quinta-feira, 11 de outubro de 2012

CIENCIA E TECNOLOGIA_07_08_09_2012


19 09 12
De mãe para filha úteros transplantados
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Mulheres sem útero resta agora apenas a adoção para cumprir o desejo de ter filhos. Por algum tempo, os médicos tentam ajudar estas mulheres com transplantes. Na Suécia, estes órgãos são transplantados pela primeira vez, de mães para filhas.
A equipe médica deve agora esperar a gravidez planeada.

Duas mulheres foram as primeiras do mundo a obter os ventres de suas mães. As operações foram no fim de semana e com sucesso, sem complicações, disse a Universidade sueca de Gotemburgo. As mulheres sem útero não pode ter filhos. Um alemão especialista alerta contra euforia .

Uma das duas pacientes havia perdido seu ventre porque tinha o câncer cervical. A outra paciente tinha vindo ao mundo sem um útero. Ambas as mulheres são, de acordo com a Universidade, de 30 a 40 anos de idade. Saiba mais

06 09 12
Brasil é o 2º consumidor mundial de cocaína e derivados, diz estudo
Mais de 6 milhões de brasileiros já usaram cocaína, crack, óxi ou merla.
Unifesp divulgou segunda parte de levantamento detalhado sobre drogas.

Cocaína apreendida em laboratório de refino em Guatapará, SP (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

O Brasil é o segundo maior consumidor de cocaína e derivados, atrás apenas dos Estados Unidos, de acordo com o segundo Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e divulgado nesta quarta-feira (5). O estudo mostra que o país responde hoje por 20% do mercado mundial da droga.

Ao todo, mais de 6 milhões de brasileiros já experimentaram cocaína ou derivados ao longo da vida. Entre esse grupo, 2 milhões fumaram crack, óxi ou merla alguma vez e 1 milhão foram usuários de alguma dessas três drogas no último ano.

Só nos últimos 12 meses – ou seja, de janeiro a março de 2011 até o mesmo período de 2012, quando as pessoas foram entrevistadas –, 2,6 milhões de adultos e 244 mil adolescentes brasileiros consumiram cocaína sob alguma forma.

Destes usuários constantes, 78% aspiraram o pó, 5% fumaram derivados e 17% usaram as duas formas. Além disso, 27% fizeram uso diário ou superior a duas vezes por semana, e 14% admitiram já ter injetado a droga na veia em alguma ocasião.

Segundo os autores da pesquisa, coordenada pelo psiquiatra Ronaldo Laranjeira, essa é a primeira amostra representativa da população brasileira sobre o uso e a dependência de cocaína. Como equivale à nossa população, a cidade de São Paulo, por exemplo, teve mais participantes. Por essa razão, os resultados dão uma noção mais precisa de onde o país se encontra hoje entre os consumidores de drogas.

Drogas apreendidas com suspeito no bairro José de Anchieta, na Serra, Espírito Santo. (Foto: Reprodução/TV Gazeta) O levantamento mostra, inclusive, uma mudança do papel no Brasil no tráfico internacional. Antigamente, o país era usado como rota de passagem para a cocaína, que vinha da Colômbia, Bolívia e do Peru e seguia para os EUA ou a Europa. Hoje ela já para por aqui – até 60% da droga produzida na Bolívia tem o nosso território como destino.

Nos rankings internacionais, as informações sobre cocaína e derivados geralmente aparecem combinadas, já que as substâncias vêm de uma pasta-base comum. Por isso, é impossível afirmar que o Brasil seja o maior consumidor de crack do mundo hoje, embora os pesquisadores acreditem nisso.

"Nenhum outro país tem 1 milhão de consumidores de crack atualmente", afirmou Laranjeira. Pelos dados do Lenad, um em cada cem adultos brasileiros fumou crack no último ano. Já nos países desenvolvidos, tem se notado uma diminuição do uso de cocaína e derivados e um aumento das drogas sintéticas.

Detalhes da pesquisa
O estudo entrevistou 4.607 pessoas com idade mínima de 14 anos, em 149 municípios das cinco regiões do país, sobre o consumo de cocaína aspirada ou fumada. Ao todo, foram feitas mais de 800 perguntas, que também avaliaram o uso de álcool, cigarro e outras drogas, como a maconha – cujos dados foram divulgados no início de agosto. Esse consumo também foi associado a problemas como depressão e violência, e os dados serão divulgados posteriormente.

A presença da cocaína se mostrou três vezes maior nas áreas urbanas, com principal incidência no Sudeste – 46% dos usuários, ou 1,4 milhão de pessoas. Depois vêm o Nordeste (27%), o Norte e o Centro-Oeste (10% cada) e o Sul (7%).

O contato com a droga começa cedo: quase metade (45%) dos usuários provou a substância pela primeira vez antes dos 18 anos. Essa experimentação precoce, de acordo com os pesquisadores, aumenta o risco do uso de outras drogas ao longo da vida e da incidência de doenças psiquiátricas.

Além disso, o estudo identificou que quase metade (48%) dos consumidores de cocaína se tornou dependente e, destes, 30% disseram que pretendem parar nos próximos meses. Apenas 1% afirmou que já havia procurado algum tipo de tratamento.

Ainda entre os usuários de cocaína, 78% disseram que acham fácil conseguir a droga e 10% admitiram já ter vendido alguma parte do que tinham, ou seja, praticaram tráfico.

Porta de entrada
O levantamento não conclui se a maconha é ou não uma porta para drogas mais pesadas, como a cocaína e o crack. Apesar disso, a pesquisa aponta que 70% dos usuários de cocaína também consomem maconha e 41% dos fumantes de maconha aspiram ou fumam cocaína. No início de agosto, a Unifesp divulgou dados sobre uso e dependência de maconha no Brasil.

Outros fatores que contribuem para o uso de drogas no país, na opinião de Laranjeira, são a melhoria das condições sociais e o baixo preço dos produtos, pelo menos cinco vezes menor que no exterior. "No passado, a cocaína era a champanhe das drogas, hoje é a cerveja", compara o psiquiatra.

Ele ressalta que, embora os usuários de crack sejam em menor número, a preocupação é maior por causa da alta taxa de mortalidade: quase um terço morre em um prazo de cinco a dez anos.

Apesar de todos esses dados, os pesquisadores dizem que é difícil chegar a um número aproximado de usuários de drogas no Brasil, e que ele deve ser bem maior. Por isso, entre as perguntas do questionário, também estava uma pergunta indireta, se as pessoas conheciam alguém que usa cocaína, e 22% responderam que sim. G1
06 09 12
Conselho cria novas normas para uso ético de animais em pesquisas
Cada instituição que cria ou usa cobaias deve criar comissão credenciada.
Devem ser feitos treinamentos, reuniões, ações preventivas e inspeções
A Universidade de Osaka, no Japão, divulgou nesta terça-feira (21) a foto de um camundongo transgênico que gorjeia como um passarinho. Pesquisadores da Faculdade de Biociências de Suita, no oeste do país, modificaram geneticamente a cobaia em uma experiên (Foto: Universidade de Osaka / AFP)

O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, estabelece novas normas para as Comissões de Ética no Uso de Animais (Ceua) em pesquisas no Brasil.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (5) e consolida uma resolução de julho de 2010.

O texto prevê que toda instituição que crie ou use cobaias para fins de estudo ou ensino deva criar uma comissão credenciada no Concea. Caso a instituição não faça isso, deve firmar um convênio com outra que já tenha. Se quiser ter mais de uma, precisa de autorização prévia do conselho. Saiba mais
06 09 12
Homens e mulheres não enxergam do mesmo jeito, diz estudo
Cientistas afirmam que elas sabem diferenciar melhor os tons de cor, e eles, os objetos em movimento
Casal olhando nos olhos

Homens e mulheres não enxergam do mesmo jeito, concluíram dois estudos conduzidos por cientistas americanos, publicados no periódico Biology of Sex Differences nesta terça-feira. Os resultados não são nenhuma surpresa para as mulheres que criticam seus parceiros por não combinarem corretamente as peças de roupa. Nem para os homens que se reclamam que suas namoradas ou mães não entendem a graça dos videogames.


Os estudos apontam que os homens têm uma tendência maior a prestar atenção em objetos em movimento. Já as mulheres conseguem observar melhor variações nas cores — o que pode explicar por que os homens acham que as amostras de cortina que elas querem comprar são todas iguais.

Os pesquisadores compararam a visão de dois grupos de homens e mulheres (um com 52 e outro com 58 participantes) acima de 16 anos – alunos e funcionários de escolas e faculdades. Todos tinham a visão cristalina e nenhum era daltônico – condição muito mais comum em homens. Segundo o estudo da Universidade da Cidade de Nova York, as diferenças não estão nos olhos, mas no funcionamento do cérebro.

Os cientistas mostraram a um grupo de 52 pessoas (36 mulheres e 16 homens) amostras de diferentes tons de uma mesma cor, como azul, azul celeste, azul marinho etc. Os resultados revelaram que os homens dispersavam mais a visão e precisavam de mais estímulos cerebrais para identificar as diferenças de tom.

Os pesquisadores também aplicaram testes de movimento em 58 voluntários (37 mulheres e 21 homens). Eles mostraram uma tela na qual apareciam pequenas barras horizontais e verticais. As aparições eram aceleradas e aproximadas umas das outras, e os cientistas perguntavam aos voluntários quais eram os tipos de barras. Resultado: os homens revelaram maior capacidade para prestar atenção em objetos que se movimentam.

Testosterona — Os cientistas afirmam que as diferenças podem estar ligadas aos níveis de testosterona nos dois sexos. "Já as mudanças evolutivas que marcaram essas diferenças são menos claras", diz o cientista Israel Abramov, um dos autores dos estudos. Pesquisas anteriores já haviam apontado diferenças entre o olfato e audição de homens e mulheres. VEJA
26 08 12
As 11 descobertas recentes mais importantes 
da astronomia
Cauda da estrela Mira A
No início de agosto de 2012, a Sonda Curiosity da NASA pousou em Marte após uma viagem de oito meses. E a agência espacial já anunciou que pretende mandar mais uma sonda para explorar o planeta vermelho em 2016. O pouso da sonda foi um grande passo para a história da astronomia e da humanidade, mas não foi o único fato importante na história recente da ciência. Veja outras 11 descobertas incríveis:

11. Descoberta: Sol é o objeto natural mais redondo do Universo

Uma pesquisa publicada na revista Science em 2012 mostrou que a variação na forma do Sol é bem menor do que os cientistas supunham. Eles analisaram imagens obtidas pelo Solar Dynamics Observatory da Nasa e concluíram que o Sol é o objeto natural mais redondo conhecido.

A descoberta quebrou uma crença antiga de que a forma do Sol mudava de acordo com os ciclos solares. Isso está ajudando os pesquisadores a entender melhor o comportamento do Sol e a sua dinâmica com os planetas.

P4, quarta lua de Plutão

10. Descoberta: Mais uma Lua orbitando Plutão

O planeta anão agora tem quatro luas conhecidas: Hydra, Nix, Charon e P4. A maior delas é Charon, que foi descoberta em 1978. Somente em 2005, o Telescópio Espacial Hubble descobriu Nix e Hydra. Mas, a mais surpreendente descoberta ocorreu em 2011, quando o telescópio fotografou o que está sendo chamado temporariamente de P4: uma lua com um diâmetro de até 34km.

Foi uma tremenda façanha para o Hubble. Afinal, ele conseguiu capturar uma imagem de algo muito pequeno, em uma distância de cerca de 4,8 bilhões de quilômetros da Terra. Não é pouca coisa. E a descoberta também ajudou a levantar a moral de Plutão, que andava baixa desde que ele foi rebaixado a planeta anão em 2006.
 
26 08 12
Comer ovo pode ser tão ruim quanto fumar

É, melhor diminuir a presença do ovo no seu cardápio. Pesquisadores da Western University, no Canadá, descobriram que comer 3 ovos ou mais por semana pode fazer tão mal para a saúde quanto ser viciado em cigarros.

Eles mediram como estava a obstrução arterial de 1,2 mil homens, com idade média de 61,5 anos, que haviam procurado clínicas de saúde para fazer exames do coração. E pediram a eles para responder um questionário sobre o estilo de vida: uso de medicamentos, cigarros e consumo de ovos.

Entre os participantes com pouco mais de 40 anos, aqueles que comiam no mínimo 3 ovos por semana apresentavam um aumento significativo no acúmulo de placas de gordura nas artérias, em comparação aos que consumiam 2 ou menos. No geral, 20% dos fãs convictos de ovo (!) tinham uma saúde arterial tão ruim quanto os mais viciados em nicotina – aqueles que fumam quase um maço por dia.

Essa gordura atrapalha o transporte de sangue pelo corpo e pode resultar em um infarto ouderrame. “Essa tendência em ignorar o colesterol como um fator de risco para doenças cardíacas precisa ser reavaliada, inclusive o consumo de colesterol proveniente das gemas de ovos”, diz a pesquisa.

Já pensou que loucura? Logo menos começam a vender ovos em embalagens enfeitadas com fotos medonhas e um alerta: o Ministério da Saúde adverte: ovo faz mal para o coração e pode matar.

(Via Time.com)

Crédito da foto: flickr.com/attitudeajm
17 08 12
Menina com alergia vive enrolada em bandagens e pode morrer com beijo
Isla Franks, de 6 anos, tem reação a ovo, leite, trigo, grama, poeira e gato.
Roupas da garota são mantidas no freezer para evitar ataque de ácaros.
Isla Franks (Foto: Caters)

Uma menina inglesa de 6 anos tem uma alergia tão grave que poderia morrer com um simples beijo. Foi o que quase aconteceu quando a irmã de Isla Franks bebeu leite e horas depois encostou no rosto dela. Por essa enorme sensibilidade, o corpo inteiro da garota vive enrolado em bandagens.

A reação da criança a alérgenos como ovo, leite, trigo, grama, poeira e gato é tão grave que as roupas dela são mantidas em um freezer, para evitar uma eventual resposta a ácaros. Saiba mais 
11 09 12
Esperança para paraplégicos, formação vascular com terno robótico
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Paraplegia está associada a uma vida em uma cadeira de rodas. Suporte mínimo para mais autonomia são, portanto, importante para dar esperança dos pacientes. Em Bochum,  no Japão, para este efeito,um robô foi construído. Você pode levar os pacientes a um treinamento que dará um progresso decisivo.
Philippe de Glisczynski demonstra a ação do robô, com a qual ele aprendeu a andar novamente.

Nova esperança para paraplégicos: O primeiro centro europeu para Neurorobotales, treinamento físico (CNB) foi iniciado em Bochum. Um terno robótico usado por paraplégicos voltará a permitir mais autonomia. Quem desenvolveu o sistema foi Yoshiyuki Sankai da Universidade de Tsukuba. O terno robô não é uma cura e pode não ser adequado para todos os paraplégicos. Saiba mais
06 09 12
Sonda Dawn deixa órbita de asteroide e segue viagem pelo Sistema Solar
Nave lançada pela Nasa em 2007 estuda a formação do nosso sistema.
Próximo alvo é o planeta-anão Ceres, que deve ser alcançado em 2015.

Ilustração da Dawn chegando a Vesta (Foto: Nasa/JPL-Caltech)

Depois de mais de um ano explorando o asteroide gigante Vesta, a sonda Dawn, naNasa, seguiu viagem nesta quarta-feira (5) para um novo destino. No começo de 2015, ela deve alcançar o planeta-anão Ceres e dar início a uma nova etapa da missão.

(O vídeo ao lado, feito pela Nasa com imagens da Dawn, faz um passeio por Vesta.)


A manobra foi feita durante a madrugada, mas o sucesso da operação só foi confirmado pela Nasa durante a tarde (horário de Brasília).

Vesta e Ceres são os dois maiores corpos celestes do principal cinturão de asteroides do Sistema Solar, localizado entre Marte e Júpiter. A Dawn foi lançada em 2007 e vai percorrer um total de mais de 5 bilhões de quilômetros ao longo de suas explorações.

Desde julho de 2011 na órbita de Vesta, a sonda trouxe informações importantes sobre o corpo celeste. Tanto que, em maio de 2012, uma equipe de cientistas chegou à conclusão de que ele não deveria mais ser chamado de asteroide, mas sim de “protoplaneta” ou“planeta interrompido”.

Com os dados da Dawn, pesquisadores concluíram ainda que o núcleo de Vesta é formado por ferro, e que ele foi atingido por dois impactos “colossais” nos últimos 2 bilhões de anos.

O objetivo da Nasa ao lançar uma missão para Vesta e Ceres é estudar a formação do Sistema Solar. O cinturão de asteroides do qual os dois fazem parte do sistema desde a sua formação.

Para deixar a órbita de Vesta e partir em direção a Ceres, a Dawn vai ativar seus propulsores de íons. Esses pequenos motores, com 30 cm de largura, não são tão potentes quanto os convencionais, mas conseguem manter o impulso durante meses.  Saiba mais
03 09 12
Conheça nova tecnologia que quer 'envolver' usuário com som 3D
Veja as primeiras impressões do sistema de som 3D da LG.
'3D Sound Home Theater' traz ainda tecnologia do zoom 3D.
03 09 12
Energia solar deve abastecer rede de clientes em Campinas a partir de 2013
Projeto avaliado em R$ 13,8 milhões reúne três docentes da Unicamp.
Sistema beneficia meio ambiente, mas instalação apresenta preço 'salgado'.

Painéis fotovoltaicos no estacionamento do zoológico de Cincinnati (Foto: Associated Press)
A energia fotovoltaica, obtida através da conversão direta da luz solar em eletricidade, deve integrar a rede de abastecimento dos clientes de Campinas (SP) a partir de 2013. Um dos 18 projetos aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para diversificação da matriz energética no país, é desenvolvido pela Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), com auxílio de pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e empresas spin-offs - que derivaram da própria instituição.

O professor Ennio Peres, do Instituto de Física Gleb Wataghin, explica que 1 megawatt (MW) será produzido em uma usina a ser instalada na subestação Tanquinho, que pertence à concessionária. Além disso, outros 75 quilowatts (kW) terão origem na universidade. O projeto é pioneiro no estado de São Paulo.

"A inauguração está prevista para o mês de novembro e o início de funcionamento, que é a injeção de eletricidade na rede, para o mês de janeiro. A produção da usina é suficiente para abastecer pelo menos 650 clientes, cujo consumo médio é de 200 kWh / mês", explica o pesquisador. Os projetos aprovados pela Aneel, na 'Chamada 13', devem gerar 25 MW de energia, valor quatro vezes superior à produção nacional atual desta fonte, com capacidade para abastecer pelo menos 16,5 mil clientes. Saiba mais

26 08 12
Nova pintura de guerra protege do calor de explosões de bombas
Maquiagem fornece defesa contra alta temperatura por até 15 segundos. Aumento térmico de detonações pode chegar a 600º C
 MAQUIAGEM NÃO apenas reflete o calor, mas proporciona cores de camuflagem adequadas para dia e noite Foto: Reprodução/07-11-2007

Uma nova pintura de guerra fornece camuflagem e também protege os soldados do calor escaldante de explosões de bombas. Os cientistas que criaram a maquiagem acreditam que ela também poderá ser usada por bombeiros civis. Usada no rosto e nas mãos, premite que o militar suporte temperaturas de vários graus graus centígrados pelo período de 15 segundos antes do portador começar a sofrer queimaduras, diz reportagem publicada no jornal The Telegraph.

É o tempo suficiente para salvar vidas, acredita o doutor Robert Lochhead, que liderou a equipe de desenvolvimento do produto na Universidade do Sul do Mississipi, no Estados Unidos.

— A detonação de uma bomba ou qualquer outro explosivo produz duas explosões perigosas. A primeira é uma onda de alta pressão que se espalha em velocidade supersônica e pode causar lesões internas devastadoras. Depois vem um aumento térmico quase instantaneamente, podendo chegar a 600º C.

A alta temperatura dura apenas dois segundos, mas é o suficiente para queimar rosto, mãos e pele expostos à explosão. Em alguns testes, a pintura forneceu proteção por até 60 segundos. O desafio dos cientistas foi criar uma maquiagem que não apenas refletisse o calor, mas proporcionasse cores de camuflagem adequadas para dia e noite, além ser facilmente aplicada e removida. GLOBO CIÊNCIA
17 08 12
Robô explorador de Marte, Curiosity ganha versões de brinquedo
Engenheiro da Nasa criou modelo do jipe usando 311 peças de Lego.
Empresa prevê lançar versão Hot Wheels do Curiosity em setembro.

Curiosity na versão Lego, montado por engenheiro mecânico que trabalha na Nasa (Foto: Stephen Pakbaz/Divulgação)

O jipe-robô Curiosity, enviado para explorar o planeta Marte pela agência espacial americana (Nasa) na última semana, no dia 6 de agosto, têm despertado a atenção de fãs pelo mundo todo. Versões de brinquedo do veículo estão se tornando febre na internet, como um modelo Lego projetado por um engenheiro e outro baseado nos brinquedos Hot Wheels, da empresa Mattel.

A versão Lego foi criada pelo engenheiro mecânico Stephen Pakbaz, que atuou no projeto do verdadeiro Curiosity, no Laboratório de Propulsão a Jato da agência espacial americana (Nasa). Saiba mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário