segunda-feira, 7 de maio de 2012

Arquitetura_04_05_06


25 12 11
Arquitetando
Uma série de imagens e textos que vão fazer você vibrar de felicidade em ver a nossa arquitetura em meio às obras do mundo inteiro.
A Boa Energia do sol

Confesso que eu não imaginava que viveria a ponto de ver o país se desenvolver, distribuir renda (embora ainda seja pouco) e ser vista com maior respeito e interesse pelo mundo. Constatei isso, agora, viajando de férias pela Europa em outubro.

Fiquei feliz de saber recentemente que o governo federal tornou obrigatório o uso de painéis de captação de energia solar nos novos programas de construção de casas populares para as famílias com renda de, no máximo, três salários mínimos nas regiões sul, sudeste e centro-oeste. Ou seja, muito mais brasileiros passarão a ser abastecidos com energia e do tipo mais limpa que existe e, o que é melhor, econômica.

Na segunda fase do Programa Minha Casa, Minha Vida, está prevista a instalação do sistema em 400 mil casas. Nada mais natural em um país tão ensolarado como o nosso.

O céu é o limite


De um lado para o outro


Salve a Água da Chuva


O futuro é agora


Pioneiros nas obras sustentáveis
22 12 11
SERIA ESTA A CASA MAIS SEGURA DO MUNDO?


Engana-se quem pensa que segurança é uma preocupação exclusiva da arquitetura brasileira. Eis aqui uma casa na Polônia que ultrapassa todos os limites de proteção que se pode imaginar para uma construção do tipo – a ponto de ser considerada à prova até de um ataque de zumbis. Ou pelo menos é assim que gosta de pensar o seu proprietário, fã declarado de filmes de terror e aventura.

Fato é que ela deixa para trás qualquer muro alto ou cerca elétrica tão comuns no Brasil. Localizada em um vilarejo próximo a Varsóvia, a residência recebe o adequado nome de Safe House – ou casa segura, em português. Dentro de um monolito de concreto com 610 m² de área, ela tem tudo aquilo que se procura quando se vive longe da cidade: um belo jardim, salas espaçosas, janelas imensas com vista para o verde, e até mesmo uma piscina coberta. Saiba muito mais...
21 12 11
BOLHA TRANSPARENTE VIRA CAMPING DE LUXO


Pensando em reaproximar homem e natureza, o designer francês Pierre Stephane Dumas, fundador da empresa Bubble Tree, concebeu uma série de abrigos temporários em forma de bolhas transparentes para se passar a noite contemplando as estrelas.
Batizado de Cristal Bubble, o projeto busca produzir o menor impacto ambiental possível sem deixar de lado o conforto de uma suíte de hotel. Dentro de uma série de variações os abrigos podem ter apenas uma sala, na menor configuração, até banheiro e dois dormitórios. 
As bolhas estão espalhadas por diversos campos franceses destinados principalmente ao ecoturismo e podem ser alugadas por noite ou mesmo para eventos urbanos ao ar livre.
Essa é a segunda linha de produtos da marca, que já havia lançado anteriormente uma série de casas na árvore em forma de casulos. (BRUNO SIMÕES) Veja mais...
20 12 11

IMS TERÁ NOVO MUSEU NA AVENIDA PAULISTA


Instituto Moreira Salles anunciou nesta segunda-feira como será a nova sede que pretende abrir em São Paulo. Mais especificamente, um museu na Avenida Paulista, cujo desenho ficará a cargo do estúdio paulistano Andrade Morettin. Os arquitetos venceram outros cinco escritórios em um concurso de anteprojetos, cujo tema foi o terreno que fica entre as ruas Bela Cintra e Consolação. Junto de 1.200 m² espalhados por três andares e dedicados a exposições de arte, o edifício terá uma biblioteca de fotografia, um auditório, salas de aula, uma cafeteria e uma loja.

 
Além de ser um marco na arquitetura da avenida, o novo centro cultural responde a uma antiga demanda do IMS, que não pode realizar a maioria de suas atividades em São Paulo, como ciclos de cinema e eventos musicais, por conta do espaço reduzido da sede que mantém, desde 1996, em Higienópolis. Exposições recentes feitas pelo instituto – como as de Aleksandr Ródtchenko,Saul Steinberg e Maureen Bisilliat – só foram possíveis por causa de parcerias mantidas como o Sesi/Fiesp, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Sesc e a Faap. Saiba mais...


Nenhum comentário:

Postar um comentário