens e que este é apenas o começo das atualizações desses aplicativos que fazem as conversas móveis parecerem mais reais. "O 'read receipts' [é o nome da nova função] com certeza cumprirá essa função, já que o usuário não precisará mais enviar um 'você recebeu?' na sequência, ou ficar pensando se alguém leu sua mensagem, ou se leu mas não respondeu".

As atualizações de hoje são pensadas nos celulares em primeiro lugar. Elas aparecerão primeiro nos aplicativos de chat dos celulares para só depois aparecerem na interface de web normal do Facebook. Isso indica o objetivo doFacebook de aos poucos deixar de ser uma empresa focada na "internet de computador".

Além dos recibos de leitura, o usuário também poderá ver o local ou cidade de onde a mensagem foi mandada se os seus colegas de chat estiverem com o GPS ativado. Isso significa que se você enviar, por exemplo, uma mensagem dizendo que já está na porta da casa de alguém, a pessoa poderá saber se você está realmente ali ou se enviou o texto com alguma antecedência. Do outro lado, será possível saber se a pessoa leu o seu recado ou se será necessário fazer mais um contato para não ficar esperando muito tempo na rua.

Para Peter, um dos maiores problemas com mensagens e conversas em grupo são os mal entendidos que acontecem porque você não pode ver as reações das pessoas. "Você manda uma mensagem flertando e, depois de alguns minutos sem resposta, você começa a pensar: 'Ah, não, sou tão horrível assim? Será que leram e detestaram?', quando na verdade apenas não viram ainda".

Alguns vão pensar que ficará mais difícil ignorar as pessoas agora. Estão certos. O Facebook mantém a ideia de que você deve ser autêntico em suas próprias ações. Por isso, não tem como desligar o "read receipts", mas oFacebook permite que você esconda sua localização se é o tipo de privacidade que você deseja.

Facebook ainda não comentou sobre colocar vídeos nos chats. Isso com certeza ajudaria a deixar as conversas ainda mais reais. OLHAR DIGITAL


06 05 12
Aplicativo com 100 livros digitais é lançado na Bienal do Livro Amazonas
A inovação visa popularizar a cultura no Estado, afirmou SEC.
O aplicativo foi desenvolvido pela empresa amazonense Tap 4 Mobile.

Bienal contou com lançamento de e-books (Foto: Alfredo Fernandes/Agecom)

Novas tecnologias podem despertar em jovens uma paixão pela literatura. Esta é a proposta de aplicativo para para aparelhos eletrônicos como tablets e smartphones, lançado na sexta-feira (4), na 1ª Bienal do Livro Amazonas. O aplicativo reúne mais de 100 livros digitais e dispõe de informações sobre programação cultural e eventos mantidos pela Secretaria de Estado da Cultura (SEC).

A inovação visa popularizar, por meio de aparelhos eletrônicos que estão tomando conta do mercado de comunicação, a cultura. O aplicativo foi desenvolvido pela empresa amazonense Tap 4 Mobile, instalada no condomínio de incubadoras de empresas do Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide). Saiba mais


18 04 12
Facebook adiciona botão Ouvir a páginas de artistas e bandas
Usuários poderão ouvir faixas de seus artistas favoritos.
No Brasil, Rdio permite ouvir música por streaming no Facebook.
Página da banda Linkin Park, já com o botão Ouvir (Foto: Reprodução)


Facebook começou a adicionar botões Ouvir às páginas de artistas e bandas nesta terça-feira (17). A rede social disponibilizou o novo formato Linha do Tempo para marcas e organizações no final de fevereiro.

Com a mudança, os usuários brasileiros terão a opção de ouvir a faixas de artistas por meio do Rdio, serviço de streaming de música que é disponível no país. Nos Estados Unidos e em outros países, também existe a opção de ouvir por serviços como o Spotify e o MOG –é escolhido o serviço que o usuário mais frequenta.

Publicidade e IPO
No final de fevereiro, o Facebook revelou novos modelos de oferecimento de anúncios feitos para ajudar as maiores marcas do mundo a espalhar sua mensagem da maior rede social do mundo. Com as mudanças, mensagens e posts promovidos pelas empresas foram integradas às atualizações de notícias que os usuários recebem em sua página inicial do Facebook.



"O Facebook está ganhando bastante dinheiro com anúncios agora, mas eles não estão recebendo o dinheiro das grandes marcas. É ali que está o dinheiro", disse Rebecca Lieb, uma analista do Altimeter Group.

No dia 1º de fevereiro, o Facebook apresentou seus documentos aos órgãos regulatórios para fazer uma oferta inicial de ações (o chamado IPO) em que espera arrecadar US$ 5 bilhões. A estreia da rede social na bolsa de Nova York está prevista para maio, com o símbolo FB. A expectativa do mercado é que o IPO seja o maior para uma empresa de internet, superando o de quase US$ 2 bilhões do Google, feita em agosto de 2004. G1
11 04 12
Toshiba anuncia o 'Excite 13', 
maior tablet do mundo
Toshiba Excite 13
A família de tablets vai ganhar um novo membro no segundo semestre deste ano. Isso porque os japoneses da Toshibaanunciaram o Excite 13, o maior tablet produzido em quantidades industriais no mundo.

Segundo o TG Daily, o Excite 13 pesa cerca de 1 quilo - 53% a mais que um iPad do modelo Wi-Fi, que tem 652 gramas - e tem uma tela de 13,3 polegadas. A nível de comparação, o até então maior dispositivo do planeta nesse mercado era o Samsung Galaxy Tab, de 10,1 polegadas. Devido ao tamanho e ao peso, o tablet da Toshiba certamente não é tão cômodo quanto as versões menores e, dependendo do que o usuário fizer, pode se tornar cansativo segurar o aparelho.

Por outro lado, vídeos, fotos, mapas e sites da web vão ganhar mais espaço para a visualização. A Toshiba também promete um som melhor que o dos outros tablets graças a um conjunto de quatro alto-falantes embutidos. Outra característica é que o Excite 13 terá uma autonomia maior que a dos tablets concorrentes, e pode trabalhar 13 horas sem recarga da bateria. Talvez daí tenha surgido a ideia de apelidá-lo de "13".

O Excite 13 faz parte de uma série que inclui também modelos menores, de 7,7 e 10 polegadas – os tamanhos mais comuns. Esses tablets da Toshiba têm várias características em comum, como corpo de alumínio e tela feita com o resistente vidro Gorilla Glass (saiba mais sobre essa tecnologia). Os três possuem duas câmeras, sendo a principal de 5 megapixels, rodam o sistema Android 4.0, conhecido como Ice Cream Sandwich e oferecem apenas acesso à internet via Wi-Fi. Todos terão um processador Tegra 3, da Nvidia, de 4 núcleos.

O tablet deve chegar às lojas nos Estados Unidos em junho. O modelo básico, com 32 GB de capacidade, vai custar US$ 650 dólares (cerca de R$ 1.176 na cotação atual), e uma versão mais completa, de 64 GB, sairá por US$ 749 (R$ 1.355). OLHAR DIGITAL


22 03 12
Google Street View permite fazer visita virtual à região amazônica
Fotos foram coletadas na região da Reserva do Rio Negro.
Foram mais de 50 mil imagens feitas em agosto de 2011.
Google Street View faz imagens da Reserva do Rio Negro (Foto: Reprodução)

Google Street View agora disponibiliza imagens que permitem uma visita virtual à Reserva do Rio Negro, na região amazônica, anunciou a gigante das buscas nesta quarta-feira (21). De acordo com a empresa, equipes do Brasil e dos Estados Unidos fizeram as fotos durante o mês de agosto de 2011.

“A novidade permite que você faça uma visita virtual de barco pelo rio Negro e flutue sobre os afluentes menores”, informa Karin Tuxen-Bettman, funcionário do Google responsável pelo projeto que quer levar a Amazônia ao Street View. Segundo ele, o projeto foi feito em parceria com a fundação Amazonas Sustentável. Veja mais

 

22 03 12
Pesquisador defende que vírus de computadores podem se tornar reais
Guillaume Lovet lista semelhanças entre vírus biológicos e virtuais e diz que já é possível sintetizar uma praga a partir de um computador
Vírus

Os vírus podem sair do mundo virtual e se tornarem biológicos? Guillaume Lovet, especialista em segurança de internet da Fortinet, acredita que sim. Segundo oNet Security, Lovet comparou a forma como vírus se desenvolvem na web com a forma como se desenvolvem na vida real e lembrou que já é possível sintetizar pragas por computadores, apesar de não acreditar que isso seja feito no mundo.

Lovet comparou o desenvolvimento do vírus HIV com ataques cibernéticos. Segundo o pesquisador, o vírus da AIDS funciona como um ataque de negação de serviço que sobrecarrega o corpo humano até causar instabilidade no sistema de defesa. Ele também lembrou que o tradicional vírus da gripe lembra o malware Sally, que ataca o antivírus para permitir a entrada de outros programas maliciosos no computador. No caso da gripe, o ataque ao sistema imunológico abre espaço para outras doenças atacarem o organismo.

Ele também lembrou do poder de mutação dos vírus biológicos, que faz com que vacinas tenham que ser frequentemente desenvolvidas para combater certas doenças. O mesmo acontece com malwares, que são desenvolvidos para não serem percebidos por antivírus, exigindo assim que o usuário atualize o software para se manter seguro.

Uma diferença apontada entre as pragas está a capacidade das biológicas se juntarem a outras espécies para se propagarem dentro de um organismo. "Isso não acontece nas virtuais porque a grande maioria dos vírus são feitos pensando em negócios e dinheiro", afirmou Lovet, que disse que são raras as pragas virtuais feitas para se propagarem a partir de outros vírus.

Lovet afirmou que já é possível sintetizar um vírus biológico a partir de códigos escritos em computadores. Assim, ele diz que é possível que uma praga virtual ganhe vida fora das máquinas. "Mas não há casos documentados disso. É muito difícil controlar isso. Improvável? Sim. Impossível? Não", disse. OLHAR DIGITAL
   
09 03 12
Conheça o aplicativo do Facebook que promove a troca de objetos na rede

aplicativo para Facebook Dois Camelos é uma forma de usar os momentos na rede social para colocar em prática o consumo consciente e colaborativo.

O mecanismo de trocas foi lançado em maio de 2011 e tem seu nome inspirado no Oriente Médio, região na qual o camelo é uma moeda de troca muito comum. Fernanda Athayde, uma das fundadoras da startup, diz que a ideia do nome surgiu depois que ela ouviu a história de um casal de amigos que viajou ao Marrocos: ofereceram ao marido camelos em troca da esposa.

Desde que começou, os números só cresceram: são mais de 3.400 objetos oferecidos para troca no aplicativo, que conta com mais de 37 mil usuários cadastrados. Todo usuário do Facebook tem acesso gratuito ao app.

Além das trocas entre pessoas, a Dois Camelos credencia estabelecimentos comerciais que de alguma forma trabalham com valores socioambientais. “Estes lugares são indicados como Pontos Verdes e anunciados no app”, conta Fernanda.

Ao entrar no aplicativo, você pode cadastrar produtos que esteja oferecendo para troca (livros, DVDs, eletroeletrônicos) e apontar aqueles em que tem interesse. Quando alguém quiser algum produto seu, virá uma notificação por e-mail. Depois, as outras mensagens de diálogo (durante a negociação) aparecerão no aviso de mensagens do próprio Facebook.

Entre as regras do aplicativo, não é permitido cadastrar animais, pornografia, drogas e remédios. “Nunca tivemos um cadastro irregular. As pessoas podem denunciar caso vejam algo que não esteja de acordo”.

Segunda Versão
Em breve, uma versão repaginada do aplicativo será lançada, com nova logo e outras funcionalidades. “Teremos também parceria com associações e além da troca poderemos doar nossos pertences para instituições”, diz a sócia da empresa.

Ao cadastrar um produto, é possível colocar o CEP de onde você está. Com um sistema decruzamento de dados, é mais fácil entrar em contato com alguém que more na mesma região. “Esta inteligência do site estará cada vez melhor na nossa versão nova, com avisos ativos na hora do cadastro”.

Por exemplo: no mesmo momento em que você cadastra uma bicicleta para trocar, o aplicativo mostra quem quer o objeto (assim, você não precisa pesquisar um interessado). “Queremos que a ferramenta fique cada vez melhor e faça parte da vida das pessoas. Acreditamos que dar um novo uso a um objeto que está encostado e pode ser útil para alguém pode virar um hábito diário das pessoas”, conclui.

Outro objetivo é valorizar a troca de produtos duráveis, que tenham um bom design e uma vida útil maior. “Acreditamos muito na força do consumo colaborativo. Esta tendência está mudando a forma de negociar, e as pessoas darão mais importância ao acesso e não à posse. Por meio da ferramenta, elas terão como encontrar o que precisam sem precisar comprar uma mercadoria nova”.

O aplicativo está entre os dez f
inalistas do Prêmio Greenbest Brasil 2012, na categoria Sites e Aplicativos. Super
06 03 12
Aprenda a evitar golpes no Facebook 
e problemas no computador
Facebook, mesmo possuindo uma política de segurança muito bem elaborada, possui algumas brechas que permitem eventuais ataques. Então é necessário ficar de olho para não cair em algum golpe na rede social. Por isso, o TechTudo preparou dicas para você se prevenir das pegadinhas no Facebook.

1. Muitos já caíram no truque da "promoção imperdível". Sorteios de tablets, smartphones e afins vivem aparecendo na rede. Dificilmente coisas muito boas, e caras, são dadas a troco de nada dessa maneira. Quase sempre são fakes, esperando um clique para contaminar seu computador com vírus ou roubar seus dados.



Cuidado com as "promoções imperdíveis" na rede social (Foto: Reprodução)

2. O Facebook possui inúmeros aplicativos, como joguinhos, horóscopos diários, quiz etc. Apenas aceite os de fontes confiáveis.

3. Uma forma bem simples de se proteger é ativando a navegação segura para o Facebook, transformando a navegação HTTP normal em HTTPS. A diferença é que, ao ativar esse tipo de navegação, uma camada adicional de segurança será inserida, permitindo que os dados transmitidos durante o tempo em que você estiver na rede social sejam passados por meio de uma conexão criptografada, verificando a autenticidade do servidor.

4. Alguma mensagem apareceu pedindo que você faça alguma coisa para continuar tendo acesso livre ao Facebook? Ignore e delete!

5. Muitas pessoas postam links na rede social. Tome cuidado com aqueles encurtados ou em códigos, pois fica difícil saber a procedência. Logo, só abra quando pessoas confiáveis postarem.

Cuidados com o computador

Existem pequenos cuidados que devemos tomar para que nossos computadores não tenham problemas também.

1. Sempre esteja com seu computador atualizado, tanto o sistema operacional quanto o navegador que você usa. Essas atualizações costumam ser automáticas, basta aceitá-las quando forem solicitadas.

2. Tenha um antivírus de confiança. Pago ou gratuito, o importante é a proteção. Atualize-o sempre que necessário e faça varreduras constantes em seu computador. Vale a pena ter um antimalware também, que removerá conteúdos maliciosos.

3. Utilize senhas fortes e difíceis de serem descobertas. Evite usar informações conhecidas, como nomes, datas de aniversário e time, por exemplo. Opte por fazer uma combinação de letras maiúsculas, minúsculas, símbolos e números.

4. Mude suas senhas com alguma frequência, e evite utilizar a mesma para mais de uma finalidade.

Apesar dos cuidados acima, não é possível garantir que estaremos livres de problemas e invasões. Por isso fique sempre de olho!

Via All Facebook

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!
 

14 02 12
Firefox ganhará versão conceitual para o 
Windows 8
Novo projeto da Mozilla Foundation visa adaptar o navegador para a interface "Metro", que deve eliminar o botão "Iniciar"
Firefox Anual Report
Microsoft parece estar séria quanto à questão da troca do menu "Iniciar" por uma interface de apelo mais visual. A nova GUI (graphical user interface, ou "interface gráfica de usuário") doWindows 8 deve mesmo eliminar o visual do sistema operacional como conhecemos até a versão "7". No lugar, a empresa liderada por Steve Ballmer utilizará o que batizou de "Metro", com uma exibição em "blocos" (tile grid).

E, como toda nova interface, a adaptação de tecnologias atuais é uma necessidade óbvia. No caso do Metro, a Mozilla Foundation já está se adiantando e anunciou, ainda para 2012, o lançamento de uma versão conceitual do navegador Firefox para o visual do Windows 8. Um documento da Mozilla Foundation, veiculado pela CNET, fala sobre o projeto:

"Firefox on Metro, assim como todos os outros aplicativos para a interface, será exibido em fullscreen, com foco em interações de toque, e conectado a todo o ecossistema Metro por intermédio de contratos com o Windows 8" - para "contratos", o documento fala de um mecanismo que permite a um software transferir para outro as funções primárias, como abrir uma página da Web ou compartilhar arquivos multimídia.

Haverá também um suporte para que o usuário troque pela versão clássica, mas existe uma consequência: essa parte "clássica" só funcionará caso o Metro não esteja trabalhando em conjunto com o Firefox.

Conte-nos: qual é a sua expectativa para o Windows 8? Acredita que ele pode chegar mais longe que seu antecessor? Ou seria ele o "novo Vista"?


07 02 12
Empresa de telefonia lança oferta de banda larga a R$ 1,99
A operadora de telefonia móvel, TIM, está oferecendo internet em computadores pessoais via minimodem e tablets por R$ 1,99 por dia, cobrados apenas no dia que usar. A promoção se chamará Infinity Web Modem, que é uma oferta de banda larga pré-paga, onde usuário poderá navegar ilimitadamente.

O plano antes era o Infinity Web, onde o usuário paga apenas R$ 0,50 por dia e navega ilimitado no celular.
Sem comprometimento mensal e com um valor acessível, o cliente terá acesso ilimitado à Internet, sem qualquer cobrança de excedente, com velocidade de 1Mbps. Caso o cliente alcance 80MB durante o dia, continua navegando, tendo apenas a velocidade de conexão reduzida até o fim do dia de uso.

Os interessados em aproveitar a oferta Infinity Web Modem podem adquirir um modem desbloqueado e o TIMChip em qualquer canal de venda da operadora. A partir daí, basta inserir o chip no modem, plugar o aparelho no computador e conectar. Neste momento, o cliente completará o cadastro com seus dados pessoais diretamente na tela do computador e estará apto a navegar, pagando apenas R$1,99 por dia quando acessar a web.

Quem já tiver um minimodem desbloqueado, pode adquirir apenas o TIMChip pré-pago da TIM (mesmo chip do plano Inifinity Pré, que é comercializado a R$ 10), também em qualquer um dos pontos de venda da operadora.

Os usuários que já possuem o TIMChip habilitado nos planos Infinity Pré ou Controle e desejam contratar a nova oferta precisam apenas enviar um SMS para 1616 com o texto ATIVAR MODEM ou entrar em contato com a Central de Relacionamento com o Cliente da TIM, através do telefone 1056, e solicitar a ativação do Infinity Web Modem. Mais informações estão disponíveis no site www.tim.com.br/infinitywebmodem.

Da Redação com assessoria da TIM

 

 

04 02 12
Como fica sua privacidade com o novo atrevimento do Google
O que realmente pode acontecer a partir de 1 de março de 2012 com a vigência da "camisa de força digital"
Todos estão recebendo e-mails, pop-ups e alertas do Google sobre sua nova "Política de Privacidade". A partir de 1º de março, usuários que continuam usando os serviços tacitamente declaram concordância com as novas regras impostas pelo provedor de serviços. Longe das declarações superficiais, apaziguadoras e que nunca dizem toda a verdade, por parte dos representantes do Google, é hora do cidadão saber realmente como ficará sua privacidade.

Se você acha que esta informação é dispensável, talvez não tenha percebido o valor deste direito - o direito de proteção dos dados pessoais, o direito de estar só, de não ser rastreado ou ter padrões, comportamentos privados e hábitos logados a cada passo que se dá no mundo virtual.

Primeiramente, na verdade, nada é para melhorar a "comodidade dos internautas". Você realmente acredita nisso? O fato é que hoje, além da política de privacidade geral, alguns serviços do provedor tinham regras próprias, adicionais. Com a nova política, estas regras (aproximadamente 60) ficam agrupadas em uma única regra. E o que tem de mal?

Em se unificando as políticas, o Google também se permite utilizar o que já estruturou antes de consultar o cidadão: um grande centro de mineração de dados, um poderoso cérebro de cruzamento, que agora, agrupará informações de todos os serviços, antes separados, isolados.

Quais os efeitos? Um cidadão que tenha uma conta de e-mail Gmail quebrada por determinação da Justiça, como os dados agora são coletados por um todo, poderá ver sua privacidade em outros serviços (Blogger, Orkut, Docs etc.) quebrada. Não há garantias que diante desta nova política, não fique mais fácil a autoridades e interessados obterem dados além dos necessários para uma investigação ou repressão de um ato ilícito.

Imagine que você faz uma pesquisa relacionada a sexualidade no buscador e neste momento, YouTube e Gmail são influenciados por esta busca; no Orkut ou Google+, perfis de vendas de produtos eróticos lhe enviam mensagens. Como se livrar deste rastro?

Você está no caminho de uma reunião. O tráfego parece estar diminuindo. Um texto surge: "você vai se atrasar, pegue a próxima saída para a rota alternativa". Você realmente deseja esta facilidade proposta pelo Google? Pois bem, para isso acontecer, considere que o Google bisbilhotou sua localização de seu celular Android e além disso fuçou no seu Calendar, para saber para onde você ia e quais seus compromissos!

Segundo a revista ScientificAmerica, teríamos também um problema grave de integração de dados entre contas diferentes. Imagine que você tem uma conta pessoal (usada para diversão) e outra profissional? Você gostaria de ter a integração entre ambas, relacionamentos, contatos, termos pesquisados? Pense bem...

A revista vai além, e explica que mais um problema futuro seria o descobrimento dos usernames, pois o Google+ solicita nomes reais e outros serviços, como YouTube, não. A partir de 01 de março, em tese, seu nome real poderia aparecer em todos os seus produtos Google. Legal?

Ao passo em que aprimora sua gestão de informações, o Google passa a ter um dossiê global e integrado de cada usuário de Internet, com cabeçalhos HTTP, IPs, localização geográfica, termos procurados, sua agenda do Calendar, conversas do Gtalk, documentos do Docs, etc. etc. Imagine tudo isto integrado, nas mãos das pessoas erradas?

Cada serviço do Google tem sua característica, o que demanda proteções adicionais de privacidade. Não se pode, em prejuízo do principio da especificidade (ou especialidade), conceder a serviços distintos regras idênticas. Cada dado deve ser coletado para finalidade específica. Agora, crio um simples e-mail e dou o direito ao Google de usar estes dados em todos os seus outros serviços? Sim! Não existe finalidade! E aliás, esta unificação parte da base mais protetiva à privacidade ou mais aberta? Com certeza da mais aberta. Pegue o serviço do Google que mais lhe dá direitos em relação a dados de usuários, unifique a todos os demais e pronto, estamos oferecendo "comodidade, facilidade aos internautas".

Não se trata de comodidade, mas de estratégia para anúncios focados, para lucrar com seus dados. Igualmente, é obscura a declaração da Privacy Officer do Google de que "os governos requisitaram regras menores e mais simples em relação à privacidade". Fica clara a intenção, favorecer quebras de sigilo, investigações e anúncios publicitários.

E para o usuário, o que resta? Não fazer login? Ignorar sua privacidade rumo a "novas experiências"? Não! Cabe ao Google nos dar o direito de escolhermos e desativarmos a combinação, conexão e intercâmbio de informações. Lembrando que pelo anteprojeto de Lei de proteção de dados pessoais, toda a combinação de informações deve ser previamente e expressamente autorizada pelo usuário, que aliás poderá revogá-la a qualquer momento. Não devemos buscar somente o direito de desligar anúncios, mas de desligar esta correlação de informações. Não devemos buscar o direito de limpar o histórico, mas efetivamente limpar os registros dos servidores do provedor...

O cidadão que quiser, por exemplo, manter dados desvinculados entre os serviços, segundo o Google só teria duas saídas: ou não fazer login ou criar novas contas. Imagine-se com uma conta para cada serviço?

É hora de buscarmos nossos direitos inerentes à privacidade digital, como os de poder peticionar e conhecer realmente cada informação que o provedor coleta sobre nós, o de realizar as chamadas "auditorias de privacidade" e principalmente o de "opt-out" de mudanças suspeitas nas regras do jogo, como a presente. Nos Estados Unidos, um bom exemplo: os republicanos Ed. Markey e Joe Barton já solicitaram à Federal Trade Comission (FTC) a investigação das violações à privacidade estampadas pela nova política (Veja carta aqui), zelando, efetivamente, pelos direitos dos usuários.

Então me desculpe, mas não vejo benefício algum na política do Google, a não ser para aqueles ávidos em conhecer o que fazemos: anunciantes, empresas, governo e ao próprio Google, que terá mais tráfego em seus serviços.

Você pode até pensar, "Ora, mas o Google já faz isso há tempos!" Ok, mas agora passa a legitimar seus atos, em uma política em que, ou você concorda ou está praticamente fora da Internet. Precisamos de figuras que também defendam nossa privacidade no Congresso. Pense, e veja se não é hora de exigir de nossos Congressistas maior atenção a estes temas e aos nossos direitos.

Aliás, para nós, nossos direitos, para o Google, "idéias erradas". Pense bem antes de colocar seus dados nesta teia. Ou realmente você acredita que oferecer lembretes de sua reunião é mais importe do que seus dados e seu sagrado direito à privacidade?

Continue achando que o que é de graça não se questiona. Não há nada de graça, o preço de tudo isso são seus dados pessoais, o rastreamento da sua vida. Em síntese, como bem disse Jeff Chester, um cão de guarda da privacidade, Diretor do Centro de Democracia Digital, a partir de primeiro de março, receberemos uma "camisa de força digital", forçados a compartilhar informações pessoais, sem defesa.

Até quando a destruição de nosso direito à privacidade será coberto pelo falso manto da "otimização da experiência do usuário"? Não queremos novas experiências impostas, mas liberdade para construí-las, quando bem nos convier.
Leia mais: Saiba como ficar invisível para o Google

 

04 02 12
Como a publicidade vai se adaptar às TVs conectadas à internet?
A utilização de dispositivos e o modo como os usuários passaram a interagir com os conteúdos disponíveis também se transformam rapidamente
publicidade web
Desktops, laptops, smartphones, tablets… passamos o dia navegando pela web. Não importa o dispositivo nem o tamanho da tela. A internet tomou conta do nosso cotidiano e mudou nossos hábitos de consumo de informação e de conteúdo. Essa transformação marcou o início de uma nova era para os anunciantes. Porém já se discute outro tipo de revolução: a televisão conectada à internet.

A publicidade sempre caminhou de mãos dadas com novas tecnologias. Acredito que televisão e internet mereçam destaque nessa discussão. Quando os primeiros televisores chegaram aos lares dos consumidores, a publicidade se adaptou e explorou esse novo veículo imediatamente. Desde o início, existiam possibilidades inesgotáveis no que se refere à criatividade e à eficiência.

Décadas mais tarde, a internet introduziu um canal de entretenimento inédito, permitindo aos usuários acessar informações da forma mais individualizada possível. Para os anunciantes, a web ofereceu novas maneiras de atingir os consumidores. Apesar de no início parecer ficção científica, em poucos anos, a publicidade online se tornou uma peça fundamental na estratégia de comunicação das marcas.

A utilização de dispositivos e o modo como os usuários passaram a interagir com os conteúdos disponíveis também se transformam rapidamente. Ontem eram os smartphones. Hoje são os tablets. E amanhã, o que virá? Será a vez da SmartTV. Em todos os casos, as tecnologias evoluem para oferecer aplicativos e tipos de interação cada vez mais surpreendentes.

À medida que a quantidade de TVs conectadas à internet aumenta, com tamanhos e características diferentes, como tela sensível a toque e 3D, o conteúdo à disposição dos telespectadores se torna ainda mais rico e interativo. No final das contas o denominador comum é a experiência do usuário. Se o Wap em telefones celulares maravilhou os internautas quando surgiu, apesar de todas as deficiências, hoje já podemos visualizar, navegando confortavelmente, conteúdos idênticos independentemente da tela do dispositivo utilizado.

No entanto, a televisão como ainda conhecemos continua excluída desse tipo de continuidade, não oferecendo interação ao telespectador. A TV entrou na nossa casa em primeiro lugar, mas será a última a se conectar à internet.

Há uma infinidade de pontos de vista e previsões sobre o futuro da televisão. A maioria diz que os telespectadores poderão fazer buscas no Google e ler notícias no site de seu jornal favorito. Mas não é só isso! Graças aos conteúdo "ao vivo" e seus novos serviços disponíveis, há muitas outras vantagens em consumir, de maneira radicalmente diferente, a nova televisão. Leia mais OLHAR DIGITAL
 

30 01 12
Crie avatares divertidos para usar nas redes sociais 
É possível fazer sua versão dos Simpsons, Lego, South Park, mangá, 
M&M e muitos outros
Tente nos links abaixo
27 01 12
Novo software vai prever movimentos sociais pela web
Programa organiza informações relacionadas a consumo, mudanças em artigos da Wikipedia, conteúdos de blogs, mensagens de Twitter, entre outros indicadores
Editora Globo
Se você e seus amigos estão tramando alguma ocupação ou, quem sabe, uma revolução contra o capitalismo num futuro próximo, saiba que uma máquina dentro de um laboratório nos Estados Unidos pode estar ciente de tudo. A organização sem fins lucrativos Open Source Indicators (Indicadores de Código Aberto) criou um software que filtra dados públicos na web para prever crises políticas e econômicas, revoltas, migrações em massa e até epidemias.

O programa organiza informações relacionadas a consumo, mudanças em artigos da Wikipedia, conteúdos de blogs, mensagens de Twitter, entre outros indicadores, para criar gráficos em tempo real que mostram os assuntos em voga. O sistema, então, separa os dados por categorias (como política, economia, meio ambiente) e cria projeções do que está por vir nessas áreas.

O software ficará em teste nos próximos 3 anos, com financiamento da Iarpa, organização de pesquisa tecnológica do serviço de inteligência americano. Se, de fato, o programa funcionar, como garantir que não vire ferramenta de controle e manipulação? A porta-voz do projeto, Cherreka Montgomery, nega que isso venha a acontecer. “Estamos focados em criar alertas a favor da população, como informar pandemias e desastres naturais, e apenas com informações públicas. Não tratamos de indivíduos ou políticas específicas”, afirma. Será? Estamos de olho. E eles também.

 

27 01 12
Número de usuários de internet móvel quase dobrou em 2011
Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, 40 milhões de usuários assinaram plano de acesso a internet móvel em 2011


O número de usuários de internet móvel no país quase dobrou em 2011. Dentre os novos assinantes de planos de acesso à rede, 99,8% são referentes à internet móvel – por meio de celulares, tablets e modem 3G. O percentual significa mais de 40 milhões de novos usuários. O aumento na quantidade de pessoas que acessaram internet por meio de conexão por telefonia fixa alcançou 22%, o que representa mais de 16 milhões de pessoas.

“A tendência, este ano, é aumentar ainda mais. As pessoas preferem ter um celular conectado à internet, para acessar de qualquer lugar”, disse o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, ao participar do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela EBC Serviços em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência. “Temos, agora, de ter mecanismos para treinar e orientar as pessoas a entrar nesses ambientes digitais com muita velocidade. E também baratear planos e smartphones”, disse. EPOCA


 

23 01 12
Resposta inteligente para pirataria  - Venda de musica Digital
Apesar da pirataria, vendas de música digital subiram em 2011
As vendas aumentaram 8%. Em alguns países, o negócio já ultrapassa a metade do consumo de música: 52% nos EUA, 53% na Coreia do Sul e mais de 70% na China

 
A venda de música digital aumentou 8% em 2011, apesar da crise e da incidência da pirataria, segundo o relatório anual da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI, na sigla em inglês), que ressalta que o mercado mundial da música digital já representa um terço do total (32%).

O documento, apresentado nesta segunda-feira em Londres, desenha um panorama positivo, apesar de, como advertiu o responsável executivo do IFPI, Frances Moore, "é preciso fazer mais" para erradicar a pirataria que, junto com a crise, segue prejudicando a indústria.

Em alguns países, o negócio já ultrapassa a metade do consumo de música: 52% nos Estados Unidos, 53% na Coreia do Sul e mais de 70% na China.

Moore mostrou sua satisfação por estes progressos sem deixar de alertar contra os riscos de cair na "complacência", destacando que os serviços digitais de música mais importantes estão presentes em pelo menos 58 países.

"A verdade é que as gravadoras estão criando um negócio para a música digital bem-sucedido, apesar do ambiente operacional", disse.

Nos EUA serviços inovadores foram lançados e novos mercados foram abertos em 2011, houve um crescimento dos smartphones e tablets e o site ilegal Limewire foi fechado, o que contribuiu para que "o mercado se aproxime da senda do crescimento", apontou Moore.

Prova disso foi o fechamento da popular página de downloads MegaUpload e a prisão de quatro de seus executivos na última semana, ou a aplicação da lei Hadopi na França, que contempla campanhas de divulgação e sanções para os infratores.

A familiaridade dos usuários com os serviços legais de música digital é uma das boas notícias para a IFPI, assim como a busca de novas fórmulas comerciais para oferecer uma experiência melhore que a dos serviços ilegais.

Outro fator importante foi a expansão do iTunes, maior loja virtual de entretenimento, que passou a estar presente em 58 países em 2011, assim como a do Spotify, popular serviço de música em "streaming" que se expandiu para 12 mercados, e o aumento das vendas de discos digitais, que cresceu 19% nos EUA, 27% no Reino Unido e 71% na França. EFE
 

11 01 12
Domínios da web terão novas regras a partir de 12 de janeiro
Domínios como .com e .net poderão ser substituídos por .marca, .sp, .banco, entre outros
Domínios na web: novas regras
Vá começando a se desapegar dos famosos ".com", ".net", ".br" e outros tipos de domínios que servem como padrões para sites. Novas regras na internet começarão a ser implementadas a partir desta quinta-feira (12/1), principalmente em relação aos nomes de domínios dos sites.

A partir deste dia, empresas, marcas ou instituições poderão, por exemplo, propor qualquer terminação para seus endereços, ou os chamados domínios genéricos superiores. Assim, poderão ser criados domínios ".banco", ".sp" ou até ".olhardigital", uma vez que marcas poderão criar seus ".nike", ".apple", ou ".xbox", e assim vai.

Porém, além de propor esses domínios, as empresas se tornarão entidades registradoras. Basicamente, terão toda a responsabilidade da gestão e operação do domínio, mesmo a parte tecnológica, assim como a Registro BR faz com o ".br".

Para Rodrigo Azevedo, advogado especializado em Propriedade Intelectual e Tecnologia da Informação, os novos endereços possibilitam "um melhor posicionamento da marca na internet, ampliando as possibilidades de comunicação e visibilidade global de conteúdos", além, claro, "de ser uma alternativa para o esgotamento do .com e .com.br".

Apesar de a ideia já estar bombando no exterior – Nova Iorque e Berlim já querem seus domínios e diversos interessados querem domínios ".music", ".hotel" ou ".web" –, no Brasil, o desconhecimento sobre o tema ainda é regra.

Azevedo conta que ele já está coordenando diversos pedidos de domínios para algumas das maiores marcas brasileiras, mas, na maioria da vezes, as companhias nem sequer sabem do que se trata essa oportunidade.

Outro ponto muito benéfico para as marcas e empresas é a prevenção de crimes ou fraudes virtuais. Assim, "todo o conteúdo publicado abaixo de .marcax, por exemplo, seria conteúdo oficial da marca 'X'", diz o advogado.

Porém, há riscos: outra empresa homônima pode escolher um domínio similar, podendo fazer com que a marca vá para segundo plano, mesmo se pensarmos em resultados de pesquisa em buscadores.

Entre os principais motivos que levam as empresas a investirem em novos domínios estão a personalização de seu lugar na web, atribuição de status digital à marca, possibilidade de comercialização de sites e e-mails com o nome do domínios e as oportunidades quase ilimitadas de novos endereços. Olhar Digital

08 01 12
Dilma sanciona lei para trabalho à distância
Categoria da Tecnologia da Informação será uma das mais afetadas

Trabalho remoto


A partir de agora, todos os trabalhadores que executam suas atividades fora do local de trabalho, seja em casa ou à distância, passam a ter os mesmos direitos daqueles que exercem suas funções dentro das empresas, como hora extra, adicional noturno e assistência em caso de acidente de trabalho.

A Lei 12.551, sancionada em dezembro de 2011 pela presidente Dilma Rousseff, alterou o artigo sexto da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para equiparar os efeitos jurídicos do trabalho exercido por meios telemáticos e informatizados ao exercido por meios pessoais e diretos, ou seja, nas empresas.

A categoria da Tecnologia da Informação será uma das mais afetadas pela mudança na lei, uma vez que muitos profissionais da área praticam o trabalho à distância. Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de TI (Sindpd), Antonio Neto, a regulamentação é favorável aos trabalhadores e também aos empresários.

"Participamos de muitos debates, tanto na esfera estadual como na federal, para enfatizar a importância da preservação dos direitos dos profissionais que atuam fora das empresas. Com a vigência da lei, o trabalhador tem assegurado os direitos do registro em carteira e não pode mais ser tratado como Pessoa Jurídica, o chamado PJ", avalia Neto.

O controle das horas trabalhadas e a supervisão das tarefas desempenhadas podem ser feitas por meios eletrônicos. "O controle da jornada dos profissionais online não será difícil, pois o horário pode ser medido a partir do momento em que eles se logam à rede ou aos sistemas corporativos utilizados para realizar suas tarefas", explica Neto.

No caso dos que trabalham offline, a maior dificuldade será contabilizar o tempo gasto para o desenvolvimento de projetos. "A negociação da convenção coletiva da categoria de TI começa agora em janeiro e esse assunto com certeza vai ser discutido", completa Neto. OD


 

06 01 12
Cuidado para não cair no golpe da 
Timeline do Facebook
Usuários insatisfeitos com o novo recurso da rede social são vítimas de golpes na internet
Facebook Timeline
Infeliz com a timeline do Facebook? Se sim, então você está acompanhado de vários usuários da rede social, que desaprovam a medida da maior central de relacionamentos online do mundo. Mas isso também serve para que você aumente sua cautela: sites estão usando dessa insatisfação para infectar os usuários com malwares.

Segundo informações do Mashable, há quem use a promessa de remover a Timeline, seja por aplicativos ou por cadastro de e-mail, para propagar vírus e outros malwares. Mas a real é que a nova timeline é irreversível - uma vez adicionada, não há como removê-la. Veja o vídeo abaixo, produzido pelo site americano. Veja vídeo da empresa

06 01 12
Na Suécia, compartilhar arquivos virou uma religião
Igreja Missionária do Kopismo, que usa os símbolos sagrados do CTRL+C e CTRL+V, foi registrado como grupo religioso no país
ctrl c
O compartilhamento de arquivos é considerado crime em muitas partes do mundo, mas, na Suécia, se tornou oficialmente uma religião. O grupo Kopimi conseguiu fazer com que uma Igreja fosse criada para aqueles que, acima de tudo, adoram compartilhar o que baixam com outras pessoas, de acordo com o Ubergizmo.

Usando como símbolos o CTRL+C e o CTRL+V, a Igreja Missionária do Kopismo, registrada oficialmente como uma organização religiosa na Suécia, acredita que "a comunicação é sagrada" e pretende diminuir o estigma "criminoso" associado à troca de arquivos pela web - principalmente aqueles protegidos por direitos autorais.

"Um monte de pessoas teme ir para a prisão quanto copiam e modificam arquivos. Espero, em nome do Kopimi, que isso vá mudar", explica o estudante de filosofia Isak Gerson, fundador do grupo religioso. Atualmente, mais de 3 mil pessoas já se juntaram ao Kopismo.

Os suecos costumam ser pioneiros nas tentativas de legalizar a troca de arquivos pela internet, além de gostarem de exaltar o seu lado "pirata". Foi na Suécia que surgiu o Partido Pirata, que já está oficialmente registrado em 40 países pelo mundo, com alguns representantes eleitos para cargos legislativos em alguns países, inclusive. O partido busca uma discussão a respeito dos direitos autorais de forma que quem baixa arquivos pela internet não seja considerado criminoso, principalmente. Olhar
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário