terça-feira, 30 de outubro de 2012

EDUCAÇÃO_02A10_2012


07 09 12
Alunos chineses dormem em cima das mesas 
na escola
Escola afirma que não há espaço para a construção de um cantinho da soneca


Geralmente, as creches e escolas primárias têm um cantinho da soneca, aconchegante, com colchões ideais para as crianças descansarem. Mas, na província de Shaanxi, na China, esses itens todos são considerados desnecessários, supérfluos. Lá, os pequenos estudantes domem mesmo em cima de suas mesas, dentro das salas de aula, sem qualquer conforto.


A justificativa da escola primária de Goaxin, onde esse fato, no mínimo curioso, acontece, é que não há espaço para a construção de um cantinho da soneca. E como a maioria das crianças mora muito longe e lá o descanso após o almoço é uma tradição, as mesas foram eleitas um leito perfeito.
   Reprodução 
Os educadores acreditam que esse cochilo, que dura em média 30 minutos, é um estimulo ao aprendizado das crianças, ainda que seja feito de forma tão desconfortável. Crescer
01 05 12
Governo publica diretrizes para a educação em direitos humanos
Resolução do Conselho Nacional de Educação foi divulgada nesta quinta.
Rede básica e de ensino superior deverão incluir o tema no currículo
 
O Ministério da Educação publicou, na edição desta quinta-feira (31) do "Diário Oficial da União", uma resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) que define as diretrizes para os sistemas e as instituições de ensino para a educação em direitos humanos.

A resolução recomenda a "adoção sistemática dessas diretrizes por todos(as) os(as) envolvidos(as) nos processos educacionais" e afirma que a educação em direitos humanos é "um dos eixos fundamentais do direito à educação". Segundo o CNE, a educação em direitos humanos refere-se ao "uso de concepções e práticas educativas fundadas nos direitos humanos e em seus processos
de promoção, proteção, defesa e aplicação na vida cotidiana e cidadã de sujeitos de direitos e de responsabilidades individuais e coletivas".

De acordo com o texto, tanto as escolas da rede básica quanto as instituições de ensino superior deverão incluir a temática de direitos humanos nos currículos pedagógicos, seja de forma transversal e interdisciplinar, ou incluindo os conteúdos em uma só disciplina já existente.

Os objetivos incluem a apreensão, pelos alunos, de "conhecimentos historicamente construídos sobre direitos humanos e a sua relação com os contextos internacional, nacional e local", o "fortalecimento de práticas individuais e sociais que gerem ações e instrumentos em favor da promoção, da proteção e da defesa dos direitos humanos, bem como da reparação das diferentes
formas de violação de direitos" e a "formação de uma consciência cidadã capaz de se fazer
presente em níveis cognitivo, social, cultural e político". G1
20 05 12

Grupo no Facebook: Gincana Escolar Cabedelo
E-mail de contato: gincanaescolarcabedelo@gmail.com

I
dealizada para promover o conhecimento sobre diversos temas, a I Gincana Escolar de Conhecimentos Gerais, pretende criar um novo hábito nos estudantes do segundo grau das escolas publicas e privadas no município de Cabedelo.

O ato de pesquisar e aprender em pesquisa via Internet em sites que podem fornecer informações variadas sobre diversos temas, esse é o propósito maior dessa gincana que deverá ser apresentada aos alunos de todas as escolas do município por uma equipe de jovens voluntários já a partir do dia 22 de maio de 2012.

A iniciativa é do Portal Cabedelo Notícia que visa uma maior interação da família Cabedelense no que se refere a elevar a auto estima de nossos munícipes, e assim poder apresentar de forma didática seu portal, que é um dos mais completos do país e traz em seus mais de 50 cadernos especiais uma síntese de tudo o que existe em nosso planeta, sendo um instrumento mais que completo de pesquisa de novos conhecimentos.

I Gincana Escolar de Conhecimentos Gerais deverá ser realizada durante o mês de Junho, e os interessados devem formar turmas de até cinco participantes para realizar as pesquisas que vão ser apresentadas em perguntas onde as respostas devem estar publicadas nas matérias do site. Assim os participantes devem pesquisar com atenção e responder exatamente o que esta exposto nos textos publicados. 

Podem participar diversas turmas de cada escola, sem restrição, desde que identificadas por Nome da Turma, Série, Turno e Classe que estuda.

As Perguntas da prova vão ser postadas na página da gincana no momento certo e podem ser baixadas para impressão, o que vai facilitar na pesquisa pois cada pessoa poderá pesquisar independentemente.

Os ganhadores vão receber medalhas e uma Placa de participação e mais alguns prêmios que vão variar entre MP4, MP5 e outros aparelhos eletroeletrônicos surpresa. Todos os cinco primeiros representantes da turma ganhadora vão ser premiados por sorteio.

Participe com sua equipe dessa gincana que vai mobilizar Cabedelo durante um mês.

As perguntas vão ser apresentadas no próprio site e podem ser baixadas para impressão, participem e divulgue o Portal Cabedelo Notícia a sua revista de informação.
 Saiba mais
12 05 12
Governo do Estado alfabetiza 50 mil jovens e adultos na Paraíba

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), alfabetizou 50 mil pessoas, no ano de 2011, em toda a Paraíba. A ação faz parte do Plano Estadual de Alfabetização Ler, Entender e Fazer, política estadual de alfabetização de jovens e adultos, através do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). Os números revelam o comprometimento da Gestão com a Educação do Estado.

O Brasil Alfabetizado é destinado ao atendimento de jovens e adultos, a partir dos 15 anos de idade. Ele funciona por ciclos que têm a duração de seis meses, sendo 10 horas por semana. Desse total, 13 mil pessoas foram alfabetizadas por meio do convênio firmado com a UEPB, onde alunos das licenciaturas alfabetizam jovens e adultos. “Nessa parceria, os universitários receberam uma bolsa do Programa Brasil Alfabetizado e também um complemento pago pelo Governo do Estado, assim como os professores da UEPB, que também receberam bolsa para atuarem como orientadores”, destaca Maria Oliveira, gerente executiva de Educação de Jovens e Adultos da SEE.

Os alfabetizandos jovens e adultos matriculados no PBA receberam uma bolsa/poupança mensal, cujo valor só poderia ser retirado mediante a comprovação da frequência das atividades no Programa de Alfabetização, a partir do encerramento das atividades.

Continuidade da escolaridade – Após a alfabetização, para dar continuidade à escolaridade, a SEE oferece Educação para Jovens e Adultos (Eja) desde o ensino fundamental até o ensino médio. Só no ano de 2011, mais de 76 mil pessoas deram continuidade aos seus estudos no Estado, por meio do Projovem Urbano e das turmas do Eja.

ProJovem Urbano – Através do programa que promove a inclusão social dos jovens brasileiros, de 18 a 29 anos, que não concluíram o ensino fundamental foram atendidos, em janeiro deste ano, 1.874 estudantes de doze municípios (Bayeux, Alagoa Grande, Pedras de Fogo, Sapé, Sumé, Monteiro, Solânea, Araruna, Cuité, Conceição, Catolé do Rocha e Uiraúna). Todos concluíram o Ensino Fundamental em um ano e seis meses de estudos.

Educação de Jovens e Adultos – A Eja está presente em 523 escolas das 809 unidades da rede estadual de ensino. Nesta modalidade, 39.749 pessoas foram matriculadas no 1º e 2º segmentos do Ensino Fundamental de Eja em 2011, de acordo com o Censo Escolar. Também de acordo com o Censo, no Ensino Médio da Eja, 30.056 foram matriculadas em 2011.

Na modalidade semipresencial, que acontece nos Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas), foram matriculados 1.820 alunos no ensino de 5ª à 8ª série e 3.047 no ensino médio, em 2011. Em todo o Estado funcionam 10 Cejas nos municípios de João Pessoa, Mari, Campina Grande, Patos, Sousa, Itaporanga, Catolé do Rocha e Cajazeiras.

Para ingressar nos Cejas, no ensino fundamental os alunos devem ter, no mínimo, 15 anos. Já para o ensino médio, 18 anos. Os interessados devem procurar um dos Centros e realizar a matrícula. “Os Cejas funcionam na modalidade semipresencial, onde o aluno leva o material para estudar em casa, volta ao centro em caso de dúvidas e quando se sentir apto retorna para fazer as avaliações, que são realizadas por módulos em todas as disciplinas”, explica Maria Oliveira.
07 05 12
Professora brasileira leva olimpíada de astronomia para o Timor Leste
Tunísia Schuler vai aplicar a prova a 200 alunos de uma escola em Dili.
Proposta é incentivar o estudo de ciências de forma lúdica.
Tunísia e alunos da Escola de Ensino Básico Dr. Sérgio Vieira de Melo, em Dili, no Timor Leste (Foto: Arquivo pessoal)
No próximo dia 11, cerca de 200 crianças da Escola de Ensino Básico Dr. Sérgio Vieira de Melo, que fica em Dili, no Timor Leste, que fica em uma ilha no sudeste da Ásia e tem o português como um dos seus idiomas, vão fazer a prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) no mesmo dia, que os milhares de estudantes brasileiros inscritos na 15ª edição da competição estudantil de conhecimento. O evento chega pela primeira vez ao Timor pelas mãos da engenheira e professora Tunísia Schuler, uma das 37 pessoas selecionadas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie para dar aulas durante um ano na Universidade Nacional do Timor Leste (UNTL).
Tunísia embarcou para o país asiático no início de 2012 e levou consigo a missão de introduzir a olimpíada nas escolas timorenses. "Através da OBA, as crianças são estimuladas a buscar o conhecimento de forma lúdica. A OBA desperta o interesse dos alunos pelo saber científico e pela tecnologia, além de incentivar jovens cientistas em potencial, dando a eles oportunidade de participação em outros eventos científicos", afirmou a professora, em entrevista por e-mail ao G1. 
Tunísia Schuler, professora brasileira que levou a olimpíada de astronomia ao Timor Leste (Foto: Arquivo pessoal) O projeto-piloto, feito em parceria com a OBA, teve sua primeira fase na semana passada, com o treinamento de 10 professores da escola, que entre os dias 25 e 27 de abril participaram de palestras e oficinas de três temas. "As professoras brasileiras da Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior], Graziela Lunardi e Márcia Brandão Aguilar, estão responsáveis pelos temas de astronomia e energia, respectivamente, e eu pela astronáutica."

Desde a quarta-feira (2) até esta sexta-feira (4), os professores fizeram oficinas com os alunos participantes para treinar e poder reproduzir a experiência nos próximos anos. No sábado (5), os alunos assistiram a um filme e, na próxima quarta-feira (9), participarão de uma mostra de foguetes de papel. No dia 11, às 13h (horário de Dili), os estudantes farão as provas da olimpíada.

Recursos
Segundo Tunísia, várias entidades ajudaram a levantar os recursos para a realização do evento. "A OBA está doando 275 dólares (cerca de R$ 520) para todo o material escolar que será utilizado durante as oficinas. E a embaixada brasileira está nos fornecendo os equipamentos de multimídia (telão, datashow, caixa de som e gerador). Os professores timorenses receberão um material didático cedido pela OBA, pela empresa Acrux e pela Capes", disse. Saiba mais
 
23 04 12
Menina que nasceu sem as mãos vence concurso de caligrafia nos EUA
Anne Clark, de 7 anos, ganhou prêmio para estudantes com deficiência. 
Ela usa os braços para segurar o lápis e escrever.
Anne Clark usa os braços para escrever (Foto: AP)


A menina Anne Clark, estudante da primeira série da escola Wilson Christian Academy, em West Mifflin, na Pensilvânia, ganhou um concurso de caligrafia para estudantes com deficência de escolas dos Estados Unidos. Anne, de 7 anos, nasceu sem as mãos e prende o lápis entre os braços para poder escrever.

A categoria faz parte do 21º Concurso Anual de Caligrafia dos Estados Unidos. O prêmio para alunos com deficiência foi criado no ano passado com o nome de um estudante (Maxim Nicholas) que também não tinha as mãos e usava o antebraço para escrever. Nicholas impressionou os juízes o suficiente para que eles criaram uma nova categoria para alunos com deficiência.

Anne foi premiada na categoria de letras de forma/imprensa. O vencedor de melhor caligrafia em letra cursiva foi Remiel Colwill, estudante da quinta série da escola St. Mary Magdalene, em Eastlake, Ohio. Remiel tem uma deficiência visual. Ele e Anne ganharam um troféu e um prêmio de US$ 1 mil para cadaG1
19 04 12
Cinco universidades dos EUA criam plataforma de cursos online gratuitos
Site terá aulas de Stanford, Princeton, Berkeley, Pensilvânia e Michigan. 
Usuário poderá fazer tarefas e participar de fóruns e videoconferências.

Site Coursera (Foto: Reprodução)
Cinco universidades de prestígio dos Estados Unidos (Stanford, Princeton, Universidade da Califórnia em Berkeley, Universidade da Pensilvânia e Universidade de Michigan) vão criar cursos online gratuitos para estudantes em todo o mundo através de uma nova plataforma de ensino interativo, chamada Coursera. O anúncio da criação foi feito nesta quarta-feira (18).

Os dois fundadores, professores de ciência da computação da Universidade de Stanford, também anunciaram que receberam US$ 16 milhões em financiamento de duas empresas de investimento do Vale do Silício.

O Coursera vai oferecer mais de 30 cursos universitários no ano que vem através do siteCoursera.org sobre assuntos que vão desde mitologia grega a neurologia, de cálculo a poesia norte-americana contemporânea. As aulas serão projetadas e ministradas por professores das universidades.

O Coursera se junta a uma série de projetos online ambiciosos que têm como objetivo tornar o ensino superior mais acessível e barato. Muitos desses empreendimentos, no entanto, simplesmente publicam palestras inteiras na web, sem nenhum componente interativo. Outros se esforçam para criar novas universidades do zero.

Os fundadores Daphne Koller e Andrew Ng afirmam que o Coursera será diferente, pois os professores de escolas de prestígio vão ensinar usando o nome de sua universidade e vão adaptar os seus cursos mais populares para a web, incorporando tarefas e exames a aulas em vídeo, respondendo a perguntas dos alunos em fóruns online -- e até mesmo, talvez, trabalhando por meio de videoconferência.

Testes de múltipla escolha e de respostas curtas serão avaliados via computador. O Coursera em breve apresentará um sistema de classificação para avaliar trabalhos mais complexos, tais como ensaios ou algoritmos.

Os estudantes não receberão créditos da faculdade. Mas o Coursera pode oferecer "certificados de conclusão" ou transcrições mediante pagamento de uma taxa. Uma empresa também pode tentar lucrar conectano empregadores com alunos que tenham demonstrado aptidão em uma determinada área, disse uma porta-voz.

As universidades participantes esperam se beneficiar aumentando a sua reputação no exterior, conectando-se com ex-alunos distantes e, quem sabe, trazendo doações de alunos online agradecidos. G1
10 03 12
Feiras de intercâmbio têm estandes e até palestra de estudantes célebres
Salão do Estudante terá palestra com Luíza, que estudou no Canadá.
Expo Estude no Exterior passa por sete cidades e sorteia viagens.

luiza canadá (Foto: Bruno Azevedo/G1)
Em março, três feiras de intercâmbio oferecem programas de intercâmbio para diversos países em sete cidades brasileiras. Para atrair estudantes, elas oferecem sorteios de pacotes de viagem e até encontros com celebridades ligadas ao mundo do intercâmbio. Uma delas é Luíza Rabello, estudante de 17 anos da Paraíba que, neste sábado, dará uma palestra em São Paulo, convidada pelo Salão do Estudante.O evento acontece no sábado (10) e no domingo (11) no Colégio São Luís, na região da Avenida Paulista, e terá mais de 30 seminários com informações para quem quer estudar nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda, Inglaterra, Austrália e Suíça.

A palestra da jovem começa por volta das 14h30 do sábado. Luíza ganhou fama instantânea na internet enquanto fazia um intercâmbio de seis meses na província de Ontario, no Canadá, em janeiro deste ano. A menina foi citada pelo pai em um comercial gravado em João Pessoa que viralizou pela internet.


Desde o dia 3, a Expo Estude no Exterior tem rodado o país com ofertas de cursos de inglês, highschool, ensino superior (graduação, pós-graduação, MBA), estágios e cursos de férias fora do Brasil. Depois de passar por São Paulo nos dias 3 e 4, ela já visitou Belo Horizonte no dia 6 e, na quinta-feira, passou pelo Rio de Janeiro.

No domingo, o evento chega a Porto Alegre. Na terça-feira seguinte (13), é a vez de Curitiba. Brasília e Recife recebem a feira nos dias 15 e 18, respectivamente. A entrada é gratuita, mas é preciso fazer um cadastro no site da feita.

Além de informações sobre cursos, os visitantes poderão tirar dúvidas sobre vistos, seguros e outros detalhes sobre a viagem nos seminários com especialistas e representantes dos governos estrangeiros. A maioria dos seminários é oferecida em inglês.

Nos dias 17 e 18 de março, a Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais (Belta) organiza a ExpoBelta, que neste ano receberá representantes da Austrália, África do Sul, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido.

O evento acontece em São Paulo e tem entrada gratuita para quem imprimir o convite no site da associação, e custa R$ 10 para os demais visitantes. Saiba mais
07 03 12
Deputados decidem pela dispensa da carteira de estudante na Paraíba
Estudantes vão ter acesso à meia entrada com comprovante de matrícula.
Não terá limite de assentos de ônibus intermunicipais para estudantes.

Imagem puramente Ilustrativa
Na sessão desta terça-feira (6), a maioria dos deputados estaduais da Paraíba derrubou o veto do governador Ricardo Coutinho (PSB) e decidiram pela não obrigatoriedade da apresentação da carteira de estudante nos estabelecimentos no estado. O Projeto de Lei não anula a confecção das carteiras, mas autoriza que os estudantes recebam o benefício da meia entrada apenas com a apresentação de um documento de identificação com foto e um comprovante de que é aluno em alguma escola.

“Essa lei veio para facilitar a vida do estudante. Anualmente, vemos as carteiras atrasarem e os estudantes deixam de aproveitar a meia entrada. Além disso, alguns estudantes não adquirem a carteira porque não têm dinheiro para comprar”, explicou o autor do projeto, o deputado Gervásio Maia Filho (PMDB). Saiba mais

03 03 12
Brasileiro que domina 11 idiomas dá dicas para aprender outras línguas
Rafael Lanzetti fala sueco, hebraico, alemão, grego e romeno, entre outros. 
'Não existe segredo, é treino, repetição, disciplina e dedicação', ensina.

Rafael Lanzetti aprendeu inglês aos oito anos de idade (Foto: Arquivo pessoal)

Um professor brasileiro radicado na Alemanha tem a mesma habilidade do estudante britânico Alex Rawlings, de 20 anos, que virou notícia no G1: o domínio de 11 idiomas. Rafael Lanzetti, de 32 anos, impressiona ao falar 11 línguas: além do português, ele fala inglês, alemão, holandês, francês, italiano, espanhol, sueco, grego, hebraico e romeno.

Veja no vídeo ao lado a pronúncia do brasileiro em 11 idiomas

“O interesse por línguas vem de minha curiosidade em conhecer outras culturas, mas principalmente da oportunidade que tive, na faculdade, de aprender gratuitamente. Tenho a sorte de estar num ambiente multicultural e posso praticar todas as línguas que estudo”, explica Lanzetti, que trabalha na Alemanha como professor e tradutor e garante aproveitar a proximidade com tantos países para pôr em prática tudo o que aprende.

Além do português, claro, língua nativa, Lanzetti explica que começou a estudar inglês por influência da família, aos oito anos, “uma sábia decisão que todos os pais que possuem condições econômicas devem tomar”. Mas foi só aos 18 anos que o horizonte realmente se abriu.

Na Faculdade de Letras ele começou a estudar alemão, espanhol e italiano, línguas as quais define como “importantes do ponto de vista socioeconômico”. Logo depois veio o holandês, pela proximidade com o alemão. O romeno veio a reboque das línguas latinas, que foram complementadas com o francês, “embora não gostasse da língua tanto quanto as outras, mas reconhecia sua importância cultural”.

Ainda na faculdade Lanzetti aprendeu grego e, com um amigo israelense, mergulhou no hebraico. Por fim, para completar o grupo das línguas germânicas, Lanzetti enveredou pelo sueco. E, para ele, não tem tempo ruim. “Não há línguas mais difíceis que outras, como costumamos pensar, todas se equivalem em dificuldade”, explica.

VEJA DICAS DO POLIGLOTA PARA QUEM QUER APRENDER UM OUTRO IDIOMA

Tenha disciplina
15 minutos por dia, todos os dias, são mais que suficientes. Pense bem: se você faz duas horas de curso por semana (lembrando que a hora-aula dura 50 minutos), você estuda 100 minutos, contra 105, do método diário.

Tenha motivação
Descubra línguas e culturas que sejam interessantes. Seja por um plano de viagem, por músicas, cinema, literatura, afinidade ou mesmo amor, ter um objetivo ao aprender uma língua facilita muito o processo.

Comece cedo
Estudos já provaram ser possível ensinar até cinco línguas pra crianças até os 7 anos de idade. Treine com seus filhos, pratique, não tenha vergonha! Seu filho, no futuro, irá agradecer.

Não existe língua difícil
Existem línguas mais distantes. Estima-se que um brasileiro de classe C saiba por volta de 200 palavras em inglês, mesmo sem ter frequentado aulas, graças à exposição diária ao idioma. Tudo depende da sua dedicação.

Escreva, fale e ouça
Ao aprender um idioma novo, você trabalha quatro habilidades – duas ativas (falar e escrever) e duas passivas (entender e ler). Equilibre seus estudos entre cada uma das habilidades.

Seja persistente
Em algumas línguas, você fala mais rápido que outras, devido a peculiaridades ou semelhanças com o português. Não se desespere, uma hora o idioma vai fluir.

Não tenha medo de errar
Imagine que, mesmo em nossa língua materna, cometemos pequenas “barbaridades” todos os dias. Como imaginar que, em um novo idioma, você terá que ser perfeito?
Fonte: Rafael Lanzetti, professor e tradutor

Treino e dedicação
Mas, de onde vem tamanha facilidade e interesse para aprender tantos idiomas assim, enquanto milhões de brasileiros sofrem para se virar no inglês ou no espanhol? “Não há segredo no aprendizado de línguas, há apenas treino, repetição, disciplina e dedicação. Embora seja um conhecimento que tenha status diferenciado na sociedade, conseguir utilizar uma língua estrangeira é apenas uma das dezenas de milhares de coisas que o cérebro humano consegue fazer”.

E a pergunta que todos devem fazer é: qual a melhor forma de aprender outro idioma? Lanzetti explica que notou que seus ciclos de concentração duram 15 minutos. Assim, ele divide os estudos em “unidades” de 15 minutos. “Leio um texto em francês durante 15 minutos, faço uma pausa, escrevo qualquer coisa em grego durante mais 15 minutos, faço outra pausa, falo (comigo mesmo) em sueco por 15 minutos, e assim por diante. Se consigo dedicar 15 minutos a cada habilidade de cada língua uma vez por semana, já fico satisfeito”.

Para o professor, muita gente sofre para aprender uma língua devido a dois fatores principais: a falta de motivação e a escolha do método incorreto. Aprender um idioma “porque meu chefe mandou”, “porque vou perder o emprego” ou “porque nunca vou arrumar um” é a melhor maneira de tornar essa aquisição de conhecimento uma tarefa árdua e sofrida, explica. Para ele, é preciso aprender por vontade própria, gosto ou curiosidade. “Outra boa motivação, inegavelmente, é arrumar um amor estrangeiro”, brinca.

De forma a facilitar a tarefa, Lanzetti aconselha que os pais já falem com o bebê em outra língua, pois, quanto mais cedo a criança tiver contato com outro idioma, melhor. E o aprendizado também não tem hora para acabar. Até os 150 anos, segundo o professor, ainda há tempo. “Ser adulto não é desculpa para não aprender uma língua estrangeira!”.

Diferencial é a terceira língua
Ainda no campo da motivação, Lanzetti garante que um currículo recheado de idiomas impressiona qualquer departamento de RH. “Aos poucos, os empregadores vão entendendo que dominar uma língua estrangeira significa também que o candidato possui cultura geral e interesses diferenciados”. E, se você ainda acha que o inglês ainda é um diferencial, o professor alerta: trata-se de uma obrigação. Da terceira língua em diante sim, tudo será tratado como diferencial.

E quem imagina que o carioca vá parar nas 11 línguas se engana. Lanzetti tem planos mais ousados. Além de lançar um e-book interativo sobre o alfabeto fonético internacional, para tablets, ele quer aumentar o leque de idiomas. “Pretendo começar a estudar uma língua asiática (como o tailandês) e uma língua africana (como o suaíli), aumentando assim meu leque de conhecimentos em diferentes troncos linguísticos”. Depois de aprender grego, hebraico, romeno e ser professor de português, alguém duvida de que isso seja possível?
18 02 12
Estudante paulista de 17 anos é aprovado na Universidade de Harvard
Jovem também passou nos vestibulares do ITA, IME e USP. 
Gustavo Haddad Braga tem coleção de mais de 40 medalhas de olimpíadas.

Gustavo Haddad conquistou mais de 40 medalhas (Foto: Objetivo/ Divulgação)
Aprovado nos vestibulares mais concorridos do Brasil como o do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Instituto Militar de Engenharia (IME) e da Universidade de São Paulo (USP), o estudante Gustavo Haddad Braga, de 17 anos, morador de São José dos Campos, em São Paulo, que também coleciona medalhas de olimpíadas estudantis nacionais e internacionais conquistou o título mais importante da carreira de aluno exemplar: foi aceito na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

A vaga foi conquistada porque Haddad praticamente gabaritou nos dois exames chamados de Scholastic Assessment Test (SAT, Teste de Avaliação Escolar), uma espécie de 'Enem americano' que seleciona os estudantes para as universidades. Na primeira prova, que traz questões de raciocínio lógico, consideradas mais difíceis, ele tirou 2.400, a pontuação máxima. Na segunda, onde caem questões específicas do núcleo comum do ensino médio ou de língua estrangeira, o estudante tirou 2.350 pontos. Ambas as avaliações exigem nível avançado de inglês.

Haddad também está na disputa por vagas no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Yale, Princeton, Stanford e Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) cujo resultados ainda não foram divulgados. Mas pelo desempenho do estudante nas duas edições do SAT é bem provável que as instituições também o aceitem, já que é através deste exame que eles selecionam os alunos. Saiba mais
O principal na escola é seu projeto pedagógico, não o status social
Um pai diante da gravidez inesperada da mulher, isso por terem um filho de um ano e dois meses, questionou, entre assustado e brincalhão, como andava a qualidade da escola pública. Acabara de matricular o primogênito numa pré-escola e o preço deve tê-lo impressionado.

Quando se decide por ter um bebê, vislumbra-se que haverá gastos, e muitos. Mas a magia de sua chegada suplanta qualquer preocupação, principalmente com a mulher – parece que ela pode enfrentar qualquer adversidade.

À medida que nascem, gastos nascem juntos. E crescem na proporção do crescimento dos pequenos. Se o preço de uma ou outra vacina assusta, nada se compara à entrada da criança na escola: o custo é alto e mensal. Sem contar os inúmeros extras que vão ocorrendo durante o ano: materiais, passeios, festinha disso e daquilo. O que era caro ficou mais caro ainda.

É interessante notar que algo aparentemente impossível acaba se realizando: à medida que a família e os gastos aumentam, os pais amadurecem e conseguem sustentar seus filhos. O que dependerá, é claro, do esforço pessoal deles, juntamente com a sabedoria em administrar seus gastos, entre eles escolher uma escola boa e que caiba em seu bolso.

Nem sempre é assim. Em algumas famílias, a escolha da instituição educacional vai além de suas possibilidades. Ela acaba sendo baseada em alguns critérios publicitários e na expectativa de que é lá que o filho conseguirá algo na vida. Como, por exemplo, um meio social mais privilegiado.

Muitas vezes, o que ele consegue é se sentir isolado e inferior aos outros, que possuem uma condição financeira diferente. Isso não trará problemas se os pais conseguirem junto com os filhos trabalharem as diferenças. Ficando claro para todos que o interesse de estudar lá é proporcionar uma boa formação (desde que ela realmente tenha qualidade e não seja simplesmente cara). Esse é o objetivo do alto investimento.

Nesse caso, o esforço de todos terá uma recompensa valiosa, principalmente a lição de vida de que o empenho, a coragem e a determinação valem a pena. Fatores importantes para o sucesso, em qualquer lugar.

Porém, em outros lares não é assim. Estar em determinada escola significa adquirir um status social e estar em “boa companhia”, não havendo muita importância o estudo em si. O esforço de todos acaba sendo apenas no âmbito financeiro – além de a mensalidade ultrapassar as possibilidades da família, exitem outros gastos: usar roupa de grife, ter um carro melhor, proporcionar determinada viagem, frequentar lugares caros… Isso tudo para entrar em determinado grupo social e ser igual. Fazer dívidas não tem tanta importância. Provavelmente, a lição que vão aprender é que as pessoas valem pelo que têm e não pelo que são. Muito empenho para nada.

E não é que algumas escolas passaram a ser de grife? Nelas, muitas vezes, o ensino deixa a desejar. Mesmo assim, todos querem estudar lá, caso contrário ficarão do lado de fora.

Ninguém precisa se afligir com o preço das escolas. Há muitas que têm qualidade sem serem caras, inclusive uma ou outra pública. Desde que, é claro, o interesse não seja o status social.

O principal a ser buscado em uma escola é um bom projeto pedagógico, que realmente ensine nossas crianças coisas importantes e que vão além da leitura, escrita e matemática. Que permita que eles possam aprender a pensar por si próprias e que aprendam a aprender.

Num ambiente digno, em que as diferenças sejam bem-vindas. Onde o ser humano vale pelo que é e não pelo que possui.

Localizada próxima à sua casa, onde ir e vir não seja mais um problema. Permitindo a constituição de grupos sociais em sua própria comunidade.

E que os valores morais estejam de acordo com os de sua família, pois é lá que a criança passará boa parte de seu tempo.

Sendo bem pensada, uma escola pode caber no orçamento familiar e ser de qualidade. G1
 
Saiba o que fazer para estudar em uma universidade na Austrália
Exame médico e comprovante de proeficiência em inglês são obrigatórios

Music House (Foto: Reprodução de TV)
Muitos brasileiros querem se qualificar para o mercado de trabalho. Por isso, buscar um curso de graduação ou pós no exterior se tornou tão comum. O Globo Universidadedessa semana vai mostrar que um país bem distante está acolhendo brasileiros em suas escolas: a Austrália. Mas, afinal, o que é preciso fazer para estudar nesse país?

Antes de tudo, é importante pesquisar o curso e a universidade a serem escolhidos. A Austrália possui 40 instituições de ensino superior, sendo 37 particulares. Informações sobre elas podem ser acessadas no site da AUQA., a Australian Universities Quality Agency, uma agência sem fins lucrativos que faz uma avaliação das escolas de graduação e pós no país.

Uma vez escolhido o curso e a universidade, o interessado deve pesquisar sobre as exigências de ingresso, lembrando que cada instituição tem autonomia para escolher seus pré-requisitos para admissão. Alguns cursos, como MBA, podem exiger experiência profissional, por exemplo. Universidades costumam exigir certificado de proeficiência em língua inglesa, que é obrigatório para a retirada do visto de estudante.

Pesquisa feita, o estudante pode buscar junto a uma agência de intercâmbio, ou um agente de educação, que será responsável pela solicitação de admissão junto a universidade desejada. É necessário que o futuro intercambista preencha um formulário de requisição, com a documentação solicitada pela universidade. Os papéis mais importantes são: lista com nome da instituição e curso de interesse; histórico escolar completo; e comprovação de proeficiência em inglês, mediante pontuação mínima, exigida pela faculdade, em exames como TOEFL e IELTS. Esse material deve ser traduzido por um profissional juramentado.

A agência ficará encarregada de fazer a ponte entre o candidato e a universidade, e o retorno pode levar de quatro a 12 semanas, em casos de curso de graduação e pós. Uma vez aprovada a admissão na instituição, o aluno pode dar entrada no pedido de visto de estudante junto à Embaixada Australiana no Brasil, em Brasília. Para retirar este documento, que pode levar de 20 a 45 dias para ser emitido, há um longo processo. Exames médicos são obrigatórios e devem ser realizados por médicos certificados pela embaixada.

Informações detalhadas sobre cursos, faculdades, moradia e cultura da Austrália podem ser encontradas no site Study in Australia. A página é oficial do governo australiano, e tem versões em várias línguas, incluindo o português. Vja mais
  
MEC divulga a segunda chamada 
de aprovados do Sisu
Matrícula dos candidatos 62 mil convocados acontece nos dias 30 e 31.
Também é possível se inscrever para participar da lista de espera.
Matrículas devem ser feitas entre a segunda-feira (30) e a terça-feira (31) (Foto: Reprodução)
Unicamp divulga padrão de respostas da prova de português e matemática
Respostas esperadas das demais provas serão divulgadas nesta semana.
Primeira chamada do vestibular 2012 sai no dia 6 de fevereiro.
Candidatos fazem a última prova do vestibular da Unicamp em São Paulo (Foto: Ana Carolina Moreno/G1)

A Comvest, que organiza o vestibular da Unicamp, divulgou nesta segunda-feira (23) as respostas esperadas das bancas das provas de português e matemática da segunda fase. Os arquivos foram publicados no site oficial do órgão. Segundo a Comvest, as respostas esperadas para as provas de ciências humanas e arte e inglês e de ciências da natureza serão divulgadas durante esta semana.

As três provas da segunda fase foram aplicadas nos dias 15, 16 e 17 para cerca de 15 mil candidatos. A primeira chamada para as 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) será divulgada no dia 6 de fevereiro. Mais G1
 
Nube seleciona para 3.295 vagas de estágio
As oportunidades são para estudantes do ensino médio, técnico e superior.
As bolsas variam de R$ 212,00 a R$ 1.800,00.

Núcleo Brasileiro de Estágios
O Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) está selecionando candidatos para 3.295 vagas de estágio em todo o país. Há oportunidades para estudantes do ensino médio, técnico e superior, período matutino e noturno. As bolsas variam de R$ 212,00 a R$ 1.800,00.

Os interessados em concorrer às vagas devem cadastrar-se gratuitamente no sitewww.nube.com.br.

Entre os cursos com vagas estão administração, análise de sistemas, arquitetura e urbanismo, ciência da computação, computação aplicada, ciências contábeis, comunicação social, comércio exterior, design, direito, economia, educação física, enfermagem, engenharia civil, engenharia da computação, ensino médio, estatística, letras, marketing, matemática,medicina veterinária, nutrição, publicidade, química, tecnologia de computação, tecnologia em informática, técnico em administração e turismo. G1
 
 
Número de inscritos no Prouni já supera o total do ano passado
Até as 18h desta quinta-feira, havia mais de 1 milhão de inscritos.
Inscrições poderão ser feitas até as 23h59.
Site do Prouni (Foto: Reprodução)


O número de inscritos no Programa Universidade para Todos (ProUni) do Ministério da Educação chegou a 1.098.856 até as 18h desta quinta-feira (19), último dia de funcionamento do sistema. Esse número já supera o total de inscritos no ano passado, que foi de 1.048.631 candidatos. Foram feitas, até este esse horário, 2.109.478 inscrições. O prazo termina às 23h59.

Cada estudante tem a opção de concorrer em até duas opções de curso, por isso o número de inscrições é quase o dobro do número de inscritos.

Os estados com maior número de inscrições até as 18h desta quinta, foram São Paulo, com 389.569; Minas Gerais, 252.308; Bahia, 152.136; Rio Grande do Sul, 141.030, e Rio de Janeiro, com 136.572.

A oferta para este primeiro semestre é de 195.030 bolsas. sendo 98.728 integrais e 96.302 parciais, de 50% da mensalidade, em 1.321 instituições de ensino superior particulares, entre universidades, centros universitários e faculdades.
 
Investimento em educação cresceu 1,2 ponto percentual de 2000 a 2011
Em 2011, investimento do PIB foi de 5,1%. 
Novo Plano de Educação prevê aumento para, pelo menos, 7%.

O investimento público em educação alcançou 5,1% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2011, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (19) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Do acordo com o estudo, desde o ano 2000 até 2011, o investimento em educação teve aumento de 1,2 ponto percentual, passando de 3,9% para 5,1%.

De acordo com o estudo, o investimento maior foi em educação básica, que mudou de 3,2% em 2000 para 4,3% em 2011. No ensino médio, o aumento foi pequeno, de 0,7% em 2000 para 0,8% em 2011.

O estudo vai servir de apoio para o Plano Nacional de Educação, que está em trâmite no Congresso Nacional com propostas para aumentar este investimento. O projeto prevê o aumento dos gastos em educação até que se atinja 7% do PIB no prazo de dez anos – um incremento de 1,9 ponto percentual em relação ao patamar atual. Essa meta foi definida pelo governo, mas entidades da área e movimentos sociais pressionam para que ela seja ampliada para 10% do PIB. Veja mais


Decisão da Justiça dificulta edição do Enem em abril, diz Haddad
Justiça do Ceará concedeu aos candidatos acesso à correção da redação. 
Para Haddad, será difícil viabilizar duas edições do exame em 2012.

O ministro Fernando Haddad, da Educação, após entrevista no programa "Bom Dia, Ministro". (Foto: Elza Fiúza/ABr)
O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (19) que a decisão da Justiça do Ceará de permitir acesso aos estudantes às provas de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) torna difícil viabilizar edição do Enem em abril, conforme previsto anteriormente. A cinco dias de deixar o Ministério da Educação para se dedicar à disputa pela prefeitura de São Paulo nas eleições de outubro, ele disse que a pasta poderá abrir mão de realizar duas edições do Enem em 2012.

Segundo o ministro, o governo "não pode lançar a ideia" sem ter condições de "atender". "O coroamento do Enem passa por duas edições por ano, mas não podemos colocar a máquina em fadiga, sobretudo com essas novas exigências que estão sendo feitas pelo Ministério Público”, afirmou em entrevista após participação no programa de rádio "Bom Dia, Ministro", produzido pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).

(Correção: ao ser publicada, esta reportagem informava no título e no texto que a decisão citada pelo ministro era do Ministério Público. A decisão pelo acesso de estudantes às provas de redação é da Justiça do Ceará, com base em exigências do Ministério Público. A informação foi corrigida às 10h50.) G1
01 05 12
Senado aprova criação de 77,1 mil vagas no Ministério da Educação
Projeto segue para a sanção da presidente Dilma Rousseff.
Do total, 43.875 vagas são para professor.

O Senado autorizou a criação de 77.178 cargos efetivos, cargos de direção e funções gratificadas para as instituições federais de ensino que deverão ser preenchidos até 2014. O projeto de lei já foi aprovado pelas Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania e de Educação, Cultura e Esporte e segue para sanção da presidente Dilma Rousseff. As informações são da Agência Senado.

São 43.875 vagas para professor, sendo 19.569 da carreira de magistério superior e 24.306 do magistério do ensino básico, técnico e tecnológico. Serão criados também 27.714 cargos de técnico administrativo, 1.608 cargos de direção e 3.981 funções gratificadas.

Além disso, o projeto de lei institui a função comissionada de coordenação de curso — adicional nos vencimentos no valor de R$ 770. Serão criadas 6.878 dessas funções, destinadas ao magistério superior, a partir de 1º de julho próximo, e 9.976 para o ensino básico, técnico e tecnológico, a partir de 1º de julho de 2013.

O objetivo do texto, que foi encaminhado ao Congresso pela Presidência da República, é promover a melhoria da educação em universidades como em escolas técnicas e de ensino básico e médio.

O senador Roberto Requião (PMDB-PR), relator do projeto na Comissão de Educação, Cultura e Esporte, informou em seu voto que trata-se de uma das "mais expressivas" medidas de ampliação de quadros das instituições federais de ensino. Segundo ele, o projeto visa a imprimir “concretude e eficácia” a dois importantes programas do governo federal: o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). G1
 
29 05 12
Nube seleciona para 3.809 vagas de estágio
As oportunidades são para estudantes do ensino médio, técnico e superior.
As bolsas variam de R$ 400 a R$ 1.600.
estágios (Foto: Jornal Hoje)

O Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) está selecionando candidatos para 3.809 vagas de estágio em todo o país. Há oportunidades para estudantes do ensino médio, técnico e superior, período matutino e noturno. As bolsas variam de R$ 400 a R$ 1.600.

Os interessados em concorrer às vagas devem cadastrar-se gratuitamente no sitewww.nube.com.br.

Entre os cursos com vagas estão administração, análise de sistemas, arquitetura e urbanismo, biblioteconomia, ciências contábeis, comércio exterior, comunicação social, direito, educação física, economia, engenharia civil, engenharia de produção, engenharia mecânica, engenharia da computação, ensino médio, jornalismo, letras, marketing, medicina veterinária, publicidade e propaganda, psicologia, química, tecnologia em informática, tecnologia em publicidade, técnico em eletrônica e técnico em mecânica. G1
20 05 12
Alunos da escola Rosa Figueiredo em Cabedelo, são contemplados por projeto do TRE-PB

O Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região dando continuidade ao Projeto e-saber contemplou 15 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental daEscola Municipal Rosa Figueiredo de Lima.

Os alunos terão uma carga horária de 30 horas divididas em módulos:
Introdução a micro informática, Windows XP e internet (12 horas)
Processador de textos BROffice Writer (12 horas)
Planilha Eletrônica BR Office Calc. (06 horas)

As aulas serão ministradas toda segunda e terça no horário das 14:00 às 16:00 horas, que serão ministradas no laboratório de informática no Fórum Maximiano Figueiredo em João Pessoa. Os alunos receberam todo o material didático, bem como fardamento, transporte e Coofee break. Tudo patrocinado pelo TRT e no final do curso um certificado homologado pelo SEGEPE.

Fonte: Wellington Costa com Assessoria
07 05 12
Projeto de estudante da UFSCar ensina química através de mangás
Adriana Yumi Iwata desenha e roteiriza histórias em quadrinhos educativas.
Objetivo principal é divulgar a disciplina com uma linguagem mais acessível.

Mangás de estudante abordam química com linguagem acessível (Foto: Fernando Bertolini/G1)
Com o objetivo de ensinar química de forma simples, objetiva e atraente, uma estudante da Universidade Federal de São Carlos(UFSCar) criou um mangá, história em quadrinhos japonesa, que aborda a disciplina. Mesclando drama, romance, comédia e as experiências de laboratório, ela já leva o trabalho para fora da universidade.

*Confira a galeria de fotos dos mangás

A união de arte e ciência é um projeto de extensão inédito da paulistana Adriana Yumi Iwata, de 25 anos. Com o nome artístico Yumi Moony, ela buscou inspiração não só nos mangás, mas também nos quadrinhos de Maurício de Souza para roteirizar e desenhar as tramas. “Desde pequena eu gostava muito de quadrinhos. Comecei a ler bastante Turma da Mônica, Disney, depois os mangás shoujo, voltados para o público feminino, como Nana e Honey & Clover. Sempre tive essa ligação então eu sempre gostei de criar os meus personagens”, disse.

A ideia de criar um fanzine, que é uma publicação independente, começou em 2009 quando ela entrou em química na UFSCar. Ele foi intitulado “Sigma Pi”, e segundo Adriana, tem a proposta de promover a ciência fora da universidade, mostrando que a disciplina está no cotidiano das pessoas. “Achei que seria interessante colocar uma coisa diferente, atrativa e informativa. Mostrar para o público geral que a química não é só uma carinha explodindo as coisas em um laboratório. Ela está em todo lugar”, destacou.

O personagem central do mangá “Sigma Pi” é Branca, uma estudante transferida para um colégio interno, onde todos os alunos são obrigados a frequentar um clube como parte de suas atividades extracurriculares. Ela vai o clube que dá título à obra e passa a frequentar um laboratório de química. As histórias se desenvolvem juntamente com o ensino da química. Em alguns momentos, os elementos químicos ganham vida para que os processos sejam melhor visualizados pelo leitor. “A gente foca a parte de conceito. Para falar de gazes e átomos, tentamos aproximar do cotidiano, o que é uma linguagem mais acessível para o público comum”.
Adriana Yumi começou a criar os mangás educativos em 2009 (Foto: Fernando Bertolini/G1) Adriana já produziu cinco de um total de 12 edições que vão concluir a história. Tudo foi custeado por ela, que agora busca apoio. “A gente está procurando patrocínio ou alguma editora para poder financiar o custo do material de impressão”, explicou.

O projeto, que também virou tema de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), já saiu da universidade direto para os eventos de cultura japonesa e ainda terá oficinas na UFSCar e em escolas públicas.

Assim que concluir Adriana termina a graduação neste primeiro semestre e já está programando o mestrado sobre a utilização de quadrinhos como ensino de ciências.

Ensino alternativo
A proposta de despertar a curiosidade pela química e oferecer a educadores ferramentas diferentes para o ensino de ciências na sala de aula é uma tendência defendida pela pesquisadora Karina Omuro Lupetti.

Ela coordena o projeto de Adriana e é diretora do núcleo Ouroboros, que desde 2004 promove atividades relacionadas à divulgação e ensino não-formal de ciências na UFSCar. “As artes se conversam para divulgar ciência. Nós temos parcerias com a prefeitura de São Carlos com as bibliotecas e estamos sempre apresentando peças, montando espetáculos, indo para as comunidades e dando oficinas. Sempre o focando a ciência”, disse.

Cerca de 100 pessoas de cursos como biologia, matemática, computação, engenharia química, química, pedagogia e ciências sociais já passaram pelo núcleo com outros projetos de extensão. São montagens teatrais, apresentações dentro e fora de São Carlos e oficinas. “Um evento que a gente organiza é o ‘Ciência em Cena’ que reúne grupos de teatro do Brasil e do exterior, geralmente ligados a universidades e museus de ciência. Cada grupo traz a sua linguagem própria para falar de um tema cientifico. A gente vê a Fapesp, o CNPq, enfatizando que o projeto de pesquisa deve ser mostrado para a comunidade”, explicou Karina.

Outras informações sobre o projeto “Sigma Pi” podem ser obtidas no blog http://sigmapi-project.blogspot.com.br/p/contato.html. Já sobre o Núcleo Ouroboros é possível outros detalhes no site www.ufscar.br/ouroboros ou pelo telefone (16) 3351-8059.
Quadrinhos podem ser usados como ferramentas alternativas para educadores (Foto: Fernando Bertolini/G1)
23 04 12
Escolas usam tecnologia para fugir do estereótipo sobre cultura indígena
Professores usam YouTube e DVDs para mostrar a realidade dos índios.
Tribo de Pernambuco faz vivência em escolas paulistas todos os anos.

Klekeiniho, da tribo Fowá Fulni-ô, de Pernambuco interage com Maria, aluna do Colégio Sidarta, em São Paulo (Foto: Divulgação)

Frente a frente com o índio Klekeiniho, a pequena Maria, de 6 anos, estica o braço e toca o cocar de penas do já antigo amigo, em uma atividade que se repete desde 2010 e virou tradição no Colégio Sidarta, em Cotia, na Grande São Paulo: uma vivência entre membros do grupo indígena Fowá Fulni-ô, que vive em uma reserva na cidade de Águas Belas, no interior de Pernambuco, e crianças de todas as idades que estudam no colégio. A experiência foi a forma que os Fulni-ô encontraram para derrubar os mitos que a sociedade brasileira mantém sobre seus índios, e a tecnologia os ajuda a se aproximarem do homem branco. Saiba mais
19 04 12
Governador de SP assina projeto de lei para criar Universidade Virtual
Atividades da Univesp serão pela internet e nos pólos credenciados.
Expectativa é ter 24 mil alunos inscritos em 2016.
 

O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (18) a criação da Fundação Univesp – Universidade Virtual do Estado de São Paulo, para oferecer curso superior à distância e semipresencial pela internet. De acordo com o governo, os cursos serão feitos em parceria com as universidades estaduais paulistas - USP, Unesp e Unicamp - e o Centro Paula Souza. A expectativa é de ter 24 mil alunos na Univesp até 2016. O projeto de lei foi assinado pelo governador Geraldo Alckmin.

Criada em 2009 como programa de expansão do ensino superior, a Univesp vai funcionar como universidade a partir de 2013, segundo o governo. Nos primeiros anos serão ofertados os cursos de licenciaturas em língua portuguesa e em matemática; bacharelado em sistemas para comércio eletrônico e em segurança da informação; tecnologia em processos gerenciais, licenciatura em ciências, engenharia da computação e engenharia de produção; especialização em formação de educadores para linguagem brasileira de sinais (Libras) e especialização em formação de professores de engenharia; entre outros.

Os cursos da universidade pública terão parte das atividades via internet e outra parte nos polos em que se desenvolvem as atividades presenciais, como os laboratórios práticos e as provas. G1
 
11 04 12
Dilma assina acordos para ampliar bolsas para brasileiros nos EUA
MIT anunciou convênio com ITA, de SP, para criação de Centro de Inovação.
Segundo ministro da educação, MIT abrirá escritório no Brasil.
Dilma em cerimônia de assinatura de atos no Instituto de tecnologia de Massachussetts (MIT) (Foto: Roberto Stuckert / PR)


A presidente Dilma Rousseff assinou nesta terça-feira (10) convênios para ampliar o número de bolsas de estudo para estudantes brasileiros nos Estados Unidos.

No Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT (na sigla em inglês), em Cambridge (arredores da capital Boston), dois acordos foram assinados.

Em um projeto conjunto anunciado, a Escola de Engenharia do MIT assinou um convênio com o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) de São Paulo para "explorar uma colaboração" que poderá dar lugar à "concepção, desenho e criação de um Centro de Inovação".

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou que, como parte do crescente vínculo entre Estados Unidos e Brasil, o MIT abrirá um escritório no país. Mercadante não confirmou, porém, datas ou outros detalhes.

"Para o Brasil é muito importante o que estamos fazendo aqui. Abre um caminho que eu estou certa de que irá expandir cada vez mais", disse Dilma na presença de Susan Hockfield, presidente do MIT desde 2004. Saiba mais
09 03 12
Governador inaugura a escola Imaculada Conceição, determina a construção de seu ginásio e anuncia outras intervenções em Cabedelo.
foto

O governador Ricardo Coutinho inaugurou, nesta quinta-feira (8), a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Imaculada da Conceição, no Portal do Poço, em Cabedelo. O investimento na construção foi de R$ 924.371,39 e irá beneficiar 600 alunos do ensino fundamental e médio.
Durante a inauguração, o governador anunciou a construção de um ginásio esportivo na escola e determinou que a Suplan iniciasse os levantamentos técnicos para realização da obra. Ricardo destacou que 229 escolas no Estado estão sendo construídas ou reformadas dentro do programa de reordenamento escolar, que vai refletir diretamente na melhoria da educação.
A construção da escola foi iniciada em agosto do ano passado e concluída no mês de fevereiro, possibilitando que os alunos do Jacaré e Portal do Poço iniciassem o ano letivo em um novo prédio. Ricardo ressaltou que a entrega desse equipamento a uma população de baixa renda que tinha que estudar no centro de Cabedelo desfaz as mentiras sobre fechamento de escolas, e que o reordenamento começa a escrever uma nova história de abertura de salas de aulas e de 36 mil novas vagas no ensino médio.

 Prestigiaram a inauguração os pais de alunos, a secretária executiva de educação, Márcia Lucena, o superintendente da Suplan, Orlando Soares, professores, o prefeito de Cabedelo, José Régis, o vereador Wellington Brito, o deputado estadual Edmilson Soares e outras lideranças política como Marcos Patrício, Ramalho Pinto e Iron Oliveira. Após o descerramento da faixa, o governador e demais autoridades conheceram a nova escola e conversaram com professoras e alunos, que não escondiam a satisfação de estarem na nova escola.
A secretária executiva Márcia Lucena disse que a nova escola traduz dois momentos diferentes: o fechamento da antiga escola que funcionava em Cabedelo, sem as condições adequadas, e o início de uma nova história de aprendizado com respeito e compromisso com a educação dos alunos.
De acordo com a diretora da escola, Fátima Peixoto, as aulas já começaram nesta quinta-feira e a comunidade escolar está muito satisfeita pela qualidade do prédio e, principalmente, por terem no bairro uma escola de alto padrão estrutural e professores capacitados. “A escola Imaculada da Conceição funcionava em um prédio alugado e em péssimas condições em Cabedelo, onde grande parte dos alunos eram do Portal do Poço e do Jacaré. Agora esses e outros alunos da área não precisarão gastar com transporte público”, explicou.
A primeira aluna matriculada da escola, Cibeli Eliza Morais, 11 anos, da 6ª série, disse que gostou muito da nova escola, que tem laboratório de informática, laboratório de ciência e gramado novinho. “Antes, meus pais tinham que me levar até o colégio no Centro de Cabedelo. Agora tenho essa escola linda e pertinho da minha casa. Acho que será melhor estudar aqui”, contou.
Estrutura – A unidade educacional possui sete salas de aula, laboratórios de informática, de ciência da natureza, diretoria, almoxarifado, secretaria, sala de leitura, sala dos professores, bateria de sanitários masculino e feminino, adaptados para deficientes físicos, cozinha, área de serviço e despensa. O superintendente da Suplan, Orlando Soares, disse que o próximo passo agora será realizar os estudos para a construção de um ginásio esportivo que será importante para o desenvolvimento de atividades esportivas e culturais.

Na oportunidade o governador anunciou outras intervenções que o governo fará no município. Afirmou que as obras da passarela do Renascer começarão nesta segunda-feira (12). Informou que fez parceria com o governo municipal que doou o terreno onde serão construídas 73 residências para remover as famílias da comunidade “Portelinha” e no local será construído o primeiro Centro de Referencia de Navegação Marítimo da cidade. Deverá inaugurar uma grande rede de saneamento que vai cobrir 80% do esgotamento sanitário da cidade e adiantou que no próximo dia 16/03 retornará a cidade portuária para lançamento do Programa de Inclusão através das músicas e das artes que vai ter uma orquestra sinfônica formada por estudantes das escolas públicas estaduais e municipais cabedelenses.

Fonte: Secon-PB
Foto: José Marques/Secom-PB
03 03 12
Professor cria associação para ajudar intelectuais ameaçados pelo mundo
'Scholars at Risk' faz ponte entre professores e universidades estrangeiras.
Robert Quinn diz que já ajudou mais de mil estudiosos de diversos países.

Americano Robert Quinn (Foto: Scholars at Risk/Divulgação)
O sírio Radwan Ziadeh escreveu dez livros, fundou o Centro de Direitos Humanos de Damasco e é hoje uma das principais vozes da oposição ao regime do presidente Bashar al Assad, que comanda uma repressão violenta que já deixou mais de 7.500 mortosna Síria. Ziadeh está fora de seu país - e provavelmente por esse motivo pode continuar seu trabalho livremente. Em 2007,ele entrou em contato com uma organização chamada Scholars at Risk ['Intelectuais em perigo' - site em inglês], que o ajudou a conseguir abrigo nos Estados Unidos, onde ele atualmente é professor visitante no Instituto de Estudos sobre Oriente Médio da Universidade George Washington.

[O G1 publica, nesta quinta e sexta (1º e 2), a série 'Transformadores - pessoas que mudam o mundo', que conta histórias de gente que mudou a própria vida para melhorar a realidade de outras pessoas.Conheça todos os protagonistas da série.]

Assim como Radwan, outras centenas de estudiosos já receberam "asilo acadêmico" em lugares considerados seguros para se trabalhar. Há 10 anos à frente da Scholars at Risk, o professor americano de direito Robert Quinn se dedica a fazer o contato entre intelectuais ameaçados e universidades pelo mundo que se interessariam em um contrato temporário com um professor estrangeiro - uma experiência que "enriquece muito o debate", diz ele.

Aos 46 anos, Quinn explica que o trabalho é imenso e desgastante, mas que, quando pensa que o que faz é parte de um movimento em direção a um mundo que "reconhece que cada ser humano - não apenas alguns, mas todos - tem o direito e a capacidade de pensar por si mesmo", sente-se orgulhoso e feliz.

Veja a entrevista com o professor Quinn:

G1 - Por que você começou o projeto?
Robert Quinn - Nós começamos a planejar em 1998, lançamos a rede em 2000, e os primeiros estudiosos foram ajudados em 2001. Acabamos de comemorar o 10º aniversário (da chegada do primeiro estudioso) em outubro passado. Começamos a Scholars at Risk porque percebemos que agora, como no passado, as ameaças e as pressões sobre os estudiosos do mundo inteiro são muito reais e muito sérias - incluindo violência, prisões e ameaças à vida.

O projeto é construído baseado na história de gerações anteriores que responderam a essas ameaças, especialmente nos anos de 1930 e 40 na Europa Ocidental, de 1960 a 70 na Europa Oriental e na URSS, e de 1970 a 80 na América Latina, ocasiões em que comunidades universitárias sofreram muito. Nas últimas décadas, à medida em que o ensino superior e as novas tecnologias de informação democratizaram o conhecimento, a 'Scholars at Risk' assumiu um significado e importância mais amplos, além da comunidade acadêmica, porque é protegendo a liberdade acadêmica que estamos realmente lutando pelo direito de cada pessoa a desenvolver a sua capacidade e participar da sociedade democrática através do aprendizado, questionando e compartilhando suas ideias, de forma segura e sem medo.

G1 - Quais foram as principais dificuldades que vocês enfrentaram e ainda enfrentam?
Quinn - Algumas das dificuldades são sempre as mesmas, seja no início ou agora. O financiamento para o projeto nunca é suficiente, porque aqueles que necessitam de ajuda ainda superam em muito os nossos recursos. Já ajudamos mais de mil acadêmicos de mais de 100 países, mas ainda podíamos fazer muito mais. O financiamento vem principalmente de doadores individuais, acadêmicos, bem como de fundações de todo o mundo. Para cada US$ 1 doado, temos alavancado mais de US$ 3 de suporte para os estudiosos, por isso é um programa muito eficaz e eficiente. Mas ainda precisamos de mais ajuda para continuar.

O próximo desafio é mostrar ao mundo que a Scholars at Risk existe, e que estamos prontos para parcerias com colegas de toda parte, especialmente nas comunidades de ensino superior em todo o mundo. Em todos os lugares, já existem pessoas que compartilham nosso compromisso de liberdade de expressão, opinião e pensamento e que acreditam que a comunidade de ensino superior tem uma responsabilidade única para ajudar a trazer um futuro melhor, mais próspero e mais justo futuro, não só para algumas pessoas, mas para todos. Nosso desafio é fazer conexões com essas pessoas o mais rápido possível, para que possamos começar a trabalhar em conjunto e começar a fazer a diferença junto.

O último desafio é que, na superfície, as questões de liberdade acadêmica parecem remotas para pessoas comuns, ou até mesmo para a elite. Mas, quando você realmente entende, vê que a liberdade acadêmica é absolutamente essencial para sociedades livres, democráticas e promotoras dos direitos. Todas as pessoas se beneficiam da liberdade acadêmica, não só com a educação e a bolsa. Os valores da liberdade acadêmica, que clamam pela partilha livre de ideias, de informações e opiniões, criam uma cultura de liberdade, tolerância e respeito que beneficia a todos.
O professor congolês de literatura comparada Felix Kaputu é atualmente professor visitante no Massachusetts College of Art and Design. Ele foi preso, torturado e jurado de morte após ser acusado de participar de um grupo separatista. Agora ele espera reunir-se em breve com a mulher e as três filhas (Foto: Genco Films/Divulgação)
  
06 02 12
8 palestras imperdíveis da 
Campus Party Brasil 2012
Começa hoje o evento mais esperado do ano pelos nerds: a Campus Party Brasil 2012. São diversas palestras, oficinas e debates sobre inovação, ciência, cultura e entretenimento digital. A maior parte das atividades é aberta apenas para os campuseiros. Mas, para a alegria de quem não conseguiu seu lugar no evento, várias palestras poderão ser assistidas pela internet, no Campus Live. Para ajudar você, a SUPER separou oito palestras imperdíveis que serão transmitidas no site.

1. Kul Wadhwa – 9 de fevereiro (quinta-feira), às 13h

Kul Wadhwa
Não dá para perder. O diretor gerente da Wikimedia Foundation/Wikipedia estará presente na Campus Party e já disse que tem muito a falar sobre o SOPA (Stop Online Piracy Act) – aquele projeto de lei polêmico que deu início à guerra contra a pirataria na internet. Para quem não lembra, a versão em inglês da Wikipédia ficou fechada durante 24 horas em protesto ao projeto de lei. Na última edição do evento, a palestra de Wadhwa foi uma das mais comentadas. Se você quer dar a sua opinião no assunto mais comentado do momento, anote na agenda.

2. Dave Haynes – 8 de fevereiro (quarta-feira, às 13h

Um dos jovens empresários de música mais importantes do Reino Unido, Dave Haynes vem ao Brasil contar sua experiência na indústria. Como vice-presidente de desenvolvimento de negócios da SoundCloud (plataforma que permite a captura e o compartilhamento de sons pela web), ele trabalha na vanguarda das tendências da música digital. Haynes também é responsável por projetos conhecidos, como o OpenMusicMedia e o Music Hack Day. Quer saber o futuro do armazenamento de arquivos de áudio online? Se liga nesta.

3. Revolução em rede: os movimentos sociais do Século 21 – 10 de fevereiro (sexta-feira), às 16h

As mídias sociais têm sido fundamentais para os movimentos sociais do século 21. Ainda não se sabe quais dimensões isso deve tomar, mas protestos do mundo inteiro surgiram ou tiveram apoio nas redes (lembra do #occupy?). Para comentar o potencial da internet nas mudanças sociais, a Campus Party reúne os ativistas Charles Lenchner, do famoso movimento Occupy Wall Street, Olmo Gálvez, da Acampada del Sol, e Leila Nachawati, blogueira sírio-espanhola que quebrou o silêncio midiático em torno da situação na Síria.

4. Vince Gerardis – 11 de fevereiro (sábado), às 19h
 
Vince Gerardis


Confessa: você mal pode esperar pelo dia 1º de abril, quando estreia no mundo inteiro – inclusive no Brasil – a segunda temporada de Game of Thrones. Enquanto este dia não chega, dá para ir se alimentando com outras informações incríveis em torno da série. Vince Gerardis é co-fundador da Created By, que representa grandes nomes da literatura em ficção científica, fantasia e terror. A empresa foi pioneira na criação de novas maneiras de lidar com copyright e tem trabalhos conhecidos no mundo geek: entre suas realizações estão o filme Jumper e a premiada série Game of Thrones, adaptação do livro de George R. R. Martin.

5. Michio Kaku – 11 de fevereiro (sábado), às 13h

Se o seu lance é a ciência, essa é A palestra. Conhecido como o “físico do impossível”, Michio Kaku se dedica a desvendar o universo através de simples equações. Kaku é co-criador da Teoria de Campos de Cordas e, hoje, é considerado o principal porta-voz da física teórica no mundo.

6. Sugata Mitra – 7 de fevereiro (terça-feira), às 19h 
Sugata Mitra
Um dos maiores estudiosos do mundo na área de tecnologia educacional, o indiano Sugata Mitra abrirá oficialmente as atividades do EducaParty, parte do evento dedicada a discutir a educação no século 21. Ele é pesquisador e professor de Tecnologia Educacional da Newcastle University, da Inglaterra, e professor visitante do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

7. Andreu Veà – 7 de fevereiro (terça-feira), às 13h
Uma das palestras destaques desta edição é a do espanhol Andreu Veà, presidente da Internet Society (Spanish Chapter). Além de ser um dos pioneiros da internet, Veà é conhecido pelo projeto WiWiW (Who is Who in the Internet World), que pretende registrar as principais ideias dos responsáveis pelo desenvolvimento da web que hoje conhecemos.

8. Os filhos da internet – 10 de fevereiro (sexta-feira), às 13h

Os filhos da internet

Essa palestra promete reunir algumas das principais figuras da internet brasileira para contar um pouco de suas histórias e relações com a web. Estarão presentes Rafinha Bastos, PC Siqueira, Rodrigo Fernandes (do site Jacaré Banguela), Maurício Cid (do site Não Salvo) e Rosana Hermann (do site Querido Leitor). Para quem curte ficar por dentro da vida e da obra dos queridinhos do Twitter e da blogosfera brasileira, não dá para não assistir.

Já escolheu a sua palestra? Qual parece mais interessante?
 
Imagens: Campus Party Brasil 2012 – Divulgação - Leia Super
 
Universidade do RS se desculpa por vazar dados de 23 mil alunos
Objetivo era divulgar vaga de estágio, mas arquivo com dados foi anexado.
Unisinos diz que lamenta ocorrido e que responsável foi demitido.

Um arquivo contendo dados pessoais de alunos da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) foi enviado por e-mail a estudantes da instituição gaúcha na tarde da última segunda-feira (23). A mensagem deveria apenas comunicar oportunidades de estágio a alunos do curso de arquitetura, mas o responsável pelo envio anexou o documento por engano, diz a Unisinos.

O G1 apurou que a lista contém 23.335 nomes, endereço, CPF, RG, números de telefone, dados de matrícula, data de nascimento, endereço de e-mail, curso e a forma de ingresso na instituição. A mensagem foi enviada a 800 alunos. Vja mais
  
Estudante do RS é aprovado em 12 vestibulares para medicina
As vagas foram conquistadas em três estados entre 2011 e 2012. 
Pais atribuem resultado à "dedicação nata" do filho.

O vestibulando chegou a dedicar 11h por dia aos estudos.  (Foto: Reprodução / RBS TV)
Ao contrário da maioria dos vestibulandos, o maior desafio de Lucas Ames, 19 anos, não foi garantir a vaga, mas escolher a universidade diante de tantas opções. Ao total, o estudante de Santa Rosa (RS) passou em 12 faculdades de medicina no Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais. Três das aprovações foram em instituições públicas, na UFRGS, em Porto Alegre, na Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

Entre os cursos particulares, a melhor posição alcançada foi na Ulbra, onde ficou em segundo lugar. Já entre as federais, a maior conquista foi a terceira colocação na UFRGS. Mesmo com todas as possibilidades, Lucas está confiante sobre sua decisão. "Acho que não vai ter nenhuma escolha errada", diz o estudante, que prefere ficar em Porto Alegre, onde passou em duas universidades. Mais G1
 
Aluno não é cliente
O crescimento do número de instituições particulares não democratiza o acesso à informação, apenas diminui o nível médio dos formandos

Em junho deste ano, o governo britânico anunciou uma série de mudanças no sistema de ensino do Reino Unido. Elas acabam com todo tipo de financiamento público para cursos universitários, com exceção de algumas poucas áreas consideradas prioritárias das ciências e da medicina. Todas as outras faculdades serão bancadas por fundos de empresas e pelos alunos.

Isso significa o fim do ensino público no país. E serve de alerta para todas as nações que estão investindo pesado na educação universitária privada, como o Brasil. Este novo modelo, que vem sendo adotado em larga escala no mundo desenvolvido, é um retrocesso e vai reduzir a qualidade da formação profissional das próximas gerações. O processo começou em 1997, quando surgiram as primeiras taxas para estudantes de universidades públicas e privadas. Com a nova proposta, os preços do financiamento estudantil vão subir muito — chegam a 9 mil euros por ano. Agora, também estão escancaradas as portas para o financiamento vindo de grandes corporações do ramo educacional, como a americana Apollo Group. A proposta é tratar os estudantes como clientes e estimular a eficiência financeira da educação, o que significa cortar custos sempre que necessário.

Existe um motivo para o ensino ser caro. Da construção de laboratórios de ponta à formação de bons professores, é preciso de tempo e dinheiro para criar centros verdadeiramente capacitados. Não é por acaso que as melhores universidades são centenárias. Este investimento não é desperdiçado: os alunos de universidades públicas são mais bem-sucedidos na vida profissional do que os de faculdades privadas porque não aprendem apenas técnicas de trabalho. Eles são instruídos a pensar por conta própria, questionar as motivações de seus chefes, colegas e concorrentes e enxergar o mercado de ângulos inusitados. Galileu
 
Resultado do ProUni 2012 já pode se consultado no site
Resultado do ProUni 2012 já pode se consultado no site

Os inscritos no Programa Universidade para Todos (Prouni) já podem consultar no site do MEC se estão selecionados para receber bolsas do programa. O MEC antecipou de domingo, dia 22, para esta sexta-feira a divulgação da lista dos selecionados. De acordo com informações da Agencia Brasil, cerca de 1,2 milhão de estudantes candidataram-se nesta edição – um recorde desde a criação do ProUni, em 2004.

Nesta edição, são 195.030 bolsas de estudos (entre parciais e integrais) em instituições particulares de ensino superior. Para saber se está na lista, o candidato deve escrever no site o número de inscrição no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e o CPF e digitar os caracteres que aparecem na tela. O endereço eletrônico é http://prounialuno.mec.gov.br.

Os selecionados deverão comparecer à instituição de ensino onde conseguiram a bolsa entre os dias 23 de janeiro e 1° de fevereiro para apresentar a documentação necessárie providenciar a matrícula. Extra
 
Cego desde os 9 anos, estudante conquista diploma de fisioterapia
Edson de Souza perdeu a visão em um acidente e saiu da escola.
Depois de adulto, fez supletivo, conseguiu emprego e, agora, vai se formar.

Edson de Souza no laboratório de fisioterapia onde estudou durante quatro anos (Foto: Ana Carolina Moreno/G1)
A noite desta sexta-feira (20) terá um significado especial para o estudante paulista Edson de Souza, de 33 anos. Junto com seus colegas de faculdade, Edson vai receber o certificado de conclusão do curso de fisioterapia da UniSant'Anna. A colação de grau no Memorial da América Latina, em São Paulo, marca mais uma etapa na trajetória do rapaz, que ficou cego na década de 80, aos nove anos de idade, e só em 2005 conseguiu concluir o ensino médio.

Assista acima ao vídeo sobre a rotina de Edson em casa, no trabalho e na universidade

A vida de Edson até agora pode ser dividida em três períodos: uma infância normal até o dia do acidente no qual perdeu a visão; uma adolescência de inatividade dentro de casa; e uma vida adulta dedicada à busca da independência. "De 2002 para cá eu tive uma grande mudança: saí do zero para um bom estágio, não tinha como me sustentar e de repente as coisas mudaram", disse.

A ideia de cursar fisioterapia surgiu a partir da insatisfação de Edson com o curso de massagem terapêutica que ele fazia na época, em uma turma específica para cegos. "Eu gostava do curso, mas achava muito prático e queria saber mais coisa teórica. Conversando com alguns colegas que me falaram da área de fisioterapia, achei que dava para fazer. O professor de massagem falou que não dava, que era loucura, mas aí eu arrisquei." Veja mais

 

Fuvest e Unicamp divulgam leituras obrigatórias para o vestibular 2013

Para o próximo processo seletivo, serão exigidos nove livros.
Houve quatro alterações em relação ao vestibular 2012 das instituições.
Machado de Assis (Foto: TV Globo/Reprodução)
A Fuvest divulgou, na manhã desta quinta-feira (19), a lista de livros que cairão nas provas do vestibular 2013 tanto do vestibular para a Universidade de São Paulo (USP) quanto para o processo seletivo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Dos nove livros usados no último vestibular de cada uma das universidades, cinco permanecem na lista e quatro foram substituídos. Entraram: "Viagens na minha terra", de Almeida Garrett; "Til", de José de Alencar; "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis; e "Sentimento do mundo", de Carlos Drummond de Andradedo mundo", de Carlos Drummond de Andrade. Veja mais
 
Governo anuncia Mercadante em substituição a Haddad na Educação
Marco Antonio Raupp substituirá Mercadante em Ciência e Tecnologia.
Na segunda, os três participarão da primeira reunião ministerial do ano.

Acima: Aloizio Mercadante (esq.) e Fernando Haddad; abaixo: Marco Antônio Raupp (Foto: Agência Brasil)


O governo anunciou no final da tarde desta quarta (18) que o ministro Fernando Haddad será substituído por Aloizio Mercadante na pasta da Educação. Haddad deixa o governo para disputar, pelo PT, o cargo de prefeito de São Paulo na eleição municipal deste ano.

Para o lugar de Mercadante, atual ministro de Ciência e Tecnologia, vai o atual presidente da Agência Espacial Brasileira, Marco Antonio Raupp, segundo nota divulgada pela Secretaria de Comunicação Social.

"A presidenta da República, Dilma Rousseff, agradece o empenho e a dedicação do ministro Haddad à frente de ações que estão transformando a educação brasileira e deseja a ele sucesso em seus projetos futuros", diz a nota. "Da mesma forma", segundo o texto, "ressalta o trabalho de Mercadante e Raupp nas atuais funções, com a convicção de que terão o mesmo desempenho em suas novas missões".

A ministra Helena Chagas, da Comunicação Social, disse que Raupp, Haddad e Mercadante participarão da primeira reunião ministerial deste ano, a ser realizada na próxima segunda-feira (23), mas ainda sem horário definido. Mais G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário