terça-feira, 30 de outubro de 2012

FOTO SHOW_02 A 10 DE 2012


06 03 12
Um olhar artístico sobre o mundo selvagem
Fotógrafa espanhola publica livro com imagens de animais silvestres clicados no Parque Cabarceno, na Espanha
Marina Cano/Divulgação

Não é preciso ir até a África para admirar animais selvagens, como elefantes, zebras e hipopótamos. OParque Cabarceno, na Espanha, abriga centenas de espécies, tratadas em regime de semiliberdade – o ambiente criado para os bichos tenta reproduzir ao máximo seu habitat natural. Apaixonada pelos “moradores” dessa reserva, a fotógrafa espanholaMarina Cano passou três anos capturando cenas emocionantes da vida deles. O resultado está nas páginas do livro Cabarceno. “Que estas imagens seduzam o espectador do mesmo modo que seus protagonistas me fascinaram”, deseja Marina.

Artísticos, ternos, íntimos. Os retratos da vida selvagem em Cabarceno fazem esquecer a ideia de que animais como leopardos, tigres e ursos podem ser ferozes. Algumas das fotos mostram a relação de cuidado entre os pais e os filhotes. Selecionamos algumas das melhores imagens. Confira, abaixo:


Marina Cano/Divulgação

Marina Cano/Divulgação

Marina Cano/Divulgação
 
27 01 12
FOTÓGRAFO COLOCA CIDADE A SEUS PÉS

“Ter a cidade a seus pés” é uma expressão que certamente influenciou Dennis Maitland a realizar esta série de fotos.
 
O fotógrafo norte-americano inventou de fazer uma série de registros da cidade onde vive – Detroit – a partir de seus pontos mais altos. O que diferencia as fotos, porém, é seu ângulo: todas incluem os pés de Dennis.

13 01 12
As treze fotos mais famosas do mundo
Pesquisa: Fred William

Com certeza você já viu esta imagem. Feita pelo fotógrafo Steve McCurry, da National Geographic, Gula era uma das estudantes de uma escola informal em um campo de refugiados; como o costume local é esconder o rosto, imagens assim de moças afegãs são absolutamente difícil de serem feitas, ainda mais por um fotógrafo vindo de fora. Na época, Sharbat Gula tinha 12 anos de idade; tornou-se capa da revista National Geographic no ano seguinte, e sua identidade foi descoberta depois, em 1992.


Omayra Sánchez foi uma das 25 mil vítimas do vulcão Nevado del Ruiz na Colômbia, que entrou em erupção no dia 14 de novembro de 1985. Omayra tinha 13 anos de idade na época e ficou presa em destroços de concreto e água por 3 dias. A imagem foi feita logo antes dela morrer, e o trabalho do fotógrafo de registrar causou uma controvérsia no mundo por causa do aparente descaso do governo Colombiano.


Fotografia que registra com clareza como era a segregação racial na Carolina do Nortens in North Carolina taken by Elliott Erwitt, à esquerda o bebedouro para brancos, à direita para os chamados “colored”.


A imagem mostra o general Nguyen Ngoc Loan realizando execução de um prisioneiro Vietcong em Saigon. Quem fez a foto foi o fotógrafo Eddie Adams, em primeiro de fevereiro de 1968. O evento também foi capturado pelas câmeras da NBC News, mas a fotografia de Adams continua a ser a definição da imagem. Um fato curioso é que existe ainda alguma controvérsia quanto à identidade do homem que está sendo executado na fotografia. Uns dizem que ele era Nguyen Van Lém, outros dizem que é o Le Cong Na, um homem de aparência similar, que também era um membro do Vietcong e morreu durante a ofensiva do Tet. As famílias dos dois homens alegaram que o Vietcong oficial na foto é muito parecido com o seu familiar, e portanto nem a família poderia dizer com certeza quem é… 

Esta foto, ganhadora do prêmio Pulitzer de 1994 mostra uma criança faminta tentando se locomover para chegar até a área onde ficava guardada a comida no campo das Nações Unidas, localizado 1km a frente. O abutre está notoriamente fitando a criança, esperando qualquer momento de deslize para entrar em ação e se alimentar. Ninguém sabe o que aconteceu com a criança, inclusive o próprio fotógrafo Kevin Carter, que deixou o local logo após a fotografia ser tirada. Três meses depois, o autor da imagem entra numa depressão tão profunda que o leva ao suicídio, e eu seu diário foram encontrados os seguintes dizeres: “Dear God, I promise I will never waste my food no matter how bad it can taste and how full I may be I pray that He will protect this little body, guide and deliver him away from his misery. I pray that we will be more sensitive towards the world around us and not be blinded be our own selfish nature and interests.” Que na tradução significa algo como dizer que nunca mais na vida iria desperdiçar comida, mesmo que o gosto esteja ruim, etc. Existe um documentário sobre esse fotógrafo, veja o site.


Um homem bloqueia a coluna de tanques indo para o leste de Beijing’s Chang’an Boulevard (Avenida da Paz Eterna) próximo a Tiananmen Square durante os protestos de Tiananmen Square protests, em 1989. Esta fotografia foi tirada do sexto andar do Beijing Hotel, com uma distância de aproximadamente 1,6km através de uma lente de 400mm. Dá pra ver as bolsas na mão esquerda dele, indicando que ele estava indo pra casa voltando do shopping. Não se sabe o nome do rapaz. A foto foi tirada em 5 de junho de 1989, por Jeff Widene.

13 12 11
Fotos de concurso da National Geographic revelam detalhes escondidos da natureza
Fotógrafos profissionais e amadores de mais de cem países concorrem nas categorias Pessoas, Natureza e Lugares.

Voo da maior espécie de coruja do planeta. (Foto: Mark Bridger/National Geographic Photo Contest)

O Concurso Fotográfico da National Geographic de 2011 divulgou algumas das imagens enviadas pelos participantes entre os dias 1º de setembro de 30 de novembro de 2011.

O concurso anual premia as melhores fotos de amadores de profissionais nas categorias Pessoas, Lugares e Natureza (veja fotos abaixo).

Bolas de gás ficam presas abaixo do solo congelado na parte canadense das Montanhas Rochosas. (Foto: Emmanuel Coupe/National Geographic Photo Contest)

Foto de longa exposição mostra o Monte Rainier, nos Estados Unidos. (Foto: Chris Morin/National Geographic Photo Contest)

Mulher da etnia himba, na Namíbia. (Foto: Dominique Brand/National Geographic Photo Contest)

26 nov 11

Lentes captam vida selvagem ameaçada na África Subsaariana
Fotógrafa Eli Weiss, da ONG conservacionista Wildize, documenta espécies selvagens em seu habitat.

Aqui, Weiss - que também dirige a ONG conservacionista Wildize - capturou o bocejo de um leão em Maasai Mara, no Quênia (Foto: Eli Weiss/ Wildize Foundation/BBC)

A fotógrafa norte-americana Eli Weiss viajou por diversos países da África para documentar a vida selvagem do continente. A foto acima, de 2006, mostra zebras na Tanzânia (Foto: Eli Weiss/ Wildize Foundation/BBC)

A foto mostra uma cerimônia tribal na Etiópia, em que jovens saltam por cima de touros como prova de seu amadurecimento (Foto: Eli Weiss/ Wildize Foundation/BBC)

A fotógrafa e conservacionista norte-americana Eli Weiss percorre países da África Subsaariana documentando animais selvagens, muitos deles ameaçados de extinção. Weiss passou por países como Quênia, Tanzânia e Etiópia para fotografar a vida selvagem e comunitária.

A norte-americana também é fundadora da ONG Wildize, cuja missão é fomentar projetos de preservação da natureza e das comunidades africanas. Veja mais...

12 12 11
Fotógrafo flagra águia 'pescando' em rio no Canadá
Cena foi registrada em Squamish, na Colúmbia Britânica.
Águias se reúnem na área no inverno para se alimentar com salmão.

Andy Clark flagrou águia durante pescaria em um rio em Squamish. (Foto: Andy Clark/AP)
O fotógrafo Andy Clark flagrou na última quinta-feira (8) uma águia durante pescaria em um rio em Squamish, na Colúmbia Britânica, no Canadá. As águias se reúnem na área durante o inverno para se alimentar com salmão nos rios locais. G1

06 04 12

Vulcões ativos geram medo, caos e belas imagens
PUYEHUE, CHILE 
Situado na Cordilheira dos Andes, sul do Chile, o vulcão Puyehue entrou em erupção em 4 de junho de 2011 depois de 50 anos de silêncio. Mais de 3.500 moradores foram forçados a sair de suas casas. De acordo com o Serviço Nacional de Geologia e Mineração, a coluna de fumaça atingiu 10 quilômetros de altura. Com o vento, a nuvem se dirigiu a Argentina, deixando cidades como Bariloche cobertas de cinzas. O Rio Grande do Sul também recebeu pequena quantidade delas.
Editora Globo

MONTE ETNA, SICÍLIA, ITÁLIA 
O vulcão Etna, localizado ao leste da Sicília, na Itália, é considerado o mais ativo do mundo. Só em 2011, ele entrou em erupção 18 vezes — e, até o fechamento desta edição, uma vez em 2012. Nesta foto, tirada na noite de 30 de julho do ano passado, ocorreu o habitual: a cratera mais “acordada”, a sudeste do vulcão, entrou no processo de emitir materiais magmáticos. A lava então escorreu por suas encostas na região desértica. Lado bom: não apresentou perigo à população.
Editora Globo

MONTE BULUSAN, FILIPINAS 

   A última grande erupção do vulcão Bulusan, na região leste das Filipinas, ocorreu em 20 de fevereiro de 2011. Sua coluna de cinzas e vapor atingiu 3 quilômetros de altura. Segundo o Instituto de Vulcanologia e Sismologia do país, a explosão se prolongou por 19 minutos, com direito a “som estrondoso” que pôde ser ouvido a “10 quilômetros de distância”. Hoje, o vulcão está em atividade baixa (nível 1 de alerta). Em 2010, porém, fez com que mais de 3.000 pessoas abandonassem suas casas. 
Editora Globo

TUNGARAHUA, EQUADOR
   A cidade equatoriana de Runtun, a 135 quilômetros da capital Quito, terminou 2011 com um festival de rochas e lavas incandescentes. O vulcão teve erupção no fim de novembro e, entre desativações e reativações, parou de expelir o magma no início de dezembro. Localizada numa das portas que se leva à Amazônia, a cidade sofreu com grandes explosões em 1999. Povoados locais tiveram que deixar suas casas e voltar só depois de um ano. Desta vez, isso não foi necessário. 
Editora Globo

GRÍMSVÖTN, ISLÂNDIA 

Em maio de 2011, após 7 anos, o vulcão islandês Grímsvötn teve nova erupção. E o resultado impressionou: a fumaça atingiu 11 quilômetros em menos de uma hora. Na época, regiões próximas passaram dias com céu enegrecido e foram achados detritos a 400 quilômetros de distância. Por ser um sistema lacustre-vulcânico, isto é, composto por um vulcão e vários lagos, suas explosões geraram fortes correntes de água.
Editora Globo

18 02 12

As 10 imagens científicas 
mais impressionantes do ano

Primeiro Ligar - A imagem lembra um monstro mitológico em guerra num planeta alienígena (alguém aí conhece o Chtulhu?). Mas, na realidade, é uma ilustração que mostra anticorpos (essas coisinhas verdes) atacando uma célula de câncer de mama (o mostro com tentáculos). O crédito é do ilustrador Emiko Paul, da Echo Medical Media. A imagem ganhou menção honrosa – não houve vencedores na categoria Fotografia.


  O jogo “Powers of Minus Ten” (uma das menções honrosas da disputa) trabalha com imagens microscópicas de uma mão humana. Esta imagem, por exemplo, mostra células em estágios diversos de divisão. Conheça também o jogo que conquistou o primeiro lugar na categoria. O crédito é de Laura Lynn Gonzalez. 

07 02 12

Concurso britânico premia melhor 
foto de pássaros em 2011
Quase 50 mil imagens concorreram como a melhor fotografia do ano em concurso organizado por site.
O Gaio (acima) é uma ave de porte grande que habita a Europa, norte da África e Ásia. A imagem foi feita por Siegbert Werner.  (Foto: BirdGuides/Siegbert Werner/BBC)

O concurso de Foto do Ano do site britânico BirdGuides escolheu a imagem de um falcão-de-pés-vermelhos feita por Kevin Du Rose como a melhor de 2011. Foram recebidas quase 50 mil fotos ao longo do ano.

Semanalmente o site escolhia a melhor imagem da semana, que automaticamente se classificava para a final. Um júri escolheu 10 imagens para a etapa final da competição.
Acima, um bico-grossudo de John Robinson. (Foto: BirdGuides/John Robinson/BBC)

A ‘corujinha” de Austin Thomas, também foi escolhida entre as finalistas. (Foto: BirdGuides/Austin Thomas/BBC)

A Lagaopus é um gênero de ave da galiformes, típico de regiões frias do hemisfério norte. A foto acima foi tirada por Steve Round. (Foto: BirdGuides/Steve Round/BBC)
 

23 01 12

LIVRO REÚNE FOTOS 
DA SÃO PAULO DO SÉC. 21
A evolução da cidade de São Paulo entre os anos de 1999 e 2009 é o tema do livro São Paulo Século XXI, que será lançado nesta segunda-feira na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na capital paulista. Com autoria de Fausto Chermont, a publicação da Editora Terra Virgem reúne 67 imagens que procuram transpor o caos da metrópole e sua arquitetura única para o universo da arte.


De acordo com o fotógrafo, a proposta do livro é documentar o centro da cidade, “revisitando sua iconografia clássica”. Para isso, ele utilizou diferentes equipamentos, desde câmeras analógicas convencionais até máquinas customizadas por lentes adaptadas e filtros que criam efeitos óticos e distorções. “É uma homenagem e um depoimento, o relato do meu encontro e do meu desconforto”, acrescenta Chermont.


 

16 01 12

As fotos de satélite do Ano
                                        Pesquisa: Verônica Silva - Direto da Alemanha
Digital Globe, um importante fornecedor de Fotografias de Satélite pediu para que os usuários da Internet votassem a partir de inúmeras a certa: Procurar na foto de satélite de 2011. O vencedor - uma verdadeira surpresa.
Palma da Islândia, Dubai, 20 de junho de 2011; imagem de satélite de um sistema ilha artificial no Emirados Árabes Unidos.  (Foto: DigitalGlobe)

Ordos, China, 6.Februar 2011; Die komplett neu aus dem Boden gestampfte Stadt Ordos. (Foto: DigitalGlobe)

Bombetoka Bay, Madagaskar, 2. Mai 2011: Diese Satellitenfoto der Bombetoka Bay, einer Bucht im Nordwesten Madasgaskars in der Nähe der Stadt Mahajanga, zeigt den Fluss Betsiboka wie er in den Mosambik-Kanal mündet. (Foto: DigitalGlobe)

Rakaia-Fluss, Neuseeland, 28.März 2011: Echtfarbenaufnahme des Rakaia River in der Canterbury-Steppe. Dieses Foto wurde von den Teilnehmern der Abstimmung zum Satellitenbild des Jahres gewählt. (Foto: DigitalGlobe)

Mauna Loa-Vulkan, Hawaii, 2. August 2011: Aufnahme des größten Vulkans der Erde. (Foto: DigitalGlobe)


11 01 12

Fotógrafo revela beleza em cavernas de maior geleira da Europa
Fotógrafo Skarpi Thrainsson enfrentou temperaturas de -12ºC para conseguir registrar as imagens na Islândia

Caverna em geleira islandesa possui cenário impressionante (Foto: Skarpi Thrainsson/Caters)

O fotógrafo islandês Skarpi Thrainsson registrou diversas imagens que revelam a beleza das cavernas debaixo da maior geleira da Europa, a Vatnajökull.

As formações inusitadas surgem quando a água reage com o enorme fluxo de gelo.

'A Vatnajökull tem um volume de 3,100 quilômetros cúbicos e está constantemente mudando sua formação por causa do derretimento do gelo', explica Thrainsson.

Aparência das paredes de gelo se assemelha à de janelas de vidro ondulado (Foto: Skarpi Thrainsson/Caters)

Geleira está constantemente mudando por causa do derretimento do gelo, segundo Thrainsson (Foto: Skarpi Thrainsson/Caters)
   

05 01 12

Artista produz fotos ‘impossíveis’ sem manipulação de imagens
Por meio de suportes de ferro camuflados, o francês Philippe Ramette aparece em poses improváveis nas fotografias

Divulgação

Divulgação

27 12 11

O fantástico mundo dos insetos
Com estúdio em miniatura e bichinhos encontrados nos arredores de seu apartamento, fotógrafo cria imagens artísticas surpreendentes

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário