terça-feira, 6 de março de 2012

politica internacional_02_12


12 02 12
Obama pede ao Congresso que prorrogue 
cortes fiscais nos EUA
Fim do corte de 2% pode aumentar impostos para 160 milhões.
Prorrogação é 'medida de bom senso', diz democrata.
O presidente dos EUA, Barack Obama, dá entrevista nesta sexta-feira (10) na Casa Branca (Foto: AP)

O presidente dos Estados UnidosBarack Obama, pediu neste sábado (11) ao Congresso que estenda rapidamente os cortes ficais que expiram no fim deste mês para evitar, assim, um aumento dos impostos para 160 milhões de trabalhadores.

"Agora não é hora de prejudicar nossa recuperação e sim tomar medidas de bom senso. E este corte é uma delas", afirmou o presidente em seu discurso semanal no rádio e na internet.

A medida proposta estava no centro das acaloradas disputas mantidas por democratas e republicanos em dezembro, quando, depois de semanas de discussões no Congresso, acertaram prolongar um corte fiscal de 2% apenas durante dois meses.

Os economistas advertem que se a medida expirar no final de fevereiro, isso aumentará os impostos para 160 milhões de trabalhadores. Leia mais
 
08 02 12
Turquia promete nova iniciativa para tentar resolver crise política na Síria
Resolução no Conselho de Segurança parou com veto de Rússia e China.
Chanceler turco afirmou que vai tratar do tema com Hillary Clinton.
Veículo militar é destruído após confrontos entre forças oficiais e opositoras em Homs, no último dia 4 (Foto: Reuters)

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou nesta terça-feira (7) que a Turquia lvai lançar uma nova iniciativa interncional para a Síria, depois do bloqueio, no sábado, de uma resolução o Conselho de Segurança da ONU destinada a encerrar o derramamento de sangue no país tomado por uma crise política.

"Nós lançaremos uma nova iniciativa com os países que apoiam o povo e não o regime sírio", declarou Erdogan no Parlamento, sem precisar o conteúdo dessa proposta. Veja mais
 
07 02 12
Rainha Elizabeth II promete continuar servindo britânicos
A monarca comemora 60 anos de reinado e agradece apoio dos súditos

 Elizabeth II após missa realizada na igreja de West Newton, em Sandringham, neste domingo Foto: AFP

LONDRES — A rainha Elizabeth II agradeceu a todos que a apoiaram durante seus 60 anos de reinado e reafirmou sua dedicação ao povo britânico em uma mensagem endereçada a seus súditos nesta segunda-feira, data que marca seu Jubileu de Diamante no trono.


Autoridades britânicas fizeram homenagens à rainha no dia que marca o início de seu reinado, após a morte de seu pai, George VI, em 6 de fevereiro de 1952. Antes de iniciar oficialmente o ano de festejos por seu reinado, Elizabeth II disse em uma mensagem ao povo britânico que ela e seu marido, o príncipe Philip estão “profundamente emocionados” por receber tantas mensagens gentis sobre seu Jubileu de Diamante.

“Estou escrevendo para agradecer a vocês pelo incrível apoio e encorajamento que têm dado a mim e ao príncipe Philip durante estes anos. Nesse ano especial, como me dedico mais uma vez a servir vocês, eu espero que todos nós sejamos lembrados pelo poder da união e da invocação da família, amizade e boa vizinhança, exemplos que eu tive sorte de ver durante meu reinado”, escreveu para a nação em uma carta divulgada pelo Palácio de Buckingham.

A promessa de continuar servindo aos súditos serviu para afastar rumores de que ela poderia renunciar para passar o trono a seu filho, o príncipe Charles — que, por sua vez, poderia abrir mão da coroa para que o príncipe William assumisse, de acordo com rumores.

Elizabeth II também expressou sua esperança de que o novo ano será tempo de agradecer “pelos grandes avanços” conquistados desde que subiu ao trono e “olhar para o futuro com a cabeça clara e o coração afetuoso”.

O Jubileu de Diamante será comemorado com uma série de eventos nacionais e mundiais, que incluem a visita da realeza a vários países que possuem boas relações com o Reino Unido. O Brasil está no roteiro real e receberá o príncipe Harry em março, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

A rainha vai percorrer apenas o Reino Unido entre março e julho, devido à idade avançada e às condições de saúde do príncipe Philip, que passou recentemente por uma cirurgia cardíaca. A semana oficial do Jubileu de Diamante acontecerá entre 2 e 5 de junho, quando um cortejo de mais de mil barcos deverá navegar pelo Rio Tâmisa. Também no dia 5, uma missa de agradecimento será realizada na Catedral de St. Paul, com uma procissão da rainha. Antes, entre 10 e 13 de maio, exibições militares e apresentações com cavalos vão acontecer no Castelo de Windsor, embaladas por músicas e danças de vários lugares.

Ainda nesta segunda-feira, a rainha é esperada em uma creche para um encontro com crianças em que assistirá a uma peça sobre suas seis décadas de coroa. No domingo, ela e o marido assistiram a uma missa em Sandringham, em Norfolk.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, elogiou o “serviço magnífico” da rainha Elizabeth II e a agradeceu por guiar a nação com “dignidade e com uma autoridade tranquila”.

— Sempre dedicada, sempre resoluta e sempre respeitada, ela é fonte de sabedoria e continuidade. Toda a minha vida, e na vida da maioria das pessoas deste país, ela sempre esteve aqui por nós. Hoje, e este ano, no 60º aniversário de seu reinado, temos a chance de lhe agradecer — disse Cameron. Leia mais
 
 
04 02 12
Rússia diz Não a mudança de regime na Síria
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Rússia diz Não a mudança de regime na Síria

Nenhum comentário:

Postar um comentário