terça-feira, 6 de março de 2012

Arte Galery_02_12


23 01 12
MASP MOSTRA RELÍQUIAS DO IMPÉRIO ROMANO

Joias, afrescos, esculturas, roupas e outros tesouros do Império Romano saem pela primeira vez da Itália e chegam ao Museu de Arte de São Paulo, o Masp, que inaugura nesta quarta-feira a exposição Roma – A vida e os Imperadores. Trazidos do Antiquário de Pompeia, da Galeria Uffizi e de outros importantes museus arqueológicos italianos, os objetos fazem uma leitura do período tardio da República, entre Júlio César (49 a.C. – 44 a.C.) e Augusto (27 a.C – 14 a.C), até os primeiros séculos do Império Romano, sob o governo de Septímio Severo e seu filho Caracala, que reinaram entre 193 e 217.

As 370 peças desvendam hábitos e costumes do povo romano e de seus imperadores, e contam a história de um momento em que a arte, a arquitetura, as cerimônias e a vida cotidiana de Roma disseminaram-se por toda a Europa e parte da Ásia e África, a partir das célebres conquistas do
 Império.


Entre os destaques estão três paredes com afrescos da Vila de Pompeia, as estátuas de Júpiter, de Lívia (esposa de Augusto) e da deusa Ísis, a Cabeça Colossal de Júlio César em mármore, máscaras teatrais, escultura de Calígula, Armadura de Gladiador, desenhos do Coliseu, a Lamparina de Ouro e cerca de 60 joias.
 
Formada por quatro núcleos expositivos com mapas, fotos e documentos, a mostra marca a abertura da programação do Masp no Momento Itália Brasil 2011-2012, e conta com curadoria de Guido Clemente, professor de História Romana da Universidade de Florença.
 
“Tratamos da vida social e familiar, da escravidão, da economia, dos hábitos diários, da religião, dos costumes, do trabalho, das casas dos ricos e da forma como os menos afortunados viviam”, afirma ele. “Augusto foi o modelo de respeito pela tradição. Nero que quebrou todas as regras e fez do papel imperial símbolo de tirania e crueldade. Trata-se de um verdadeiro obcecado pelo luxo”, explica o curador. Mais CV
20 01 12
Espelho, espelho meu
   Divulgação

Dezenas de pessoas escalando um prédio. Será que estariam imitando o Homem-Aranha? Não, não é bem isso.Trata-se da instalação Bâtiment, trabalho do argentino Leandro Erlich, exposto em um centro cultural de Paris, na França. A ideia do artista é simples: ele montou uma grande estrutura de espelho que reflete um edifício projetado no chão, de maneira que o público se enxerga em situações impossíveis sobre as paredes da construção. Erlich, que esteve de passagem por São Paulo por algumas vezes, parece desafiar nossa percepção com esta intrigante obra. Confira as imagens. Veja mais

17 01 12
Artista cria pôsteres minimalistas de Star Wars
O trabalho mostra as cenas mais emblemáticas da saga
Editora Globo

O artista norte-americano Travis English resolveu usar um dos seus filmes favoritos de inspiração para um trabalho inusitado: ele reinventou pôsteres minimalistas para todos os seis filmes da saga Star Wars. 

A ideia é aproximar do universo ficcional criado por George Lucas, mesmo quem não é muito fã dos filmes. Apesar de outros artistas já terem tentado reconstruir Star Wars de uma perspectiva minimalista, a inovação de Travis está em escolher as cenas mais emblemáticas de cada filme e representá-las por jogos de sombras e cores.

O trabalho do artista pode ser adquirido em sua página oficial do tumblr. O conjunto com todos os pôsteres custa 100 doláres mais o valor do frete e já está sendo vendido para "jedis" de todo o mundo.
Editora Globo
  
17 01 12
DAVID HOCKNEY EXPÕE PAISAGENS EM LONDRES
Leonardo Da Vinci, Edgar Degas, Gerhard Richter e Lygia Pape são apenas alguns dos artistas que recentemente tiveram seus trabalhos expostos nos melhores museus e galerias de Londres. E em 2012 a capital britânica continua sendo palco de mostras imperdíveis: David Hockneyencabeça essa lista com a exposição A Bigger Picture, na Royal Academy of Arts.

Woldgate Woods, 21, 23 and 29 November 2006, óleo sobre seis telas, 1,82 x 3,65 m
The Road across the Wolds, 1997, óleo sobre tela, 1,21 x 1,52 m
Winter Timber, 2009, óleo sobre 15 telas, 2,74 x 6,09 m
The Arrival of Spring in Woldgate, East Yorkshire in 2011 (twenty eleven )– 12 April, desenho feito no iPad impresso em papel, 144,1 x 108 cm; parte do trabalho (52 partes no total)
26 12 11
Show de luzes em exposição de esculturas de gelo na China 
 

A festa da bicharada



16 12 11
Com passista como destaque, artista faz mosaico com 1 milhão de grãos de café

Obra mede 25,1 m quadrados e foi criada com 170 kg de café.

No centro do mosaico está uma passista típica do Carnaval carioca.
Centro do mosaico traz uma passista típica do Carnaval carioca. (Foto: Arben Celi/Reuters)
O artista albanês, Saimir Strati, conseguiu nesta segunda-feira (12) entrar pela sexta vez no Livro Guinness dos Recordes por realizar o maior mosaico do mundo com um milhão de grãos de café.
Saimir Strati recebe o certificado do Livro Guinness dos Recordes. (Foto: Arben Celi/Reuters)

Intitulado "Um mundo, Uma família, Um café", a obra mede 25,1 metros quadrados e foi criada com 170 quilos de café em grãos colados em uma plataforma sintética flexível.

O desenho formado pelos grãos representa cinco pessoas, em uma representação dos habitantes de África, Ásia, Europa, América do Norte e América do Sul. Saiba mais...
16 12 11
Artista belga faz obras de arte com painéis de madeira e corpos pintados

O belga Ben Heine, de 28 anos, transforma pessoas em obras de arte cheias de cores. Para a última série, batizada de “Carne e acrílico”, ele gastou mais de três horas em cada corpo que pintou.
O resultado é impressionante
O artista pinta grandes painéis de madeira com tinta acrílica e coloca uma pessoa, pintada com as mesmas cores e formas, na frente. “A ideia principal é criar uma superfície viva e criativa que se mistura com um modelo”, explica ele, segundo informações do jornal “The Sun”.

Ben usou mais de dois galões e meio de tinta para cada tela. Primeiro, ele pinta os painéis abstratos de madeira. Depois, o modelo fica em frente à tela por duas ou três horas, para que seja pintado também. As obras podem ser vistas na Feira de Artes de Londres, de 18 a 22 de janeiro. Veja mais...


12 12 11
Artista exibe escultura de areia em museu nos EUA
Carl Jara levou três dias para finalizar a obra.
Escultura está em exibição no Museu de Cleveland.
Carl Jara fez uma escultura de areia de iguanas. (Foto: Tony Dejak/AP)

O artista americano Carl Jara fez uma escultura de areia de iguanas, que está em exibição desde sábado (10) no Museu de Cleveland, no estado de Ohio (EUA). Jara levou três dias para finalizar a obra, que ficará exposta até o dia 15 de abril do próximo ano.

Jara levou três dias para finalizar a obra. (Foto: Tony Dejak/AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário