domingo, 29 de julho de 2012

Ciencia e Tecnologia_03_04_05_06_07-12


22 03 12
Pesquisa reconstrói proteína que causa dependência da morfina
Receptores opioides são importantes para a produção de analgésicos.
Dois estudos sobre o assunto foram publicados pela revista 'Nature'.
13 03 12
Radiação solar provoca tempestade magnética moderada na Terra
Fenômeno pode afetar comunicação por rádio e provocar auroras.
Na semana passada, ocorreu a maior tempestade solar em cinco anos.
Atividade do Sol no último sábado (10), quando ocorreu a última erupção (Foto: NASA/SDO/AIA)
A Terra está enfrentando tempestades geomagnéticas “moderadas” nesta segunda-feira (12), segundo informações da Nasa. Elas foram provocadas por erupções solares ocorridas no último sábado.
Na escala de vai de G1 a G5 – onde G5 é o nível mais forte –, a atual tempestade geomagnética está no nível G2. Nessa intensidade, ela pode afetar as comunicações por rádio nas latitudes mais altas, o que faz com que as companhias aéreas desviem a rota de voos polares. Saiba mais


10 03 12
Efeitos da tempestade solar 
estão mais fortes do que o previsto
Tempestade está no nível G3, em escala que vai do G1 ao G5, o mais forte.
Satélites podem ser afetados, mas não há impacto direto sobre pessoas.
Aurora registrada na noite desta quinta (8) na Islândia (Foto: Jónína Óskarsdóttir/via Nasa)

A tempestade solar que atinge a Terra desde quinta-feira (8) está mais forte do que os cientistas identificaram inicialmente. Nesta sexta, a Nasa afirmou que a tempestade geomagnética foi elevada do nível G1 ao nível G3, em uma escala que vai de G1 a G5, onde G5 é o mais forte.

O fenômeno não tem impacto direto sobre as pessoas nem sobre a natureza, mas pode afetar o funcionamento de satélites, GPS e redes de energia. Além disso, a interferência causada pela radiação solar fez com que algumas companhias desviassem a rota dos voos próximos aos polos.

As auroras boreais, que puderam ser vistas em várias regiões na noite de quinta, também são provocadas por essa interação.

 Imagens divulgadas pela Nasa mostram a evolução de uma nova erupção solar que começou na madrugada desta sexta-feira (9).  (Foto: SOHO/ESA & NASA )Imagens divulgadas pela Nasa mostram uma nova
erupção solar (Foto: SOHO/ESA & NASA )


No começo da semana, o Sol emitiu uma nuvem de partículas e radiação, que interagiu com a Terra, trazendo todas essas consequências. Essa erupção solar foi considerada a mais forte nos últimos cinco anos.

Na quinta, a tempestade geomagnética provocada pela atividade do Sol deu sinais de que seria fraca. Porém, uma mudança de direção nos campos magnéticos da nuvens emitidas pelo astro fez com que a tempestade ganhasse força.

Novas imagens divulgadas pela Nasa mostram a evolução de uma nova erupção solar que começou na madrugada desta sexta-feira (9).

De acordo com a agência espacial, a nuvem de partículas e radiação deve atingir o envelope magnético que circunda a Terra na manhã de domingo (11). G1
10 03 12
Tempestade solar que atingiu a Terra cria aurora boreal no Canadá
Cenário encantou caminhoneiros que atravessavam estradas de gelo.
Fenômeno pôde ser visto na região de Yellowknife.
A maior tempestade solar em cinco anos a atingir a Terra pode ter causado preocupação, mas também provocou cenários espetaculares pelo mundo. A enorme onda de radiação na atmosfera criou um brilhante show da aurora boreal perto de Yellowknife, no Canadá, na quinta-feira (8). (Foto: The Canadian Press / Bill Braden / AP Photo)

A maior tempestade solar em cinco anos a atingir a Terra pode ter causado preocupação, mas também provocou cenários espetaculares pelo mundo. A enorme onda de radiação na atmosfera criou um brilhante show da aurora boreal perto de Yellowknife, no Canadá, na quinta-feira (8).
 (Foto: The Canadian Press / Bill Braden / AP Photo)
Caminhoneiros que regressavam das minas de diamantes que ficam na região puderam apreciar o fenômeno de perto, durante o período noturno, a partir de uma estrada de gelo numa área de grandes lagos. (Foto: The Canadian Press / Bill Braden / AP Photo)
10 03 12
Insetos podem ter personalidade, indica pesquisa com abelhas
Algumas abelhas têm desejos de viver aventuras e procuram emoção.
Diferenças de comportamento se manifestariam na atividade cerebral.

Abelha é vista se aproximando de um girassol em Tancabesti, na Romênia. (Foto: Vadim Ghirda/AP)
A colmeia não é formada apenas por abelhas trabalhadoras, dispostas a realizar qualquer atividade para servir à rainha e ficar perto da colmeia. Algumas delas desejam viver aventuras e procuram um pouco de emoção, de acordo com estudo publicado nesta quinta-feira (8) na revista científica "Science". Isto seria um indício de que os insetos também têm personalidade, afirma a pesquisa.

A descoberta foi feita por cientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, que verificaram que o desejo e a disposição para realizar tarefas específicas diferem entre as abelhas. Eles se dedicaram a dois tipos de comportamento que parecem estar relacionados com a busca por novidades: a procura por novos abrigos e a realização de trajetos mais longos e mais afastados da colmeia para encontrar alimento.

Quando a colmeia cresce muito e ultrapassa seus limites, o grupo se divide e parte dele precisa buscar um novo lar. Apenas cerca de 5% das abelhas assumem esta responsabilidade e, segundo os cientistas, elas são três vezes mais propensas a se tornarem caçadoras de alimento em longas distâncias. Elas foram chamadas de escoteiras. Já outras abelhas apresentam tendência de ficar mais próximas da colmeia e a não deixar o grupo.

"Nos seres humanos, as diferenças na busca por novidades são um componente da personalidade", disse Gene Robinson, que coordenou a pesquisa, em material de divulgação. Saiba mais

 

10 03 12
Cientistas criam mapa do interior da Terra em alta resolução
Estudo observou área entre a crosta e os primeiros 50 km de profundidade.
Imagem contribui para compreensão do interior da Terra e da gravidade.
Mapa mostra a discontinuidade da camada conhecida como Moho, localizada entre a crosta e a manta (Foto: Divulgação / GEMMA project)

Uma equipe de pesquisadores elaborou um inédito mapa global da crosta terrestre a partir de observações e cálculos realizados pelo satélite GOCE, informou a Agência Espacial Europeia (ESA), nesta sexta-feira (9).

No estudo, batizado como projeto GEMMA, observou-se a zona conhecida como Moho, situada entre a parte mais externa da Terra, a crosta, e os primeiros 50 quilômetros de profundidade, onde se concentram os recursos como gás natural, petróleo e minerais. G1


10 03 12
LSD pode ajudar alcoólatras a parar de beber, dizem cientistas
Pesquisa analisou estudos feitos nos anos 1960 e concluiu que droga tem efeitos benéficos no combate ao alcoolismo.
LSD pode ajudar alcoólatras a parar de beber, dizem cientistas  (Foto: PA)


Uma única dose da droga alucinógena LSD poderia ajudar alcoólatras a parar de beber, segundo uma análise de pesquisas realizadas nos anos 1960.

O estudo, publicado no 'Journal of Psychopharmacology', utilizou informações de seis experimentos envolvendo mais de 500 pacientes e concluiu que a droga teve um 'efeito benéfico significativo' contra o abuso de álcool, que durou por vários meses depois que a substância foi utilizada.

O LSD é uma das drogas alucinógenas mais fortes já identificadas, que aparentemente bloqueia uma substância química no cérebro, a serotonina, que controla funções como percepção, comportamento, fome e humor.

Pesquisadores da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia analisaram estudos sobre a droga realizados entre 1966 e 1970.

Todos os pacientes participavam de tratamentos contra o alcoolismo, mas alguns receberam uma única dose de LSD de entre 210 e 800 microgramas.

No grupo de pacientes que usou a droga, 59% mostraram uma queda no consumo de bebidas alcoólicas em comparação com 38% no outro grupo.

'Efeito duradouro'
O efeito se manteve por seis meses após o consumo do alucinógeno, mas desapareceu após um ano.

Aqueles que tomaram o LSD também apresentaram níveis mais altos de abstinência de álcool.

Os autores do estudo, Teri Krebs e Pal-Orjan Johansen, concluíram, então, que o LSD tem um efeito benéfico importante no combate ao alcoolismo e disseram que doses mais frequentes podem ter um efeito mais permanente.

'De acordo com as provas sobre o efeito benéfico fo LSD contra o alcoolismo, é difícil entender por que esta abordagem de tratamento foi amplamente ignorada', eles afirmaram.

Outros especialistas elogiaram o estudo, entre eles David Nutt, que já foi conselheiro do governo britânico sobre drogas e que defende um relaxamento das leis sobre drogas ilegais para permitir a realização de mais pesquisas.

'Curar a dependência de álcool requer enormes mudanças na maneira como você se vê. É isso que o LSD faz. É um efeito muito forte. É difícil encontrar algo com resultados tão bons. Provavelmente, não há nada melhor (para tratar alcoolismo)', diz ele. G1

 

10 03 12
Dinossauro foi o primeiro animal a ter 
penas brilhantes
Microraptor viveu há cerca de 130 milhões de anos.
Cientistas acreditam que penas eram importantes no acasalamento.
Ilustração de como seria o mircroraptor (Foto: Science/AAAS)

Um estudo publicado nesta quinta-feira (8) pela revista “Science” mostra qual foi o primeiro animal a ter penas brilhantes na natureza: um dinossauro. O microraptor viveu há cerca de 130 milhões de anos e faz parte da família dos dromeossauros, assim como o velociraptor. 

Esse dinossauro tinha uma plumagem em tons de preto e azul, como um corvo. Suas penas eram capazes de refletir as cores do arco-íris. Segundo os autores, a descoberta, baseada em registros fósseis, ajuda no estudo da evolução das penas.

A equipe formada por cientistas dos EUA e da China acredita ainda que, com as penas brilhantes, esses animais usavam a plumagem na interação entre si – como no acasalamento, por exemplo –, assim como muitos pássaros modernos fazem. G1
06 03 12
Explosão de partículas do Sol chegará à Terra
Tempestades ficarão mais comuns com o movimento do astro ao fim de um ciclo de 11 anos
 Tempestade solar detectada pela agência espacial americana Foto: Nasa

RIO - Distúrbios magnéticos no Sol lançaram uma explosão colossal de partículas carregadas no espaço esta noite. A tempestade solar irrompeu da mancha solar AR 1429 às 4:13 da madrugada de segunda-feira, 5. Segundo o prognóstico da Nasa, ela atingiria a Terra entre a noite de terça-feira e quarta-feira.O tamanho exato da explosão, formalmente conhecida como uma ejeção de massa coronal, ainda não é conhecido, mas, em temros de energia, é uma erupção da classe X 1.1 - que está entre as mais fortes medidas pelos astrônomos. Um impacto direto com essa tempestade pode causar apagões de rádios e danificar satélites.

Por sorte, o prognóstico sugere que apenas a borda da explosão chegaria à Terra. O Centro de Predição do Tempo do Clima Espacial anunciaram que o evento pode produzir uma tempestade de radiação menor na terça ou na quarta-feira.

Estima-se que tempestades solares similares aumentem conforme o Sol mova-se em direção ao pico conhecido como máximo solar, o fim de um ciclo de 11 anos em que o campo magnético adquire um formato mais contorcido. Globo Ciência

06 03 12
Pesquisa indica que sorvete pode viciar 
como as drogas
Vontade de comer a guloseima provoca reações cerebrais semelhantes a de usuários de cocaína
 Sorvete: difícil de resistir Foto: Divulgação


RIO - É comum sentir “gosto de quero mais” depois de tomar sorvete. Este desejo, de acordo com pesquisadores, pode ser tão viciante quanto o relacionado às drogas ilegais. A forma pela qual o cérebro responde aos estímulos de satisfação em alguns alimentos é semelhante a de pessoas que usam cocaína.

Publicada na revista “American Journal of Clinical Nutrition”, a pesquisa reforça outros trabalhos que mostram como as pessoas podem se sentir viciadas em alguns alimentos. De acordo com Kyle Burger, do Oregon Research Institute, em Eugene, nos Estados Unidos, o excesso de ingestão de comidas com alto teor de gordura ou de açúcar provoca alterações cerebrais.

- As pessoas comem mais para tentar chegar novamente ao nível anterior de satisfação - disse Burger. - O consumo excessivo de alimentos ricos em gordura ou açúcar pode alterar a forma como o cérebro responde aos alimentos, uma maneira de perpetuar a ingestão de mais alimentos.

Ao todo, foram analisados 151 adolescentes com idade entre 14 e 16 anos, alimentados com milkshakes de chocolate da marca Häagen Dazs. Um aparelho de ressonância magnética foi usado para avaliar os efeitos cerebrais quando uma foto do milkshake era mostrada.

Todos expressaram o desejo de comer um copo do doce, mas a satisfação era menor entre aqueles que, nas semanas anteriores, tinham comido mais a guloseima. Esta reação é semelhante a dos viciados em drogas, porque, apesar dos desejos crescentes, a resposta de prazer dada pelo cérebro estava sendo anulada. Possivelmente, isto está relacionada a níveis menores de dopamina. Analisando os dados de ressonância magnética, pesquisadores chegaram a conclusão de que os adolescente que comiam mais sorvete precisavam ingerir mais o doce para sentir a mesma satisfação.

- É difícil afirmar que o sorvete, por si só, faz as pessoas ficarem viciadas. Mas os estudos mostram que ele tem propriedades semelhantes a de substâncias viciantes – disse Burger. - Algumas pessoas podem comer frequentemente sorvete ou outros alimentos ricos em gordura e açúcar e não aparentar qualquer característica relacionadas a vício, mas outras podem desenvolver dependência em relação a comida.

Os pesquisadores ressaltam, ainda, que algumas pessoas que fumam, bebem ou jogam também não se tornam viciados. Burger citou, ainda, pesquisas que relacionam junk food à dependência:

- Eu não diria que comida é viciante, mas eu já escutei algumas pessoas dizerem que não podem viver sem ela. Globo Ciência

03 03 12
Exercícios te deixam mais inteligente
Pesquisa mostra que fazer atividade física dá mais energia para seu cérebro
Editora Globo
Todo mundo sabe que exercício faz bem para saúde – e parece que os benefícios vão além da boa forma física. Recentemente, estudos mostraram que se mexer pode ajudar no aprendizado e até atrasar o declínio mental em idosos, mas ninguém sabia ao certo o motivo. Agora, uma nova pesquisa, feita na Universidade da Califórnia do Sul, sugere que o cérebro recebe mais energia durante a atividade física, assim como os músculos, aumentando sua capacidade cognitiva.

Quando você se exercita, seus músculos criam mitocôndrias (quem lembra das aulas de biologia conhece aquelas pequenas estruturas celulares que fornecem energia ao seu organismo) e, aparentemente, seu cérebro também. E a presença dessas mitocôndrias extras dá ao seu corpo, especialmente aos músculos e ao cérebro, uma quantidade maior de energia, o que faz sua massa cinzenta trabalhar de forma mais rápida e eficiente.

Essa pode ser a explicação para o exercício físico conseguir reduzir o declínio mental sentido por idosos ou por pessoas com doenças que comprometem a capacidade cognitiva. Galileu

 

03 03 12
Pessoas incompetentes não notam a própria incompetência
Não é preciso ser um gênio para notar esse “fenômeno”, 
mas agora cientistas conseguiram prová-lo
Editora Globo
Psicólogos da Universidade de Cornell conseguiram provar o que todos já sabiam: gente incompetente não se acha incompetente. Após mais de uma década de pesquisas, foi demonstrado que humanos não conseguem mensurar o que não sabem. Em outras palavras, quando alguém não conhece um assunto direito, há grandes chances dessa pessoa dizer que sabe mais do que a média.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas aplicavam provas sobre assuntos de conhecimento comum a voluntários – os tópicos variavam entre assuntos como prevenção de DSTs, inteligência emocional e desafios de lógica. Depois dos testes, os próprios voluntários deveriam estimar a nota que iriam tirar.

O resultado foi que pessoas que se saíam bem realmente eram mais confiantes do que as que iam mal, mas apenas com uma pequena margem de diferença. Em geral, as pessoas que tinham notas baixas achavam que iriam conseguir uma pontuação sempre maior do que a média. Gente que tinha um score de 10 a 15%, por exemplo, disse que sua nota ficaria entre 55 e 65%.

O mais engraçado (ou nem tanto) é que o mesmo padrão se repetia quando as pessoas deviam dar notas para suas próprias piadas. Pessoas sem graça achavam que suas anedotas eram melhores do que elas eram na realidade.

Segundo os especialistas, essa expectativa além da realidade não é uma questão de otimismo. Para eles, como as pessoas não têm nenhuma noção sobre as respostas certas do teste ou do que faz uma piada ser realmente engraçada, elas não conseguem prever se foram bem ou não. Ou seja: a ignorância pode cegá-las. Galileu
 

25 02 12
Banco Mundial anuncia aliança para salvar os oceanos
Instituição promete ao menos US$ 300 milhões para ajudar a montar esforço global

 Nascer do Sol junto ao arquipélago de Wakatobi, na Indonésia: é preciso estabelecer valor para recursos e serviços ambientais prestados pelos oceanos Foto: AFP

RIO - O Banco Mundial anunciou nesta sexta-feira a criação de uma aliança mundial para melhor gerenciar e proteger os oceanos do planeta, sob a ameaça da pesca exagerada, poluição e mudanças climáticas. O presidente da instituição, Robert Zoellick, lembrou que os mares são o sangue da vida da Terra e da economia global, mas sofre com a superexploração, costas degradadas e seus corais e recifes estão em risco.

- Precisamos de um novo SOS: salvem nossos mares (em inglês, “save our seas”) - pediu durante conferência sobre a conservação dos oceanos em Cingapura.

Segundo Zoellick, a ideia é unir países, centros científicos, organizações internacionais e não governamentais, fundações e o setor privado em um parceria ampla. Já o Banco Mundial auxiliaria o esforço com seus já existentes programas de apoio à preservação dos oceanos e na obtenção de financiamento, ajudando a desenvolver um mecanismo para dar um valor aos benefícios fornecidos pelos mares. A princípio, a instituição comprometeria pelo menos US$ 300 milhões na formação da aliança.

- Mas trabalhando com os governos, a comunidade científica, a sociedade civil e a iniciativa privada, pretendemos levantar até US$ 1,2 bilhão para apoiar o uso sustentável dos oceanos – acrescentou.

Milhões de pessoas dependem dos oceanos para trabalhar e se alimentar e essa dependência vai crescer a medida que o mundo caminha para uma população de 9 bilhões de pessoas, o que destaca a necessidade de seu melhor gerenciamento. De acordo com Zoellick, um dos principais focos para isso é compreender o valor total das riquezas e dos serviços ambientais prestados por eles. Os oceanos são a principal fonte de oxigênio do planeta, ajudam a regular o clima e as suas formações costeiras protegem áreas povoadas de tempestades e outros desastres naturais, benefícios geralmente tidos como certos. Saiba mais

25 02 12
Cientistas mexicanos conseguem avanços em vacina contra heroína
Testes tiveram sucesso em camundongos e serão feitos em seres humanos.
Substância, patenteada nos EUA, bloqueia prazer gerado pela droga.

Diretora do Instituto de Psiquiatria do México anuncia sucesso dos testes da vacina contra dependência em heroína. (Foto: Henry Romero / Reuters)

Cientistas do Instituto de Psiquiatria do México estão trabalhando em uma vacina que poderia reduzir a dependência de heroína. Eles afirmam que realizaram testes bem sucedidos em camundongos e estão se preparando para testar a vacina em seres humanos.

A substância, que foi patenteada nos Estados Unidos, torna o corpo resistente aos efeitos da heroína. Assim, os usuários deixariam de sentir prazer ao fumar ou injetar a droga.

"Seria uma vacina para pessoas que são dependentes graves, que não tiveram sucesso com outros tratamentos e decidem usar esta aplicação médica para ficar longe das drogas", afirmou a diretora do instituto, Maria Elena Medina.

Durante os testes, os ratos tiveram acesso à heroína durante um prolongado período de tempo. Aqueles que receberam a vacina passaram a consumir muito menos heroína, dando a esperança de que o antídoto também pode funcionar em pessoas, disse Medina. Saiba mais

 

25 02 12
Calor fez primeiros cavalos surgirem com o tamanho de cachorros
Animais reduziram ainda mais durante aquecimento global pré-histórico.
O 'Sifrhippus' chegou a pesar menos de 4kg.
Ilustração compara o 'Sifrhippus', à direita, com o cavalo moderno (Foto: Danielle Byerley, Museu de História Natural da Flórida)
Quando os cavalos surgiram, há mais de 50 milhões de anos, nas florestas da América do Norte, eles eram do tamanho de cachorros -- pesavam, em média, 5,6 kg. Foram as mudanças de temperatura que os transformaram nos grandes animais que conhecemos hoje, segundo uma pesquisa publicada na edição desta sexta-feira (24) pela revista “Science”. Saiba mais
24 02 12
Quando as formigas comem proteínas 
encurtam a vida
   Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Foi suficiente apenas um dia com alimentos muito ricos em proteínas  para encurtar a vida das formigas. O resultado poderia ser uma indicação da razão de morte em massa de abelhas.
Quando as formigas comer ricos em proteínas: proteína encurtar a vida

As formigas parecem ter um elevado teor de proteínas na sua dieta , que não é bem tolerada.Como os experimentos mostram, a expectativa de vida dos animais diminui significativamente com uma dieta adequada. Conheça mais
 

24 02 12
Peixes comem mais lento ,nano partícula faz alteração no metabolismo
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Comparação de tamanho: um fio de cabelo com uma nanopartícula na ponta de um robô minúscula.
Comparação de tamanho: um fio de cabelo com uma nanopartícula na ponta de um robô minúscula.

Nanopartículas de um plástico dado pode auterar no comportamento alimentar e influência o metabolismo da gordura de peixe. Pesquisadores suecos da Universidade de Lund tem relatório sobre eles na revista "PLoS One". 
:
Eles demonstraram também que as nanopartículas são repassadas ​​para as algas, zooplâncton e, portanto, poderia ocorrer na cadeia alimentar natural de peixes, quando as minúsculas partículas passam para habitat dos peixes. As nanopartículas são utilizadas numa variedade de produtos, porque eles podem alterar o seu tamanho, as propriedades dos materiais.Saiba mais
21 02 12
Ciência: descubra o momento do dia em que você está mais criativo
Saiba como identificar seus momentos de criatividade e em quais situações sua imaginação fica mais fértil
Cérebro


Todo mundo tem um momento especial do dia em que se sente mais disposto e criativo. E alguns estudos, publicados pelo site Life Hacker, afirmam que é possível identificá-los.

Segundo o site, a criatividade foi ignorada pela ciência até a década de 1950, quando a Associação Americana de Psicologia JP Guilford sugeriu que o tema valeria alguns estudos. Desde então, a ciência criou algumas teorias sobre os momentos em que estamos mais criativos.

Uma delas sugere que a criatividade fica mais aguçada quando estamos sonolentos e cansados. Sim! A pesquisa aponta que o nosso cérebro gera soluções mais criativas para os problemas quando estamos com aquela sensação de moleza. Para alguns, isso acontece pela manhã, para outros durante a tarde ou a noite. Obviamente, o estudo afirma que cada organismo possui uma característica individual, portanto, o ideal é prestar atenção nestes três momentos e tentar identificar o seu.

Já outra pesquisa acredita que a bebida alcoólica explora a criatividade do ser humano. A ideia é a mesma da teoria anterior: quando você permite que seu cérebro relaxe, você consegue obter respostas mais criativas. Em outras palavras, esta sensação de sonolência, causada pela bebida e pelo cansaço, deixa a sua mente mais leve e, consequentemente, mais criativa.

Na mesma linha, uma teoria afirma que o cérebro continua buscando por soluções criativas quando você vai dormir com algum problema na cabeça. Oestudo ainda diz que a criatividade entra em ação se, ao acordar, você retomar o assunto.

O oposto também já foi considerado eficaz. A prática do exercício físico pode ajudar quando o assunto é criatividade em alta. A teoria afirma que quando você se foca no seu corpo, você deixa sua mente mais livre para gerar ideias.

Uma outra pesquisa descobriu que quando a criatividade está relacionada a uma rotina, ela tende a aparecer na hora certa. Basicamente, o estudo sugere que se você for uma pessoa organizada, que sempre elabora listas de afazeres e segue sua agenda, você pode "decidir" o momento de ser criativo. Dessa forma, a primeira dica para conseguirmos gerar nosso próprio momento de criatividade é: seja organizado.

Outra dica é criar uma planilha onde você possa marcar os momentos e dias em que esteve mais criativo. Assim, é possível começar a identificar como o seu cérebro funciona e quais os momentos em que você pode contar com sua imaginação. Uma sugestão: use aplicativos que permitam inserir comentários em cada faixa de horário do dia, assim você terá ainda mais precisão. O "Rescue Time" te ajuda a descobrir como você tem utilizado o seu tempo e cria até gráficos com essas informações.

Google Doc's Revision History também é um ótimo aliado nesta investigação de criatividade. Acessando o serviço, você clica em cima do arquivo que quer pesquisar, acessa "File" e, então, "Revision History". Lá você pode ver todas as maiores mudanças que fez em um documento e perceber em que momento da criação do arquivo você teve mais êxito.

Uma sugestão simples e que também dá bastante resultado é anotar o horário em que você teve uma ideia. Anote em um bloquinho ou post it e coloque a hora exata. Com o tempo, analise as "eurekas" e tente identificar em qual momento do dia você esteve mais propenso à criatividade. O app paraiOS e Android, chamado "Moment Diary", é ideal para isso.

A criatividade pode ser bastante irregular. Mas, com as dicas acima, dá para começar a entender como a sua funciona. Seja em uma corrida pela manhã, soneca à tarde ou uma bebedeira com os amigos, todo mundo tem um momento certo para criar e solucionar os problemas que, às vezes, nos parecem impossíveis.

Você tem alguma dica para "encontrar" sua criatividade? Sabe algum macete para aflorar sua imaginação? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo. OD

 

18 02 12
Agência da ONU manterá sigilo de estudo de mutação da gripe aviária
Trabalhos explicam como vírus poderia se tornar transmissível a mamíferos.
Especialistas em biossegurança temem que dados parem em 'mãos erradas'.
Patos suspeitos de terem a gripe aviária são confinados nesta terça-feira (14) na província vietnamita de Ha Nam (Foto: AP)


Dois estudos mostrando as mutações necessárias para que o vírus H5N1, da gripe aviária, se espalhe entre mamíferos só serão divulgados depois que especialistas avaliarem completamente seus riscos, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira (17).

Falando após uma reunião de especialistas em gripe e de autoridades de segurança dos Estados Unidos em Genebra, um funcionário da OMS disse que um acordo foi alcançado para em princípio manter em sigilo os detalhes dos polêmicos trabalhos até uma revisão mais profunda dos riscos.

"Há uma preferência da perspectiva da saúde pública pela plena divulgação da informação nesses dois estudos. No entanto, há preocupações públicas significativas cercando essa pesquisa e que devem ser atendidas em primeiro lugar", disse Keiji Fukuda, diretor-geral-assistente da OMS para segurança da saúde e meio ambiente.

A OMS convocou a reunião para tentar superar o impasse entre cientistas que estudam as mutações necessárias para tornar o vírus aviário H5N1 transmissível entre mamíferos, e o Conselho Consultivo Científico Nacional para a Biossegurança (NSABB, na sigla em inglês), que deseja censurar o trabalho antes da sua publicação em revistas científicas. Leia mais

 

18 02 12
Nova tecnologia identifica câncer de pulmão através do hálito
Este novo teste do “bafômetro” consegue detectar a doença com 83% de precisão
Editora Globo
Um novo aparelho batizado de Metabolomx foi testado em mais de 200 pacientes na Clínica de Clevelando, nos EUA, e conseguiu prever a ocorrência de câncer de pulmão com precisão de 83%.

Para fornecer os resultados, o Metabolomx analisa componentes orgânicos presentes no hálito humano (chamados de Vocs). Quando existe o câncer de pulmão, componentes diferentes são produzidos, embora em uma quantidade mínima, e são capturados pela máquina.

Ou seja, pelos Vocs do câncer estarem presentes em uma concentração menor no hálito, o aparelho de diagnóstico precisa ser extremamente sensível para identificá-los.

Para operar a máquina, o médico precisa de pouco treinamento, já que ela tem uma configuração simples. O exame também dura poucos minutos, não exigindo muito do paciente.

O melhor é que o custo do aparelho não é caro: várias partes são feitas de material descartável de baixo custo, como plástico e papel, o que torna a tecnologia acessível. E outra vantagem é que além de apontar a presença da doença, o Metabolomx também é capaz de definir qual é o tipo do câncer – o que, atualmente, requer uma biópsia, procedimento mais complicado. Galileu

 

07 02 12
Cientistas reproduzem canto de inseto pré-histórico
Estrutura das asas revelou como seriam os sons das esperanças.
Animal viveu há 165 milhões de anos, no tempo dos dinossauros.

Um estudo publicado nesta segunda-feira (6) revelou os sons feitos por insetos pré-históricos. A pesquisa publicada pela revista científica “Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS)” reproduziu o canto de esperanças – parentes dos grilos – que viveram 165 milhões de anos atrás, quando os dinossauros dominavam a Terra.

Ao lado de algumas espécies de anfíbios, esses animais estavam entre os primeiros capazes de produzir sons altos por meio da estridulação – atrito entre certas partes do corpo. As esperanças modernas fazem isso esfregando suas asas uma na outra.

 

04 02 12
Planeta recém-descoberto é 'melhor candidato a abrigar vida' fora da Terra
Distância de GJ 667Cc a estrela permite existência de água líquida.
Sistema solar fica a 22 anos-luz da Terra.

Ilustração do planeta GJ667Cc (Foto: Carnegie Institution for Science/Divulgação)

Uma equipe internacional de cientistas descobriu um planeta a 22 anos-luz da Terra com mais possibilidades de ter água e vida que qualquer outro já descoberto. O estudo foi publicado nesta quinta-feira (2) pela revista "Astrophysical Journal Letters".

O planeta GJ 667Cc tem, no mínimo, 4,5 vezes a massa da Terra. Com uma órbita que dura o equivalente a 28 dias terrestres, ele gira ao redor de seu sol em uma zona onde a temperatura não é nem quente nem fria demais para que exista água em estado líquido em sua superfície.

"Este planeta reúne as melhores condições para manter água em estado líquido e é, portanto, o melhor candidato a abrigar vida tal qual nós a conhecemos", explicou Guillem Anglada-Escudé, chefe da equipe que trabalhou na pesquisa pelo Carnegie Institution for Science, em Washington, nos Estados Unidos. Leia mais

Ui! (ou como um astrofísico virou meme)
Fez alguma coisa comprometedora na internet ou fora dela? Cuidado, você pode virar um meme, assim como aconteceu com o astrofísico Neil deGrasse Tyson, mais conhecido como “Ui”. Bastou o cientista dar uma entrevista ao site Big Think, para os criadores de meme acharem na forma incontrolável como Tyson gesticula, um perfeito meme irônico.

29 01 12
Pesquisadores criam tecido que destroi bactérias e pesticidas
Cientistas incorporaram às fibras do tecido um tipo de ácido
Editora Globo
Dois alunos de doutorado da Divisão de Têxteis e Vestuário da Universidade da Califórnia, EUA, desenvolveram uma espécie de algodão autolimpante, capaz de se livrar de bactérias e restos de pesticidas. Os pesquisadores incorporaram às fibras do tecido um tipo de ácido que, apesar de incolor, tem estrutura semelhante ao de muitos corantes usados na indústria têxtil.

E, assim, se mescla facilmente a diferentes tipos de fibras naturais e sintéticas.

Depois, eles sujaram o tecido com dois tipos de bactérias e um pesticida. Ao ser exposto à luz do sol, os químicos ali mesclados reagiram e eliminaram quase 100% das bactérias e 90% dos inseticidas. “A tecnologia está em teste, ainda sem data para comercialização”, afirma o pesquisador Gang Sun, que coordenou o experimento.

Quando chegar ao mercado, o material será bastante útil. Nossas roupas de algodão, embora feitas com uma matéria-prima natural, estão carregadas de pesticidas.

A produção da fibra consome quase 25% de todo o agrotóxico produzido no planeta. Uma simples camiseta branca chega a ter 160 gramas desse tipo de substância que faz mal à saúde. Certamente, você não vai querer vesti-las. Galileu
 

23 01 12
Cientista cria rede para capturar sinais de problemas de saúde no sangue
Entenda como a nanopartícula pesca as proteínas que indicam problemas
Editora Globo

Quando estamos doentes, nosso corpo libera no sangue proteínas específicas. São as chamadas biomarcas, cuja existência é efêmera: nossas enzimas as destroem em minutos, antes que possam ser detectadas nos exames convencionais.

Mas a engenheira molecular italiana Alessandra Luchini arranjou um jeito de salvá-las. Em laboratório, a cientista que hoje mora nos EUA e trabalha na Universidade George Mason, em Washington, criou uma nanopartícula que funciona como cápsula protetora para as biomarcas. Feitas de um biopolímero (substância também usada para melhorar nossa absorção de remédios), as nanocápsulas são introduzidas em amostras de sangue e urina recém-coletadas. Quando uma biomarca entra em seu interior, fica presa em uma rede feita de outros polímeros, como ácidos e tinturas, que a protege dos ataques das enzimas.

Nos primeiros testes, o invento levou ao diagnóstico de doença de Lyme (inflamação causada por uma bactéria com manifestações diversas no corpo), tuberculose e detectou hormônio de crescimento, tomado por atletas para aumentar sua performance. A eficácia da nanocápsula também vem sendo investigada para câncer de próstata, de seios, de ovários e de pele, além de doença de Chagas. O próximo passo é conseguir inseri-las diretamente no corpo. “Com isso, testaremos biomarcas em tempo real”, diz a pesquisadora. Além do diagnóstico instantâneo, você ainda irá se livrar do exame de sangue.

CAIU NA REDE, PODE SER TUBERCULOSE
Entenda como a nanopartícula pesca as proteínas que indicam problemas

Editora Globo

 
01 03 12
Setor espacial é 'prioridade' do governo, diz novo presidente da AEB
Governo repassou R$ 2,2 bilhões para programa espacial até 2015.
Lançamento de satélite sino-brasileiro está previsto para novembro.
Satélite Cbers-3 durante testes no Laboratório de Integração e Testes (LIT) em São José dos Campos (SP). Equipamento está na China e deve ser lançado em novembro deste ano, de acordo com a AEB. (Foto: Divulgação/Inpe)

Mesmo após o corte de 22% no orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o programa espacial brasileiro é uma "prioridade do governo", afirmou ao G1 o novo presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Thyrso Villela.

Villela passou ao comando da agência após o presidente anterior, Marco Antônio Raupp, assumir o Ministério, em janeiro.

Segundo ele, apesar do corte no MCTI, o repasse de R$ 2,2 bilhões do governo federal para investimentos até 2015 no setor -- previsto no Plano Plurianual 2012-2015 -- mostra que interesse governamental no espaço aumentou.

O valor é 16,4% superior ao montante repassado entre 2008-2011 (R$ 1,89 bilhão) -- mas não chega a ser nem 10% do valor que a agência espacial americana (Nasa) vai receber do governo dos Estados Unidos para investimentos apenas em 2012 (R$ 32,5 bilhões), mesmo com uma redução de gastos devido à crise.

Em 2012, a agência brasileira pode investir o montante de R$ 327,5 milhões.

De acordo com Villela, o país não vai atrasar mais o lançamento do satélite Cbers 3, que deveria ter acontecido há três anos e está agora previsto para voar em novembro. Quarto satélite do projeto feito em parceria com a China, ele deve fazer um monitoramento da superfície da Terra para uso em em projetos de gerenciamento agrícola e licenciamentos ambientais.

Segundo ele, o programa Cbers é "prioridade zero" da agência, ao lado do desenvolvimento do Veículo Lançador de Satélites (VLS) e da modernização da base de lançamentos de Alcântara (MA). O custo total desses projetos é de R$ 640,7 milhões. Saiba mais


31 03 12
Ficção vira realidade
Primeiras telas e-ink flexíveis da LG chegam ao mercado em abril
Demonstração do novo papel flexível da LG (Foto: Reprodução)
A LG anunciou nesta quinta-feira (29/03) o inicio da produção em massa de sua primeira tela e-ink flexível (ou EPD). O componente pode ser dobrado em até 40 graus a partir do centro da tela, além de ser 33% mais fino do que as telas eletrônicos existentes no mercado. Segundo a empresa, ela já estará disponível para ser implementada na próxima geração de e-books.


O grande diferencial desse novo papel eletrônico da LG é a utilização do plástico, substituindo o substrato de vidro. Como resultado, além da flexibilidade, essa nova EPD possui a metade do peso das telas convencionais. Outra vantagem é que a tecnologia é mais resistente a quedas, e em testes realizados pela própria LG a nova tela e-ink flexível é capaz de se manter intacta a quedas de 1,5 metro de altura. No teste de ruptura, a nova tela ficou intacta mesmo depois de diversas pancadas com um pequeno martelo.

O novo papel eletrônico da LG terá 6 polegadas de tamanho e resolução de 1024 x 768 pixels. Sua espessura é de 0.7 mm - 33% menor que as telas feitas com substrato de vidro - e seu peso é de 14 gramas. Saiba mais
 

31 03 12
Impressora 3D cria carro de Fórmula 1 do tamanho de grão de areia
Máquina consegue criar estruturas minúsculas em até quatro minutos.
Antes impressoras demoravam meses ou dias para obter mesmo resultado.

Carro de Fórmula 1 no tamanho de um grão de areia (Foto: Reuters)

Uma foto retirada de um microscópio eletrônico mostra um modelo de carro de Fórmula 1 no tamanho de um grão de areia. Isso foi possível graças a uma técnica de impressão recém-desenvolvida em 3D para nano estruturas.

Pesquisadores da Vienna University of Technology estabeleceram um novo recorde de velocidade mundial para a criação de nano objetos em 3D. Eles criaram estruturas do tamanho de um grão de areia em apenas quatro minutos, o que corresponde a uma fração do tempo de outros itens que já foram impressos. Saiba mais

 

25 03 12
Chip de reconhecimento de voz é desenvolvido em universidade da PB
Projeto foi desenvolvido por alunos de Campina Grande.
Programa federal coordena criação de chips em universidades públicas.
Mais de 20 alunos da UFCG participaram do projeto (Foto: Divulgação)
Um chip que trabalha como um verificador de identidade vocal, cujo objetivo é relacionar uma voz à uma identidade ou certificar se quem está falando é realmente quem diz ser. Foi isso que os alunos do Laboratório de Arquitetura Dedicada (LAD) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) montaram através do programa federal Brazil-IP (Brazil Intelectual Property), que busca a capacitação de profissionais capazes de projetar circuitos integrados.


O Brazil-IP existe desde 2003 e integra estudantes e professores de várias universidades públicas espalhadas pelo Brasil, cada uma delas responsável por um projeto. O programa passou, para cada uma, a tarefa de montar um chip. Em 2009, o grupo da UFCG começou a montar o Speaker Verification System (SPVR), um dos chips mais complexos já feito no Brasil, segundo o LAD.

O projeto paraibano teve início apenas com alunos da graduação de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação. Desde seu início, cerca de 20 alunos participaram em algum momento da equipe. O estudante Lucas Paixão, do curso de Engenharia, explicou o funcionamento do projeto e quais seriam os próximos passos.



Chip SPVR é um dos mais complexos já feitos no Brasil (Foto: Divulgação) 
“O chip recebeu o nome de SPVR e confere a identidade do usuário através da voz. O processo de reconhecimento se dá no momento em que o chip busca parâmetros da voz de determinada pessoa, definindo um modelo que perceba cada característica vocal diferenciada das outras pessoas”, disse Paixão.

Lucas continuou dizendo que “três anos após o início do projeto, conseguimos concluir. Estamos na fase final, mas o chip já está feito. Na porta do nosso laboratório temos um circuito que “imita” o funcionamento do SPVR, e só consegue entrar quem tem a voz reconhecida para obter permissão de entrada.”

Elmar Melcher, professor do Departamento de Sistema e Computação e coordenador do projeto, disse estar muito feliz com o resultado desses anos de esforço e avanço tecnológico. “Estou muito orgulhoso de fazer parte dessa equipe. O chip criado mostra a excelente qualidade da formação dada aos alunos participantes do programa Brazil-IP.” G1

22 03 12
Telescópio faz visão infravermelha mais 
'profunda' do Universo
Nova imagem do ESO captou a luz por um total de 55 horas.
Mais de 200 mil galáxias aparecem como pequenos pontos.
Imagem obtida pelo ESO é a mais 'profunda' já feita do céu (Foto: ESO/UltraVISTA team)

O Observatório Europeu do Sul (ESO), projeto que conta com participação brasileira, publicou nesta quarta-feira (21) a imagem mais “profunda” já obtida do céu. O telescópio Vista, que observa o céu no infravermelho, foi apontado várias vezes para a mesma região, acumulando a radiação emitida pelas galáxias mais distantes, que chega fraca até a Terra.

A imagem que vemos é a combinação de mais de seis mil exposições do telescópio, que captou a luz por um total de 55 horas. Essas exposições foram feitas com cinco filtros de cores diferentes.

O resultado é uma imagem que inclui mais de 200 mil galáxias. Os pontos brilhantes não são estrelas, como o que vemos no céu, mas sim galáxias inteiras, com bilhões de estrelas cada. Daqui a alguns anos, o ESO espera obter imagens bem mais profundas que esta, pois novas observações estão sendo feitas. Saiba mais

22 03 12
A máquina que fotografa até mesmo 
os objetos escondidos
Cientistas do MIT obtêm a visão além do alcance calculando as posições de um alvo a partir do rebatimento da luz nas paredes
 Câmera consegue fotografar objetos fora do campo de visão Foto: Divulgação


RIO - Cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT) criaram uma câmera com uma super visão periférica, que pode tirar fotos de objetos escondidos. O feito é possível por causa de uma combinação de grandes capacidade ótica e processamento de dados.

Especialistas acreditam que a tecnologia permitirá criar dispositivos capazes de captar imagens fora da linha da visão, tanto para identificar pessoas escondidas ou componentes em locais de difícil acesso, no fundo de máquinas.

A técnica consiste em construir imagens a partir do rebatimento das ondas de luz nas paredes. A equipe de Ramesh Raska lançou feixes de laser e calculou o tempo em que a luz retornava para a câmera. O princípio é semelhante ao do sonar, mas este se baseia em ondas sonoras, que caminham numa velocidade menor do que a luz.

Outra forma de entender como o mecanismo funciona é imaginar um objeto no canto de um corredor cheio de espelhos. Ele poderá ser visto porque a luz reflete nas paredes, entrando no campo de visão do observador.

Nas paredes comuns, porém, a luz se dispersa de forma difusa. Aí é que entram a grande capacidade de processamento de dados e os feixes de laser, que são disparados em 60 pontos diferentes, alimentado de dados o computador que roda os algorítimos responsáveis por calcular a posição do objeto.

A câmera de fotografar utilizada é capaz de tirar uma foto a cada dois bilionésimos de segundo. Com ela, pesquisadores do MIT conseguem montar imagens em 3D de objetos escondidos com grande precisão. Um vídeo mostra como funciona todo o processo.

Agora, a visão além do alcance já não é mais exclusividade do personagem Lion, no desenho “ThunderCats”, que, para isto, lançava mão da espada justiceira. Globo

10 03 12
Cientistas mapeiam destroços do Titanic com precisão inédita
Imagens foram feitas com sonar e robôs submarinos.
Navio naufragou no Atlântico Norte em 1912.
Mapeamento do Titanic no fundo do mar, que combina imagens de sonar e fotos feitas por robôs submarinos (Foto: AP Photo/RMS Titanic Inc.)

Uma equipe de pesquisadores mapeou pela primeira vez os destroços do Titanic. Os restos do luxuoso navio que naufragou no Atlântico Norte há quase cem anos ocupam uma área com cinco quilômetros de largura e oito de comprimento no fundo do marVeja mais
08 03 12
Estudo com brasileiros consegue grande avanço na física de partículas
Cientistas chegaram à medição mais precisa já feita da antimatéria.
Pesquisa serve como prova de que é possível estudar antiátomos.

Desacelerador de prótons do Cern, máquina usada na experiência com a antimatéria (Foto: Cern)
Um estudo que contou com a participação de brasileiros trouxe um avanço importante para a física, publicado nesta quarta-feira (7) pela revista científica “Nature”. A pesquisa foi conduzida por um grupo internacional do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern, na sigla em francês), do qual fazem parte Cláudio Lenz Cesar e Daniel De Miranda Silveira, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Nesse trabalho, os cientistas chegaram à medição mais precisa já feita da antimatéria. Segundo a teoria mais aceita na física, antimatéria e matéria existiam na mesma quantidade nos primórdios do Universo, e a antimatéria sumiu misteriosamente no processo. Estudos como esse podem explicar, inclusive, por que a matéria existe.

A descoberta ainda não é suficiente para chegar a nenhuma conclusão, mas foi considerada um grande salto para os estudos na área. “Esse resultado agora é de baixíssima precisão, com microondas, mas é a prova de princípio que podemos estudar os antiátomos”, apontou Cesar.

“Nosso estudo tem como foco o teste de teorias básicas da física e com grandes implicações sobre a cosmologia – início do Universo –, pois até agora não sabemos como o Universo terminou só com matéria e nessa quantidade”, confirmou o físico da UFRJ. Saiba mais

 

06 03 12
Sistema israelense permite que cegos "vejam" o som de objetos
Deficientes visuais recebem treinamento para aprenderem a interpretar a "paisagem sonora". Agora, eles conseguem até ler!
Sistemas faz cegos


O Dr. Amir Amedi e sua equipe da Universidade Hebraica de Jerusalém criaram um dispositivo que promete mudar a vida de deficientes visuais. Trata-se de um aparelho que permite aos cegos transformar o som em visão, ou seja, "ver" o som das coisas.

Basicamente, o conceito havia sido inventado por Peter Meijer, pesquisador holandês, que criou um algoritmo que tem a função de traduzir as diferentes posições e aparência de objetos em distintos tons.

Agora, a equipe de Amedi descobriu que esses tons ou sons criados realmente ativam o córtex visual (parte do cérebro responsável por processar a visual visão) das pessoas cegas, fazendo com que eles consigam ver.


As áreas que são responsáveis por identificar cores, formas, localização e posição e que são ativadas em pessoas normais quando elas vêm algo, também funcionam em pessoas cegas que usam o sistema de Amir.

Reprodução

Esses pacientes recebem um rápido treinamento para aprenderem a interpretar a "paisagem sonora" de objetos, pessoas e cenários. Assim, eles conseguem localizar onde está cada obstáculo, vendo seu formato e até sua posição. Com o dispositivo, por exemplo, eles conseguem ler!

Dr. Amedi diz que "o cérebro não é uma máquina sensorial, embora muitas vezes se pareça com uma. Ele é uma máquina de tarefas". É a tecnologia, novamente, diminuindo as barreiras para a vida dos seres humanos. Veja abaixo o vídeo que explica um pouco sobre o dispositivo:

06 03 12
Dilma diz na Alemanha que exclusão digital acentua desigualdade
Ela participou com chanceler Angela Merkel da abertura de feira tecnológica.
'Brasil fez opção clara [...] por universalizar o acesso à tecnologia', afirmou.

A presidente Dilma Rousseff ao lado da chanceler alemã Angela Merkel na abertura da Feira Internacional das Tecnologias da Informação e das Comunicações (Cebit), em Hannover (Foto: Fabian Bimmer / Reuters)


A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda (5), em discurso na abertura da Feira Internacional das Tecnologias da Informação e das Comunicações, a Cebit, em Hannover, naAlemanha, que a exclusão digital amplia a desigualdade social.

Ao lado da chanceler alemã, Angela Merkel, ela assistiu ao discurso de abertura da feira, pronunciado pelo presidente do conselho de administração do Google, Eric Schmidt, e a uma apresentação do músico brasileiro Carlinhos Brown, que recentemente perdeu a disputa pelo Oscar - ele concorria com a canção do filme de animação "Rio". Depois, discursou.

"A exclusão digital, das tecnologias da informação, acentua as desigualdades já existentes. [...] O Brasil fez opção clara nos últimos anos por universalizar o acesso à tecnologia", afirmou Dilma. Segundo ela, os benefícios decorrentes do desenvolvimento das tecnologias da informação não podem ser "privilégio de poucos".

A presidente brasileira destacou no discurso a ascensão à classe média de camadas da população que antes viviam na pobreza. "Pela primeira vez na história do meu país, mais da metade dos 190 milhões de brasileiros pertencem à classe média. Essa grande mobilidade social tem impacto direto no uso das tecnologias", declarou. Saiba mais

 

06 03 12
Robô que faz pole dance é atração em feira de tecnologia na Alemanha
Máquina será apresentada no CeBit, feira em que Dilma vai participar.
Robô DJ é outro destaque da companhia no evento na Alemanha.
Robô faz faz pole dancing (Foto: Odd Andersen/AFP)

Um robô que faz apresentações de pole dancing promete ser uma das atrações da feira CeBit, que acontece entre os dias 6 e 10 de março em Hannover, na Alemanha. A máquina dançarina é fabricada pela empresa alemã Tobit Software, que deve apresentar outros modelos de robôs durante o evento de tecnologia, que contará com a presença da presidente Dilma Rousseff na cerimônia de abertura, nesta segunda-feira (5) (Foto: Odd Andersen/AFP) Veja mais-G1
 

03 03 12
Aparelho ajuda em discussões: impede que o outro fale
O SpeechJammer faz com que você não consiga formar frases coerentes
Editora Globo
Você está discutindo com uma pessoa. Cansado de ser contrariado pelos argumentos dela, você simplesmente saca um aparelho, aponta para ela, como se fosse uma arma, e pronto: ela não consegue mais falar. Ou, pelo menos, não consegue mais falar nada coerente. Essa é a mágica do SpeechJammer, desenvolvido pelo Instituto de Ciência Industrial Avançada do Japão. 

O aparelho baseia-se no conceito de que, quando você fala, não usa apenas a boca, a língua e as cordas vocais: você também precisa ouvir o que está dizendo. Ao ser apontado para alguém, o SpeechJammer arremessa suas palavras de volta para você, com apenas alguns milisegundos de atraso, fazendo com que seu cérebro se confunda e assim você não consegue falar mais. 

Esse efeito (chamado de Atraso de Feedback Auditivo) pode ser usado para ajudar pessoas com problemas de fala a superar suas dificuldades. Galileu
25 02 12
Saiba como funciona a base da Marinha brasileira na Antártida
Incêndio atingiu a Estação Antártica Comandante Ferraz.
Há dois militares desaparecidos, segundo a Marinha.
Imagem de 2011 mostra a Estação Antártica Comandante Ferraz, base científica e militar brasileira localizada na Ilha do Rei George, a 130 km da Península Antártica, na baí­a do Almirantado (Foto: Agência Estado)

Mapa Comandante Ferraz (Foto: arte/G1)
Na madrugada deste sábado (25), um incêndio atingiu a Estação Antártica Comandante Ferraz, base da Marinha do Brasil na Antártida, deixando um militar ferido e dois desaparecidos. A base foi inaugurada em fevereiro de 1984, e serve hoje basicamente como estação de pesquisa nas áreas de biologia, geologia, ciências espaciais e ciências atmosféricas - além de abrigar militares da Marinha.

Segundo Alberto Setzer, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que já fez 25 expedições ao local para pesquisa na área de meteorologia, a base abriga três "blocos" de pessoas. "Um grupo é o de militares da Marinha, encarregados do dia-a-dia da estação, de manter a base funcionando. A manutenção é feita pelo segundo grupo, que são civis do arsenal da Marinha, fazem a manutenção básica, de construção, estrutura. E tem um terceiro grupo que é dos pesquisadores civis, sendo que esses estão mais presentes no período de verão - por exemplo agora estavam cerca de 30 pesquisadores. Durante o inverno esse numero cai muito. Não tanto pelo frio, mas porque as atividades ficam muito mais restritas."

De acordo com o site do programa antártico brasileiro, o complexo tem cerca de 2.600 metros quadrados de área construída, com laboratórios, oficinas, heliponto, praça de máquinas com geradores, cozinha industrial, padaria, biblioteca, lavanderia, academia, enfermaria, acomodações, entre outras instalações. G1


25 02 12
Os óculos que poderiam mudar nossa visão da realidade
Aumentam rumores de que óculos para realidade aumentada poderiam ser colocados à venda até o final do ano.
Visitantes de feira de tecnologia testam óculos de 3D. (Foto: Getty Images)

Há muito tempo que se fala de realidade aumentada, que nada mais é que acrescentar camadas de informação extraídas da internet à realidade com a qual nos deparamos.

Segundo os especialistas, essa tecnologia pode ter no futuro uma infinidade de utilidades --desde nos ensinar a consertar o motor de um avião a ver legendas em tempo real se alguém fala conosco em chinês, por exemplo.

Mas ainda que a proliferação dos smartphones nos últimos anos tenha nos permitido vislumbrar do que se trata a realidade aumentada, não apareceu uma tecnologia que a faça deixar de ser uma simples curiosidade para entretenimento e que não nos obrigue a tirar o aparelho do bolso a todo momento. Saiba mais
 

25 02 12
Governo estabelece obrigatoriedade de inclusão de software de interatividade nos televisores 
fabricados no país
 
A partir do ano que vem, 75% dos aparelhos de televisão produzidos na Zona Franca de Manaus deverão vir equipados com o middleware Ginga, que garante a interatividade no sistema de TV digital adotado no Brasil. Esse percentual deverá ser ainda maior a partir de 2014 de acordo com portaria publicada hoje (24), no Diário Oficial da União. Pela norma, a partir de 1º de janeiro de 2014, 90% dos aparelhos deverão vir com o Ginga.

A proposta inicial do governo era incluir o Ginga no Processo Produtivo Básico (PPB) em pelo menos 75% de todos os televisores com tela de cristal líquido a partir deste ano, mas a indústria reivindicou mais prazo para a conclusão dos testes. Os fabricantes queriam que em 2013 o percentual de televisores com o software fosse 50% e em 2014, 95%.

A portaria foi elaborada pelos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência, Tecnologia e Inovação. De acordo com a medida, os fabricantes que optarem pela produção de aparelhos interativos ainda em 2012 serão beneficiados com a redução do percentual obrigatório para o próximo ano. A portaria também define que modelos de TV do tipo conectada, com acesso à internet, deverão vir obrigatoriamente com o Ginga.

O Ginga é um middleware (camada de software intermediário) que possibilita, por exemplo, que o telespectador consulte informações sobre a programação, faça compras e acesse dados bancários pela televisão. É totalmente desenvolvido em código livre e, portanto, qualquer empresa pode criar sua própria implementação. CORREIO DO ESTADO


24 02 12
É brincadeira!

Os físicos admitem erro de medição.

Teoria de Einstein está correta.
                                  Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Neutrinos não viajam mais rápido que a luz.
A velocidade da luz é, de acordo com a teoria da relatividade como um limite de velocidade absoluto do universo.
Defeituoso material poderia ser responsável para o erro de medição.
Material defeituoso poderia ser responsável pelo erro de medição
21 02 12
desenvolvido o menor transistor do mundoque é do tamanho de um átomo
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Já em 2003 um transistor nanômetros cinco era menos desenvolvido (foto aqui).  O mais recente, no entanto, deve ser "perfeito".

Cientistas na Austrália tem dado no caminho para a próxima geração do computador um grande passo à frente. Sua equipe conseguiu mostrar que a produção segmentada de transistores que funcionam o tamanho dos átomos é possível, gerente da equipe, Martin Füchsle disse na "Nature Nanotechnology".  Transistores como chaves e amplificador de sinais elétricos, o principal componente dos chips de computador. Saiba mais
 

21 02 12
Samsung remodela área de produção de TVs
Companhia transformará negócio de telas LCD em subsidiária.
Empresa sul-coreana aposta em TVs de OLED.

A sul-coreana Samsung, a maior fabricante de televisores do mundo, está mudando seu foco relacionado à nova geração de tecnologia de telas OLED, e informou que transformará seu negócio de fabricação de telas planas de cristal líquido (LCD) em uma subsidiária.

As perspectivas para TVs de telas de cristal líquido diminuíram quando compradores em mercados desenvolvidos têm trocado suas volumosas TVs de tubo por telas planas, e a competição foi intensificada pelos fabricantes chineses de baixo custo. G1

 

18 02 12 
Pesquisa mostra que brasileiro é quem mais usa TV móvel
Na semana passada a Motorola Mobility provou que a TV móvel é realidade no mercado brasileiro desde o ano passado, e que os brasileiros são os consumidores que mais usam dispositivos móveis para ver TV na América Latina. A afirmação tem base nos resultados da terceira edição do Barômetro de Engajamento de Mídia, um estudo global que identifica os hábitos de consumo de vídeo dos telespectadores, com base nas respostas de 9 mil consumidores em 16 mercados.
Sintonizador de TV Digital (Foto: Reprodução)
Segundo a pesquisa, serviços em nuvem, casas conectadas (automação residencial) e TV móvel tiveram um aumento significativo, mostrando que 34% dos brasileiros mantêm o hábito de usar TV móvel, seguido por 25% dos argentinos e 19% no México. A taxa do consumidor brasileiro chega bem próximo da média global, de 37%.

Quando o assunto é dispositivo móvel, os laptops lideram disparado o mercado brasileiro, com quase 60% dos consumidores. Porém, os smartphones tem ganhado espaço gradativamente e já ocupa o segundo lugar na lista.

A pesquisa da Motorola ainda mostra que os serviços de nuvem também começaram a se popularizar mais entre os consumidores brasileiros. Segundo o estudo, cerca de 75% das pessoas têm interesse em um serviço que permita acesso aos seus dados pessoais (tais como vídeos, fotos e outros documentos) em qualquer dispositivo e de qualquer lugar. Esta estatística no Brasil deve crescer ainda mais, impulsionado por serviços de vídeo e música, já que 64% dos entrevistados responderam que tiveram de apagar os dados antigos de seus aparelhos por não terem mais espaço de armazenamento. 

Leia mais
18 02 12
Europa apresenta satélites que vão medir o campo magnético da Terra
Satélites passaram pelos últimos testes em Ottobrunn, sul da Alemanha.
Eles vão ser lançados em julho na Rússia e mandar dados por 4 anos.
Foto divulgada pela Agência Espacial Europeia nesta sexta-feira (17) mostra os três satélites em sala na cidade alemã de Ottobrunn (Foto: Reuters)

Os três satélites europeus que deverão medir com exatidão o campo magnético da Terra foram apresentados nesta sexta-feira (17) no centro espacial de Ottobrunn, no sul da Alemanha, onde foram submetidos aos últimos testes.

Segundo os planos da Agência Espacial Europeia, os três satélites deverão ser lançados em julho da base russa de Plesetsk, no marco da missão Swarm.

Após algumas semanas, os cientistas esperam os primeiros dados, mas a importância da missão se baseia antes de tudo em uma observação durante um longo período.

Por isso, os satélites deverão colher dados durante pelo menos quatro anos. Saiba mais

 

07 02 12
Agências brasileiras já oferecem pacotes de turismo espacial
Virgin Galactic pretende lançar primeiros voos ainda em 2012.
Duas operadoras de SP trabalham em parceria com a empresa americana.

Virgin Galactic começa a decolar voos turísticos em 2012 ou 2013 (Foto: Divulgação)
Você já viajou o mundo todo, conhece os quatro cantos do planeta e está sem ideias para o passeio das próximas férias? Não tem problema: procure seu agente de turismo e ele te apontará o novo destino disponível. Quer uma dica? Basta olhar para cima.

Em breve, as viagens espaciais estarão bem mais acessíveis para os turistas. A Virgin Galactic, uma empresa particular, pretende começar a lançar suas naves ainda em 2012. Inicialmente, eles saem de uma base mais humilde nos Estados Unidos; depois, passam para um espaçoporto que está sendo construído no estado do Novo México.

O preço da viagem está em US$ 200 mil – cerca de R$ 340 mil. Pode parecer caro, mas é apenas um centésimo do que o primeiro turista espacial desembolsou há pouco mais de dez anos. Em 2001, o milionário americano Dennis Tito pagou US$ 20 milhões à Rússia para passar uma semana no espaço – com direito a visita à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

O voo oferecido pela Virgin é bem mais curto, dura cerca de três horas e meia, mas também atrai os aficionados pelo espaço. A lista de espera já tem mais de 430 nomes – e inclui brasileiros. Inicialmente, os voos serão semanais, mas a tendência é que eles sejam cada vez mais frequentes. Leia mais

 

 

07 02 12
Agência Espacial Europeia revela novas provas sobre oceano em Marte
Densidade de planícies do hemisfério norte foi medida por satélite.
Radar penetrou até 80 metros na superfície marciana para coletar dados.

Ilustração mostra como seria o hemisfério norte de Marte, ocupado por oceanos no passado. (Foto: C. Carreau / ESA)

O fato de que Marte já foi parcialmente coberto por um oceano era uma hipótese já trabalhada pela comunidade científica, mas essa descoberta apresenta melhores indícios para confirmá-la.

A certeza sobre a formação dessa massa de água continua sendo vaga. Acredita-se que pode ter sido originada há 4 bilhões de anos, quando o planeta vermelho apresentava condições meteorológicas mais amenas, ou há 3 bilhões, quando a camada de gelo da superfície se fundiu após um grande impacto. Leia mais
 

04 02 12
Das incandescentes aos LEDs: a evolução dos faróis automotivos
Com um mercado cada vez mais moderno e com novas soluções luminotécnicas, podemos esperar, no futuro, produtos ainda mais eficientes em termos de design e segurança para os motoristas
led

De todos os sentidos humanos, a visão é o mais importante para quem dirige, por isso podemos entender a importância que têm os faróis de um carro. Quem utiliza esse meio de transporte todos os dias pode não perceber o quanto precisamos da lanterna e nem como ela mudou para se adaptar aos novos modelos e às necessidades de uma sociedade marcada pela locomoção.

Desde o aparecimento das primeiras lanternas a óleo ou querosene utilizadas nas carruagens do século XIX, progredimos bastante. E o grande marco para a modernização dos faróis foi a chegada das lâmpadas incandescentes na década de 20, proveniente da tecnologia usada nas residências. O primeiro conjunto de que temos conhecimento é o farol selado, mais conhecido como "silibim".

Anos mais tarde, na década de 90, as lâmpadas de descarga de gás apareceram para modificar o setor. Com elas foi possível melhorar a visão noturna e aumentar a dirigibilidade em condições meteorológicas não favoráveis. Também foi neste período que a estética dos carros começou a ser priorizada e, com isso, viu-se uma evolução no design dos faróis, sendo apresentados modelos mais compactos e mais eficientes.

Só depois, enfim, chegamos ao mais comum atualmente: as lâmpadas halógenas. Inventadas em 1957, só entraram no mercado automotivo no fim dos anos 90. Sua tecnologia tem o mesmo princípio das incandescentes; porém são mais modernas, têm luz mais brilhante, além de serem mais econômicas e apresentarem maior vida útil. Até hoje, este é o modelo mais utilizado nos automóveis do mundo todo.

O próximo passo foi a chegada do xenon. Ao contrário das lâmpadas comuns, estes modelos não possuem filamentos frágeis e a luz é emitida pelo aquecimento do gás Xenônio, o que batiza a tecnologia. Por ter uma luz mais forte, o farol pode ser notado a uma distância maior, aumentando a segurança em ruas, estradas e vias expressas, para o condutor e os outros veículos no sentido contrário. Vale lembrar que, após uma norma do Contran, somente os carros que já têm essa tecnologia como original de fábrica estão em situação regular.

Desde 2004 temos acesso à tecnologia dos faróis com LED, que traz como vantagem a economia de energia de até 40% em comparação às lâmpadas de filamento, além de um maior tempo de vida. Com um mercado cada vez mais moderno e com novas soluções luminotécnicas, podemos esperar produtos ainda mais eficientes em termos de design e segurança para os motoristas.

Ricardo Leptich é formado em Marketing com especializações em Administração de Empresas pela FAAP e Gestão Empresarial pela FGV. Hoje, é gerente Nacional de Vendas e Marketing da Divisão de Lâmpadas Automotivas e Especiais da OSRAM do Brasil. Leia OLHAR DIGITAL


 

29 01 12
Acampamento 'espacial' reúne estudantes nas férias em SP
Foco do 'Space Camp' é levar conhecimento científico a alunos.
Astronauta brasileiro participou do encontro no interior de São Paulo.
Space Camp (Foto: Eduardo Carvalho/G1)


Durante as férias escolares, grande parte dos estudantes que está no Ensino Médio não quer nem ouvir a palavra “estudo”.

Alguns preferem viajar, outros ficar em casa apenas descansando. Mas esta não é a realidade para cerca de 60 estudantes de todo o Brasil, reunidos em um sítio da zona rural de São José dos Campos, no interior de São Paulo.

Eles participam da primeira edição do “Space Camp” ou Acampamento Espacial, que teve início na última segunda-feira (23).

No lugar de “pique-esconde” ou trilhas em meio à natureza, os participantes passam o dia discutindo sobre cálculos e experimentos científicos. Além disso, eles colocam em prática teorias sobre a tecnologia aeroespacial (como aerodinâmica e estabilidade de voo) na preparação de dois foguetes – um feito com garrafa pet e outro real, em tamanho menor, batizado de FOG500P, utilizado por empresas do setor aeroespacial (veja o lançamento no vídeo).

27 01 12
Ligações entre fixo e celular devem cair 10%
Até 2014, redução deve atingir 45%, segundo Anatel. Agora, ligações custarão R$0,484; antes custavam R$0,54
Telefone
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) homologou a resolução para a redução gradual da taxa para ligações entre telefones fixos e móveis. As chamadas VC terão redução de 10% para os usuários, provavelmente, a partir de fevereiro.

O valor pago antes dessa aprovação era de R$0,54 e agora, será de R$0,484. A Anatel espera que, em 2013 e 2014, ela seja de R$0,449 e R$0,425, respectivamente - ou seja, ao final da redução gradual, o consumidor deverá economizar cerca de 45%, se considerada a inflação no período.

Esse dinheiro pago pelo consumidor, normalmente, é dividido entre a operadora de telefonia fixa e a móvel. A redução vai afetar, principalmente, as operadoras de celular, que tiveram um retorno maior nos últimos anos para estimular a expansão da infraestrutura e o serviço no país. OD
 

 

27 01 12
Ex-hacker brasileiro projeta miniaviões para encontrar carros roubados
Aparelhos podem ainda vigiar fazendas e gerenciar o trânsito
Editora Globo
O tempo não decide entre ensolarado, nublado e chuvoso na Ilha de Guaratiba — bairro do Rio de Janeiro a 45 km do centro. “É bom que a gente já vê se o aviãozinho se garante em qualquer clima”, diz o engenheiro Wanderley Abreu Júnior. É o primeiro teste oficial do seu Veículo Aéreo Não Tripulado (doravante, Vant). Quem olha não dá nada. O aeromodelo mede 1,60 m da ponta de uma asa à da outra e pesa 750 g, mas tem versões maiores — de 3,5 kg e de 20 kg. O design também não é o forte, mas isso não parece preocupar Abreu Júnior. Seu negócio não é fabricar as aeronaves, mas o sistema de câmeras e sensores infravermelhos que as transforma em robôs de vigilância e monitoramento de tráfego.

Os Vants desenvolvidos pelo brasileiro são bem diferentes daqueles que ficaram conhecidos por custarem milhões de dólares e participarem de ações militares como a Guerra do Afeganistão e a captura de Bin Laden. Fazem parte de uma nova leva de veículos mais baratos, com menos recursos e projetados para o uso civil. Abreu Júnior não está só. A polícia da Austrália já recomendou ao governo que adote esse tipo de equipamento na busca por automóveis roubados, e a Inglaterra planeja empregar Vants durante as Olimpíadas para patrulhar bancos, motoristas com “comportamento antissocial” e manifestantes. Esse tipo de Big Brother aéreo é também o objetivo do brasileiro. Seus aviões poderão monitorar o trânsito, auxiliar na busca de veículos suspeitos e no controle das fronteiras de propriedades rurais. O software do equipamento é preparado para, por exemplo, identificar a placa de um carro roubado e fornecer a sua localização à polícia. 
.Editora Globo 
Não é de hoje que Wanderley Abreu Júnior está envolvido com tecnologia de segurança. Ele ficou famoso no começo dos anos 2000 por ter ajudado a Procuradoria da República a desmontar redes de pedofilia. Filho de um engenheiro eletrônico em telecomunicações, começou a hackear ainda na infância, quando adotou o apelido “Storm”. Um dia mostrou para o pai um material que tinha encontrado no site da CIA, e ele ficou desesperado: “Devolve essa porcaria!”. Mas, em vez de ser preso, o garoto era convidado por instituições invadidas para que cooperasse com o sistema de segurança — foi assim que conheceu a Nasa. A habilidade virou trabalho, ele abriu a empresa Storm Security, e começou a ajudar a polícia a apontar os crimes virtuais. “Virei parte do negócio. Cheguei a pular o muro de uma casa com os policiais para pegar um pedófilo.”
  Galileu

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário