quinta-feira, 18 de outubro de 2012

CULTURA_07_08_09_2012


17 08 12
Estátuas clássicas aparecem 'vestidas'
Fotógrafo coloca roupas em esculturas famosas
  (Foto: Léo Caillard)

O francês Léo Caillard encontrou uma maneira inusitada de cobrir a nudez das estátuas clássicas que povoam ruas e museus de cidades europeias (se é que alguém ainda se incomoda com isso). Fotógrafo de profissão, ele decidiu "vestir" esculturas de Paris e Roma, escondendo suas partes íntimas (e outras) com roupas e acessórios contemporâneos, óculos escuros e até cigarros.

  (Foto: Léo Caillard) 
  (Foto: Léo Caillard) 
Engana-se, porém, quem acredita que ele tirou as medidas - busto, cintura, quadril - de cada uma das obras de arte. As fotos que ilustram essa página são resultado de um minucioso trabalho de sobreposição e manipulação de imagens, que incluiu o registro de amigos do próprio fotógrafo em posições semelhantes aos das estátuas. Ele escolheu cada um dos modelos vivos conforme suas semelhanças físicas com as esculturas.

  (Foto: Léo Caillard) 
A junção das fotos foi feita pelo próprio Caillard, com a direção de arte do também francês Alexis Persani. Além de coordenar iluminação, figurino e maquiagem, ele fez a produção de cena, e escolheu qual personagem deveria vestir o quê.

  (Foto: Léo Caillard) 
Se a ideia era agradar os pudicos, o resultado é justamente o contrário. Uma estátua de Jesus Cristo, por exemplo, aparece fumando um cigarro e vestindo colete jeans, enquanto as esculturas nuas surgem com roupas, no mínimo, provocantes.

  (Foto: Léo Caillard)
 
08  07 12
ADIADA A INAUGURAÇÃO DO MEMORIAL TARCÍSIO DE MIRANDA BURITY

Em virtude do falecimento do ex-governador RonaldoCunha Lima, na manhã deste sábado(07), o Governador Ricardo Coutinho decretou luto oficial de três dias na Paraíba. Com isto, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba informa que a inauguração do Memorial Tarcísio de Miranda Burity foi adiada para uma data ainda não definida, que será divulgada em breve. A inauguração do Memorial seria realizada na tarde deste domingo(08), data do 9º aniversário de falecimento de Tarcísio Burity.

Tarcísio de Miranda Burity: um governador com visão cultural

Em 1979, o então governador Tarcísio Burity (1938-2003), recém-empossado, anunciou a construção do Espaço Cultural José Lins do Rego, que ficaria pronto dali a três anos, em uma área de aproximadamente 60 mil metros quadrados, onde foram erguidos um cinema, dois teatros, um planetário, uma grande biblioteca, uma galeria, um museu, uma grande praça de eventos e uma escola de música, entre outros atrativos .

Natural de João Pessoa, Paraíba, Tarcísio de Miranda Burity pautou tanto sua vida pessoal, quanto pública, pelo amor às artes. Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestre em Sociologia da Educação pela prestigiada universidade de Poitiers, na França, e doutor em Ciências Políticas no Universitário de Altos Estudos Internacionais, de Genebra, na Suiça, chegou a ensinar disciplinas como História da Educação e Filosofia Antiga na UFPB e foi Secretário de Educação e Cultural do Estado no governo Ivan Bichara (1974-1978), por intermédio do escritor José Américo de Almeida (autor de ‘A Bagaceira').

Tarcísio Burity (o 2º da esq. para dir.) com o filho, Maurício, o casal Clóvis e Lourdes Bezerra, e Giselda Navarro

Foi na sua gestão frente à secretaria de Educação e Cultural que surgiu o nacionalmente conhecido Festival de Artes de Areia. A proposta do festival era a de possibilitar um intercâmbio entre os setores que faziam cultura nas diversas áreas, dentro e fora do Estado.

Além do Espaço Cultural José Lins do Rego, o governo de Tarcísio Burity também foi marcado pela valorização da Orquestra Sinfônica da Paraíba. Conhecido apreciador da música erudita, Burity chegou a assinar algumas composições do gênero (sob o pseudônimo de T. Virgilius). Por conta de sua sensibilidade musical, restaurou a Sinfônica da Paraíba, que estava desativada quando assumiu o governo.

Fundada em 1945 pela Sociedade de Cultura da Paraíba, a Orquestra Sinfônica a Paraíba estava reduzida a uma orquestra de cordas. Burity investiu em parcerias com a Universidade Federal da Paraíba e até na contratação de músicos renomados, colocando a OSPB entre as três melhores orquestras do país no começo dos anos 1980.

Em 14 de agosto de 1992, Burity ingressou na Academia Paraibana de Letras, ocupando a cadeira de nº 26 - cujo patrono é o Monsenhor Mathias Freire - sendo saudado pelo acadêmico Afonso Pereira. Foi um respeitado intelectual, autor de seis livros na área de literatura, Sociologia e Direito.

Duas vezes governador

Tarcísio Burity foi governador da Paraíba por duas vezes. A primeira, em 1979, pelo extinto Arena, através de eleição indireta, como ocorria à época. Em 1982, renunciou o cargo para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, para onde foi eleito com consagradores 170 mil votos, aproximadamente. Em 1986, agora pelo voto direto, foi eleito novamente governador, desta vez pelo PMDB. Tomou posse em 15 de março de 1987 e ficou no poder até 15 de março de 1991.

Em seu governo, também foram construídos o novo Mercado de Artesanato da Paraíba, o Centro Turístico de João Pessoa, a via litorânea de Intermares (Cabedelo), o Hemocentro da Paraíba e o novo Terminal Rodoviário de João Pessoa.

Sob seu comando, também se formaram, na capital, alguns dos bairros mais populosos da cidade, a partir de conjuntos habitacionais, como o que levou seu nome - mas ficou conhecido como Mangabeira.

Tarcísio Burity faleceu às 9h45 do dia 8 de julho de 2003, aos 64 anos, vítima de problemas cardíacos. Estava internado há 3 dias no Instituto do Coração (Incor), em São Paulo. Deixou viúva Glauce Navarro Burity e quatro filhos: Tarcísio, Maurício, Leonardo e André Luís, o segundo, atual presidente da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), criada por seu pai. Por: Lu Maia
29 05 12
Monastérios milenares incrustados em montanhas altíssimas são opções de passeios de turismo
O Monastério de Taktshang Tiger's Nest, no Butão, fica em meio às nuvens (Foto: Reprodução)
À primeira vista, parece impossível que eles realmente tenham sido construídos em locais tão específicos e de dificílimo acesso, mas uma dezena de monastérios milenares chamam a atenção em diversos países, da Turquia à China, incrustados nas montanhas mais altas de algumas regiões dos países. Os visitantes precisam de coragem e energia para visitá-los. Na maioria deles, só dá para chegar a pé e com escadas com centenas de degraus. Mas a visão que se tem do alto de suas estruturas vale todo o esforço.
Monastério na região de Mt Huashan, na China, parece desafiar a gravidade (Foto: Reprodução)

  Na Grécia, os Monastérios de Agios Nikolaos Anapausas (à esq.) e Agia Roussanou (à dir.), fazem parte do Complexo de Meteora, que significa suspenso no ar (Foto: Reprodução) 
26 05 12
Manifestantes se reúnem na Marcha da Maconha em João Pessoa
Coletivo enfatiza que não faz apologia ao uso de drogas.
Participantes se concentraram na Praça dos Três Poderes.
Manifestantes marcharam da Praça dos Três Poderes até a Anthenor Navarro (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Manifestantes se reuniram na tarde deste sábado (26) na capital da Paraíba para pedir a legalização da maconha. O Coletivo Marcha da Maconha João Pessoa defende que a droga é caso de saúde pública, e não de polícia. “O poder público e a sociedade ainda não se deram conta que criminalizando os usuários perde-se a oportunidade de recuperá-los”, diz o coletivo em carta aberta à sociedade paraibana.
"O poder público e a sociedade ainda não se deram conta que criminalizando os usuários perde-se a oportunidade de recuperá-los" 

Coletivo defende a liberdade de expressão (Foto: Walter Paparazzo/G1)
A concentração aconteceu às 14h na Praça João Pessoa, também conhecida como Praça dos Três Poderes. Os manifestante saíram em marcha por volta das 16h20 em direção à Praça Anthenor Navarro, local de encerramento do movimento.

Os organizadores alertaram que a Marcha da Maconha não é um movimento de apologia ou incentivo ao uso de qualquer droga, inclusive à maconha. "Apenas acreditamos que essa simples mudança de Lei é a alternativa mais plausível em busca da diminuição da violência nas periferias. Queremos criar contextos sociais, políticos e culturais onde todos os cidadãos brasileiros possam se manifestar de forma livre e democrática a respeito das políticas e leis sobre drogas, respeitando a cidadania e os Direitos Humanos", informou a organização.
A Polícia Militar acompanha o evento para assegurar a segurança dos manifestantes, mas não soube informar a quantidade de participantes.

Em novembro de 2011, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que manifestações pró-maconha não são crime no Brasil. Na época, os ministros do STF decidiram, por unanimidade, que esse tipo de protesto não pode ser enquadrado na Lei de Tóxicos, que considera crime induzir ou instigar alguém ao uso de drogas.

O relator do caso, ministro Carlos Ayres Britto, entendeu que o direito à liberdade de expressão deve prevalecer. Qualquer manifestação pode ocorrer no país "desde que de forma pacífica", disse ele à época. G1

 
Marcha da Maconha chega ao fim em SP sem incidentes, diz PM
Passeata teve início às 16h25 e durou pouco mais de duas horas.
PM estima que cerca de dois mil manifestantes participaram do ato.
Manifestantes começam a marchar para pedir a liberação da maconha na Avenida Paulista (Foto: Márcio Pinho/G1)
Marcha da Maconha termina em confusão com PMs em Ipanema
Segundo polícia, manifestantes quebraram vidro de viatura do Choque.
Agentes revidaram com gás de efeito moral.
Autorizadas após decisão do STF, as marchas que acontecem em várias capitais pede que o porte e plantação da maconha para uso próprio deixe de ser crime (Foto: Aline Pollilo/G1)
Liberadas marchas a favor da legalização das drogas

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou hoje que estão liberadas as marchas a favor da legalização das drogas. Mas deixou claro que isso não significa a autorização para o consumo de entorpecentes. Os ministros atenderam a um pedido da vice-procuradora-geral da República, Deborah Duprat, para que fosse excluída a possibilidade de criminalização da defesa da legalização de drogas em eventos públicos.

Os integrantes do STF afirmaram que movimentos como a Marcha da Maconha são legítimas formas de reunião para manifestação de pensamento desde que sejam pacíficos, não incentivem o consumo de entorpecentes e não haja consumo de drogas.

O relator da ação no STF, Carlos Ayres Britto, afirmou que o direito de reunião atende a dois princípios da democracia: o pluralismo e a transparência. "Quem quer que seja pode se reunir para o que quer que seja desde que o faça de forma pacífica", disse.

Em junho, o plenário do STF já havia liberado a realização da Marcha da Maconha. Na ocasião, o Supremo concluiu que a Constituição Federal protege os direitos de reunião e de livre expressão que garantem a realização de mobilizações como as marchas favoráveis à descriminalização das drogas.

O ministro Gilmar Mendes disse que era necessário esclarecer que essa liberdade de reunião tem limites. Ele exemplificou essa necessidade citando a pedofilia. Mendes questionou se seria possível liberar uma reunião na Praça dos 3 Poderes, em Brasília, para debater a descriminalização da pedofilia.

"É impossível sustentar-se a liberdade de reunião quando a descriminação da conduta signifique uma autorização de atos ofensivos a direitos fundamentais e a condições básicas de convivência ética e democrática", afirmou o presidente do STF, Cezar Peluso. G1
21 05 12
Loja inglesa entrega livros com frete grátis para 100 países – acompanhe as vendas em tempo real

Quem gosta de literatura adora saber o que as outras pessoas estão lendo, certo? Agora, você pode bisbilhotar os hábitos de leitura de pessoas do mundo inteiro. Ou, pelo menos, saber que livros elas estão comprando.

Book Depository, criado no Reino Unido em 2004, colocou no ar um mapa atualizado minuto a minuto com as suas vendas mais recentes. É só clicar e ver brotarem balõezinhos do tipo “Alguém no Japão comprou ‘Rei Lear’”. Tudo isso para divulgar uma ação ainda mais interessante da loja: todos os livros são entregues gratuitamente. A proposta abrange quase 100 países – inclusive o Brasil.

Claro que a maior parte do acervo está em inglês, mas uma pesquisa rápida revelou obras clássicas da literatura portuguesa e brasileira – e muito material didático para quem quer aprender português.

A Book Depository também é dona da Dodo Press, uma editora que publicou 15.000 títulos que estavam fora de circulação e disponibilizou todos em formato digital. Os livros estão em inglês, mas mesmo assim vale a pena a iniciativa de ressuscitar livros extintos (o que explica o nome da agência, que faz referência a um animal extinto chamado dodô). SUPER

17 07 12

Luto por Jon Lord do Deep Purple

Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha

Luto por Jon Lord do Deep Purple

Na segunda-feira, ele morreu aos 71 anos em Londres de câncer.

Fundador do Deep Purple e com Passagens POR outras bandas de peso, Como o Whitesnake, Jon Lord era considerado UM DOS MELHORES tecladistas do rock; par alguns, o Melhor.

Não Deep Purple, Fez Parte dA explosão da Banda Pará O Incrível Sucesso Anos N º s 70; assistiu como inúmeras brigas de ego Entre Ian Gillan e Ritchie Blackmore, ALÉM de ter Visto o surgimento de David Coverdale ea Importante Passagem de Glenn Hughes Pelo Grupo.

Participou da reunião do Conjunto in "Perfect Strangers" nos Anos 80; VIU Novamente depois como AIDs e Vindas dos incompatíveis Gillan e Blackmore, e presenciou uma decisiva Entrada de Steve Morse nd Anos Banda N º s 90. Mais Tarde, cansado das turnês, Optou Pelo descanso, interrompido VEZ OU outra YET solos SEUS TRABALHOS.

Suá Maior Batalha FOI AQUELE contra Que VEM Sendo Mais Que faça fatal atualmente como overdosesQue Mataram tantas Estrelas da música pop. Depois do grande baque sofrido Pelo rocha Pesado com uma Morte de Ronnie James Dio , o câncer Levou Mais hum Nome importantíssimo parágrafo OS Fãs da boa Música e deixou Novamente OS Fãs órfãos.

Entre OS Músicos, tristeza Geral, Entre aqueles Que trabalharam com Lord UO aqueles Que despertaram parágrafo uma musica apos ter ouvido o grande tecladista e Seu Grupo. "Roll Triste dia não Rock n ', Jon Lord faleceu. Um dos Maiores e Mais Pesados ​​filhos não Heavy Metal. Singular ", Disse Slash, ex-guitarrista do Guns N 'Roses. "FOi UMA absoluta alegria e hum Prazer Conhecer eletrônicos trabalhar Com. ELE Ao não desprezíveis Anos Longo dos. JA SINTO SUA Falta ", escreveu David Coverdale, in Comunicado nenhum site do Whitesnake.

O Roque Reverso não descolou YouTube Três Vídeos Legais Que mostram Grandes Momentos de Lord com o Purple. Pará começar, o Fique tecladista ea banda Dando UMA aula em "Lazy", do álbum "Machine Head", n'uma Apresentação realizada in Melbourne (Austrália), in 1997. Na sequencia, VEJA Grupo Tocando "Knocking At Your Back Door", do álbum "Perfect Strangers" num Mostre a em Birmingham (Inglaterra) não Ano de 1993. Pará fechar, hum grande Momento do Grupo in Copenhague (Dinamarca), EM 1972, com "Highway Star", tambem fazer "Machine Head". Nota nenhum vídeo Que Diz Que Gillan o Sucesso era entao faça novo Álbum do do Roxo e Que Todos estavam Praticamente não auge da Qualidade musical. RIP Jon Lord!
13 07 12
Conheça as cidades mais antigas do planeta
As urbes há mais tempo habitadas no mundo
Elas não foram as primeiras cidades a serem fundadas na história. Mas podem se vangloriar de ser, hoje, as detentoras do título de urbes mais antigas ainda "em atividade" no mundo. Conheça abaixo as cinco cidades do planeta que permanecem habitadas há mais tempo, reunindo, há milênios, moradores, visitantes, muita cultura e muita história.

  (Foto: Wikimedia / Idobi / http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jericho_053a.jpg)

Jericó, Palestina - desde 9.000 a.C.

É difícil de acreditar que esta pequena cidade de apenas 20.000 habitantes seja a aglomeração urbana mais antiga de que ainda existe. Mas o vilarejo agrícola situado nas proximidades do Rio Jordão tem vestígios de ocupação que datam do ano 9.600 a.C.. De acordo com escavações arqueológicas, no ano de 9.400 a.C., o local reunia nada menos do que 70 casas, com um total de 1.000 habitantes.

A importância de Jericó na história do Oriente Médio é tanta que a Bíblia Sagrada cita a cidade 70 vezes. Foi ali, por exemplo, que Jesus Cristo curou dois cegos. Antes disso, ela esteve sob domínio de persas, helenos e romanos, passando em 660 d.C. para o domínio do Califado Árabe. De 1517 a 1918, pertenceu ao Império Turco-Otomano. E atualmente pertence à Palestina. 
  (Foto: Wikimedia / Sebastian Wallroth / http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Evening_over_Damascus_Syria.jpg)

Damasco, Síria - desde 6.300 a.C.
Capital da Síria, Damasco é a segunda cidade seguidamente habitada há mais tempo. Algumas escavações, porém, levantam a possibilidade de que sua região já contasse com assentamentos humanos por volta de 9.000 a.C.. Registros históricos descrevem a colonização do local desde 6.300 a.C., sendo que a partir do segundo milênio a.C., ela já tinha importância política reconhecida.
Atualmente, a região metropolitana de Damasco tem uma população estimada em mais de 4,8 milhões de habitantes. Sua posição geográfica justifica tanta importância. A apenas 80 km do Mar Mediterrâneo, seu território está próximo do Rio Eufrates, o que a colocou durante milênios nas principais rotas comerciais entre Oriente e Ocidente.
  (Foto: Wikimedia / Heretiq / http://commons.wikimedia.org/wiki/File:ByblosPersianCastle.jpg)
Biblos, Líbano - desde 5.000 a.C.
Biblos é considerada a mais antiga cidade da mais antiga civilização da Idade Antiga: os Fenícios. Ela está situada a cerca de 42 km ao norte de Beirute, Líbano, em uma região que atrai turistas estrangeiros não somente por sua importância histórica, mas por conta da beleza de suas praias. Há inúmeros sítios arqueológicos dentro de sua area urbana, alguns deles comprovando a existência, ainda no terceiro milênio a.C., de casas com aspecto similar.
Sua ocupação milenar também se justifica pela posição geográfica, na rota entre Europa e Ásia. A cidade esteve sob domínio árabe a partir de 636 d.C., passando para domínio Cruzado em 1098, e para o Império Turco-Otomano em 1516. Atualmente, sua população é de apenas 40.000 habitantes, boa parte deles dedicados ao turismo e aos esportes navais.
  (Foto: Wikimedia / Preacher Iad / http://en.wikipedia.org/wiki/File:Khusruwiyah_Mosque2_Alp.JPG)
Alepo, Síria - desde 5.000 a.C.
Mais populosa cidade da Síria, Alepo possui mais de 5,1 milhões de habitantes. A pesquisa arqueológica na região é dificultada não apenas pelo atual isolamento do país, mas também porque boa parte dos modernos edifícios de seu centro foram construídos sobre os antigos assentamentos. Mas os poucos registros comprovados datam as primeiras aglomerações em mais de 5.000 a.C..
Documentos e registros históricos, porém, afirmam que Alepo era o principal entroncamento entre as rotas que ligavam a Europa à China, à Mesopotâmia e, por terra, ao Egito. Atividades comerciais e religiosas fizeram da cidade um dos centros urbanos mais cosmopolitas da Idade Antiga.
  (Foto: Wikimedia / Christophe Meneboeuf / http://en.wikipedia.org/wiki/File:Acropolis_%28pixinn.net%29.jpg)
Atenas, Grécia - desde 5.000 a.C.
Capital da Grécia, Atenas é, há milênios, a principal aglomeração urbana do sudeste da Europa. Centro de política, arte e filosofia, a cidade é o berço da cultura ocidental, tanto pela relevância da Civilização Grega, quanto por sua influência sobre o Império Romano. Embora haja registros de ocupação de 5.000 a.C., a região só ganhou importância a partir do segundo milênio antes de Cristo.
Durante a Idade Média, a cidade entrou em franca decadência, ganhando novamente importância durante o Império Bizantino e as Cruzadas. Atenas também esteve sob domínio do Império Turco-Otomano, mas desde o século 19, quando conquistou a independência, é a capital da Grécia. Seus sítios arqueológicos, como a Acrópole, são conhecidos mundialmente. CV

Nenhum comentário:

Postar um comentário