segunda-feira, 7 de maio de 2012

Curiosidades_03_04


 02 03 12
Beleza e deficiência não são opostos, diz criadora de agência de modelos
Kica de Castro trabalha com 80 modelos com deficiência em todo o país.
Demanda cresce, mas preconceito ainda predomina, afirma ela.

Kica de Castro em seu estúdio (Foto: Giovana Sanchez/G1)
"Aqui, ninguém usa Photoshop", alerta a fotógrafa Kica de Castro para quem entra em seu estúdio, no bairro do Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo. "E sou muito grata à tecnologia HD, que mostrou que todos têm defeitos, ajudou a reassaltar a imperfeição". Kica tem 35 anos e há 12 anos trabalha com fotografia para deficientes. Primeiro, num centro de reabilitação, fazendo fotos de prontuários e fichas médicas. "Era tudo muito frio e eles ficavam inibidos de ter que ficar sem roupa e ser fotografados com uma plaquinha, como numa prisão."

[O G1 publica, nesta quinta e sexta (1º e 2), a série 'Transformadores', que conta histórias de gente que mudou a própria vida para melhorar a realidade de outras pessoas.Conheça todos os protagonistas da série.]

Foi então que ela resolveu dar mais vida para a sala de fotos. "Fui na 25 de março e comprei tudo que você pode imaginar de quinquilharia. Aí, quando os pacientes vinham, fazia quase um editorial de moda com eles, até ficarem a vontade para a foto médica".
Carolina Vieira, uma das modelos da agência de Kica (Foto: Kica de Castro/Divulgação)

Kica percebeu que tudo mudou no seu trabalho, e os pacientes começaram a pedir books de moda. Vendo a demanda, ela começou a pesquisar e viu que a Europa está avançada na moda para deficientes. Após uma viagem para a Alemanha e muita pesuqisa e contatos, ela abriu, em 2007, a "agência de modelos para profissionais com alguma deficiência" que leva seu nome. Hoje ela trabalha com 80 modelos em quase todo o Brasil - menos no Acre e em Rondônia.

Em suas fotos, os aparelhos ortopédicos aparecem como acessórios. "Acho que agora as pessoas estão conseguindo enxergar que beleza e deficiência não são palavras opostas, mas ainda existe muito preconceito", diz ela. Até hoje, ela diz que a agência faz mais trabalhos para fora do Brasil.
 Saiba muito mais

28 02 12
Homicídio e homicídio culposo: 
as cidades mais perigosas do mundo
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Horas de tiroteios entre gangues de traficantes e policiais, bairros inteiros que têm caído na anarquia, grupos étnicos que lutam entre si com metralhadoras e granadas de mão - a nossa galeria mostra as cidades que pertencem a esses eventos, uma vida triste.
Mord und Totschlag – Die gefährlichsten Städte der Welt (Bild: Imago)

Homicídio e homicídio culposo: as cidades mais perigosas do mundo (fotos: AFP, Simon Maina, Gerardo Mazariegos)

Maskierter Polizist in Guatemala Stadt (Bild: AFP, John Ordonez)

Mord und Totschlag – Die gefährlichsten Städte der Welt (Bild: Imago)
25 02 12
Vacas avisam que estão no cio via SMS
Mimosa atualizou seu status para: no cio - com uma nova tecnologia, vacas deixam mensagens quando estão prontas para acasalar
Editora Globo

Veterinários e fazendeiros que cuidam de bovinos precisam fazer exames constantes nas vacas para descobrir se elas estão em seu período fértil e podem reproduzir. Agora, uma nova tecnologia promete simplificar este processo: através de uma coleira, as vacas enviam uma mensagem para seus donos avisando que estão “no clima”.

Desenvolvida pela Universidade de Strathclyde, na Escócia, a nova coleira usa o mesmo tipo de sensor do Nintendo Wii para monitorar a atividade e o movimento de cada bovino. A partir destes dados, um programa consegue determinar se uma vaca está em seu período fértil, se engravidou ou se está pronta para dar à luz. E então, um software que relaciona os movimentos da Mimosa com a vida sexual do animal, envia o SMS.

Como hoje a reprodução de bovinos é feita, em maior parte, através da inseminação artificial, a nova tecnologia irá fazer com que menos tentativas sejam necessárias para engravidar uma vaca, barateando o custo da carne e de derivados de leite. GALILEU
 
21 02 12
Trabalho Mortal - Sucata no Terceiro Mundo
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Mão perigosos - de sucata na Ásia
Serviço feito à mão, por pessoas sem nenhuma segurança e que trabalham praticamente como escravos, sem regras, sem orientação. 
Mão perigosos - de sucata na Ásia
Mão perigosos - de sucata na Ásia
As partes cortadas são levadas para a praia de forma totalmente irregular e os acidentes graves são frequentes.
Mão perigosos - de sucata na Ásia

21 02 12
O ambiente e os animais - carne produzida à partir de células-tronco
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Isso pode revolucionar a indústria de alimentos completamente: Um cientista holandês trabalhando em carne a partir de células-tronco. Sua pesquisa ainda está em fase de desenvolvimento. Mas no outono sua equipe apresentará o primeiro de uma patty vaca a partir de células-tronco.

A carne picada em um açougueiro: A carne produzida com células-tronco será um dia como olhar e tem um gosto tão real.

A "carne" ainda é muito brilhante, até agora nenhum traço de gosto. Mas os hambúrgueres de laboratório está previsto. O mercado postal holandês quer de volta em outubro, a carne produzida por células-tronco. Saiba mais
21 02 12
Garagem high-tech permite estacionar mais de um carro no mesmo lugar
Uma empresa do Reino Unido chamada Cardok criou um sistema de garagem que é capaz de estacionar mais de um veículo no mesmo lugar. Graças à tecnologia de pilares hidráulicos que são acionados por controle remoto, uma das garagens se esconde no subsolo. Assim, é possível estacionar outro carro no andar de cima ou até mesmo deixar o espaço livre.

Garagem para mais de um carro (Foto: Divulgação)

O sistema é disponível em duas versões, Mono e Multi. Na primeira, é possível estacionar apenas um veículo, deixando a calçada ou garagem vazia. A versão Multi, pode ser de comprimento duplo, largura dupla ou altura dupla, e permite acomodar cerca de 10 toneladas no total.

Como as garagens comuns ocupam uma boa parte do terreno útil das residências, esta solução foi criada para quem quer manter um jardim à frente da casa ou tem mais de um carro.

Como toda boa invenção high-tech o investimento é um pouco alto. A versão Mono sai por U$ 61 mil, algo em torno de R$ 105 mil na cotação atual. A versão Multi fica em U$ 72 mil, pouco mais de R$ 124 mil. Tec Tudo

21 02 12
Eita!! Vodka melhora a sua oratória
Em busca de uma desculpa para beber no carnaval? Pesquisa mostra que o drink melhora sua habilidade de comunicação

Editora Globo
Segundo um estudo da Universidade de Illinois, a vodka melhora sua criatividade verbal e sua capacidade de associar palavras.

Para chegar a essa conclusão, cientistas deram vodka para um grupo de voluntários até eles apresentarem 0,08% de álcool no sangue – o limite da intoxicação legal nos EUA. Outro grupo de participantes não bebeu nada.

As duas equipes deveriam resolver desafios envolvendo palavras e, em média, os voluntários “quase bêbados” deram respostas corretas 4 segundos mais rápido do que os sóbrios. Isso porque quando você bebe um pouco (mas não o suficiente para ficar bêbado), passa a usar mais a intuição na hora de falar, em vez de medir cuidadosamente suas palavras.

De acordo com os pesquisadores, o resultado mostra que, de fato, artistas e compositores podem trabalhar melhor quando inebriados. Galileu
 
21 02 12
Colômbia cria 'ratos farejadores' para detectar minas e explosivos
Animais têm longo treinamento para ajudar a prevenir alta no número de vítimas de dispositivos explosivos.

Rato farejador (Foto: BBC)

A Colômbia está investindo na criação de "ratos farejadores", cuja tarefa é detectar minas terrestres e outros dispositivos explosivos. Trata-se de mais uma estratégia por parte do país para tentar reverter o aumento do número de vítimas de minas antipessoais (veja o vídeo).

Minas terrestres são uma das armas dos guerillheiros do grupo Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farcs) em seu combate ao Exército colombiano.

Os ratos passam por um extenso treinamento que envolve até o convívio forçado com alguns de seus predadores naturais, como os gatos. G1
 
21 02 12
Top 10: censuras polêmicas no Facebook
Facebook é uma ótima ferramenta para compartilhar e divulgar conteúdo próprio. Assim como outras redes sociais, o site vangloria-se de ser um espaço aberto para a liberdade de expressão e difusão de ideias para qualquer pessoa. Por isso mesmo alguns casos de censura costumam causar tanta polêmica e indignação. O TechTudo relembrou dez casos de censuras indevidas na rede social.
Courtney Stodden (Foto: Reprodução)

10. A controversa celebridade americanaCourtney Stodden, que ficou famosa em 2010 por ter se casado aos 16 anos com um adulto de 51 e por publicar fotos sensuais, teve seu perfil do Facebook banido em outubro do ano passado. O motivo citado pela rede social foi a presença de "conteúdo sexual inapropriado", um problema provavelmente agravado pelo fato dela ainda ser menor de idade. "Muito sexy para o Facebook?", perguntou a própria em sua conta pessoal no Twitter.

No dia seguinte, o Facebook colocou a página dela de volta e pediu desculpas. Courtney ficou aliviada e disse que o caso era resultado de ataques de cyber-bullying.
 Effin (Foto: Reprodução)
09. O Facebook também já implicou com nomes de cidades e de pessoas em sua rede social. Em 2010, por exemplo, páginas com a palavra "Palestina" chegaram a ser banidas, assim como novos membros com o sobrenome "Arab" eram impedidos de abrir uma conta na rede social. Além disso, apenas em janeiro deste ano o Facebook liberou os residentes da cidade irlandesa Effin citarem o local como sua cidade natal.

Mônica Arpor e sua foto censurada (Foto: Reprodução)
07. Em 2010, o Facebook baniu a imagem do perfil da jornalista de celebridades Mônica Apor. Isso porque tratava-se de uma reprodução da capa da edição de julho daquele ano da revista Playboy, para a qual posou nua.

Como protesto, Apor postou no lugar uma imagem exibindo apenas uma tarja com a palavra "Censurado". E ainda reclamou no Facebook: "Cheio de perfis fakes e pornográficos por aí e vem me encher o saco!"
18 02 12
No Reino Unido, lontra é flagrada 
em momento de fé


"Querido Deus, por favor abençoe o meu alimento". A prece, tão presente antes das refeições de famílias cristãs, conquistou o mundo animal. O fotógrafo Marac Andrev Kolodzinki flagrou o momento em que uma lontra parace manter contato direto com seu guia espiritual. A imagem foi feita no zoológico de Whipsnade, no condado de Bedfordshire, no Reino Unido.

Não demorou muito para organizações religiosas se manifestarem pedindo autorização para utilizar a fotografia em campanhas publicitárias. Elas acreditam que o animal pode se tornar uma ferramenta útil para a obra do Senhor.

- Um sujeito de um culto religioso me ligou uma vez. Eu acho que ele fazia parte de uma galera da Suíça, mas não tenho certeza. Ele queria que eu o acompanhasse até o país e pregasse àquelas pessoas sobre o meu sentimento no momento da foto. Sobre a minha experiência divina - contou ao Daily Mail.

EXTRA
18 02 12
Chávez chama candidato da oposição venezuelana de 'porco'
Henrique Capriles foi eleito rival de presidente para eleições de outubro.
'Minha missão será tirar a máscara, medíocre', disse Hugo Chávez.

Henrique Capriles acena para apoiadores após saber da vitória nas primárias deste domingo (Foto: Carlos Garcia Rawlins/Reuters)

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, chamou na quinta-feira (16) de "porco" o recém-eleito candidato presidencial da oposição, Henrique Capriles, seu adversário nas urnas nas eleições de outubro.

"Minha missão" será "tirar a máscara, medíocre, porque por mais que se disfarce, medíocre, tem rabo de porco, tem orelhas de porco, ronca como um porco: é um porco", disse Chávez sobre Capriles.

"Quanto mais se empenhar em se disfarçar, mais vai se ver comigo. Todos os dias deste mundo, medíocre, não vai poder me evitar, não vai poder evitar o confronto com Chávez, que é o confronto com os patriotas, com a pátria", acrescentou o presidente, referindo-se ao discurso de unidade e não confrontação apresentado pelo agora candidato da oposição.

Na quarta-feira, Chávez, em sua primeira reação, acusou Capriles - eleito no domingo candidato da oposição em inéditas primárias nas quais obteve mais de 60% dos votos - de encarnar a burguesia e de tentar imitá-lo sem sucesso.

"Ele é progressista, quase socialista, mas não se atreve a ir até lá. Um dia destes vai sair dizendo que é bolivariano também, é o que falta, diga a verdade (...) você é um burguês, defende a burguesia", reiterou na quinta-feira Chávez, defensor do que denomina o "socialismo bolivariano" e crítico feroz das classes ricas.

Chávez, no poder desde 1999, tentará ser eleito em outubro para um terceiro mandato. G1
 
18 02 12
Americano é preso após invadir casa, arrumar roupa e limpar o chão
Caso ocorreu em South Bend, no estado de Indiana.
Suspeito foi levado para cadeia com fiança de US$ 1 mil.
Keith Davis invadiu casa, cozinhou e depois limpou o chão. (Foto: Reprodução)
O norte-americano Keith Davis, de 46 anos, foi preso em South Bend, no estado de Indiana (EUA), acusado de invadir uma casa, cozinhar e depois limpar o chão e dobrar as roupas da moradora, segundo reportagem da emissora de TV "WNDU".

"Quando entrei em casa, percebi que ele tinha cozinhado um frango com cebola, dobrado minhas roupas e varrido o chão", disse Ashley Murray, destacando que Davis não roubou nada.

"Ele bebeu meu suco de laranja, mas, em troca, varreu o chão e dobrou minha roupa", afirmou.

O suspeito foi levado para uma cadeia com uma fiança de US$ 1 mil.
16 02 12
"O Taliban quer a paz"
EUA Faz acordo com os Taliban
Pesquisa: Verônica Silva - Direto da Alemanha
O presidente francês, Nicolas Sarkozy (Foto: dpa) (© Foto: dpa)
IMAGEM: DPA miniaturas Zeige

Cabul, 16 Fevereiro (AP) - Os EUA e o Afeganistão começaram conversações secretas com o Taliban. O presidente Afegão, Hamid Karzai, disse em uma entrevista com o "Wall Street Journal". Karzai reconheceu que a maioria dos Taliban tem interesse em paz. Mas não Quis dar detalhes sobre as conversas que ele tem,por enquanto para não comprometer o processo. Saiba mais
 
14 02 12
Abrigo para quem está no poder - o segredo da Guerra Fria bunker nuclear
Pesquisa: Verônica Silva - Direto da Alemanha
Centro de comando no bunker do governo, perto de Bonn (© Imagem: Governo do Site Documentação Bunker)

Na Alemanha, os EUA, a Rússia, ou a China de hoje, existem bunkers que foram construídos entre os anos cinquenta e setenta. Você deve fazer backup da agenda do governo para uma sobrevivência ao ataque nuclear. A existência das instalações muitas vezes não era conhecida até depois do fim da Guerra Fria. Veja Mais
 
14 02 12
Segredo das pessoas populares pode ser a habilidade de “ler mentes”

De acordo com um estudo das universidades de Oxford e Liverpool (Inglaterra), o segredo de quem tem muitos amigos pode estar na capacidade de “adivinhar” o que outras pessoas estão pensando e, em especial, antecipar o que querem. É claro que a habilidade não tem nada a ver com uma habilidade sobrenatural e sim com a sensibilidade e boa leitura de sinais, que permitem captar o estado mental de outras pessoas. O termo usado pelos cientistas para isso é “mentalising”.

Pois bem. Os pesquisadores descobriram que o córtex órbito-frontal (parte do cérebro logo acima dos olhos, importante para as habilidades sociais e a capacidade de imaginar o que está rolando na cabeça de outra pessoa) é bem maior em quem tem muitos amigos. O estudo também sugeriu uma ligação entre a habilidade da ‘leitura de mentes’ e a capacidade de manter um círculo de amigos realmente significativos, ao contrário de meros conhecidos.

Depois de terem seu cérebro analisado por meio de ressonância magnética na Universidade de Liverpool, 40 voluntários tiveram que listar todas as pessoas com quem haviam se envolvido socialmente (o que não incluía relações profissionais) ao longo dos últimos sete dias. Eles também passaram por um teste psicológico de sua capacidade de “ler a mente” dos outros.

Região onde fica o córtex órbito-frontal, logo acima dos olhos; imagem: Wikipedia

O professor e pesquisador Robin Dunbar, do Instituto de Biologia Evolutiva e Cognitiva da Universidade de Oxford, explicou ao jornal Daily Mail: “Descobrimos que os indivíduos que tinham mais amigos se saíram melhor em tarefas de ‘mentalising’ e tinham mais volume neural no córtex órbito-frontal.”

A psicóloga e co-autora do estudo Joanne Powell, da Universidade de Liverpool, completou: “Talvez a descoberta mais importante do nosso estudo seja termos sido capazes de mostrar que a relação entre o tamanho do cérebro e o tamanho da sua rede social é mediada pela habilidade de ler mentes”.
O professor Dunbar ainda ressaltou a importância de lembrar que todos os voluntários eram estudantes de pós-graduação com praticamente a mesma idades e com oportunidades semelhantes para atividades sociais. Mesmo assim, alguns se deram melhor que outros. Apesar de fatores como a quantidade de tempo livre para socializar, onde vivem, sua personalidade e gênero influenciarem os tipos de amizade que a pessoa terá, a habilidades de saber o que se passa na mente dos outros foi um fator predominante. LEIA SUPER
08 02 12
Fundo de Arte Sensacional: 
A bela irmã gêmea da "Mona Lisa"
Pesquisa: Verônica Silva - Direto da Alemanha
Na verdade depende da "Mona Lisa" sim Louvre, em Paris.  Agora, porém, ela tem uma irmã gêmea no Museu do Prado em Madrid.  (Foto: AFP PHOTO, Jean-Pierre Muller, Javier Soriano)

Falsificações pobres da "Mona Lisa" abundam. Mas, no Museu do Prado em Madrid é uma cópia do famoso quadro de Leonardo da Vinci, que tem tudo: A "irmã gêmea" provavelmente teve origem na própria oficina do mestre, sob sua supervisão pessoal. Restauração trouxe à luz a verdade agora.
Bei dem Werk handelt es sich um eine Kopie, die allerdings nicht von einem Fälscher stammt, sondern von einem Schüler Leonardo da Vincis. Wahrscheinlich malte er das Bild im Beisein des Meisters persönlich in dessen Atelier in Florenz. (Bild: AFP PHOTO, Javier Soriano)

O trabalho é uma cópia que foi pintada não por um falsificador, mas por um aluno de Leonardo da Vinci. Ele provavelmente pintou o quadro na presença do seu próprio mestre no seu estúdio em Florença. (Foto: AFP PHOTO, Javier Soriano) 

Die Lebensgeschichte des Universalgenies Leonardo da Vinci birgt noch immer Rätsel und Geheimnisse in sich. Experten gehen davon aus, dass entweder da Vincis Lieblingsschüler Francesco Melzi oder auch Andrea Salai der Maler von Mona Lisas Zwillingsschwester gewesen sein dürften. (Bild: Imago)

A história de vida do universal gênio Leonardo da Vinci ainda mantém mistérios e segredos. Saiba mais
08 02 12
UM GIGANTE FEITO DE 4.200 ENGRADADOS

Um gigante de quase 20 metros de altura feito apenas com engradados de refrigerante tem chamado a atenção de quem passeia pela orla da Cidade do Cabo, na África do Sul. Pesando cerca de 27 toneladas, o boneco faz parte de uma ação da Coca-Cola com intuitos ecológicos (e promocionais, é claro).

Não é de hoje que a fabricante de bebidas usa caixotes para erguer gigantes naquele país. Mas essa última escultura – carinhosamente chamada de Elliot – tem uma qualidade a mais sobre as anteriores. Além de ser a maior delas, ela é feita com 4.200 engradados de plástico reciclado, todos eles com mensagens sobre a importância da reciclagem e do reuso – iniciativa de uma empresa que adota o plástico em milhões de garrafas distribuídas em todo o mundo. Leia mais
 
07 02 12
Escorpião sem olhos
Pesquisa: Verônica Silva - Direto da Alemanha
O Escorpião recém-descoberto fica a Vietbocap thienduongensis nome.
Na parede de uma caverna pesquisadores vietnamitas descobriram uma pálida, sem olhos escorpião. A espécie agora descrita pertence a uma família cujos membros escorpião se adaptaram a viver em cavernas escuras. Leia mais
 
 
04 02 12
Modelo com véu islâmico e biquíni causa polêmica na Bélgica


Filip Dewinter, político de ultradireita da Bélgica, lançou uma campanha polêmica no país: "Mulheres Contra a Islamização". Nela, An-Sofie, uma modelo de 19 anos, filha de Dewinter, aparece usando um véu islâmico e um biquíni.

A campanha está dando mais combustível às tensões sociais e religiosas na Bélgica, que tem sido destino de muitos imigrantes de origem islâmica. Os nacionalistas estão torcendo o nariz para o movimento migratório.

No pôster, na parte de cima, lê-se: "Liberdade ou Islã?".

Na parte de baixo: "Você decide!"

An-Sofie disse à imprensa belga não ter se sentido usada pelo Vlaams Belang, partido do pai. A jovem afirmou ter sido ameaçadapor gurpos islâmicos, mas garantiu não ter medo.

"As mulheres sempre são as primeiras vítimas do Islã. Queremos deixar claro que elas têm uma escolha", disse o político.



 
08 03 12
Como as cidades serão depois do fim do mundo? Veja as fotos
Artista russo usa criatividade e computação para simular como seria o mundo 
pós-apocalipse
Enquanto o fim de 2012 e, de acordo com as profecias, o próprio fim do mundo não chega, você pode ir se preparando para o que poderá encontrar, caso sobreviva. Brincadeiras a parte, o artista russo Vladimir Manyuhin resolveu reconstruir digitalmente fotos de alguns dos cartões postais mais conhecidos do mundo para mostrar como eles ficariam depois do fim do mundo.

Para compor os cenários de horror, o artista se inspirou em jogos de computador, como Final Fantasy e Fall Out, e no filme estrelado por Will Smith, Eu Sou a Lenda. O resultado é de arrepiar. Confira abaixo:
Times Square hoje // Crédito: Alamy via dailymail.co 
Editora Globo
Editora Globo

Praça Vermelha, em Moscou // Crédito: Alamy via dailymail.co
Editora Globo
Editora Globo

06 03 12
Para carregar celulares, brasileiro cria máscara que converte respiração em energia


De olho no mercado cada vez mais promissor da produção de energia limpa e pensando em ajudar as tantas pessoas que, diariamente, sofrem com a falta de bateria no celular, justamente quando não há nenhuma tomada por perto, o designer brasileiro João Lammogliaprojetou o AIRE.

Trata-se de uma máscara capaz de converter a respiração humana em eletricidade para carregar pequenos gadgets. Como? A invenção possui miniturbinas eólicas em seu interior, que transformam o ar expelido por quem utiliza a máscara em energia – que é transferida a pequenos eletrônicos – como celular, GPS e iPod – por meio de uma espécie de cabo USB.

De acordo com Lammoglia, o AIRE pode ser utilizado em qualquer lugar ou situação: no ônibus, durante uma corrida no parque ou ainda enquanto o usuário tira um cochilo – basta não estar nem aí para os olhares que o uso do aparelho, fatalmente, atrairá para quem colocá-lo no rosto, em público, para produzir energia.

Por enquanto, o AIRE é, apenas, um conceito – que, inclusive, já rendeu ao seu criador o prêmio internacional Best Of The Best 2011 Design, da organização Red Dot –, mas o brasileiro já tem planos para comercializá-lo. Super
06 03 12
REVOLUCIONÁRIO
Vermes microscópicos podem ser a chave para imortalidade
A capacidade de multiplicação desses animais servirá de inspiração para métodos eficientes de rejuvenescimento

Editora Globo
Pesquisadores britânicos acreditam que platelmintos podem viver para sempre graças à capacidade de regeneração constante. Essa teoria foi formulada depois que especialistas da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, criaram uma colônia de mais de 20.000 platelmintos a partir de um único verme.

As planárias vivem em lagos e lagoas e têm a incrível capacidade de regeneração e multiplicação das partes de seu corpo. Por isso, quando verme tem uma de suas partes amputadas, conseguia se reconstituir novamente. Em outras palavras, os pedaços de uma única planária são capazes de criar músculos, pele, vísceras e cérebro, dando vida nova a um novo ser.

Entender como esse fenômeno funciona, bem como os processos químicos envolvidos pode ajudar cientistas a desenvolver novos métodos para permitir que seres humanos fiquem jovens por mais tempo.

Além disso, de acordo com um dos líderes da pesquisa, Aziz Aboobakes, os dados coletados vão ajudar a entender o que é preciso para um animal ser potencialmente imortal. “Nossa próxima meta é compreender os detalhes da evolução de um animal imortal”, disse ao The Telegraph.

Há muito, os platelmintos fascinam os cientistas pela sua capacidade de regeneração. Os estudos mais recentes revelaram que esse verme pode manter continuamente, e durante as regenerações, o comprimento de uma parte crucial de seu DNA, o telômero, responsável por proteger as funções celulares do envelhecimento.

Com um DNA fortalecido, os pedaços de uma única planária são capazes de criar músculos, pele, vísceras e cérebro, dando vida nova a um novo ser. Galileu
06 03 12
 “Mulher-zumbi” 
acorda depois de ficar morta por seis dias
Chinesa de 95 anos simplesmente saiu andando de seu caixão

Editora Globo

Li Xiaufeng, uma chinesa de 95 anos da província da Guangxi, foi encontrada morta por seu vizinho durante uma manhã. Ele teria tentado movê-la, mediu seu pulso e até verificou a sua respiração. Concluindo que a idosa estava morta, avisou a família dela que, por sua vez, iniciou as preparações para o funeral.

O costume chinês diz que a pessoa morta não pode ser enterrada imediatamente – todos os seus familiares e amigos precisam comparecer ao funeral antes. Então, o corpo da sra. Xiaufeng ficou exposto em um caixão aberto durante seis dias.

Um dia antes do enterro, o caixão apareceu vazio e sem nenhum sinal da sra. Xiaufeng. O corpo foi procurado pela vila inteira e foi encontrado de pé, se movendo e cozinhando uma refeição na própria cozinha. “Cansei de dormir, acordei e estava com fome”, explicou-se a “morta”.

Mas calma, ainda não é hora de se desesperar e se preparar para uma infestação zumbi. Segundo médicos, o que aconteceu com a velhinha foi o que a ciência chama de morte artificial – a pessoa, aparentemente, não respira, mas seu corpo ainda está quente.

Boas notícias para Li Xiaufeng, que está viva. O único problema é que, como segue a tradição chinesa, todos os pertences dela foram queimados em seu funeral e agora até suas roupas são emprestadas. Galileu
03 03 12
Primeiro filme pornô 4D terá cadeiras vibratórias nas sessões de cinema
Ainda não há data de lançamento. Produtor da franquia garante que novo título deve render efeitos de quarta dimensão nas salas de exibição
3D Sex and Zen

Nada como usar a tecnologia a favor da humanidade, não é mesmo? Talvez esta seja a proposta do "3D Sex & Zen", o primeiro filme erótico do mundo feito em terceira dimensão. Lançado em 2011, a película permanece como a recordista de bilheteria em Hong Kong (China), superando até mesmo a arrecadação de "Avatar".

O filme, dirigido por Christopher Suen, é inspirado em um clássico texto erótico chinês, "O Tapete Carnal de Orações", de 1657. Na trama, um jovem sexualmente frustrado ganha acesso à corte imperial durante a dinastia Ming e participa de orgias com as mais belas cortesãs do oriente.

Agora, como se não bastasse, o lançamento da sequência que dará continuidade à franquia promete trazer uma novidade ainda mais curiosa: segundo o jornal Daily Chilli, o produtor Stephen Shiu, de 63 anos, pretende empregar a tecnologia do 4D durante a exibição nos cinemas. "4D Sex and Zen: Slayer of a Thousand from the Mysterious East", quarto filme da série, deve render atualizações técnicas, ou, melhor dizendo, vai incluir cadeiras vibratórias nas sessões do filme.

Se for mesmo em quatro dimensões, o título pode trazer, além dos movimentos nas poltronas, efeitos como chuva, vento e odores. Resta saber quais serão eles.

Ainda não há muitas informações sobre o novo episódio da franquia. O que se sabe é que as gravações terão início até o final de 2012. Olhar Digital
28 02 12
A megalomania arquitetônica dos 
políticos e ditadores
Os políticos e ditadores muitas vezes querem colocar um monumento ainda vivo, para deixar sua posteridade uma impressão duradoura. Nós mostramos algumas estruturas que atingiram a fronteira com delírios de grandeza, mesmo ultrapassados.

Torre de neutralidade em Ashgabat, Turquemenistão (Foto: Imago)

Torre de neutralidade em Ashgabat, Turquemenistão (Foto: Imago)
21 02 12
Garoto de 5 anos vive como uma menina e é diagnosticado com transtorno de identidade de gênero
Menino de 5 anos vive como uma menina

Um garoto de 5 anos que vive como uma menina é uma das pessoas mais jovens diagnosticadas com transtorno de identidade de gênero. Desde os 3 anos, Zach Avery, que vive em Essex, na Inglaterra, recusa-se a se vestir como um garoto. Segundo os pais dele, Theresa e Darren Avery, Zach ficou obcecado com a personagem de TV Dora, a exploradora.

Preocupados com o comportamento do filho, os pais levaram Zach ao médico. Depois de várias consultas e observações, ele foi diagnosticado por especialistas com transtorno de identidade de gênero. A escola em que o menino estuda, inclusive, disponibilizou um banheiro neutro, para crianças de todos os sexos. 

Zach (à direita), com sua mãe Theresa, o pai Darren e o irmão Alex

A mãe de Zach conta que o filho sempre se comportou como o menino, mas, de repente, no fim de 2010, ele começou a agir como uma garota. “Ele se virou para mim um dia, quando tinha 3 anos, e disse: ‘Mamãe, eu sou uma menina’. Presumi que ele estava apenas passando por uma fase. Depois, ele passou a ficar chateado quando alguém se referia a ele como um menino”, conta Theresa à reportagem do jornal Mail Online. Extra
 
21 02 12
Bodes também têm sotaque

Engana-se quem achava que o sotaque era privilégio exclusivo dos humanos. Um estudo da Universidade de Londres descobriu que o balido emitido por cabras e bodes pode variar de acordo com o lugar e o rebanho no qual vivem. Tudo bem que eles não têm um vocabulário lá muito variado, mas essas diferenças sugerem que os bichos podem ser mais inteligentes do que se pensava.

Para o estudo, publicado na revista Animal Behaviour, os pesquisadores acompanharam quatro rebanhos diferentes de cabritinhos pigmeus e gravaram seus sons com um microfone escondido durante várias semanas. No início, os animais ficaram com suas mães e irmãos e copiavam seus sons. Mas, à medida que cresciam e formavam grupos sociais com seus pares – conhecido como ‘creches’ –, começaram a desenvolver um “sotaque” próprio.

Isso sugere que sotaques regionais entre os mamíferos são muito mais comuns do que se pensava. Além disso, eles podem mudar de acordo com seu ambiente social em vez de serem unicamente determinado pelos genes, como se costumava acreditar. Super
 
18 02 12
Homem engole garfo após tentar coçar a garganta com o objeto no PR
Caso ocorreu em Bandeirantes, no norte do Paraná. 
Homem passou por cirurgia e passa bem, diz médico.
Talher ficou entalado no esôfago. (Foto: Reprodução / RPC TV)
18 02 12
Humanos e robôs apertam as mãos no espaço
O Robonauta 2, da Nasa, e o Comandante Dan Burbanck apertaram as mãos na Estação Espacial Internacional
Editora Globo

O Robonauta 2 da Nasa (R-2 para os íntimos e para os fãs de Star Wars) concluiu nesta semana uma bateria de testes na Estação Espacial Internacional. Após ter terminado suas tarefas, o robô recebeu um aperto de mão do Comandante Dan Burbanck e, em linguagem de sinais, enviou uma mensagem para a Terra: “Hello, World” (Olá, mundo).

R-2 foi enviado à EEI no ano passado para a análise de como robôs funcionam por lá, e, desde então, tem passado por testes para verificar a sua mobilidade no espaço. Ontem, os últimos exames da primeira bateria de experiências foram realizados.

“Foi um aperto de mão firme. Parabéns aos engenheiros e programadores”, comentou Dan Burbanck.
Confira o vídeo do aperto de mão histórico
 
18 02 12
Brasil é o 4º maior mercado de carros, 
diz consultoria
Peugeot 308 traz 'luz' e conforto (Divulgação)
Segundo pesquisa da Jato Dynamics, colocação foi mantida em 2011. G1 Auto Esporte
18 02 12
Cidade americana tem placa de trânsito 'musical'
Brincadeira foi feita em Nashville, no estado do Tennessee.
Berço da música country dos EUA, cidade quer exibir outros estilos.
Placa de trânsito como os dizeres 'músicos carregando' é vista em Nashville, no estado americano do Tennessee. A cidade está em campanha para mostrar aos visitantes que, além de centro americano da música country, também tem espaço para outros estilos de música (Foto: Mark Humphrey/AP)
18 02 12
Universidade promove competição para descobrir quem ama mais (em nível cerebral)

"Competidores terão 5 minutos em uma máquina fRMI para amarem o máximo que conseguirem"

É possível que algumas pessoas possam amar mais do que outras? A Universidade de Stanford (famosa por seus experimentos pouco comuns) realizou a 1ª Competição Anual do Amor para tentar responder a esta pergunta– e sim, é possível.

Sete pessoas de 10 a 75 anos de idade participaram. As regras: cada pessoa devia passar cinco minutos em uma máquina de ressonância magnética funcional enquanto pensava em alguém que amava – ou no sentimento em si – da forma mais intensa possível. Os pesquisadores, então, mediriam a atividade cerebral das áreas envolvidas na produção dos componentes neuroquímicos (serotonina, dopamina e ocitocina /vasopressina) do amor. Quem mostrasse maior atividade nessas áreas ganhava.

O estudo foi feito pelo Stanford Center for Cognitive and Neurobiological Imaging (CNI) e aparece no curta-metragem da revista Wholphin. Dá pra ver a seguir, em inglês. Leia mais
 
18 02 12
Clube russo comemora o Reveillon todas as noites
Se você adora celebrar o Ano Novo, precisa conhecer o Purga Nightclub
Editora Globo

Esqueça o carnaval – que tal comemorar o Ano Novo? Sim, em pleno fevereiro (e em todos os outros meses), o clube Purga, de São Petesburgo, na Rússia, faz festas de Reveillon diariamente.

E não pense que as festas de passagem de ano do Purga são baladas comuns. Lá, todas as características da festa russa estão presentes: o hino nacional é tocado, um discurso de Vladmir Putin é passado nas TVs e a decoração é toda especial.

Você não achou a ideia tão boa assim? Saiba que o Purga fica tão lotado que, para conseguir entrar lá, as reservas precisam ser feitas com uma semana de antecedência. O sucesso do clube é tão grande que uma filial da casa, com a mesma proposta, foi aberta em Moscou recentemente.

A maioria dos clientes do lugar afirma que vai lá por que não conseguiu comemorar o ano novo com a família e com os amigos no dia certo – afinal, na festa de Ano Novo, o que vale é o humor das pessoas e não a data em si. Galileu
 
14 02 12
Em breve, as batidas do seu coração poderão ser usadas como senha de acesso
Objetivo é construir um sistema capaz de bloquear ou liberar o acesso a PCs e outros dispositivos apenas com a aproximação do usuário
Saúde - Coração
Twitter, Facebook, Foursquare, e-mails, Orkut, Last.fm, MySpace, cadastros e mais cadastros. Ufa! Você até deve perder o fôlego com tanta coisa para decorar, ou melhor, tantas senhas para se lembrar e qual delas usar em cada um desses sites, não é mesmo? Para sanar esse problema, alguns aplicativos já existem para que você não se esqueça de vários logins diferentes para acessar suas contas na web.

Mas fique atento a uma novidade jamais vista antes: cientistas da National Chung Hsing University (Taiwan) afirmam que, em breve, os batimentos do seu coração vão substituir todos esses recursos e serão sua senha de acesso para todos os seus cadastros. O objetivo é construir um sistema capaz de bloquear ou liberar o acesso a PCs e outros dispositivos apenas com a aproximação do usuário.

Segundo o NewScientist, cada um de nós tem um tipo único de batimento cardíaco, exclusivo, e que não se repete de pessoa para pessoa. Para que esses batimentos se tornem uma senha, é utilizado um sistema que criptografa o padrão das batidas do seu coração e o transforma em uma chave secreta, podendo ser usada para destravar um computador bloqueado ou liberá-lo com o toque das mãos, por exemplo.

O processo para criptografar esses dados é feito através de um eletrocardiógrafo - exame que registra a variação da eletricidade gerada pela atividade do coração - para extrair características únicas do órgão do indivíduo. A partir daí, os pesquisadores usaram as informações coletadas para gerar uma senha secreta de cada um dos corações e sistematizá-las em um esquema de criptografia baseado na teoria do caos, ou seja, em que pequenas alterações iniciais podem gerar resultados diferentes.

Isso significa que, pelo fato do coração ser um órgão tão instável, a única forma de liberar o acesso em um computador bloqueado vai depender do padrão único dos batimentos criptografados de cada pessoa.

Ainda não se sabe quando essa tecnologia estará disponível. OLHAR DIGITAL
08 02 12
As maravilhas do frio: Fantásticos fenômenos naturais da Antártida
Pesquisa: Verônica Silva - Direto da Alemanha
Polarlichter, Berggletscher, leuchtend blaue Seen und bizarre Eisformationen zeugen heute von der einzigartigen Schönheit eines unberührten Kontinents. Welt der Wunder hat die Highlights der Antarktis für sie zusammengestellt… (Bilder: Public Domain, Imago)

Nenhum continente no mundo tem tantos mistérios como o da Antártida. Ainda assim boa parte do mundo bizarro de neve e gelo estão inexplorados. Mas quem está se aventurando no terreno inóspito será recompensado com espectaculares maravilhas naturais.
Die Blood Falls, Blutfälle, sind ein wahrhaft erstaunlicher Anblick. In leuchtendem Rot ergießen sie sich aus einem Gletscher heraus ins Meer. Der Grund für die merkwürdige Farbe des Wassers ist Eisenoxid – also Rost. Es stammt aus einem extrem salzigen See, der 400 Meter unter dem Eis verborgen liegt. Dort leben vermutlich unbekannte Mikroorganismen, die das Eisenoxid als Abfallprodukt abgeben. (Bild: Public Domain)
O sangue cai, os casos de sangue são uma visão verdadeiramente surpreendente. Em vermelho brilhante, que derrama de uma geleira no mar. A razão para a cor estranha da água é de óxido de ferro - ferrugem assim. Ela vem de um lago muito salgado que está oculto debaixo de 400 metros de gelo. Há provavelmente desconhecidos microorganismos vivos que liberam o óxido de ferro como um produto residual. (Foto: Domínio Público)
Die Vielfalt der Eisberge in der Antarktis kennt keine Grenzen. Wie schwimmende Kunstwerke erscheinen die immer neuen Eisskulpturen, die die Natur hier erschafft. Die meisten sind weiß, viele erscheinen aber auch blau oder grünlich. Warum das so ist, wissen Forscher bis heute nicht. (Bilder: Imago)   A diversidade dos icebergs na Antártida não conhece fronteiras.Como obras de arte flutuante parecem sempre novas esculturas de gelo, o que cria a natureza aqui. A maioria é branca, mas muitos também aparecem em azul ou esverdeada. Porque isto é assim, os pesquisadores não sabem até hoje. (Imagens: Imago) 

Doch auf an der Erdoberfläche der Antarktis gibt es Seen. Der Fryxellsee beispielsweise, ganzjährig zugefroren, fasziniert durch seine leuchtend blaue, fast glasklare Oberfläche. Er ist rund viereinhalb Kilometer lang und wurde Anfang des zwanzigsten Jahrhunderts entdeckt. (Bild: Public Domain)

Mas na superfície da Antártida, há lagos. O Fryxell Lago, por exemplo, congelada durante todo o ano, encantado com o azul brilhante, quase toda a superfície cristalina. É cerca de três quilômetros de comprimento e foi descoberto no início do século XX.(Foto: Domínio Público) Veja mais

 
04 02 12
Robô que transmite beijo pode ser a solução para namoros à distância

Se antes a distância impedia muitos namoros de darem certo, hoje isso não precisa mais ser um problema. O pesquisador Hooman Samani desenvolveu um pequeno robô que pode revolucionar os relacionamentos virtuais. Trata-se do Kissenger, um robozinho com lábios artificiais altamente sensíveis.

Funciona assim: você e a sua paquera virtual beijam seus Kissengers ao mesmo tempo. Como são sensíveis ao toque, os robozinhos conseguem reconhecer os movimentos e transmiti-los.

O Kissinger (trocadilho com as palavras kiss e messenger, beijo e mensageiro em português) foi criado por Hooman Samani, um desenvolvedor da Universidade de Cingapura que se dedica a criar soluções robóticas para… bem… relações virtuais. Por mais estranha que pareça a ideia, até compreendemos que o Kissinger possa ser útil para quem gosta de alguém que está longe. Mas ainda não descobrimos por que diabos o robô tem formato de porco.

Se a foto acima não foi o suficiente para você ter noção de como o gadget funciona, veja só este vídeo. Leia SUPER
 
04 02 12
5 coisas assustadoras que você não sabia sobre formigas
Saiba porque estes insetos podem ser um dos animais mais assustadores da Terra

Editora Globo

Você já sabe como as formigas são fascinantes – são muito fortes, vivem em colônias complexas e sabem trabalhar em conjunto. Mas o site io9reuniu alguns fatos impressionantes que você ainda não conhece sobre elas:

1. Existem formigas bem grandes por aí

Perdoe-nos se você tem fobia de insetos, mas um tipo de formiga africana, a Dorylus wilverthi, mede cerca de cinco centímetros. E ela nem é a maior espécie que já andou pelo nosso mundo: foram encontrados fósseis de uma formiga pré-histórica, batizada de Titanomyrma giganteum. O tamanho do bichinho? Seis centímetros e meio.

2. Formigas são, praticamente, telepatas

As formigas se comunicam tão bem com suas colegas de colônia que cada formigueiro é considerado pelos especialistas um ‘”superorganismo”, com uma única consciência.

3. Elas são pesadas

Uma única formiga não é pesada, mas em países equatoriais, onde elas existem em maior abundância, o peso total desses insetos representa um quarto da “biomassa” total – ou seja, 25% da soma do peso de todos os seres vivos do local. Agora pense na quantidade de formigas necessárias para chegar a essa marca. O que nos leva a outra pergunta...

4. Quantas formigas existem no mundo?

Se você acha que 7 bilhões de humanos é um número muito grande, espere até ouvir essa: estima-se que existam 10,000,000,000,000,000 de formigas na Terra.

5. Formigas praticam a escravidão

Você se lembra de “Vida de Inseto”? A trama da animação da Pixar girava em torno de um formigueiro que era forçado a trabalhar para um bando de gafanhotos. Mas na vida real a coisa não é bem assim: as próprias formigas podem escravizar um formigueiro de outra espécie. Chamada de “dulosis”, essa prática consiste em roubar ovos e larvas do formigueiro vizinho e forçar os filhotes a trabalharem. Se eles não trabalham são devorados. Leia Galileu
 
30 01 12
Cidade na Rússia instala caixas para mães abandonarem bebês de forma anônima
Enfermeira mostra o funcionamento da caixa

Uma cidade da Rússia comprou cinco caixas batizadas de algo semelhante a “caixa de entrega de bebês”, para que mães pudessem deixar, de forma anônima, filhos indesejados. É a primeira vez que as tais caixas são introduzidas no país. Três caixas já foram instaladas na cidade de Krasnodar. As outras duas estarão funcionando até o fim de janeiro.

Segundo o jornal “Daily Mail”, a medida tem como objetivo proporcionar boas condições sanitárias para os bebês abandonados pelas mães. Normalmente as crianças são abandonadas em caixas de papelão. As caixas para bebês já são utilizadas, desde o ano passado, na África do Sul.

Uma criança já foi encontrada na caixa 
Até agora, apenas uma menina foi deixada na caixa. “Ela foi levada a um abrigo para crianças, mas acho que será adotada logo, porque temos menos crianças na região do que famílias querendo adotar”, explicou Elena Redko, porta-voz do departamento de saúde de Krasnodar. Veja Mais
30 01 12
Cerca de 10% dos índios que vivem na PB moram em favelas, diz IBGE
Número representa pelo menos 338 indígenas, divididos em cinco cidades.
Coordenador do Funai acredita que há mais índios morando em favelas.
29 01 12
Indonésia quebra recorde de mais longa 'queima de fogos musical'
Explosões ocorrem sincronizadas a uma trilha sonora.
Marca de 25 minutos de duração quebrou recorde do ano passado.
Cores dos fogos de artifício iluminaram o céu de Jacarta (Foto: AFP)

Uma apresentação organizada pela FireMaxx Burname Indonesia em Jacarta na noite deste sábado (28) quebrou seu próprio recorde de mais longa "queima de fogos musical".
Parte do festival das lanternas, que celebra o Ano Novo lunar, o espetáculo de luzes no céu do parque Ancol sincronizadas a uma trilha sonora teve duração de 25 minutos, cinco a mais que a marca estabelecida no ano passadoVeja mais
28 01 12
Sucesso Aeroespacial para a Rússia , "Progresso" leva suprimentos para ISS
Pesquisa: Verônica Silva - Direto da Alemanha
Primeiro sucesso para a Rússia no Espaço 2012: Uma nave de abastecimento está a caminho da Estação Espacial. Especialistas acreditam ter encontrado uma das razões para o fracasso da missão "Phobos-Grunt" , as tempestades magnéticas.

Lançamento bem sucedido de Baikonur.
27 01 12
Luzes mágicas: Como encantar o gelo polar norte luzes da noite
Pesquisa: Verônica Silva - Direto da Alemanha
Cores brilhantes rompendo as trevas: no passado, as pessoas acreditavam que auroras eram sinais dos deuses. Mas o que realmente está por trás do fenômeno incrível de luz?

Nordlichter – auch „Aurora borealis“ genannt – sind ein einzigartiges Naturschauspiel. Wenn hoch im Norden der finstere Polarwinter herrscht, verzaubern die faszinierende Leuchterscheinungen den dunklen Himmel. Je weiter man sich dem Nordpol nähert, desto höher ist die Wahrscheinlichkeit, mit eigenen Augen das Nordlicht zu erblicken. (Bild: Imago)

Blaue Stunde: Wie häufig Polarlichter auftreten und wie hell sie sind, hängt von der Stärke der Sonnenaktivität ab. Eruptionen auf der Oberfläche der Sonne lösen Sonnenwinde aus – die irgendwann auf die Erdatmosphäre prallen. Je stärker die Winde, desto öfter erscheint das magische Leuchten. (Bild: Imago)

Im eisigen Wasser des Fjordes spiegeln sich die Lichter der Stadt Tromsö – und das Nordlicht. Die rund 65.000 Einwohner haben sich damit arrangiert, dass es einen guten Teil des Jahres dunkel ist: Sie verstehen es, ausgelassen zu feiern – und machen die Nacht zum Tag. (Bild: Imago)
27 01 12
Inversão dos Pólos pode levar o mundo a acabar
Até dezembro, vamos publicar 12 maneiras possíveis de o mundo acabar
Editora Globo
Pássaros voando desorientados. Mudanças climáticas imprevisíveis. Radiação solar capaz de fritar aparelhos eletrônicos e sistemas de comunicação e nos causar sérias doenças de pele. Esse pode ser um cenário apocalíptico causado pela simples inversão dos polos magnéticos da Terra — o norte vira sul e o sul vira norte. E isso já aconteceu várias vezes ao longo da história, em intervalos que variaram de 10 mil até 50 milhões de anos. O evento, que se relaciona à extinção em massa de espécies, pode voltar a ocorrer. “Desde 1840, temos visto uma queda na força do campo magnético, e as inversões acontecem justamente quando essa força está em seu valor mínimo”, afirma Ricardo Trindade, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP.

As mudanças dos polos ocorrem devido a turbulências imprevisíveis no núcleo terrestre. Ao enfraquecer o campo magnético do planeta, elas nos deixam mais vulneráveis aos ventos solares, a tal radiação emitida pelo sol, e estragam nossos sistemas de satélite e telecomunicações. Alguns cientistas acham as previsões exageradas. Felizmente, elas devem, no mínimo, demorar. Segundo Trindade, o campo pode levar até 10 mil anos para alcançar sua intensidade mais fraca e levar à inversão polar. Até lá, já poderemos ter sido extintos de outras maneiras e não sentiremos falta do celular. GALILEU
 
23 01 12
China espera boom de bebês em Ano do Dragão
Casais querem ver filhos nascendo sob signo tido como auspicioso; custos ligados a partos e serviços pós-natal sobem em Hong Kong.

Catherine Mok (Foto: BBC)


Catherine Mok, uma mãe moderna de Hong Kong que se divide entre a vida profissional e criação da filha, sabia que dar à luz neste ano sairia caro.

Assim como muitos chineses e descendentes ao redor do mundo, ela crê que o signo do Dragão é o Zodíaco do calendário chinês mais auspicioso do ciclo tradicional que completa sua volta a cada 12 anos.

"O dragão é especial. Eu podia esperar um ou dois anos mais, mas claro, não quero esperar mais 12 anos por um bebê dragão", disso Catherine à BBC. O parto deve ser no mês que vem.

Em parte por causa do aumento da demanda, a maquiadora espera gastar cerca de 100 mil dólares de Hong Kong (cerca de R$ 22,7 mil) só em cuidados médicos relativos à gravidez - mais de 50% a mais do que gastou no nascimento da primeira filha, nascida no ano do Rato, três anos atrás.

Em Hong Kong, o governo espera um aumento de 5% no número de nascimentos em 2012 em relação a 2011. Médicos e especialistas acreditam que a elevação seja ainda maior: 10%. Mais G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário