terça-feira, 31 de julho de 2012

ARQUITETURA_03_A_07_12


07 05 12
MANSÃO RECORTA PAISAGEM DE ILHA ISOLADA

A natureza forjou a construção de uma casa na Coreia do Sul. A estrutura irregular de aço, vidro e concreto forma um polígono com as mesmas pontas, rigor e vista deslumbrante da montanha que abraça o rio Han, que corta o terreno.

Batizado de casa-ilha, o projeto do escritório Iroke KHM leva a arquitetura integrada com a paisagem a um contexto suntuoso. O telhado escalonado de vidro e a malha metálica desenham o imóvel de tal maneira que o pátio interno fica exposto, como se o vale ao redor escalasse a propriedade até o jardim com piscina.

As formas da arquitetura orgânica garantiram espaço privilegiado tanto para a sala de karaokê, a área de ginástica e o salão de jogos (com direito a uma mesa de bilhar), quanto para os cinco quartos (além da suíte do casal, há três para os hóspedes e um das crianças) — a planta tem mais de 20 cômodos, estacionamento e um deque.

O cimento e a madeira da área social integram living, sala de jantar e cozinha no térreo, sem perder a vista do entorno. Os tons de preto e azul da mobília surgem como contraste à decoração modernista do térreo (as cadeiras Tulipa e Eames destacam-se no conjunto), assim com as caixas flutuantes de bambu brincam com a disposição do espaço — os quadrados que modelam o teto são, na verdade, os quartos do andar superior. A casa é, assim, cercada de arquitetura por todos os lados.

 
05 05 12
LEBLON GANHARÁ PRÉDIO DE 
RICHARD MEIER

O primeiro projeto do arquiteto norte-americano Richard Meier na América Latina será no Rio de Janeiro. O prédio comercial, que vai abrigar a sede de uma empresa de gestão de investimentos, será urbano e ecológico como a cidade, e estará fincado no Leblon.
 
A estrutura tem dez andares, sendo três subterrâneos de estacionamento, e planos de 6.500 m² abertos ao trabalho. É que os espaços do escritório são integrados, para melhorar o fluxo de pessoas e informações, e as salas de reunião têm vista para um jardim vertical de 25 metros, que fica nos fundos da planta – o recuo na parte traseira ajuda também o ganho de luz e ventilação.

A arquitetura sustentável, desenhada pelo arquiteto vencedor do Pritzker em 1984, também fez com que a fachada ganhasse linhas horizontais, como persianas fixas, para que o interior fique iluminado durante o dia e, ainda, preservado do barulho da metrópole para quem precisa se concentrar no horário comercial. Veja mais


22 04 12
ALUNOS DESLIZAM POR TOBOGÃS EM FACULDADE

Quando os alunos estão atrasados para as aulas da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha, eles entram pelo cano. No lugar de escadas ou elevadores lotados, o grupo prefere descer por dois tobogãs gigantes.

Criadas pelos artistas Johannes Brunner e Raimund Ritz, do escritório Brunner/Ritz, as estruturas ligam o quarto andar ao térreo do prédio da instituição em segundos. Como o acesso privilegia quem está matriculado no curso de matemática e tecnologia, a dupla alemã fez com que o design da rampa reproduzisse uma parábola. Diversão garantida para nerds, entre um cálculo e outro.



 
17 04 12
ELEVADOR DE HOTEL CRUZA AQUÁRIO GIGANTE

É no elevador que hóspedes e turistas de um hotel alemão conhecem melhor 1.500 peixes tropicais de 56 espécies diferentes. Panorâmico, ele faz o sobe-e-desce dentro dos 25 m de altura do Aquadom, o maior tanque cilíndrico do mundo.

Com 1 milhão de litros de água marinha, o aquário fica no meio do átrio do hotel Radissom Blu, em Berlim, e recebe manutenção do vizinho do edifício, o Sea Life da cidade.

Por conta disso, mergulhadores vivem no tanque limpando e alimentando os animais e, quem sabe, até espiando janelas desavisadas dos quartos – quem tem coragem de fechar as cortinas com uma vista ocêanica dessas?




11 04 12
RIO CANALIZADO VOLTA A SEU 
CURSO NATURAL

Enquanto metrópoles brasileiras como São Paulo gastam bilhões de dólares para canalizar e enterrar seus córregos, a cidade de Cingapura acaba de inaugurar um parque que recupera as curvas e as várzeas de seu principal rio, o Kallang, que havia sido canalizado na década de 1970.

A um custo de US$ 60 milhões, o Bishan Park teve seu ecossistema inteiramente recuperado de acordo com um projeto dos engenheiros do Atelier Dreisetl, em uma obra que durou três anos. Isso inclui, além do desmonte do sistema de canalização do rio (foto abaixo), a plantação de centenas de plantas nativas. Menos de um mês depois da inauguração, elas já atraíram para o local mais de 60 espécies de pássaros que, há décadas, não eram vistas no local.

Com 62 hectares, o Bishan Park faz parte de uma rede linear de áreas verdes que fazem de Cingapura uma das cidades mais arborizadas do planeta. Aos poucos, elas estão sendo recuperadas dentro de um plano ambiental que inclui o uso de parte dos parques pelas empresas que financiam as obras. Entre elas, há cinemas, redes de fast-food e academias de ginástica.




  

06 04 12
TOP 10: AS TORRES MAIS ESCALÁVEIS 
DO PLANETA
Desde que King Kong escalou o Empire State Building, em Nova York, no clássico do cinema de 1933, os arranha-céus de todo o planeta ganharam, literalmente, novos significados. Não raramente, alpinistas profissionais tentam subir ao topo de alguns dos mais famosos edifícios do mundo, em busca de fama, e de uma boa dose de adrenalina. Para ajudá-los, e para tirar o fôlego dos nossos leitores, listamos as 10 construções mais escaláveis do planeta. Confira!


1. Edifício Itália, São Paulo

Um dos edifícios-símbolo de São Paulo é também um dos prediletos de Alain Robert, também conhecido como o Homem-Aranha francês, que tentou escalá-lo pela última vez em 2008.



2. Empire State Building, Nova York

É a torre imortalizada por King Kong… E o mais famoso arranha-céus do planeta. Precisa dizer mais?

3. Burj Khalifa, Dubai, Emirados Árabes Unidos

Atualmente, a construção mais alta do mundo. Ela já foi, é claro, escalada por diversos alpinistas, inclusive nosso amigo Alain Robert, que levou seis horas para chegar ao topo dos 829 metros de altura.

6. Torre Eiffel, Paris

Além de ser a mais famosa torre do… universo, há um bom motivo para vencer, “na unha”, os 300 metros até o terraço do topo: a empreitada certamente leva menos tempo do que aguardar, nas imensas filas, o acesso a seus elevadores.
 

7. Siloo O, Amsterdã

Uma estação de tratamento de esgotos desativada de Amsterdã será transformada justamente em uma imensa estrutura de escalagem, com diversos níveis de dificuldade. Alpinistas deste mundo, uni-vos!
 
 
30 03 12
ARQUITETO PROJETA PRÉDIO 
SÓ DE MADEIRA


A madeira pode ser a solução para a selva de pedra que as metrópoles se tornaram. Pelo menos é o que pensa o arquiteto canadense Michael Green, que planeja usar o material para construir um arranha-céu de 30 andares na cidade de Vancouver. A intenção não é ganhar um título do livro Guinness — o atual recorde reside nos nove andares de um prédio em Londres —, mas provar que o aço e o concreto não são mais fundamentais para a construção.

O decorador Sig Bergamin indica suas lojas preferidas

Dados da Agência Internacional de Energia (IEA, da sigla em inglês) indicam que a dupla preferida das empreiteiras produz grandes quantidades de CO2, um dos responsáveis pelo aquecimento global: para cada 10 kg de cimento concretado, de 6 a 9 kg de gases são produzidos e liberados. A madeira, por sua vez, absorve-os por completo da atmosfera. E é isso o que Green deseja fazer com o Tall Wood, projeto que já ganha apoio de colegas de outras cidades e estádisponível na web para consulta.

Como cortar árvores não combina nada com a bandeira do ecologicamente correto do Tall Wood, o prédio é feito com compensado de fibras e camadas de madeira fundida, que inclusive são mais resistentes para serem usadas na fundação e contra desastres, por exemplo. O arquiteto diz que esse tipo mais sólido tem um desempenho melhor que o aço no fogo, pois ele cria uma camada isolante, o carvão, que não atinge a integridade do pedaço de madeira pesada – basta, para isso, fazer uma estrutura maior para ter essa margem de proteção. “Pode parecer confuso, mas o desempenho de um incêndio é inerente à quantidade da madeira, por isso, em incêndios florestais, as árvores que sobrevivem são sempre as maiores”, explica.

Leia também: No meio da casa tinha uma árvore

 

10 03 12
CANAL NAVEGÁVEL CRUZA (POR CIMA!) 
RIO ALEMÃO

Pontes navegáveis são construções raras de se encontrar no mundo – o que já faz de qualquer uma atração imediata. Se estivermos falando da maior do planeta então, o encanto se multiplica. Localizada na Alemanha, a Wasserstrassenkreuz possui a estrutura de um aqueduto – como o da Lapa, no Rio de Janeiro -, mas foi projetada para ser cruzada por grandes embarcações.
 
Inaugurada em 2003, e medindo um total de 920 metros de comprimento, a maior ponte navegável já feita pelo homem conecta dois canais – o Elbe-Havel e o Mittelland – ao passar por cima do Rio Elba, um dos mais importantes da Europa, próximo à cidade de Magdeburg.
 
Leia também: Passarela cruza canal por dentro d’água

Centenários, os canais eram ligados antigamente por uma passagem complicada, que se estendia por 12 km. Por conta disso, o planejamento para conectá-los começou há quase um século, mais precisamente em 1919. As obras chegaram a ser iniciadas em 1938, mas tiveram de ser interrompidas por conta da Segunda Guerra Mundial.


 
Somente após a reunificação da Alemanha, a construção pôde ser efetivamente retomada. A um custo de 500 milhões de euros, ela começou em 1997, e consumiu impressionantes 24.000 toneladas de aço e 68.000 m³ de concreto. O investimento valeu a pena: a moderna conexão dos canais representa uma economia anual de bilhões de euros para a Alemanha, uma vez que é por esta via que o porto fluvial de Berlim liga-se ao Reno, mais importante rio de toda Europa.

Leia também: Uma montanha-russa feita para andar a pé



  

06 03 12
BJARKE INGELS E SUA ARQUITETURA HEDONISTA
Líder do escritório dinamarquês BIG e um dos mais promissores arquitetos da atualidade na Europa, Bjarke Ingels está na pauta do dia no Brasil. Seu sócio, Kai-Uwe Bergmann, participa este mês da Kitchen & Bath, feira internacional de produtos e acessórios para cozinha e banheiro em São Paulo. Aproveitamos a passagem para conversar com Bjarke sobre o país, arquitetura e hedonismo.

Vencedor do European Prize for Architecture de 2010, ele tem apenas 38 anos de idade, mas é reconhecido por defender ideias como a inclusão da arquitetura na grade de matérias das escolas fundamentais e secundárias, e por realizar projetos que conciliam sustentabilidade e qualidade de vida.

Representante de uma nova geração, Ingels nasceu em Copenhague, estudou arquitetura na Royal Academy da cidade e na Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona. Trabalhou com Rem Koolhaas, na Holanda, mas retornou para a Dinamarca, onde fundou o estúdio Plot, que recebeu um Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2004 pelo projeto de uma sala de música na Noruega. Eem 2006, Ingels fundou o escritorio BIG que, como o próprio nome diz, propõe que as pessoas pensem grande. Os projetos mais celebrados do novo ateliê estão na Dinamarca: um conjunto de 80 apartamentos chamado The Mountain e o edifício 8, com um suave caimento que permite pedalar do térreo até a cobertura.



Você já veio ao Brasil mais de uma vez. Qual é a sua relação com o país?

Em 2001, eu ganhei uma competição promovida pelo arquiteto dinamarquês Henning Larsen. Com o valor do prêmio, mais ou menos 10 mil dólares, viajei ao Brasil, porque eu tinha o desejo de conhecer sua tradição arquitetônica. Fui em busca do trabalho de Lina Bo Bardi, Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas, Affonso Reidy e Paulo Mendes da Rocha. Na ocasião, passei por São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, e terminei a viagem na Ilha Grande. Também conheço a Argentina e a Bolívia.

Quais arquitetos brasileiros da sua geração você conhece?

Conheço o trabalho da Triptyque Arquitetura, e do escritório Eduardo Mondolfo Arquitetos, com o qual trabalhamos juntos no projeto para o Concurso Porto Olímpico do Rio de Janeiro.

E além deste projeto, o BIG está envolvido em mais algum trabalho no Brasil?

Eu voltei ao Brasil em 2010 para apresentar palestras e participar de encontros de negócios. Em apenas 48 horas, tive reuniões bastante promissoras com alguns empresários, mas não posso revelar seus nomes. De qualquer forma, eles se mostraram muito interessados em nosso trabalho, e eu estou bem entusiasmado com a possibilidade de fazer projetos no país.

O principal motivo de minha vinda ao Brasil teve a ver com um projeto de intercâmbio universitário em que meus alunos da Faculdade de Design de Harvard pretendem avaliar os impactos econômicos, sociais, ambientais e urbanísticos da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 especificamente na cidade do Rio de Janeiro.




(FABIO DE PAULA)
18 02 12
JOGO PÕE ARQUITETURA MODERNA NO TABULEIRO

Mesmo depois de terminar a faculdade, arquitetos e designers nunca deixam de debater o modernismo, seja na academia, seja nos bares da vida. Pois as mesas onde a discussão se estende sem fim acabam de ser cobertas por um tabuleiro. Os arquitetos do escritório holandês Next criaram um jogo com mais de 1.000 perguntas sobre o assunto, abordando a vida e a obra dos mais famosos profissionais, os edifícios, e as tendências da arquitetura ocidental.

O tabuleiro simula o desenho de uma planta baixa e cada jogador é representado por miniaturas de seis renomados edifícios. Inconfundível, o paulistaníssimo Copan – de Oscar Niemeyer – é uma das peças, ao lado de outros como a sede da CCTV em Pequim, dos holandeses do OMA, a torre Swiss Re em Londres, de Norman Foster, e o Grande Arche em Paris, de Johann Otto von Spreckelsen.




Outra peça fundamental do jogo são os óculos de Le Corbusier. Em respeito a um dos principais lemas modernistas – a forma segue a função -, o objeto não apenas entretém o jogador, como também o impede de ler as respostas de seus adversários.

As regras são simples: conforme respondem corretamente às questões apresentadas, os participantes podem seguir pelo tabuleiro e se aproximar do centro, garantindo a vitória. redigidas em inglês, as perguntas estão divididas em seis categorías distintas: Visual, Arquiteto, Projeto, Estilo, Influência e Frases.

Disponível para compra pela internet, o Modern Architecture Game custa 45 euros (sem o valor do frete). Mas seria um sucesso certo entre os fãs de arquitetura caso alguma loja do Brasil decidisse importá-lo e – por que não? – criar uma versão com arquitetos e edifícios exclusivamente nacionais.



 

14 02 12
CASA DESMONTÁVEL ACOLHE ALMAS NÔMADES
Quem tem espírito cigano, mas ao mesmo tempo gosta de estar sempre “hospedado” em sua própria casa, tem uma alternativa para conciliar esses dois pontos aparentemente antagônicos.


Studio Aisslinger, escritório de arquitetura baseado em Berlim, na Alemanha, criou a Fincube, estrutura de madeira para montar uma casa que pode ser facilmente desmontada, transportada e remontada em qualquer outro local.

O primeiro protótipo construído tem 47 m² de área útil e foi erguido na comunidade de Ritten, ao norte da Itália, em um platô de cerca de 1,2 mil metros de altura.

A construção é sustentável do ponto de vista de consumo de energia e uso de materiais – adquiridos localmente e recicláveis. Um módulo feito com ripados vazados de madeira envolve toda a estrutura, e faz lembrar um cogumelo. Uma segunda camada interior, feita de vidro, traz conforto térmico à parte de dentro da casa. Para completar, o sistema de automação da residência controla suas funções principais por meio de um painel central. (JENNIFER GONZALES)


07 02 12
MILÃO SE PREPARA PARA GANHAR 
‘TORRES-FLORESTA’

Em meio a edifícios urbanos, uma verdadeira floresta vertical, com centenas de árvores e milhares de arbustos. A ideia, que à primeira vista pode parecer utópica, está ganhando corpo em Milão, onde estão em construção as torres propostas pelo arquiteto italiano Stefano Boeri e por seus colegas Gianandrea Barreca e Giovanni La Varra, do escritório Boeri Studio.

Com 80 e 112 metros de altura, os dois edifícios habitacionais hospedarão 480 árvores de médio e grande porte (de 6 a 9 metros de altura), 250 árvores de pequenas dimensões, 11 mil espécies de forrações e 5 mil arbustos. Toda essa vegetação corresponde a 10 mil m² de floresta. A concretização do projeto exigiu dois anos de desenvolvimento, um trabalho conjunto entre arquitetos, engenheiros e botânicos.

Para que se tenha em mente sua complexidade, basta pensar que um apartamento no 20º andar poderá ter, em seu jardim, um carvalho de 9 metros de altura.


 O incremento da biodiversidade pela criação de um ecossistema com diversos tipos de vegetação é, para Stefano Boeri, a principal virtude da proposta. “Este é um projeto-manifesto que pretende dar voz a uma visão menos antropocêntrica da realidade urbana em favor de uma maior biodiversidade e interação entre as espécies”, defende o arquiteto, acadêmico, ex-diretor da revista Domus e hoje à frente da revista Abitare.

 
 Mas a “pele verde” dos edifícios promete diversas outras vantagens: protege da radiação solar, funciona como barreira contra a poluição acústica, filtra a poeira e restabelece a umidade do ar ao seu redor. O projeto se propõe, ainda, como um grande “outdoor ecológico”, segundo Boeri, “oferecendo um panorama mutante ao olhar da metrópole”. A seleção das espécies utilizadas foi feita conforme sua altura e posição nas fachadas, para que a aparência das torres se transforme ciclicamente, de acordo com as estações do ano.
A conclusão da obra está prevista para 2013. Enquanto isso, as plantas que serão inseridas nos edifícios estão sendo pré-cultivadas em viveiros, para que se adaptem às condições de que irão dispor quando estiverem implantadas. Espera-se que o projeto inspire o surgimento de novas “florestas verticais” mundo afora. (WINNIE BASTIAN) -  Leia CV

29 01 12
UM SALTO NO INFINITO AZUL DO MAR TAILANDÊS
O granito é o porto-seguro desde onde é possível correr até um longo trampolim, a tempo de tomar velocidade suficiente para, em salto corajoso e penhasco abaixo, abraçar as profundezas do mar mais azul da Tailândia, na região de Phuket.

O que mais parece a descrição de um sonho foi materializado na Villa Amanzi, uma casa de 2.600 m² construída na praia Kamala, à beira de um enorme vale rochoso coberto por nuances de floresta tropical. O projeto leva assinatura do Original Vision Architecture.


A inspiração veio das rochas e do horizonte. Ao brotar do terreno, a edificação toma o molde de uma queda d’água: seus níveis se entrelaçam e se recortam, terminando a face sul na ponta de uma piscina de água salgada, semelhante ao trampolim onírico.

No térreo, os espaços amplos de estar e jantar ficam totalmente integrados à paisagem dos fundos e da frente, através de vidros sobre trilhos. A face norte da casa se volta para um muro de granito, onde sua estrutura encontra abrigo. A área íntima, de suítes e dormitórios, espalha-se por um pavimento superior, sobre o living aberto, o que se explica pela fixação do volume suspenso às rochas do próprio terreno.
 
Sob a piscina, uma sala de massagem instiga momentos de reflexão e relaxamento total. Mesmo quem resiste ao sono sonha acordado, por entre inúmeros jardins de ráfias, rendas, e o embalo do canto da sereia.



 

27 01 12
O PARAÍSO DE WILLIAM E KATE NO CARIBE

Cores suaves, referências náuticas e uma boa dose de luxo e conforto definem a mansão onde o Príncipe William e a Duquesa de Cambridge – ou Kate Middleton, seu antigo nome plebeu – estão passando suas férias na exclusiva Mustique, uma das ilhas Granadinas, no Caribe.
 
Com uma bela piscina e cinco suítes, a casa apresenta o equilíbrio necessário para o ócio real. Nem mais, nem menos! Nada beira a opulência. Mas tudo – na arquitetura e nos interiores – tem a funcionalidade e a beleza que se esperam de uma residência frequentada pela realeza inglesa.

   

20 01 12
PALAZZO ORSINI ESTÁ À VENDA EM ROMA

Se o seu sonho é viver em uma casa com história (muita história!), essa pode ser sua grande chance: o magnífico Palazzo Orsini, em Roma, contemporâneo do Coliseu, está à venda. Se o valor de quase R$ 71 milhões – atualmente o maior do mercado imobiliário imobiliário italiano – lhe parecer astronômico, pense duas vezes. Afinal, estamos falando de uma construção do ano 13 a.C.

Atualmente pertencente à família de um aristocrata inglês, o palácio já passou pelas mãos de diversos proprietários. Por isso mesmo, retrata a rica história de Roma.


Tudo começou 85 anos antes da construção do Coliseu – não à toa, um edifício de estilo muito similar. Na ocasião, Julio Cesar deu início ali à construção de um teatro, o Teatro di Marcello, em homenagem a Marcos Marcelo, sobrinho do Imperador Augusto, responsável pela conclusão do projeto. Com capacidade para 11.000 pessoas, a obra de 110 metros de diâmetro abrigou peças e apresentações musicais durante centenas de anos.

 
Na Idade Média, o teatro teve parte de suas colunas e assentos removidos, para se transformar em uma residência fortificada, para famílias de militares. Até 1600, quando a família Orsini mudou-se para o local, o edifício enfrentou cinco séculos de sucessivas mudanças – todas incapazes de reduzir seu caráter e sua importância dentro do contexto urbano de Roma.

14 01 12
THE WORLD, EM DUBAI, COMEÇA A SER OCUPADO
Pesquisa: Verônica Silva - Direto da Alemanha


O absurdo (sob todos os pontos de vista) empreendimento The World, composto de centenas de ilhas artificiais no meio do Golfo Pérsico que, vistas de cima, reproduzem o mapa-múndi, começa a se tornar realidade, contra todas as probabilidades de um cenário de crise global.

Iniciado há cerca de 10 anos em Dubai, o “condomínio” de ilhotas já está com os bancos de areia construídos – e disponíveis para compra. Sua primeira atração, o resort World Island Beach Club, deve ser inaugurada em breve, na ilha Líbano.

Com o slogan “trace seu destino e crie seu mundo particular”, o empreendimento foi lançado no auge do crescimento econômico do início da década passada. O local do projeto não poderia ser mais apropriado – uma fatia de 6 x 9 km, próxima à costa de Dubai, cidade-ícone da especulação imobiliária e do gasto desenfreado.




11 01 12
TOP 10: AS MAIS BELAS BIBLIOTECAS DO MUNDO


Modernas, clássicas, sisudas ou austeras, bibliotecas são espaços onde arquitetura e design têm um mesmo objetivo: oferecer condições ideais para que todos tenham uma boa leitura. Além da acústica impecável, a beleza é fundamental. Na esteira do site Flavorwire, que recentemente listou as bibliotecas mais impressionantes da Europa e Estados Unidos, selecionamos as 10 que mais encantam e inspiram.


06 01 12
LIVRO RETRATA MAIS BELOS TETOS BRASILEIROS


Durante uma viagem a Lisboa, em 2010, para pesquisar fotografias históricas, a produtora cultural Renata Lima, que então preparava o livro Tapetes de Pedra, sobre as calçadas portuguesas, deparou-se com os belíssimos tetos dos edifícios onde ficavam esses acervos fotográficos. Surgiu, assim, o embrião de Tetos do Brasil – Origem, História e Arte (ed. Babel, 240 págs., r$ 160), obra lançada no final de dezembro que traz um olhar apurado sobre esses elementos arquitetônicos nas construções nacionais.


“Temos um patrimônio riquíssimo, daí a ideia de organizar um registro dos nossos tetos mais importantes”, diz Renata. “O livro documenta essas coberturas e as relaciona com o momento histórico e estético em que foram realizadas”, completa o fotógrafo Bruno Veiga, responsável por boa parte das imagens coloridas do título; o outro autor é o celebrado fotógrafo Cristiano Mascaro, colaborador da Casa Vogue, que também participa com um ensaio fotográfico em preto e branco.

 
01 01 12
Safári no quarto
Hotel na África do Sul é projetado para que os hóspedes admirem a vida selvagem sem precisar sair das suítes
Divulgação
Imagine acordar no seu primeiro dia de férias e dar de cara como um enormeelefante. A situação parece improvável, mas é possível. Pelo menos se você tiver aÁfrica do Sul como destino e escolher se hospedar noMakanyane Safari. Localizado na reserva Madikwe Game, uma das maiores do país, o hotel tem suítes com amplas janelas de vidro. Assim, é possível observar os animais e a paisagem sem ter que sair do quarto.

Uma mistura equilibrada entreluxo e rusticidade caracteriza a decoração das acomodações. No total, são oito suítes, todas com vista para a reserva. A impressionante proximidade com a vida selvagem atrai turistas de todas as partes do mundo. De alguns dos quartos, também dá para curtir o visual do rio Marico. Para quem não se contenta em admirar tanta diversidade natural da janela, o hotel também organiza os tradicionais safáris em jipes, com guias especializados. Mais perto da natureza, impossível. Casa e Jardim

27 12 11
Arquitetura das adegas pelo mundo
Belos prédios que abrigam grandes produtores de vinhos no mundo

EFE

A secular cultura do vinho não deixa de se reinventar. E parte dessa reinvenção aparece também na arquitetura moderna das vinícolas e adegas em diferentes lugares do mundo.


EFE

Entre os vinhedos de La Rioja, tradicional terra de vinhos no norte da Espanha, fica a adega Marqués de Riscal, projetada por Frank Gehry, arquiteto canadense que criou o Museu Guggenheim de Bilbao. Recoberto de titânio, o prédio moderno e retorcido contrasta com a região histórica onde se localiza. Além da adega, o local possui hotel, restaurante e spa para vinhoterapia. Vejam mais... 
 
26 12 11
ABRIGO DE ALPINISTAS TEM CONFORTO E DESIGN


Os amantes do alpinismo agora contam com um abrigo cheio de estilo para fazer uma merecida pausa durante a escalada e contemplar a vista com todo o conforto de uma casa.
 
Criação dos italianos Luca Gentilcore e Stefano Testa o LEAP – Living Ecological Alpine Pod é um refúgio pré-fabricado desenvolvido especialmente para servir alpinistas nos trechos mais precários da aventura. Veja mais...
05 05 12
PONTE ‘VOADORA’ CRUZA CANAL HOLANDÊS

A série Transformers parece ter inspirado arquitetos e engenheiros na hora de erguer esta obra na Holanda. Para resolver o engarrafamento constante que ocorria no cruzamento de um canal com o asfalto, a pequena cidade de Leeuwarden encontrou a solução com a construção de uma ponte “voadora”.





 
19 04 12
DANIEL LIBESKIND CRIA ‘CASA-ORIGAMI’

A sequência numérica 18.36.54 batizou a casa de campo de uma família americana, em Connecticut. Isso porque o imóvel foi feito a partir de 18 planos espiralados com 36 pontos ligados por 54 linhas.

O estúdio de Daniel Libeskind está por trás desse origami de aço inoxidável, material que renova a fachada constantemente. O tom lustroso de bronze acentua a luz natural e exagera, inclusive, as mudanças do lado de fora, seja com o passar do dia, do clima e até das estações do ano – flores e folhas parecem ser aplicadas no telhado, de tão delicadas que ficam no reflexo.

O interior da planta pode ser avistado por uma grande grande parede de vidro – isso quando a fachada não a deixa escondida. O design brinca de esconde-esconde, revelando e guardando cômodos grandes, entrecortados pelos ângulos de metal que envolvem a morada. Os pequenos níveis de cimento no chão e os móveis de madeira robusta ajudam a distinguir os cômodos, sem divisórias, deixando o caminho livre entre os 2.000 m² formados por salas, biblioteca, cozinha e quartos.







14 03 12
TOP 10: AS MAIS BELAS ESTAÇÕES DE METRÔ
Estações de metrô refletem o espírito das grandes cidades. Tanto assim que as paulistanas são austeras e funcionais, as de Buenos Aires esbanjam um passado de glamour e as de Londres mantêm-se super democráticas há mais de cem anos (para citar somente algumas). Mas existem metrópoles cujas linhas subterrâneas são um espetáculo à parte. Seja em Estocolmo ou em Moscou, em Paris ou Montreal, algumas estações transformam a experiência de circular de trem por baixo da superfície em um deleite para os olhos. Confira as 10 mais impressionantes do planeta!

Estocolmo, Suécia
A rede da capital sueca é considerada por muitos como a mais bela do planeta. Também pudera: suas estações combinam materiais de alta qualidade, projeto de iluminação personalizado, e um design quase sempre inovador. A linha azul, por exemplo, mantém à vista, em todas as suas estações, as pedras que separam túnel e solo. A arquitetura, é claro, faz o devido arremate na brutalidade das pedras.
Moscou, Rússia
Com 7 milhões de passageiros por dia, o metrô de Moscou é o segundo mais movimentado do mundo, atrás apenas do sistema de Tóquio. Algumas paradas são sinônimos de austeridade, mas a maioria foi construída durante o stalinismo, principalmente na década de 1930, e faziam parte da propaganda política que alardeava a beleza dos serviços coletivos, como os de transporte. O estilo clássico domina as estações, tanto nos vitrais e abóbadas, quanto nos tetos e pisos ultra ornamentados.

Kaohsiung, Taiwan

O metrô da cidade taiwanesa é marcado por imensos painéis de vidro e um projeto de lighting design customizado para cada estação, que lhes dão um visual ora cinematográfico, ora minimalista. Obras de arte decoram todas as paradas, sejam telas e mosaicos nas paredes, ou até esculturas.

Pyongyang, Coreia do Norte
Os trens são antigos e a rede conta com apenas 17 estações, mas o metrô da capital norte-coreana – construído em 1969 – reúne algumas estações bastante suntuosas. Assim como a rede de Moscou, a de Pyongyang foi usada como parte da propaganda governamental. Pode não ser moderna, mas certamente tem seu charme retrô.
13 03 12
CASA SE EQUILIBRA SOBRE FÁBRICA NOS EUA

O desejo de morar mais perto do trabalho, mas com a mesma privacidade que tinham quando viviam no subúrbio, foi o que levou o casal Bob e Kim Zielinski – donos de uma fábrica de vidro na cidade de Pittsburgh, EUA – a tirar da própria cabeça a ideia para construir a casa onde agora estão. Feita em cima do telhado da empresa, a morada se projeta sobre a avenida vizinha, chegando a fazer sombra na linha do trem que passa ali ao lado. De brinde, ainda oferece uma vista panorâmica para a cidade, conhecida por sua tradição industrial.


 
Com os filhos já criados, Bob e Kim resolveram percorrer as margens do rio Monongahela tirando fotos de antigas estruturas fabris de ferro para buscar inspiração para o novo lar. Levou um tempo até perceberem que a melhor solução não era comprar um terreno próximo, mas de fato morar em cima da fábrica da família.

Faltava saber como. Para descobrir, o casal contatou diversos arquitetos, até chegar a Eric Fisher, da Fisher Architecture. O americano propôs uma ousada solução de estrutura em cantiléver – nome que se dá às vigas que se projetam para fora, sustentadas apenas em uma das extremidades, criando o que os arquitetos chamam de balanço. Neste caso, um enorme balanço.

 
A obra nada convencional demorou três anos para ficar pronta, e precisou até de uma equipe especializada na construção pontes, acostumada a estruturar esse tipo de edificação. O resultado é um volume suspenso de 16 metros de comprimento, que abriga quarto, salas e a cozinha aberta. Da extremidade do balanço, o enorme plano de vidro da sala de estar emoldura a paisagem formada pelo rio, pontes e trilhos de trem. (BRUNO SIMÕES)

08 03 12
3 piscinas suspensas pelo mundo
Ousados, estes projetos transformam qualquer mergulho em um acontecimento único. A melhor parte? Você pode realizar estas experiências
Divulgação

Transparente, no teto, na varanda do apartamento... A criatividade dos arquitetos parece não ter limites, quando o assunto é piscina. O único problema é que muitas ficam em residências de luxo e fora de alcance para quem sonha em dar um mergulho nelas. Abaixo, você encontra três tanques suspensos, localizados em hotéis nosEstados Unidos, na Austrália e em Dubai. Quem sabe você não realiza esse desejo nas próximas férias?
Divulgação 

INTERCONTINENTAL FESTIVAL CITY, EM DUBAI, NOS EMIRADOS ÁRABES
Famosa por seus arranha-céus modernos, com estilo futurista, a cidade não poderia estar fora da lista. A piscina que você vê na foto é enorme, mas esta pontinha é a parte mais atrativa. Isso porque ela ultrapassa o limite do prédio e a parte extra é de vidro. Como é transparente, quem passa na rua e olha para cima pode ver as pessoas dentro da piscina e vice-versa.

Divulgação
03 03 12
Bedrock fica na Califórnia. Na vida real. Uma casa no melhor estilo "Flintstones" está à venda por 3,5 milhões de dólares (cerca de 6 milhões de reais). 

A estilo arquitetônico impressiona. A residência está encravada em uma rocha em terreno de 23 acres em Malibu. Com vista para o mar. 

A casa de um só quarto e dois banheiros pertence a Dick Clark, de 82 anos, personalidade da TV americana, segundo o "Los Angeles Times".


21 02 12
MOSTRA LIGA BAUHAUS À 
ARQUITETURA JAPONESA

Famoso nos EUA e Japão, o fotógrafo de arquitetura Ishimoto Yasuhiro acaba de doar para o Arquivo Bauhaus – pertencente ao Museu de Design de Berlim – 55 fotografias preto-e-branco do Palácio Imperial de Katsura em Kyoto. Principais atestados da íntima relação entre a arquitetura japonesa tradicional e o modernismo, as imagens estão em exposição no museu até o dia 12 de março.
 
A mostra, denominada Katsura Imperial Villa – Photographs by Ishimoto Yasuhiro, reúne, além das fotos, documentos e desenhos que revelam o interesse de arquitetos da Escola Bauhaus, como Walter Gropius e Bruno Taut, por certas características das construções do Japão. Muitas delas, próximas dos preceitos modernistas, como a padronização dos elementos construtivos, o uso de módulos, sua fabricação em série e a conseqüente possibilidade de pré-fabricação das casas.

  

08 02 12

AS IMPRESSIONANTES VISTAS DO NOVO WTC


A construção do One World Trade Center – edifício que substituirá as Torres Gêmeas no chamado Marco Zero de Nova York – ainda não terminou, mas já dá para saber como vai ser a vista do topo do edifício. Conforme avançam as obras, surgem fotos cada vez mais impressionantes do visual que se terá dos seus últimos andares. Estas vêm do twitter oficial da Port Authority nova-iorquina, órgão do governo que acompanha o progresso dos trabalhos.

Com mais de 90 pavimentos, a torre também é vultuosa quando se trata de valores – o custo estimado de construção já ultrapassa os US$ 14,8 bilhões, maior do gênero no mundo.

Leia também: a cobertura mais cara de Nova York – US$ 88 milhões

Leia no site da Vogue: Jogadores do time de Tom Brady estariam desapontados com Gisele Bündchen
08 021 12
Piscina no teto
Divulgação

Neste ousado projeto assinado por arquitetos canadenses, a piscina tem fundo transparente, que pode ser visto do corredor. A abertura leva a iluminação natural para o interior da casa. Veja mais
 

30 01 12
CASA COM 11 LADOS TEM VISTA TOTAL PARA BOSQUE

As centenárias árvores de um bosque em Ghent, na Bélgica, inspiraram os arquitetos do estúdioVylder Vinck Taillieu a projetar a Casa BM, para um casal com filhos pequenos. Com 11 fachadas distintas, a residência foi inteiramente planejada para não interferir na natureza e, ao mesmo tempo, tirar o máximo proveito da vista para o verde. 
Dessa forma, ela se organiza em torno de um pátio, onde uma árvore preexistente convive com uma pequena clareira onde os moradores costumam fazer fogueiras em família. Ao redor desse núcleo central está o corredor que conecta os demais ambientes da casa, todos voltados para a área externa.

São quatro dormitórios, três banheiros, sala de jantar integrada com cozinha, home theater, um amplo living e alguns ambientes de função livre, que tanto podem funcionar como closets quanto como novos dormitórios ou salas de usos variados. Os espaços totalizam 18 portas de vidro, cada um com visuais distintos do bosque.



   

27 01 12
EFEITO SURREAL MARCA CASA NO LITORAL JAPONÊS

É como viajar na proa de um navio, sentindo a brisa que vem do mar. Essa deve ser a sensação de quem aluga a casa Nowhere but Sajima, na cidade de Yokosuka, uma vila de pescadores do Japão. A residência faz parte do Nowhere Resorts, um conjunto de imóveis para locação semanal.
 
Em projeto arquitetônico moderno, assinado pelo escritório Yasutaka Yoshimura Architects, o hóspede tem a impressão de acordar com os pés já dentro da água. Um dos grandes trunfos da construção são as janelas, de variados formatos e tamanhos. De dentro, devido à caixilharia praticamente invisível, a morada parece estar suspensa sobre a água, criando um efeito algo surreal.
 
A vista, azul e deslumbrante, é ponto de fuga para o layout da casa, composto por volumes tubulares unidos num bloco triangular único, cujas linhas criam movimento em direção ao mar. Mais

17 01 12
SEIS ANDARES DE VIDRO E UM ÚNICO LAGO
A discreta entrada desta casa, em Lake Tahoe, no Estado norte-americano de Nevada, esconde uma mansão com nada menos do que seis andares e um jardim de pedras que desce por quase 100 m até a beira do imenso lago. É a vista panorâmica para ele que estabelece a distribuição de ambientes e todo o projeto desenvolvido pelo arquiteto Mark Dziewulski.

Devido ao isolamento do terreno localizado na zona rural de Crystal Bay, a Lake House levou 4 anos para ser construída. Mas a espera valeu a pena: seus 800 m² de área demonstram um notável apuro de acabamento. No centro da casa, a escada de vidro rouba as atenções, criando cenários de transparências e reflexos que fazem um equilibrado contraste com o metal e o concreto que estruturam a casa.





14 01 12
ZUMTHOR, BOURGEOIS E AS VÍTIMAS DA FOGUEIRA


Sob a acusação de feitiçaria, 91 homens e mulheres foram queimados vivos no século 17, em uma imensa fogueira montada na ilha de Vardø, noroeste da Noruega. Em homenagem a essas pessoas, o arquiteto Peter Zumthor e a artista plástica Louise Bourgeois (1911-2010) juntaram-se para criar o Steilneset Memorial, uma comovente edificação inaugurada no final de 2011 que tem o objetivo de perpetuar a lembrança do horror sofrido pelas vítimas das fogueiras.

 
O conjunto é formado por dois edifícios. O primeiro e maior deles foi concebido por Zumthor, vencedor do Pritzker em 2009. Inteiramente sustentado por ripas de pinho, a delicada estrutura é coberta com um tecido suspenso que, de perto, lembra um casulo. Em seu interior, um corredor abriga 91 lâmpadas penduradas atrás de janelas. Cada uma delas remete à vida de uma das vítimas.

 
Louise Bourgeois comparece no segundo edifício, também desenhado por Zumthor. A caixa de vidro fumê cria a atmosfera ideal para a instalação The Damned, The Possessed and The Beloved, última grande obra da artista francesa antes de sua morte. Um círculo de espelhos suspenso contorna e reflete um cone de concreto que contém uma cadeira de aço, na qual uma chama queimará eternamente, trazendo à lembrança o horror da morte e do fogo, em contraste evidente à paisagem polar dessa região norueguesa.

 

02 01 12
TOP 10: AS CASAS DE CAMPO DE 2011
Não é porque se está longe da cidade que o conforto e o estilo devem ser deixados de lado. Pelo contrário. Quando se vai ao meio do campo, tudo o que se quer é o calor de uma morada onde a decoração esteja à altura da beleza suprema que a natureza ao redor oferece. Em tempos de verão, quando boa parte dos brasileiros descansa em sítios e fazendas, selecionamos as 10 casas de campo de todo o mundo que mais nos encantaram em 2011. Deleite-se!


 
   

27 12 11
FORTE DE PEDRAS INSPIRA MANSÃO CATALÃ

Presença constante na paisagem espanhola, a fortificação de pedra serviu de inspiração para esta mansão construída em Mont-rás, um distrito da cidade de Palafrugell, no nordeste da Catalunha. Desenhada pelos arquitetos Marta Garcia-Orte e Antonio Zamora e rodeada por carvalhos centenários, a casa parece estar ali há muito tempo, com sua volumetria clean e seus interiores minimalistas.

25 12 11
TOP 10: AS MELHORES CASAS DE PRAIA DE 2011
Praia, areia, mar e montanhas fazem parte da imagem que a maioria das pessoas têm do que é o paraíso. Para aproveitar esse cenário, nada melhor do que uma bela e relaxante casa. Selecionamos aqui as 10 residências praianas que mais nos impressionaram entre as que publicamos em 2011. São projetos que se integram à paisagem natural e, ao mesmo tempo, oferecem conforto e estilo. A surpresa fica para o estúdio sul-africano SAOTA, destaque no cenário da arquitetura de luxo da África, que comparece aqui com três projetos. Confira!




24 12 11
A LIBERDADE É BRANCA. COM PAREDES DE VIDRO

Localizada em uma área arborizada de Maastricht, na Holanda, a casa acima acolhe um casal de paisagistas que trabalham com o corpo – ela é dançarina e ele, ator. Por terem formação em arquitetura, ambos participaram ativamente do projeto, e estabeleceram, por exemplo, que o jardim dos fundos pudesse ser usado pela comunidade.

Mas é o volume todo envidraçado e os interiores brancos que mais chamam a atenção na residência desenhada pelo arquiteto Wiel Arets. E neste perfil tão característico, sobretudo em uma região de casas tão convencionais, é que o casal teve papel determinante. Graças a suas profissões, eles queriam ter a sensação de liberdade total dentro de casa, independente da questão da privacidade.



21 12 11
TORRE MEDIEVAL ABRIGA HOTEL MINIMALISTA

As antigas muralhas, as ruas estreitas de paralelepípedos e as construções medievais da Città Alta – centro histórico da cidade de Bérgamo, no norte da Itália – servem de cenário para oGombit Hotel, uma hospedagem concebida como um verdadeiro laboratório de design de interiores, e que funciona como uma galeria onde os jovens artistas da região expõem seus trabalhos.


 
A partir das mesmas cores suaves e dos materiais crus que caracterizam o entorno, a arquiteta Gio Pozzi criou um espaço que esbanja elegância, sem abrir mão da simplicidade. Associada ao minimalismo de tons e materiais, há uma sucessão de detalhes que realçam o caráter austero dos ambientes, como as lajes de pedra cinza, as cordas e o piso de madeira.
 21 12 11
CASA DE VIDRO EXPÕE ROTINA DE MORADORES

O nome dado pelos autores a esta casa em Washington, nos EUA, não poderia ser mais apropriado: Barcode House, ou casa do código de barras, em português. O título vem da fachada, toda de vidro, recortada com dezenas de faixas de metal preto, que remetem ao símbolo presente em quase toda mercadoria comercializada no mundo hoje. Mas o projeto vai muito além do visual, um tanto devassado, porque se refere à cuidadosa ampliação de um predinho centenário, de tijolos aparentes.
 
Concluída neste ano, a obra do arquiteto David Jameson ocupa os fundos do terreno, em um antigo bairro residencial da capital americana. Seu mérito reside no interessante contraste entre a fragilidade das antigas paredes de alvenaria e a robustez do metal que sustenta o novo volume. O que dá unidade ao conjunto são as cores escuras de ambas as fachadas.

18 12 11
NIEMEYER FESTEJA 104 E INÍCIO DO CAU-RJ
No mesmo dia em que completou 104 anos de vida, Oscar Niemeyer recebeu uma homenagem da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, durante a posse do presidente e demais membros do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do estado.

Após a cerimônia, o arquiteto festejou com convidados em seu escritório, onde aproveitou para lançar a 11ª edição de sua revista, a Novos Caminhos. Neste número, Niemeyer apresenta o desenho para a sede da Universidade Latinoamericana (Unila), que será construída em um terreno de 40 hectares em Foz do Iguaçu, Paraná, com capacidade prometida para mais de 10.000 alunos.

A data foi de comemoração para todos os arquitetos, já que a posse do conselho representa uma nova fase para a classe. Todos os estados brasileiros contam agora com uma entidade representativa exclusiva, sendo que no Rio de Janeiro o primeiro presidente, que foi empossado durante a cerimônia, é o arquiteto Sydnei Menezes. O CAU nacional será presidido por Haroldo Pinheiro, que marcou presença na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Na galeria no topo da página, veja quem mais participou da homenagem a Niemeyer e da posse do CAU-RJ.
 

21 nov 11
NEM TANTO À TERRA, NEM TANTO AO MAR

Apaixonado pelo mar, um casal de aposentados desejava viver como se estivesse sobre ele. A aventura de morar em uma casa-barco, porém, não os atraia. Pensando no perfil desses clientes, os arquitetos do estúdio Designs Northwest desenvolveram uma casa flutuante, solidamente ancorada no solo e na água, em uma marina na orla de Seattle, Estados Unidos.

A residência tem um estilo que acrescenta aspectos industriais à arquitetura típica do oeste dos EUA. Verdadeiro porto seguro para se viver a terceira-idade, ela faz um contraste constante com a água tanto nos ambientes internos, quanto em seu visual externo. Veja mais...




19 nov 11
VISTA DO OCEANO DEFINE MANSÃO NO SENEGAL

15 nov 11
Prédio do ano tem fachada inflável
Construção em Barcelona foi eleita a melhor de 2011, durante o Festival Mundial de Arquitetura. Conheça!

Divulgação


Você já viu um prédio com fachada plástica, que pode ser preenchida e esvaziada, quando necessário? Parece coisa de ficção científica, mas a ideia levou o edifício Midia-ICT, de Barcelona, a ganhar o título de Melhor Construção do Ano de 2011, concedido durante o Festival Mundial de Arquitetura. O evento aconteceu no início de novembro na Espanha.


Divulgação

Projetado pelo arquiteto espanhol Enric Ruiz Geli, da Cloud 9, o prédio tem uma estrutura de metal, que dá suporte à camada de ETFE (um tipo especial e mais resistente de plástico). Três câmaras inflam e desinflam a peça, conforme a necessidade. Além de melhorar o isolamento térmico, a técnica permite criar sombra ou abertura para a iluminação natural, de acordo com as condições do clima. De acordo com a Cloud 9, o prédio emite 95% menos carbono, em comparação com as construções tradicionais. O espaço interno é dividido entre escritórios de grandes e pequenas empresas, um museu multimídia, espaços para eventos e um centro de convenções. Veja mais...

04 dez 11

INDIO DA COSTA CHEGA A 50 ANOS DE CARREIRA


Luiz Eduardo Indio da Costa, 73 anos, é um dos mais reconhecidos arquitetos brasileiros. Autor de projetos residenciais, comerciais e de urbanismo, o gaúcho de Pelotas, radicado no Rio, completa meio século de profissão em 2011 – formou-se pela universidade do Brasil, atual UFRJ. Seu entusiasmo, porém, é o mesmo do início da carreira. “Gostaria de estar iniciando agora”, confessa, argumentando que, graças aos novos recursos disponíveis, é possível “sonhar cada vez mais, sem limites, com a certeza de que o sonho de hoje é a realização de amanhã e a distância entre o sonho e a realidade desaparece com o tempo”. Das definições conhecidas, a de Schopenhauer é a que mais o comove, quando diz que “arquitetura é música congelada”.




20 nov 11
TERRAÇOS PARA TODOS NA BAÍA DE SIDNEY

A baía de Sydney, na Austrália, reserva um cenário marcado por suaves colinas recortadas, sempre pontilhadas por pequenos prédios e mansões e pelas cores da abundante vegetação. Em outras palavras: uma bela vista.

A fim de garantir esse visual, que culmina no mar sempre azul, o arquiteto Luigi Rossellidesenhou o Benelong Crescent Apartments, um edifício com apartamentos em degraus sobre uma das colinas de Bellevue Hill, próximo ao centro da cidade.

De acordo com o arquiteto, o volume é inspirado nas formas sinuosas da Einstein Tower, projetada por Erich Mendelsohn e construída no início da década de 1920 em Potsdam, Alemanha. Como em uma escada, cada um dos andares desce em forma de degrau, acompanhando os contorno da colina. Veja mais...
11 12 11
FLORESTA OCULTA CHALÉS SUSPENSOS EM ÁRVORES

Um hotel feito só de casas na árvore, cada uma em um formato mais inusitado que a outra – cubo espelhado, ninho de pássaro, óvni… Esta deve ser a maneira mais básica de explicar esta inexplicável hospedagem sueca.
A história começa no cinema: após alguns anos vivendo em Estocolmo, um grupo de amigos decide voltar para sua cidade natal, no interior da Suécia. Ali, resolvem se aproximar da natureza, construindo uma casa na árvore, para a surpresa da população local, que até então acreditava que somente a cidade grande oferecia conforto e qualidade de vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário