terça-feira, 31 de julho de 2012

ARTE GALERY_03_A_07_12


MASP PERCORRE VIDA E OBRA DE 

MODIGLIANI


Mulheres esguias, pescoços alongados e olhos amendoados formam o traço característico das figuras pintadas por Amedeo Modigliani. Esta marca inconfundível nas artes plásticas é a atração de Modigliani: Imagens de Uma Vida, mostra itinerante do Masp, em cartaz na cidade de São Paulo até julho.

Por meio de 37 obras originais – sendo 11 pinturas, 22 desenhos e 5 esculturas –, 22 peças produzidas pela mulher Jeanne Hébuterne e pelos amigos, e 200 documentos (como manuscritos, diários, cartas e fotografias), a exposição monta uma linha do tempo afetiva para mostrar como vida e obra se misturam na breve, embora profícua, vida do artista italiano do início do século 20.
O maldito, o boêmio e o provocador se transfiguram nas formas quase geométricas, e fazem emergir um retrato humano do artista. Com curadoria no Brasil de Olívio Guedes, diretor da Casa Modigliani em São Paulo, e do professor Christian Parisot, presidente do Modigliani Institut Archives Légalés Paris-Roma, a exposição segue para Curitiba no segundo semestre.

Modigliani: Imagens de Uma Vida
Local: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp)
Endereço: Avenida Paulista, 1.578, Cerqueira César, São Paulo
Data: até 15 de julho
Horário: terça a domingo, das 11h às 18h; quinta, das 11h às 20h
Entrada: R$ 15 (grátis às terças-feiras)
MOSTRA EM BRASÍLIA ABORDA ARTE EM

 PAPEL

O erro é parte do processo criativo, já que ele faz, no inesperado, a busca por traços ou versos ainda não pensados pelo autor. Nada mais justo, então, do que o Brasília Contemporânea abordar este tema para montar sua terceira edição na capital federal.

A exposição É perdendo o medo de errar que matamos o monstro do meio-dia se dedica à arte no papel com cerca de 60 trabalhos. Desenhos, colagens e gravuras usam a inquietação e a angústia de sete artistas para experimentar uma visão mais poética do cotidiano — as técnicas vêm carregadas de emoções com o uso de cores, do grafite e de plataformas diversas.

Segundo as curadoras Thaís Catunda e Flavia Gimenes, a mostra reúne nomes de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo que possuem uma trajetória consistente dentro das artes visuais, como Lêda Watson, que criou o primeiro Museu de Arte de Brasília, ainda em 1985.

É perdendo o medo de errar que matamos o monstro do meio-dia
Local: Brasília Contemporânea
Endereço: SQN 307, bloco I, salão térreo, Plano Piloto – Brasília
Data: de 18 a 27 de maio
Horário: das 10h às 20h
Entrada: livre
Exposição no Rio vai mostrar imagens raras 

do fundo do mar
Gratuita, mostra no Centro Cultural Correios abre nesta quinta (17).
As 35 fotos foram feitas por equipe de filme que ganhou o 'Oscar francês'.

Imagem da exposição 'Oceanos', que traz imagens inéditas do fundo do mar e abre no Centro Cultural Correios, no Rio, em 17 de maio de 2012 (Foto: Richard Herrmann )
Com imagens captadas pela mesma equipe responsável pelo documentário "Océans" - ganhador do César, "o Oscar francês", de melhor documentário em 2011 -, a exposição "Oceanos" abre para visitação a partir desta quinta-feira (17), no Centro Cultural Correios, no Rio. Até 1º de julho, ficam à mostra no espaço 35 fotos. De acordo com a assessoria de imprensa, a inciativa pretende "contribuir para a conscientização ambiental por ocasião da Rio+20". Trata-se da conferência das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável, que acontece entre 13 e 22 de junho na mesma cidade.
Lee Eunyeol traz o céu para a Terra no projeto

 artístico
 
Starry Night


Lee Eunyeol é mais um artista que trabalha com instalações luminosas a céu aberto, nas mais diferentes paisagens. E em seu projeto recente, Starry Night, ele faz uma série de fotografias analógicas, bem old school, que dão a impressão de que estrelas caíram na Terra. Trabalho do artsta que escolhe os locais que vai fotografar e esoalha lâmpadas estratégicamente. Confira as imagens.


ALEMÃO TRANSFORMA GATOS DA SORTE

 EM ARTE

O Maneki Neko, o gato que acena, é uma escultura de cerâmica colocada em vitrines de lojas ou dentro de casa para atrair boa sorte a seus donos, um talismã incontestável na cultura asiática. Mas, nas mãos do alemão Boris Petrovsky, ele vira sinônimo de arte tecnológica.

O artista produziu 520 gatinhos dourados em material plástico e os expôs em uma plataforma de alumínio, distribuindo-os por 13 filas lotadas com 40 peças, na feira Art Karlsruhe, na cidade de Stuttgart. Além de criar um efeito hipnotizante, a obra Global Pursuit of Happiness (Busca global da felicidade, em português) também reage às interações do público.
05 05 12
Russo leva a lua para mais de 15 países em 

projeto artístico

Russo, o artista Leonid Tishkov criou o projeto Private Moon, que conta, por meio de fotografias, a história de um homem que encontrou a lua e a levou consigo durante toda a vida. Em entrevista à BBC Brasil, ele explicou que o projeto começou em 2003, como uma instalação artística em homenagem ao pintor surrealista René Magritte, e se expandiu para outras séries de fotografias e instalações. A lua em questão, que aparece na série de imagens, foi feita por ele em um material acrílico leitoso e aceso com lâmpadas de LED. Cerca de 15 países já receberam “a lua” e, na maioria deles, o artista colabora com outros fotógrafos para preparar e registrar em foto o cenário com a lua. Veja as imagens.


19 04 12
Artista japonês transforma animais 

conservados em 

objetos de arte
Iori Tomita transforma um processo científico criado para estudo de organismos em uma forma de colorir os esqueletos de animais pequenos.
Camaleão (Foto: Iori Tomita)

Jabuti (Testudinidae spp). (Foto: Iuri Tomita)
18 04 12
SP-ARTE ATRAI ARTISTAS E GALERIAS

 ESTRANGEIRAS

11 04 12
Lista de Afazeres de Leonardo Da Vinci 

será exposta pela primeira vez
Recentemente revelada, uma página inédita dos cadernos de Leonardo Da Vinci mostra que até os gênios precisam escrever suas listinhas de afazeres. Naturalmente, as tarefas na lista de um escultor, pintor e cientista são um pouco menos comuns do que levar o lixo para fora ou limpar o quarto.
Editora Globo
Na lista escrita por volta de 1510, Leonardo lembra-se de obter um crânio para análise, observar substâncias do cérebro, obter livros sobre anatomia vinculada e descrever as mandíbulas de um crocodilo. Nada trivial! O artista também anota que precisa comprar carvão, giz e papel.

Pesquisadores acreditam que a lista foi feita como preparação para um viagem que Da Vinci faria para a Faculdade de Medicina em Pavia, ao sul de Milão. Os cadernos que continham as anotações foram adquiridos pelo rei Charles II em 1690 e permaneceram nos pertences da família real do Reino Unido desde então.

Finalmente a lista será mostrada em público a partir de 4 de maio, como parte de uma exposição dos cadernos de Leonardo da Vinci que acontecerá na Galeria da Rainha, no Palácio de Buckingham. GALILEU
 
08 04 12
Exposição mostra anatomia de animais 

dissecados
Músculos, ossos e articulações de animais reais são expostos ao público.
Coleção inclui cerca de 100 animais, como um elefante de 56 anos.
 Garota observa a anatomia de um elefante na exposição Animal Virado do Avesso (Animal Inside Out, em inglês), que ocorre no Museu de História Natural de Londres, Inglaterra. (Foto: Reuters / Stefan Wermuth)

Von Hagens usa uma técnica chamada "plastinação". Ele substitui água e gordura presentes no corpo por um tipo específico de plástico. Depois, a pele é corroída com enzimas, para revelar partes subjacentes do corpo. Assim, Von Hagens consegue manter as características anatômicas e evitar o apodrecimento do cadáver.

Dupla de renas é exposta na "Animal Virado do Avesso", em Londres. (Foto: Reuters / Stefan Wermuth)

Além do elefante, são destaques da exposição uma girafa equilibrada em apenas uma pata, o sistema circulatório de um tubarão, uma lula gigante e um sistema nervoso de um felino. A maior parte dos animais vivia em cativeiro e foi doada para o anatomista depois de ter uma morte natural.
Segundo os organizadores da mostra, o objetivo não é chocar, mas mostrar partes escondidas da anatomia dos animais. A exposição, chamada "Animal Virado do Avesso" ("Animal Inside Out", em inglês) vai de 6 de abril a 16 de setembro.

Funcionária da exposição observa um gorila dissecado. (Foto: Reuters / Stefan Wermuth)
06 04 12

Último concurso “Luzes da África”: 

melhores fotos de História e de Arte

O livro “Luzes da África” já está na etapa de impressão. Tanto a capa (escolhida por vocês leitores) como os dois encartes fotográficos de 64 páginas (contendo 127 imagens) estarão rodando nos próximos dias. Logo depois, será a vez das 576 páginas do miolo. Será um livro de peso…

Os dois primeiros concursos foram um sucesso e agora vamos ao terceiro e último sorteio para que você tenha ainda uma chance de ganhar um exemplar de “Luzes da África”. Para saber quais foram, segundo os leitores, as melhores fotos do concurso anterior (fotos de Gente), visite a página do Facebook do livro. Para conhecer os nomes das 5 pessoas que receberão o livro grátis, você também deve visitar a página no Face, mas o resultado será divulgado apenas no Domingo de Páscoa. Um pouco de suspense… 

Hoje, apresento 10 imagens relacionadas com a História e a Arte, as quais também estão incluídas no livro. Mas a primeira imagem – só para provocar e atiçar sua curiosidade – não é da África, mas da Mongólia! Na verdade, o capítulo 1 acontece no deserto de Gobi: é nesta terra tão longínqua como mágica que decido realizar a longa viagem por terra pela África. Mesmo não sendo captada no continente africano, a foto está no livro para ajudar ao leitor a entender as paisagens inusitadas do lugar.

Não é um espanto para mim que as outras nove fotos são do Sudão e da Etiópia. Estes dois países mereceram um espaço muito especial no livro com, respectivamente, quatro e três capítulos. Além disso, uma coincidência: as fotos 8, 9 e 10 foram registradas durante a Páscoa.

Para participar do concurso (e talvez ganhar um dos cinco exemplares que serão distribuídos), basta você escolher suas três fotos preferidas e deixar um comentário no final do texto com os números destas imagens. As dez fotos são:

1. Um ovoo de pedra no monastério Khamarin, deserto de Gobi, Mongólia


2. Pirâmides de Meroe, Sudão

2. Pirâmides de Meroe, Sudão

8. Igreja Abba Libanos, Lalibela, Etiópia © MC
31 03 12
MOSTRA EXALTA A FORÇA DA ARTE 

NORDESTINA

As singularidades da produção artística feita no Nordeste são o tema da exposição Zona Tórrida, em cartaz a partir desta quinta-feira no Santander Cultural Recife. A mostra aborda a representação da identidade regional por meio da arte e da cultura, e traz à tona uma antiga discussão: a força da luz na pintura nordestina.

De acordo com o curador, Paulo Herkenhoff, as características ambientais e culturais do Nordeste conduzem os artistas a um poder cromático único. Um dos destaques da mostra, que é acompanhada por textos de Gilberto Freyre, Mário Pedrosa e José Cláudio, é o painel Eu vi o mundo… Ele começava no Recife (abaixo), realizado entre 1926 e 1929 por Cícero Dias, e que é exposto pela primeira vez na cidade cuja história é seu fio condutor.
19 03 12
Com papel e lápis, artista faz obras que 
parecem fotografias
Hiperrealismo do escocês Paul Cadden é tema de exposição em galeria londrina.
Desenho feito pelo artista escocês Paul Cadden (Foto: Paul Cadden/Plus One Gallery)

Desenhos que podem ser confundidos com fotografias são a especialidade do artista hiperrealista escocês Paul Cadden, que é parte de uma exposição em uma galeria de Londres.

Com lápis e papel, Cadden faz desenhos ricos em detalhes e expressões.

As imagens estão sendo expostas na galeria londrina Plus One (www.plusonegallery.com ), especializada em hiperrealismo.

Paul Cadden - 4 Dias 
A exposição engloba 16 artistas hiperrealistas. Mas as obras de Cadden ficarão permanentemente no local, ou até que sejam vendidas - algumas chegam a custar até 5 mil libras, ou quase R$ 15 mil.

Na opinião de Cadden, suas obras 'intensificam o normal'.

Segundo o jornal britânico The Daily Mail, o artista leva em torno de três a seis semanas para produzir cada obra.

Um porta-voz da galeria disse ao jornal que, à primeira vista, as imagens parecem mesmo com fotografias. 'Mas, vendo-as ao vivo, de perto, você percebe que é um desenho. Os detalhes são incríveis'.
Calçada com restaurantes em Nova York é retratada em desenho feito pelo artista Paul Cadden (Foto: Paul Cadden/Plus One Gallery)

14 03 12
TATUAGEM!

A PELE COMO BASE PARA A ARTE
Foi-se o tempo em que se tinha a tatuagem como algo marginal e proibido. Evoluímos.
Hoje podemos ver e assistir pessoas com as mais deslumbrantes artes gravadas para sempre em sua pele,
que serve de base para que o artista possa criar e produzir as mais incríveis imagens.


Verdadeiras Obras Primas do desenho fantástico vão de encontro aquelas babaquices de gravar o nome da pessoa amada, 
que o tempo mesmo se encarrega de mostrar o quanto errada é essa decisão, pois as relações acabam e se renovam e a pele não é papel que se apaga com borracha e corretor de texto.



Portanto a tatuagem artística ganha espaço no mercado mundial e avança para ocupar lugar em mostras cada dia mais exuberantes.   
 É certo que tatuar pessoas de pouca idade é algo muito polêmico e de certa forma deve até ser proibido mas vejam que lindo essa criança na imagem abaixo. Certo... É uma simulação, mas serve para termos uma ideia de como a estética pode ser linda em todas as fases da nossa vida.


Portanto, reflita muito bem sobre o que você pretende fazer antes de se arriscar a produzir arte em seu corpo, isso vira uma mania, e muitas pessoas se entregam de corpo e alma a essa forma de expressão e acaba por não ter mais lugar onde tatuar.

Matéria e pesquisa de imagens: Fred William
13 03 12
Imagens incríveis do interior de instrumentos musicais
Confira as fotografias de instrumentos da Filarmônica de Berlim vistos por dentro
Editora Globo
A Orquestra Filarmônica de Berlim lançou uma nova campanha publicitária com imagens incríveis, que retratam o interior de seus instrumentos musicais. As fotografias a seguir mostram um violino, um violoncelo, uma flauta e um órgão de tubos, vistos por dentro. Confira:
Editora Globo

Editora Globo
11 03 12
POMPIDOU MÓVEL RODA A FRANÇA

Parece inacreditável para um país famoso pela efervescência cultural, mas a verdade é que, na França, uma em cada duas pessoas nunca colocou os pés em um museu de artes plásticas. Para atender a essa população – a maioria habitante de cidades de interior – o Centre Pompidou de Paris criou uma iniciativa que leva o melhor da produção moderna e contemporânea às regiões mais isoladas do território.

Após atrair quase 40.000 visitantes em Chaumont, o Centre Pompidou Mobile chega agora a Cambrai, no nordeste da França. É uma oportunidade para seus 34.000 moradores conferirem uma seleção de obras-primas de autores como Pablo Picasso, Henri Matisse e Fernand Léger escolhidas entre as mais de 60.000 peças que pertencem ao acervo do Pompidou.
Pioneira na França, a iniciativa de descentralização cultural apresenta somente 15 obras, um pequeno número, que serve para a população se apropriar e assimilar uma coleção com suficiente genialidade. A entrada é gratuita e, de acordo com os organizadores, tem o objetivo de promover e impulsionar a cultura no país, principalmente fora das grandes metrópoles.


A exposição começou em 15 de fevereiro e segue até 15 de maio, em Chambrai. A próxima parada do Pompidou Móvel será Boulogne-Sur-Mer, entre os dias 15 de junho e 15 de setembro.


08 03 12
Festival em Cingapura reúne instalações sustentáveis 
de arte com luz
“Key Frames”, instalação do grupo francês LAPS

Os moradores de Cingapura podem enxergar de longe o lugar onde vai acontecer o “i Light Marina Bay“. O local já está todo iluminado com as instalações do primeiro festival sustentável de arte com luz da Ásia.

Esta é a segunda edição do festival, que começa nesta sexta-feira, dia 9, e vai até 1º de abril. Serão mais de 30 instalações artísticas de luz, inovadoras e ambientalmente sustentáveis.

O evento tem o foco principal em artistas do continente, mas também haverá obras de outras partes do mundo. Já que não dá para pegar o avião e partir para o festival em Cingapura, as fotos já dão uma boa ideia do que vai rolar por lá.

Jardim de Luz, instalação projetada no Museu de Arte e Ciência de Cingapura
Luzes e fotografia compõem a arte noturna de dupla de artistas alemães que estão percorrendo o mundo
Olhando assim as imagens até parecem pinturas, mas são feitas com materiais mais inusitados: lanternas e fogos de artifício combinados com fotografia. Essa união, feitas pelos artistas alemães Joerg Miedza e Jan Wöllert resultou em instalações noturnas impressionantes. O projeto começou em 2007, em Bremen, e durou até 2011. Hoje, cada um dos artistas desenvolve projetos individuais em todas as partes do mundo. “Nós adoramos trabalhar à noite. A maioria das pessoas não se sente muito à vontade, mas quando elas veem nosso trabalho perdem um pouco do medo da noite e conseguem perceber quão bonita e cheia de ideia a noite pode ser”, contou a dupla em entrevista para a BBC Brasil.


25 02 12
PRÉDIO ‘SCI-FI’ MUDA PAISAGEM DE CIDADE

Diante da crise econômica na Espanha, uma fabricante italiana de sistemas de iluminação decidiu levar renovação cultural e inovação tecnológica à região de Barcelona – o lugar que escolheu para construir sua nova sede. Fez isso por meio da arquitetura, ao erguer um edifício que mais parece saído de um filme de ficção científica. O prédio, é claro, já se tornou ponto turístico da cidade de Sant Cugat del Vallès, onde está localizado.

Projetado pelo arquiteto catalão Josep Miàs, o edifício-sede da iGuzzini Illuminazione consiste em uma intervenção radical formada por dois volumes. No subsolo estão depósito, estacionamento, auditório e showroom, distribuídos em ambientes convencionais. Mas a parte interessante está sobre este corpo retangular: uma praça que expande o ambiente urbano do entorno, e que serve de base para a imensa esfera que dá cara ao projeto.

25 02 12
CONFIRA: 21ª PARALELA GIFT E 24º ABUP SHOW
O design autoral e a produção artesanal dão o tom à Paralela Gift, que chega a sua 21ª edição no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Tendo como destaque a grande variedade de produtos, a feira acontece até o dia 28 paralelamente ao 24º Abup Show, evento que apresenta lançamentos em utensílios domésticos e objetos para o lar. Elas dão seqüência ao Abup Móvel Show e Paralela Móvel, que deram início ao calendário 2012 de eventos de decoração no Brasil. Confira abaixo os destaques da Paralela Gift e do Abup Show.
25 02 12
Confira as polaroids que inspiraram retratos famosos de 
Andy Warhol
Os retratos que Andy Warhol fez de Marilyn Monroe, Elizabeth Taylor e de outras celebridades são muito famosos. Mas as imagens que serviram de inspiração para eles talvez não sejam tão conhecidas. Agora, uma exibição em Nova York irá revelar as polaroids que o artista usou como referência. 
As fotos que serão expostas na galeria Danziger foram tiradas pelo próprio Warhol durante as décadas de 1970 e 1980. Confira algumas das imagens:
Editora Globo

Editora Globo
24 02 12
EXPOSIÇÃO LIGA LINA BO BARDI A GIO PONTI

Figura fundamental na história da arquitetura e do design brasileiros do século 20, Lina Bo Bardi (1914–1992) tem sua obra cada vez mais reconhecida no exterior. A mais nova prova disso é a exposição Lina & Gio: The Last Humanists, que entra em cartaz nesta sexta-feira, dia 24, no Architectural Association School of Architecture em Londres.

A mostra relaciona o trabalho de Lina ao de Gio Ponti (1891–1979), o grande arquiteto e designer milanês do século passado, cujo trabalho é considerado fundamental dentro do contexto da Itália no pós-guerra. É dele, por exemplo, o projeto da Torre Pirelli, que marca a paisagem urbana de Milão.

A cidade, aliás, deve muito a ele: além de ter organizado diversas edições da Trienal de Milão, Ponti realizou ali uma série de projetos com arquitetos como Piero Fornasetti e Pier Luigi Nervi. Entre a extensa lista de seus colaboradores figura Lina Bo Bardi, que trabalhou em seu escritório antes de migrar para São Paulo.

24 02 12
ARTISTA CRAVA CASINHA EM FACHADA DE PRÉDIO

Quem passar pela Bush Street no centro de San Francisco pelos próximos meses e tiver a curiosidade de olhar para cima corre o risco de levar um susto. Ali, “flutuando” sobre o restaurante Le Central, ao lado do Hotel des Arts, está uma casinha de madeira de pouco mais de 4 m² de área, que tem levado uma única pergunta à cabeça dos transeuntes: “o que diabos isso está fazendo aí?” Saiba mais
18 02 12
BARCELONA VÊ LEGADO DA ESCOLA DE ULM

O legado da Escola de Design de Ulm, na Alemanha, é tema de uma grande exposição em cartaz até o dia 20 de maio no Design Hub, instituto cultural em Barcelona inteiramente dedicado ao desenho industrial.

A mostra reúne 80 móveis e objetos criados na escola surgida em 1953, em um momento do pós-guerra que colocava os valores e rumos da sociedade ocidental em cheque, e que revolucionou a conexão entre o mercado e o design.
18 02 12
ARTISTA CRIA MINIATURAS DE CATÁSTROFES
De florestas a mansões, todas as formas de cenários fantasiosos ou próximos da perfeição são objeto de transformação nas mãos dos artista plástico norte-americano Thomas Doyle.

O diferencial de sua obra, porém, é que ele cria essas paisagens em uma escala minúscula, 
e transporta para elas as mais surpreendentes situações de catástrofe.



“Meu trabalho explora vestígios de memória através da criação de mundos esculpidos em escala 1:43, ou menos. Realizadas em vidro, as obras retratam o passado, as experiências transformadoras. Da mesma forma que nossas recordações surgem como uma névoa, minha obra distorce a realidade através da fantasia”, explica o artista.

O trabalho de Thomas é um dos que compõem a mostra coletiva American Dreamers: Reality and Imagination in Contemporary American Art. A exposição sobre novos talentos da produção norte-americana fica em cartaz entre os dias 9 de março e 15 de julho no Centro di Cultura Contemporanea Strozzina, dentro do Palazzo Strozzi de Florença, Itália.



04 02 12
Museu exibe 'arte' feita por animais
Para museu, obras feitas por chimpanzés e elefantes, entre outros, alimenta o debate sobre o que é arte.

chimpanzé3 (Foto: BBC)

Uma pintura expressionista abstrata feita por um chimpanzé a uma natureza morta retratando um vaso de flor fazem parte de uma nova exposição de trabalhos artísticos criados por animais.

chimpanzé1 (Foto: BBC)

Na mostra do Museu de Zoologia UCL Grant, de Londres, estão ainda obras de gorilas e orangotangos e outros chimpanzés e elefantes.

Os curadores afirmam que os trabalhos levantam a problemática sobre a identidade da arte. "Se a definição de um artista for alguém que cria coisas belas para o mundo, é o que esses animais estão fazendo", disse à BBC um dos curadores, Mike Tuck (veja vídeo).
chimpanzé2 (Foto: BBC)

12 12 11
Artista faz rosto do pai com 3,2 milhões de pontos
Editora Globo
O ilustrador e designer Miguel Endara desenhou uma imagem incrível em homenagem ao pai. O artista compôs a imagem dele com 3,2 milhões de pontos. O trabalho foi registrado em vídeo. Veja o vídeo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário