terça-feira, 4 de setembro de 2012

DIA A DIA_07_08_12


02 09 12
Filipinos retornam para casa após alerta de tsunami
Mais de 130 mil pessoas deixaram costa do país nesta sexta (31).
Terremoto de 7,6 graus deixou região em alerta para tsunami.
Filipinos voltam para casa neste sábado (1º) após alerta de tsunami gerado por terremoto nesta sexta-feira (31) (Foto: Erik De Castro/AFP)


Mais de 130 mil habitantes da costa filipina retornaram para suas casas neste sábado (1º) depois que se viram obrigados a fugir na sexta-feira (31) quando um forte terremoto provocou um alerta de tsunami.

Os moradores abandonaram a costa leste do país quando ondas de meio metro afetaram a regiã, uma hora depois de um tremor de 7,6 graus no mar, informou o coordenador da Defesa Civil, Benito Ramos.

"Eles temeram ondas tão grandes como as do tsunami do Japão [março 2011], então não foi difícil convencê-los a abandonar suas casas", explicou. Saiba mais

27 08 12
Evidências de um novo massacre, 
 crianças estavam entre as vítimas
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha

Há evidências de que tenha havido um novo massacre.  As forças do presidente Bashar al-Assad deve ter massacrado 300 a 600 pessoas, depois de terem conquistado o subúrbio de Damasco Daraja na quinta-feira pelos rebeldes.

Documento cruel da guerra na Síria

Ativistas colocaram vídeos on-line, onde os corpos podiam ser vistos, muitos deles com ferimentos a bala na cabeça. No domingo, as vítimas foram enterradas, segundo os ativistas em um funeral em massa. Em um dos vídeos pode-se ver como muitos corpos foram metralhados - como um substituto para o ritual de lavagem dos mortos, que o Islã prescreve. Saiba mais
21 08 12
EUA ameaça a Síria com ataque militar
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Um jacto F-18 lutador no início de um porta-aviões dos EUA (© Reuters)

Washington - advertência inconfundível para a Síria partiu da Casa Branca: o presidente Barack Obama ameaçou com um ataque militar contra a Síria. Saiba mais 
21 08 12
Tony Scott tinha câncer no cérebro inoperável, diz site
Cineasta foi encontrado morto neste domingo; polícia suspeita de suicídio.
Diretor de 'Top gun', ele tinha 68 e morava em Beverly Hills.

Tony Scott, em foto de 2006 (Foto: Lee Celano/Files/Reuters)
O diretor britânico Tony Scott tinha um câncer no cérebro inoperável, segundo informou o site ABC News nesta segunda-feira (20). Scott, que ficou célebre por dirigir "Top gun - Ases indomáveis" (1986), foi encontrado morto neste domingo (19) em Los Angeles. A polícia local investiga o caso como suicídio.

De acordo com testemunhos, ele foi de carro até a ponte Vincent Thomas, às 12h30 do domingo, e se atirado ao mar. A Guarda Costeira dos EUA diz que uma nota de suicídio foi encontrada no veículo de Scott, que estava estacionado em uma das pistas da ponte.

Tony vivia em Beverly Hills e era irmão do também diretor Ridley Scott, que nesta segunda (20) foi visto num aerporto de Londres esperando um voo para Los Angeles.

O filme "Top gun", protagonizado pelo ator Tom Cruise, foi uma das maiores bilheterias da década de 1980 e faturou mais de US$ 340 milhões em bilhetaria ao redor do mundo. Ele começou sua carreira dirigindo comerciais nos anos 70. Seu primeiro longa, "Fome de viver', foi lançado em 1982 e tinha David Bowie, Catherine Deneuve e Susan Sarandon no elenco. Scott também dirigiu filmes como "Dias de trovão", "Amor à queima roupa", "Incontrolável", "Chamas da vingança", "Um tira da pesada 2" e "Inimigo do estado". Saiba mais

18 08 12
Princípe William pilota helicóptero e resgata garota do mar na Inglaterra
Jovem de 16 anos tentava ajudar irmã de 13, que estava se afogando.
Adolescentes foram encaminhadas a um hospital para exames.
Príncipe William no helicóptero (Foto: Reprodução)

O príncipe William, da Inglaterra, resgatou uma garota de 16 anos do mar durante uma missão aérea nesta quinta-feira (16), relata o "Telegraph".

Surfistas de uma praia em Silver Bay, oeste do País de Gales, viram a garota tentando ajudar sua irmã de 13 anos, que estava se afogando, e acionaram ajuda.

A equipe aérea de resgate que inclui William estava estacionada em uma base próxima e foi chamada.

O príncipe pilotou o helicóptero RAF Sea King enquanto seus colegas retiraram a garota mais velha do mar. Eles procuraram a mais nova, mas então receberam informação de que ela tinha chegado a salvo na areia. As duas foram encaminhadas a um hospital para exames. G1

17 08 12
Intolerância religiosa:
Se não renuncia o cristianismo pode ser executado!
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Uma família feliz iraniano.  Nadarchani com sua esposa e dois filhos


Ele deve morrer, porque ele acredita em Jesus!

Uma família feliz iraniana. Nadarchani com sua esposa e dois filhos. Bye, ele, provavelmente, não! Nos próximos dias, ele deve ser executado. Saiba mais

17 08 12
Príncipe Philip no hospital novamente
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Príncipe Philip no hospital novamente
Príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, foi a terceira vez em poucos meses no hospital. Com 91-anos, tinha sido recebido a tarde em um hospital em Aberdeen, na Escócia, havia uma "medida de precaução", disse o Palácio de Buckingham nesta quarta-feira. Saiba mais

13 08 12 
Fidel Castro faz 86 anos, mas não aparece em público desde junho
Líder cubano não aparece em público ou publica coluna desde 19 de junho.
Ausência aumenta especulação sobre saúde, que o fez se afastar em 2006.

Fidel Castro participa de ato público no qual lançou novo livro sobre sua vida (Foto: Reuters/Cubadebate/Roberto Chile)

O ícone revolucionário Fidel Castro faz 86 anos na segunda-feira (13) longe da vista, mas não da lembrança, enquanto os cubanos refletem sobre o seu futuro e o deles em uma época de mudança em um dos últimos países comunistas do mundo.

O líder barbudo, que foi uma presença constante e durante décadas assombrou os cubanos com sua retórica exaltada, ainda mantém um lugar especial nos corações e mentes dos 11 milhões de moradores da ilha caribenha, mesmo que a idade e a enfermidade tenham-no obrigado a assumir um segundo plano.

Ele está longe do público há quase dois meses, sem aparecer nem publicar uma de suas colunas de opinião na mídia estatal desde 19 de junho. Saiba mais

07 08 12
Espólios de combate no Afeganistão,
Talibã, armas alemãs
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha

Soldados da Bundeswehr no Afeganistão têm cada vez mais que lutar contra talibãs que estão equipados com armas alemãs. Como as armas acabaram nas mãos dos insurgentes está claro. O fundo é o controle das exportações claramente inadequadas. Além da República Checa, a Alemanha é o único país da UE emergir das armas no Afeganistão.

Antes da embaixada alemã em Cabul.

03 08 12
Primeiro tufão da temporada mata 4 em Taiwan
Foram registrados deslizamentos de terra e a retirada de 1,5 mil pessoas.
O tufão já havia passado pelas Filipinas, onde deixou 23 mortos.

Barcos pesqueiros ficam presos em porto no condado de Ilan, leste de Taiwan, nesta quinta (2) (Foto: AFP)

A passagem do tufão Saola nesta quinta-feira (2) por Taiwan, acompanhado por fortes ventos e chuvas, provocou quatro mortes e deixou a ilha paralisada, informaram as autoridades locais.

O Saola, primeiro tufão da temporada a atingir Taiwan, tocou a terra às 3h20 (tarde de quarta-feira no horário de Brasília), perto da cidade de Hualien, na costa leste, e já havia matado uma pessoa.

Saola provocou chuvas torrenciais nas regiões leste e norte de Taiwan. Também foram registrados deslizamentos de terra e a retirada de 1,5 mil pessoas de áreas de risco. Alugmas áreas absorveram até 150 centímetros de água.

Homem observa carros e estruturas submersas em Tapiei, Taiwan, nesta quinta (2) (Foto: AFP)
03 08 12
Cinco rebeldes morrem em atentado frustrado em Cabul
Eles foram mortos pelas forças de segurança, segundo um dirigente afegão.
Grupo estaria com explosivos presos ao corpo, lança-foguetes e armas.
Armamentos que estariam com os rebeldes mortos nesta quinta (2) (Foto: Reuters)

Cinco rebeldes que planejavam um ataque suicida em Cabul foram mortos pelas forças de segurança nesta quinta-feira (2), segundo um dirigente afegão.

Após o tiroteio, dois rebeldes permaneciam entrincheirados em uma casa, que está cercada pela polícia, informou Lutfullah Mahsal, da Direção Nacional de Segurança.

Um porta-voz da Otan no Afeganistão confirmou "um incidente desta natureza em andamento em Cabul", sem dar detalhes.

"Um grupo de insurgentes com explosivos presos ao corpo, lança-foguetes e metralhadoras planejava tomar um prédio na zona de Sar-i-Naw de Cabul", disse Mahsal.

"Após receber informação da Inteligência, as forças de segurança realizaram uma operação contra uma casa no bairro de Pul-e-Charkhi, no leste da capital, onde ocorreu o tiroteio", disse.

"O confronto teve início de madrugada e até o momento cinco rebeldes já morreram e outros dois estão resistindo", assinalou Mahsal, destacando que na casa foi encontrada uma caminhonete carregada com explosivos. Saiba mais

02 08 12

Filipina se afoga no tufao que desde uma semana devasta a a área de manilla
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha

14 000 pessoas em fuga do mau tempo Filipinas: Manila está se afogando!
Filipinas: 14 000 pessoas em fuga do mau tempo
Manila (Filipinas) - Uma violenta tempestade tropical amarradas nas Filipinas, uma faixa de destruição atravessa Manila - Oito pessoas morreram na tempestade caos.
01 08 12
Fundador Wikileaks Julian Assange, mãe implora ao Equador para dar asilo para o seu filho
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Christine Assange agitado no Equador o tambor para seu filho, numa conferência de imprensa mostra foto de uma criança.  Julian Assange pediu asilo político no país sul-americano

 Christine Assange luta por seu filho fundador do Wikileaks 

Christine Assange agita no Equador o tambor para seu filho, numa conferência de imprensa mostra foto de uma criança. Julian Assange pediu asilo político no país sul-americano.

Ministro dos Negócios Estrangeiros Ricardo Patino conforta Christine Assange, no Equador, em discussões sobre pedido de asilo de seu filho

Ministro dos Negócios Estrangeiros Ricardo Patino conforta Christine Assange, no Equador, em discussões sobre pedido de asilo de seu filho. Saiba mais

31 07 12
Inclinação põe Coliseu sob observação em Roma
Lateral inclinada não causa preocupação, disse diretora do anfiteatro.
Ela descartou que inclinação tenha sido provocada pelo trânsito.

Rua alagada em frente ao Coliseu, em Roma, nesta quinta-feira (20) (Foto: AFP)

A inclinação de 40 centímetros em uma das laterais do Coliseu de Roma, um dos monumentos mais visitados do mundo, não causa preocupação entre os especialistas, mas foi tomada a decisão de submetê-lo à observação, explicou à Rossella Rea, diretora do anfiteatro do século I.

Segundo a especialista, o fenômeno se deve a diferentes fatores: imperfeições durante a construção ou a problemas no cimento detectados até o século V, como ocorre com outros monumentos.

Ela também descartou a teoria da imprensa local, que atribui a inclinação a vibrações provocadas pela passagem de carros e ônibus. Segundo ela, a inclinação se deu do lado não exposto ao trânsito. G1
31 07 12
Apagão deixa mais de 300 milhões sem eletricidade no norte da Índia
Autoridades trabalham com prioridade nos serviços de hospitais.
É um dos piores apagões a atingir o país em mais de uma década.
Indianoesperam volta do metrô na manhã desta segunda-feira (30, horário local) (Foto: AP)

Uma falha na rede em Nova Délhi e em grande parte do norte da Índia deixou mais de 300 milhões de pessoas sem eletricidade nesta segunda-feira (30) em um dos piores apagões a atingir o país em mais de uma década. Até as 3h (horário de Brasília), 60% do sistema foi restabelecido, e o metrô já funciona, segundo a "NDTV".

As luzes em Delhi e em sete estados apagaram aproximadamente às 2h locais (18h de domingo no horário de Brasília) e não haviam sido restauradas até a hora do rush matinal, deixando os trabalhadores sufocados de calor da capital durante a noite, e então retidos nas estações do Metrô, que foram cancelados.

Os apagões são freqüentes na maior parte do país, incluindo em grandes cidades. Saiba mais

29 07 12
Oposição síria pede armas pesadas a 
países aliados

'Queremos armas que possam parar tanques e aviões', disse líder.
Combates em Aleppo foram retomados neste domingo (29).


Rebeldes sírios em Aleppo neste sábado (28) (Foto: AP)


A oposição síria fez um apelo neste domingo (29) a seus aliados estrangeiros para que lhes entreguem armas pesadas para o combate à "máquina de matar" do presidente Bashar al-Assad e disse ainda que em breve vai iniciar conversações para formação de um governo de transição que substitua Assad.

Os combates foram retomados neste domingo em Aleppo, a segunda maior cidade da Síria, onde os rebeldes que lutam contra o regime de Bashar al-Assadx permanecem entrincheirados em alguns bairros, em uma tentativa de resistir à ofensiva do exército.

"Os rebeldes estão lutando com armas primitivas. Nós queremos armas que possam parar tanques e aviões. É isso o que queremos", disse o líder da aliança opositora Conselho Nacional Sírio (CNS), Abdelbasset Sida, em entrevista à imprensa.

Sida deu as declarações enquanto rebeldes e forças do governo, apoiadas por tanques e helicópteros, combatiam nas ruas de Aleppo, principal centro comercial da Síria.

Segundo Sida, suprimentos de armas "permitirão aos sírios serem capazes de se defenderem contra essa máquina de guerra". Saiba mais
29 07 12
Já 14 mortos em surto de Ebola na Uganda
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Já mortos 14 em surto de Ebola em Uganda
Em Uganda, 14 pessoas morreram até agora com as consequências. Como a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou na noite de sábado também, a infecção viral em 20 pessoas no oeste do país do leste Africano foi identificada. 

25 07 12
Tufão 'Vicente' deixa mais de 100 feridos em Hong Kong
Fotógrafo registrou andaime quebrado no topo de edifício residencial.
Tempestades nos últimos três dias deixaram mais de 111 mortos na China.

Fotógrafto registrou andaime quebrado no topo de um edifício residencial na região (Foto: AFP)

O tufão "Vicente" deixou mais de uma centena de feridos em sua passagem por Hong Kong, que sofreu os efeitos da tempestade tropical mais forte dos últimos 13 anos, informou nesta terça-feira (24) a imprensa local.

O observatório meteorológico da ex-colônia britânica ativou o máximo nível de alerta (10) para tufões pouco após a 0h, quando as rajadas de vento chegaram a alcançar 120 km/h.

No total, 129 pessoas foram atendidas nos hospitais públicos da cidade, sendo que mais da metade acabou internada, segundo informações das fontes médicas.

O tufão provocou a queda de mais de 600 árvores e danificou edifícios no centro da cidade.

Várias inundações foram registradas na região norte do território, próxima à fronteira com aChina, enquanto cerca de 100 pessoas tiveram que pernoitar em uma das estações do metrô depois de todos os serviços de transporte terem sido suspensos. Veja mais

25 07 12
Homem-bomba que atingiu ônibus na Bulgária teve ajuda, diz premi
Boiko Borisov acredita que suicida teve ajuda de grupo organizado.
Polícia ainda não identificou responsável por ataque que matou 5 e feriu 30.

... Ônibus alvo do ataque é transportado do aeroporto de Burgas nesta quinta-feira (19). (Foto: AP/Impact Press Group)
23 07 12
Polícia descarta participação de outra pessoa em ataque no cinema
James Holmes agiu sozinho no massacre, segundo investigações.
As 12 vítimas mortas pelo atirador dos EUA foram identificadas.

Policiais prepararam o 'tiro de água' para desarmar explosivos no apartamento do atirador americano (Foto: Andy Cross/AP)


A polícia de Aurora, no estado americano do Colorado, descartou neste domingo (22) que James Holmes, o atirador de 24 anos que matou 12 pessoas no cinema, tenha recebido ajuda de outra pessoa no planejamento e execução dos crimes.

"Circula muito informação não confirmado sobre um segundo suspeito. Com relação a estas informações, esta noite falamos com um companheiro de Holmes e não há razão para crer que está envolvido", disse em entrevista coletiva a porta-voz da polícia, Cassidee Carson.

A negação da polícia sobre a intervenção de outra pessoa no tiroteio vem depois de relatos da imprensa, segundo os quais um colega de Holmes teria ajudado a cometer os assassinatos.
Foto de James Holmes, suspeito do tiroteio desta sexta-feira (20) no Colorado, divulgada pela Universidade do Colorado (Foto: Reuters)
Encomendas
O jovem James Holmes estava recebendo grande número de encomendas, possivelmente de munição, nos últimos quatro meses segundo a polícia local.

O apartamento de Holmes, de 24 anos, estava armadilhdo com explosivos sofisticados, disse Dan Oates, chefe da polícia de Aurora, a cidade no estado do Colorado em que ocorreram as mortes. "Estava desenhado para matar quem entrasse", afirmou.

"Sabemos que o suspeito recebeu, nos últimos quatro meses, um grande volume volume de encomendas tanto no endereço de casa quanto no do trabalho", disse Oates, em conferência de imprensa à tarde. "Isso começa a explicar como ele conseguiu as revistas e munições e começa a explicar como ele tinha alguns dos materiais encontrados no apartamento." Saiba muito mais
23 07 12
Relatos de violência em campos de 
refugiados turcos
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Campo de refugiados na Turquia: Um número crescente de sírios que fogem do seu país, incluindo ex-confidente de Assad.  (AP)

Beirute, 23 De Julho (DAPD) - refugiados da Síria em dois campos na Turquia, de acordo com um relatório semi-oficial Anatólia estourou em tumultos relata agência de notícias. Saiba mais
19 07 12
Defesa recebe novo helicóptero para uso da presidente Dilma

Unidade integra pacote de 50 helicópteros comprados para o governo.
Pacote custou R$ 5,2 bilhões; produção e montagem são feitos na França.
Helicóptero para Dilma tem bancos de couro e capacidade para transportar 10 passageiros (Foto: Priscilla Mendes/G1)


O Ministério da Defesa recebeu nesta quarta-feira (18) um novo helicóptero que ficará à disposição da presidente Dilma Rousseff. O equipamento, modelo vip, contará com mesa de reunião, bancos de couro e espaço suficiente para transportar 10 passageiros e três tripulantes de forma mais confortável que os modelos militares, segundo informou assessoria de imprensa da pasta.

O valor do helicóptero presidencial, contudo, não foi informado pelo Ministério da Defesa nem pela fabricante, a empresa Helibras. Isso porque o equipamento faz parte de um pacote de 50 novos helicópteros adquiridos pelo Ministério da Defesa.

O contrato, firmado durante o governo Lula, prevê investimento de R$ 5,2 bilhões para construção de 2 unidades destinadas à frota presidencial e mais 48 unidades destinadas às Forças Armadas (16 para a Aeronáutica, 16 para o Exército e 16 para a Marinha).

Das 50 unidades contratadas, a Helibras entregou quatro, sendo uma para cada Força Armada e uma para a Presidência. A previsão é que, em até um ano, o segundo helicóptero presidencial seja entregue. G1
 

17 07 12
Shaolin passou a dar risada com filmes engraçados, diz mulher
Ela informou que ele teve um pequeno avanço no nível de consciência e que a equipe médica considerou a melhora extremamente positiva.

O humorista Shaolin passou a dar risada com cenas de filmes e histórias engraçadas. A informação foi dada ao R7 pela mulher dele, Laudiceia Veloso. Ela informou que ele teve um pequeno avanço no nível de consciência e que a equipe médica considerou a melhora extremamente positiva.

— Eu acredito que ele entenda o que nós falamos, porque ri, chora, emociona-se e mantém atenção às coisas. Apesar de ainda não ter desenvolvido a fala e os movimentos, estamos muito felizes e esperançosos com a melhora dele. Quem sabe não temos, em breve, uma excelente notícia.

Shaolin se recupera em casa de um acidente que sofreu em janeiro de 2011, em Campina Grande, na Paraíba. Ele continua com o tratamento com fonoaudiólogos e fisioterapeutas. Laudiceia disse que no último dia 19 de junho a família recebeu uma grande visita. A cantora Joelma foi até a residência ver o humorista e ele demonstrou a ter reconhecido.

— Ele ficou muito feliz e percebemos que ele a reconheceu. Ele riu muito. Ela também notou a melhora dele. Tirando a traqueostomia, o rosto dele voltou a ser o mesmo. Dizemos que o Shaolin já está com cara de Shaolin.

A mulher do humorista contou que nos períodos após o acidente ele perdeu muito peso, mas que agora voltou ao normal. Shaolin gosta de assistir a DVDs do Chico Anysio e faz seis refeições por dia, ainda com sonda. Laudiceia afirma que as mensagens que os fãs enviam ajudam a família.

— Sempre recebemos muitas mensagens de carinho e sempre agradecemos. Somos muito gratos a essa atenção. Não temos dúvidas de que o Shaolin um dia volte a trabalhar e a alegrar o público dele. Não tinha noção do quanto ele era amado.

O acidente

Francisco Jozenilton Veloso, o Shaolin, ficou gravemente ferido no acidente na BR-230, na região de Mutirão, em Campina Grande (PB). Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o comediante dirigia no sentido São José da Mata da rodovia quando um caminhão, que vinha na faixa oposta, invadiu a contramão e bateu contra o veículo do artista.

Desde o acidente, já foram ouvidos policiais rodoviários federais; médicos do Samu, que prestaram os primeiros atendimentos ao humorista e pessoas da comunidade local, que presenciaram o ocorrido. O motorista envolvido no acidente, Jobson Clemente Benício, de 23 anos, responde processo por lesão corporal e omissão de socorro, por ter fugido do local do acidente. Portal Correio
 

17 07 12
Sobe para 27 o número de mortos no Japão por conta das chuvas
Seis pessoas ainda estão desaparecidas no sul do país.
Cerca de 3.000 ficaram presos por causa de alagamentos em estradas.

Uma área residencial de Kyoto, no oeste do Japão, ficou inundada no domingo (15) após ser atingida pelas chuvas torrenciais que já castigavam o sul do país. (Foto: Foto AP/Kyodo News)

O número de mortos no sul do Japão subiu para pelo menos 27 nesta segunda-feira (16) devido às fortes chuvas que atingem a região há seis dias. Segundo a agência "Kyodo", os trabalhos de resgate continuavam sendo realizados nas regiões afetadas pelas enchentes.

Nas províncias de Kumamoto, Oita e Fukuoka havia seis desaparecidos. Na cidade de Yame, em Fukuoka, no domingo (15), cerca de 3.000 moradores ficaram presos por causa de alagamentos em estradas enquanto esperavam pelo resgate das tropas das Forças de Autodefesa.
Casa destruída às margens do Rio Hoshino, na cidade de Yame, província japonesa de Fukuoka, nesta segunda-feira (16) (Foto: Kazuhiro Nogi/AFP)
 
17 07 12
Syrian rebeldes denunciam "batalha pela libertação" de Damasco
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Rebeldes Syrian denunciar "a batalha pela libertação" de Damasco (© Reuters)

Damasco, 17 De Julho (AFP) - Os rebeldes Syrian anunciaram na terça-feira uma "batalha pela libertação" da capital Damasco. Esta luta começou, disse uma porta-voz da oposição do exército sírio, na terça-feira através da Internet serviço telefónico Skype, a agência de notícias AFP em Beirute. Uma reunião entre o Sírio enviado da ONU Kofi Annan e o presidente russo Vladimir Putin, aparentemente,não levou a nenhum resultado.

Rebeldes da Síria denunciar "a batalha pela libertação" de Damasco (© Reuters)

Rebeldes da Síria denunciar "a batalha pela libertação" de Damasco (© Reuters)
13 07 12
Menina de 3 anos e 54 cm pode ser menor pessoa do mundo
Médicos acreditam que mutação genética fez chinesa parar de crescer.
Caso não cresça mais, ela pode superar recorde de nepalês com 54,6 cm.
Uma menina de 3 anos pode ser a menor do mundo depois que parou de crescer com apenas 54 cm de altura, segundo o tabloide inglês The Sun.

Xiao Xiao pesa apenas 2,5 kg e médicos de Huaihua, na China, acreditam que uma mutação genética parou o desenvolvimento da menina. Caso não cresça mais nenhum centímetro, a criança pode superar o recorde de menor pessoa do mundo.

A menina Xiao Xiao, de apenas 54 cm, com sua avó em reporatagem do The Sun (Foto: Reprodução)

Atualmente, o recorde registrado no Guinnes para menor pessoa pertence a um nepalês de 72 anos, chamado Chandra Bahadur Dangi, que mede 54,6 cm.

Já a menor mulher do mundo é a indiana Jyoti Amge, com 62,8 cm.  G1

10 07 12
Polícia Prende sequestrador em escola Francesa
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Seqüestradores na escola traz adultos em seu poder (© Foto: AFP)
Paris - franceses das forças especiais da polícia prenderam os sequestradores de um centro de recreação infantil, perto de Paris. O acesso foi logo após a libertação dos reféns, disse um porta-voz. O homem havia deixado a cena e foi então preso. 

10 07 12
Asilo a Assange municiaria lobistas anti-Equador nos EUA, diz diplomata
Avaliação é da embaixadora do Equador em Washington, Nathalie Cely.
Fundador do WikiLeaks teme ser entregue aos EUA para ser julgado.

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, em 1º de fevereiro ao chegar na Suprema Corte, em Londres (Foto: AP)

Uma eventual concessão de asilo ao fundador do WikiLeaks, Julian Assange, pelo Equador seria capitalizada por grupos que são contra o país no Congresso dos Estados Unidos, admitiu nesta segunda-feira (9) a embaixadora de Quito em Washington, Nathalie Cely.

"Dar asilo a Assange, esses grupos, na verdade, já estão fazendo, e utilizarão essas munições para atacar o país. Mas, como sempre, defenderemos nossa posição e nossas decisões", declarou a diplomata em entrevista à Radio Majestade.

Assange se refugiou na embaixada do Equador no Reino Unido em 19 junho deste ano.

O governo sueco quer o fundador do WikiLeaks no país, onde é acusado por crimes sexuais. Segundo Assange, sua extradição, no entanto, seria apenas uma etapa para que fosse entregue aos Estados Unidos, onde poderia ser julgado por espionagem. G1

07 07 02
Rússia registra mais de 90 mortos em inundações no sul do país
Fortes chuvas atingiram nas últimas 24 horas litoral do Mar Negro.
Cerca de 2 mil casas foram inundadas no distrito de Gelendzhi.
Foto divulgada pelo Ministério do Interior russo mostra inundação na cidade de Gelendzhik (Foto: AFP)

Subiu para 99 o número de pessoas que morreram nas inundações ocasionadas pelas chuvas torrenciais registradas na região de Krasnodarsky, sul da Rússia, na pior ocorrência do tipo em uma década e que afetou cerca de 13.000 habitantes, disse a polícia neste sábado (7).

No distrito de Krymsk, as autoridades descobriram 76 corpos, incluindo uma criança de dez anos, declarou o porta-voz policial da região, Igor Zhelyabin.

Nos dois últimos dias, outras nove pessoas morreram no balneário de Gelendzhik, junto ao Mar Negro, e dois mais no porto de Novorosiisk. Veja mais

07 07 12
Conflito na Síria se espalha e atinge Líbano; mortos chegam a 5
Ataques de morteiros de forças sírias atingiram vilas no norte do país.
Governo libanês minimizou conflito na fronteira e disse que não revidará.
Prédios destruídos após confrontos entre rebeldes e forças do governo na cidade de Homs, na Síria (Foto: Yazen Homsy / Reuters)

O conflito na Síria alcançou o Líbano neste sábado (7), com ataques de morteiros de forças do governo atingindo vilas no norte do país, matando cinco pessoas depois que rebeldes cruzaram a fronteira atrás de refúgio, afirmaram moradores da área.

Diferentemente da Turquia, que abertamente acolhe rebeldes lutando para derrubar o presidente sírio, Bashar al-Assad, o Líbano não deve responder militarmente e minimizou o efeito de conflitos na área de fronteira.

Mas rebeldes têm usado o norte do Líbano como uma base de operações, e as forças de Assad têm às vezes bombardeado vilas e até cruzado a fronteira para buscar militantes, ameaçando acentuar as tensões no Líbano. Saiba mais
 

22 06 12
‘Alguém tem que ser o primeiro’, 
diz o presidente José Mujica
Em entrevista durante a Rio+20, Mujica se mostrou confiante no sucesso da iniciativa
 O presidente José Mujica durante uma conferência no Uruguai, em outubro de 2011 Foto: Matilde Campodonico/AP


O presidente do Uruguai, José “Pepe”Mujica, minimizou as críticas, a polêmica e o espanto causados por seu projeto de descriminalização da maconha. Com o estilo simples que lhe é peculiar, sem gravata ou seguranças, Mujica se mostrou confiante no sucesso da iniciativa. Ele conversou com o GLOBO durante a plenária dos chefes de Estado da Rio+20.

O GLOBO: Quais os riscos de descriminalizar o uso da maconha?

JOSÉ “PEPE” MUJICA: Veja bem, a ideia não é liberar. Ao contrário, vamos controlar através de uma rede estatal de distribuição. Não estamos propondo uma legalização que permita que qualquer um possa ir ao armazém, comprar quantidades de maconha e fazer o que quiser. O Estado vai ter controle da qualidade, da quantidade, do preço, e as pessoas estarão registradas. Os cigarros terão controle digital, sendo possível rastrear sua origem por meio da assinatura química da amostra. É importante frisar que se você comprar 20 cigarros, terá que consumi-los e não poderá vendê-los.

Mas como será possível garantir que não haverá uma revenda da droga?

MUJICA: Com o registro no Estado, esses usuários serão facilmente rastreados se as regras forem violadas. Estamos anunciando um pacote de 16 medidas para combater a insegurança, mas só se fala nessa. O que nós esperamos é reduzir o número de crimes nas cidades uruguaias. A maioria dos crimes, hoje, é cometida por jovens delinquentes.

Não é um passo ousado demais?

MUJICA: Existem propostas semelhantes na Europa, e alguém tem que começar na América do Sul. Alguém tem que ser o primeiro, porque nós estamos perdendo a batalha contra as drogas e a criminalidade no continente. Faço isso pela juventude, pois as formas tradicionais de enfrentar este problema não deram resultado até agora. Temos que buscar outro caminho, mesmo que alguns o considerem ousado. O Uruguai é um país pequeno, onde se podem fazer as coisas com mais facilidade. Não somos grandes como o Brasil. Globo

22 06 12
Governo da Grécia quer rever pacote sem ameaçar permanência no euro
Coalizão liderada pelos conservadores fez primeiro anúncio oficial.
Gabinete prometeu reduzir déficit, controlar dívida e fazer reformas.

Padre ortodoxo grego lê nesta quinta-feira (21) em Atenas o noticiário sobre a formação do novo governo (Foto: AFP)

O novo governo de coalizão da Grécia, liderado pelos conservadores do Nova Democracia, afirmou nesta quinta-feira (21), em seu primeiro anúncio, que deseja revisar as condições de seu plano de resgate com a União Europeia e o FMI, mas permanecendo na zona do euro.

Em um comunicado conjunto, as formações conservadora, socialista e de esquerda moderada, coligadas no executivo, disseram que o objetivo do governo é "revisar os termos do acordo de resgate", mas sem que isso "ameace a permanência do país na Eurozona".

Segundo o executivo, serão respeitados os objetivos de redução de déficit orçamentário, controle da dívida e aplicação das reformas estruturais".

"O objetivo é criar as condições para tirar o país da crise de uma vez por todas e para que não dependa mais de planos de resgate no futuro", afirma o comunicado.

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durao Barroso, felicitou a formação do executivo como "um sinal claro da determinação da Grécia em cumprir seus compromissos e permanecer no euro".

A Grécia, abatida economicamente com uma recessão pelo quinto ano consecutivo, com uma hemorragia contínua de depósitos bancários e um desemprego de 22,6%, quer obter um prazo suplementar de dois anos, até 2016, para sanear suas finanças públicas. Saiba mais

20 06 12
Pacote turístico em assentamento israelense tem treino para 'matar terrorista'
Figuras de pessoas usando turbantes árabes são usadas como alvo para tiros em campo de treinamento usado pelo Exército.

Pacote turístico em assentamento israelense tem treino para 'matar terrorista' (Foto: Sharon Gat)

Um campo de treinamento de tiro ao alvo localizado em um assentamento israelense tem provocado polêmica ao oferecer aos visitantes um pacote de 'turismo radical' que inclui treinamento para 'matar terroristas'.

O campo Caliber 3, no assentamento de Gush Etzion, no território palestino da Cisjordânia, usa como alvo de tiros figuras em tamanho real portando tradicionais turbantes árabes.

O local, com mais de 10 mil metros quadrados, é usado em treinamentos do Exército e da polícia de Israel. O proprietário, o empresário Sharon Gat, contou à BBC Brasil que resolveu aproveitar as instalações já existentes para dar início ao 'projeto turístico'.

'Queremos que os judeus do mundo inteiro possam ver com seus próprios olhos que no Estado de Israel há organizações e pessoas que sabem ensinar auto-defesa no mais alto nível', disse o empresário. Veja mais
 

18 06 12
Atentados contra igrejas na Nigéria deixam dezenas de mortos
Onda de ataque atingiu cinco templos e deixou mais de 100 feridos.
Grupo islamita declarou recentemente que faria ataques contra cristãos.

Moradores observam igreja parcialmente destruída em Kaduna, na Nigéria, após ataque suicida neste domingo (17) (Foto: Victor Ulasi / AFP)

Pelo menos 21 pessoas morreram e cerca de cem ficaram feridas em atentados praticados neste domingo (17) contra cinco igrejas do estado de Kaduna (norte da Nigéria) e em violentas manifestações de cristãos realizadas depois do ataque, indicou uma autoridade da Agência Nacional de Situações de Emergência (NEMA).

"Os registros das equipes médicas indicam 21 mortos e 101 feridos nos atentados e nos conflitos", declararam autoridades. Saiba mais

15 06 12
Empresários Chineses na Paraíba
A programação do encontro entre a comitiva de empresários chineses e cerca de 80 empresários brasileiros, em João Pessoa (PB), no dia 18/06/2012, às 14h, no Hotel Village Premium, localizado em Tambaú, abrange a apresentação do Projeto Nacional de Fibra Ótica em Domicílios, assinatura de convênio entre a multinacional Comba-Telecom e a ANID - Associação Nacional para Inclusão Digital. 


A tarde de intercâmbio entre a base tecnológica do Brasil e os parceiros chineses, será iniciada com o cadastramento, que mobilizará também a imprensa e autoridades. 

Abrindo o evento, às 14h30, o presidente da ANID, Percival Henriques, falará como representante da rede de inclusão digital que atualmente encontra-se estruturada de Fortaleza (CE) à Uruguaiana (RS) na divisa do Brasil com a Argentina, logo em seguida às 14h40 falará o representante nacional da Orviem Comba, Johnny Brito. 
Na ocasião serão ministradas palestras sobre "Sistema Microondas - Novas plataformas", "Sistema Epon e Satélite", por Johnny Brito, e o presidente da Anid, Percival Henriques, fará a apresentação do Projeto Nacional de Fibra Ótica em Domicílios. 


Na ocasião serão ministradas palestras sobre "Sistema Microondas - Novas plataformas", "Sistema Epon e Satélite", por Johnny Brito, e o presidente da Anid, Percival Henriques, fará a apresentação do Projeto Nacional de Fibra Ótica em Domicílios. 

A programação inclui ainda sorteio de brindes para os convidados. "Sem recursos do Governo, lidamos com a possibilidade de ampliar nosso raio de ação para mais de 400 mil residências que nesse primeiro momento serão diretamente conectadas a uma rede de fibra ótica, o que possibilitará uma grande quantidade de serviços somente possível a partir dessa tecnologia", acrescentou o dirigente da Anid, Percival Henriques, cujos parceiros chineses são referências em mercados como Estados Unidos, Rússia, Dubai, Tailândia, Hong Kong, Índia, Cingapura e Suécia, pela credibilidade alcançada na fabricação e distribuição de produtos na área de telecomunicações. 

CONFRATERNIZAÇÃO - HAPPY HOUR Às 17h40 será realizada a segunda rodada do sorteio de brindes e às 18 horas, ainda na área da piscina, acontecerá o show de Gabriela Villar e banda, cantora que vem se notabilizando no meio musical paraibano como intérprete de um roteiro que vai do samba a clássicos da música popular brasileira. Finalizando o evento será oferecido aos convidados da parceria ANID - Comba um coquetel, na área da piscina do Hotel Village Premium. 

Anne Karolyne Fernandes 
Assessoria de Comunicação e Imprensa ANID - Associação Nacional para Inclusão Digital 
Fone: (83) 3513-5362 
Orkut: ANID Brasil 
Facebook: Anid Brasil 
Twitter: @ANID_Brasil
15 06 12
Manifestantes antiausteridade enfrentam polícia em Roma
Ato ocorreu durante encontro entre premiê italiano e presidente francês.
Líderes reafirmaram que querem que a Grécia siga na zona do euro.

Manifestantes antiausteridade enfrentam policiais nesta quinta-feira (14) em frente ao palácio Chigi, sede do governo italiano, em Roma (Foto: Reuters)

Estudantes e trabalhadores contrários às medidas de austeridade europeia entraram em confronto com a polícia nesta quinta-feira (14) em Roma, na Itália, durante encontro do premiê italiano, Mario Monti, com o presidente francês, François Hollande.

Os dois discutiram meios para incrementar o crescimento econômico e frear a crise na Zona Euro que ameaça de novo diretamente a Itália.

A polícia empurrou e golpeou um pequeno grupo de manifestantes que se separou do protesto principal para tentar romper um cordão de isolamento e chegar à porta da frente do Parlamento.

A multidão principal - de algumas centenas de pessoas -- agitou bandeiras sindicais e chutou bolas de futebol na polícia de choque. Saiba mais

15 06 12
Após Parlamento ser dissolvido, militares mantêm eleição no Egito
Segundo turno da presidencial será mesmo no fim de semana, diz junta.
Decisão de tribunal gerou incerteza no país na véspera da votação.
Manifestantes protestam em frente ao prédio da Suprema Corte Constitucional do Egito nesta quinta-feira (14) (Foto: AFP)

A junta militar que governa provisoriamente o Egito disse nesta quinta-feira (14) que o segundo turno da eleição presidencial está mantido para o fim de semana, apesar da decisão judicial que dissolveu a câmara baixa do Parlamento do país.

A informação é da agência estatal de notícias Mena.

A eleição vai opor Ahmed Shafiq, ex-premiê do período do ditador Hosni Mubarak, e Mohamed Morsi, da Irmandade Muçulmana.

Mais cedo, a Suprema Corte Constitucional do Egito havia anunciado que invalidou um terço dos deputados recém-eleitos no país e, depois, declarou inconstitucional o Parlamento, de maioria islamita, originado nas eleições legislativas, as primeiras celebrada no Egito depois da queda de Mubarak, em fevereiro de 2011, no contexto da Primavera Árabe. Saiba mais

10 06 12
Veja Marcha das Vadias em João Pessoa
Manifestação aconteceu neste sábado (9) no Centro da capital.


05 06 12
Justiça manda soltar Dadá, apontado como araponga de Cachoeira
Ex-sargento da Aeronáutica foi preso no fim de fevereiro em ação da PF.
Tribunal condicionou soltura à não existência de outro mandado de prisão.
O ex-sargento da Aeronáutica Idalberto Matias de Araújo, o Dadá, em sessão da CPI do Cachoeira (Foto: Geraldo Magela / Agência Senado)

A terceira turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) decidiu nesta segunda-feira (4) pela soltura do ex-sargento da Aeronáutica Idalberto Matias de Araújo, o Dadá, preso durante a Operação Monte Carlo da Polícia Federal e acusado de ser um espião que atuava com grampos ilegais a serviço do bicheiro Carlinhos Cachoeira.

A terceira turma do TRF, no entanto, fez a ressalva de que Dadá está impedido de manter contato com outros denunciados e também não pode deixar a comarca de seu domicílio sem autorização judicial. O araponga reside com sua família em Brasília. O TRF também determinou que Dadá não poderá ser solto caso haja outro processo com pedido de prisão em vigor contra ele.

Na outra operação relacionada ao esquema de Cachoeira, a Saint-Mitchel – coordenada pela Polícia Civil do DF –, não há mandado de prisão para Dadá, segundo o Ministério Público do Distrito Federal. Leia mais

02 06 12
QUANDO A DROGA AJUDA A PROLONGAR A VIDA
Chávez sobrevive com opiáceo muito mais forte que a morfina, diz jornal
Ele estaria tomando fentanil, droga cem vezes mais potente.
Informação foi publicada neste sábado pelo jornal espanhol 'ABC'.

Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, durante programa na terça-feira. (Foto: AFP)


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, suporta as fortes dores provocadas pela extensão de seu câncer aos ossos graças a um opiáceo "cem vezes mais forte que a morfina", afirma neste sábado (2) o jornal espanhol "ABC".

O dirigente venezuelano "está tomando fentanil, um medicamento que é cem vezes mais potente que a morfina, com o objetivo de aliviar as fortes dores que o persistente avanço do câncer nos ossos está provocando", afirma.

Em uma informação apresentada como "exclusiva", o correspondente do jornal conservador espanhol em Washington assegura ter tido acesso a "um informe de inteligência que detalha a terapia seguida pelo líder bolivariano".

Este documento, "elaborado a partir dos pareceres médicos da equipe que atende" Chávez, confirma que o presidente "sofre com um rabdomiossarcoma, um tumor cancerígeno dos músculos que estão ligados aos ossos, com metástases nestes".

Mas uma parte da equipe médica considera, segundo a mesma fonte, que, "se não acontecer uma inesperada queda, o presidente Chávez pode chegar às eleições" presidenciais.

Chávez, que não detalhou de que tipo de câncer sofre, nem sua gravidade, busca ser eleito para um novo mandato de seis anos nas presidenciais de 7 de outubro, nas quais prevê enfrentar o candidato opositor Henrique Capriles Radonski.

Falando durante quase quatro horas ao país devido a uma reunião de ministros, Chávez realizou na terça-feira sua aparição televisiva mais longa desde que anunciou, em março, a reincidência do câncer que o atinge desde 2011.

O presidente venezuelano, que concluiu há pouco mais de duas semanas as sessões de radioterapia em Cuba, diminuiu drasticamente suas aparições públicas.

O fentanil, potente opiáceo administrado através de adesivos dermatológicos colocados sob a roupa, pode provocar "certa letargia ou lentidão mental" entre seus efeitos colaterais, afirma o ABC.

O jornal também afirma que os médicos cubanos "não estariam comunicando a Chávez toda a gravidade de sua situação" para "contribuir com a confiança". G1

02 06 12
Elizabeth II vai à corrida de cavalo para marcar Jubileu de Diamante
Rainha de 86 anos assistirá ao Epsom Derby, no sul da Inglaterra.
Milhões de pessoas são esperadas nas celebrações de rua em todo o país.

Rainha Elizabeth II na chegada a Epsom Derby. (Foto: Sang Tan/AP)
A rainha britânica Elizabeth II comemora 60 anos de reinado neste sábado (2) com uma visita às corridas, relembrando uma longa paixão por cavalos e iniciando quatro dias de celebrações nacionais para honrar uma monarca com alta popularidade. 

Rainha Elizabeth II, em foto de 15 de junho de 1960. (Foto: AP)

A rainha, que está com 86 anos, assistirá ao Epsom Derby no sul da Inglaterra, juntando-se a uma multidão de 150 mil pessoas vestidas com seus melhores trajes de verão para uma das melhores corridas da temporada.

Rainha de 86 anos assistirá ao Epsom Derby no sul da Inglaterra. (Foto: Eddie Keogh/Reuters)
29 05 12
Austrália e África do Sul selecionados
 para construção do maior telescópio do mundo 
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Austrália e África do Sul selecionado: facilidade maior telescópio está sendo construída

A decisão foi tomada: O sistema de maior telescópio do mundo será construído na África do Sul e Austrália. O "Big Eye" poderia esclarecer a questão de se estamos sozinhos no universo. Saiba mais
29 05 12
Vaticano confirma que preso em caso 'Vatileaks' 
é o mordomo de Bento XVI
Paolo Gabriele teria sido encontrado com documentos secretos.
Polícia investiga vazamento de notícias reservadas.

Paolo Gabriele, mordomo do papa, em foto de 23 de maio (Foto: AFP)

O mordomo do papa Bento XVI, Paolo Gabriele (Foto: AP)
Magistrados do Vaticano oficializaram neste sábado (26) a acusação contra o mordomo do Papa em respeito à posse de documentos secretos após vazamentos que geraram polêmica na Santa Sé. A mídia local já havia antecipado que a prisão ocorrida esta semana no caso fora justamente do mordomo, Paolo Gabriele.

O comunicado referente a Gabriele, de 46 anos, diz que uma ampla investigação dirá se ele tinha cúmplices nos vazamentos, que ficaram conhecidos como "Vatileaks". Gabriele continuava diariamente como ajudante de Bento XVI até sua prisão na noite da última quarta-feira (23).

detenção de uma pessoa no Vaticano foi anunciada na sexta-feira (25) pelo porta-voz da Santa Sé.

"A pessoa foi detida com documentos confidenciais", indicou o padre Federico Lombardi, ao se referir à investigação aberta pelas autoridades internas vaticanas devido ao vazamento de centenas de cartas e documentos reservados ao papa Bento XVI sobre temas polêmicos internos.

Se condenado, o mordomo pode pegar até 30 anos de prisão por posse ilegal de documentos de um chefe de Estado. É possível que ele seja encarcerado em algum presídio da Itália, já que não existe uma prisão no Vaticano mas o país possui um acordo com o país que o cerca. Saiba mais
29 05 12
Após 'massacre', França exige ação sobre plano de paz da Síria
Chanceler francês disse que conversará com mediador da ONU Kofi Annan.
Ataques do regime sírio em 24 horas mataram ao menos 90, diz oposição.
Corpos de vítimas dos ataques nas últimas 24 horas são vistos em Houla (Foto: Reuters/Shaam News Network)

A França apelou neste sábado (26) para a implementação imediata do plano de paz de Kofi Annan para a Síria e disse que vai convocar uma reunião do grupo Amigos da Síria, depois que ativistas disseram que 90 pessoas foram mortas em bombardeios do regime da Bashar al-Assad.

Condenando a violência na sexta-feira (25) como um "massacre", o chanceler francês Laurent Fabius disse que conversará com o mediador de paz da ONU Kofi Annan, no domingo (27).

90 mortos
A ofensiva do regime sírio sobre a cidade de Hula, na província central de Homs, já deixou pelo menos 90 mortos, segundo informaram neste sábado (26) os grupos da oposição síria.

Em comunicado, o Observatório Sírio de Direitos Humanos (ODSH) assinalou que 25 dos 90 falecidos nos ataques das últimas 24 horas são menores de idade. Veja mais

25 05 12
Manobras históricas
"Dragão" é capturado pela ISS
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Com a pinça é "Dragon" para a posição correta.

Tudo está indo conforme o planejado: A cápsula espacial privada "Dragon" foi capturada por dois astronautas da ISS com um braço robótico. Toda a manobra foi considerada sensível e deve ser concluído à noiteSaiba mais
23 05 12
Situação de crise na Síria volta a se refletir nas ruas do vizinho Líbano
Atos seguem mesmo após ativista anti-Assad que motivou conflito ser solto.
Pessoas protestaram contra sequestro de libaneses por rebeldes sírios.

Xiitas protestam contra o sequestro de peregrinos libaneses que foram tomados por rebeldes sírios, segundo familiares (Foto: Hasan Shaaban/Reuters)
Depois de conflitos que provocaram a morte de ao menos oito pessoas no norte do Líbano, as autoridades libertaram nesta terça-feira (22) o ativista contrário ao governo sírio cuja prisão havia motivado os confrontos iniciais. Mas mesmo com a soltura de Shadi as-Moulawi, novos protestos ocorreram em Beirute.

Os confrontos entre muçulmanos sunitas contrários ao regime sírio de Bashar al-Assad e uma minoria apoiadora do mandatário tomaram as ruas de cidades no norte do Líbano depois que Moulawi foi preso. Os sunitas afirmam que ele ajudava refugiados sírios, e o ativista acabou sendo acusado de participar de uma organização terrorista.

Uma fonte judicial disse que ele foi liberado após pagar uma fiança de 500.000 libras libanesas (equivalentes a R$ 670) e ser proibido de deixar o país. A acusação contra Moulawi não foi retirada.

Moradores bloqueiam rua na entrada de um bairro no sul de Beirute (Foto: Anwar Amro/AFP) 
Síria, que já pediu ao Líbano para cortar o contrabando de armamentos aos rebeldes pela fronteira, tem grande influência sobre o país vizinho em questões militares e de segurança. Os muçulmanos sunitas no norte do Líbano, no entanto, são contrários a Assad e apoiam os insurgentes - cuja maioria é de sunitas sírios. Leia mais
 23 05 12
Presença crescente de imigrantes africanos gera polêmica em Israel
Cidadãos do norte da África em situação irregular já são 10% dos habitantes de Tel Aviv, segundo estimativas.

Presença crescente de imigrantes africanos gera polêmica em Israel (Foto: BBC)

A presença de um grande contingente de imigrantes africanos tem gerado polêmica na maior cidade de Israel, Tel Aviv. Em busca de melhores condições de vida, mais de 60 mil cidadãos de Eritreia, Sudão e outros países do norte da África, já cruzaram irregularmente a fronteira entre Israel e Egito, caminhando através do deserto do Sinai.

O maior contingente se concentra em Tel Aviv, onde estima-se que já são 10% da população local de 400 mil habitantes. Para o governo israelense, tratam-se de imigrantes 'ilegais em busca de trabalho'.

Mas para a ONU e algumas ONGs de direitos humanos, muitos poderiam se caracterizar como 'refugiados políticos'.

Muitos dos imigrantes enfrentam estigmas. O próprio ministro do Interior israelense, Eli Ishai, acusou os africanos de serem 'criminosos' e disse que todos deveriam ser 'presos e expulsos' de Israel. Saiba mais

21 05 12
Número de mortos em confrontos de pró e anti-Assad vai a dois no Líbano
Libaneses se enfrentaram nas ruas de Trípoli.
Desde sábado, confrontos mataram pelo menos 5 e feriram 47.

Sunitas armados disparam em rua de Trípoli (Foto: Joseph Eid/AFP)

Os confrontos armados entre libaneses hostis e favoráveis ao regime sírio deixaram dois mortos e 16 feridos e impediam a mobilização do Exército nesta segunda-feira (14) em Trípoli, a grande cidade do norte do Líbano.

No total, cinco pessoas morreram e outras 47 ficaram feridas desde o início destes confrontos, na noite de sábado, entre os bairros de Bob el-Tebbaneh, de maioria sunita e hostil ao regime sírio, e Jabal Mohsen, alauita e simpatizante do regime do presidente sírio, Bashar al Assad.
Criança é vista no colo do pai durante confrontos em Trípoli, justamente na Rua Síria (Foto: Joseph Eid/AFP)
Criança é vista no colo do pai durante confrontos em Trípoli, justamente na Rua Síria 
(Foto: Joseph Eid/AFP)

Estes combates religiosos tendo a crise política na Síria como pano de fundo, frequentes na cidade, explodiram no sábado à noite após um confronto entre o Exército libanês e islamitas que exigem a libertação de um dos seus integrantes, Chadi al-Mawlawi, de 27 anos, suspeito de "terrorismo" pelas autoridades. Veja mais

21 05 12
Ataque suicida devastador, muitos mortos no Iêmen
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Sex-Partys mit DSK: Ermittlungen wegen Gruppenvergewaltigung (© Bild: AFP)
20 05 12
Lei proíbe venda e aluguel de vagas de garagem para pessoas fora do prédio
Determinação entra em vigor em todo o país neste domingo (20).
Exceção vale para permissões estabelecidas na convenção do condomínio.


Uma lei que entra em vigor neste domingo (20) proíbe a venda ou o aluguel de vagas de garagem para pessoas de fora do condomínio, conforme mostrou reportagem do Jornal Hoje.

De acordo com o Sindicato Nacional da Habitação, a exceção vale apenas se a permissão for estabelecida na convenção do prédio. Mas, segundo o sindicato, em 95% dos casos essa permissão não está expressa no documento. E, se os moradores quiserem modificá-lo, será necessária aprovação em assembleia.

No condomínio onde Dona Sônia Lessa é síndica são 700 apartamentos e nenhuma menção na convenção sobre aluguel de vagas de garagem.

"Vamos cumprir a lei. Eu acho que é mais um fator de segurança. Então, não havendo essa possibilidade de alugar para pessoas de fora, não corremos este tipo de risco. Corremos outros, mas este não", disse a síndica.

Outro problema é o chamado "contrato de boca": condôminos que alugam vagas para moradores de fora, sem a formalização de um documento de responsabilidade entre as partes. Dona Célia Guerra Peixe é um destes casos. Ela fez um contrato verbal e aluga sua vaga para um ex-morador do condomínio. Mas, quando a nova lei entrar em vigor, seu "inquilino" vai ter que arrumar outro lugar para estacionar o carro.

"No prédio onde ele mora não tem garagem. Então, vai ter que deixar na rua. Para o inquilino vai ser pior do que para mim. Eu perco R$ 130, não vai fazer grande diferença para o meu orçamento, mas para ele vai fazer", disse a dona de casa.

E, quanto maior a procura, mais sobem os preços. Em Porto Alegre, o valor de uma vaga de garagem residencial é, em média, R$ 137 reais. No Rio de Janeiro, mais alto ainda: pode custar até R$ 500. Em Salvador, o preço praticado corresponde entre 30 e 50% do valor da taxa de condomínio. G1

19 05 12
Emissário da ONU Kofi Annan irá em breve à Síria em crise, diz porta-voz
Detalhes sobre visita não são divulgados por questões de segurança.
Trégua patrocinada pelo diplomata não funcionou no país conflagrado.

Garoto participa de protesto contra o regime do presidente sírio Bashar al Assad nesta quinta-feiras (17) em Amã, na Jordânia (Foto: AFP)


O mediador da ONU e da Liga Árabe para a Síria, Kofi Annan, irá "em breve" ao país, que se vê castigado por um sangrento conflito interno há 15 meses, informou nesta sexta-feira (18) seu porta-voz, Ahmad Fawzi.

"Espera-se em breve sua visita", declarou Fawzi, durante um encontro com a imprensa.

"Já dissemos que o emissário estuda um convite para ir à Síria", disse.

Por sua vez, Fawzi disse que um adjunto de Annan também deve ir ao país. No entanto, o porta-voz não quis dar detalhes sobre seu plano de viagem "por razões de segurança".

No país, a violência continua, apesar da presença dos observadores da ONU, mobilizados no cumprimento do plano de paz traçado por Annan e para vigiar uma trégua que é violada permanentemente desde sua entrada em vigor, em meados de abril.

Os militantes, que tentam desesperadamente fazer com que os mais de 200 observadores sejam testemunhas da violência, convocaram manifestações como nas outras sextas-feiras para pedir a queda do regime do presidente Bashar al Assad e para homenagear os estudantes de Aleppo que protestaram na quinta-feira. Saiba mais

19 05 12
Presidente do Afeganistão afirma que a morte de Osama não mudou nada.
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Pouco antes da cimeira da NATO, o presidente do Afeganistão desenha um desempenho misto: a luta contra o terror continua, Karzai não é tão bem sucedido quanto se  esperava. E para a corrupção desenfreada no Hindu Kush, ele também faz diz que empresas estrangeiras são responsáveis. Karzai prevê que o Afeganistão ainda será dependente da ajuda internacional por dez anos.

Para presidente dos EUA, Barack Obama (à direita) foi a morte de Bin Laden um triunfo.  O presidente afegão, Karzai salientou em especial que ainda há muito que fazer depois do Hindu Kush.
19 05 12
'Robin Hoods' pedem impostos contra bancos por saúde nos EUA
Manifestação reuniu 5 mil em Chicago, dias antes de reunião da Otan.
Em defesa do plano de saúde, enfermeiros se vestiram como personagem.

Policial filma maifestantes e é filmado de volta. Além dos enfermeiros, outros grupos como um braço do 'Ocupe Wall Street' também participaram do protesto, que ocorre no quinto dia seguido de manifestações aproveitando as atenções voltadas à cidade devido à reunião da Cúpúla da Otan no início da semana que vem, nos dias 20 e 21 de maio. (Foto: Scott Olson/Getty Images/AFP)

Policial filma maifestantes e é filmado de volta. Além dos enfermeiros, outros grupos, como um braço do 'Ocupe Wall Street', também participaram do protesto, que ocorre no quinto dia seguido de manifestações. Os atos aproveitam as atenções voltadas à cidade devido à reunião da Cúpúla da Otan no início da semana que vem, nos dias 20 e 21 de maio. (Foto: Scott Olson/Getty Images/AFP)

Membros da União Nacional dos Enfermeiros, nos Estados Unidos, se juntaram a outros grupos nesta sexta-feira (18) em um protesto diferente em Chicago, exigindo a taxação de bancos para dar suporte ao plano de saúde oferecido pelo governo. Centenas de enfermeiros foram ao centro da cidade vestidos como o personagem 'Robin Hood'. (Foto: Scott Olson/Getty Images/AFP)
13 05 12
36% das mães brasileiras são chefes de família, segundo Ibope
Estudo diz que 57% das brasileiras que têm entre 20 e 75 anos são mães.
Ibope ouviu 20,7 mil pessoas em nove estados.

Um estudo do Ibope divulgado nesta sexta-feira (11) aponta que 36% das mães brasileiras são chefes de família.

Conforme o estudo, 57% das brasileiras que têm entre 20 e 75 anos são mães e, destas, 36% são chefes de família.

Entre as entrevistadas, 85% consideram a educação dos filhos como prioridade em sua formação, 67% disseram que criam seus filhos para o mundo, 56% reconhecem que é difícil dizer não às vontades dos filhos e 44% admitem que seus filhos influenciam na hora de fazercompras.

A pesquisa ouviu 20.736 pessoas nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e nos interiores da capital paulista e das regiões Sul e Sudeste. G1
12 05 12
Doze corpos de vítimas são tirados de destroços de avião na Indonésia
Aeronave de fabricação russa acidentou-se em voo de exibição.
Resgate dos corpos das 45 vítimas em região montanhosa é difícil.

Pertences de vítimas do acidente aéreo na Indonésia são vistos nesta sexta-feira (11) (Foto: AFP)

Doze cadáveres foram localizados nesta sexta-feira entre os destroços do Superjet 10 Sukhoi, de fabricação russa, que se acidentou na quarta-feira na Indonésia com 45 pessoas a bordo, informaram as equipes de resgate.

"Chegamos ao local do acidente às 10h00 (00h00 de Brasília) e encontramos 12 vítimas, todas falecidas. Prosseguimos com a evacuação", declarou Daryatmo, responsável pela Agência Nacional de Socorros.

A maioria dos ocupantes da aeronave eram indonésios, com exceção de oito russos, um francês e um americano.
O Sukhoi se acidentou na quarta-feira à tarde durante um voo de demonstração destinado a apresentar as vantagens da moderna aeronave russa.

arte acidente avião indonesia 10/5 versão 2 (Foto: arte g1)
Uma primeira equipe de socorristas havia chegado ao local do acidente na quarta-feira à noite sem encontrar sobreviventes, mas as operações de evacuação dos corpos foram adiadas devido à escuridão.

As operações de evacuação são difíceis, já que a aeronave se chocou contra a encosta do Monte Salak, a cerca de 1.800 metros de altura em um vulcão extinto que culmina a 2.211 metros, a cerca de 80 km de Jacarta.

A evacuação deverá levar "dois a três dias", segundo os socorristas.

Os corpos estão sendo transferidos de helicóptero.

O avião realizara na manhã de quarta-feira um primeiro voo de exibição sem percalços, mas, no segundo, os radares perderam contato quando o Superjet 100 sobrevoava o vulcão Salak, de 2.211 metros e próximo à cidade de Bogor, situada 60 quilômetros ao sul de Jacarta.

O piloto solicitou à torre de controle permissão para descer de 10 mil a 6 mil pés (de 3.005 a 1.830 metros), e desapareceu do radar quando se encontrava a 6.200 pés.

O acidente ocorreu quando o Superjet 100 produzia uma viagem promocional pela Ásia, que começou no Cazaquistão e chegaria ao fim em meados de maio no Laos e no Vietnã.

Com capacidade máxima para 95 passageiros e autonomia de voo entre 3 mil e 4,5 mil quilômetros, a Sukhoi fabricou esta aeronave para concorrer com a canadense Bombardier e a brasileira Embraer. 
Saiba mais

12 05 12
Tempestades no noroeste da China causa 37 mortos
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Tempestades no noroeste da China chama 37 mortos

Com a chuva torrencial e granizo na noite de sexta-feira no noroeste da China, 37 pessoas foram mortas. 19 pessoas estão desaparecidas na região montanhosa na província de Gansu ainda. Saiba mais
12 05 12
Preso Suspeitos d e Terror em Inglaterra
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Centenas de casas evacuadas no Reino Unido suspeitos de terrorismo presos

Centenas de casas evacuadas no Reino Unido: suspeitos de terrorismo presos

Em uma grande operação no sudoeste da Inglaterra, a polícia britânica prendeu dois suspeitos de terrorismo, e evacuaram cerca de cem casas. Enquanto a polícia diz que a intervenção ocorreu um dia antes, na estância de Cheltenham, onde a empresa especializada em transmissão de dados e sinais de inteligência da agência GCHQ governo britânico tem a sua sede. Entre os detidos dois homens com idades entre 31 e 52 anos. Veja mais

12 05 12
Guerra do Afeganistão os 3000 soldados da ISAF foram mortos
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Desde o início da guerra no Afeganistão, 3000 soldados da ISAF morreram , a maioria deles Americanos. Entre os mortos estão também 52 soldados da Bundeswehr(Alemanhä). Foram 34 deles em combates, ou ataques,  a maioria dos outros  mortos em acidentes.
Os caixões contendo os corpos de soldados americanos que foram mortos no Afeganistão vai ser carregados em uma base em os EUA em uma van.
10 05 12
Avião com 46 a bordo desaparece na Indonésia
Incidente ocorreu durante voo de demostração próximo a Jacarta.
Sukhoi Superjet 10 sumiu dos radares e não se sabe se ele caiu.
Imagem mostra o avião desaparecido pousado, na terça-feira (8), no aeroporto em Jacarta, capital da Indonésia (Foto: AP)

Um avião Sukhoi Superjet 100 de fabricação russa com 46 pessoas a bordo desapareceu nesta quarta-feira (8) durante um voo de demonstração nos arredores de Jacarta, informaram os serviços de resgate indonésios.

"A aeronave desapareceu de nossos radares na região de Bogor (sul de Jacarta). Iniciamos os trabalhos de busca e ainda não sabemos se caiu", declarou à France Presse Gagah Prakoso, porta-voz da agência nacional de operações de resgate.

O avião estava em um voo justamente para demonstrar as virtudes do Superjet 100 (SSJ100), um modelo para uso civil que acaba de obter o certificado europeu.
Os destroços já foram encontrados e não houve sobreviventes. 
 

10 05 12
Explosão próximo a monitores da ONU fere soldados sírios
Carros teriam sido danificados, segundo emissora favorável ao governo.
Homens da ONU estão no país para tentar implantar trégua.
Soldados no local da explosão densta quarta-feira (9) na província síria de Deraa (Foto: Muzaffar Salman/AP)

Uma forte explosão atingiu carros que acompanhavam monitores da ONU na província de Deraa, no sul da Síria, nesta quarta-feira (9), deixando 8 guardas sírios feridos.

O general Robert Mood, chefe da missão de monitores da ONU, estava no comboio, mas não houve relatos de qualquer monitor ferido. A emissora de TV Addounia disse que a explosão danificou carros, incluindo um veículo da mídia estatal síria.

"É um exemplo concreto da violência que os sírios não precisam. É imperativo que qualquer tipo de violência cesse. Seguiremos concentrados em nossa missão", afirmou Mood, citado por Neeraj Singh, porta-voz dos observadores.

Mood tinha visitado os feridos em um hospital e faria um relatório sobre o ocorrido, de acordo com a emissora. Saiba mais
 

09 05 12
ONU denuncia contrabando de armas do Líbano para rebeldes sírios
Apesar disso, organização diz que rebeldes continuam com poucas armas.
Enviado Kofi Annan advertiu que situação caminha para guerra civil.

Soldados da oposição patrulham rua de Qusair, perto de Homs, nesta terça (8) (Foto: Reuters/Stringer)

Armas estão sendo contrabandeadas entre o Líbano e a Síria, onde um levante popular que já dura 14 meses levou o país à beira de uma guerra civil, denunciou a Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira (8).

Síria tem dito repetidamente que armas estão sendo contrabandeadas do Líbano e de outros países para armar rebeldes que lutam contra o presidente sírio, Bashar al-Assad. Diplomatas ocidentais e autoridades da ONU alegam que embora os rebeldes tenham recebido algumas armas, eles permanecem severamente desarmados. Saiba mais



18 08 12

Fotojornalista brasileiro conta sobre cliques em guerras no Oriente Médio
Mauricio Lima é reconhecido por seu trabalho no Afeganistão, Líbia e Iraque.
Em entrevista, ele aborda situações vividas na cobertura e fotos premiadas.

(uso único, não reaproveitar) A foto de um iraquiano morto em Tikrit ganhou o segundo lugar no prêmio Pictures of the Year International de 2004 (Foto: Mauricio Lima)

Em meio à cobertura jornalística de guerras civis e conflitos internacionais no Oriente Médio, o olhar de um fotógrafo brasileiro tem marcado e sido reconhecido como um dos mais sensíveis e aprofundados.Lembre dos principais conflitos na última década: Mauricio Lima estava lá, registrando para o mundo não só os bombardeios e as trocas de tiro, mas principalmente a vida dos habitantes, que segue e se adapta à guerra ao seu redor.

Retrato de Mauricio Lima (Foto: Arquivo pessoal)
Seu olhar ajudou a retratar as invasões do Iraque e do Afeganistão na guerra contra o terror, que custou mais de US$ 1,4 trilhão e tirou milhares de vidas de civis e militares. E mesmo em meio ao caos da situação no Iraque, a história de um menino que ficou cego num bombardeio rodou o planeta através das lentes de Mauricio Lima e foi transformada com a ajuda vinda de milhares de quilômetros de distância. Saiba mais
17 08 12
Apelo de ajuda se não os rebeldes se juntam a Al-Qaeda
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Casa combates em Aleppo.  Um insurgente busca a proteção do atirador

Após o bombardeio da vila de Asa em Aleppo procurar ajuda mulheres feridos em um hospital improvisado
COMANDANTE PEDIU AJUDA DOS GOVERNOS OCIDENTAIS
17 08 12
Greve na mina de platina acaba 
em mortes na África
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Na saraivada de balas da polícia mataram mais de 30 pessoas

m saraivada de balas da polícia matam mais de 30 pessoas

Desde o dia 10  Agosto greve nas minas de platina 3.000 trabalhadores.  O operador chama a interrupção do trabalho ilegal, a polícia agora desafia os homens armados.  Dezenas morreram

07 08 12
Lâminas em Mali no caos, estupro, abuso, espancamentos brutais
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Os islamistas querem introduzir a sharia - Human Rights Watch emite um alarme


Crianças são usadas como soldados, as mulheres estupradas por rebeldes no norte de Mali, há caos, uma vez que os islâmicos tomaram o poder. Saiba mais
03 08 12
Português de 73 anos é vítima de golpe milionário em Fortaleza
Empresário tinha fortuna avaliada em cerca de R$ 1,5 milhão.
Atualmente, ele mora em um pequeno apartamento em Fortaleza.


O português José Carlos Cabrita Correa, de 73 anos, tenta se adaptar à nova vida. Há cinco meses, o empresário mora em um pequeno apartamento que tem apenas um quarto e um banheiro depois de ser vítima de um golpe de cerca R$ 1 milhão em Fortaleza. Um gerente de banco e um corretor de imóveis convenceram Correa a comprar imóveis e desapareceram com o dinheiro. A Polícia Civil prendeu o corretor de imóveis, de 46 anos, e o gerente.

“Nunca me passou isso pela minha cabeça. Preocupado sempre com a velhice, me mudei para ter uma vida tranquila. Nunca pensei que as coisas dessem uma 'cambalhota' dessas”, conta Correa. O estrangeiro, que era dono de imóveis, discotecas, restaurantes, fábricas de cerâmicas em Portugal, mudou-se para Fortaleza em 2002 e morava em um flat na Avenida Beira Mar, área nobre da cidade. O português tinha uma conta de cerca de R$ 1, 5 milhão e passou a viver de renda. Os juros variavam de R$ 15 mil a R$ 17 mil por mês. Saiba mais

03 08 12
Idosa tem loja assaltada e afugenta ladrões 
a tiros nos EUA
Vídeo da câmera de segurança mostra ladrões se debatendo para fugir.
Mulher, de 65 anos, disparou dois tiros contra os homens; ninguém se feriu.

Cinco ladrões tentam assaltar a joalheria em Garden Grove, na Califórnia, neste domingo (29) (Foto: Reprodução/KTLA)

Uma mulher de 65 anos afungentou a tiros cinco ladrões que assaltavam sua joalheria em Garden Grove, Califórnia, e as imagens foram registradas pela câmera de segurança, relata a "KTLA" (veja o vídeo no site da emissora).

Os ladrões estacionaram o carro na frente do estabelecimento e invadiram o local, neste domingo (29). Eles estavam armados e tinham sacos para colocar itens da loja.
02 08 12
Swabian policiais estavam no Ku Klux Klan
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Swabian policiais estavam no Ku Klux Klan (símbolo © Imagem: AFP PHOTO David Maxwell)

Stuttgart / Berlin, 2012/08/01 (AP) - Dois policiais de Baden-Wuerttemberg tiveram ligações com o racista Ku Klux Klan (KKK) - e ainda assim eles estão no serviço público. Informação relevante a partir do "jornal" ("Taz" / quarta-feira), citando documentos da comissão parlamentar de inquérito sobre a terrorista célula Zwickau NSU confirmou um porta-voz da Baden-Wuerttemberg ao Ministério do Interior, na noite de terça-feira para solicitar dpa. Saiba mais
01 08 12
Alerta de bomba no centro de Oslo
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Oslo, 31 De Julho (AP) - partes do centro da capital norueguesa Oslo foi completamente bloqueada por causa de um alerta de bomba.
Alerta de bomba no centro de Oslo (imagem ©: Imago)

Como a emissora NRK informou, entre outras coisas, limpou a área ao redor do Palácio Real, a Embaixada dos EUA, o Teatro Nacional e uma estação de trem central. Isto seguiu-se a descoberta de um objeto suspeito em frente da Embaixada dos EUA, disse o relatório.

Depois de encontrar a embaixada dos EUA em Oslo foi evacuada. O edifício e 500 metros de raio, incluindo o palácio real, foram apuradas pela polícia norueguesa. Os especialistas em explosivos estavam  com cães farejadores. Foi à delegacia no final da manhã recebeu um telefonema do pessoal de segurança da embaixada, disse um porta-voz. Um objeto debaixo de um carro havia despertado suspeitas. Saiba mais
31 07 12
Nem todos os parentes de Osama bin Laden são antiamericanos, diz nora do terrorista
Família quebra silêncio e revela curiosidades do líder e fundador da Al-Qaeda, responsável pelos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 nos EUA.



A morte do terrorista mais conhecido do mundo, Osama bin Laden, já fez um ano, mas os mistérios sobre sua vida ainda continuam. Em entrevista exclusiva, o repórter Henrique Cymerman conversou com um dos filhos preferidos de Osama, Omar, e sua mulher Zaina, que revelaram histórias de intrigas e ciúmes sobre a vida da família bin Laden.

Omar foi o filho escolhido por Osama para comandar a rede terrorista Al-Qaeda. Quando criança, o pai testava armas químicas em seus animais domésticos, fatos que o traumatizaram. Aos 14 anos, Osama o tirou da escola para que começasse o treinamento militar.

No entanto, Omar escolheu não seguir o pai por discordar do caminho escolhido por ele e, poucos meses antes do atentado de 11 de Setembro de 2001, deixou a Al-Qaeda. “Eu decidi sair para viver a minha vida e ponto final. Quis voltar para casa e viver em paz”, disse o filho do terrorista.

Outras curiosidades vêm de Zaina bin Laden, esposa de Omar e nora de Osama. Ela nasceu na Inglaterra e vive com o marido em Doha. Vinte anos mais velha que o marido, não foi fácil para a família aceitar a união. Também houve outro contratempo: Zaina tem origem judia e estudou em escola judaica. A nora ainda contou que há filhos de Osama que vivem nos Estados Unidos e afirmou que nem todos são antiamericanos na família. GN
31 07 12
 Diplomata da Venezuela é preso em caso de morte de colega no Quênia
Dwight Sagaray deve ficar sob custódia 14 dias.
Polícia apura morte da encarregada de negócios Olga Fonseca.

O diplomata venezuelana Dwight Sagaray comparece a tribunal em Nairóbi, no Quênia, nesta segunda-feira (30) (Foto: AFP)


A polícia do Quênia prendeu o diplomata venezuelano Dwight Sagaray como parte da investigação pelo assassinato da encarregada de negócios da Venezuela no país, Olga Fonseca, informou a principal corte queniana nesta segunda-feira (30).

A encarregada de negócios estava interinamente no cargo de embaixadora e foi encontrada morta em sua residência oficial na sexta-feira. De acordo com a polícia, ela foi estrangulada, e o motivo não está claro.

Sagaray, primeiro secretário da Embaixada da Venezuela, foi preso no sábado, e a polícia doQuênia pediu a um tribunal nesta segunda-feira que o mantenha em custódia por mais 14 dias.

"O suspeito foi detido pela polícia depois da suspensão de sua imunidade diplomática", disse à corte a vice-procuradora Tabitha Ouya. Saiba mais


29 07 12
Ideia de transição de poder planejada na Síria é 'ilusão', diz ministro do Irã
'Isso eu acho que é apenas um sonho', afirmou Ali Akbar Salehi.
Chanceler sírio Walid al-Moualem também participou de entrevista.

Ministro de Relações Exteriores do Irã Ali Akbar Salehi declarou que transição de poder planejada na Síria é 'ilusão' (Foto: Reuters)

A ideia de uma planejada transição de poder na Síria é uma "ilusão", disse o ministro de Relações Exteriores do Irã, Ali Akbar Salehi, neste domingo (29), numa entrevista à imprensa, na qual o chanceler sírio, Walid al-Moualem, expressou o compromisso do governo em Damasco com o plano de paz do mediador internacional, Kofi Annan.

"Imaginar ingênua e erradamente que se houver um vazio de poder na Síria, e se houver uma transição de poder na Síria, um outro governo simplesmente assumirá o poder, isso eu acho que é apenas um sonho", disse Salehi na entrevista, tendo ao lado Moualem. "É uma ilusão. Nós temos de examinar com cuidado a Síria e o que está acontecendo dentro do país." Veja mais
29 07 12
Oxford aparece mais moderna ,homens autorizados a usar saias
Vestidos longos podem aqui os homens como o ex-presidente dos EUA, Bill Clinton durante algum tempo, realizada em Oxford.
Oxford é para muitos a personificação da tradição britânica. Agora, no entanto, mostra também a Universidade consagrada pelo tempo de desintegração e se adapta à idade moderna - para o benefício de estudantes transexuais. Saiba mais
 

25 07 12
'Vou investir', diz monitora insultada por alunos que recebeu R$ 1,4 milhão
Vídeo de Karen Klein, 68, sendo debochada por dez minutos foi para a web.
Campanha arrecadou mais de US$ 700 mil em doações para ela tirar férias.
A monitora Karen Klein assume o controle de veículo anfíbio no rio Charles, em Boston, no último dia 28 de junho (Foto: Steven Senne / AP)

Uma monitora de ônibus escolar que foi filmada sendo insultada durante dez minutos pelos alunos em Greece, no estado de Nova York, recebeu um total de US$ 703.873,00 (mais de R$ 1,4 milhão) de doações de milhares de internautas após uma campanha para que possa tirar férias e se recuperar da agressão.

Karen Klein, de 68 anos, disse que ainda não decidiu se retornará ao seu antigo emprego. “Eu ainda não sei. Vou investir [o dinheiro] para que não precise trabalhar”, disse ela à AP.

Avó de oito crianças, um deles com síndrome de Down, ela disse que também pretende doar parte do dinheiro arrecadado para apoiar pesquisas, além de pagar as contas pendentes. Veja mais
 

23 07 12
Mais de 80 mortos em ataques no Iraque
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Mais de 80 mortos em ataques no Iraque (Foto: Reuters)
Bagdá, 23 De Julho (AP) - Uma onda de violência sangrenta , três dias após o início do mês de jejum do Ramadã no IraqueSaiba mais
23 07 12
Número de mortos em chuvas em Pequim 
chega a 37
Um estudante de escola primária olha para os seus pertences na lama após a inundação no distrito de Fangshan (Foto: Stringer/Reuters)

O número de mortos por causa das fortes chuvas que atingiram a capital da Chinachegou a 37. Pequim enfrenta as suas piores tempestades dos útlimos 60 anos. Cerca de 15 mil pessoas tiveram que deixar suas casas.

As ruas ficaram alagadas e um caos generalizado se instalou na cidade. A tempestade, que começou no sábado (21) à tarde e continuou até tarde da noite, inundou as principais estradas e casou desabamentos.
Fortes chuvas causaram estragos em Pequim. Cerca de 15 mil pessoas tiveram que deixar suas casas (Foto: Stringer/Reuters)
   
23 07 12
Brasil contrata Exército dos EUA para planejar hidrovia no São Francisco
Codevasf pagará R$ 7,8 milhões por projetos para navegabilidade do rio.
Exército brasileiro diz não ver risco para a segurança nacional.
codevasf usace  (Foto: Codevasf/Divulgação)
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), órgão do governo federal subordinado ao Ministério da Integração, contratou o Corpo de Engenharia do Exército dos Estados Unidos (Usace) para estudar alternativas que tornem navegável o Rio São Francisco, um dos mais importantes cursos d´água do país e da América Latina.

O contrato, de R$ 7,8 milhões (US$ 3,84 milhões), foi assinado em dezembro do ano passado e, em março deste ano, os primeiros engenheiros do Exército norte-americano chegaram ao Brasil com a missão de desenvolver projetos que contenham a erosão nas margens e facilitem a construção de uma hidrovia no São Francisco.

Na semana passada, o comandante do Comando Sul das Forças Armadas dos EUA, brigadeiro Douglas Fraser (que responde diretamente ao secretário de Defesa e ao presidente Barack Obama), esteve em Brasília para saber como anda o trabalho.

codevasf usace (Foto: Codevasf/Divulgação) “O contrato tem o prazo de três anos, em que os engenheiros do Usace devem nos apresentar 12 projetos de assessoria técnica para a navegação do rio. São estudos sobre dragagem, controle de erosão e estabilização das margens, geotecnia, dentre outros”, disse ao G1 o gerente de concessões e projetos especiais da Codevasf, Roberto Strazer.

19 07 12
Brasil melhora em índice de qualidade de vida 
de crianças
Em 36º no ranking, país subiu sete posições desde a medição anterior e acompanhou tendência de outras 126 nações.

O Brasil acompanhou a tendência de outros 126 países ao melhorar, na última década, seu Índice de Desenvolvimento Infantil (CDI, na sigla em inglês) - indicador medido pela ONG internacional Save the Children, com sede em Londres.

A pesquisa leva em consideração uma série de fatores agrupados sob três áreas principais: saúde, educação e nutrição. Entre os cinco primeiros colocados no ranking estão Japão, Espanha, Alemanha, Itália e França, e os cinco últimos são República Democrática do Congo, Burkina Faso, Chade, Níger e Somália - todos eles países africanos.

O Brasil ficou atrás de países como Argentina, México, Chile, Cuba, e a grande maioria dos países europeus. Mas, à frente de nações como Paraguai, Bolívia, Irã, Emirados Árabes Unidos e muitos africanos.

Entre os Brics, a China foi a melhor colocada, na 29ª posição, seguida pelo Brasil (36ª), Rússia (37ª), África do Sul (84ª), e Índia (112ª).

A ONG explica que brasileiros, russos e sul-africanos demonstram coerência entre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), medido pela ONU, e os avanços das crianças. Já no caso da China, a prioridade dada à educação e saúde infantil faz com que o país se saia muito bem no CDI mesmo tendo ainda índices mais baixos de IDH.

Comparando Índia e China, o estudo diz que ambos têm altos índices de frequência escolar. Cerca de 40% das crianças indianas estão abaixo do peso, enquanto na China o índice é menor que 5%. Na Índia, a taxa de mortalidade de crianças com menos de cinco anos excede a de 60 a cada 1.000, na China o número fica abaixo de 20.

Para Mark Doyle, analista da BBC para Desenvolvimento Internacional, o relatório traz boas notícias ao indicar que um terço das crianças do mundo estão indo à escola e as chances de uma criança morrer de fome diminuíram em um terço. Saiba mais
 

17 07 12
Fogo em hotel de Luxo high-rise em Istambul
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Fogo na explosão de luxo arranha-céus em Istambul (© Foto: AFP)

Istambul, 17 De Julho (AFP) -  Prédio em Istambul deflagrou na terça-feira um incêndio. Imagens de TV mostraram espessas nuvens de fumaça envolveu a  torre de 42 andares e as pessoas foram resgatadas a partir dos andares mais baixos. Saiba mais
17 07 12
Obama lança sorteio para quem quiser participar de aniversário
E-mail assinado por primeira-dama pede doação para participar de sorteio.
Vencedor será convidado para festa na casa do presidente, em agosto.

O presidente Barack Obama ri durante evento de campanha em Cincinnati, Ohio, nesta segunda (16) (Foto: Saul Loeb / AFP)

A equipe de campanha de reeleição de Barack Obama lançou nesta segunda-feira (16) uma nova operação de arrecadação de fundos com um sorteio, no qual o vencedor será convidado para a festa de aniversáio do presidente americano em agosto próximo.

"Barack fará 51 anos no próximo mês e dará uma festa em nossa casa, em Chicago", afirma o e-mail enviado pela primeira-dama Michele, que solicita uma doação de US$ 3 (R$ 6) para participar no sorteio. Saiba mais

17 07 12
Procuradoria ordena retorno do ditador Mubarak à prisão
Um mês após a sua transferência a um hospital militar do Cairo devido a um derrame cerebral, ex-presidente apresenta melhora em seu estado de saúde
Hosni Mubarak ao ser levado em uma cama para um tribunal no Cairo, Egito, em 29/01/2012

A procuradoria do Egito ordenou o retorno do ditador egípcio Hosni Mubarak à prisão de Tora depois da melhora em seu estado de saúde, um mês após a sua transferência a um hospital militar do Cairo devido a um derrame cerebral. A informação foi dada pelo procurador Abdel Meguid Mahmud, por meio de um comunicado. Saiba mais

17 07 12
Idoso é localizado vivo após 4 dias preso nas ferragens de veículo
Ele sofreu um acidente em uma plantação de milho em Maracaí, SP.
Sem a ajuda do celular, homem tomou a própria urina para se hidratar.
Idoso foi retirado com ajuda de uma maca (Foto: Reprodução/TV TEM)

Um agricultor, de 80 anos, de Maracaí (SP), que estava desaparecido há quatro dias, foi localizado na manhã desta segunda-feira (16) preso nas ferragens de um veículo. A família já tinha procurado a polícia para avisar sobre o sumiço do idoso na última sexta-feira (13).

Na manhã desta segunda-feira, um trabalhador ouviu gritos de socorro vindos do meio de um milharal, na zona rural da cidade. A caminhonete que o agricultor dirigia foi localizada pelos bombeiros, que tiveram trabalho para retirá-lo das ferragens. Levado ao hospital de Maracaí para exames e depois foi transferido para Assis.

De acordo com informações dos bombeiros, o homem contou que depois do acidente tentou pegar o celular, mas o aparelho caiu fora do veículo. Sem poder se comunicar, ficou à espera de ajuda. O idoso disse ao homem que o encontrou que ingeriu a própria urina para se hidratar. Saiba mais

13 07 12
Número de mortos em avalanche no Mont Blanc sobe a 9 na França
Nove outras pessoas ficaram feridas, e há quatro desaparecidos.
Avalanche ocorreu por volta das 5h locais.

Equipe de resgate sobrevoa o Mont Blanc de helicóptero nesta quinta-feira (12) (Foto: AFP)

Três novos corpos foram encontrados nesta quinta-feira (12), elevando a 9 o número de mortos pela avalanche no Mont Maudit, situado no maciço do Mont Blanc, informou o prefeito do departamento francês de Alta Saboya.

"Acabamos de descobrir dois corpos sob a avalanche (e depois) um terceiro", disse à imprensa Philippe de Rumigny, o prefeito do departamento. Segundo ele, entre os mortos há dois espanhóis, dois alemães e dois suíços.

A avalanche aconteceu por volta das 5h locais (0h de Brasília). Há nove feridos, e quatro pessoas seguem desaparecidas.

A emissora “France Info” informou que o desmoronamento aconteceu a 4.345 metros, em uma das vias de acesso ao Mont Blanc, muito frequentado por alpinistas no verão (no Hemisfério Norte).

Corpo de vítima é trazido para hospital em Chamonix nesta quinta-feira (12) (Foto: AFP)
10 07 12
40 000 armas de fogo destruídas no Sambódromo no Rio
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
40 000 armas de fogo destruídas Sambódromo no Rio (© Foto: AFP)

Rio de Janeiro - rolo compressor marcial em vez de bailarinos seminuas no samba: Em uma operação espetacular, a polícia brasileira destruiu no famoso Sambódromo do Rio de Janeiro 40 000 armas de fogo. Saiba mais
 

10 07 12
14 anos de prisão para ex-líder da milícia congolês Lubanga
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Arquivo Foto: AFP

Haia - O Tribunal Penal Internacional (TPI) em Haia, condena a 14 anos de prisão o ex-líder da milícia congolesa Thomas Lubanga por crimes de guerra e recrutamento forçado de crianças-soldado .
10 07 12
Merkel na Indonésia: A preocupação com as florestas tropicais
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Merkel na Indonésia: A preocupação com as florestas tropicais (© chanceler federal Angela Merkel (CDU) é recebido no aeroporto de Jakarta Halim Perdanakusuma da Guarda de Honra (Foto:. Soeren Stache / AP))

Jacarta, 10 Julho (Reuters) - A chanceler Angela Merkel (CDU), chegou para sua primeira visita à Indonésia desde que tomou posse há sete anos na capital Jacarta. De manhã ela se encontra com o presidente Susilo Bambang Yudhoyono. Saiba mais

09 07 12
Exclusivo: Polícia Federal executa treinamento no Portal do Poço

Exclusivo: Portal Cabedelo Notícia - Fotos e imagens: Fred William
Com Helicóptero fazendo pousos de emergência na área da seda da Polícia Federal, bem como na caixa de água da Cagepa instalada no Portal do Poço os homens da Polícia Federal fazem treinamento de Rapel. 



Dias antes uma equipe esteve no local fazendo o reconhecimento da área e hoje (09-07-12) fizeram seu primeiro treinamento prático de subida e descida com rapel, é um treinamento tático de preparação que deve ser efetuado para determinadas situações. 



A equipe de jornalismo do Portal Cabedelo Notícia fez as imagens com exclusividade e mostra para os nossos internautas do mundo todo. Veja fotos:

Veja o Vídeo de parte do treinamento:



07 07 02
Americano deixa prisão 32 anos após testes de DNA o inocentarem
Andre Davis havia sido condenado por estupro e morte de menina em 1980.
Ele é o preso libertado após exames a cumprir maior pena, diz advogada.
Davis fala com a mãe após cumprir pena de 32 anos por crime que não havia cometido (Foto: AP)
Um americano passou mais de 30 anos atrás das grades até que um teste de DNA revelou que ele não era culpado do estupro e morte de uma menina de 3 anos. Andre Davis, de 50 anos, deixou a prisão, no estado de Illinois, na sexta-feira (6), horas após os promotores arquivarem as acusações contra ele.

Uma corte de apelações do estado ordenou em março um novo teste de DNA de Davis, após exames feitos no material encontrado na cena do crime da menina Brianna Stickle, em 1980, mostrarem que ele poderia não ser o assassino.
O homem foi libertado da prisão de segurança máxima em Tamms, no sudeste do estado, por volta das 7h30 da manhã. As acusações contra ele foram retiradas.

Judy Royal, do centro jurídico de condenações injustas da Northwestern University, deChicago, que representa Davis, disse que ele é o condenado libertado após teste de DNA que passou mais tempo na prisão. Desde que iniciou suas atividades, o centro já libertou outros 42 encarcerados injustamente.

“O senhor Davis passou 32 anos na prisão por um estupro e assassinato que ele não cometeu. Tamms é um lugar difícil. Ele agora espera reconstruir sua vida, com ajuda da família”, disse Royal. G1

22 06 12
Ban Ki-moon: ‘Documento é um grande sucesso’
Um dia após criticar texto final da Rio+20, secretário-geral da ONU afirma que documento possui ‘pacotes amplos e ambiciosos’ para o desenvolvimento sustentável

 Ban Ki-moon, o secretário-geral da ONU, elogia o documento final da conferência Foto: Gabriel de Paiva

RIO. Um dia depois de classificar o texto final da Rio+20 como "aquém das expectativas", o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, baixou o tom das críticas e se disse confiante de que o documento fornece uma base sólida para promoção do desenvolvimento sustentável. Saiba mais

22 06 12
Queda de avião militar sobre casas mata ao menos 6 na Indonésia
Acidente ocorreu na periferia da capital, Jacarta, incendiando 8 casas.
Morreram três tripulantes e três pessoas que estavam no solo.
Militares cercam os destroços do avião acidentado nesta quinta-feira (21) na periferia de Jacarta, capital da Indonésia (Foto: AFP)

Um avião Fokker 27 da força aérea daIndonésia caiu sobre uma região residencial num subúrbio da capital, Jacarta, nesta quinta-feira (21), matando pelo menos 6 pessoas.

O acidente provocou incêndio em pelo menos oito casas em solo, segundo as autoridades.

O avião, que levava 7 pessoas, caiu durante um voo de treinamento. Saiba mais

18 06 12
Operação prende suspeitos de fraude em concursos públicos na Paraíba
Dono de empresa de concursos e funcionários de prefeitura foram presos.
Operação Gabarito aconteceu na manhã desta segunda em várias cidades.

 Após as denúncias de fraudes em concursos públicos exibidas no programaFantástico, uma operação conjunta prendeu, nesta segunda-feira (18), quatro suspeitos de participarem do esquema na Paraíba. Entre os suspeitos detidos estão um advogado proprietário da Metta Concursos & Consultoria, uma empresa organizadora de concursos, e três funcionários públicos da prefeitura de Caldas Brandão. A operação Gabarito contou com as equipes Polícia Civil, Controladoria Geral da União e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público. O promotor Otávio Paulo Neto, coordenador do Gaeco, disse que além dos mandados de prisão, também foram cumpridos seis de busca e apreensão.  Os mandados de prisão temporária foram expedidos pela comarca da cidade de Gurinhém. Os três funcionários da prefeitura de Caldas Brandão, no Agreste paraibano, faziam parte da comissão de licitação do último concurso realizado na cidade, no dia 9 de dezembro de 2011. O presidente foi preso na casa dele em João Pessoa e outros dois integrantes da comissão foram presos no Agreste. Um deles é o secretário de administração do município.

O terceiro mandado foi cumprido na cidade de Guarabira, no Brejo do estado. O dono da empresa Metta Concursos & Consultoria, que realizava os concursos, foi preso em casa. De acordo com o delegado da Polícia Civil que coordenou a operação, André Rabello, foram apreendidos quase R$ 400 mil em cheques e dinheiro na casa do suspeito. Ele ainda teria tentado rasgar alguns documentos e jogar outros fora pela janela, mas a polícia conseguiu recuperar tudo. Tinha inclusive gabaritos assinados sem respostas, segundo o delegado. Os policiais precisaram cortar o cadeado para entrar na casa porque o suspeito não abriu a porta.

O dono da empresa e o presidente da comissão de licitação de Caldas Brandão já estão na Central de Polícia Civil em Campina Grande, onde estão prestando depoimentos. Os outros dois detidos estão na cidade de Gurinhém, de onde foram emitidos o mandados de prisão. Até as 8h desta segunda, os policiais ainda realizavam uma catalogação em documentos nas casas dos suspeitos e de parentes deles. Computadores e pastas foram apreendidos.

O prefeito da cidade de Caldas Brandão está viajando e não foi localizado para prestar depoimentos sobre a acusação de realizar um concurso de forma fraudulenta. Já o advogado Paulo Rocha, advogado do proprietário da Metta Concursos & Consultoria, negou todas as acusações contra o seu cliente.

De acordo com o promotor Octávio Celso Gondim, a prefeitura teria comprado vagas à empresa que realizava o concurso. No esquema, os integrantes da prefeitura entregavam os nomes das pessoas que deveriam ser aprovadas. A empresa preenchia gabaritos com os nomes e a assinatura dessas pessoas e colocava a folha nos envelopes em que os fiscais das provas tinham colocado todas as folhas de resposta do dia do exame.

Os investigados vão responder pelos crimes de frustação do caráter competivo, formação de quadrilha, falsidade ideológica e corrupção ativa e passiva. As penas dos crimes somadas chegam ao máximo de 21 anos de reclusão.

Segundo o MP, os agentes se passaram por assessores de uma prefeitura e teriam conseguido fechar a realização de um concurso com vagas compradas na mesma empresa. As investigações devem continuar para descobrir se outros concursos foram realizados no estado de forma irregular. O concurso do município deve ser anulado, segundo o promotor.

O programa Fantástico mostrou no domingo (17) como funcionava este esquema em todo o país. Cerca de 50 policiais civis e seis agentes da CGU, além dos promotores do MP, participaram da operação na Paraíba. Os quatro presos serão levados para a Central de Polícia Civil de Campina Grande. Às 10h30 esta marcada um entrevista coletiva em João Pessoa no Núcleo Criminal do Ministério Público do Estado da Paraíba na cidade de João Pessoa. Também estava prevista uma entrevista coletiva às 10h em Campina Grande, mas a Polícia Civil cancelou a entrevista em Campina Grande.
 

15 06 12
Brasil é 'fracasso generalizado' na punição à tortura de presos, diz ONU
País tolera corrupção, diz relatório do Subcomitê de Prevenção à Tortura.
Resposta brasileira será encaminhada em 8 de agosto, diz Secretaria.


Relatório divulgado nesta quinta-feira (14) pela ONU (Organização das Nações Unidas) afirma que os presos brasileiros estão custodiados em condições degradantes, submetidos aos maus-tratos e à tortura, ao mesmo tempo em que a impunidade por esses atos está disseminada por uma cultura que aceita abusos e corrupção de funcionários públicos.

A resposta brasileira ao relatório será encaminhada em 8 de agosto, informou a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

A delegação do Subcomitê de Prevenção da Tortura das Nações Unidas (SPT) visitou quatro estados do Brasil entre os dias 19 e 30 de setembro de 2011. Foram avaliadas delegacias, casas de detenção, penitenciárias, institutos socioeducativos e clínicas de tratamento de dependentes químicos noEspírito SantoGoiás, Rio de Janeiro e São Paulo.

“A impunidade por atos de tortura está disseminada e se evidencia pelo fracasso generalizado em levar-se os criminosos à Justiça, bem como pela persistência de uma cultura que aceita os abusos cometidos pelos funcionários públicos”, diz a delegação.

De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos, foram visitados 23 locais. Segundo o relatório, as condições gerais encontradas eram de superlotação, condições precárias das celas e denúncias de violência, repressão e abusos.

Corrupção
“Infelizmente, o SPT detectou muitos problemas semelhantes aos identificados nessas visitas anteriores, ainda que tenha havido progresso em algumas áreas específicas”, diz o relatório. “A corrupção foi evidenciada pelo controle quase completo de certos locais de detenção pelos grupos do crime organizado”, diz o relatório. Entre as causas citadas estão os baixos salários de policiais.

Os exemplos incluem o pagamento, pelos detentos, de suborno no montante de R$ 10 mil aos policiais, para serem libertados. O relatório também cita o roubo de provas por policiais; pagamento de familiares para poderem visitar os detentos, entre outros.

O SPT afirma ter encontrado, no entanto, condições degradantes em todos os estabelecimentos visitados. Entre as observações feitas pela delegação nas delegacias visitadas, está a manutenção de detentos “em instalações policiais juntamente com pessoas que já tinham sido sentenciadas e deveriam ser colocadas em regime fechado ou semiaberto para prisioneiros sentenciados”. Além disso, “pessoas sendo mantidas em delegacias por longos períodos de tempo, muitas vezes por mais de um ano”.

Superlotação
Em uma das delegacias, no Rio de Janeiro, o relatório aponta “grave superlotação”. Em quase todas as instalações, o número de detentos excedia a capacidade máxima, diz a delegação. “O SPT considera que submeter detentos a situações de superlotação extrema constitui uma forma severa de maus-tratos.” Uma delas, diz o SPT, era controlada por uma milícia.

“As pessoas detidas nessas instalações eram frequentemente mantidas em celas em mau estado, sujas e abafadas, em condições sanitárias precárias ou inexistentes. Os leitos eram também inadequados ou inexistentes. Ademais, o SPT recebeu relatos consistentes sobre privação de comida, água, além de falta de acesso a ar fresco e exercícios, no caso de detenções policiais prolongadas”, diz também o relatório.

Penas alternativas
O subcomitê diz ainda ter sido informado de que “juízes parecem evitar a imposição de penas alternativas, mesmo para réus primários”. “O SPT tomou conhecimento ainda de recente legislação que restringe tal possibilidade, o que contribui para a superlotação dos estabelecimentos prisionais.”

O SPT diz ainda que inexistem meios para que os presos façam suas reclamações e que muitos disseram terem sido punidos por reclamar das condições a que são submetidos. E que “a situação de saúde na maior parte das instalações visitadas era extremamente preocupante”.

A Secretaria de Direitos Humanos informou que, durante a visita do SPT ao Brasil, a presidente Dilma Rousseff enviou mensagem ao Congresso Nacional propondo a criação do Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (SNPCT) e do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT), atualmente tramitando em regime de urgência na Câmara dos Deputados.

A Secretaria diz ainda que, em 25 de maio de 2012, o Brasil se apresentou ao Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, prestando informações sobre um conjunto de medidas adotadas para a realização de direitos e reafirmando seu compromisso com a prevenção da tortura e os tratamentos desumanos ou degradantes. G1

06 06 12
Elizabeth II saúda súditos diante de Buckingham no fim do Jubileu
Evento encerrou quatro dias de festividades pelo 60 anos de reinado.
Internado, príncipe Philip não participou do fim da festa.

 
A rainha Elizabeth II saudou nesta terça-feira (5), da sacada do Palácio de Buckingham, dezenas de milhares de pessoas reunidas sob uma fina chuva, encerrando quatro dias de festividades para celebrar seus 60 anos de reinado.

A soberana apareceu, com um tímido sorriso, na sacada decorada com pesadas cortinas vermelhas e douradas ao lado de cinco membros da família real, incluindo seu filho, o príncipe Charles, e seus netos William e Harry, mas sem seu marido, o príncipe Philip, hospitalizado desde segunda-feira.
 
Pouco antes, sob as aclamações da multidão e ao som das badaladas do sinos da Abadia de Westminster, a rainha ganhou o Mall, a majestosa avenida que leva ao Palácio de Buckingham, em uma carruagem de 1902.

Ela foi usada pelo príncipe William e por sua esposa Kate durante o seu casamento em 29 de abril de 2011.

Na ausência de Philip, o príncipe Charles, herdeiro do trono, e sua esposa Camilla foram escolhidos pelo protocolo para acompanhar a rainha na carruagem.

 
O príncipe William ao lado de sua esposa e de seu irmão mais novo, o príncipe Harry, os seguia em uma outra carruagem.

Acompanhada por cavaleiros com uniformes de gala, a rainha acenou para a multidão durante o longo trajeto. Algumas pessoas usavam binóculos para poder vê-la melhor.

"Foi fantástico. Acho que as coisas correram muito bem", comentou um súdito, Jill Davies de Suffolk (leste da Inglaterra).

Sob um céu carregado, aviões sobrevoaram o palácio enfeitando o céu com fumaça nas cores da União Jack (bandeira britânica), antes de salvas de fuzil tendo como fundo a música "God Save The Queen".

A jornada, que havia começado com uma celebração de ação de graças em Saint-Paul, marca o fim de quatro dias de celebrações, que tiveram como seu ponto alto no domingo uma procissão fluvial de mil embarcações no Tâmisa, um pouco prejudicada pela chuva, e um espetacular show na segunda-feira à noite diante de Buckingham.

Essas festividades, acompanhadas com furor por dezenas de milhares de fãs da realeza, ficaram um pouco comprometidas pela hospitalização na segunda-feira do príncipe Philip, devido a uma infecção urinária. G1

02 06 12
Hugo Chávez aparece em público pela primeira vez desde abril
Ele foi a público neste sábado, após reunião com líderes bielorrusos.
Presidente da Venezuela está em tratamento contra o câncer.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, fez em 2 de junho sua primeira aparição pública desde abril (Foto: Carlos Garcia Rawlins/Reuters )

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, que está recebendo tratamento contra câncer, apareceu neste sábado (2) em público pela primeira vez desde abril. Ele pôde ser visto diante do Palácio de Miraflores, em Caracas, após se reunir com uma delegação do governo bielorrusso, em Caracas.

Recentemente, Chávez havia aparecido na televisão dirigindo reuniões de seu gabinete ministerial sentado. As reuniões foram fechadas à imprensa. A ausência pública de Chávez, que manteve em segredo os detalhes de sua doença, despertam todo tipo de especulações naVenezuela.

No evento, o presidente parecia mais magro, e anunciou planos que já estão em andamento. Chávez, que tem 57 anos, havia antecipado que diminuirá suas aparições para recuperar sua saúde e encarar a campanha eleitoral para os comícios de 7 de outubro, nos quais buscará a reeleição. G1
02 06 12
Alívio dá lugar à ira no veredicto contra Mubarak no Egito
Absolvição de filhos de Mubarak e de autoridade desencadeou a ira.
Ex-presidente egípcio foi considerado culpado pela morte de manifestantes.

Manifestantes na Praça Tahir, no Cairo, após condenação do ex-presidente egípcio Hosni Mubarak (Foto: Mohammed Salem/Reuters)

Um silêncio sepulcral tomou conta neste sábado (2) da sala de audiências e das famílias das vítimas em frente ao tribunal quando foi anunciada a sentença de prisão perpétua para o ex-presidente Hosni Mubarak. Mas a absolvição de seus filhos e de autoridades de segurança pós fim ao alívio e desencadeou a ira.

Ex-presidente foi considerado culpado por massacre de manifestantes. (Foto: AFP) 
Tal mudança de ambiente ocorreu porque o tribunal, após ter declarado culpados Mubarak e seu ex-ministro do Interior Habib el Adli pela morte de quase 850 manifestantes durante a revolta de fevereiro de 2011, absolveu seis autoridades de segurança, julgadas pelas mesmas acusações.

Manifestantes entraram em confronto com a polícia. (Foto: Amr Abdallah Dalsh/Reuters) 
Os manifestantes gritavam principalmente "Fora poder militar", concentrando a sua ira nos militares que assumiram o poder no país após a queda de Mubarak, sob a pressão de uma revolta que teve como epicentro a mesma Praça Tahrir.

Manifestantes protestam na praça Tahrir, no Cairo. (Foto: Khaled Desouki/AFP) 
No lado de fora, a polícia antidistúrbios abria passagem e agredia com cassetetes manifestantes furiosos que lançavam latas de refrigerante vazias. Os policiais tiveram trabalho para conseguir separar manifestantes contra e a favor de Mubarak. Saiba mais

29 05 12
Após protestos de risco para a saúde chilenos matarão 500.000 porcos
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
No Chile, 500 000 suínos foram mortos. Após protestos violentos de moradores fugiram parte da força de trabalho da maior fazenda de porcos no país. Centenas de animais morreram de fome. Agora, o governo declarou uma "emergência de saúde".

O operador justifica o abate de modo a que uma remoção dos animais seria muito caro.
29 05 12
China prende 'monstro canibal' 
suspeito de vender carne humana
Zhang Yongming vendia a carne como se fosse de avestruz, diz polícia.
Ele guardava os olhos das vítimas em garrafas em sua casa em Yunnan.
Reprodução de jornal chinês mostra fotos de três das vítimas do 'canibal' Zhang (Foto: Reprodução)

Um homem suspeito pelo assassinato de várias pessoas, de retalhar os corpos, negociar a carne como "carne de avestruz" e manter os olhos das vítimas em garrafas em sua casa foi detido pela polícia da China.

Zhang Yongming, de 56 anos, morador da província de Yunnan, sudoeste da China, foi preso no fim de abril após uma investigação sobre o homicídio de um jovem de 19 anos.

Os investigadores encontraram na residência do suspeito o telefone celular e o cartão bancário da vítima.

A polícia anunciou que teme novas descobertas macabras, depois de constatar que recentemente 17 pessoas desapareceram na região sem deixar rastros, algumas a poucos metros da casa de Zhang.

"Zhang Yongming é um monstro canibal", afirmaram moradores da área.

Alguns declararam ter visto bolsas de plástico diante da casa e, às vezes, ossos.

Segundo o jornal "Standard", de Hong Kong, a polícia encontrou na residência dezenas de globos oculares conservados em garrafas de licor".

Os policiais também encontraram pedaços de carne, ao que tudo indica humana, deixados para secar em parte da casa.

A polícia suspeita que Zhang alimentou três cães com carne humana e que vendeu a carne de suas vítimas como "carne de avestruz", segundo o Standard.

De acordo com o portal Guangxi News, Zhang já foi condenado por homicídio e cumpriu uma pena de prisão de quase 20 anos. Veja mais
29 05 12
Irmão de dissidente chinês cego está desaparecido, diz advogado
Ele saiu de seu vilarejo para buscar ajuda para o filho preso.
Irmão parece ser novo alvo do governo contra família do ativista cego.

Chen Guangfu, o irmão mais velho do dissidente chinês Chen Guangcheng (Foto: David Gray/Reuters)

O irmão do ativista chinês cego Chen Guangcheng desapareceu, disse um advogado neste sábado (26), dias após ele deixar seu vilarejo no nordeste da China para buscar ajuda para seu filho que foi preso, num caso que se tornou um ponto de mobilização entre ativistas de direitos humanos.

Chen Guangfu, o irmão mais velho de Chen Guangcheng, deixou sua casa na província de Shandong e chegou em Pequim na quarta-feira (23) para buscar ajuda legal para seu filho, Chen Keguim, que está preso sob a acusação de assassinato. Aparentemente, ele se tornou o último alvo das represálias do governo contra a família de Chen Guangcheng, depois que o ativista cego escapou de seu vilarejo no final de abril após 19 meses de detenção domiciliar. Saiba mais

25 05 12
Antes da turnê mundial "Solar Impulse" está voando para a África
Um avião movido a energia solar com asas enormes no caminho da Suíça para Marrocos. O vôo é um teste para um vôo ao redor do mundo. 
"Solar Impulse" está a caminho de África.

Em seu primeiro vôo intercontinental da Europa para África, o suíço "Solar Impulse" metade da rota superou com êxito. O avião movido a energia solar aterrissou na madrugada de sexta-feira no Aeroporto de Madrid Barajas para uma escala técnica.
23 05 12
Turistas chegam de caiaque na ponta de catarata com mais de 100 metros de altura
Os três observaram a queda, do alto

A bordo de caiaques, três turistas remaram até a ponta das Cataratas Vitória, na fronteira entre Zâmbia e Zimbábue, para olhar de perto a queda de 106 metros. O americano Sam Drevo e os sul-africanos Steve Fisher e Dale Jardine chegaram bem na ponta.

Os três ficaram parados, admirando a vista lá em cima. Além da altura, os turistas enfrentaram também o perigo de encontrar crocodilos que vivem por ali. Mais tarde, os aventureiros encontraram um ponto seguro e desceram as cataratas com a ajuda de equipamentos de escalada, com os caiaques nas costas.

Eles ficaram a mais de 100 metros de altura
23 05 12
Bomba é achada em teatro de Buenos Aires onde Uribe fará discurso
Funcionários da segurança encontraram a bomba em uma lâmpada.
Explosivo seria ativado por celular; trecho de avenida foi interditado.
Policias inspecionam os arredores do Teatro Gran Rex, em Buenos Aires, onde uma bomba foi encontrada, segundo a PF (Foto: AFP)

Uma bomba que seria ativada através de um telefone celular foi encontrada nesta terça-feira (22) oculta em uma das luzes de um teatro de Buenos Aires, onde na quarta-feira o ex-presidente da Colômbia Alvaro Uribe fará um discurso, informou uma fonte judicial.

"Não houve ligação telefônica de aviso. Em uma inspeção, funcionários da segurança encontraram a bomba em uma lâmpada do teatro. É das que se ativam pelo celular", disse a fonte judicial no comando da operação à agência France Presse. Saiba mais

21 05 12
Vendas de veículos importados caem 12,8% em abril, aponta Abeiva
IPI, valorização do dólar e crédito restrito prejudicam importadoras oficiais.
'Promessa do governo é até o fim do mês anunciar mudanças', diz entidade.

Confira os veículos importados que estarão no Salão de São Paulo (Foto: Montagem/fotos de divulgação)
As empresas importadoras de veículos filiadas à Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva) encerraram o mês de abril com queda de 12,8% das vendas, na comparação com março. Ao todo, foram 11.917 unidades emplacadas contra 13.666 no período anterior. A redução da demanda de importados é justificada, principalmente, segundo a entidade, pela alta do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), mas a alta do dólar e a maior restrição de crédito por parte dos bancos também influenciam o resultado. Veja mais
20 05 12
Atentado na Síria mata 9 e deixa ao menos 100 feridos, diz agência oficial
Entre mortos estão civis e um guarda de segurança de um complexo militar.
Conselho Nacional Sírio condenou o atentado deste sábado.

Forças sírias trabalham no local da explosão em Deir Al-Zor, neste sábado (19) (Foto: Reuters)

Pelo menos nove pessoas morreram e cerca de 100 ficaram feridas no atentado com carro-bomba cometido neste sábado (19) na cidade de Deir ez-Zor, no leste da Síria, informa a agência oficial de notícias Sana.
O veículo que explodiu continha cerca de mil quilos de explosivos, cuja explosão causou danos materiais em um raio de 100 metros no bairro de Ghazi Masaken Ayash, acrescentou a agência.

Entre os mortos estão civis e um guarda de segurança do complexo militar situado na área, para onde se deslocou uma equipe de observadores da ONU para inspecionar as circunstâncias do atentado.

Uma testemunha disse à agência 'Sana' que o terrorista detonou um veículo em um prédio da Empresa de Construções Militares, o que deixou um buraco de mais de dois metros de profundidade. Veja mais

20 05 12
Formação ruim é causa de acidentes de motos, apontam especialistas
Motociclistas necessitam ter melhor formação, dizem autoridades.
Em São Paulo, mortes de motociclistas aumentaram 7,1% em 2011.
Número de motos cresce no país (Foto: Reprodução/ Jornal Nacional)
Em busca de alternativa ao transporte público precário e os grandes congestionamentos, muitos brasileiros encontram as motos como opção barata e eficaz. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), as vendas de motos aumentaram 11% no ano passado, enquanto a comercialização de caminhões e carros cresceu 7%. A alta de acidentes também acompanha a chegada de mais motocicletas às ruas, a frota brasileira já é de 15,7 milhões, como informou o Jornal Nacional nesta semana. Saiba mais

20 05 12
Ativista chinês cego e sua família partem da China rumo aos EUA
Chen Guangcheng estava acompanhado de oficiais americanos.
Caso provocou crise diplomática entre e China e Estados Unidos.
O advogado ativista Chen Guangcheng é visto na embaixada americana em Pequim na quarta (2), em imagem disponibilizada nesta sexta (4) (Foto: AP/Embaixada dos EUA em Pequim)

O ativista chinês Chen Guangcheng partiu neste sábado (19) de Pequim junto a sua família rumo a Nova York (EUA) em um voo da companhia United Airlines às 17h47 locais (6h47 de Brasília), quase quatro horas após o esperado, segundo fontes aeroportuárias ouvidas pela agência de notícias EFE.

As fontes disseram que o dissidente estava esperando o voo na área VIP do aeroporto junto a sua esposa Iuane Weijing e seus dois filhos (uma filha e um filho), e na companhia de oficiais americanos.

Antes da viagem, Chen passou algumas horas no aeroporto à espera de passaporte e do voo. Mais cedo, o jornal 'South China Morning Post' havia divulgado uma declaração do ativista dada por telefone: 'Estou no aeroporto. Não tenho passaporte. Não sei quando sairei. Acho que vou para Nova York'.

No aeroporto da capital chinesa, a Agência Efe constatava a presença de policiais e oficiais do Ministério das Relações Exteriores da China, como uma confirmação de que Chen poderia deixar a China, finalizando assim uma longa história de fuga do dissidente, que escapou da prisão domiciliar em que estava e chegou a se abrigar durante dias na embaixada dos EUA em Pequim. Saiba mais

19 05 12
Al-Qaeda fez ataque que matou 55 na capital da Síria, diz chefe da ONU
Atentado em 10 de maio em Damasco deixou 372 feridos.
Situação no país em crise é 'intolerável', disse Ban Ki-Moon.

Caixões com corpos de vítimas dos atentados da quarta-feira são carregados próximo a mesquita em Damasco, neste sábado (12) (Foto: Reuters)

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou acreditar que a rede terrorista daAl-Qaeda cometeu o ataque com bomba de 10 de maio que provocou dezenas de mortes em Damasco, capital da Síria, e calculou que até 10 mil pessoas morreram na Síria desde o início da revolta contra o regime do contestado presidente Bashar al Assad.

"De forma alarmante e surpreendente, há alguns dias aconteceu um enorme ataque terrorista. Penso que a Al-Qaeda deve estar por trás disto. Isto criou, mais uma vez, sérios problemas", disse Ban em um evento para a juventude na sede da organização, em Nova York. Saiba mais
19 05 12
Publicação de cartas secretas de Bento XVI gera escândalo na Itália
Livro descreve manobras e confabulações dentro do Vaticano.
Vazamentos de informações confidenciais ganharam apelido de 'Vatileaks'.

Bento XVI conduz audiência na Praça de São Pedro na quarta-feira (16) (Foto: Giampiero Sposito/Reuters)

A publicação de uma série de cartas confidenciais do papa Bento XVI sobre temas quentes, como as intrigas do Vaticano e os escândalos sexuais do padre mexicano Macial Maciel, provocou desconforto na Itália nesta sexta-feira (18) diante de um vazamento de informações sem precedentes.

Um resumo do livro, que estará a venda no sábado (19) em toda a Itália com o título "Sua Santidade, cartas secretas do Papa", escrito por Gianluigi Nuzzi, autor do best-seller "Vaticano SA", sobre as finanças da Santa Sé, foi publicado nesta sexta pelo jornal "Il Corriere della Sera". Saiba mais

13 05 12
Grupo islâmico assume autoria do ataque que matou 55 na Síria
Atentado foi o mais violento desde o início dos protestos contra Assad.
Tropas mataram mais dois civis neste sábado, segundo a oposição.
Soldados no local de uma das explosões desta quinta-feira (10) em Damasco, capital da Síria (Foto: AP)
O Al-Nusra, um grupo islamita desconhecido até o início da revolta na Síria, divulgou um vídeo neste sábado (12) reivindicando a responsabilidade pelos dois atentados suicidas em Damasco que mataram 55 pessoas na quinta-feira.

O grupo reivindicou em comunicados e vídeos colocados on-line em sites islamitas.

A organização assegura ter realizado uma "operação militar em Damasco contra as bases do regime, e ter como objetivo o ramo palestino dos serviços de segurança", além de outro ramo destes serviços.

O vídeo divulgado no site "Syria Politic" é datado de 10 de maio, dia no qual o duplo atentado ocorreu na capital.

O grupo afirma ter realizado estes ataques "em resposta ao bombardeio pelo regime dos bairros residenciais das províncias de Damasco, Idleb, Hama, Deraa e outras".

As afirmações deste grupo são difíceis de verificar. A voz gravada no vídeo foi modificada e nenhum suposto integrante aparece nas imagens.

Na quinta-feira em Damasco, a explosão de dois carros-bomba com "mais de uma tonelada de explosivos", segundo o regime, também deixou centenas de feridos. O regime e a rebelião se acusaram mutuamente por este duplo atentado.

Mais mortes
Tropas do regime sírio mataram dois civis neste sábado, apesar da presença no país de quase a metade dos observadores enviados pela ONU para vigiar um cessar-fogo proposto pela organização, informou uma ONG síria.

Um civil morreu por disparos de foguete do exército na localidade de Murk, na província de Hama (centro), enquanto outro recebeu disparos de um franco-atirador na região de Deir Ezzor (leste), segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

Por sua vez, soldados das forças regulares e desertores que passaram à oposição se enfrentaram nas regiões de Idlib (noroeste), Deraa (sul) e Homs (centro).

Ao mesmo tempo, as tropas do regime bombardearam uma localidade na região de Homs, deixando sete feridos, enquanto foram ouvidas explosões na província de Idleb, onde as tropas disparavam foguetes. Saiba mais

12 05 12
Expo dos Mares e aberta na Coreia
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
 Exposição Mundial 2012 é aberto
Oceano e proteção costeira são fundamentais para 2012 th Feira Mundial.  
A partir deste fim de semana, a Expo abriu em Yeosu da Coréia do Sul. 
Oito a dez milhões de visitantes são esperados. A Alemanha está também representado com um pavilhão.


   Pará os pesquisadores é Claro: que a destruição dos Oceanos vai Custar caro. É Mais barato sua Proteção, de Longe é a Única Solução viável. 
O oceano é o foco da Expo.




A Biodiversidade dos Oceanos é enorme. Ela deve permanecer ASSIM porqué ...
A Humanidade estabece em ... Oceanos Saudáveis, dependem do Ecossistema equilibrado. 

Milhões de barbatanas de tubarão - milhões de animais mortos por puro luxo dos humanos.
Veja a série de imagens incríveis da Exposição - Aqui
12 05 12
Prédio mais alto da América Latina divide os chilenos
Com 64 andares e 300 metros de altura, edifício está sendo construído em Santiago do Chile.
Projeção da Gran Torre Costanera (Foto: BBC)

Com 64 andares e 300 metros de altura, a Gran Torre Costanera de Santiago de Chile será o edifício mais alto da América Latina.Projeção da Gran Torre Costanera (Foto: BBC)Mas especialistas advertem que o arranha-céus em vias de ser construído na capital doChile poderá provocar um caos sem precedentes.

Considerado um ícone da da atual onda de desenvolvimento chilena, até mesmo a ex-presidente Michelle Bachelet classificou o edifício como um 'símbolo do renascimento'.

Ao mesmo tempo, críticos afirmam que ele aumentará consideravelmente o trânsito na região.

Estudos do Ministério do Transporte chileno indicam que o tráfego de veículos na região poderá subir entre 30% e 50%, quando for inaugurado o shopping de seis andares que funcionará na torre.

O estabelecimento empregará mais de 5.200 pessoas e será o maior shopping center do país. As quatro torres do complexo de edifícios em torno do arranha-céus ocupam um espaço de 190 mil metros quadrados.
Projeção da Gran Torre Costanera (Foto: BBC) 
O Torre Costanera faz parte de um megaprojeto do magnata de origem alemã Horst Paulmann e sua construção foi retomada em dezembro de 2009, após ter sido interrompida por 11 meses devido à crise econômica mundial. G1

10 05 12
Após perder braços em bombardeio, afegã sustenta família de 5 tricotando
Pari, de 33 anos, aprendeu a tricotar e fazer artesanato usando os pés.
Mulher perdeu os braços aos 7 anos; ela tem 3 filhos e é casada com idoso.
Pari tricota usando os pés em sua casa em Herat (Foto: Aref Karimi/AFP)


Uma mulher afegã que perdeu boa parte dos dois braços em um bombardeio quando tinha apenas 7 anos de idade conseguiu desenvolver uma habilidade impressionante para sustentar sua família, levando em conta suas limitações.

Pari, de 33 anos aprendeu a tricotar usando os pés e passou a fazer pequenas bolsas e outros artesanatos para vender na cidade de Herat. A mulher tem três filhos e um marido, que já é idoso.

A mulher perdeu os braços em um bombardeio à vila onde ela morava quando criança, durante a invasão da União Soviética ao país, que durou de 1979 a 1988.
Pari aprendeu a fazer por conta própria várias atividades usando apenas os pés (Foto: Aref Karimi/AFP)
  

10 05 12
Dissidente chinês cego relata fuga e 
suposta agressão
Chen Guangcheng está em hospital em Pequim e conversou por telefone com a BBC

O dissidente cego Chen Guangcheng (Foto: BBC)
O dissidente cego Chen Guangcheng, que ganhou notoriedade ao conseguir fugir de prisão domiciliar na China e buscar refúgio na embaixada americana, relatou à BBC como conseguiu escapar de sua casa, apesar de forte monitoramento da polícia.

Ele ainda está em um hospital em Pequim, uma semana depois de ter deixado a embaixada dos Estados Unidos. Chen diz que está confinado em uma cama, com três ossos fraturados. À BBC, ele afirmou que sua família foi vítima de agressões violentas por parte de policiais e funcionários do governo da província de Shandong, onde ele estava em prisão domiciliar.

O dissidente disse que recebeu uma promessa do governo central da China de que as supostas agressões serão investigadas. Chen também acredita que receberá permissão do governo central para deixar o país e estudar no exterior.

Chen Guangcheng - conhecido como o 'advogado descalço' - é um dos ativistas mais famosos da China. Ele perdeu a visão durante a infância e não pôde completar estudos jurídicos formais, pois cegos não têm permissão para frequentar universidades no país.

O ativista ganhou notoriedade ao acusar autoridades locais de terem coagido mais de 7 mil mulheres de sua província a se submeterem a abortos ou esterilizações, como parte de uma política de controle de natalidade. Ele também prestou assessoria jurídica a fazendeiros em disputas de terras e fez campanha pela melhora no tratamento de pessoas portadoras de deficiências.

Sua fuga espetacular, há duas semanas, ganhou destaque internacional. Após 20 horas fugindo, com a ajuda de amigos, ele conseguiu abrigo na embaixada americana. Também publicou um vídeo na internet pedindo que o governo chinês investigasse os abusos que sofreu. O episódio ganhou notoriedade ainda maior por acontecer na véspera de uma visita da secretária americana de Estado, Hillary Clinton, à China.

Na semana passada, Chen Guangcheng aceitou deixar a embaixada e foi internado em um hospital para se tratar dos ferimentos que sofreu na fuga. Do hospital em Pequim, Chen conversou com a BBC por telefone na terça-feira. Veja entrevista

07 05 12
Opinião da Redação:
Polêmicas à parte, melhor spray de pimenta do que chute e caçêtadas, como algumas pessoas, que nem são policiais em serviço fazem costumeiramente.
Comandante diz que vai ouvir PM que borrifou spray de pimenta nos olhos de cão
Rocinha tem patrulhamento reforçado após confronto entre PMs e traficantes
 Policiamento reforçado na comunidade após tiroteio entre PMs e traficantes. Agente em patrulha na comunidade lança spray de pimenta em cão Foto: Domingos Peixoto / O Globo

RIO - O comandante do patrulhamento da Rocinha, major Edson Santos, disse que vai ouvir o policial militar que lançou spray de pimenta nos olhos de um cão em uma rua da comunidade na manhã deste domingo. Ele disse que quer saber se o cachorro estava a ponto de mordê-lo. Segundo o major, o policial pode ter lançado o spray, que é uma arma não letal, para não machucar o animal. O patrulhamento na comunidade foi intensificado, após o confronto entre policiais militares e traficantes, ocorrido na madrugada deste domingo, que resultou em um suspeito baleado.

A equipe do GLOBO flagrou o policial militar borrifando spray de pimenta no cão nas proximidades da Via Ápia. A fotografia, publicada no site, foi postada também na página do GLOBO no Facebook, onde, até as 19h, foi compartilhada mais de 12 mil vezes e teve mais de 3.700 mil comentários. No Twitter, centenas de internautas compartilharam a foto. Veja mais

07 05 12
Bahrein prende importante ativista de 
direitos humanos
Nabeel Rajab foi preso "por cometer crimes puníveis pela lei", diz governo. 
País enfrenta protestos xiitas desde fevereiro de 2011.
Foto tirada em dezembro de 2011 mostra ativista durante reunião anti-governo (Foto: AFP PHOTO/STR)

O Bahrein prendeu um importante ativista de defesa dos direitos humanos, crítico à família governante, disseram neste domingo o Ministério do Interior e um ativista, em meio aos esforços das autoridades do país para suprimir protestos pró-democracia.

A polícia prendeu Nabeel Rajab, chefe do Centro do Bahrein para os Direitos Humanos (BCHR, na sigla em inglês), quando ele voltava do Líbano na noite de sábado, disse à Reuters Sayed Yousif Almuhafda, membro da organização. Veja mais

05 05 12
Audiência de acusados de ataques de 11/9 tem início conturbado

Réus retiraram fones e se recusaram a ouvir tradução das perguntas.
Khaled Sheikh Mohamed, que planejou os ataques, parecia abatido.

Policiais fazem a proteção em base militar em Fort Hamilton, no bairro do Brooklyn, em Nova York. Parentes de vítimas dos ataques de 11 de setembro de 2001 têm acesso para entrar na base e ver a audiência com cinco acusados de envolvimento pelos ataques. A audiência é transmitida em circuito fechado de TV para Fort Hamilton.  (Foto: Craig Ruttle/AP)
A audiência de cinco prisioneiros de Guantánamo acusados de planejar os ataques de 11 de setembro teve um começo difícil neste sábado (5), quando os réus retiraram seus fones de ouvido e se recusaram a ouvir uma tradução das perguntas do juiz.
O réu confesso Khaled Sheikh Mohamed, que planejou os ataques, se recusou a responder as perguntas do juiz sobre se estava satisfeito com os advogados e militares dos Estados Unidos.

Khaled Sheikh Mohamed, em imagem de março de 2003 (Foto: Reuters/U.S. News & World Report)
"Eu acredito que o sr. Mohamed se recusará a enfrentar o tribunal. Eu acredito que ele está profundamente preocupado com a justiça do processo", disse seu advogado civil, David Nevin. 

Mohamed parecia abatido e sua barba tinha um tom avermelhado. Ele usava um turbante branco redondo e túnica branca.

O réu Ramzi bin al-Chaiba se levantou, ajoelhou no chão e rezou no tribunal vigiado por uma fila de guardas em uniformes camuflados, mas não interferiu.

Já o réu Wallid bin Attach foi firmemente amarrado em uma cadeira de restrição após se recusar a comparecer ao tribunal voluntariamente. O juiz o libertou depois que ele prometeu se comportar dentro do tribunal.

Quando todos os réus se recusaram a usar os fones de ouvido que lhes permitiam ouvir a tradução de inglês para árabe das perguntas, o juiz interrompeu a audiência rapidamente e, em seguida, retomou com um intérprete fornecendo tradução que era audível por todo o tribunal.

Mohamed e os demais réus, que podem ser submetidos à pena de morte, enfrentam sete acusações decorrentes dos ataques em 2001, que mataram 2.976 pessoas em Nova York, Washington e Pensilvânia, e levaram os EUA a iniciar uma mortal e custosa guerra global ainda em curso contra a Al Qaeda e seus simpatizantes.

A última aparição dos réus no tribunal havia sido em dezembro de 2008, quando Mohamed se confessou culpado. Veja mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário