terça-feira, 25 de setembro de 2012

POLITICA INTERNACIONAL_08_09_12


19 09 12

Obama é 'presidente de todos', diz Casa Branca sobre fala de Romney
Vídeo mostrou candidato republicano criticando eleitores do democrata.
Romney também disse que os palestinos 'não querem' a paz com Israel.

O candidato republicano à presidência dos EUA, Mitt Romney, discursa nesta terça-feira (18) em Salt Lake City, Utah (Foto: AFP)

A Casa Branca reagiu nesta terça-feira (18) às declarações feitas pelo candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Mitt Romney, durante uma reunião privada para arrecadar fundos captada por uma câmera escondida.

O porta-voz Jay Carney indicou que Barack Obama se considera "o presidente de todos" os americanos, em reação às polêmicas afirmações de Romney sobre a mentalidade de "vítimas" de 47% de seus compatriotas.

"Quando você é presidente dos Estados Unidos, você é o presidente de todos os americanos, não apenas daqueles que votaram por um ou por outro", afirmou Carney durante uma entrevista.

"Vocês ouviram o presidente dizer em diversas ocasiões, porque ele acredita sinceramente, que estamos todos no mesmo barco". Desde o começo de sua carreira nacional, em 2004, "sua mensagem é que o que nos une como americanos é mais forte do que o que nos divide", acrescentou Carney. Leia mais

13 09 12

Obama promete 'justiça' após morte de embaixador em ataque na Líbia
Protesto contra filme 'anti-Islã' matou embaixador e mais 3 americanos.
Presidente prometeu trabalhar com o governo líbio para punir responsáveis.
O presidente dos EUA, Barack Obama, faz pronunciamento sobre a morte de diplomatas americanos na Líbia nesta quarta-feira (12) na Casa Branca (Foto: AP)

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta quarta-feira (12) que será feita "justiça" no caso dos quatro norte-americanos mortos em um ataque na cidade líbia de Benghazi na véspera, por conta de um filme produzido e divulgado nos EUA e considerado ofensivo à fé islâmica.

"Não se enganem: a justiça será feita", disse Obama, que prometeu trabalhar em conjunto com o governo líbio para trazer os responsáveis à justiça.

Em um discurso no jardim da Casa Branca, Obama homenageou o embaixador J. Christopher Stevens e seus três colegas, mortos em um ataque de manifestantes islamitas ao consulado americano na cidade, que estavam revoltados com as informações sobre o filme "A Inocência dos Muçulmanos".

"Os Estados Unidos condenam nos termos mais fortes este ataque ultrajante e chocante", afirmou o presidente democrata.

"Não se enganem, nós vamos trabalhar com o governo líbio para levar à justiça os assassinos que atacaram nosso povo", disse.

O filme que provocou a revolta dos islamitas foi realizado por um israelense-americano, que chama o islamismo de "câncer", e promovido pelo polêmico pastor evangélico da Flórida Terry Jones, famoso pelas posições contrárias ao islamismo.

O presidente lembrou que desde sua independência, "a América é um país que respeita todas as crenças".

"Rejeitamos qualquer tentativa de denegrir a fé religiosa de outros. Mas não há absolutamente justificativa nenhuma para este gênero de violência sem sentido, nenhuma", destacou. Leia mais

13 09 12

Liberais ganharam as eleições na Holanda
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Amsterdam - A direita liberal Mark Rutte continua primeiro-ministro dos Países Baixos. Seu partido VVD venceu início de quarta-feira eleições parlamentares.
Primeiro-ministro holandês Mark Rutte comemora sua vitória.  Imagem: AP

Após os resultados preliminares da manhã de quinta-feira chegou a 41 VVD dos 150 assentos da Segunda Câmara do Parlamento e dois a mais que os social-democratas.

O partido do candidato líder Diederik Samsom ganhou nove lugares e chegou a 39 assentos. Uma coalizão dos dois partidos agora parece inevitável. As partes euro-cépticos concedido a os eleitores foram recusados. Saiba mais

11 09 12

Hasan Sheij Mohammed é eleito presidente 
da Somália
Professor universitário superou o atual presidente, Sharif Sheij Ahmed.
Novo presidente é filiado ao equivalente somali à Irmandade Muçulmana.

Cartaz da campanha de Hasan Sheij Mohammed é visto neste domingo (9) em Mogadício (Foto: AFP)

O professor universitário Hasan Sheij Mohammed, de 56 anos, foi eleito nesta segunda-feira (10) presidente da Somália pelo Parlamento reunido em Mogadíscio, após obter maioria absoluta de votos no segundo turno, constatou a AFP.

Hasan Sheij Mohammed, que não era considerado favorito, tinha ocupado o segundo lugar no primeiro turno, com 60 votos, atrás do favorito, o atual presidente, Sharif Sheij Ahmed, que obteve 64 votos.

O novo presidente é filiado ao partido Al Islah, considerado o equivalente somali da Irmandade Muçulmana.

Vinte e cinco candidatos se apresentaram para o primeiro turno desta eleição. Saiba mais

07 09 12

Obama construirá economia para o sonho americano, diz Bill Clinton
Ex-presidente nomeou Obama candidato democrata à reeleição nos EUA.
Os dois líderes se abraçaram após enfático discurso do ex-presidente.
O ex-presidente dos EUA, Bill Clinton, se curva ao presidente Barack Obama, após o discurso na convenção nacional democrata em Charlotte. (Foto: J. Scott Applewhite / AP Photo)

O ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton pediu nesta quarta-feira (5) a reeleição do atual líder Barack Obama para "manter vivo o sonho americano, fortalecer a classe média e garantir oportunidades para os jovens imigrantes".

O ex-presidente dos EUA nomeou oficialmente Obama candidato do Partido Democrata à reeleição à Presidência para as eleições do dia 6 de novembro.

Clinton fez uma inflamada defesa da gestão econômica do atual presidente, no discurso pronunciado nesta quarta, que terminou com Obama subindo ao palco para um abraço entre os dois líderes democratas, em meio aos gritos de 6 mil delegados, que pediam "mais quatro anos" para Obama na Casa Branca.

Clinton e Obama se abraçam após discurso do ex-presidente norte-americano. (Foto: Charles Dharapak / AP Photo)

"Quero nomear um homem frio por fora, mas que arde pelos EUA por dentro; um homem que acredita que podemos construir uma nova economia para o sonho americano guiada pela inovação e pela criatividade, a educação e a cooperação", disse Clinton, em seu discurso de quase uma hora na Time Warner Arena de Charlotte, no estado da Carolina do Norte.

"Quero que o presidente Barack Obama seja o próximo presidente dos EUA e o nomeio orgulhosamente como o candidato do Partido Democrata", afirmou Clinton.
 

Bill Clinton discursa na convenção democrata, que oficializa Barack Obama como candidato à Presidência dos EUA (Foto: Jonathan Ernst/Reuters)

"Ninguém é capaz de regular a situação que Obama herdou em quatro anos", defendeu Clinton em um discurso muito aplaudido, que levantou o público em várias ocasiões e que incluiu elogios à primeira-dama Michelle Obama e ao vice-presidente Joe Biden.
Leia mais

06 09 12

Obama chega a convenção em dia de expectativa por fala de Bill Clinton
Presidente discursará na quinta (6), quando candidatura será oficializada.
Grande orador desta quarta, ex-presidente Clinton deve abordar economia.

Bill Clinton, à frente, e Barack Obama em foto de dezembro de 2010 (Foto: AP)

O presidente e candidato Barack Obama chega a Charlotte nesta quarta-feira (5), onde a Convenção Democrata aguarda com ansiedade o discurso do ex-presidente Bill Clinton, que se unirá à equipe de estrelas políticas para derrotar o republicano Mitt Romney.

Clinton, um dos ex-presidentes americanos mais populares da história do país, subirá ao pódio do Time Warner Arena de Charlotte às 22h30 (23h30 de Brasília) para convencer os 6.000 delegados de que o plano econômico e social de Obama é o correto para a maioria e por isso merece mais quatro anos na Casa Branca. Veja mais

06 09 12

Michelle pede voto para Obama ter mais tempo para fazer mudanças
Primeira-dama foi estrela do primeiro dia do evento em Charlotte.
Campanha do democrata quer dar aspecto popular a evento.

Michelle Obama durante a abertura da convenção democrata nesta terça-feira (4) (Foto: Charles Dharapak/AP)
A primeira-dama dos Estados Unidos,Michelle Obama, defendeu com firmeza nesta terça-feira (4) seu marido e candidato à reeleição, o presidente Barack Obama, durante a convenção democrata, em Charlotte, na Carolina do Norte.

Em seu discurso, Michelle disse que Obama "conhece o sonho americano porque o viveu" e em cujas promessas se pode confiar porque mantém as convicções que o levaram à Casa Branca. "Barack Obama continua sendo o mesmo homem por quem me apaixonei", afirmou Michelle em um emotivo discurso durante a jornada inaugural da convenção democrata.

Da mesma forma que sua avó, inclusive nos momentos mais difíceis, o presidente olha para frente "com paciência e sabedoria", e "me lembra que estamos em um jogo longo, que a mudança é dura e lenta, e nunca acontece de repente", ressaltou a primeira-dama.

Radiante com um vestido fúcsia, Michelle ofereceu um discurso muito pessoal e lembrou as "alegrias simples" da família como ver um jogo de futebol no sábado ou ir à casa da avó no domingo quando viviam em Chicago.

Como mãe de Malia e Sasha, disse que há quatro anos estava "segura que (Obama) seria um presidente extraordinário", mas lhe preocupava como impactaria em suas duas filhas a mudança à Casa Branca.
Michelle Obama, mulher do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, discursa no primeiro dia convenção Democrata. O evento formalizará a nomeação do presidente Barack Obama como candidato do partido para enfrentar o adversário republicano, Mitt Romney, (Foto: Jessica Rinaldi/Reuters) 
"Barack e eu fomos criados por famílias que não tinham muito em termos de dinheiro ou posses materiais, mas que nos deram algo muito mais valioso, seu amor incondicional e seu sacrifício inquebrantável", salientou.

A avó de Obama, Madelyn Payne Dunham, "acreditava na promessa fundamental do sonho americano" da recompensa ao trabalho duro "e nos ressuscitou" com seu exemplo, declarou.

Após tantos "momentos que puseram a toda prova meu marido de uma maneira que nunca teria imaginado, vi em primeira mão que ser presidente não muda quem você é, mas revela quem você é de verdade", refletiu Michelle.

Obama "nunca esqueceu como começou" e quando se trata da reconstrução da economia, da saúde ou da educação, segundo a primeira-dama, pensa em seus valores e em dar a todas as pessoas "as mesmas oportunidades" que o ajudaram a ter êxito. Saiba mais

05 09 12

Premiê britânico reformula governo, mas mantém principais ministros
Objetivo é preparar Partido Conservador para as eleições de 2015.
Titulares de Finanças, Relações Exteriores e Interior mantiveram cargos.

O premiê britânico, David Cameron, chega à residência oficial nesta terça-feira (4) em Londres (Foto: AP)

O primeiro-ministro britânico, o conservador David Cameron, reorganizou nesta terça-feira (4) seu governo de coalizão, mas manteve em seus postos o impopular ministro das Finanças, George Osborne, o das Relações Exteriores, William Hague, e as principais figuras do gabinete.

A principal novidade foi a promoção de Jeremy Hunt, que, apesar de sua ligação com o magnata das comunicações, Rupert Murdoch, envolvido no escândalo das escutas telefônicas ilegais, passou do ministério da Cultura para o da Saúde.

O Ministério dos Transportes ficou nas mãos de Patrick McLoughlin, no lugar de Justine Greening, que assume, por sua vez, a pasta do Desenvolvimento Internacional.

McLoughlin ficará encarregado da ampliação do aeroporto londrino de Heathrow, um dos expedientes mais urgentes do governo, que já é alvo de muitas críticas. Saiba mais

03 09 12

Maioria dos argentinos é contra terceiro mandato de Cristina Kirchner
Pesquisa revela, ainda, que a taxa de reprovação da presidente é de 47%
Cristina Kirchner busca legitimar a sua própria narrativa e o seu papel na história da Argentina
Uma pesquisa feita na Argentina revelou que dois em cada três eleitores do país desaprovam mudanças na Constituição que possibilitem que a atual presidente, Cristina Kirchner, seja reeleita para um terceiro mandato em 2015. O levantamento foi feito pela Poliarquia Consultores e ouviu 1.000 cidadãos do país. Os resultados foram divulgados neste domingo pelo jornal La Nacion. Os dados revelam também que 47% dos argentinos reprovam o governo da populista.
Leia também:
Novo protesto contra Cristina Kirchner reúne 5 mil pessoas
Argentina reescreverá sua história - sob a ótica de Cristina

O levantamento ainda mostrou que quase 40% dos argentinos que aprovam o governo de Cristina são contra a alteração. Entre os eleitores que desaprovam seu mandato, esse índice é de 95%.

Segundo a pesquisa, a taxa de aprovação do governo de Cristina Kirchner é de 51% — número pouco maior do que o observado meses antes da morte do ex-presidente Néstor Kirchner, mas 11 pontos menor do que o porcentual registrado na véspera das eleições de 2011, que reelegeram a presidente, de acordo com o jornal. VEJA

01 09 12

A Russia ficou louca
Rússia cria lei louca: Putin proíbe 
"Tom e Jerry" e "Os Simpsons"
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Rússia traz lei louca na forma: Putin proíbe "Tom e Jerry" e "Os Simpsons"
Liberdade de expressão cerceada!
Homer, Bart, Lisa, Tom e Jerry em breve não vão passar mais na TV russa?
O presidente Vladimir Putin revelou. Algo contra série animada Americana de acordo com uma nova lei, quadrinhos são como "Os Simpsons" e "Tom e Jerry" a partir de agora estão  proibidos!
A razão para o proibição: Eles querem proteger a juventude Russa contra o "conteúdo prejudicial".
Filmes infantis são "alimento para a alma" e, portanto, agora apertar o controle, vai ser controlado pelo chefe da Autoridade de supervisão Roskomnadzor, Alexander Sharov.

01 09 12

Obama posta foto no Twitter em reação a crítica de Clint Eastwood
Ator e diretor conversou com cadeira vazia que simbolizava governo ausente.
Obama postou foto na web sentado com o texto 'Esta cadeira está ocupada'.

Imagem postada no perfil de Obama com o texto 'Esta cadeira está tomada' (Foto: Reprodução/Twitter)

O presidente dos EUA, Barack Obama, respondeu nesta quinta-feira (30) a provocação feita pelo ator e diretor Clint Eastwood feita durante a nomeação do candidato republicano à presidência, Mitt Romney, no mesmo dia.

Na ocasião, Clint conversou com uma cadeira vazia, numa alusão ao governo de Obama, que considera ausente.

Em resposta, Obama postou uma foto em seu perfil no Twitter em que aparece sentado dentro de uma sala de reuniões. O texto "Esta cadeira está ocupada" acompanha a imagem. Veja o tuíte.

Clint Eastwood conversa com o seu Obama imaginário (Foto: AP) 
Apresentação
O ator e diretor americano Clint Eastwood arrancou muitos aplausos e roubou a cena na grande noite da confirmação de Mitt Romney como o candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos. Em um monólogo voltado à cadeira vazia de um presidente Barack Obama imaginário, Eastwood sintetizou em poucas brincadeiras toda a mensagem da alternativa republicana.


"O país é nosso, os políticos são nossos empregados, e quando alguém não faz o seu trabalho é preciso retirá-lo", deixou claro o vencedor do Oscar de melhor diretor por "Menina de ouro" e "Os imperdoáveis".

A participação do ator na última noite da Convenção Nacional Republicana começou com um discurso, sem teleprompter, lembrando a vitória de Obama. "Prometia mudança e esperança, havia velas, Oprah chorava. Mas agora chorou com força pelos 23 milhões desempregados", disse à cadeira vazia, que simbolizava, segundo sua opinião, a liderança ausente da Casa Branca.

O ator e diretor de 82 anos seguiu arrancando aplausos e risos dos delegados da convenção quando, em seu diálogo com o Obama imaginário, fingiu que o presidente interrompia sua fala: "agora é a minha vez de falar".

Eastwood aproveitou sua alocução para atacar a gestão econômica de Obama, seus esforços para fechar o centro penitenciário de Guantánamo e "a estúpida ideia" de julgar os suspeitos dos atentados do 11 de Setembro em Nova York.

Para o ator, chegou a hora de Romney, "um empresário estelar", tomar as rédeas do país e, ao lado do candidato republicano a vice-presidente, Paul Ryan, passar a dirigir os EUA. G1

29 08 12

Republicanos nomeiam Mitt Romney formalmente como candidato
A 70 dias das eleições, pesquisa mostra Romney mais próximo de Obama
 Delegados comemoram a formalização da candidatura de Mitt Romney na Convenção Republicana em Tampa Foto: Jason Reed/Reuters
TAMPA, EUA — Com mais de 1.144 votos, o número mínimo necessário para ser anunciado formalmente, Mitt Romney foi eleito pelos delegados da Convenção Nacional Republicana nesta terça-feira como o candidato que irá enfrentar o presidente Barack Obama nas eleições presidenciais americanas. No mesmo dia em que foi formalmente anunciado, o republicano chegou mais perto do presidente americano Barack Obama em uma nova pesquisa Reuters/Ipsos divulgada nesta terça-feira. Saiba mais
17 09 12
Vladimir Franz (53) Este homem com tatuagem quer ser o novo presidente da República Checa
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Vladimir Franz: Este homem tatuagem quer ser o novo presidente da República Checa

Ele é tatuado compoe óperas, e escreve peças de teatro - agora Vladimir Franz quer fazer política.
Seu rosto tatuado, braços tatuados, suas pernas, seus ouvidos ... Cerca de 90 por cento de sua pele foi furada , escreve o "Daily Mail" britânico. Saiba mais
13 09 12
Chefe do Estado-Maior dos EUA liga para pastor que apoiou vídeo anti-Islã
Terry Jones divulgou obra que retrata negativamente o profeta Maomé.
Ataque em represália ao filme matou embaixador dos EUA na Líbia.

O general Martin Dempsey, chefe do Estado-Maior dos Estados Unidos, falou com o pastor Terry Jones por telefone, nesta quarta-feira (12), e pediu que ele retire seu apoio ao vídeo que retrata negativamente o profeta Maomé e motivou protestos violentos, incluindo um ataque que matou o embaixador dos EUA na Líbia.

"No breve telefonema, o general Dempsey expressou sua preocupação com a natureza do filme, as tensões que isso vai inflamar e a violência que vai causar", disse à Reuters o coronel Dave Lapan, porta-voz de Dempsey.

"Ele pediu ao sr. Jones que considere retirar seu apoio ao filme", acrescentou.

Autoridades militares dos EUA estão preocupadas que o vídeo possa inflamar os sentimentos anti-americanos no Afeganistão, onde 74 mil soldados norte-americanos ainda estão em combate.

Nesta quarta-feira, o Talibã pediu aos afegãos que se preparem para um combate contra os norte-americanos e exortou os insurgentes a buscarem "vingança" pelo vídeo. G1
13 09 12
Presidente do Iêmen troca chefes de segurança após ataque que matou 12
Ministro da Defesa escapou de atentado na capital, Sanaa, na véspera.
Estratégia seria para diminuir o poder do ex-presidente Ali Abdullah Saleh.

Perito observa destroços após explosão de bomba nesta terça-feira (11) em Sanaa, capital do Iêmen (Foto: AP)


O presidente do Iêmen, Abd-Rabbu Mansour Hadi, substituiu autoridades de segurança e alguns ministros na noite de terça-feira, informou a imprensa estatal, em uma aparente estratégia para reduzir a influência do ex-presidente Ali Abdullah Saleh, após um atentado contra o ministro da Defesa.

Um carro-bomba visando a comitiva do ministro da Defesa, general Muhammad Nasir Ahmad, em Sanaa, na terça-feira, matou 12 pessoas e deixou dezenas de feridos, mas ele saiu praticamente ileso.



O Iêmen está em crise desde uma revolta contra Saleh no ano passado, que obrigou o ex-presidente a renunciar em novembro sob um acordo de transferência de poder do Golfo em favor de seu vice, Abd-Rabbu Mansour Hadi.

Hadi nomeou um novo ministro de Petróleo e Minerais, Ahmed Dares, e o ministro do Ensino Superior, Hesham Sharaf, informou a agência de notícias estatal Saba.

Ele também substituiu os chefes de inteligência militar e de segurança nacional, ambos vistos como próximos de Saleh, e designou dois funcionários para postos-chave no gabinete do presidente. Leia mais
11 09 12
EUA não impuseram prazo ao Irã por conta do programa nuclear, diz Hillary
Israel apela por 'linhas vermelhas claras' na questão nuclear iraniana.
Para os EUA, ainda há tempo para uma saída diplomática.
A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, neste domingo (9) em Vladivoskot, na Rússia (Foto: AFP)

Os Estados Unidos não fixaram um prazo ao Irã para que ponha fim ao seu programa nuclear, declarou a secretária de Estado, Hillary Clinton, apesar dos apelos de Israel neste sentido, que ficaram mais claros após declarações do primeiro-ministro israelense.

"Não estabelecemos um prazo. Observamos muito atentamente o que fazem (os iranianos), já que seus atos sempre dizem mais do que suas palavras", declarou Hillary durante uma entrevista concedida à Bloomberg Radio, divulgada nesta segunda-feira pelo Departamento de Estado.

Simultaneamente, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarava à rede canadense CBC que Israel e Estados Unidos discutiam a necessidade de definir "linhas vermelhas claras" que o programa nuclear do Irã não deveria poder cruzar.

O primeiro-ministro israelense multiplicou recentemente seus apelos à comunidade internacional, e em particular ao seu aliado americano, para que fixem uma "linha vermelha" para o regime iraniano, como uma prova de firmeza, a única capaz, segundo ele, de afastar a ameaça de um ataque preventivo contra as instalações nucleares iranianas mencionada em diversas ocasiões por Israel. Saiba mais
07 09 12
França e Reino Unido concordam em 'acelerar transição' síria, diz Hollande
Presidente francês e premiê britânico discutiram em Londres a crise síria.
Eles concordaram na necessidade de ajudar a unir a oposição síria.
O premiê britânico, David Cameron, e o presidente francês, François Hollande, durante encontro nesta quinta-feira (6) em Paris (Foto: AFP)

O presidente francês, François Hollande, disse nesta quinta-feira (6) em Londres que está de "pleno acordo" com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, para "acelerar a transição política" na Síria.

"David Cameron e eu estamos em pleno acordo: devemos apressar, acelerar a transição política" e "ajudar a oposição a se unir em um governo", declarou Hollande ao lado de seu anfitrião britânico.

"Temos o dever de ajudar a oposição síria como pudermos", acrescentou.

França e Reino Unido estão entre os países ocidentais que lideram a pressão para que Assad deixe o poder em uma tentativa de pôr fim ao sangrento conflito na Síria, que começou há quase 18 meses com uma revolta contra o regime que se militarizou com a repressão. Saiba mais
06 09 12
Homem dispara contra líder de partido em Québec e mata 1 pessoa
Ataque ocorreu durante discurso de Pauline Marois em Montreal.
Ela celebrava vitória em eleições legislativas na província canadense.
Seguranças retiram Pauline Marois do palco, após ataque durante discurso em Québec. (Foto: Paul Chiasson / The Canadian Press / AP Photo)

A polícia de Montreal anunciou a morte de uma pessoa na noite de terça-feira, quando a vítima foi atingida por um tiro durante o discurso da vitória da nova primeira-ministra da provínci de Québec, Pauline Marois, em uma sala de concerto da cidade.

Além da vítima fatal, outra pessoa está em condição crítica, segundo a polícia. Antes de atirar, o criminoso teria tentado atear fogo na sala de concerto, no momento em que Marois celebrava o retorno ao poder dos separatistas em Québec, após nove anos longe do governo.

O suspeito foi detido imediatamente e uma arma de fogo foi apreendida. De acordo com as imagens de uma câmera de segurança, ao ser abordado pela polícia, o homem gritou "os ingleses estão acordando".

O incidente aconteceu pouco depois de Marois afirmar que "o futuro de Québec é virar um país soberano". Veja mais
05 09 12
Convenção democrata tenta retomar entusiasmo com Obama nos EUA
Empatado com rival em pesquisas, presidente será oficializado candidato.
Campanha quer dar aspecto popular a evento, com discurso em estádio.

Obama durante evento político no sábado (1º) em  Urbandale, Iowa (Foto: Larry Downing / Reuters)

Os slogans sobre “esperança” e “mudança” sumiram, mas a Convenção Nacional Democrata que começa nesta terça-feira (4) tentará ecoar o entusiasmo de 2008, quando o então candidatoBarack Obama se apresentou como um líder visionário para mudar os destinos do país.

Considerado o pontapé da campanha eleitoral, o evento abre no Time Warner Cable Arena, em Charlotte, na Carolina do Norte, e tentará lotar o estádio Bank of America, com capacidade para 74 mil lugares, na quinta (6), dia em que Obama e o vice Joe Biden serão oficializados candidatos à Casa BrancaSaiba mais
03 09 12
 DomVladimir Putin
vida de luxo do presidente russo
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
O trabalho do presidente russo é um trabalho escravo - Wladimir Putin descreveu o seu trabalho há algum tempo.
Mas um relatório da oposição agora revelam pela primeira vez: um monte de iates, jatinhos particulares, palácios e relógios de luxo para adoçar-lhe o "
a vida de escravo."
Em um relatório de 32 páginas com o título irônico "A vida de um escravo de galera", disse o político da oposição Boris Nemtsov e Leonid Martynyuk listei todos os pertences meticulosamente. A sua informação é baseada em fotos e reportagens sobre o presidente .
A brochura tem tudo! Desde que assumiu o cargo em 2000, Putin foi duro em compras: 58 aviões e helicópteros, 20 casas, 11 relógios, quatro iates e 700 carros para o Presidente com total disponibilidade.

DESTAQUES DO RELATÓRIO
-Um jato privado "lyushin Il-96": A cabine  instalada esta orçada em mais de 14 milhões de euros. Mas o banheiro custa 60 000 euros!
-Onze relógios de luxo diferentes, os autores descobriram valor do pulso do presidente. O seu valor total: 550 000 euros. Entre eles está um artesanal collectible relojoeiro Lange & Söhne em Glashütte (Saxónia) por pouco menos de 20 000 euros.
01 09 12
Investigação de assassinato na morte de 
Arafat na França
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Especialistas suíços examinar o corpo de Arafat ao veneno - Foto: Atef Safadi

Oito anos após a morte do líder palestino Yasser Arafat, o Poder judiciário francês lançou uma investigação por suspeita de assassinato. O procurador de Nanterre, perto de Paris, estava respondendo a uma queixa de exibição Suha Arafat Witte contra desconhecidos. Suha Arafat acreditava que seu marido foi envenenado com polônio. Saiba mais
 
29 08 12
Convenção republicana tenta superar tema aborto e conquistar hispânicos
Mitt Romney será oficializado candidato para as eleições de novembro.
Campanha de Obama quebra tradição e fará atos durante convenção rival.

Ryan e Romney em anúncio oficial do vice da chapa republicana (Foto: AFP)

Suspensa na segunda devido à passagem da tempestade tropical Isaac pelo Golfo do México, a convenção do Partido Republicano começa nesta terça-feira (28), com expectativa de afastar a polêmica sobre aborto na campanha e conquistar o eleitorado hispânico, mais inclinado a votar em Obama.

Considerado o pontapé da corrida presidencial, o evento que confirmará Mitt Romney como candidato à Casa Branca nas eleições de 6 de novembro, começa oficialmente nesta terça após um ato simbólico na segunda na presença de poucos militantes e delegados do partido.

São esperados 2.286 delegados e 2.125 suplentes dos 50 estados norte-americanos (mais o Distrito de Columbia e cinco territórios). Com Romney em campanha praticamente desde maio, após a desistência dos demais pré-candidatos, a convenção deve funcionar como mais um grande evento da campanha republicana num dos estados chaves para a eleição. Saiba mais
22 08 12
Belarus demite chanceler após protesto com ursos de pelúcia
Governo não divulgou motivo da saída de Sergei Martynov.
Ato pró-democracia em julho provocou crise diplomática com a Suécia.

O chanceler demitido Sergei Martynov em foto de janeiro de 2011 (Foto: Thierry Roge / Reuters)
O presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, demitiu na segunda o ministro de Relações Exteriores semanas após uma crise diplomática com a Suécia e a União Europeia ligada ao protesto pró-democracia que lançou centenas de ursos de pelúcia de um avião sobre o país.

O gabinete de Lukashenko não forneceu informações sobre a decisão de demitir o chanceler Sergei Martynov, de 59 anos, que estava no posto desde 2003. No lugar dele, o presidente nomeou seu chefe de gabinete, Vladimir Makei, de 54 anos.

Desde 4 de julho, quando o protesto armado por um grupo de publicitários suecos lançou 800 ursinhos com mensagens pró-democracia na ex-república soviética, o governo já retirou seu embaixador da Suécia,demitiu dois generais, incluindo o chefe da Força Aérea, e ordenou à nova guarda de fronteira para usar armas caso alguma aeronave invada o espaço aéreo do país.

As ações afetaram as já tensas relações entre Minsk e a União Europeia, que vem criticando as políticas de Lukashenko e já impôs barreiras a viagens e congelou bens dele e alguns dos seus principais assessores.

Sanções
Num comunicado divulgado na segunda, a UE informou que o novo chanceler é uma das autoridades bielorrussas alvo de sanções. “Makei é atualmente objetivo de medidas restritivas da UE. No contexto da revisão destas medidas, em breve, a UE vai avaliar esta situação”, diz o texto.

O comunicado também reforça “o engajamento da UE com o reforço da sociedade de Belarus e apoia as aspirações democráticas de seu povo”.

No poder desde 1994, Lukashenko ficou conhecido pela tolerância zero com dissidentes e prisões de políticos de oposição, ganhando o apelido de “último ditador da Europa” pela administração de George W. Bush.

O presidente está no quarto mandato e enfrentou grandes protestos públicos de fraudes eleitorais na última eleição, em 2010. G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário