quinta-feira, 6 de setembro de 2012

ARQUITETURA_06_07_08_12


23 07 12
Portzamparc assina vinícola na França
Linhas orgânicas marcam Chateau Cheval Blanc
  (Foto: Erick Saillet / www.studio-ericksaillet.com)

Não é de hoje que arquitetura e vinho andam juntos. Nas regiões vinícolas da Europa, é comum os produtores chamarem arquitetos de renome para projetar e construir armazéns, fábricas e centros de visitação e degustação. Um exemplo é a portuguesaQuinta do Portal, projetada por Álvaro Siza. Outro exemplo é a recém-inaugurada sede da francesa Cheval Blanc, desenhada por Christian de Portzamparc.

Erguido em Saint-Emilion, na região de Gironde, o Chateau Cheval Blanc já é chamado pela população local de "a vinícola sob a colina", graças à implantação do edifício, que mimetiza o suave relevo de seu entorno. As formas da construção são onduladas, e parecem dar continuidade tanto às curvas do solo quanto ao desenho das esplanadas que o circundam.
  (Foto: Erick Saillet / www.studio-ericksaillet.com)

  (Foto: Erick Saillet / www.studio-ericksaillet.com)

  (Foto: Erick Saillet / www.studio-ericksaillet.com)

  (Foto: Erick Saillet / www.studio-ericksaillet.com)
10 07 12
Top 10: mais belas catedrais estrangeiras
Uma seleção com as mais impressionantes igrejas

No Brasil, o que não falta são igrejas de cair o queixo. Há para todos os gostos, seja a moderna catedral de Brasília, sejam os templos coloniais de Ouro Preto, Salvador ou Olinda. No resto do planeta não é diferente. Esta seleção reúne as 10 mais impressionantes catedrais estrangeiras consideradas patrimônio da humanidade pela Unesco. Confira e comente!
  (Foto: Mediawiki / Geographbot / commons.wikimedia.org/wiki/User:GeographBot)

Catedral de Saint Paul, Londres

Situada em Ludgate Hill, a catedral anglicana é a sede do bispado de Londres e um dos principais pontos turísticos da cidade, sobretudo por sua privilegiada vista para o skylinelocal. Projetado por Christopher Wren, o edifício data do século 17 e é famoso por abrigar casamentos reais como o do Príncipe Charles com Lady Di em 1981. 

   (Foto: Flicvkr / el brown / http://www.flickr.com/people/ell-r-brown/)
Notre Dame de Paris

Uma das mais antigas catedras francesas em estilo gótico, a Notre-Dame começou a ser construída em 1163, na Île de la Cité, sendo portanto rodeada pelo Rio Sena. Um dos símbolos de Paris, a igreja acompanha a ascensão da cidade e da França como uma potência mundial desde a Idade Média.

  (Foto: Mediawiki / MathKnight / http://commons.wikimedia.org/wiki/User:MathKnight)
Catedral de Chartres, França

Sua construção começou em 1145, mas, após um incêndio em 1194, teve de ser reconstruída, tornando-se a principal representante da arquitetura gótica na França. Com 10.000 m² de área, 130 m de comprimento e largura de 46 m, a igreja conta com mais de 150 vitrais, a maioria do século 13.

  (Foto: Flickr / Chi King / www.flickr.com/photos/davelau)
Catedral de Reims, França

Depois da Catedral de Chartres, a Notre-Dame de Reims é considerada a segunda mais importante construção gótica da França. Localizada na capital de Champagne, ela foi construída no século 13, abrigando diversos coroamentos de reis e rainhas.
  (Foto: Flickr / Ben Bawden / www.flickr.com/photos/benbawden)
Catedral de Rouen, França

Sua construção começa em 1145 e envolve o trabalho de arquitetos e artífices de toda Europa. O mais famoso deles é o escultor Jean de Rouen, que depois de executar algumas das principais estátuas da igreja, mudou-se para Coimbra, tendo participado do Renascimento português.
15 06 12
TOP 10: 
OS MAIS BELOS CASTELOS DO MUNDO
Cenários de batalhas ou de romances, os castelos europeus fazem parte da história – e do imaginário ocidental. Construídas em sua maioria na Idade Média, essas fortificações são hoje alguns dos mais famosos pontos turísticos do Velho Mundo. Listamos, aqui, os 10 mais importantes – e imponentes. Confira!

1. Monte Saint Michel, Manche, França 

Construído sobre um monte à beira-mar, o mosteiro só pode ser acessado a pé durante a maré baixa. Sua grandiosidade torna-o um dos pontos turísticos mais famosos do país, com uma freqüência anual de mais de 3,5 milhões de visitantes


2. Castelo de Edimburgo, Escócia

Boa parte das batalhas que separaram – e anexaram – a Escócia à Grã-Bretanha aconteceram dentro ou nos arredores dessa fortificação. Tanto assim que a construção, erguida a partir do século 12, é considerada o símbolo nacional escocês.

3. Castelo Neuschwanstein, próximo a Munique, Alemanha


Esta fortificação foi erguida no século 19, portanto não tem nada de medieval. Mas sua inserção na paisagem é tão encantadora que o palácio se tornou o paradigma dos castelos, graças à Disney, que eternizou sua imagem nos cenários da fábula de Cinderela. 

5. Castelo de Windsor, Berkshire, Inglaterra


Com 900 anos de existência, o Castelo de Windsor é a maior e mais antiga residência real do planeta. Ali vive a rainha Elizabeth 2ª e parte de sua notável família. 

8. Castelo de Praga, República Tcheca


Símbolo nacional, o castelo de Praga foi erguido a partir do século 9, mas ganhou suas atuais feições somente entre os séculos 14 e 16, quando serviu de cenário para as batalhas de unificação do país. Veja mais
29 05 12
CASA GEOMÉTRICA FAZ REVERÊNCIA À PAISAGEM

Pouco mais de cem imóveis fazem de Glen Echo, a menor cidade do Estado de Maryland, nos EUA, um refúgio do estresse e da correria das metrópoles – isso a apenas 30 minutos da capital, Washington. O escritório do arquiteto Robert Gurney aproveitou o local, de natureza quase intocada, para projetar uma casa onde a arquitetura faz reverência à paisagem arborizada que a cerca.

 
Os espaços da residência são integrados ao terreno, com os dois andares tendo vista privilegiada para o rio, enquanto a encosta recorta o outro lado da construção. O projeto ficou mais dinâmico com o desenho de dois volumes distintos, unidos por uma ala de vidro sobre um espelho-d’água. O formato perpendicular faz com que as estruturas se cruzem, apesar de separadas, tornando o anexo tão importante como a área principal.

 
O uso dos materiais também reforça a relação e o fluxo entre os ambientes. Toda a extensão em volta do terraço é envidraçada e aberta para a piscina com borda infinita. A luz natural pinta os interiores nesta área – janelas largas fazem as vezes de paredes, recortadas por estruturas metálicas geométricas que, de longe, parecem até retiradas dos quadros de Piet Mondrian. No segundo pavimento, madeira, concreto e pedras dividem a função de encaixotar e proteger a área mais privada da casa.

 
23 05 12
Uma casa na selva
Enormes painéis móveis de palha e de vidro integram a densa vegetação e a casa-ateliê de 200 m², localizada em Itanhangá, no Rio de Janeiro. O projeto é assinado pela arquiteta Carla Juaçaba e pelo artista plástico Mário Fraga
Leonardo Finotti

Para morar e pintar suas telas cercado pela paisagem verde, o artista carioca Mário Fraga, arquiteto de formação, fez a casa-ateliê de 200 m² em Itanhangá, zona oeste do Rio de Janeiro. Na hora de desenhar o projeto, ele chamou a arquiteta Carla Juaçaba. Os dois criaram a construção com estrutura de vigas metálicas. O volume único é encaixado em parte alta do terreno acidentado e tem a proteção de muros de arrimo feitos de pedras brutas recolhidas no local. “Voltei à arquitetura para erguer a casa de meus sonhos”, afirma Mário, que está expondo seus quadros na mostra Linha da Terra na galeria Largo das Artes, no centro da cidade.

Amigo do falecido arquiteto Sergio Bernardes, ele resgatou uma marca das obras de seu guru. Fez painéis deslizantes de palha de taquara trançada por um artesão de Mariana, cidade de Minas Gerais, e de vidro para o interior interagir com a natureza. “Só os fecho quando está frio ou venta”, afirma. Na frente, Mário instalou o ateliê com pé-direito duplo e três portas pivotantes gigantes que se recolhem na lateral abrindo totalmente o espaço para a vegetação tropical. No fundo fica a casa, que é dividida em dois pavimentos. Embaixo, a cozinha, o lavabo e a sala se comunicam com o ateliê por paredes móveis de MDF. Em cima, estão a suíte e a varanda. A cozinha é colada no muro de arrimo escalonado de pedras que sustenta a construção e acaba formando as prateleiras para guardar os mantimentos. Em busca da praticidade dos espaços limpos e da simplicidade dos materiais, Mário escolheu o piso de cimento com pó de mármore para todo o térreo. Nas paredes externas de tijolos, ele pintou o reboco de saibro com um pigmento vermelho. “Quis aproximar minha casa dos tons da terra”, afirma.

Leonardo Finotti

Leonardo Finotti
19 05 12
TOP 10: 
AS CASAS MAIS DEVASSADAS DO MUNDO
Sem medo dos vizinhos, contato com a natureza ou pura beleza – seja qual for o motivo, algumas casas de vidro são tão devassadas que revelam a rotina de seus moradores. Liberte seu voyeurismo e espie abaixo algumas das residências mais transparentes — e dos donos mais exibicionistas — de todo o mundo.

13 05 12
CINGAPURA CRIA JARDINS EM 
ÁRVORES DE METAL

O espaço urbano floresce dentro de uma perspectiva tecnológica em Cingapura. Isso porque o governo está construindo— e não plantando — 18 árvores gigantes em uma área de 408 mil m² para o projeto Gardens by the bay (“jardins na baía” em português). 
Os troncos hi-tech, feitos de estrutura metálica e com altura que varia de 25 a 50 m, vão abrigar cerca de 226 mil espécies de flores e plantas – estas, sim, de verdade — de todo o mundo. O ecossistema urbano também terá um passeio para receber o público a 22 m do chão, entre as copas que prometem dar um show de luzes e música à noite.

 
Projetado pelo escritório britânico Grant Associates, o jardim vertical vai oferecer sombra, abrigo e, principalmente, controle térmico à área a partir do fim de junho — por enquanto, só as estruturas estão armadas e, aos poucos, vão receber a flora mundial. As copas vão coletar a água da chuva para reúso e também serão equipadas com painéis fotovoltaicos para gerar energia solar, usada para esfriar os controles de água e luz das esculturas ecológicas.



20 06 12
NESTE PRÉDIO, SÓ MORA QUEM TEM MOTO
Poderia ser apenas mais um prédio descolado de Tóquio, mas as curvas do edifício que ilustra essa página foram criadas com um público-alvo muito específico em mente: os motoqueiros. Os arquitetos do escritório Akiyoshi Takagi projetaram um bloco de oito apartamentos cujo desenho favorece quem corre sobre duas rodas pela cidade.

A estrutura de concreto reproduz o desenho de vias velozes, como uma extensão natural da estrada. O pátio central do condomínio tem uma entrada curvilínea e mais estreita, para ajudar a chegada dos motociclistas até as garagens independentes no térreo. Nelas, não cabem carros, apenas motos. Como são separadas radialmente, formas mais orgânicas esculpem o interior e imprimem uma sensação de um espaço maior não só ali dentro, mas em todos os três andares.
Até mesmo a privacidade dos moradores foi respeitada no projeto. A organização do espaço evita que os quartos fiquem encarando os segredos dos vizinhos. Já as janelas receberam duas camadas de vidro, outro fator de proteção ao mesmo tempo que permite entrada de luz e calor durante o dia.
Mesmo com tudo isso, o formato do prédio favorece o contato entre os moradores no nível das garagens. Nada melhor para os fãs das duas rodas do que mostrar a sua máquina para os vizinhos, e poder compará-la com as deles. Veja mais
13 05 12
Belas Imagens de Arquitetura e Ambientes













13 05 12
TORRE DA 2ª GUERRA VIRA 
AQUÁRIO EM VIENA

Colossais, ameaçadoras e invulneráveis. Assim eram conhecidas as torres antiaéreas erguidas sob o comando de Adolf Hitler, durante a 2ª Guerra Mundial, para proteger os principais centros do 3º Reich: Viena e as cidades alemãs Berlim e Hamburgo.

 
A base da capital austríaca foi uma das poucas construções preservadas após a derrota dos nazistas no conflito. Só que, agora, ela aparece com um novo nome, o que já garante um significado bem diferente do que ela carregava durante o período de terror. Batizada de Haus des Meeres (“casa do mar” em português), a estrutura com nove andares virou um aquário extraordinário e um ponto obrigatório para quem passeia pela capital.


Uma organização sem fim lucrativos, a Aqua Terra Zoo, recuperou o prédio de 4 mil m² para abrigar cerca de 10 mil espécies, entre peixes, répteis e pássaros. Com a reforma, o prédio ganhou um restaurante, uma vista panorâmica de 360º da capital após a abertura do terraço e um solário de vidro que reveste toda a fachada principal. A nova estrutura amenizou a carcaça ameaçadora da construção e, principalmente, iluminou os caminhos tão sem vida do seu passado. Veja mais
13 05 12
CASA SOB O LUAR FLERTA COM O CONTEMPORÂNEO

O flerte entre o campo e o contemporâneo norteou a construção de uma casa na Austrália. Cercada pela floresta de Mount Hotham, que fica a 700 km de Sydney, ela concilia espaço interno e externo graças ao projeto do arquiteto Giovanni D’Ambrosio.


Batizada de Under the Moonlight House (“casa sob o luar” em português), a planta de 250 m² foi desenhada para ser um complemento natural do vale, com o mínimo de impacto entre as árvores e a vegetação do entorno. Por isso, a estrutura principal surge irregular, como a natureza do terreno, e emoldurada em vidro e metal, oferecendo aos dois andares uma vista panorâmica dia e noite.

 
Materiais naturais também foram integrados ao design de interiores, nos muros e nas paredes de pedras e no forro de madeira. Como é um espaço de férias, ele se adapta tanto ao sol forte do verão quanto ao frio do inverno. Nos dois extremos, a casa é um fuga certeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário