sábado, 28 de julho de 2012

política de cabedelo_ 04_05_06




05 07 02 (data retroativa por motivo de pane da OI)
Convenção oficializa candidatura de Wellington Brito a prefeito de Cabedelo

Uma multidão lotou o Cabedelo Clube, no último sábado (30), para prestigiar o lançamento da candidatura de Wellington Brito (PSB) e Lúcia Braga (PSD) a prefeito e vice-prefeita da cidade.

O evento contou com as presenças do secretário de Saúde, Waldson Souza, do presidente do PSB de João Pessoa, Ronaldo Barbosa, e de lideranças socialistas do Estado.

O deputado e presidente estadual do PTdoB, Genival Matias, também esteve em Cabedelo para referendar o apoio de seu partido ao projeto político do PSB. “Nós estamos aqui para apoiar o nosso companheiro Wellington Brito e marcharmos juntos rumo à vitória”, enfatizou.

O secretário Waldson Souza falou em nome do governador Ricardo Coutinho (PSB) e da candidata a vice-prefeita, Lúcia Braga, que não compareceu à convenção por motivos de saúde. “A falta de energia elétrica no Cabedelo Clube impediu a vinda do nosso governador no horário previsto, mas estamos aqui para afirmar que a candidatura do PSB representa a cara da mudança”, disse.

Em seu discurso, Waldson também ressaltou a capacidade dos candidatos do PSB que disputarão as eleições deste ano no município. “O nosso projeto político é construído com ética, moral e respeito pelo povo e com as pessoas que querem o bem de Cabedelo, andando de casa em casa, nas comunidades, fazendo o debate com a força da militância”, acrescentou.

O candidato a prefeito Wellington Brito elencou algumas das ações desenvolvidas em seu mandato de vereador. “Em apenas um mandato, criei projetos que valorizam os idosos e jovens, a exemplo da abertura do Centro de Apoio à Família, que já atendeu mais de cinco mil pessoas. É assim que iremos trabalhar por Cabedelo, apresentando propostas viáveis, através do diálogo com a população”, afirmou.

Brito ainda pediu o engajamento da militância e da população para instalação de um novo projeto político para a cidade. “Nós que queremos o bem de Cabedelo não podíamos permitir que o povo ficasse a mercê de uma única candidatura. Construímos um partido forte para lutarmos para fazer a mudança. Eu, com três anos de mandato, desafio a quem tem 16 ou 24 anos de parlamento a mostrar projetos realizados como os que fiz em uma legislatura”.

Na ocasião, Cássio Brasilino, Ita Brito, Evilásio, Valdir Tartaruga, José Francisco Pereira, Paulo Sérgio e Neno falaram em nome dos candidatos a vereador pelo PSB e enalteceram o projeto de Brito para Cabedelo.

Matériaenviada pela Assessoria do PSB
 05 07 02 (data retroativa por motivo de pane da OI)
Trócolli revela bastidores da sua desistência na disputa em Cabedelo

O deputado estadual Trócolli Júnior (PSD), abriu o jogo e contou o que motivou a sua desistência da disputa eleitoral em Cabedelo, Através de nota a imprensa, o parlamentar, que segurou sua pré-candidatura até o último dia das convenções municipais, revela falta de compromisso com a cidade em grande parte da classe política local e “oferta de apoios em troca de dinheiro”.

“Se vendesse todo o meu patrimônio amealhado em 27 anos de trabalho, não daria para pagar”, diz o deputado referindo-se aos pedidos que teria recebido de lideranças políticas para lhe oferecerem apoio.

Diante da constrangedora situação, Trocolli diz que a sua atitude de abdicar da disputa eleitoral demonstra que ele não se igualou a alguns que fazem política na Cidade Portuária. “Não posso generalizar, porque também conheci muita gente boa por onde andei, mas, me recuso, peremptoriamente, a entrar na via que sempre destruiu a, como a compra de votos”, afirmou.

Trócolli contou ainda que não quis entrar nesse jogo da negociata, porque a sua proposta é de mudança e de renovação das práticas políticas e administrativas na cidade.

“Tive a oportunidade de conhecer pessoas que querem mudar essas práticas, independentemente de classes sociais. Conhecemos comunidade supercarente, que pregam as mesmas coisas que pregamos. Imaginamos que, num futuro, essa consciência irá ser coletiva, de toda a população, para que Cabedelo não afunde como vem afundado há duas décadas”, argumentou o deputado estadual.
 

22 06 12
Trócolli Jr avança na união de forças em Cabedelo pra combater candidatura do PMDB

A não ser que o governo não esteja preocupado com o avanço do PMDB de José Maranhão e de Veneziano Vital do Rego no Estado, a candidatura a prefeito a Luceninha em Cabedelo deve sofrer uma resistência da base aliada ao governador Ricardo Coutinho (PSB).

Neste sentido, o deputado Trócolli Júnior, pré-candidato pelo PSD, está construindo forte aliança com os candidatos Wellington Brito e Plácido, todos num só palanque pra fazer o discurso contrário e não permitir que Luceninha faça a festa sozinho.

Segundo o portal MaisPB até amanhã ,sexta-feira (22), o parlamentar estará reunindo representantes do PSD, PSB e PC do B para tomar decisões para a Convenção que acontece na próxima semana.

A "tríplice aliança", seria composta pelo parlamentar, pelo vereador Wellington Brito e Sebastião Plácida, ex-prefeito da cidade.

Segundo Trocolli Júnior, a proposta é a união desses "três grandes nomes” em torno de um projeto de mudanças das práticas políticas e administrativas de Cabedelo.

“Nós entendemos que ate a próxima sexta-feira nós vamos esgotar todos esses diálogos com essas lideranças e esperamos que o bom senso e o desprendimento possa ser a fonte de maior de inspiração para união desses três grupos políticos em Cabedelo”, afirmou.

Em relação ao vice na sua chapa, Trócolli Júnior defende o critério 'pesquisa' para escolher um companheiro para a majoritária. Ele informou que já existem duas consultas feitas na última semana e outras duas que em andamento para os próximos dias.

“Precisamos definir cientificamente e tecnicamente qual será a chapa que irá somar mais para a vitória na cidade”, afirmou. 

19 05 12
Veja o que Disse o Ex-Governador José Maranhão:
"Ninguém se perde na volta..." 
18 06 12
O que diz a Mídia Virtual
Cabedelo: Luceninha e Leto são confirmados em convenção
Por: Fatos PB


O Esporte Clube de Cabedelo foi o palco escolhido pelo PMDB neste domingo, 17, para a realização da convenção municipal que homologou os nomes de Luceninha e Leto como candidatos oficiais do partido a Prefeito e Vice-Prefeitopara na disputa pela Prefeitura Municipal de Cabedelo nas eleições de outubro próximo..

O evento contou com a presença do Presidente de honra do PMDB, José Maranhão, dos deputados federais Manoel Junior Nilda Gondim e Wilson Filho, dos deputados estaduais Olenka Maranhão e Vituriano de Abreu, além de autoridades públicas nas esferas, Municipal, Estadual e Federal, além de presidentes e representantes de todos os partidos coligados.

A coligação encabeçada pelo PMDB de Luceninha e Leto é uma das maiores coligações político-partidárias já realizada nos últimos tempos em toda a história política partidária do Estado. Fazem parte da aliança que pretende levar os dois à Prefeitura de Cabedelo os seguintes partidos: PRP, PRTB, PHS, PP, PSDB, PT, PSL, PTB, PPL, PTC, Democratas, PTdoB, PRB e PSC.
Todas as autoridades políticas presentes ao evento fizeram questão de dicursar e elogiar a união entre Luceninha e Leto. O primeiro a falar foi o deputado federal Manoel Junior que elogiou a chapa encabeçada Luceninha e Leto e se colocou à disposição dos dois quando eles forem eleitos. A deputada Nilda Gondim também lembrou dos problemas que a cidade de Cabedelo enfrenta e colocou o seu mandato à disposição do povo de Cabedelo.

O deputado Wilson Filho também se prontificou a ajudar a campanha dos dois e lembrou que estará em Brasília disposto a levar os pleitos de Cabedelo à frente. Os deputados estaduais Vituriano de Abreu e Olenka Maranhão seguiram a mesma linha dos outros oradores e se colocaram à disposição de Luceninha e Leto.

O ex-governador José Maranhão, pré-candidato a prefeito de João Pessoa, enfatizou em seu discurso que caso eleito pretende fazer uma parceria com os futuros dirigentes da prefeitura de Cabedelo visando melhorar a questão do transporte público e do lixo, entre outros problemas que as duas cidades enfrentam atualmente.

 
O vereador Leto Viana, candidato a vice-prefeito, lembrou que Cabedelo vive num atraso há anos e que pretende, ao lado de Luceninha, desenvolver o municípío e colocá-lo no patamar que já deveria estar há tempos em termos de desenvolvimento e principalmente no que diz respeito a qualidade de vida dos moradores de Cabedelo, recebendo aplausos de todos os presentes à convenção.
O último a discursar, sob aplausos, apitaço e um grande barulho provocado pelos fogos de artifício, foi o candidato a prefeito Luceninha. Ele enfocou em seu discurso emocionado as dificuldades que a população mais carente de Cabedelo enfrenta. Citou os bairros periféricos que mais precisam de obras de infraestrutura e se comprometeu em cumprir todos os acordos fechados com a população de cada bairro que visitou.
 

18 06 12
PMDB faz convenção e homologa candidatura de Luceninha para prefeito de Cabedelo
 A partir da ruas adjacentes, o Cabedelo Clube ficou demasiadamente pequeno para receber o grande número de pessoas que lá compareceram para prestigiar a Convenção do PMDB neste domingo, onde foram homologadas as candidaturas de Luceninha e Leto para prefeito e vic, respectivamente, além de cerca de 170 candidaturas que disputarão as eleições para vereadores da cidade, pela coligação.

Luceninha e Leto chegaram ao Cabedelo Clube ovacionados na companhia do ex-governador José Maranhão(PMDB), da deputada federal Nilda Gondim, (PMDB) da deputada estadual Olenka Maranhão (PMDB) e dos deputados Wilson Santiago (PMDB) e Manoel Junior (PMDB).
 Em meio a discursos inflamados e visivelmente confiantes na vitória, Luceninha disse que continuará com a mesma humildade que sempre lhe caracterizou. Luceninha ainda destacou que, caso eleito, fará um governo que venha a valorizar o ser humano. Um dos momentos mais emotivos, foi quando o candidato disse conhecer de perto os bairros carentes de Cabedelo e que, quando eleito, irá procurar implementar políticas públicas de inclusão social que possam diminuir a diferença entre as classes sociais da cidade.

As coligações apresentadas durante a convenção foram formadas pelos partidos: PRP, PRTB, PHS, PP, PSDB, PT, PSL, PTB, PPL, PTC, Democratas, PTdoB, PRB e PSC.
18 06 12
PMDB:Chapa puro sangue em Cabedelo, Luceninha e Leto
Por: Blog do Rembrandt Carvalho

Foi realizado neste domingo, 17, as 11:00,no Cabedelo Clube, a Convenção do PMDB e de mais 15 partidos( PRP, PRTB, PHS, PP, PSDB, PT, PSL, PTB, PPL, PTC, Democratas, PTdoB, PRB e PSC.) em Cabedelo, para escolha dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores.

O evento contou com presenças de varias lideranças, entre elas, o Pré-candidato a Prefeito de João-Pessoa José Maranhão (PMDB),dos Deputados Federais Manuel Junior, Nilda Godim,Wilson Filho, ambos também do PMDB,dos deputados estaduais Vitoriano de Abreu(PMDB), Rodrigo Soares(PT), Olenka Maranhão(PMDB) ,da vereadora de Santa Rita Cicinha,do Presidente do PMDB de Cabedelo Eudézio Rezende(DEDO) lideranças comunitárias, lideranças sindicais, muitos filiados e o povo em geral, o Cabedelo Clube ficou lotado.

Como já era previsto, foi homologado pelos partidos/coligação, os nomes de, Luceninha, para prefeito, e o nome do atual vereador Wellington Viana (Leto) para vice-prefeito, é ainda mais, 180 candidatos a vereadores.
Segundo os organizadores da convenção que o PMDB fez ontem em Cabedelo, mais de duas mil pessoas estiveram presentes no Cabedelo Clube. O vermelho tomou conta dos presentes, e houve muitos fogos, aplausos, gritos de já ganhou e muita euforia. A recepção foi calorosa e entusiasmada.

Com discursos inflamados dos deputados, que logo depois veio a palavra do ex-governador José Maranhão, que falou da importância que os dois pré-candidatos têm para Cabedelo, por tudo que suas vidas públicas tinham demonstrado ao longo do tempo, dando-lhe a certeza de que a cidade irá retomar seu desenvolvimento,sera uma cidade melhor.

Por fim, falaram Luceninha e Leto que frisou que o povo estava antecipando nas ruas a vontade das urnas, e que o sentimento de confiança foi responsável pela construção da chapa e das coligações proporcionais; e que se respeitava as opiniões contrárias, mas prevalecia a vontade do que era melhor para Cabedelo.

Finalizando os discursos, Luceninha, misturando emoção e determinação, falou que o seu governo será de valorização ao ser humano, e que a falta de qualidade de vida que ele presencia em suas constantes visitas aos bairros pobres irá acabar, pois sua gestão será de políticas públicas e de inclusão social. Registra-se ainda, que na historia politica de cabedelo, nunca foi visto, tanto clamor da população em uma convenção para a escolha de candidatos a eleição.

Veja nas fotos, alguns momentos da convenção

17 06 12
PSC de Cabedelo desiste de Quintans, coliga-se com PP e PRB na proporcional, descarta Brito e anuncia apoio a Luceninha.
O Partido Social Cristão – PSC reuniu na última quinta feira 14/06, os membros da Comissão Provisória Municipal com os pré-candidatos da legenda, para deliberar sobre a coligação para as eleições de 2012 em Cabedelo.
Propostas foram apresentadas ao presidente Quintans na reunião. A primeira levava os socialistas cristãos a participarem da coligação PSC/PCdoB/PV/PTdoB, apoiando Welington Brito do PSB para prefeito da cidade portuária. Na segunda opção, a coligação proporcional seria PSC/ PP/PRB e o candidato a prefeito seria Luceninha do PMDB.
Dos dez pré-candidatos proporcionais do partido, seis defenderam o apoio a Luceninha, aprovando a coligação PSC/PP/PRB. Na Comissão Executiva Provisória, dos cinco membros presentes, apenas Edivaldo Felix se posicionou contrario a Coligação e o apoio a pré-candidatura de Luceninha.

Não aceitando a decisão da maioria, num total desrespeito a democracia interna, quatro pré-candidatos da legenda, depois de vencido internamente no voto, se rebelaram contra a decisão partidária e divulgaram nota na imprensa, pedindo a intervenção da estadual na municipal, para destituir a comissão e anular a decisão soberana da maioria dos pré-candidatos e dos membros da comissão provisória executiva.

Nesta sexta-feira 15/06, enquanto os rebelados buscavam apoio para destituir Quintans e levar o PSC a apoiar Welington Brito (PSB), os demais pré-candidatos proporcionais da legenda e a maioria dos membros da comissão provisória, se reuniam com Luceninha na sede do partido para acertarem os detalhes e selarem de vez o apoio.

A convenção do PSC que estava marcada para 30/06 foi antecipada para 25/06, das 8 às 17 horas, na Câmara Municipal de Cabedelo. O Engenheiro Quintans, presidente da legenda em Cabedelo, disse que não pretende retaliar e nem cessar o direito ao contraditório de quem quer que seja. Mas, lembrou que “na democracia o que prevalece é a decisão da maioria e, conforme a legislação eleitoral em vigor e as orientações dos órgãos superiores do partido, quem não comparecer na convenção para homologar sua candidatura e nem assinarem os termos de compromissos objeto da Resolução 002/2011 do CEN, poderá ficar fora da ata e não concorrer pelo partido”, informou.
Pontuando em todas as pesquisas de opinião pública, o empresário cabedelense Engenheiro Quintans, vinha namorando o PMN para uma possível coligação, tanto na proporcional como na majoritária. Quintans e o jornalista Paulo Nogueira seriam prefeito e vice e sairiam para disputar a prefeitura. Acontece que não chegaram a um denominador sobre a cabeça de chapa e as especulações davam contas da destituição de Paulo para levar o partido a tomar outro rumo.

“Diante do impasse, das especulações e, pensando na sobrevivência política de nosso partido e de nossos pré-candidatos, resolvi retirar minha pré-candidatura e buscar apoiar outras forças políticas, visando a eleição de um de nossos prés”. Disse Quintans. Neste sábado 16/06, as 16:00 horas, na Câmara Municipal da cidade, será instalado o PSC-Jovem com a presença de Luceninha e de lideranças locais e estaduais da legenda. 
Fonte: Ascom-PSC de Cabedelo / Foto: Cabedelo na rede/Internet
15 06 12
Pré-candidato em Cabedelo, Luceninha pode ser impedido de concorrer às eleições
Condenado no ano de 2008 pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) pela prática de conduta vedada, o ex-vereador e pré-candidato a prefeito de Cabedelo, José Maria de Lucena Filho, o Luceninha (PMDB), está com sérias dificuldades para disputar as eleições deste ano. De acordo com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a aplicação da Lei da Ficha Limpa estará em vigor a partir das eleições de outubro próximo.

Luceninha foi condenado pela juíza da 57ª Zona Eleitoral após uma ação ajuizada por Marcos Antônio da Silva, que o acusou de abuso de poder econômico e abuso de poder político nas eleições de 2008, quando foi derrotado após concorrer ao cargo de prefeito de Cabedelo.

Na ação, Luceninha, que à época presidia a Câmara Municipal de Cabedelo, foi acusado de utilizar carros alugados ao Poder Legislativo em favor de sua candidatura. A condenação imposta pela juíza da 57ª Zona Eleitoral foi, posteriormente, referendada pelo colegiado do TRE-PB, conforme acórdão nº 7.246/2009.

Procurado pelo Portal Paraíba Já, o advogado Alex Wagner, especialista em Direito Eleitoral, comentou a situação do ex-vereador Luceninha: "A juíza da 57ª Zona Eleitoral e o TRE-PB reconheceram que ele (Luceninha) praticou conduta vedada pelo artigo 73 da Lei das Eleições. Se ele cometeu o crime e o TRE reconheceu o ilícito, ele se encontra inelegível, já que a Justiça entendeu que o denunciado praticou crime eleitoral."

Para o especialista em Direito Eleitoral, Luceninha se enquadra no artigo 1º, alínea D, na Lei Complementar 135/2010, que diz o seguinte: "Os que tenham contra sua pessoa representação julgada procedente pela Justiça Eleitoral, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado, em processo de apuração de abuso do poder econômico ou político, para a eleição na qual concorrem ou tenham sido diplomados, bem como para as que se realizarem nos oito anos seguintes."

15 06 12
PMN em Cabedelo emite nota e ratifica que legenda não apoiará PMDB nem PDT e que continuaré na linha de oposição

O presidente do Diretório Municipal do PMN, jornalista Paulo Nogueira, emitiu nota nesta quarta-feira (13), em nome da legenda, segundo ele, desmentindo e ratificando a posição já tomada pelo partido, de continuar na linha de oposição, buscando entendimento apenas com legendas que não sejam aliadas aos partidos que dão sustentação política ao prefeito José Francisco Régis, tampouco ao pré-candidato Luceninha (PMDB).

Veja a nota:

O partido da mobilização nacional – PMN, em reunião realizada no último dia 12 de junho, decidiu em assembléia com todos os pré-candidatos, a continuar na linha de oposição, buscando entendimento apenas com legendas que não sejam aliadas aos partidos que dão sustentação política ao prefeito José Francisco Régis, tampouco ao pré-candidato José Maria de Lucena Filho – o Luceninha, tendo em vista que nenhuma dessas correntes tem compromisso com o povo de cabedelo.

Nessa mesma reunião, ficou também acertado entre os presentes, ser de interesse do partido uma coligação na proporcional com o PSC.

Na próxima reunião será discutido o dia da realização da convenção e apresentação de todos os pré-candidatos a vereador e prefeito do partido.

Soltando o Verbo

10 06 12
PMN emite nota e diz que ex-vereador DEMA desistiu de ser candidato a prefeito
Em nota, a presidência do PMN em Cabedelo informou que o ex-vereador DEMA (PMN) desistiu de sua pré-candidatura, ficando o jornalista Paulo Nogueira como pré-candidato único do partido a ir a convenção que deverá ser marcada nos próximos dias. Segundo a nota, a decisão foi homologada durante reunião realizada neste sábado, (09 ).

De acordo com o presidente da legenda. jornalista Paulo Nogueira, a meta agora é juntar todos os filiados e pré-candidatos para debater novas estratégias e buscar a vitória nas urnas. “O PMN não é partido de bolso nem está a venda. Temos respeito ao povo de Cabedelo que quer mudanças, chega de tanta corrupção, chega de tanta desonestidade com os cabedelenses”, desabafou o presidente do partido e pré-candidato a prefeito Paulo Nogueira.

Sobre possíveis alianças, Nogueira informou que a legenda tem muita dificuldade em firmar parceria com partidos que dão sustentação ao prefeito José Régis. Não nos sentimos a vontade para com pré-candidatos como Luceninha, Wellington Brito nem tão pouco Trocolli Júnior. Já com o comunista Sebastião Plácido, embora alegue que está com relações rompidas com o prefeito, não há como excluí-lo deste descaso administrativo que vive Cabedelo, pois, apesar dele não ter culpa direta, mas é o ex-prefeito e, ao se unir ao atual prefeito, ele estava ciente do peso que carregaria, por isso, também vejo ser difícil nos unirmos com ele, explicou.

Ao se referir a Dema, então forte candidato do PMN, Nogueira disse que a decisão foi pessoal dele, pois, para Dema, o PMN deveria apoiar Luceninha, o que não houve consenso entre membros e diretores do partido, “forçando Dema a abdicar da sua pré-candidatura, concluiu.
06 06 12
AUDIENCIA PÚBLICA DA CMC 
Em uma seção especial para discutir A Lei de Diretrizes Orçamentárias 
pouca gente se fez presente, irresponsabilidade popular, ou falta de comunicação!?


Quando se fala de discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias, podemos sentir que é um assunto de máximo interesse de toda a sociedade organizada, ONG's, Associações Comunitárias, Sindicatos, Etc. Mas como as imagens mostram, não houve muito interesse desses representantes de entidades, por que será?
O que há entre os representantes dessas entidades e o assunto em questão, por que uma ausência tão marcante e notadamente expressiva?
Seria a credibilidade da casa, seria o descrédito dos representantes de entidades de Cabedelo?
Segundo o Vereador Fabinho Oliveira, inúmeros E-mails foram enviados para praticamente todas as entidades representativas e que poderiam estar presentes, 

Nós particularmente não recebemos nenhuma comunicação, refiro-me a Direção da ONG CAPP - Cultura, Arte e Promoção Popular, que tem uma incubadora de projetos e tem participado ativamente de praticamente tudo o que acontece de importante no cenário social e político de cabedelo, sendo o Portal Cabedelo Notícia, porta voz da  opinião popular, de informações e notícias. Temos participado ativamente no apoio de eventos sociais e de produções culturais em diversos momentos no cenário local. O fato de estarmos presentes se deu por ter publicado que haveria a Audiência e assim como veículo de comunicação que tem o dever de informar e noticiar o que acontece no cenário político municipal, fomos até lá, mas não como convidado por ser uma Organização não Governamental atuante e que influi nos destinos desse município. Houve segundo a assessora de imprensa da casa uma "falha de comunicação" no que pediu desculpas em nome do cerimonial. 
  

Segundo o Jornalista Wellington Costa, o seu site publicou o convite no Domingo, e o Portal Cabedelo Notícia na segunda feira. Ou seja, um prazo muito pequeno para comunicação de algo de grande relevância no que se refere ao bem estar social dos moradores de Cabedelo.


Segundo Arthur Gadelha: “É com grande satisfação que estou aqui, pelo oitavo ano consecutivo, não apenas por força da LDO, como pela elaboração e aprovação do Plano Plurianual, como também anualmente aqui estou em audiências públicas, para decisão da Lei Orçamentária Anual.
Então nesta oportunidade o tema principal que nos traz aqui é justamente o projeto de Lei que encaminhamos para a Câmara Municipal, que fala sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício de 2013, e Presidente, confesso ao senhor que durante esses anos eu tenho acompanhado, até de forma sistemática, um certo interesse na sociedade civil em se fazer presentes em eventos dessa natureza.” falou abrindo a seção. Disse ainda:
“Veja bem, é muito difícil também, você de forma isolada, e aí vocês estão vendo o exemplo do que já vem sendo, há anos, praticado pelo próprio Governo do Estado, quando Tarcísio de Miranda Burity elaborou o Plano do Povo, o plano do povo na mais era do que o Orçamento Democrático, ele saia com parte do orçamento dele em todos os 171 municípios do Estado da Paraíba e lá ele apresentava as diretrizes orçamentárias daquele exercício e discutia com a própria população o que ele queria que fosse feito com aqueles recursos.”
 É uma grande responsabilidade social poder opinar sobre os destinos orçamentários do município, daí a necessidade de uma comunicação mais expressiva, inclusive em jornais da TV,  já que é um serviço de utilidade pública.
Por que será que não houve essa comunicação mais expressiva?
Dúvidas e questionamentos à parte, acredito que os destinos do orçamento não devem ser decididos por uma plenária tão sem representatividade.
No meu entendimento, a seção deveria ser adiada para que uma comunicação mais abrangente seja feita e só assim, com a casa bem representada, seja feita a discussão do LDO 2013, de outra forma, fica algo solto no ar. Até as 22:00 o cenário na câmara era esse, ou seja, quase ninguém, ressaltando a presença do Secretário de Meio Ambiente Walber Farias Marques, o Professor Marcelo e alguns poucos representantes de Sociedade Civil Organizada.

Nós, Cidadãos no exercício pleno de nossa soberania temos o direito de estar presentes na discussão, opinar e decidir e os responsáveis pela organização da Audiência Pública tem Obrigação e o dever de comunicar e convidar amplamente os que ali deveriam estar, já que são servidores públicos e que estão ali para servir e cumprir com suas obrigações, não para determinar quem deve, ou não estar presente. A casa é publica e somos nós que determinamos quem deve, ou não, sentar nas cadeiras para servir ao povo de Cabedelo e para isso são pagos regiamente e ainda tem privilégios que os torna de certa forma, em alguns casos pre-potentes.

Imagens e opinião de: Fred William - Presidente da ONG CAPP - Cultura, Arte e Promoção Popular, Editor Geral do Portal Cabedelo Notícia e Artista Multimídia, participa de diversas Entidades e apoia muitas outras. Organização que tem participado do desenvolvimento não apenas desse município, como tem presença marcante em todo o Estado da Paraíba, com mais de 35 anos de contribuição para a Cultura e o Desenvolvimento Sócio-Cultural do Estado, sempre apresentando soluções e propostas para o desenvolvimento sócio econômico. 
04 06 12
CMC convida população para discutir LDO 2013, na próxima terça, 05

A Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara Municipal de Cabedelo realizará, na próxima terça-feira (05), às 20h30, uma Audiência Pública para apresentar e discutir, com a sociedade civil organizada, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referente a 2013. A reunião contará com a presença do Contador Geral do Município, Arthur de Albuquerque Gadelha, bem como da equipe técnica de elaboração da proposta, para expor o Projeto da LDO elaborado pela Prefeitura Municipal de Cabedelo.

“É muito importante que a sociedade civil participe dessa Audiência porque a LDO compreende as metas e prioridades de administração pública municipal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro do ano seguinte, além de orientar a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA)”, explicou o vereador Fábio de Oliveira, presidente da Comissão de Orçamento e Finanças da CMC.

A LDO também dispõe sobre as alterações na legislação tributária e estabelece a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. Assim, a Lei de Diretrizes Orçamentárias tem como finalidade principal compatibilizar a programação orçamentária anual com o planejamento de longo prazo definido pelo Plano Plurianual (PPA).

Entre os convidados para a Audiência dessa terça-feira, estão representantes de associações, sindicatos, entidades de classe, ONGs, entre outras instituições, e toda a sociedade civil está convidada a participar.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Cabedelo

05 06 12
Ex-secretário de Saúde Iron Oliveira desmente aliança com Trocolli Júnior em Cabedelo

O ex-secretário de Saúde de Cabedelo, Ironildo Oliveira (PDT), mais conhecido como Iron, negou que esteja construindo uma aliança com o deputado estadual e pré-candidato a prefeito, Trocolli Júnior (PSD), com vistas à sucessão de 2012.

“Ele está chegando em alguns locais da cidade afirmando que serei o vice dele e isso não procede”, esclareceu.

Iron afirmou que o prefeito José Regis (PDT) já informou ao governador Ricardo Coutinho (PSB) que não aceita conversar com Trocolli sobre o processo eleitoral deste ano ao reafirmar que o partido terá candidatura própria.

“Em momento algum, o prefeito sentou com Trocolli e o meu nome foi lançado como pré-candidato a prefeito de Cabedelo e abracei esta luta”, disse.

Ele também adiantou que o PDT mantém diálogo com diversas legendas, a exemplo do PSB, para uma possível parceria. “Nós aceitamos conversar com qualquer partido, menos com o PSD do deputado Trocolli Júnior”, enfatizou.

O pedetista ainda ironizou a intenção do deputado em tê-lo como vice em sua chapa nas eleições de outubro.

“Seria até difícil estar ao lado de Trocolli, pois para andar em Cabedelo, ele precisa de um GPS”, arrematou.

O que diz a assesoria de Trócolli

O Soltando O Verbo manteve contato por telefone com a assessoria do deputado Trócolli Júnior sobre as declarações de Iron Oliveira. De acordo com a assessoria do parlamentar, Trócolli desconhece tais boatos e que a assessoria estranha todo e qualquer comentário citado por Iron Oliveira. Ainda segundo a assessoria de Trocolli, é preciso que Iron seja mais claro com relação a estes boatos que, como o nome já diz, não passa de boatos sem fundamento. ”É visível a boa desenvoltura do deputado Trocolli em Cabedelo, o nome dele já vem ganhando força e isso, começa a incomodar alguns seguimentos. Não há nenhum depoimento deste citado por Iron, mas apoio não se descarta, quem puder somar conosco, será bem aceito” concluiu.

Da Redação SV com Assessoria

01 06 12
Presidente do TRE-PB, recebe juiz eleitoral de Cabedelo para tratar de assuntos referentes às Eleições de 2012
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, se reuniu na manhã desta sexta-feira (01), em seu gabinete, com os juízes eleitorais dos municípios de Cabedelo e Campina Grande.

Marcos Cavalcanti recebeu os juízes: João Machado de Souza Júnior, da 57ª Zona Eleitoral; Cláudio Antônio de Carvalho Xavier, da 16ª Zona Eleitoral; Rui Jander Teixeira da Rocha, da 17ª Zona Eleitoral; Giovanni Magalhães Porto, da 71ª Zona

Eleitoral; e Ely Jorge Trindade, da 72ª Zona Eleitoral, para tratar de assuntos referentes às Eleições de 2012.

“Estamos nos reunindo, preliminarmente, com os juízes de Cabedelo e Campina Grande, por questões pontuais, que refletem o interesse da Justiça Eleitoral nessas Zonas.

Oportunamente, estaremos realizando seminário com todos os juízes que respondem pelas 77 Zonas Eleitorais na Paraíba”, informou Marcos Cavalcanti.

Participaram da reunião: o diretor-geral do TRE-PB, Leonardo Lívio Ângelo Paulino; o secretário de Gestão de Pessoas, Allan Oliveira; o coordenador de Jurisprudência e Documentação, Márcio Roberto Soares Ferreira; a coordenadora de Pessoal, Helena Tavares Ribeiro Coutinho; a coordenadora de Eleições, Patrícia Soares Lemos; o assessor da

Presidência, Roberto Emílio Hardman Pires; e a assessora de Comunicação, Viviana Targa.

30 05 12
Cabedelo: Sindicato dos Conferentes emite nota informando prazo para registro de chapas e data das novas eleições da entidade
O Sindicato dos Conferentes do Porto de Cabedelo, está divulgando a todos os filiados, as eleições para a diretoria da entidade que ocorrerão no mês de julho. Segundo o presidente do sindicato, Ricardo Taboza, o Edital de Convocação da eleição encontra-se afixado na sede desta entidade.



Veja na íntegra, a nota enviada pela entidade:
Sindicato dos conferentes e Consertadores de Carga e Descarga do Porto de Cabedelo       
Rua Presidente João Pessoa, 11 – Centro – Cabedelo – PB. / Telefone: (83) 228 1192.                           CNPJ: nº. 09.560.640/0001-20                                                                   
ELEIÇÕES SINDICAIS
AVISO
              Será realizada eleição no dia 02 de julho de 2012, na sede desta entidade de classe, para composição da Diretoria e Conselho Fiscal e Delegados representantes, devendo o registro de chapas ser apresentado à secretaria, no horário das 08h00min às 12h00min, no período de 20 (vinte) dias a contar da publicação deste aviso. O Edital de Convocação da eleição encontra-se afixado na sede desta entidade.
Cabedelo, 29 de maio de 2012
Antonio Ricardo Pinto Taboza
Presidente
26 05 12
“PROJETO CABEDELO”

PC do B promoveu um debate na Câmara dos Vereadores nesta sexta feira 25 de junho, estiveram presentes diversos pré-candidatos a Prefeito e vereadores. 


Uma presença muito importante para o desenvolvimento do município também deve ser salientada que foi a do Presidente Nacional da ANID – Associação Nacional de Inclusão Digital e também Presidente do PC do B de João Pessoa, Percival Henriques, ao seu lado o Presidente do Diretório Estadual: Cristiano Zenaide, além do representante da Direção Nacional do PCdoB, Walter Sorrentino. 

 
Na ocasião foi apresentada a pré-candidatura de Sebastião Plácido na disputa pela prefeitura que dividiu o momento com outros fortes candidatos, 


como: Trocolli Junior, Wellington Brito, Marcos Patrício, Paulo Nogueira. 

 
O Debate foi inserido dentro das propostas da legenda para a Base Programática do Plano Nacional de Desenvolvimento, a ser implantado no município. 

 
O Deputado Trócolli Júnior usou a palavra para falar sobre a endêmica onda das drogas dizendo: 
“O maior problema nacional hoje é o Crack, ele já penetrou não apenas nas famílias mais pobres viciando do menor aos pais, como também já está inserido no seio das famílias mais ricas do país.” 
Disse ainda: 
“Essa droga não está muito distante de nós, qualquer um que queira desfrutar de uma pedra, é só atravessar a rua e comprar aí na praça, em frente de nós. Mas não são só as drogas químicas que estão prejudicando o povo de Cabedelo, são outros tipos de "drogas” que prejudicam o desenvolvimento e a política em Cabedelo, é preciso estar atento para tudo isso." Salientou Trócolli. 

Wellington Brito também usou a tribuna: 
"Agradeço o empenho dos candidatos em buscar novos caminhos para o município" 
e salientou: 
"É desse grupo que vai sair o próximo prefeito de Cabedelo." 



Na ocasião estiveram presentes diversos representantes da sociedade civil organizada, pastores, lideres comunitários, representantes das ONGs, da Imprensa local, como Welington Costa do Site Soltando o Verbo que sempre faz as principais coberturas do que se passa em Cabedelo com responsabilidade e isenção, 



Fred William e Márcia Dutra que fazem o Portal Cabedelo Notícia, um dos mais bem produzidos sites do Estado e que tem um respeito muito grande por todos os passos que são dados no sentido de melhorar o município, pois o Portal faz parte da ONG CAPP, que tem uma incubadora de projetos e visa abrir novos caminhos para o desenvolvimento sustentável de Cabedelo.


Imagens e texto: Fred William
23 05 12
Prefeito Zé Regis e vereador Wellington Brito entregam equipamentos de pesca
Prefeito Zé Regis e vereador Wellington Brito entregam equipamentos de pesca
O vereador de Cabedelo, Wellington Brito (PSB), e o prefeito José Regis (PDT) participaram nesta segunda-feira (21) de solenidade de entrega de equipamentos de trabalho para pescadores, no bairro Jardim Manguinho.

Também compareceram ao evento, o presidente da Colônia de Pescadores, Lídio Silva, o capitão da Capitania dos Portos, Victor Jerônimo Buarque de Paula, e o secretário municipal da Pesca e Aquicultura, Walber Farias Marques.

José Regis disse que desde o primeiro ano de seu mandato, a Prefeitura investe na qualificação profissional dos pescadores da cidade. "Conheço as dificuldades de nossos pescadores e este programa é de suma importância para eles", disse o gestor.

Brito agradeceu às autoridades pelo convite para participar do evento e afirmou que os equipamentos irão contribuir para geração de emprego e renda. "Moro em uma comunidade de pescadores e não poderia deixar de prestigiar esta solenidade que beneficia o meu povo", comentou o parlamentar.

O secretario Walber Farias falou que já foram entregues mais de quarenta caíques, motores de pescas, redes, tábuas para reparos e tintas aos pescadores. "Todos estes equipamentos foram distribuídos entre os pescadores de nossa cidade, graças a uma grande parceria com a colônia de pescadores". CLICKPB
 

20 05 12
Pré-campanha começa a esquentar: 
Empresário Ivan Miranda da SEAPORT, confirma pré-candidatura a prefeito

O empresário Ivan Miranda (que aparece no centro da foto), anunciou na manha desta sexta-feira (18), sua pré-candidatura a prefeito de Cabedelo. O anúncio ocorreu durante café da manhã realizado com dirigentes do PCdoB, do presidente municipal do partido, Ricardo Taboza, o atual pré-candidato do partido Sebastião Plácido, o secretário Milton Callá, o articulador político Criso Leão, além de dirigentes e filiados da legenda.

Proprietário bem sucedido da SEAPORT, Ivan Miranda foi credenciado pela legenda a disputar a pré-candidatura a prefeito de Cabedelo nas eleições preliminares internas do partido.

Depois de ser assediado por praticamente todos os atuais pré-candidatos, Ivam Miranda disse que resolveu lançar seu nome como pré-candidato do Partido Comunista do Brasil. De acordo com Miranda, após conversar com todos os atuais pré-candidatos, tomou a decisão irrevogável de disputar as eleições deste ano. “Nasci nesta cidade, estudei e me eduquei nas escolas de Cabedelo, estou preparado para apresentar meu nome ao julgamento do povo”, disse.

Durante almoço como jornalista Wellington Costa, o empresário abriu o coração e revelou, sem reservas, o que o motivou a entrar para a política e disputar uma das mais importantes prefeituras do Estado. “Formei família e me tornei empresário na minha terra, tudo o que adquiri devo a minha cidade Cabedelo e a minha gente, nada mais justo que agora eu dar a minha contribuição a este povo que já está cansado de sofrer sem oportunidades, sem emprego e sem perspectivas de um futuro melhor”, disse Ivan Miranda.

 Sereno, seguro e sem arrodeios, Ivan Miranda disse que sonha há muitos anos em fazer algo pela cidade. Dono de uma das maiores empresas de Cabedelo e a única empresa privada no setor portuário, a SEAPORT, Miranda que emprega quase cem funcionários, todos cabedelenses, disse que nunca foi político, porém, depois de analisar a atual situação que se encontra a cidade, decidiu unir a experiência que tem como empresário com a vontade de administrar a cidade. “É impossível imaginar como uma pessoa que nunca administrou sequer um mercadinho, se considera apto a administrar uma cidade”, ironizou.

Para Miranda, todos os atuais nomes que surgem como pré-candidatos são bons, parecem ter boas intenções, porém, a decisão que tomou foi de ele mesmo entrar na disputa. “Vou me apresentar para Cabedelo como todos os outros estão fazendo, vamos deixar o povo julgar. Vamos deixar o povo analisar minha competência como empresário e administrador, avaliar nossas propostas e projetos, o resultado, só o povo vai dizer”, comentou.

19 05 12
Genival Matias anuncia apoio do PT do B a Wellington Brito na cidade de Cabedelo

O presidente estadual do PT do B, deputado Genival Matias, anunciou o apoio de seu partido à pré-candidatura de Wellington Brito (PSB) a prefeito de Cabedelo nas eleições 2012.

Genival esteve reunido com Brito e com o presidente municipal do PTdoB de Cabedelo, Jaêmio Carneiro, na última sexta-feira (11), quando selou a aliança com o pré-candidato socialista na cidade portuária. “O nosso partido fez uma excelente escolha, pois Brito reúne as qualidades que o povo desta cidade busca em seu futuro gestor”, pontuou o deputado.

Genival Matias também lembrou do importante apoio de Wellington a sua candidatura nas eleições de 2010, onde foi o deputado estadual mais votado em Cabedelo. “Isso só confirma a liderança do nosso companheiro na cidade”, ressaltou.

O vereador Wellington Brito agradeceu o apoio do PT do B que fortalece a sua pré-candidatura na cidade portuária. “O PTdoB é formado por pessoas que querem o bem de Cabedelo, assim como eu e o nosso trabalho colherá bons frutos”, destacou.
Assessoria

17 05 12
Iron Oliveira (PDT), confirma pré-candidatura e diz que já está trabalhando para fortalecer apoio
O ex-secretário municipal de saúde de Cabedelo, Iron Oliveira, em contato com a redação do Soltando O Verbo, ratificou a informação de sua pré-candidatura a prefeito de Cabedelo pelo PDT. Segundo Iron, algumas forças contrárias a sua pré-candidatura estariam divulgando o que ele chamou de “boatos maldosos”, tentando passar equivocadamente à opinião pública, informação de que ele, não iria disputar a prefeitura local. “Sou pré-candidato pelo meu partido o PDT e irei disputara a prefeitura de Cabedelo como filho e cidadão que sou dessa cidade”, disse.

Durante recente encontro formado entre as lideranças municipais do PV com o pré-candidato do PDT, Iron Oliveira, ficou definido que o pré-candidato Ivo Oliveira (foto), concorreria a uma vaga na Câmara Municipal, reforçando para isso o apoio da família Oliveira.

A notícia foi confirmada pelo presidente Municipal do PV, Aprígio Lima, que na foto abaixo, aparece ladeado ente Iron e Ivo Oliveira.

“A família Oliveira irá apoiar meu irmão Ivo, porém, por uma questão de ética e respeito aos demais pré-candidatos do meu partido e legendas que venham somar apoio, eu prefiro não me posicionar com relação a proporcional”, concluiu Iron.



 O prefeito José Régis, presidente do PDT, ainda não se pronunciou publicamente sobre o posicionamento da legenda para as próximas eleições, o que poderá acontecer nos próximos dias.

O Soltando O Verbo está esperando uma definição para uma possível entrevista com José Régis, cuja decisão de apoio a pré-candidatura de Iron Oliveira é dada como certa, restando apenas a confirmação pública do presidente do partido e seu direcionamento com relação a união de forças com outras possíveis agremiações partidárias. Veja mais
 

09 05 12
ULTIMO DIA PARA TIRAR E TRANFERIR O TÍTULO ELEITORAL EM CABEDELO 
É MUITO TUMULTUADO
Centenas de pessoas se aglomeravam na porta do Fórum em busca de exercer seu direito de cidadão sem o menor sucesso.


Logo que a reportagem do site Cabedelo Notícia chegou ao Fórum Eleitoral de Cabedelo foi abordada por dezenas de pessoas que enfurecidas queriam denunciar o que eles chamavam de descaso para com os eleitores.

Muitas pessoas pediam por tudo para que nós da imprensa local fornecêssemos o telefone de Samuca Duarte do Correio Verdade para fazer essa denúncia em rede Estadual e para poder mostrar a frustração de querer votar em nosso município e ter o seu Direito cerceado. O Fórum já estava fechado antes das 10:00 da manhã.


Pré-candidata Ilma Viana fala com repórter do Jornal a Tribuna e do Site Cabedelo Notícia sobre o descaso para com os eleitores:
"Algumas pessoas chegaram muito cedo, quase de madrugada para poder ter uma ficha para transferir e/ou atualizar sua situação com o TRE. Muitos jovens que querem poder ter o direito de votar pela primeira vez ficaram prejudicados - um péssimo exemplo para muito possíveis eleitores que ficaram fora do quadro eleitoral, quem perde com isso é o Povo." Disse Ilma Viana.


Muitos disseram que não tiveram nenhuma informação oficial por parte dos representantes do Forum Eleitoral de Cabedelo - O que se sabe é que a imprensa foi proibida de entrar e que o motivo do encerramento da distribuição de fichas de dava por causa do Sistema que não pode suportar mais de 200 fichas cadastrais.


Aí fica no ar uma pergunta, é o sistema que determina a quantidade de votos que cada município vai ter?


É o Sistema que determina a quantidade de eleitores de uma cidade, ou é o sistema que tem que se adequar para poder realizar dentro do prazo legal a  quantidade de títulos possíveis aumentando o contingente de funcionários e de máquinas para poder servir aos eleitores que tem o desejo de exercer seu voto de cidadão?
Matéria e imagens: Fred William - Redação 
04 05 12
Prefeito de Cabedelo é Inocente
TRE da Paraíba inocenta prefeito de Cabedelo de crime eleitoral; assista trecho do julgamento

O prefeito de Cabedelo José Régis (PDT), está rido à toa. É que, MAIS UMA VEZ, ele foi inocentado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba durante a sessão desta sexta-feira (4). O RCED Nº 60 – Recurso contra Expedição de Diploma que já tramitava no TRE-PB desde 23 de janeiro de 2009, conforme protocolo nº 3102009, o qual pedia a cassação do Prefeito José Francisco Regis e de seu Vice-prefeito Sebastião Plácido de Almeida, foi indeferido pela Corte Eleitoral.

O Relator do Processo, Juiz João Batista, lamentou profundamente que a ação, inicialmente proposta pelos partidos PHS, DEM, PT, PRB, PC do B, PT do B, PSDC, PMDB e PRP, tenham depois solicitado a extinção do feito sem resolução do mérito no dia 18 de janeiro deste ano. O Juiz João Batista, ainda sugeriu que tais partidos sejam punidos de forma solidária, com multa de R$ 10 mil por litigância de má fé.

O advogado do prefeito José Regis, Walter Agra, disse que o julgamento de hoje comprova que o gestor agiu com legalidade em todos os seus atos e sua absolvição garante a tranquilidade da administração pública em Cabedelo. “Os adversários usavam a ideia de que o prefeito poderia ser cassado, prejudicando o mandato do prefeito, mas a partir de hoje isso não existe mais”, pontuou.
Veja trecho do Julgamento:
27 04 12
OU SAI OU FICA: Julgamento do processo de Cassação do prefeito de Cabedelo será 
dia 04 de maio


O Município de Cabedelo já aguarda em clima de contagem regressiva, o que poderá ser um dos mais badalados fatos da história política da cidade: a cassação de seu prefeito. É que o RCED Nº 60 – Recurso contra Expedição de Diploma que já tramita no TRE-PB desde 23 de janeiro de 2009, conforme protocolo nº 3102009, o qual pede a cassação do Prefeito José Francisco Regis e de seu Vice-prefeito Sebastião Plácido de Almeida, acaba de entrar em pauta na tarde desta quinta-feira (26).

No próximo dia 04 de maio, a Justiça Eleitoral irá decidir se irá cassar ou não o mandato do prefeito de Cabedelo, José Régis e, por consequencia, o seu vice, Sebastião Plácido de Almeida.

Após mais de três anos de espera, finalmente acontecerá no próximo dia 04 de maio, o julgamento do processo que decidirá se o prefeito de Cabedelo José Régis permanecerá ou terá seu mandato cassado.

O processo de cassação está fundamentado sob a alegação de “ABUSO DE PODER ECONÔMICO – CAPTAÇÃO ILÍCITA DE SUFRÁGIO” que de acordo com o processo, trata-se de atos praticados na eleição de 2008 em Cabedelo, que afrontaram claramente a Legislação Eleitoral a época conforme fica demonstrado nos despachos apresentados no transcorrer deste processo, a exemplo da decisão do próprio Ministério Público Eleitoral (TRE-PB) que foi enfático ao pedir a cassação de ambos os diplomas. Veja mais

22 04 12
Confirmado – Cristiano Zenaide Deixa a Coordenação da Frente Democrática de Cabedelo.
Ricardo Taboza, Presidente do PCdoB de Cabedelo confirmou, nesta quinta feira que o Presidente Estadual do seu partido, Cristiano Zenaide, estava deixando a coordenação da frente recém criada e lançada no último dia 29 de março, no Cabedelo Clube.
Taboza adiantou que a desistência do dirigente comunista em coordenar a frente se dá em virtude do seu compromisso em trabalhar as pré-candidaturas do partido no Estado. Segundo ele, o PCdoB tem acordo com o PSB em várias cidades paraibanas para as eleições de 2012. Por esse motivo ele não é mais o coordenador da frente por não dispor de tempo exclusivo para essa condução. Ricardo informou ainda que ficará provisoriamente, na condução da frente e vai propor que a mesma seja coordenada em sistema de rodízio.
Uma reunião está marcada para acontecer na próxima segunda-feira 23/04, onde vão debater a desistência de Zenaide e encontrar um novo coordenador. Dos onze partidos que participaram da primeira reunião, apenas cinco assinaram o documento e estão freqüentando as reuniões. De acordo com as informações de Taboza, o PDT e PSC, ainda não assinaram o documento de constituição do colegiado.
Tentamos ligar para o Cristiano a fim de saber mais sobre sua saída da coordenação, mas, não obtivemos êxito.
O fato é que a frente, além de não empolgar os partidos que a iniciaram, ainda amarga um ostracismo frente a população local, que desconhecem sua existência. Desde seu começo, sempre houve discussões e divergências entre seus membros. Em algumas reuniões, o clima chegou a ficar tenso com alguns embates e acusações que preferimos não comentar.
Esta é a semana decisiva para sabermos se a frente vai pra frente ou se cada qual toma seu rumo.
Aguinaldo Silva - Renascer em Notícia
 

18 04 12
“Apesar de ataques, Carlos Antonio e Luceninha são Fichas Limpas na Justiça.”


A edição da revista POLITIKA, que chega às bancas nesta quarta-feira (18), traz uma reportagem importante sobre um tema extremamente polêmico, a “Lei da Ficha Limpa”, cuja manchete principal diz: Apesar de ataques, Carlos Antonio e Luceninha são Fichas Limpas na Justiça.

A reportagem traz ainda, abordagens sobre a atual situação de pré-candidatos a cargos eletivos e para isso, a revista procurou o ex-procurador geral da Prefeitura de Municipal de João Pessoa e ex-secretário chefe da Casa Civil do Governo do Estado, o advogado da área eleitoral Marcelo Weick.

Segundo Weick, “com a decisão do Supremo tribunal Federal sobre a validade da Lei da Ficha Limpa para este ano (Eleições 2012), os pré- candidatos com problemas de inegibilidade, nos termos da Lei complementar (LC) de nº 135/2010, terão muitas dificuldades em obterem os respectivos deferimentos de suas candidaturas pela Justiça Eleitoral”, disse.

Na reportagem, Marcelo Weick reflete ainda sobre um fato muito comentado ultimamente, que seria a possibilidade de alguém que possa constar na lista como “Ficha Suja” e, através de brechas na lei, consiga a façanha de sair candidato a prefeito ou vereador este ano, enganando o eleitor. Weick foi taxativo, “quem se enquadrar na Lei nº 135/2010, não poderá ser candidato”.

Até aí, nenhuma novidade, porém, o especialista em direito eleitoral, fez uma revelação surpreendente ao se referir ao pré-candidato Luceninha (PMDB). A reportagem pediu seu comentário sobre a possibilidade de haver algum impedimento do registro de candidatura de alguns pré-candidatos, a exemplo do cabedelense Luceninha (PMDB), visto que o mesmo já tive complicações com a Justiça e pode estar contido na lista de Fichas Sujas. De forma breve e sucinta, Weick disse desconhecer quaisquer informações que possam impedir a candidatura de Luceninha em Cabedelo, para as eleições deste ano. “Não compete ao TER listar Fichas Sujas, porque o exame prévio prejudicaria a imparcialidade da própria Justiça Eleitoral”, concluiu.
SOLTANDO O VERBO
18 04 12
PSB e PV realizam seminário com 
pré-candidatos em Cabedelo


Os pré-candidatos a vereador e a prefeito de Cabedelo pelo PSB e PV participaram na última sexta-feira (13), no Teatro Santa Catarina, de um Seminário Político com o objetivo de traçar as estratégias das eleições deste ano.

O evento foi aberto com a apresentação de um vídeo onde o presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, relatam experiências exitosas na construção de candidaturas vitoriosas nos dois Estados.

O presidente do Diretório Municipal do PSB de João Pessoa, Ronaldo Barbosa, orientou os pré-candidatos a conhecerem a realidade do município a fim de elaborar projetos de anseio da sociedade.

Os jornalistas Karla Alencar e Bertrand Sousa falaram sobre o papel da internet e a importância das redes sociais na campanha que se avizinha. “A mídia digital é a bola da vez e por isso é importante que os candidatos estejam atentos para conquistar esse eleitorado”, frisou Bertrand.

Já o advogado Rafael Sedrim alertou os pré-candidatos sobre as condutas vedadas e os requisitos necessários para obter o registro de candidatura junto à Justiça Eleitoral.

Na ocasião, o pré-candidato a prefeito do PSB, Wellington Brito, disse que o partido já conta com 62 pré-candidaturas a vereador e que a realização do Seminário é fundamental para o esclarecimento de dúvidas sobre o pleito de outubro. Ele ainda falou sobre a satisfação com a parceria entre PSB e PV em Cabedelo. “Juntos iremos mudar essa cidade”, falou.

O presidente municipal do PV, Aprígio Lima, manifestou seu otimismo com o crescimento das pré-candidaturas no município. “Somos guerreiros e temos pessoas dispostas a lutar por esta cidade”.

O ex-deputado e presidente estadual do PV, Sargento Denis, também marcou presença no evento e afirmou que seu partido estará coligado com o PSB na maioria dos municípios da Paraíba. “Acreditamos nestes projetos políticos e seguiremos avante, rumo à vitória”.

Já o vereador Fabinho Oliveira (PSB) reafirmou sua pretensão de disputar a reeleição e agradeceu à direção do PSB pela realização do Seminário. “Este é um momento de aprender mais um pouco sobre a importância da democracia participativa e de nos entrosarmos com os colegas de partido”, acrescentou. ASSESSORIA

17 04 12
O PMN de Cabedelo organizou um Café/debate para inaugura sua sede na cidade.

foto

O diretório municipal do PMN de Cabedelo organizou uma grande festa com um café/debate, para inaugurar a nova sede do partido na cidade portuária. Muito prestigiado, o evento aconteceu no último domingo (15/04) e contou com a presença do Secretário do PMN estadual, Antônio Barbosa da Silva, do ex-vereador Severino Paiva, do vereador Djavanilson Fonseca; do Presidente do PP Moacir; Presidente do PSC Engenheiro Quintans; Presidente do PV Aprígio Lima; Presidente do PT do B Jaemio Carneiro; Secretário do PC do B Milton Callá; representante do PSB, Marcos Patrício, a diretoria do PMN municipal: Jornalista Paulo Nogueira, Carlos Roberto e Djalvani Fonseca e os pré-candidatos proporcionais da legenda.


A festa democrática teve início com a participação especial do grupo de xaxado infantil do Renascer que é coordenado por Dona Netinha e que faz um belo trabalho com crianças de 8 a 16 anos naquela comunidade. Em seguida, foi feito a inauguração oficial da sede que foi aberta aos presentes, para um coquetel/café. 
O evento foi concluído com uma palestra proferida pelo ex-vereador e ex-presidente da Câmara professor Severino Paiva que serviu de instrução para todos os pré-candidatos a vereador do partido em Cabedelo.
 
O Secretário do PMN, Djalvani Fonseca durante seu discurso disse que confiava na vitória do partido com o pré-candidato a Prefeito Paulo Nogueira por ser um homem dedicado, honesto e acima de tudo um politico ético e transparente. “O PMN precisava ter uma sede para acomodar o crescimento de seus quadros e articular toda a oposição existente em Cabedelo hoje. A candidatura de Paulo (Nogueira) congrega melhor e trouxe um crescimento importante para o partido”. Disse.
14 04 12
“CRITÉRIOS ESTRANHOS”: 
MP dá prazo de 30 dias para Secretaria de Educação de Cabedelo convocar eleições e democratize a escolha dos gestores escolares
O Ministério público da Paraíba, através do promotor Valério Bronzeado, após realizar inspeções na rede estadual e municipal de ensino, no sentido de contribuir para a Educação, constatou que na rede estadual os Diretores das Escolas são escolhidos de forma democrática pela comunidade em porém, na rede municipal os diretores das escolas são indicados por critérios outros que não a participação democrática. De acordo com o Bronzeado, esse procedimento feito pela Secrataria de Educação de Cabedelo, viola o art. 37, §1º, alínea “d”, e §3º da Lei Municipal nº 1.1879/2003 (Estatuto de Planos de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério).

O promotor explica que, por seu turno, o §4º do mesmo artigo diz que “o mandato do gestor escolar e gestor escolar adjunto terá duração de dois anos, podendo o ocupante ser reeleito por uma vez”, o que, segundo ele, não vem ocorrendo na rede municipal de ensino de Cabedelo.

 Em face da violação desses princípios, a promotoria RECOMENDOU a Secretaria de Educação de Cabedelo, Eloisa Viana (foto), adequação constitucional e legal para que seja, no prazo de 30 (trinta) dias, convocadas eleições para os gestores e adjuntos das Escolas Municipais, como prevê a citada lei. “Despiciendo, alertar que a omissão acarretará ações judiciais reparadoras por parte dessa Promotoria de Justiça da Educação, inclusive com base na Lei da Probidade Administrativa”, termina odocumento.

O promotor ainda fixou um prazo de 10 (dez) dias para que a Promotoria de Justiça seja informada pela Secretaria de Educação, das providências implementadas.

Veja, abaixo, documento enviado à Secretaria Municipal de Educação pelo MP

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DA PARAÍBA

Promotoria de Justiça da Comarca de Cabedelo

Rua Nova, nº. 51, Centro – Cabedelo / PB – Fone: (83) 3228-1538
Soltando o Verbo
12 04 12
PSB de Cabedelo promove seminário com 
pré-candidatos a vereador
O Diretório Municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Cabedelo promove nesta sexta-feira (13/04) um seminário com seus pré-candidatos a vereador. O evento acontecerá no Teatro Santa Catarina, a partir das 19h.

O evento tem como objetivo fazer uma análise da conjuntura política na cidade portuária e repassar informações importantes aos pré-candidatos socialistas. Na ocasião, será apresentada uma cartilha com orientações jurídicas.

O pré-candidato do PSB à Prefeitura de Cabedelo, vereador Wellington Brito, já confirmou presença no seminário e deve reforçar a intenção do Partido em vencer a eleição majoritária e ampliar sua bancada na Câmara de Vereadores.
 

Imprensa paraibana reconhece empenho de Sebastião Quintans pelo desporto em Cabedelo

O empresário Sebastião Quintans foi o entrevistado desta segunda-feira (09), do programa ‘Microfone Aberto’ na Rádio Tabajara AM 1.110 KHz. Quintans, que também preside o PSC em Cabedelo, mostrou-se antenado com o desporto cabedelense e respondeu várias perguntas elaboradas pelos apresentadores do programa.

Juntamente com Quintans, estava o presidente da Liga Cabedelense de Desportos Rosinaldo Elias (Gororoba), o Secretário Estadual de Esporte José Marco e o ex-Secretário Estadual de Esporte e atual Secretário da Interiorização Fábio Maia.

Durante quase duas horas, a equipe do programa capitaneada pelo radialista Lima Souto, não economizou elogios aos constantes gestos do empresário Quintans, ao desporto cabedelense. O radialista citou a doação de cerâmica feita pelo empresário ao Estádio Francisco Figueiredo de Lima em Cabedelo, bem como o total apoio dado à Liga Cabedelense de Desportos pára a realização da II Copa Verão 2012, cuja colaboração do empresário, permitiu a realização de um evento tão bonito entre os clubes amadores de Cabedelo.

Para Quintans, o esporte em Cabedelo deve ser valorizado, pois é através dele que muitos adolescentes poderão ter a oportunidade de se afastar das drogas e trilhar pelos caminhos do esporte, podendo até mesmo se destacar como outros exemplos dados por cabedelenses. “Eu acredito que o esporte tem uma enorme importância para nossos jovens e adolescentes”, disse Sebastião Quintans. “Nossa cidade de Cabedelo tem em seu DNA a vocação natural para o esporte, o que falta são gestores com visão de futuro para enxergar isso; o que vai beneficiar a cidade, o esporte e nossos jovens que poderão se destacar nacionalmente e até internacionalmente como é o exemplo de cabedelenses que já conhecemos”, concluiu. Saiba mais
 

01 03 12
Partidos se unem e criam ‘frentão’ para disputar prefeitura de Cabedelo
Muita gente foi prestigiar a criação oficial da Frente Democrática de Cabedelo, realizada na noite desta quinta-feira (29), no salão nobre do Cabedelo Clube. A Frente, começou com a presença de 11 partidos em sua reunião de formação, ocorrida em 25 d fevreiro (PCdoB, PSB, PT, PV, PTC, PDT, DEMOCRATAS, PSDB, PTN, PTdoB e PSC), O grupo possui oficialmente cinco partidos confirmados, ou seja, que assinaram o Termo de Compromisso (PCdoB, PSB, PV, PTC e PTdoB). A expectativa é de que mais quatro legendas sejam incorporadas em breve assinando o documento: (PT, PDT, PSC e PRB). O presidente estadual do PCdoB e Coordenador da Frente Cristiano Zenaide, afirmou que “seis partidos já assinaram o documento da frente o que já garante o sucesso da mesma. O PDT e PSC não estão aqui, mas, justificaram suas ausências e confirmaram suas permanências conosco. Somos hoje um coletivo de oito legendas que querem o melhor para Cabedelo e não tenho dúvidas que o próximo prefeito desta cidade está neste colegiado”, disse.
A mesa, formada pelos presidentes dos partidos que aglomeram forças na formação da aliança suprapartidária foi composta por Sebastião Plácido (pré-candidato pelo PCdoB), Cristiano Zenaide e Ricardo Taboza (presidente Estadual e Municipal do PCdoB, respectivamente), Aprígio Lima (presidente do PV), Wellington Brito (pré-candidato pelo PSB), Bruno Donato (presidente do PSB), Jaêmio Carneiro (presidente do PTdoB, Bergson Marques (presidente do PTC) e Marcos Patricio (pré-candiadto pelo PSB. 

Para Cristiano Zenaide, a aglomeração dos partidos na formação desta aliança é um grande desafio das legendas, segundo ele, o povo é quem decidirá quem será o candidato da Frente através de consulta popular, ou seja, é o povo quem escolherá seu legítimo candidato. “Essa Frente poderá mudar essa cidade e fazer dela, um lugar melhor de se morar”, concluiu.

PSB: Agora, só tremula na haste a bandeira da Frente 

O pré-candidato Wellington Brito (PSB), alfinetou e disse que não acredita nas pesquisas, as quais ‘chamou de mentirosas’. Brito ainda convidou os vereadores para engrossarem apoio ao ‘Frentão’ e concluiu dizendo que “a partir de hoje, não existe mais bandeiras partidárias individuais, mas a bandeira da Frente Democrática de Cabedelo”, disse. 

Outro pré-candidato pelo PSB, Marcos Patrício, destacou a paralisação das obras de Dragagem do Porto de Cabedelo e deu um ‘puxão de orelhas’ nos deputados, nos vereadores e na sociedade, pois, segundo ele, milhões de reais já foram gastos na dragagem do porto e com a paralisação da obra, todo esse dinheiro poderá ir par o lixo e ninguém se manifesta sobre o assunto de grande importância para Cabedelo. Patrício ainda fez um apelo ao futuro candidato vitorioso da Frente e aos futuros vereadores, o de se esforçarem para elevar Cabedelo a um lugar merecido de destaque. 
PCdoB: Fidelidade, Confiança e Compromisso, formam o tripé que deverá nortear a Frente.
Para o presidente do PCdoB Municipal, Ricardo Taboza, “doravante, cada partido inserido no projeto de união partidária, passa a fazer parte da história política de Cabedelo ao criar a Frente, cujo objetivo é fazer com que o município tenha um futuro administrativo mais democrático, eficiente e promissor.

Um dos discursos mais esperados foi o do ex-prefeito Sebastião Plácido. Plácido focalizou seu discurso em um tripé de circunstancias: Fidelidade, Confiança e Compromisso. 
 
Segundo Sebastião Plácido, “o compromisso que compete a cada um, acompanha a busca pelo ideal socialista, em defesa da causa comum e conste de um confiável Plano de Governo, efetivas proposituras dadas por inclusão dos respeitáveis representantes da Frente”, comentou.



PTdoB: Frente tende a ser ampliada 
O representante do PTdoB, professor Jaêmio Carneiro, focou que o evento é histórico e condizente com a importância de Cabedelo. “A atual conjuntura política que se observa em Cabedelo, aponta para a ampliação dessa Frente Democrática”, destacou.

“Nesta noite não se finda a Frente Democrática. Esta noite estamos de fato, firmando, assentando as primeiras seis pedras fundamentais. E se a conjuntura atual se perpetuar, a ponto de não mudar as chapas majoritárias hoje previstas e consequentemente a correlação de forças eleitorais fará necessários ampliarmos esta articulação, sob pena de irmos à contramão da história e transformarmos nosso sonho, mesmo que coletivos nos pesadelos do príncipe Shariar de Mil e Uma Noites”, concluiu Carneiro.

PV: Os interesses da Frente e do município devem estar acima dos interesses pessoais. 
O dirigente municipal do PV, Aprígio Lima, destacou a importância de todos os membros da Frente, em especial a garra de Wellington Brito e a experiência política administrativa de Sebastião Plácido. Lima ainda chamou a atenção para o despojamento dos ideais pessoais, em nome do objetivo maior, que segundo ele, é a vitória da Frente e o progresso do município.

PTC: “o sonho de Governar Cabedelo, tem como motivação apenas ver a transformação política\administrativa de Cabedelo de forma participativa e transparente”. 
 Bérgson Marques congratulou-se com o PCdoB pelos 90 anos de fundação. Lembrou das lutas, perseguições políticas vividas pelo pai e recordou sua época de estudante, quando também foi vítima do regime militar.

Para Bérgson, o apoio do prefeito José Régis é essencial para o êxito de qualquer candidato à majoritária, Bérgson destacou ainda, que a prova disso, é que todos os atuais pré-candidatos reconhecem a importância em ter o apoio do prefeito. Ao concluir o discurso, Begson Marques afirmou que “o sonho de Governar Cabedelo, tem como motivação apenas ver a transformação política\administrativa de Cabedelo de forma participativa e transparente. Muitos dos pré-candidatos tiveram suas oportunidades, seja no Poder Legislativo seja no Executivo em contribuir com o desenvolvimento de Cabedelo, todos tiveram defeitos e virtudes administrativas, portanto, merecem o devido respeito nas suas pretensões eleitorais, independentemente de possíveis impedimentos legais ou partidários, tal como, se algum tem ou não vínculos com a população de Cabedelo”, concluiu.

PSC: não está de fora, mas sugere ajustes essenciais

A repercussão do lançamento da Frente foi considerável bom. O presidente do PSC, Engenheiro Quintans (foto), que não compareceu por estar viajando, informou que deseja êxito aos propósitos da Frente, porém, reconhece que há algumas divergências que ainda não foram sanadas e nem esclarecidas, por isso ainda não considera o momento ideal para assinar seu compromisso com a Frente. “Não tenho nenhum problema com a Frente, muito pelo contrário, espero que ela progrida e atinja seus ideais, porém, o momento político que vive Cabedelo está muito inconstante e eu não quero tomar nenhuma decisão precipitada. Vou analisar melhor como essa Frente irá se comportar e sanar alguns problemas que, no meu ver, ainda comprometem seu sucesso”, disse Quintans.
PDT: Justificou ausência, mas não se esclareceu à imprensa 
Muito esperado pela imprensa, o PDT do prefeito José Régis não compareceu ao evento, porém, segundo a organização do evento, justificou a impossibilidade em comparecer. Por não ter enviado nenhum representante, procuramos saber dos reais motivos da ausência do partido, porém, não conseguimos manter contato com nenhum dirigente e nem, até o fechamento da matéria, retornaram a ligação.
24 03 12
Partidos realizam encontros neste final de semana em Cabedelo

Faltando pouco mais que seis meses para o pleito deste ano, as agremiações partidárias ainda não definiram quem vai disputar a majoritária. Para quem se atreve a comentar, a campanha para prefeito de Cabedelo deste ano, ficará por conta do ‘inesperado’, para eles, daqui até o dia 7 de outubro, muita coisa ainda poderá acontecer.
Para surpresa de alguns e o já esperado por outros, muitas novidades estão previstas para acontecer neste final de semana na princesinha do litoral paraibano, vamos a elas,

 
PCdoB

O PCdoB estará reunindo seus filiados e simpatizantes na tarde desta sexta-feira 23, na sede do partido, próximo à Câmara municipal da cidade.

De acordo com a direção da legenda, o objetivo é aglomerar todos os pré-candidatos para debaterem assuntos referentes ao pleito deste ano além divulgarem uma grande feijoada que acontecerá no sábado 24, na sede do partido, com a presença da liderança maior do partido, Sebastião Plácido e todos os demais pré-candidatos da Frente.
 

Nesta sexta 23, Às 19hs. acontece no Cabedelo Clube, uma das divulgações mais esperadas. O Diretório Municipal do PMDB, com a presença do ex-governador José Maranhão, deverá anunciar, finalmente, o nome de LUceninha como o pre-candidato oficial a prefeito e do vereador Leto, para seu vice.

De acordo com a direção municipal do partido, tudo está sendo feito conforme previamente acertado entre eles, ou seja, a legenda iriria fazer uma pesquisa para saber qual seria a preferência do eleitor, se Leto ou Luceninha, quem se destacasse, seria o candidato do partido a prefeito e o outro, o vice, respectivamente. As pesquisas já foram feitas e o resultado do nome escolhido, será divulgado durante o evento. Nada ainda foi divulgado pelo partido, porém, há fontes seguras que já revelaram que a diferença entre Luceninha e Leto, chega a beirar os 60%.
 PT

O PT reunirá seus filiados no sábado, em um grande churrasco. Segundo a direção municipal da legenda, o objetivo é encontrar um definição sobre quem o partido apoiará nas eleições deste ano. O PT, que não terá candidatura própria, parece está com apoio dividido entre três pré-candidatos (PMDB, FRENTE Suprapartidária e PSD), o que deve ser definido durante o encontro. Fonte: Soltando o Verbo
 

16 03 12
Leto Viana efetua diversos requerimentos 
para Cabedelo


Providências solicitadas por Leto visam ordenar o trânsito
 em Cabedelo
Através de mais um requerimento apresentado na Sessão dessa terça (13), o vereador Leto Viana (PMDB) solicitou ao Secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Cel. Francisco Vieira de Freitas, a contratação de uma empresa para organizar o trânsito no âmbito do Município, instalando a sinalização necessária. Também pediu que sejam realizados cursos e treinamentos para a Guarda de Trânsito, bem como a promoção de uma campanha educativa de trânsito para a comunidade.

No mesmo requerimento, Leto solicitou que, uma vez tomadas essas providências, seja iniciada a ação fiscalizadora de trânsito de forma educativa e, em seguida, a fiscalização com aplicação de multas. “Acredito que, só após colocarmos em prática essas medidas, conseguiremos manter o trânsito da nossa cidade organizado e disciplinado”, afirmou o autor do requerimento.

Leto solicita cerâmica antiderrapante no Setor de Peixe do Mercado Público | Câmara Municipal de Cab

Para evitar acidentes com comerciantes ou clientes do Mercado Público de Cabedelo, o vereador Leto Viana requereu à Prefeitura Municipal que seja substituído todo o piso de cerâmica do Setor de Peixe do local, por uma cerâmica antiderrapante.

“São providências necessárias para evitar que ocorra um acidente grave, haja vista que os peixes comercializados são lavados no local e toda a água escorre na cerâmica, acentuando o risco de um incidente”, comentou o parlamentar.


Leto requer que Prefeitura elabore um cronograma das obras de drenagem e saneamento para Cabedelo

Na Sessão dessa terça (13), o vereador Leto também solicitou ao Prefeito Municipal, José Francisco Régis, que seja elaborado um cronograma de realização das obras de drenagem e saneamento que serão realizadas no município de Cabedelo.

“A partir desse cronograma, poderemos acompanhar a execução das obras e saber quando elas serão finalizadas”, afirmou Leto. Em seu requerimento, o parlamentar também solicitou que esse cronograma seja amplamente divulgado para a população cabedelense.

Leto solicita implantação de Casa das Artesãs, Policlínica, Núcleo de Atendimento Especializado e Ju
Através de quatro requerimentos aprovados na Sessão dessa terça-feira (13), o vereador Leto Viana solicitou diversos benefícios para as mulheres cabedelenses

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Cabedelo
 
14 03 12
REVISTA DENUNCIA FORTE ESQUEMA DE NEPOTISMO EM CABEDELO

NA FOTO VISUALIZAMOS ALGUNS MEMBROS DA FAMÍLIA REGIS


A edição desta semana da Revista Politika chegou às bancas neste sábado com um grave denúncia contra o prefeito de Cabedelo, José Régis (PDT). Ele é acusado de distribuir mais de 40 empregos com seus parentes e da esposa, Eneide Monteiro Régis, que é secretária de Bem Estar Social do município, com salário de R$ 6,5 mil. Segundo a publicação, muitos dos apadrinhados de Zé Régis recebem salários de secretários já incorporados aos seus vencimentos e foram efetivados nos cargos sem terem passado por concurso público.

Ações contra o nepotismo na administração do pedetista em Cabedelo já foram impetradas pelo Ministério Público Estadual, sem efeito prático até hoje. Além dessa acusação, o gestor também responde a processo sob suspeita de fraude a licitações, apropriação indébita de bens e verbas públicos e contratação ilegal de servidores. As investigações são conduzidas pela Controladoria Geral da União e Ministério Público Federal.

A revista ainda disponibiliza uma tabela com os salários de alguns parentes de Zé Régis.

Confira:
Eneide Monteiro Régis – R$ 6,5 mil – Secretária de Bem Estar Social (esposa)
Fabiana Monteiro Régis – R$ 6,5 mil – Secretária de Finanças (filha)
Fábio Monteiro Régis – R$ 6,5 mil – Chefe de Gabinete (filho)
Fabrício Monteiro Régis – R$ 2,5 mil – Detém as construções da prefeitura (filho)
Raimunda Régis Lélis – R$ 6,5 mil – Assessora Especial (irmã)
Leila Régis Lélis – R$ 2 mil – Assessora Especial (sobrinha)
Érica Régis – R$ 2 mil – Assessora Especial (sobrinha)
Dayse Régis – R$ 1,5 mil – Assessora Especial (sobrinha)
Dênis Régis – R$ 1,5 mil – Assessor Especial (sobrinho)
Linaldo de Andrade Régis – R$ 1,5 mil – Assessor Especial (sobrinho)
Ironildo da Silva Oliveira – R$ 6,5 mil – Secretário de Saúde (cunhado)
Jefferson Albuquerque (Cinho)- R$ 6,5 mil – Encarregado das compras da prefeitura (genro)
Luiz Carlos Régis (Louro) – R$ 6,5 mil – Secretário de Transportes – (irmão)
Blog Rembrandt Carvalho

14 03 12
Ramalho Pinto desiste a Candidatura em Cabedelo

Comentário do facebook:
Acabo de receber uma mensagem do amigo Ramalho Pinto, desistindo de disputar o pleito pela Prefeitura de Cabedelo neste ano de 2012! independente de partido politico, dou os parabens ao mesmo pelos 45 anos de prefeitura e do ser humano de cara'ter que e', vem colaborando incansavelmente com os problemas de Intermares e assim espero que continue! voce e um excelente Secretario, Deus ilumine sempre seu caminho!

Uma das pessoas mais antigas no serviço público municipal de Cabedelo (45 anos), Ramalho abre mão de sua candidatura a prefeitura em 2012.
Depois de uma luta desgastante para se firmar como pré-candidato,  Ramalho enfrentou de frente inúmeros problemas acumulados e de certa forma tentou solucionar, mesmo sem ser uma obrigação sua, já que é secretário de Comunicação e assim se manteve durante do esse tempo.
Foi incansável na comunicação direta, levando culpas, injustiças, calúnias e reclamações dirigidas a sua pessoa quando na verdade nada lhe deveria ser direcionado.
Muitas vezes uma pessoa é leal ao seu cargo e ao que pretende atingir, e isso pode vir a ser bastante desgastante quando o apoio que precisa esta desgastado, corroído, poluído e não oferece confiabilidade para se apoiar sozinho. 
Ramalho estava em uma luta inglória, tentando nadar contra a maré bravia, cheia de tubarões, e um cardume enorme de sardinhas buscando salvação e liberdade das redes que lhes prejudicam. Em um município cheio de recursos, nadar contra a maré é no minimo incoerente.
Ramalho soube se manter íntegro, deixando o cargo que poderia lhe custar muito caro, já que agora o espaço se estreita para a concorrência,  muitas pessoas já estão se definindo para apoiar esse ou aquele candidato, os veículos de comunicação, locais e da grande João Pessoa focam com holofotes enormes todo e qualquer ponto falho de qualquer que seja o candidato. Mesmo sem ter recebido de Ramalho Pinto uma comunicação oficial, queremos lhe desejar boa sorte, seja lá qual for a sua posição e dizer que nos poucos contatos diretos em podemos estar frente a frente, sempre se mostrou solícito e educado. Parabéns por saber recuar no tempo certo. O Verdadeiro guerreiro é aquele que sabe o momento de preservar suas forças e recuar. 
Da Redação por: Fred William
13 03 12
SEGUNDO BLOGUEIRO LUÍS TÔRRES: Disputa velada entre Luceninha e Leto já causa mal-estar no PMDB de Cabedelo
Eis o artigo emitido pelo jornalista Luís Torres em seu blog, (que leva seu próprio nome) cujo endereço/link segue no final desta matéria:

Meus caros, é sabido que Arquimedes já dizia, há séculos e depois de cansativas elucubrações, que é impossível dois corpos ocuparem o mesmo lugar ao mesmo tempo. Na política também assim. Qualquer tentativa neste sentido provoca grande mal-estar.

Como aconteceu, por exemplo, na última sexta-feira em Cabedelo, quando o PMDB reuniu a imprensa, com direito a fogos de artifício e tudo mais, para reafirmar a pré-candidatura de Luceninha a prefeito da cidade e afastar a pecha de Ficha-Suja que o destino lhe imprimiu.

Tudo ocorria aparentemente bem, com as presenças dos deputados Wilson Santiago Filho, Hugo Mota, Nilda Gondim, Manoel Junior, do ex-senador Wilson Santiago e do presidente do diretório estadual do partido, Antônio de Souza. Até quando o condutor da coletiva, o jornalista Napoleão de Castro, chamou outro peemedebista, Leto Viana para compor a mesa.

De pronto, um pré-candidato a vereador disparou: “Meu prefeito! Leto prefeito!”. O grito causa profundo constrangimento nos presentes e, claro, estranhamento entre os grupos de Luceninha e Leto Viana, que também alimenta o desejo de ser o candidato do partido.

Na hora da fala de Luceninha, três minutos de fogos. Para Leto Viana, contou um dos presentes, “nem uma bomba-chilena”. Como se estivessem no Campestre de 1998, alguns peemedebistas históricos temeram pelo pior.

Não houve dedo na cara, mas o clima foi tão pesado que, ao final da coletiva, o grupo de Leto Viana adentrou madrugada em reunião em uma casa de praia próximo ao antigo Samburá, enquanto o grupo de Luceninha foi para um restaurante na praia do Jacaré comemorar o sucesso com direito a muita bebida e um Buffet “completo”.

Tô achando que o cardápio de um é a cabeça do outro.

Luís Tôrres

07 03 12
PSC-Mulher de Cabedelo participa de encontro em Sapé e vai comemorar o dia internacional da mulher em todos os bairros de Cabedelo
O PSC-Mulher de Cabedelo saiu em caravana no último sábado (3/3) e participou na cidade de Sapé de um grande encontro alusivo ao dia internacional da mulher e vai reproduzir as comemorações em todos os bairros da cidade portuária.

O Movimento Nacional de Mulheres do Partido Social Cristão é uma articulação feminina nacional que tem o objetivo de incentivar a politização feminina e tem ramificações em todas as cidades onde o partido está organizado. A coordenadora do PSC-Mulher em Cabedelo, Josélia Alves, foi a organizadora da caravana que também foi integrada pelo empresário e pré-candidato da legenda a prefeitura portuária o Engenheiro Quintans.
A presidente do PSC Mulher na PB, vereadora Jane Barbosa, foi a anfitriã. Na abertura do evento, em um discurso emocionado, ela fez uma homenagem às mulheres presentes. “Ser mulher é saber calar e falar com o coração. É poder se comunicar sem usar uma palavra. É poder decidir com força e determinação e sentir o peso de nossas mãos. É encontrar a Deus de forma intensa e maravilhosa, pois o amor de Deus é infinito. É poder amá-lo com alma de mulher”, declarou Jane.

Foi disponibilizada para as mulheres presentes, uma palestra com o título “A Mulher na Política: um desafio para o século XXI”, ministrada por Shirley Maria Almeida da Costa, facilitadora SEBRAE, SENAC, SESC, CETEC nas áreas de Comunicação, Gestão, Educação e Comunicação Empresarial. Shirley encorajou as mulheres a agir: “As coisas para as mulheres estão acontecendo em uma velocidade boa em relação aos tempos passados. As mulheres agora devem se impor, pois elas são tão inteligentes quanto o homem e realizam muito bem suas inúmeras atividades”, disse a palestrante. Saiba mais

06 03 12
FRENTE DEMOCRÁTICA DE CABEDELO
Foi criada nesse domingo (04/03/12), a Frente Democrática de Cabedelo, que pretende reunir os onze partidos  em uma campanha de conscientização para elevar o nível de compreensão do eleitorado e formar um grupo suprapartidário para promover uma política voltada para o verdadeiro interesse popular.
Sendo o município de Cabedelo um dos mais valorizados do Estado, diversos políticos e empresários estão interessados em disputar o cargo de prefeito, sendo assim uma disputa acirrada deverá acontecer nessas eleições de 2012. Antevendo alguns problemas que podem vir a ocorrer, foi idealizada pelo Professor Jaêmio Carneiro a criação dessa unificação dos partidos que tem interesse na disputa do cargo.

A reunião aconteceu na sede do PSC e teve uma expressiva representatividade de vários pré-candidatos de diversos partidos que fazem a política em nosso município.
Maiores informações a qualquer momento. 
03 03 12
POLITICAGEM ESQUENTA: 
Pessoas ligadas a Luceninha (PMDB), estranham distribuição de panfletos por pessoas de ‘fora’


Desde que começou a divulgação de que o pré-candidato a prefeito de Cabedelo, Luceninha (PMDB), estaria possivelmente barrado pela Lei da “Ficha Limpa”, constatou-se uma na cidade a distribuição de panfletos disseminando a informação.

A redação do Soltando O Verbo foi contatada por telefone no início da tarde desta sexta-feira (02), com a informação de que pessoas estranhas à comunidade, estavam distribuindo cópias de uma matéria veiculada num determinado site de notícias. Segundo informações de moradores do bairro de Jardim Manguinhos, os panfletos estão sendo entregues de porta em porta por pessoas desconhecidas da comunidade, possivelmente contratadas para este serviço.

A redação também vem recebendo através de e-mail e ligações telefônicas, informações de pessoas ligadas ao pré-candidato Luceninha (PMDB), estranhando o fato de que, segundo eles, o mesmo site que divulga tais informações contra Luceninha, é o mesmo que elogia demasiadamente o vereador e também pré-candidato pelo PSB, Wellington Brito. “O horário em que ambas as notícias estão divulgadas não passam de 2hs de diferença uma da outra e isso é muito estranho”, disse uma das pessoas.

Coincidências à parte, o tal site de notícias divulga ainda a participação do vereador Brito numa entrevista na mesma rádio em que foram feitas conjecturas no início da semana de que Luceninha não sereia mais candidato. “Sem afirmar ou descartar qualquer insinuação, gostaríamos que a informação fosse postada para a avaliação do internautas deste site, que não são poucos”, termina o texto. Veja mais
 

28 02 12
Ficha Suja: Condenado pelo TRE-PB, Luceninha deve ficar fora das eleições em Cabedelo

Condenado em 2008 pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) pela prática de conduta vedada, o ex-vereador e pré-candidato a prefeito de Cabedelo, José Maria de Lucena Filho, o Luceninha (PMDB), dificilmente poderá disputar as eleições de 2012, de acordo com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que no último dia 16 validou a aplicação da Lei da Ficha Limpa a partir deste ano.



Luceninha foi condenado pela juíza da 57ª Zona Eleitoral após uma ação ajuizada por Marcos Antônio da Silva, que o acusou de abuso de poder econômico e abuso de poder político nas eleições de 2008, quando o peemedebista concorreu e foi derrotado ao cargo de prefeito de Cabedelo.

Na ação, Luceninha, que à época presidia a Câmara Municipal de Cabedelo, foi acusado de utilizar carros alugados ao Poder Legislativo em favor de sua candidatura. A condenação imposta pela juíza da 57ª Zona Eleitoral foi, posteriormente, referendada pelo colegiado do TRE-PB, conforme acórdão nº 7.246/2009.

Procurado pelo Portal Paraíba Já, o advogado Alex Wagner, especialista em Direito Eleitoral, comentou a situação do ex-vereador Luceninha: “A juíza da 57ª Zona Eleitoral e o TRE-PB reconheceram que ele (Luceninha) praticou conduta vedada pelo artigo 73 da Lei das Eleições. Se ele cometeu o crime e o TRE reconheceu o ilícito, ele se encontra inelegível, já que a Justiça entendeu que o denunciado praticou crime eleitoral.”

Para o especialista em Direito Eleitoral, Luceninha se enquadra no artigo 1º, alínea D, na Lei Complementar 135/2010, que diz o seguinte: “Os que tenham contra sua pessoa representação julgada procedente pela Justiça Eleitoral, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado, em processo de apuração de abuso do poder econômico ou político, para a eleição na qual concorrem ou tenham sido diplomados, bem como para as que se realizarem nos oito anos seguintes.
Veja a movimentação processual - Clique aqui
Fonte: Paraíba Já
25 02 12
Vereadores podem comprar projetos pela internet por apenas R$ 19,90

O candidato a vereador nas eleições de outubro em qualquer um dos 5.565 municípios brasileiros poderá dispensar o preparo técnico, político ou administrativo. Se eleito, poderá deixar-se tomar pela preguiça. Bastará dispor de R$ 19,90 para comprar pacotes de projetos de lei pela internet e os apresentar nos Legislativos municipais como sendo seus.

Pelo menos três endereços virtuais da rede mundial de computadores oferecem para as próximas eleições serviços especiais aos candidatos, com promessas de trabalho personalizado e até discursos exclusivos. Os temas em pauta vão do esporte à educação, do meio ambiente ao lazer, da proteção ao idoso à proteção à mulher. Leia mais
 

25 02 12
PC do B de Cabedelo fará encontro de filiados e pré-candidatos a vereador nesta sexta-feira (24)


O PCdoB de Cabedelo fará encontro de filiados e pré-candidatos a vereador nesta sexta-feira (24). O encontro será realizado no plenário da Câmara Municipal de Cabedelo e contará com a presença de dirigentes comunistas do Estado e do município.

Ainda estará presente o pré-candidato a prefeito pela legenda, o ex-prefeito Sebastião Plácido de Almeida, do presidente municipal Ricardo Taboza, Crísio Leão, Júnior Nery, Betinho Miranda, Dádo Belo, do jornalista Wellington Costa, além de filiados e simpatizantes. Saiba mais
 

18 02 12
Quintans afirma que Cabedelo é uma cidade sem dono e que precisa de ação
O pré-candidato a prefeito de Cabedelo, Sebastião Quintans (PSC), ao fazer uma avaliação administrativa do município, lamentou os problemas com os quais a população tem convivido há muitos anos, como também criticou a falta de uma política desenvolvimentista para beneficiar a cidade, comparando-a inclusive como “um gigante adormecido”. Para justificar a sua opinião, Quintans lembra que Cabedelo possui vários aspectos positivos, entre eles, por exemplo, a situação geográfica privilegiada, com um porto em uma localidade estratégica, a vocação para o turismo e sobretudo para a expansão do complexo industrial. “por que a cidade de Cabedelo não é como uma Orlando na Flórida” ? questionou o experiente e conceituado empresário.

 Apesar das adversidades e da falta de otimismo dos Cabedelenses em relação aos seus representantes políticos, Sebastião Quintans acredita numa mudança que possa reacender a auto-estima, revolucionar a economia e as condições sociais da Cidade Portuária, defendendo menos conversa e mais ação “tá faltando atitude” , garantiu, para depois desabafar “é uma cidade sem dono”, disparou, referindo-se a Cabedelo, ressaltando que a mesma tem condições, se for bem gerenciada, de estabilizar definitivamente a economia da Paraíba. Saiba mais
 

14 02 12
Comissão Eleitoral do PC do B se reúne com o pré-candidato a prefeito Marcos Patrício (PSB)
Na noite da última segunda-feira (06/02), a Comissão Eleitoral do PC do B, dando prosseguimento ao ciclo de encontros com os pré-candidatos a prefeito de Cabedelo, se reuniu com Marcos Patrício (PSB). Segundo foi apurado entre os participantes da reunião, Marcos Patrício se prendeu a dois aspectos importantes:
Em primeiro lugar, Marcos defende a formação de uma frente com a união e participação dos partidos que historicamente tem buscado desenvolver um programa viável e compatível com a importância que Cabedelo tem na Paraíba, como o PSB , o próprio PC do B, PT, PDT, que tem nomes valorosos, como o próprio PC do B apresenta os nomes de Ricardo Taboza e Sebastião Plácido, e outros partidos que também tem demonstrado essa preocupação com a nossa cidade (PT do B, PSC), na construção de uma unidade que seria o referencial perante outras pré-candidaturas já colocadas apenas como projeto de poder, sem propostas.

Como segundo aspecto, Patrício defendeu suas propostas para o projeto de governo e gestão, onde foram apresentadas ao PCdoB as propostas para áreas de educação, saúde, geração de emprego e renda, esporte, cultura e lazer, onde mereceram destaques, em linhas gerais:
A EDUCAÇÃO: com escola em tempo integral e a complementação da carga horária com oficinas culturais, esportivas e reforço escolar.
NA SAÚDE: o pré-candidato do PSB defende a construção de um novo centro de saúde mais centralizado, em virtude do aumento populacional de Cabedelo, onde o centro geográfico hoje estaria entre Poço e Jacaré, e da incapacidade de ampliação física do Hospital Padre Alfredo.
COMO GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA – pretende Investir na qualificação de mão-de-obra com vistas a suprir as vagas de empregos que são geradas em nossa cidade, seja na atividade comercial (BR-230), seja nas atividades pertinentes a vocação de Cabedelo, tais como pesca, comércio marítimo e alfandegário, turismo, etc.



 Por fim, Marcos Patrício ainda ressaltou a importância de termos um prefeito comprometido com a administração e o crescimento de Cabedelo, ligado diretamente ao Governo do Estado, o quanto isto seria benéfico pra Cabedelo, no que diz respeito a realização de projetos, obras e serviços, através de convênios. “Se formos vitoriosos na construção desta frente partidária, como já disse, que têm nomes valorosos, mas, que o meu nome tenha a honra de representá-la, não tenho dúvidas que Cabedelo dará um grande salto” – disse Marcos Patrício.
Estiveram presentes, Ricardo Taboza, Sebastião Plácido, Milton Calado, Júnior Neri, Criso Leão, Luciene, Ibrahim Asevedo (PC o B), Alex Oliveira e Marcos Patrício.

Fonte: Assessoria do Pré-candidato
 

11 02 12

CONSOCIAL - 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência e Controle Social
Primeiro dia - Abertura

Por: Fred William

"Desde o Ano passado que nós estamos difundindo a necessidade de se fazer acontecer o CONSOCIAL, movimento nacional para transparência pública que esta acontecendo simultaneamente em João Pessoa e Cabedelo. Nosso site é o único onde os internautas podem acessar todos os links dos sites (do lado direito da pag. Destaques),que oferecem informações sobre transparência inclusive sobre o Consocial desde o ano passado quando participamos na OAB  do lançamento dessa proposta." Disse O Presidente da CAPP e editor do Site Cabedelo Notícia


"O Evento é de suma importância para que a sociedade possa ter o controle da situação com relação as contas públicas dos municípios, dos Estados e da União". Finalizou Fred William

Karine de Oliveira- Presidente da ONG SOMA

"Nosso município foi o único (segundo a representante da SOMA- organizadora do Consocial), que não organizou o evento com o apoio do poder público municipal.

Algo muito estranho pode ser notado com relação a um movimento em que se vê nitidamente, que alguém por traz dos bastidores, manipula os cordéis para que haja uma desagregação entre as entidades civis organizadas, formadores de opinião e representantes de entidades públicas.


"Foram enviados muitos E-mail’s duvidosos enviados para desarticular o evento, pane na rede elétrica do Teatro Santa Catarina no dia em que o mesmo deveria acontecer, reuniões conflitantes entre entidades, desarmonia geral." Disse Carine. 

Muitos pré candidatos observando o movimento! 


Empresário Quitans.



Vereador Welington Brito


"Muita coisa no mínimo suspeita que merece a nossa reflexão, Os formadores de opinião, cada um com uma forma diferenciada de perceber a situação, enfim, o meu parecer é que:

DESAGREGAR - Esta foi a palavra de ordem, esta é uma arma poderosa, esse é o maior trunfo de quem quer o poder; assim desorganizando a sociedade e suas entidades civis alcançarão os seus objetivos. 

Na minha modesta opinião: "não deveríamos passar a bola para o “adversário” sem antes tentar várias vezes o chute ao gol." Falou Fred William como observador.



Emanuel Arcela de Arruda - Chefe de Gabinete da Casa Civil

CONSOCIAL-  SEGUNDO DIA



Entrevista exclusiva com Welington Brito

Transcrição parcial da entrevista

Cabedelo pergunta: 

Qual a importância para o município a realização da CAOSOCIAL? 

Welington Brito Responde: 

“A CONSOCIAL veio para o município de Cabedelo para atualizar as pessoas e fazer com que elas conheçam os seus direitos. Assim como o Professor Gabriel (um dos palestrantes), falou conosco, a corrupção hoje é de 80 bilhões, o que é mais que o orçamento da União. 

O Cabedelense tem que participar para saber conhecer bem os seus direitos, muitas vezes ele desconhece até onde deve e pode ir. Com uma CONSOCIAL dessa, ele vai começar a conhecer e participar das decisões sobre a melhoria na divulgação de seus direitos e como fiscalizar as ações publicas, nos três níveis de governo. 
Temas para votação assinalados com adesivos

É também uma forma de aprimorar a distribuição dos recursos do nosso município, por que o dinheiro por ser público não quer dizer que ele pode ser jogado fora. A gente tem que pensar em guardar ele de uma forma que possamos ampliar os investimentos públicos. Isso só se consegue fiscalizando”. 

Cabedelo pergunta: 

O que você acha dessa evasão, dessa ausência dos representantes de entidades não governamentais do Consocial de Cabedelo? 

Welington Brito Responde: 

Descrença, a palavra é muito simples é a descrença, por que as pessoas, principalmente do município de Cabedelo, não acreditam nas instituições, infelizmente acontece isso, então eu acho que talvez com a nova construção do Consocial em Cabedelo as pessoas vão começar a notar que há um caminho que há um norte para que as coisas comecem a funcionar, que os órgãos fiscalizadores comecem a fiscalizar, com isso vamos ter um crescimento quantitativo das Ong’s, da parte da sociedade organizada e participar desse movimento, por que realmente houve uma evasão muito grande. 
Presença de muitas pessoas interessadas em melhorar fizeram o evento ter o impacto necessário para sua efetivação.

Cabedelo Pergunta: 

Qual o resumo dos trabalhos feitos nessa Consocial? 

Welington Brito Responde: 

As propostas enviadas hoje são de suma importância como você vai poder ver no mural de votação que vão ser mostradas nas imagens a seguir, assim todos vão poder ver o resultado dos trabalhos do Consocial e a sua importância. 

Segundo dia 

Conclusão da Redação do Site Cabedelo Notícia 
Sei que ainda ha muito a ser feito e estamos sempre ligados em todas as tendencias e alertas para as armadilhas que são impostas no exercício de nosso trabalho.

Muito se fala da falta de participação da sociedade organizada nas decisões governamentais. 

O Consocial foi amplamente divulgado. Nosso site participou desde o início na OAB no ano passado e conclamou os formadores de opinião a se mobilizarem e realizarem o Consocial aqui, já que o governo municipal não o fez. 

Esta seria uma grande oportunidade para líderes comunitários, defenderem seus propósitos e falarem em nome de sua comunidade, e lutarem para representá-las perante o Governo Estadual e o Governo Federal. 

Seria a grande oportunidade das ONG’s, se fazerem presentes e mostrarem seu poder de mobilização, tomando para si a responsabilidade de modificar e decidir as futuras ações governamentais. 

Se houve boicote e ameaças de não se dar o direito de voz, como foi divulgado em alguns sites e em redes sociais, era mais um imenso motivo para estar lá, a postos, despertos e alertas, para que não houvesse a manipulação dos nossos direitos. 

Mas o que se pode notar , como já foi dito no início dessa matéria houve uma desagregação, em que alguns líderes que deveriam, obrigatoriamente estar presentes, pois, são pessoas esclarecidas e representam comunidades carentes, em conhecimento e oportunidades, preferiram dar o ar de sua ausência, mesmo quando comunicados com antecedência e até mesmo na hora em que começava o evento. Essas pessoas devem verdadeiramente repensar o que é ser líder comunitário e ter o poder de liderança entre essas pessoas que merecem um sacrifício maior que lhes prestar ações paternalistas, que lhes dá a falsa sensação de proteção, quando na realidade o que eles necessitam é de ações amplas e de uma presença marcante em eventos dessa envergadura. 

Para nós que fazemos o Site Cabedelo Notícia, pouco importa quem esta fazendo e produzindo o evento, conhecido, ou não, comprometido, ou não, com o governo municipal, ou outras instituições, o que verdadeiramente importa é estar presente e fazer a diferença, fazendo o uso da voz e do voto, em decisões que vão influir no futuro da comunidade que esses indivíduos dizem ser defensores e que eles nem vão saber que isso aconteceu e a sua importância. 

Quando se decide ser líder comunitário, as suas vontades não prevalecem, o que deve ser importante é o bem comum, a melhoria sócio econômica de nossa comunidade, isso não se resolve trocando lâmpada e muito menos com um prato de sopa, por que no outro dia a lampada queima e o estomago vai estar vazio. 

Ações efetivas de participação em movimentos sociais decisivos é que fazem a grande diferença. 

A presença em todo e qualquer espaço aberto para decisões democráticas é o grande trunfo. 

Trabalhar para a evolução da comunidade que representa, deve ser o mister daquele que quer esse cargo e pleiteia uma cadeira na câmara municipal, de outra forma só vai ser mais um para sugar o erário público, será apenas mais um paletó pendurado na cadeira do gabinete enquanto se toma uma cervejinha no bar da esquina com outros parasitas. 

Perdoem se falo o que penso, mas penso que falo em nome de todos e como cidadão. 

Não tenho o direito de entregar a “bola” ao inimigo,

sem antes tentar de todas as formas o chute ao gol. Perdeu o jogo aqueles que estiveram ausentes desse processo evolutivo. Perderam a chance de representar de forma decisiva os interesses do nosso município e vão continuar fazendo fila com aqueles que só sabem reclamar da situação e não atuam quando devem atuar. Pena mas é a nossa realidade. 

Fred William de Brito Dutra 
Editor chefe do Site Cabedelo Noticia


05 07 02  (data retroativa por motivo de pane da OI)
PCdoB emite nota explicando porque não lançou Sebastião Plácido como candidato a prefeito pelo partido

O Diretório Municipal do PCdoB em Cabedelo, emitiu nota onde explica os motivos nomes para apresentar como prefeito da cidade, o do ex-prefeito Sebastião plácido de Almeida. A nota, que é assinada pelo presidente municipal do partido, o sindicalista Ricardo Taboza, apesar de reconhecer a importÂncia do nome de Plácido, diz que ‘para se credenciar como candidato é necessário que o campo de apoio político-partidário seja vasto e o número de candidatos a vereador também’.

“O companheiro Sebastião Plácido é valioso e ilustre e detém todo o nosso respeito e admiração, portanto não poderíamos ser irresponsáveis ao ponto de lançarmos uma chapa composta somente por companheiros do partido, pois todas as negociações que nos apresentaram, o máximo que conseguimos foi uma proposta de vice-prefeito e esta nosso companheiro nunca aceitou. Uma candidatura isolada e sem apoio, sem base, sem estrutura de natureza alguma poderia levar nosso candidato a uma derrota vergonhosa e prejudicial”, disse Taboza.

Veja na íntegra, a nota enviada pelo Diretório Municipal do PCdoB:

Nota Oficial

O Comitê Municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), referendado pelo Comitê Estadual, resolveu na sua convenção eleitoral não lançar candidatura própria, por entender que uma candidatura própria levaria a legenda ao isolamento, pois os vários partidos que compunham a frente democrática não concordava com o nosso pré-candidato como cabeça de chapa. Mesmo entendendo que nosso pré-candidato é um dos melhores nomes, tanto eleitoralmente, como em termos de propostas e por um currículo que todos os cabedelenses conhecem e muitos admiram. Conhecemos o processo eleitoral atual e sabemos que para se credenciar como candidato é necessário que o campo de apoio político-partidário seja vasto e o número de candidatos a vereador também.

O companheiro Sebastião Plácido é valioso e ilustre e detém todo o nosso respeito e admiração, portanto não poderíamos ser irresponsáveis ao ponto de lançarmos uma chapa composta somente por companheiros do partido, pois todas as negociações que nos apresentaram, o máximo que conseguimos foi uma proposta de vice-prefeito e esta nosso companheiro nunca aceitou. Uma candidatura isolada e sem apoio, sem base, sem estrutura de natureza alguma poderia levar nosso candidato a uma derrota vergonhosa e prejudicial. Nosso partido é um partido de trabalhadores, que no momento não possui estrutura para divulgar e pôr em prática nossas propostas para o avanço da sociedade. Há a necessidade de elegermos vereadores para programarmos nossas propostas através do parlamento e não teríamos a mínima chance de disputarmos uma cadeira na câmara de vereadores com uma chapa isolada.

O apoio a Luceninha surgiu após um vasto debate, onde seu compromisso com nossas propostas foram assumidos por este candidato, que se eleito irá implantar políticas públicas na área da saúde, educação, segurança pública, esporte, além de uma política voltada para o assunto portuário, assim como uma política para as mulheres, criando uma secretaria de portos e a secretaria da mulher, e uma política para o esporte voltada para as crianças e nossa juventude, principalmente para a camada mais pobre da nossa cidade. Um trabalho preventivo com nossos jovens contra as drogas e a bandidagem. Por estas razões marcharemos nessas eleições com Luceninha em busca de uma gestão democrática e popular em favor de todos os cidadãos cabedelenses.

Soltando o Verbo
 

17 05 12
CONVENÇÃO DO PMDB REÚNE 15 PARTIDOS E CENTENAS DE PESSOAS NO CABEDELO CLUBE
Por Cabedelo Notícia

Desde cedo os preparativos já indicavam que haveria uma grande festa com toda infraestrutura necessária.


Quinze partidos unidos para escolher o candidatos a prefeito e seus vereadores.


Há quem se pergunte nas redes sociais que uma coligação tão grande, com tantos partidos, é algo muito difícil de se administrar, esperamos que essa unificação possa trazer para o município o desenvolvimento necessário e não um acúmulo de desejos e necessidades partidárias mal resolvidas, o que não é bom para ninguém.


José Maranhão, chega com sua comitiva encontrando a casa cheia com os representantes de todos os partidos da nova coligação, que segundo a mídia local: "A maior da história do município."


Vitor Hugo Castelliano ao lado de Maranhão como pre-candidato a vereador


O desejo de todos, eleitores, ou não, é que se possa ter um representante na prefeitura capaz e direcionado para resolver determinados problemas endêmicos e antigos de nosso município. 
Dos vereadores desejamos que sejam capazes e sensíveis a aprovação de medidas que possam suprir as necessidades de Cabedelo, colocando-a em seu devido lugar no cenário Estadual e Nacional, pois temos pessoas capazes, competentes e devotadas a trabalhar para o bem do município, muito além das bandeiras partidárias, mas com determinação e desenvoltura comprovada, para criar projetos e apresentar propostas práticas e viáveis que podem fazer a grande diferença entre quem só busca uma oportunidade de emprego e de obter prestígio político, ou de quem sabe e faz,  independente de cargo, ou de facilidades.
Maiores detalhes sobre a convenção em breve...
Imagens de: Cabedelo Notícia e da Pag. de Vitor Hugo no Face Book


18 06 12
Nilda: candidatura do PMDB em Cabedelo representa a esperança de um futuro melhor
Por: PB Agora

Nilda: candidatura do PMDB em Cabedelo representa a esperança de um futuro melhor

“A convenção municipal do PMDB de Cabedelo, realizada neste domingo (17), marcou a oficialização da candidatura de uma chapa majoritária que foi referendada pela manifestação espontânea, democrática e soberana da população”, afirmou a deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB) em pronunciamento feito no Cabedelo Clube durante o anúncio oficial dos nomes de José Maria de Lucena Filho (Luceninha), que vai disputar o cargo de prefeito, e de Wellington Viana França (Leto), que integra a chapa na condição de candidato a vice-prefeito.

Liderando uma coligação político-partidária composta por 15 legendas (PMDB, PRP, PRTB, PHS, PP, PSDB, PT, PSL, PTB, PPL, PTC, Democratas, PTdoB, PRB e PSC), o PMDB de Cabedelo realizou a Convenção e homologou os nomes de Luceninha e Leto como integrantes da chapa majoritária, e também dos nomes que disputarão as eleições para a Câmara de Vereadores. “Para a Câmara Municipal nós teremos candidatas e candidatos capazes de realizar um grande trabalho em favor do desenvolvimento da cidade”, observou Nilda Gondim.

Referindo-se aos candidatos a prefeito e vice-prefeito, ela disse que eles representam a esperança num futuro melhor para Cabedelo. “Luceninha e Leto têm compromisso com o desenvolvimento de Cabedelo – município do Litoral paraibano que é conhecido e reconhecido como uma cidade estratégica para o desenvolvimento econômico da Paraíba”, ressaltou.

Um dos pontos fortes de Cabedelo, segundo lembrou a deputada, em entrevista, é a presença (em seu território) do Porto que já foi referência em todo o Nordeste, nos anos 1960, e que hoje depende da conclusão, dentre outros projetos complementares, do projeto de dragagem do seu Canal de Acesso para poder receber navios de grande porte e assim incrementar as atividades econômicas na zona portuária do Estado com a geração de inúmeros novos empregos. Contribuir para a conclusão deste projeto, segundo enfatizou, é uma das suas prioridades como deputada federal, como também do senador Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB). “Nós estamos lutando para isso junto ao Governo da presidente Dilma Rousseff. Mas é preciso que o povo cabedelense se fortaleça também para reforçar esse trabalho. Por isso estou aqui apoiando a candidatura da chapa integrada por Luceninha e Leto, e também fortalecendo o PMDB Mulher e conclamando as mulheres desta cidade para que se conscientizem da importância da sua participação no processo político e democrático do Município, do Estado e do País, onde elas têm, sem sombra de dúvidas, fundamental importância, especialmente por representar uma densidade eleitoral muito grande”, enfatizou.

Fortalecimento da Mulher – Presidente estadual do PMDB Mulher, a deputada federal Nilda Gondim instalou o núcleo feminino do partido em Cabedelo na noite do dia 23 de março deste ano, em festa também realizada no Cabedelo Clube e marcada pelo anúncio, feito pelo presidente de honra do PMDB paraibano, ex-governador José Maranhão, do resultado de pesquisa de opinião pública que indicava a preferência da população cabedelense pela chapa encabeçada por Luceninha e composta por Leto como candidato a vice-prefeito.

Coincidindo também com a instalação de um núcleo do PMDB Jovem na cidade, que ficou sob a responsabilidade do pré-candidato a vereador Júnior Datelli, a chegada do PMDB Mulher foi recebida com entusiasmo pelas mulheres de Cabedelo, começando pela senhora Graça Rezende (esposa do líder político e ex-prefeito Edésio Rezende), que assumiu a presidência do núcleo feminino peemedebista conclamando as mulheres do município a entrarem de cabeça na luta pela melhoria das condições sociais e econômicas da cidade, e especialmente a ingressarem e ocuparem os seus espaços na vida político-partidária.

“Não basta apenas lutarmos para preencher a cota de 30% das vagas do partido nas eleições. Nós temos que entrar na luta para ganhar, porque temos competência e responsabilidade para isso. Portanto, vamos avançar mais; vamos fazer valer a nossa força”, ressaltou. Ao seu lado, a presidente do Diretório Municipal do PMDB de Cabedelo, Isabelle Rezende, lembrou que a presença da mulher no PMDB em nível nacional é muito significativa. “O PMDB é hoje o partido político com maior número de filiadas (1.025.337 mulheres), dentre as quais 108 prefeitas, 136 vice-prefeitas, 1.115 vereadoras; 17 deputadas estaduais, sete deputadas federais e uma senadora”, observou.

Confiante no fortalecimento do PMDB de Cabedelo a partir da força, da determinação e da participação efetiva das mulheres, a deputada federal Nilda Gondim disse, na ocasião, sentir-se honrada por poder instalar o núcleo do segmento feminino no município juntamente com os companheiros do PMDB Jovem, comandado em nível estadual pelo deputado federal Hugo Mota. “O PMDB Jovem também vem reforçar a presença e a atuação do nosso partido nesta importante cidade do Litoral paraibano, e nós vamos trabalhar em parceria para levar as nossas candidaturas, majoritárias e proporcionais, à vitória nas eleições de outubro”, afirmou.

Evento histórico – “A Convenção deste domingo, dia 17 de junho, foi um grande evento democrático e histórico para a nossa cidade, pois Cabedelo nunca reuniu tantos partidos em uma mesma coligação. A união de todas essas forças e projetos em prol do nosso município transformará Cabedelo para muito melhor, viabilizando o desenvolvimento da nossa cidade e dando ao nosso povo a qualidade de vida que ele merece”, afirmou o presidente do PMDB Municipal, Edésio Rezende.

A festa do PMDB de Cabedelo reuniu muitos nomes de peso da política paraibana, dentre os quais a deputada federal Nilda Gondim, o ex-governador José Maranhão, o presidente estadual do partido, Antônio Sousa, os deputados federais Manoel Júnior e Wilson Filho, e a deputada estadual Olenka Maranhão.

PB AGORA com Assessoria

15 06 12
Luceninha e Leto realizam convenção do 
PMDB de Cabedelo

Liderando uma das maiores coligações político-partidárias já vistas no Estado, com 15 legendas, o PMDB de Cabedelo realizará, no próximo domingo (17), a Convenção para as eleições 2012, a partir das 09h00, no Cabedelo Clube. Durante o evento, será homologada a escolha dos nomes de Luceninha e Leto para candidatos a Prefeito e Vice-Prefeito do Município, respectivamente, bem como as mais de 160 candidaturas que disputarão as eleições para vereadores da cidade, pela coligação.

“A Convenção do próximo domingo será um grande evento democrático e histórico para a nossa cidade, pois Cabedelo nunca reuniu tantos partidos em uma mesma coligação. A união de todas essas forças e projetos em prol do nosso município transformará Cabedelo para muito melhor, viabilizando o desenvolvimento da nossa cidade e dando ao nosso povo a qualidade de vida que ele merece”, afirmou o presidente do PMDB Municipal, Dédo Rezende.

Em Cabedelo, a coligação encabeçada pelo PMDB também é integrada pelos seguintes partidos: PRP, PRTB, PHS, PP, PSDB, PT, PSL, PTB, PPL, PTC, Democratas, PTdoB, PRB e PSC. Todos estarão representados por diversas personalidades que já confirmaram presença, como o Presidente de honra do PMDB, José Maranhão; o presidente Estadual do Partido, Antônio Sousa; senadores, deputados federais, estaduais, vereadores, pré-candidatos, lideranças e filiados das referidas legendas. 

Assessoria de Imprensa do PMDB Cabedelo
16 06 12
Quintans empossa a diretoria do PSC-Jovem de Cabedelo.
foto

O evento contou com as presenças de José Carlos Neto, representante da executiva nacional do PSC-Jovem, Fátima Abreu, representando o diretório estadual, Natali Rolin da executiva nacional do PSC-Mulher, o deputado estadual da legenda Vituriano de Abreu e o pré-candidato a prefeito Luceninha que será apoiado pela legenda nas eleições de outubro.

O presidente da comissão provisória municipal Engenheiro Quintans, abriu a reunião saudando os presentes e falando da importância do movimento jovem do partido para a conscientização da juventude na política. “É de grande importância a participação dos jovens na política, são eles os nossos futuros administradores e precisam estar participando e ocupando seus espaços nas instancias partidárias”, disse Quintans.



Na presença dos representantes da executiva nacional e estadual do PSC, do deputado Vitoriano e do pré-candidato Luceninha, o presidente da comissão provisória municipal deu posse aos membros da executiva municipal do PSC-Jovem de Cabedelo que ficou assim constituída: José Luis – Presidente; Diego Anderson – vice; Luana – Secretária geral; Ricardo Paiva – secretario executivo; Jordan Dornelas – secretario de articulação; Daniel Lira – secretário de comunicação; Phillipe Jonson Lustosa – secretario de finanças; José Carlos Nascimento e Luana Gonçalves, na comissão de mobilização.
 
O PSC- Jovem tem a missão de congregar e conscientizar os jovens cabedelenses para a participação na política e construir políticas publicas que serão defendidas pelo partido. Veja mais

10 06 12
Reunião de Pré-candidatos a Vereador 
de Cabedelo

Uma reunião muito importante aconteceu nesse domingo na sede do PMN na praia de Camboinha. 

Um café da manhã entre os representantes de diversos partidos – PMN, PSC, PV, PRB, para orientar os futuros candidatos as eleições para vereador de Cabedelo, em que o palestrante foi o Professor Paiva, personalidade política que já foi Presidente da Câmara dos Vereadores da Capital. 


Reconhecido como o parlamentar que mais se destacou no Plenário e nas Comissões sendo um dos mais combativos vereadores enfrentando grupos poderosos e movendo denuncias fortes contra irregularidades administrativas, o Prof. Paiva falou em sua palestra sobre a importância do papel do vereador para o bom funcionamento da máquina administrativa, para o direcionamento correto do orçamento e para investigar e combater irregularidades dentro do município, contribuindo assim para uma sociedade mais digna, para uma política mais transparente e para elevar o nível dos políticos que se mostra muito corrompido. 

Deu diversos exemplos para os presentes de como trabalhar em prol da sociedade sem ter que se sujar com conchavos, com bancadas eleitoreiras de empresários que comandam os caminhos da administração pública em defesa de seus próprios interesses e de como se manter fora dessas correntes corruptoras sem deixar de influir nos destinos de sua comunidade. Professor Paiva respondeu a algumas perguntas inclusive de representantes da Mídia Virtual que também estavam presentes, tais como Renascer em Notícia, Soltando o Verbo, Jornal a Tribuna e o Portal Cabedelo Notícia. 

O Jornalista Agnaldo Silva dono do Blog Renascer em Notícia e do Site Cabedelo na Rede em sua explanação sobre as perseguições políticas que sofrem, tanto ele como o jornalista WELLINGTON COSTA do Site Soltando o Verbo, perguntou o que se deve fazer para fiscalizar e demonstrar a aplicação do orçamento público de forma mais clara para a população.

Professor Paiva respondeu que é muito difícil lidar com uma máquina corrupta e cheia de “acertos” para fraudar licitações, ou mesmo a aplicação correta das verbas destinadas a serviços públicos, citou o orçamento para material escolar e fardamento da rede publica municipal de João Pessoa, citou a bancada dos transportes que impedem qualquer inovação ou inclusão de outros tipos de transporte publico etc. Salientando que se deve estar sempre investigando e se munindo de provas documentais para poder levar até o ministério público ações que possam ser realmente comprovadas. 

São reuniões como essa que realmente servem de norte para que os futuros candidatos possam ter um norte, uma direção correta de como proceder em sua campanha e em seu mandato caso eleito. Louvável a atitude de Paulo Nogueira em realizar esse café da manha, pois quem ganha é o povo de nosso município, tendo um grupo de pré-candidatos mais focados em realizar ações e projetos, bem como em apresentar propostas que possam elevar tanto o nível dos debates políticos como o trabalho dos candidatos eleitos.

Esperamos que os futuros candidatos possam tomar como exemplo certas atitudes de políticos verdadeiros e que levem a próxima campanha para o nível de discussão mais elevado, que possam trazer propostas verdadeiras para serem utilizadas na pratica dentro das diversas comunidades de nosso município, deixando de lado a prática nociva de ofender os outros por não ter nada a dizer com relação a projetos viáveis para nossa comunidade. 


É bom que outros grupos políticos tomem como exemplo esse encontro e possam promover palestras sobre postura, conduta, trabalho e investigação dos futuros candidatos, isso pode representar a diferença do que realmente queremos para Cabedelo. 
Redação Cabedelo Notícia - Foto e Texto: Fred William
10 06 12
  Ilma Viana promove Café da Manhã com seu grupo de trabalho
Cresce a cada dia o grupo de trabalho e simpatizantes da pré-candidata Ilma Viana que tem recebido inúmeros votos de apoio e fidelidade de moradores de diversas partes do município.

Em um domingo de sol, em que muitos poderiam aproveitar para o seu lazer a pré-candidata Ilma Viana reuniu seu futuro grupo de trabalho para fornecer informações e fortalecer seus simpatizantes que cresce a cada dia, mostrando o seu carisma, e que faz parte das camadas mais simples de nossa população sem perder o foco nas necessidades de todos os níveis sociais. 


Em um café da manha regado a frutas e uma conversa informal, cada pessoa presente firmou seu compromisso com a pré-candidata dando-lhe maior confiança para seguir em frente e poder disputar seu merecido lugar entre os futuros candidatos a vereador.


O Portal Cabedelo Notícia tem sido convidado por diversos pré-candidatos para eventos que visam promover suas campanhas, sempre de forma isenta e imparcial, nós buscamos poder mostrar aos nossos leitores o que se passa nos bastidores da política cabedelense, pois são poucas as notícias que surgem nos portais e na mídia tradicional sobre o nosso município. Sempre que Cabedelo sai na mídia é por assuntos referentes a notícias policiais, sabendo disso, nosso portal resolveu mostrar um cenário diferente, ou seja, pessoas que podem se destacar pelo que estão fazendo, promovendo, e realizando, independente de política, pois estaremos em qualquer lugar em que seja necessária a divulgação de ações sociais e que também sejamos convidados.

Redação Cabedelo Notícia - Foto e Texto: Fred William 
10 06 12
Reunião preparatória sobre o 
Por: Marize Brito - Facebook
Gostaria de parabenizar o amigo José Pereira, que representou com maestria a população de Cabedelo, ontem, na Plenária do Orçamento Democrático. Ele reivindicou o que foi acordado nas reuniões, principalmente na de Intermares, que teve maior participação dos moradores. No entanto, Pereira não esqueceu dos demais bairros que sofrem os mesmos problemas de Intermares. Ele pode reivindicar diretamente ao governador Ricardo Coutinho. Parabéns, Pereira, bem como a Galan Alves Barbosa, que mobilizou moradores do Renascer. Lamentável foi a ausência daqueles que tanto reclamam melhorias na cidade...
06 06 12
Senador paraibano diz que índice de aprovação de Luceninha supera 60%

O senador Vital do Rêgo Filho, considerado um dos mais atuantes da bancada paraibana no senado disse essa semana, reconhecer que o pré-candidato a prefeito de Cabedelo pelo PMDB, José Maria de Lucena Filho, popularmente conhecido como Luceninha, foi lançado na disputa com índices de aprovação popular superior aos 60%, de acordo com pesquisas contratadas pelo próprio PMDB, onde demonstra, segundo o senador, que esta candidatura conseguirá agregar os valores, e os ideais, em nome daqueles que acreditam na mudança do modo atual da administração municipal.

Vitalzinho ainda ressaltou que o nome do peemedebista de Cabedelo conseguiu aglutinar as forças oposicionistas para conseguir vencer o pleito 2012. Visivelmente confiante, o senador revelou também que Luceninha tem a sua confiança, estímulo, respeito e admiração. “As pesquisas eleitorais internas são um instrumento de avaliação dos potenciais eleitorais e Luceninha aparece sempre em alta em todas as aferições”, concluiu Vitalsinho.

03 06 12
ONDE ESTÁ WALLY?!
Cabedelo tem mais de 350 pré-candidatos
Muito cuidado eleitores com quem você conversa, ele pode estar tirando de você subsídios para lhe convencer a votar nele.

Crônica de: Fred William





É incrível mais é a mais pura realidade, Cabedelo tem mais de trezentos e cinqüenta pré-candidatos a prefeito e vereador.

Muitos nunca ouviram falar de política, disputam mais para “embasar” as candidaturas de verdade, ou seja, para confundir o eleitor.

Outros realmente têm bagagem, ou merecem estar na disputa, pois já trabalham na causa social já há algum tempo e será mais do que justo estar no pleito de uma vaga.

Enquanto isso alguns manipuladores de opinião, estão infiltrados entre os políticos, tentando arrancar dos pré-candidatos alguns tostões, apresentando propostas, vendendo falsas informações e projetos roubados, plantando discórdia para tirar proveito de todos os lados, sem se importar com o resultado final, pois para esses parasitas políticos, eles querem mais é ver o mar pegar fogo, pois querem mesmo é comer peixe frito.

Política para muitos é assim, manipulação de opinião para se obter benefício próprio, é uma oportunidade de se dar bem, seja lá como for, por isso é bom que os pré-candidatos á prefeito fiquem atentos com pessoas muito interessadas, que sabem chegar de mansinho, com conversa bonita e cheio de “amor pra dar”, eles são os parasitas políticos, estão aí para afastar quem presta de quem necessita de ajuda para formar uma plataforma verdadeira e segura com projetos que possam levar um candidato a ganhar uma eleição que pode não ser resolvida com conchavos, acordos e coligações.

Existe um pensamento que persiste em continuar existindo de que uma eleição se ganha com estratégia, com acordos e coligações – Em João Pessoa esse tiro está saindo pela culatra, os Sábios quiserem impor a “Bola da Vêz”, ou seja, uma mulher, embasada, com escola política e com apoio do Governo para substituir o atual prefeito, que não é político, não tem discurso e muito menos sabe falar bem para enganar o povo. Mas a soma de seu trabalho, sua forma simples e direta de agir, sua competência e sinceridade, estão vencendo todas as barreiras contra sua candidatura e todas as pedras jogadas em sua direção, fortalecem sua muralha e atrai mais e mais simpatizantes. É certo dizer que, se Agra sair hoje candidato a Prefeitura de João Pessoa não tem pra ninguém.

Em Cabedelo a coisa esta indefinida, os grupos estão tentando de todas as formas comprar literalmente os apoios importantes, muitos estão dentro dos veículos de comunicação e nas secretarias, embutidos de bons moços, agindo para mostrar serviço, outros plantando Associações e fazendo programas relâmpago de ação social, para fazer a fachada de bons meninos(as) para depois vender seus votos por um empreguinho temporário na prefeitura, ou para pleitear uma assessoria junto a um vereador qualquer. No final o bem comum, as causas sociais que vão pra cucuia. 

Estão em sua maioria querendo é se dar bem. Assim Cabedelo ficará da forma que esta há décadas, ou seja: sem Futuro, atolada na lama das chuvas e na lama da vergonha política.

Prestem muita atenção para descobrir onde está Wally, ele pode querer comprar o seu voto eleitor, ou vender projetos de outras pessoas para enganar você que é pré-candidato. 
Muitas vezes o problema não é o candidato de fora, que pode até mudar uma realidade caótica, muitas vezes o problema está nos candidatos da própria terra que estão condicionados a ver o município como é e achar que um retoque aqui outro ali, um empreguinho pra um e pra outro pode e vai  enganar os eleitores.  

Nós estamos atentos para informar sem preferências, queremos e temos propostas certas para o nosso município, queremos sim, ser parceiros de uma candidatura firme e forte, e apoiaremos sim, aquele que estiver determinado a implantar projetos que possam beneficiar todas as áreas do município, não apenas Intermares por ser vitrine, não apenas o Renascer por ser uma área mais carente, mas por todos os recantos de forma organizada e progressiva. Assim, acreditaremos que estamos no caminho correto do desenvolvimento, e teremos uma prefeitura atuante e uma câmara de vereadores comprometida com a causa social, e não apenas com os altos salários que vão perceber. 

Fiquem de olhos abertos pois nós estaremos daqui, mostrando a realidade dos fatos, independente de qualquer pseudo poder. Estamos juntos nessa caminhada para o Projeto Cabedelo Melhor.

30 05 12
Trócolli Júnior afirma esperar pesquisa para definição de candidato em Cabedelo

O deputado estadual Trócolli Júnior (PSD) espera compor a candidatura do PSB à Prefeitura Municipal de Cabedelo, Região Metropolitana de João Pessoa.

Apesar da pré-candidatura do vereador Wellington Brito (PSB) ao Executivo, o deputado afirma ter uma boa relação com ele e defende o apoio do governador Ricardo Coutinho, além da realização de pesquisas para fechar o nome do postulante no Município.

- Eu tenho uma relação extraordinariamente boa com o vereador Wellington. Esperamos que a definição do candidato a prefeito de Cabedelo seja feita através de pesquisas, como foi acordado desde o ano passado – ressaltou o parlamentar.

Trócolli Júnior, que integrava a bancada de oposição e aderiu ao Governo, admitiu a possibilidade de formar chapa com Brito, caso seja este o caminho.

- Na política tudo é possível, e o que devemos ter é compromisso. Mas nós esperamos sim que venha a acontecer, porque o que ganha na política é soma e multiplicação e não divisão e subtração – defendeu o peesedista. Fonte: ParaíbaOnLine

27 05 12
PMN  Cabedelo promove jantar para atrair simpatizantes e novas adesões.
Modelo Márcia Dutra, Ilma Viana, Paulo, Everaldo, Paulo Nogueira e ao fundo Luci.
O Jantar aconteceu na sede do Partido em Cabedelo e reuniu um bom número de pessoas de diversos segmentos em um momento descontraído e alegre com boa musica e ótima comida.

Recebendo os convidados estava o pré-candidato Carlos Roberto Candido de Farias, o Roberto do Caminhão, podemos também ver a presença da Presidente do ECIFA Dulcinéia Soares, Ilma Viana (pré-cantidata a vereadora), Everaldo Viana, seu esposo,

Jovens formadores de opinião, pessoas influentes, personalidades do cenário político e social de Cabedelo, interessados em ouvir propostas e saber mais sobre o que os candidatos pretendem nas próximas eleições.

Marcos Patrício (pré-candidato a prefeito) e o anfitrião da festa Paulo Nogueira que solicitou a colaboração dos presentes com propostas e projetos para melhorar o município.
Segundo Ilma Viana: "É muito importante para uma política correta saber quais as propostas de cada pré-candidato, pois independente da legenda, devemos ter responsabilidade com o destino de nosso voto, apesar de ser secreto, ele vai influir de forma decisiva nas vidas e no cotidiano de um município por longos quatro anos, assim é importante saber quais os candidatos que tem projetos e se importam de forma verdadeira em exercer um lugar decisivo para milhares de pessoas e aqueles que só se importam em se projetar e poder no meio do percurso "negociar" sua posição para conseguir um cargo público no próximo governo. " Segundo Ilma: "Essa é a pior forma de fazer política, é a tal da politicagem que devemos combater."

Cobertura: Cabedelo Notícia - Fotos e texto: Fred William
24 05 12
Presidente da LCD, Gororoba, recebe convidados em festa de aniversário e revela debate sobre esporte com candidatos a prefeito de Cabedelo

O presidente da Liga Cabedelense de Desportos, Rosinaldo Elias, reuniu amigos e desportistas para comemorar seu aniversário, que aconteceu nesta quinta-feira, 24. Gororoba, como é carinhosamente conhecido em todo o Estado, recebeu a homenagem dos amigos no Via Mar Restaurante, localizado na Rua da academia de Esportes, em Camboinha, a partir do meio dia.

Quem conhece Gororoba, não imagina o que este cabedelense já passou para conquistar um lugar ao sol. Nascido no antigo Pronto Socorro de Cabedelo, Gororoba foi doado pelos pais biológicos com apenas 24hs de nascido. Desde este dia, Gororoba nunca mais veria novamente seus pais biológicos, passando a conviver com o pescador Raimundo Elias da Silva e a costureira Maria de Araujo Silva, que se tornaram seus verdadeiros pais, dando-lhe carinho e educação até os dias de hoje.

 
20 05 12
Ex-senador Marcondes Gadelha visita Cabedelo e se mostra satisfeito com desempenho do PSC no município

O presidente Estadual do PSC, ex-senador Marcondes Gadelha, esteve reunido na noite desta quinta-feira (17), com a Direção Municipal do partido. O objetivo do encontro foi debater sobre o perfil do PSC em Cabedelo, bem como o desempenho do empresário Sebastião Quintans, pré-candidato da legenda nas eleições desse ano.

Em entrevista exclusiva concedida ao Soltando O Verbo, Marcondes Gadelha disse estar muito satisfeito com o desempenho do partido como instituição e como legenda partidária. “O PSC em Cabedelo está muito bem conduzido com Sebastião Quintans como pré-candidato a prefeito”, disse Gadelha. “Eu sempre me entusiasmo ao ouvir as idéias inovadoras e as propostas de Quintans para Cabedelo”, concluiu.

Sem revelar números, Marcondes Gadelha disse que está muito satisfeito com a aceitação popular de Quintans e espera com expectativa as próximas pesquisas, as quais, ele acredita já apresentar um considerável avanço eu seu desempenho.

Ao ser indagado sobre a possibilidade de alianças, Marcondes Gadelha disse que o PSC está aberto a novos entendimentos e alianças. “Nós somos um partido democrático e defendemos a negociação. Achamos que é possível compor um conjunto de forças em prol da candidatura de Quintans, o que queremos na verdade, é ampliar um leque de oportunidades”, destacou.

Marcondes Gadelha deverá voltar a Cabedelo na próxima terça-feira (22), para se reunir com todos os pré-candidatos e diretorianos do PSC Municipal, para discutirem sobre os rumos doravante tomados pela legenda. “Após esse encontro, é que nos pronunciaremos sobre a outra etapa do processo”, destacou Gadelha. Leia mais
19 05 12
PSB empossa nova Comissão Executiva em Cabedelo
PSB empossa nova Comissão Executiva em Cabedelo
A nova Comissão Executiva do Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Cabedelo foi empossada na noite da última sexta-feira (18), durante solenidade que aconteceu na Câmara Municipal da cidade.

O advogado Bruno Donato foi alçado ao cargo de presidente da legenda na cidade portuária e será o responsável por comandar o PSB nas eleições deste ano. Também fazem parte da nova direção do partido em Cabedelo, o vereador Fábio de Oliveira (vice-presidente), Marize de Almeida Lima (secretária-geral), José Francisco Pereira (secretário de finanças), Paulo Sérgio da Silva (secretário de organização), Valdi Silva e Evilásio Cavalcanti (membros da direção municipal).

Durante a solenidade, o vereador e pré-candidato a prefeito, Wellington Brito, recebeu o título de presidente de honra do PSB.

Brito fez uma prestação de contas de seu mandato e lembrou de projetos importantes de sua autoria que melhoraram a qualidade de vida dos cabedelenses, a exemplo do IPTU Cidadão.

Ele também convocou os militantes do PSB a participarem de forma efetiva das eleições deste ano. "Cabedelo precisa de mudança e lutamos incansavelmente para mostrar que o PSB tem pessoas capacitadas para governar esta cidade", disse.

O evento contou também com a presença de dirigentes partidários, lideranças políticas da cidade e de correligionários do PSB.

O presidente do PV, Aprígio Lima, felicitou a Comissão empossada e lembrou da parceria de seu partido com o PSB desde as eleições de 2010. "Vamos nos afinar ainda mais e marchar rumo à vitória em 2012", falou.

O dirigente do PCdoB, Ricardo Taboza, afirmou que o PSB tem um papel importante nos cenários nacional e estadual e endossou a união com a legenda através de elaboração de projetos para o desenvolvimento de Cabedelo. "Vamos juntos lutar pelo desenvolvimento social do nosso município", disse.

Em seu pronunciamento, Bruno Donato ressaltou que o PSB vem mudando a forma de governar no país ao implantar em suas gestões projetos que atendem de fato o interesse coletivo e agradeceu pela confiança de administrar o partido com maior representatividade na Câmara Municipal. "Cabedelo tem demonstrado um grande potencial e está recebendo um carinho especial do governo estadual que investe na geração de emprego e renda e na luta contra a desigualdade social", pontuou.

O vice-presidente do PSB, Fábio Oliveira, falou da luta para construção do partido na cidade com o objetivo de ganhar as eleições deste ano. "Nossa legenda é formada por pessoas que conhecem esta cidade como ninguém e estamos prontos para reivindicar melhorias para Cabedelo".

A secretária-geral, Marize Lima, afirmou que o PSB está travando batalhas rumo à vitória em outubro e agradeceu por fazer parte de um partido que valoriza o socialismo. "O Partido Socialista desenvolve um trabalho muito bonito, afinado com os ideais democráticos e estou feliz com este aprendizado".

José Francisco Pereira, novo secretário de Finanças da sigla, endossou sua fidelidade ao PSB. "Sou um soldado fiel e estou pronto para defender o partido".

Em sua fala, o secretário de organização, Paulo Sérgio, citou o governador Ricardo Coutinho como exemplo de militante e governante e manifestou confiança nos novos rumos que o PSB implantará em Cabedelo. CLICKPB

16 05 12
DEMOCRATAS se reúne com PCdoB e poderá formar aliança; mais partidos estão sendo esperados

O PCdoB em Cabedelo, legenda que vem ganhando força e prestígio, mesmo que a passos lentos, começa a despertar a atenção de outros partidos. A pré-candidatura do ex-prefeito Sebastião Plácido, mais importante nome dos comunistas nas eleições deste ano, vem ganhando espaço e despertando o interesse de pequenos partidos que não se afinaram com outras pré-candidaturas de maior envergadura.

Nesta segunda-feira (14), o PCdoB esteve reunido com o líder municipal do DEMOCRATAS Fernando Macedo e pelo que observou-se, começa a nascer uma paquera partidária que poderá culminar com uma coligação entre as duas legendas. Segundo Macedo, caso ocorrendo a coligação, surge uma grande chance de mais dois partidos fazerem o mesmo, dando ainda mais força a Sebastião Plácido.

 Fernando Macedo (foto), definiu como sendo de excelente nível o encontro que aconteceu na sede do PCdoB. “A união vai trazer todo um diferencial nas eleições deste ano. Ela surge como uma nova opção diante dos demais nomes que já conhecemos e isso numa eleição de mesmo nível, já que não há favoritismo“, disse.

Ao ser perguntado sobre qual a principal motivação da possível aliança de chapas, Fernando disse ter sido “por reconhecer em Sebastião Plácido, um nome altamente competitivo para disputar as eleições, além do reconhecimento da sociedade que ver em Plácido, o melhor administrador que Cabedelo já teve”, concluiu.

 O ex-prefeito e pré-candidato Sebastião Plácido (foto), disse se sentir feliz com as novas adesões que vem recebendo e que está aberto para conversar com qualquer partido. Ele vem sendo flagrado visitando comunidades e empresários, tudo já visando as eleições que se aproximam.

De acordo com Plácido, o tempo que passou como prefeito da cidade não deu para ele fazer tudo o que gostaria, pois, enquanto outros foram eleitos e reeleitos e nada fizeram, ele não teve a chance de ser reeleito para concluir tudo o que tem anseio. “Apesar de ter o senso de dever cumprido durante o meu mandato, não tive a chance de fazer tudo o que desejei”, disse Plácido. “Calcei todas as ruas do centro e das periferias, onde era terreno baldio, construí praças, dupliquei o número de escolas no município, viabilizei a vinda do trem para Cabedelo, criei o primeiro conjunto habitacional do município, além de tantas outras coisas que me deram a alcunha de ‘Mestre de Obras’ pela sociedade, que me julga ser um dos melhores prefeitos que Cabedelo já teve, isso me estimula a tentar terminar o que comecei nessa cidade”, concluiu Plácido

Ainda esta semana o PCdoB e DEMOCRATAS deverão se reunir com outros partidos que poderão também unir forças com a candidatura de Sebastião Plácido. Apesar de ter sinalizado positivamente sobre as futuras alianças, a direção do PCdoB disse que deverá debater o assunto internamente, para só então se pronunciar.

13 05 12
No dia das Mães Cabedelo Notícia entrevista a Pre-Candidata Ilma Viana
Exclusivo Por: Fred William


Cabedelo Notícia: O que você acha dessa atual valorização das mulheres pelos partidos políticos no Brasil? 

Ilma: Eu acho muito bom, mas é importante que se diga que tudo isso tem a ver com o fato de que temos agora uma Presidenta no poder, Antes disso não se cogitava muito ter candidatas como se vê hoje. Existe uma verdadeira competição entre os partidos para colocarem mais e mais mulheres para disputar vagas em cargos públicos. 

É importante que o povo entenda a importância da mulher, mas não de forma irresponsável, devemos sim ocupar nosso lugar de direito, mas com competência. 

Cabedelo Notícia: Isso é muito importante, até porque ocupar cargo público apenas para preencher vaga e não poder opinar é algo que não importa muito para os anseios do povo Brasileiro, não é Ilma? 



Ilma Viana: É bom que você coloque isso, pois os eleitores precisam ver quem tem um currículo de trabalho em prol da comunidade, o que essas mulheres que surgem de repente no cenário político de nosso município tem feito pelo nosso povo. Algumas são funcionárias públicas, mas isso não quer dizer que podem ser boas vereadoras, pois é importante saber o que se tem feito de forma voluntária, de iniciativa própria e não por determinação de superiores, ou até mesmo de partidos políticos, nós, Eu e o meu companheiro, temos um trabalho de anos realizando ações sociais e esportivas mesmo não tendo recursos financeiros, contando com o apoio de empresas e das pessoas sensíveis ao que tentamos realizar pelos jovens e pelas pessoas que necessitam de apoio para obter seu sustento no dia a dia. 

Cabedelo Notícia: Em se tratando de iniciativas sociais, o que você pretende fazer para melhorar a situação do nosso povo que é notoriamente diferenciado, existem pessoas com situação crítica de subsistência e pessoas com excelente situação financeira, o que fazer para agradar gregos e troianos? 

Ilma Viana: Olha uma vereadora não pode realizar muito sozinha, existem interesses que dividem os vereadores e os fazem concorrentes quando deveriam lutar por projetos que viessem a melhorar o nível de vida do nosso povo como um todo. 

Mas para ser mais específica, quando trabalhamos com o social, precisamos entender que desenvolver projetos em áreas nobres de nosso município, vai, por conseqüência gerar emprego e renda para as classes sociais menos favorecidas, pois todo empreendimento necessita prioritariamente de mão de obra, a qualificação dessa mão de obra é estratégico para o nosso povo, com isso se evita a importação de profissionais de outros municípios, valorizando os nossos jovens e abrindo um leque de oportunidades. O que eu quero dizer é que precisamos estimular a abertura de entidades que possam dar qualificação profissional em diversos setores, hotelaria, culinária, turismo, serviços gerais, etc. 

A luta para que se possa construir uma praça em cada bairro com condições de se desenvolver o esporte e o lazer de forma programada vai estimular os jovens e as famílias a poder desenvolver ações sócio-culturais para toda a família, além de promover o intercâmbio e a integração entre comunidades diferentes nos programas desenvolvidos e campeonatos poli-esportivos, assim poderemos também fomentar a economia informal que deverá ser estimulada com pequenos financiamentos para abertura e manutenção dos pequenos negócios, pipoqueiras, churrasquinhos, picolés, entre outras atividades de apoio a eventos públicos.

Cabedelo Notícia: Como os eleitores podem saber quais as suas metas de trabalho, em que eles vão poder contar com você caso eleita Vereadora?

Ilma Viana: Bem, nós estamos elaborando uma cartilha de intenções, projetos que vamos trabalhar para realizar com o apoio do povo e das autoridades e empresas sensíveis as nossas propostas, assim os eleitores vão poder ao longo de nosso mandato cobrar atitudes e realizações e também saber o que esta sendo feito, trabalhado e o porque de algo não esta sendo realizado, tudo o que vamos fazer estará em um portal para que nossos eleitores possam saber todos os nossos passos.

A princípio estaremos empenhados na criação de Estações Digitais para facilitar o acesso a Internet e ao universo digital para estudos, pesquisas e trabalhos escolares e profissionais. Com a instalação dessas Estações Digitais em alguns bairros poderemos ministrar aulas práticas remuneradas para pessoas interessadas em conhecer mais e ter um lugar no mercado de trabalho.

Estaremos também desenvolvendo alguns programas para poder dar trabalho e renda para pessoas que não tem instrução e/ou qualificação profissional colocando-os assim em atividades mecânicas e que não necessitem de se saber ler ou escrever – estando essas pessoas obtendo renda, poderemos estimulá-las a buscar a alfabetização e assim melhoria profissional em atividades mais elevadas.

Programas para pessoas que utilizam carroças para trabalhar, pessoas que trabalham com materiais recicláveis com a construção de espaços apropriados para o beneficiamento e o direcionamento dos materiais para a venda de forma mais organizada.

Defenderemos a construção de uma maternidade para que possamos dar melhores condições de atendimento aos nossos filhos que vão nascer em nossa cidade.

Criação de unidades de apoio, tratamento, e direcionamento profissional, cultural e esportivo de dependentes químicos, sem o apelo de religião, ou de outros tipos de dependências psicológicas, um trabalho diferenciado de estímulo e valorização do Ser Humano para ser e estar livre de todas as dependências e poder se valorizar diante do mundo e de todas as suas tentações sejam elas químicas, psicológicas, religiosas, ou econômicas.

Esse trabalho deverá acontecer por meio da Arte, da Cultura, do Esporte e do conhecimento de oportunidades de trabalho.

Muitos querem se ver livres de suas dependências, mas o sistema trabalha para trocar a dependência química por outro tipo de dependência, não que isso seja de todo negativo, mas não liberta, aprisiona a pessoa que fica em uma esfera de vidro que se por qualquer motivo ela se rompe o indivíduo cai novamente em tentação. O suporte verdadeiro é a força do Ser independente e realizado, só assim em equilíbrio Ele vai poder conviver com as tentações sem se contaminar.

Nós temos pessoas que nos apóiam em nossas ações e nós vamos apoiar todas as pessoas que queiram trabalhar por dias melhores em nosso município.

Nosso projeto é grande, diversificado, e ao contrario de muitos candidatos nós não ficamos só no discurso, ao longo desse período eleitoral nós vamos poder mostrar em exposição publica, o que já fizemos anos atrás ( o que comprova nosso compromisso social), o que estamos fazendo agora e o que pretendemos realizar em comunhão com todos aqueles que nos apoiarem.

Contamos agora com quem pode tornar esse projeto uma verdade concreta, Você Eleitor, já houve muitos erros cometidos por mim e por você que apostamos nas pessoas erradas, colocamos pessoas que ao ganharem cargos se acomodaram as vantagens salariais e pouco se importam com as condições em que vive o povo humilde de Cabedelo, poucos querem saber como estão às condições estruturais, a infra-estrutura do nosso município, que pela falta nos impede de poder usufruir mais de investimentos que poderiam ser implantados por grandes empreendimentos em todas as áreas.

Assim sendo eu conto com as pessoas humildes e as pessoas de visão para podermos implantar programas e projetos que independem dos poderes públicos para serem realizados poderão contar com o Terceiro Setor – Ong’s, Entidades, e Associações que fortalecidas, vão poder buscar incentivos financeiros e aplicar em projetos para dar mais e mais condições de vida e trabalho.

A criação de um calendário de eventos anual, que possa gerar renda e promover toda a nossa cultura e os profissionais ligados a arte e a eventos, com isso vamos atrair o turista, que já nos prestigia, mas não tem como permanecer aqui hospedado, levando milhões gastos em hospedagem, refeições, passeios e lazer para outros locais que poderiam ser aplicados aqui.

Tenho uma equipe de trabalho bastante competente, temos metas a atingir e mesmo que não venha a ser vereadora de nosso município estaremos lutando por nossos objetivos, mas sei que o povo esta sensível a mudanças e novas realizações que fiquem fora do discurso e sejam realizadas na prática, esse é o nosso diferencial. Conto com todos vocês para chegar lá, na Câmara do Vereadores de Cabedelo em 2012 e assim trabalharmos juntos para mudar a realidade de Cabedelo, unidos pelo Bem Comum.
10 05 12
Trocolli Junior representa ALPB em Brasília, na audiência com ministro dos Portos
Trocolli Junior representa ALPB em Brasília, na audiência com ministro dos Portos
Representando a Assembleia Legislativa do Estado, o deputado estadual Trocolli Júnior (PSD) participará, nesta quarta-feira (09.05), em Brasília, de uma audiência pública entre a bancada federal paraibana e o secretário nacional dos Portos. Trocolli voltará a defender um posicionamento de unidade da classe política em favor do porto.

No início do ano, dentro da Agenda Positiva da ALPB, a Mesa Diretora acatou reivindicação de Trocolli Júnior e realizou um grande debate, no plenário José Mariz, para alertar a bancada federal sobre a situação do porto, que espera a conclusão da dragagem. No último dia 20 do mês passado, o deputado estadual reuniu-se com o senador Cássio Cunha Lima e retomou a discussão sobre a conclusão da dragagem e de outros investimentos necessários no Porto de Cabedelo.

O senador Cássio Cunha Lima se sensibilizou com o problema do Porto de Cabedelo e, no início da semana, fez convite pessoal a Trocolli para a audiência na Secretaria Nacional dos Portos, já que o deputado encampou a luta e é o representante de Cabedelo na Assembleia Legislativa do Estado.

Trocolli seguiu para Brasília, com o aval do presidente da ALPB, deputado Ricardo Marcelo (PSDB), que lhe delegou a missão de representar o Legislativo paraibano, para solicitar do Governo Federal o compromisso de concluir as obras no porto.

Ainda restam pouco mais de 10% da dragagem para ser concluída. A profundidade do calado, que no projeto atual é de 11 metros, na avaliação dos empresários que utilizam o porto como principal ponto de escoamento de suas exportações e importações, necessitaria alcançar uma profundidade de, pelo menos, 18 metros.

Trocolli disse que ainda há uma solicitação desses empresários no sentido de que seja instalado um Terminal de Cargas e que seja providenciada a substituição dos guindastes do Porto de Cabedelo. “Estamos na luta e, tenho certeza, que com a união de toda a classe política da Paraíba, iremos conseguir mudar essa realidade”, disse o deputado.
Assessoria
 

06 05 12
ILMA VIANA REÚNE GRUPO DE TRABALHO
Pré- Candidata reúne grupo de trabalho para traçar metas de campanha

Jovem, dinâmica, determinada, Ilma Viana é uma pessoa simples, vem do seio do povo de Cabedelo. Certa do seu compromisso com sua gente, tem desenvolvido um trabalho social em parceria com seu companheiro Everaldo, que também tem um trabalho efetuado nos esportes do município. 
Campeonato de futebol de praia - 2012 - Ilma Viana, Everaldo e a modelo Márcia Dutra na praia de Formosa.
O campeonato tem o Apoio da Empresa COMAC.

O casal é muito conhecido em Cabedelo e por tudo o que representam para seus amigos e colaboradores Ilma deve disputar uma vaga na Câmara dos Vereadores de Cabedelo.


Já como Pré-Candidata pelo Partido Verde,  reuniu seu grupo de trabalho para expor suas metas e apresentar seu projeto de Campanha e os projetos que vai apoiar.

O encontro aconteceu em um café da manhã na residencia de um dos seus colaboradores e serviu não apenas para apresentação de suas pretensões, mas também para integrar o grupo de apoio e poder saber opiniões, sugestões e anseios dos que veem nela uma oportunidade de melhorar as condições sócio-econômicas do município.


A reunião serviu como um termômetro, uma pesquisa sobre o que pensam os eleitores jovens e adultos e de diferentes níveis sociais e culturais.

Certa de seu papel como mulher na disputa por uma vaga em um espaço dominado pelos homens, sabe que a mulher de Cabedelo entende a necessidade de se ver representada por alguém como Ilma Viana na Câmara Municipal, para defender não apenas os interesses das mulheres, mas também lutar pela Família e pela melhoria de oportunidades de trabalho, renda, cultura, segurança, saúde e educação. Mesmo conhecendo as dificuldades que vai enfrentar, está disposta a lutar por uma vaga, o que demonstra seu compromisso com seu Povo e com o Meio Ambiente.


Segundo o Coordenador de Campanha da Pré-Candidata Ilma Viana, sua bandeira será vista e sentida por todos, em todos os cantos de nosso município, pois conhecemos realmente o que é preciso para alavancar o nosso Município e coloca-lo dentro de uma ótica progressista, com responsabilidade social, em equilíbrio com o desenvolvimento sustentável e o meio ambiente.

Em breve a Pré-candidata estará lançando uma cartilha com seu plano de metas e projetos para que o eleitor possa se inteirar e cobrar (caso eleita), o que ali será exposto. Agora Ilma Viana esta em fase de estruturação do grupo de trabalho e fazendo contatos para expor seus planos como possível Vereadora de Cabedelo pelo Partido Verde. 
Fonte: Redação CN com Assessoria de Comunicação
27 04 12
Vereadores de Cabedelo rejeitam requerimento de Welington Brito que pretendia debater sobre o ‘Orçamento Democrático’

A Câmara de Cabedelo rejeitou, por 5 votos a 1, o requerimento de autoria do vereador Wellington Brito (PSB) que pretendia realizar uma sessão especial para discutir o funcionamento do Orçamento Democrático no Estado e a execução da plenária que acontecerá no município.

O socialista lamentou a atitude dos colegas parlamentares que rejeitaram o requerimento sem apresentar justificativa. “Como pode os vereadores eleitos democraticamente para representar o povo, impedir o debate de um projeto em benefício da cidade. É um grupo que não está preocupado com o povo da cidade nem com investimentos para Cabedelo”, disse.

Apesar da negativa da Casa Legislativa, o parlamentar afirmou que não desistirá de trazer a Gerente Estadual do Orçamento Democrático, Cris Lucena, para Cabedelo. “Essa atitude dos vereadores não impedirá que o Orçamento Democrático venha para nossa cidade, já estou providenciando outro local”, falou.

Os vereadores que votaram contra o requerimento foram: Leto (PMDB), Josué (PRTB), Lucas (PHS), Luizinho (PSB) e Beninha (PSL). O vereador Jonas (PDT) se absteve da votação e Tercinho (PSL) não votou por estar presidindo a sessão.

O Orçamento Democrático Estadual é um instrumento de participação e controle social a serviço da população que define as áreas de investimento do Estado em cada município.

Assessoria

18 04 12
Movimento “O Povo nas Ruas” entra com ação popular pedindo demissão dos parentes nomeados do prefeito de Cabedelo e devolução do dinheiro recebido
De acordo com a coluna do jornalista Tião Lucena, publicada no PolíticaPB, os ‘escândalos’ envolvendo a prefeitura de Cabedelo já ultrapassam as fronteiras da indignação municipal; ou seja, até moradores de outras cidades estão perplexas com procedimentos inaceitáveis a uma sociedade portadora de um mínimo de inteligência suficiente para faze-la refletir e questionar as ações públicas. Segundo a coluna de Tião Lucena, foi o caso do advogado Marcos Pires, membro do movimento O Povo nas Ruas Contra a Corrupção, que entrou recentemente com uma Ação Popular pedindo a demissão imediata dos parentes nomeados pelo prefeito Zé Régis em Cabedelo e a imediata devolução do dinheiro recebido indevidamente.

O nepotismo desenfreado praticado por prefeitos da Paraíba e denunciado pela imprensa começa a indignar a população e a render as primeiras ações na justiça. O advogado Marcos Pires, membro do movimento O Povo nas Ruas Contra a Corrupção, entrou com ação popular pedindo a demissão imediata dos parentes nomeados pelo prefeito Zé Régis em Cabedelo e a imediata devolução do dinheiro recebido indevidamente.

Para o jornalista Tião Lucena, “Eles (os Juizes), vão ter que trabalhar dobrado se não quiserem ver os processos acumularem nas prateleiras e os processados rindo da Justiça, como, aliás, já fazem hoje, tanto isso é verdade que, embora o nepotismo seja proibido por lei, os prefeitos continuam praticando o dito cujo por acreditarem na impunidade”, como é o caso do prefeito de Cabedelo José Régis (foto).

Veja, abaixo na íntegra, a coluna de Tião Lucena
Marcos Pires acunha no nepotismo

Esta é a primeira de uma série de ações semelhantes que aportarão nos gabinetes do Judiciário, objetivando por um fim nesse empreguismo imoral patrocinado por prefeitos que confundiram o bem público com o patrimônio familiar.

Claro que se Marcos Pires e os seus companheiros forem processar quem age contra a lei na administração pública, vão sobrecarregar os juízes paraibanos. Eles vão ter que trabalhar dobrado se não quiserem ver os processos acumularem nas prateleiras e os processados rindo da Justiça, como, aliás, já fazem hoje, tanto isso é verdade que, embora o nepotismo seja proibido por lei, os prefeitos continuam praticando o dito cujo por acreditarem na impunidade.

Isso seria uma tarefa do Ministério Público, o fiscal da lei e guardião da sociedade, mas os nossos promotores andam muito ocupados ultimamente cuidando das luminárias dos nossos estádios, de modo que não têm tempo para se preocupar com coisas menores como essa do nepotismo.

Wellington Costa com Tião Lucena
http://politicapb.com.br/Noticia.aspx?id=121470
17 04 12
MAZELA: Deputado e pré-candidato faz desabafo, relata drama e enumera principal problema que afeta a Paraíba
O deputado Estadual, Trocolli Junior (PSD) fez uma declaração contundente ao PB Agora e

enumerou o crack como o principal problema da sociedade paraibana e esta causando caos social no Estado.

“Estou estarrecido com o dado divulgado de que 111 mil pessoas são dependentes da droga. Há oito anos tenho alertado sobre essa bola de neve que e o crack. São milhares de famílias que estão padecendo e a gravidade de ter um dependente químico em casa só sabe quem tem. Não existem ações de combate e tratamento dessas pessoas e isso e extremamente preocupante. O principal problema da Paraíba e o crack que faz aumentar os crimes e mortes de jovens com idades entre 15 a 25 anos e o Estado e campeão em usuários desta droga. Precisamos tomar uma atitude. Aguardo providencias sobre o assunto”, desabafa.

PBAgora

12 04 12
Processo de Cassação do prefeito de Cabedelo José Régis, poderá entrar em pauta a qualquer momento e Câmara Municipal parece já se movimentar


Este final de semana promete voltar a tirar o sono de alguns políticos e melhorar o de outros. O RCED Nº 60 – Recurso contra Expedição de Diploma que já tramita no TRE-PB desde 23 de janeiro de 2009, conforme protocolo nº 3102009, o qual pede a cassação do Prefeito José Francisco Regis e de seu Vice-prefeito Sebastião Plácido de Almeida, voltou a se movimentar nesta na tarde desta quarta-feira (11) e não foi uma movimentação qualquer.

O processo de cassação está fundamentado sob a alegação de “ABUSO DE PODER ECONÔMICO – CAPTAÇÃO ILÍCITA DE SUFRÁGIO” que de acordo com o processo, trata-se de atos praticados na eleição de 2008 em Cabedelo, que afrontaram claramente a Legislação Eleitoral a época conforme fica demonstrado nos despachos apresentados no transcorrer deste processo, a exemplo da decisão do próprio Ministério Público Eleitoral (TRE-PB) que foi enfático ao pedir a cassação de ambos os diplomas.
O que isso repercute nas eleições 2012?

O fato é que, após passarem exatamente trinta e oito meses e dezenove dias, ou melhor, 1.174 dias, parece que agora a novela jurídica tende a um desfecho final. Isto, pois, pela ultima decisão determinada pelo Juiz Relator do processo (RECED 60) Dr. João Batista Barbosa. Neste caso muita coisa poderá acontecer nos rumos da corrida eleitoral deste ano. A primeira grande influência da Cassação do prefeito deixaria, de cara, Sebastião Plácido (PC do B) numa situação delicada, diga-se, fora da disputa eleitoral deste ano.

A segunda conseqüência, seria mais grave ainda. Se for decidido pela Cassação do diploma do prefeito, poderá beneficiar diretamente o atual Presidente da Câmara Municipal que, por coincidência em 11 de outubro de 2011 foi apresentada a “PROPOSTA DE EMENDA A LEI ORGANICA MUNICIPAL. Quem tem conhecimento de uma Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município Nº 002/2011” já aprovada, que é de autoria do próprio Vereador José Ricardo Felix Alves que é o atual Presidente da casa legislativa e outros: Vereadores Lucas Santino da Silva; Wellington Viana França e Josué Pessoa de Góes.

Observe o que diz os dois primeiros parágrafos do Art. 66 da referida Lei:

&1: “Em caso de impedimento do Prefeito e do Vice-prefeito ou vacância dos dois cargos, será convocado para o exercício do Governo Municipal o Presidente da Câmara Municipal”;

&2: Vagando ambos os cargos, haverá eleição pela Câmara Municipal, caso a vacância ocorra na segunda metade do mandato, no prazo de noventa dias da declaração de vacância ou no transito em julgado da decisão judicial de cassação do mandato.

Subtende-se que os parlamentares já vislumbravam o desfecho do processo de cassação do prefeito, como pode ser observado abaixo:
 
Relembrando o caso

Tudo começou com o recurso impetrado em Janeiro de 2009 pela Coligação “O Povo Com Força”, pedindo a cassação dos diplomas do prefeito de Cabedelo e do vice, José Régis e Sebastião Plácido, respectivamente.

No dia 16 de junho de 2010, o Relator do Processo, Juiz João Batista ordenou através de Despacho a publicação no DJE-TRE/PB da intimação das partes através de seus Advogados para no prazo de 02 (dois) dias, apresentarem as Alegações Finais e posteriormente que seja encaminhado ao Senhor Procurador Regional Eleitoral para o devido parecer, relativo ao RECD 60 (Nº ÚNICO: 400967.2009.150000).

De acordo com o Advogado José Antonio N. Cruz, consultado pela reportagem do Soltando O Verbo para comentar sobre o caso, tudo caminha para um desfecho rápido, ou seja, “pelo andar da carruagem, até o final do mês de maio, o processo deverá ser julgado e, caso seja condenado, o prefeito e o vice poderão perder seus respectivos cargos e pior, nos meses que antecede a corrida pela disputa pelo cargo de prefeito de Cabedelo”, disse. Ao ser perguntado sobre a possibilidade do prefeito recorrer ao TSE, Cruz disse que é um direito que o prefeito e o vice tem, porém, terão que aguardar fora do cargo”, explicou. Saiba mais
 

05 03 12
Eduardo Campos confirma presença em lançamento de pré-candidatura de Brito a prefeito de Cabedelo

O presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, confirmou presença no lançamento da pré-candidatura de Wellington Brito a prefeito de Cabedelo.

A assertiva de Campos foi dada durante o Seminário Nacional Preparatório para as Eleições 2012 ‘Compartilhando Experiências’, realizado em Brasília, no último sábado (31).

Durante o encontro, Brito teve a oportunidade de mostrar ao presidente da executiva nacional do PSB os pontos turísticos de Cabedelo, a exemplo do pôr do sol do Jacaré e do Forte Santa Catarina. “Ele ficou deslumbrado com as belezas de nossa cidade e empolgado com a possibilidade do PSB administrar uma cidade do porte da nossa”, disse.

O parlamentar agradeceu ao governador de Pernambuco pelo desprendimento de participar ativamente da campanha socialista em Cabedelo e disse que o seminário promovido pelo PSB serviu de aprendizado e troca de experiências bem-sucedidas. “O comprometimento com a política e a democracia é o objetivo unânime dos segmentos sociais do PSB e fico feliz por fazer parte dessa história”, falou. Assessoria.

13 03 12
Governador Ricardo Coutinho visitará Cabedelo nesta sexta (16), para lançar o ‘PRIMA’ na cidade
Governador Ricardo Coutinho, estará em Cabedelo na próxima sexta-feira (16), participando do lançamento no município do Programa de Inclusão Música e Arte – PRIMA, que dará oportunidade aos estudantes das escolas públicas, principalmente da rede estadual ao acesso a musicalização e prática de instrumento. 
Dentre cidades que compõem a grande João Pessoa, Cabedelo foi privilegiada. De acordo com o Secretário Estadual de Cultura Chico César, na área metropolitana haverá quatro projetos dessa natureza: Sendo 01 (um) em Cabedelo e os outros 03 (três) em João Pessoa, nos bairros de Mandacarú, Bairro dos Novais e na Ilha do Bispo.

De acordo com o governador Ricardo Coutinho, durante os 04 anos do seu governo, serão implantadas 40 Orquestras em todo estado da Paraíba com a inclusão de alunos da rede pública de ensino.

Em Cabedelo, o evento ocorrerá na próxima sexta-feira (16), às 16h30min horas na Fortaleza de Santa Catarina. A entrada será aberta ao público.

10 03 12
PMDB reúne suas principais lideranças para ratificar as pré-candidaturas de 
Leto e Luceninha em Cabedelo
foto
Demonstrando força política na cidade portuária o PMDB reuniu na noite desta sexta-feira, 09/03, no Cabedelo Clube, as principais lideranças paraibanas do partido, para ratificar as pré-candidaturas de Luceninha e Leto a prefeitura da cidade e apresentar, as várias lideranças políticas, sociais, comunitárias e partidos aliados presentes no local, as certidões de quitação eleitoral de seus pré-candidatos majoritários em Cabedelo.

Os deputados federais Manoel Júnior, Hugo Mota, Wilson Filho, a deputada federal Nilda Gondim e o senador Wilson Santiago, compuseram a mesa com os presidentes dos diretórios estadual e municipal, Antônio de Sousa e Dedo Rezende respectivamente. E os prés da legenda, Leto e Luceninha. Todos usaram a palavra para afirmar que os pré-candidatos do partido em Cabedelo são fichas limpas e estão sim, elegíveis na eleição de 2012. O ex-governador José Maranhão não esteve presente.

 As certidões de quitação com a justiça eleitoral de Leto e Luceninha, expedidas pelo Tribunal Superior Eleitoral foram apresentadas a imprensa. Leto enfatizou a construção do caráter, seu compromisso com Luceninha e rebateu a informação de que pactua com o que chamou de “armações da oposição. Esses não conhecem Leto”, disse ele.
Luceninha, aclamado pelos presentes e pela artilharia de fogos que foram estourados no início de sua fala, exibiu sua certidão, afirmou ser ficha limpa, reafirmou sua pré-candidatura e classificou de “perseguição” as tentativas de desestabilizar seu nome e retirá-lo da disputa. “Tudo começou quando, a quatro dias do prazo final para registros nos partidos, tomaram de Leto o PSD que ele presidia e ele me convida para nos juntarmos em prol do objetivo de fazer uma Cabedelo melhor”. Disse. 
Apresentando o PT como principal aliado para erradicar a “miséria” em Cabedelo nos próximos quatro anos. “Temos 160 pré-candidatos, de vários partidos e que somam com esse projeto. Temos ainda, segundo as pesquisas, a população nos apoiando para desespero de nossos adversários”. Concluiu ele convidando a todos para a reunião do próximo dia 24/03 quando será apresentada a pesquisa que definirá seu nome ou o de Leto como o pré-candidato do partido na cidade.
 Cabedelo tem, segundo o Censo Demográfico 2010 do IBGE, 57.944 habitantes. É a 3ª em arrecadação e o 2º IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado e 2.090 pessoas morando em favela, em condições de miserabilidade. Segundo o instituto, um aglomerado subnormal (favela), é um conjunto de no mínimo 51 unidades habitacionais, que podem ser barracos, casas ou outras moradias consideradas carentes. Esses conjuntos são fruto de ocupação ilegal de terra. Podem ser favelas, invasões, grotas, baixadas, comunidades ou vilas. Veja documento
Cabedelo na rede
08 03 12
Deputado faz acusações ao Prefeito de Cabedelo
Deputado Anísio Maia (PT), afirma que o título de melhor saúde pública do Brasil foi comprado de empresa que representa medicamentos e promove eventos para "dar" esse premio as prefeituras.
Ouça o  áudio:
Em um depoimento caloroso e enfático afirma que: "José Régis é um prefeito corrupto e que além de empregar toda a família no serviço público tem uma administração desastrosa."

Relatou que depois de efetuada, pelo ministério da saíde, uma avaliação sobre a atuação das secretarias de saúde dos municípios, Cabedelo ficou em os 190 dos 223 municípios, comparado a municípios pequenos e sem recursos como Carrapateira e outros menores, um município que é o segundo em arrecadação no estado.
Diz ainda que caso seja processado pelo prefeito, na audiência irá afirmar que: " Me enganei, senhor juiz, quando disse ser o Sr. José Régis o prefeito mais corrupto do Brasil. Ele perdeu para um outro ficando em segundo lugar."
Vídeo Postado por: Soltando o Verbo

25 01 12
Secretário de Meio Ambiente de Cabedelo responde à denúncia sobre suposto crime ambiental cometido pelo Moinho dias Branco
O Secretário de Pesca e Meio Ambiente de Cabedelo, Walber Farias (foto), enviou por E-mail ao jornalista Wellington Costa, esclarecimentos sobre denuncia de suposto crime ambiental cometido pelo Moinho Dias Branco, recentemente veiculada no Soltando O Verbo.Clique AQUI para ler a matéria.

De acordo com o Secretário, ele só tomou conhecimento da denúncia através do Soltando O Verbo e disse que já vem tomando as devidas providências. Segundo Walber Farias, a primeira providência que tomou foi de fazer uma visita a área com outro técnico da Secretaria. “Como agente público, me senti na obrigação de informar a população cabedelense, através desse conceituado Portal, sobre a situação e as medidas adotadas”, disse o secretário.

Veja a nota enviada pelo Secretário de Pesca e Meio Ambiente, Walber Farias:
Tomei conhecimento da matéria sobre o Grande Moinho Tambaú -GMT na quarta-feira (22/02/12) à noite, através do Click Pb, bem como, no outro dia por intermédio do Portal Soltando o Verbo. A primeira providência que tomei foi de fazer uma visita a área com outro técnico da Secretaria. Como agente público, me senti na obrigação de informar a população cabedelense, através desse conceituado Portal, sobre a situação e as medidas adotadas. Porém, gostaria de fazer um breve histórico da situação da obra relatada na matéria.

No ano de 2007 fui procurado pelo Presidente da Federação Paraibana de Surf onde o mesmo, a época, fazia uma denúncia de construção de sistema de lançamento de efluentes na Praia de Miramar por parte do GMT. Naquela ocasião também fiz vistoria e constatamos a existência de uma obra de escoamento de efluentes através do uso de gabião em caixa. Mantivemos contato com a SUDEMA e com o representante da empresa que informou tratar-se de sistema de drenagem de água pluvial, ou seja, de escoamento da água da chuva e que o mesmo estava devidamente licenciado pela SUDEMA, fazendo parte do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental -EIA/RIMA, solicitado, a época, a empresa como condicionante a emissão da licenças ambientais por parte daquele órgão ambiental.

Atendendo dessa forma, as normas ambientais vigentes para o procedimento licenciatório (Resolução nº 1/86 e nº 237/97 do Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA) para a construção do GMT. Nosso questionamento fez com que a coordenadora geral de meio ambiente da empresa Sra. Gabriela Farias, se deslocasse da sede da empresa em Salvador para dar os esclarecimentos necessários a Secretaria sobre o sistema.

Com relação a essa nova vistoria, constatamos a presença em uma das galerias de material orgânico (resíduos de trigo), que provavelmente foram carreados pela água da chuva e que devido a permanência do mesmo na água, ocasionou a fermentação, assim como a sua decomposição com a liberação de odor de produto estragado (azedo).

Fato semelhante a este aconteceu no ano passado na empresa São Braz S/A, onde também através de denúncia, constatamos a existência de lançamento de água pluvial com resíduos de milho, resultando dessa forma no mesmo odor. Na época, mantivemos contato com a SUDEMA e a empresa foi notificada e resolveu o problema construindo um sistema de captação.

Com relação ao GMT mantive contato com a coordenadora ambiental e relatei o caso a mesma, solicitando um maior cuidado com o produto, evitando que o mesmo fosse carreado pela água para estas galerias. Estamos de olho!

Em outra galeria, constatamos uma grande quantidade de algas (lodo), ocasionado pelo acúmulo de água em sua estrutura, uma vez que o solo não estava absorvendo a água lançada pela galeria. Diante de tal situação, mantive contato direto com a Superintendente da SUDEMA Dra. Tatiana Domiciano, que também manifestou preocupação com a situação e que determinaria o envio do Chefe de fiscalização do órgão capitão Tibério, acompanhado de um técnico em análise de qualidade de água, o qual realizou coleta realizou coleta de material para análise. Afinal, ninguém pode sair afirmando que uma substância desconhecida é tóxica tanto para saúde humana; quanto para o meio ambiente, sem uma análise técnica da mesma . Informei a situação à coordenadora ambiental da empresa que também requisitou a presença da SUDEMA para emissão de laudo.

Quanto a questão do Projeto Orla mencionado na matéria, infelizmente na época da construção do GMT, o Comitê do Orla de Cabedelo ainda não tinha atuação plena sobre estas questões. Inclusive, se os leitores lembrarem, esta obra a época, foi bastante polêmica, pois confrontava com a legislação ambiental estadual, referente ao escalonamento de altura em área de praia, com a proibição dos chamados espigões. Motivo pelo qual, a nossa lei estadual maior (Constituição Estadual) foi modificada para implantação do GMT. Com apoio do Poder Legislativo Estadual; assim como do Poder Legislativo Municipal para qual a obra necessitaria de aprovação. Todo esse processo se deu com a anuência e vontade, a época, do gestor estadual e municipal

Atualmente todos os projetos com intervenção em área de praia no município, sejam do Poder Público ou da Iniciativa Privada, precisam passar pelo Comitê Gestor do Projeto Orla de Cabedelo. A exemplo do projeto da Praia de Santa Catarina, Campus do IFPB de Cabedelo, Urbanização do Jacaré, etc. Sendo a sua aprovação condicionante para o licenciamento ambiental e de cessão de uso de área pelo Patrimônio da União. Pela experiência que tenho como Presidente do Comitê; assim como representante do município na Comissão Técnica Estadual do Orla, acho pouco provável que este tipo de projeto fosse aprovado no Comitê nos dias atuais.

Cabedelo possui um problema crônico quanto ao lançamento de efluentes domésticos nas galerias de águas pluviais, pois muitos moradores fazem ligações clandestinas à rede de drenagem urbana, onde só deveria receber água da chuva. Muitos destes acham que lançar água do banho, da lavagem de pratos e outros utensílios domésticos não se caracteriza como esgoto, porém este é um pensamento totalmente equivocado. Acontece que todos estes resíduos, lançados nas galerias tem como corpo receptor o mar ou o estuário. Como grande parte das galerias deságuam no estuário, o mesmo acaba ficando poluído, comprometendo dessa forma a saúde da população ribeirinha e as atividades extrativistas, a exemplo da pesca artesanal.

Nos últimos anos passamos a adotar um modelo mais rigoroso nos processos de construção de casas, tanto unifamiliares; quanto multifamiliares. Exigindo nos processos que tramitam na Secretaria de Pesca e Meio Ambiente, conforme as normas da NBR 7229/93;13969/97, projeto hidrosanitário, com teste de absorção de solo e as respectivas ARTs. Dessa forma, o empreendedor constrói o imóvel com sistema de esgotamento sanitário adequado (fossa séptica c/ vala de infiltração nos padrões técnicos para operação), evitando que os resíduos domiciliares sejam lançados na rede pluvial ou mesmo, em alguns casos, nas vias públicas.

Com a instalação do sistema de esgotamento sanitário em todo o município, que atualmente se encontra em fase de implantação, tais problemas serão superados e passaremos a ter um meio ambiente mais limpo e uma população com melhor qualidade de vida.

Da Redação com SPMA de Cabedelo com foto de Daniell Mendes
 

15 02 12
Deputado cria comissão para revitalização do Forte de Santa Catarina, em Cabedelo

Na tarde desta segunda-feira (13) o deputado estadual Trócolli Júnior (PSD), se reuniu com vários representantes da Cultura paraibana para revitalização da Fortaleza de Santa Catarina, no município de Cabedelo.

Para Trócolli há muito tempo que o forte precisava de uma reforma, principalmente porque é algo histórico e merece ser cuidado. “Quando pensamos em Cabelo, pensamos é uma cidade com grande potencial para deslanchar no cenário paraibano e o forte de Cabedelo não pode ser esquecido ou abandonado, porque trata-se da história da cidade”, disse.

Na reunião que aconteceu no gabinete da secretária de Cultura do Estado ficou decido que se formará uma comissão ou um grupo para ir a Brasília solicitar verbas para que a revitalização do Forte de Santa Catarina saia do papel.

Participaram da reunião além do deputado, o secretário de Cultura, Chico César, a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR), Ruth Avelino e o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wiber Jácome.

Da Redação com Assessoria
 

11 02 12
1ª Consocial Cabedelo elege neste sábado delegados
1ª Consocial Cabedelo elege neste sábado delegados
A 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social (Consocial) de Cabedelo prossegue neste sábado (11) após abertura na noite desta sexta-feira (10), na sede do Instituto Soma Brasil, ONG que atua na cidade há sete anos. Até o final da tarde, os participantes debaterão o tema "A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública”. Das 91 cidades que realizaram a conferência até agora, apenas em Cabedelo a Prefeitura e a Câmara Municipal não tomaram a iniciativa de promover o debate.

De acordo com a legislação, três entidades decidiram convidar a sociedade civil e estão realizando o encontro que elegerá sete delegados e 20 propostas para a Conferência Estadual sobre Transparência e Controle social que acontecerá em João Pessoa no período de 15 a 17 de março. A 1ª Consocial Nacional acontecerá em Brasília entre 18 e 20 de maio deste ano.

O presidente da Comissão Organizadora da 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social, Emanuel Conserva de Arruda, que é chefe de gabinete da Casa Civil do Governo do Estado, participa da 1ª Consocial Cabedelo. "O grande exemplo da importância do controle social é esta conferência que acontece em Cabedelo. Ela poderia ter sido convocada pelo poder público, mas, é a única na Paraíba que foi convocada pela sociedade civil, que é algo inédito”, destacou Emanuel Arruda.

O auditor da Controladoria Geral da União e coordenador do Núcleo de Prevenção à Corrupção, Gabriel Aragão Wright apresentou aos participantes o formato da Consocial e neste sábado participa dos debates. Gabriel afirmou que de 2003 até 2010 foram realizadas no Brasil 74 conferências sobre temas específicos e 95% delas abordaram o tema controle social e transparência. "A Consocial é fundamental que ocorra e em Cabedelo temos um dado adicional, é a única que não foi convocada pelo poder público e sim pela sociedade civil”, destacou.

A coordenadora do Instituto Soma Brasil e presidente da 1ª Consocial Cabedelo, Karine Oliveira, avalia que a 1ª Conferência Nacional que acontecerá em maio, em Brasília, será um marco histórico na sociedade brasileira. "Será a primeira vez na história brasileira em que se vai discutir uma política pública de controle social e transparência com a sociedade e o governo discutindo conjuntamente essa política”, declarou. Karine Oliveira informou que o prazo para a Prefeitura convocar a conferência seria dia 15 de dezembro, como o poder público não se pronunciou, a sociedade civil assumiu e está realizando o debate que objetiva o controle social e a transparência pública.

Eixos temáticos - Os grupos de trabalho vão elaborar as 20 propostas no final da tarde deste sábado após debaterem os quatro eixos temáticos: a) promoção da transparência e acesso à informação e dados públicos; b) mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; c) a atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; d) diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

A 1ª Consocial Cabedelo tem como entidades parceiras a Associação dos Pastores Evangélicos de Cabedelo (Apec) e a Cooperativa dos Marítimos Terrestres e Portuários da Paraíba (Coopemarte), sob a presidência do pastor Manoel Paulino e Amarildo Alves.

Secom
Luis Pontes fala sobre a importância do Consocial para todo o município

Luis Pontes
Participei ontem à noite e hoje durante todo o dia da 1º Consocial de Cabedelo. Essa conferência é preparatória para uma conferência nacional a ser realizada em Maio/2012 e aborda a forma de como a sociedade civil pode, de forma organizada, fiscalizar o poder público.
Registro aqui a participação de Marcos Patricio e Wellington Brito, que fazem parte deste grupo do FB.
É isso aí. Não adianta somente falar mal dos políticos. Temos que participar ativamente da fiscalização. Se você quiser saber como fazer isso de forma organizada e sem conotação político partidária, procure a ACICA (Associação Cabedelense para a Cidadania), que está promovendo a instalação de um Observatório Social em Cabedelo.
Em tempo: essa conferência deveria ter sido convocada pela prefeitura. Mas, em Cabedelo, o que menos a atual administração quer é transparência e controle social, assim eles podem se esgueirar e chafurdar sem serem incomodados. A sociedade civil, ante a ausência do poder público, teve que convocar. Direto do Facebook.


05 02 12
ELEIÇÕES 2012 - Pré-candidatos do PMDB de Cabedelo reúnem partidos aliados em seminário
Um seminário realizado na noite desta sexta-feira (03) reuniu 160 pré-candidatos a vereador de Cabedelo integrantes da coligação que apoia as pré-candidaturas de Luceninha e Leto, ambos do PMDB, à prefeitura da cidade. O bloco é formado pelos partidos políticos PMDB, PSDB, PT, PTB, PSL, PP, PRTB, PHS e PRP, este último responsável pela promoção do evento.
Com o tema “Marketing político, direito eleitoral e gestão de campanha”, o seminário teve o objetivo de interpretar pontos importantes da legislação eleitoral e orientar os postulantes às vagas na Câmara Municipal nas eleições deste ano. Os palestrantes foram o advogado Antonio do Vale, o marqueteiro Tito Lívio e os publicitários Manoel Filho e Juarez Guedes, todos especialistas e experientes em questões eleitorais.
Segundo os realizadores, além do caráter informativo e educativo, a proposta foi também de atualizar os pré-candidatos quanto às novidades e estratégias, abordando aspectos que envolvem a dinâmica eleitoral para aqueles que têm experiência na vida política e para os que estão estreando no processo. O evento trouxe ainda debates sobre o plano de governo da chapa majoritária e fortaleceu a candidatura do PMDB no município.Fonte: Assessoria
 

04 02 12
PT do B lançará candidaturas majoritárias nos Municípios da grande João Pessoa e Jaêmio Carneiro é o pré de Cabedelo.
De acordo com as informações do secretário de comunicação da legenda, Elizeu Mariott, O Partido Trabalhista do Brasil deverá lançar candidaturas majoritárias nos municípios da grande João Pessoa: Santa Rita, Bayeux, Conde, João Pessoa, Pitimbu, Lucena e Cabedelo, além de mais 25 municípios paraibanos importantes como Campina Grande, Piancó, São João do Cariri, Mamanguape, Souza.

Organizadores do evento recebem o jornal Classe operária que comemora os 90 anos do partido.
O Partido Trabalhista do Brasil foi um dos que mais cresceu no Estado da Paraíba, não só no número de comissões provisórias e diretórios que pulou de o4 (quatro) para mais 100 (cem) em pouco mais de um ano, mas, principalmente, pelo número de candidaturas majoritárias que somam 32 no estado e contempla as regiões e os municípios, mais estratégicos, a exemplo da grande João Pessoa, o que de fato, comprova a força do partido que possui inclusive representante no Poder Legislativo estadual, cadeira ocupada pelo presidente do PT do B, o deputado estadual, Genival Matias

Na capital paraibana, o PT do B deverá definir candidatura própria no próximo dia 14 de março em seminário interno do partido, mais, já existem dois nomes cogitados, o jornalista Jonas Batista e o presidente municipal, Marmuthe Cavalcanti. 
 Já no município de Bayeux, o candidato é o líder evangélico e suplente de deputado estadual, Marivaldo Gonçalo (Ferruge). 
Nos Municípios de Pitimbu, Lucena e Cabedelo, os candidatos às chapas majoritárias são respectivamente: Dr. Geraldo, Wellington Souza, e o professor e ambientalista Jaêmio Carneiro que inclusive, já foi candidato a prefeito de João Pessoa e pré-candidato a Presidente da República pelo Partido Verde.


No Município do Conde onde a candidata a prefeita é Tatiana Lundguem , filha do líder e ex-prefeito, Almir Correia e ex-esposa do atual prefeito Aluízio Regis. Tatiana a candidata do coração, vem ocupando cada vez mais espaço, inclusive ocupa a ponta em varias pesquisas efetivadas no ano passado pelo IPOP, e que atesta como certa sua eleição pelo PT do B, destaca deputado Genival Matias: “sua vitória é irreversível, e será um exemplo de como governa o PT do B, o partido d coração”. 

Fonte: Secretaria de Com do PTdoB
 

02 01 12
Trócolli pede ao governador instalação da Polícia Pacificadora em Cabedelo


O deputado estadual Trócolli Júnior (PSD) esteve reunido na manhã desta terça-feira (31) com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, em seu gabinete, e solicitou ao governador do Estado, Ricardo Coutinho a instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), no Centro de Cabedelo, região Metropolitana de João Pessoa.

O objetivo é combater o alto índice de tráfico de drogas e violência em Cabedelo. O modelo é semelhante ao implantado em favelas do Rio de Janeiro dominadas por traficantes. O parlamentar argumentou que Cabedelo já apresenta níveis elevados de violência, onde a polícia tem dificuldade de acesso. “Não podemos permitir que Cabedelo esteja entre as cidades mais violentas da Paraíba e tenha jovens morrendo executados por conta do tráfico, que tem dominado comunidades inteiras”, disse Trócolli.

“O crack já virou uma crise epidêmica, que precisa ser combatida, se deu certo nos bairros de João Pessoa, dará certo em Cabedelo e não há nada desabonador em copiar ações positivas”, finalizou. A Paraíba é o terceiro Estado com o maior número de homicídios provocados por arma de fogo no país, segundo pesquisa divulgada pela Confederação Nacional dos Municípios em 5 de maio. Do total de homicídios na Paraíba, 80,5% são causados por armas de fogo, atrás apenas de Alagoas (83,3%) e da Bahia (81,3%).

Em João Pessoa, a Unidade de Polícia Solidária (UPS), já foram instaladas nos bairros: Mandacaru, Alto do Mateus, Ilha do Bispo, São José e Bairro dos Novaes e apresentaram diminuição nos índices de
criminalidade.

Em abril de 2011, o bairro Alto do Mateus recebeu duas unidades de Polícia Comunitária. “As comunidades têm nos agradecido essa presença efetiva nos bairros, pois os policias se estabilizam naquela localidade e se envolvem mais com as pessoas”, comemora tenente-coronel Marcos Alexandre de Oliveira Lima Sobreira,
coordenador estadual da polícia.

A experiência do Rio

O Estado do Rio de Janeiro conta, desde 2008, com Unidades de Polícia Pacificadora. Segundo o subsecretário de Planejamento de Integração Operacional da Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro, Roberto Sá, o número de homicídios dolosos em todo o Estado caiu 18% desde a implantação das UPPs, que hoje totalizam 18. Comparando os anos de2006 a2010, aredução chega a 25%.

Sá afirmou que os roubos de rua também tiveram uma queda de 11% entre 2009 e 2010, e o de veículos, no mesmo período, teve um decréscimo de 20%. O subsecretário apontou que as características geográficas e topográficas, na cidade do Rio de Janeiro, contribuíram para criar uma ambiência favorável para o crime se instalar, semelhante ao que tem ocorrido em algumas comunidades de João Pessoa.

“Havia realmente uma ambiência de guerra. O policiamento comunitário devolveu os direitos políticos, econômicos e sociais àquela população. Eles passaram a conviver com os mesmos direitos e problemas normais de outros bairros, como brigas de vizinho, roubos, mas uma coisa que é bastante importante ressaltar é que acabou a ‘ditadura do fuzil’. Desde então, a situação se resume à seguinte: ou é preso ou foge. Posso dizer que o tráfico continua, mas o faz de forma muito discreta”, contou.

Soltando o Verbo com Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário