segunda-feira, 30 de julho de 2012

EVENTOS_03_A_07_12


17 03 12
Lançado o Curta 'A Ruga'
Arte e fotografia produzida exclusivamente para divulgação no Site Cabedelo Notícia por Fred William.
Em uma linda noite, na estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, 
lá estavam todas as pessoas que participaram desse exercício de cinema.
Depois de participarem do Workshop, de produção e desenvolverem um tema para a sua primeira produção, 
todas estavam ansiosas para produzir, participar e ver o produto final de seu aprendizado.
Foram feitas muitas reuniões, para definição do roteiro e após tudo acertado, mãos a obra, Luz Câmera, Ação... 
E lá estava o produto de todo o trabalho de dedicação, o Curta, prontinho para ser assistido.
Um ótimo incentivo para novos atores, um exemplo de cooperação que nasce da vontade de realizar algo produtivo e objetivo. 
Não são necessários muitos equipamentos, muita parafernália, ficou provado que se pode realizar mais com muito menos. 
O que se necessita é criatividade, foco e determinação em poder produzir algo que sirva para algum propósito, que tenha um conteúdo social.
Todas felizes, receberam além de um certificado, a cópia do CURTA, fruto concreto de seu aprendizado prático e assim estão prontas para novas realizações.
A RUGA fala da surpresa positiva de uma jovem senhora ao perceber no espelho, após um comentário na rua, a sua primeira ruga de expressão. 
Baseado em um poema de uma carismática pessoa de nome Severa, traz a telinha, um tema que é meio Tabu para todas as mulheres, que sofrem ao perceber a passagem do tempo, no CURTA, elas mostram uma forma diferente de ver a vida, 
coexistir com as marcas do tempo, conversar com as suas próprias impressões e tirar daí, motivação para seguir em frente, sempre de forma positiva.
É bom ver esse trabalho realizado, pronto em tão pouco tempo. 
É bom sentir o resultado e ver esse universo de possibilidades se abrindo para que pessoas simples, compreendam que podem muito mais. 
Está de parabéns a Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres de João Pessoa, na pessoa de Lúcia que vislumbrou essa possibilidade, 
e de todas as pessoas que trabalharam para realizar esse projeto, que teve seu nascimento em um Workshop ministrado por Manaíra Carneiro, nossa menina prodígio.
Cabedelo Notícia agora vai disponibilizar para o mundo, em primeira mão o CURTA a RUGA, para que assim possa servir de motivação a todas as pessoas que vão poder sentir a simplicidade da produção e das pessoas que formam o elenco, 
marcando também a primeira participação, em filme, de Márcia Dutra, nossa menina modelo que se doou para que tudo pudesse sair melhor e mais bonito, 
foi Assistente de Produção, Participou da elaboração do Figurino, esteve no elenco, 
enfim, sempre alegre com sua forma simples e inteira de se dar.
Parabéns a Prefeitura de João Pessoa por mais essa realização no universo infinito da Cultura.
Assistam ao filme o ao Make in Off em primeira mão aqui:
Vejam as imagens do lançamento:
Cobertura fotográfica: Fred William

17 03 12
PRIMA
Programa de inclusão pela música começa por Cabedelo

Em um evento que trouxe a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, para a Fortaleza de Santa Catarina, o Governador Ricardo Coutinho lançou o PRIMA.
Com uma super estrutura montada para o evento o publico que esteve presente pode ouvir um pouco do que se faz em termos de musica em nosso Estado.
Nada melhor para estimular novos talentos que vão ter diversas oportunidades em varias parte do Estado com o apoio do Governo Estadual.


Nossa equipe esteve logo cedo para registrar a montagem da estrutura do evento e pode ver o carinho com que este projeto vai ser realizado.

O PRIMA - Programa de Inclusão Música e Arte do Governo Estadual vai investir 1,5 milhão na inclusão social por meio da música e das artes e começa sexta 16/03, as 16:30, na Fortaleza Santa Catarina.
O Governo do Estado vai investir, ainda neste primeiro semestre de 2012, cerca de R$ 1,5 milhão na criação de cinco polos do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima), desenvolvido em parceria pelas secretarias de Estado da Cultura (Secult) e da Educação (SEE). A estimativa é de que uma média de 100 crianças e adolescentes integre o projeto, em cada unidade. O primeiro polo a ser criado é o de Cabedelo, em lançamento que acontece nesta sexta-feira (16), na Fortaleza de Santa Catarina, às 19h.
O secretário estadual da Cultura, Chico César, e o maestro da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB), Alex Klein, fizeram o anúncio oficial do Prima durante coletiva de imprensa realizada no final da manhã desta quarta-feira (14), no Casarão dos Azulejos, em João Pessoa. A orquestra administrará o Prima – que, segundo Chico César, é um programa estruturante que visa contribuir para uma sociedade mais justa por meio da música clássica e da arte em geral. “É um projeto de caráter social, por meio do qual vamos promover valores cidadãos utilizando a música e a arte. Não se trata de uma escola de música, mas de cidadania”, frisou o secretário.

Em princípio, o programa terá cinco polos funcionando na Grande João Pessoa – além do de Cabedelo, haverá o de Tibiri, em Santa Rita; e os de Alto do Mateus, bairro dos Novais e Mandacaru, na Capital. “Algumas comunidades só contam com a presença do Estado quando chega lá um carro da polícia para prender alguém ou retirar o corpo de um adolescente morto. Queremos mudar isso, reforçando a presença positiva, transformadora. Esses polos formarão grandes músicos, mas, antes disso, de lá sairão seres humanos melhores”, disse Chico César.
Para Alex Klein, a experiência musical permitirá que os alunos convivam mais harmonicamente, respeitando a disciplina, a organização e o trabalho em grupo, típicos da experiência coletiva de uma orquestra. “Na hora que a batuta desce e a música começa, não há mais pobre e rico ou branco e negro; todos são iguais”, frisou.
Expansão dos polos – O programa deve expandir novos polos para o interior ainda no segundo semestre deste ano. Já estão previstas unidades em Campina Grande, Itaporanga, Catolé do Rocha, Patos, Cajazeiras e Sousa. “Se houver demanda espontânea, sobretudo de projetos já existentes, que não necessitem de tantos recursos materiais, podemos iniciar um número ainda maior de polos do que o já previsto”, acrescentou Chico César.
Para se ter ideia, segundo a gerente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da SEE, Aparecida Uchôa, nos três municípios que vão receber os cinco primeiros polos, existem 26 escolas da rede estadual de ensino. Dessas, 20 já executam algum projeto envolvendo música e arte. “Isso já facilita o desenvolvimento de novos polos do programa”, complementou.
Abertura e inscrições – Nesta sexta-feira (16), durante a abertura do polo em Cabedelo, haverá uma apresentação da OSPB, nas dependências da Fortaleza de Santa Catarina. O concerto blitz também se repetirá nas solenidades de lançamento dos demais polos – que ainda não têm data definida para acontecer, mas que provavelmente seguirão o cronograma de um novo polo sendo aberto a cada 15 dias. No término da apresentação na Fortaleza, uma equipe da Secult, utilizando nove computadores, estará disponível no local para efetuar o cadastramento de crianças e adolescentes interessados em participar do Prima.
Equipe – Quarenta músicos profissionais estão sendo capacitados para comandar as aulas do programa. Inicialmente, todos estarão integrados no polo de Cabedelo – que deve iniciar as atividades ainda este mês. No entanto, eles vão se desmembrar da unidade a partir do momento em que os outros polos passarem a funcionar. “Nossa ideia é que cada polo tenha quatro professores ensinando musicalização, dentro de cinco níveis. Os alunos que já integrarem o programa com nível de conhecimento avançado, poderão se tornar monitores dos iniciantes”, explicou Klein.
Investimentos – O Prima, ainda de acordo com Alex Klein, não limitará a quantidade de alunos nem a faixa etária deles. “Trabalhamos com um planejamento de uma média de 100 participantes por polo, já que este é o número base de integrantes de uma orquestra completa. Além disso, nosso foco é a faixa etária de 6 a 14 anos. Contudo, se recebermos mais inscrições de interessados que não se encaixem nas idades especificadas, não deixaremos de fora”, garantiu o maestro.
Levando em consideração uma turma com 100 alunos, o investimento em cada polo será de cerca de R$ 300 mil, só com a aquisição de instrumentos. “Basicamente, apenas cinco ou seis instrumentos chegam a preencher, aproximadamente, 70% deste orçamento. Os outros são mais em conta, e podem até ser adquiridos por valores mais baixos, se comprados em grande escala”, acrescentou Klein.
O secretário Chico César destacou que os polos, a princípio, não funcionarão em sedes a serem construídas. “Vamos nos adequar à realidade de cada comunidade, inclusive aproveitando a infraestrutura já existente, como em escolas e associações. Além disso, esperamos contar com o apoio das prefeituras locais e de entidades parceiras”, finalizou

Fonte: Secult-PB


03 02 12
Cendac realiza 1° Feira de Mulheres Artesãs da Paraíba
 


Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac), com o apoio do Governo do Estado da Paraíba, realizará a 1° Feira de Mulheres Artesãs da Paraíba. O evento acontece nos dias 6, 7 e 8 deste mês, na sede do Cendac, e contará com a participação de 35 mulheres artesãs de várias cidades do Estado. A exposição e funcionará das 10h às 17h, durante os três dias.

De João Pessoa, teremos mandalas, caixinhas em madeira, bonecas de pano, ponto de cruz e artesanato em couro. De Campina Grande, as artesãs trarão trabalhos com algodão colorido e renda renascença. Já de Pombal vem o artesanato com fuxico, enquanto as artesãs de Bayeux apostam nas esculturas em cerâmica e as de Lagoa Seca na arte de casinhas de madeira. Por fim, teremos peças de Cabedelo (bijuterias), Caaporã (artesanato feito com cipó) e Ingá (bordado labirinto), entre outras cidades – haverá, ao todo, 15 municípios participando.

A despesa com a alimentação e a hospedagem das participantes do evento é de responsabilidade do Cendac. “Essa foi a maneira que encontramos de homenagear as mulheres paraibanas. A Paraíba é um Estado riquíssimo em artesanato, que a cada dia vem se destacando no cenário nacional, e a mulher paraibana tem uma história de luta e de sobrevivência, principalmente aquelas a quem a vida não deu muitas oportunidades,” destacou a presidente do Cendac, Valquíria Alencar.

Trabalhando sempre a questão da inclusão social no mercado de trabalho, a formação profissional e a oportunidade de crescer socialmente, o Cendac mostra mais uma vez que é uma ONG que se preocupa não só com os direitos das crianças e do adolescente, mas que busca a qualidade de vida das mulheres, sempre dando prioridade, aquelas paraibanos em situação de vulnerabilidade social.

O Cendac fica na Av. João Machado, 1094 – Centro, logo depois do Hospital Cândida Vargas. Informações pelos números: 3218-5083/5086.
Recital do Poeta Iverson Carneiro
Moleque Velho
Imagens, texto, arte digital e edição: Fred William
Participação de Pedro Osmar, Beto Quirino, Dedé e Quelyno, nos fez sentir um pouco do sangue quente dos poetas marginais que outrora pescorriam os bares e as noites de lua.

Assistam aos Slides Poéticos, uma homenagem (diferenciada e original), ao nosso poeta Iverson, e uma forma diferente de trazer um pouco do recital para aqueles que não tiveram o privilégio de poder ali estar e desfrutar de um pouco da poesia, juntos aos nossos queridos parceiros dessa vida.
Foi e é bom poder estar com as pessoas que fazem a nossa cultura, que tecem as teias e tramam conspirações positivas, que acrescentam e que somam sem nada prejudicar, pois estamos para somar, sem dividir separando, temos que dividir somando e a matemática confundir, pois falamos de amor e poesia, sem querer interferir na forma de você viver, só querendo mais de você, no que se refere a cultura, pois é assim que a coisa anda, e nós poderemos crescer, juntos, ele, eu e você construindo a verdade pura, que soma, adiciona e mistura, o que é seu, o que é meu, para todos poderem sentir, o calor que brota dentro do peito, sabendo fazer desse jeito, todos vão usufruir para sempre poder dividir com saber, com cultura e com arte, a experiencia tão linda do bem viver.
Para ler melhor a legenda passe manualmente quadro a quadro. Se quiser ver só as imagens deixe passar no automático.Se desejarem imagens, ou enviar para pessoas só o Slideshow, Clique Aqui

Veja a homenagem de Iverson Carneiro ao poeta

 Oliveira de Panelas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário