sábado, 4 de fevereiro de 2012

Politica Estadual/Des/Jan/11/12


04 01 12
Fim da celeuma: auxiliar diz que apóia qualquer candidato escolhido por Veneziano
Fim da celeuma: auxiliar diz que apóia qualquer candidato escolhido por Veneziano
A secretária de saúde de Campina Grande Tatiana Medeiros, declarou na tarde desta terça-feira (3) em seu microblog Twitter, apoio incondicional a quem for escolhido pelo prefeito Veneziano para ser pré-candidato pelo PMDB.

Ainda no Twitter, Tatiana parabenizou Veneziano Vital pela forma transparente e democrática que vem conduzindo na escolha de seu sucessor. "Parabenizo o prefeito Veneziano pela forma transparente e democrática que escolherá o pré-candidato do PMDB. Declaro o meu apoio incondicional a quem for escolhido", divulgou Tatiana Medeiros.

E que o prefeito Veneziano resolveu contratar três pesquisas de opinião para decidir quem será o pré-candidato do PMDB, dentre os seguintes nomes: Tatiana Medeiros, Alex Azevedo, José Luiz, Metuselá Agra, Walter Brito Neto e outros. Click PB
 
26 12 11
Vital do Rêgo consegue assistência para pequenos produtores de tabaco que desejam trocar de cultura

“Quem vê cara não vê coração”, diz o ditado popular, totalmente verdadeiro no caso do cigarro. A maioria dos fumantes não imagina que as consequências do fumo sobre o aparelho circulatório são devastadoras. Como médico o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) está empenhado em implementar medidas para diminuir o tabagismo e apoiar os agricultores produtores de tabaco na busca de alternativas de produção.

Antifumo – Vital lembra que o Brasil ratificou, em novembro de 2005, sua participação à Convenção-Quadro para Controle do Tabaco (CQCT/OMS), comprometendo-se a implementar medidas para diminuir o tabagismo e apoiar os agricultores produtores de tabaco na busca de alternativas. Entre as medidas estão o “apoio a atividades alternativas economicamente viáveis” à cultura do fumo (Artigo 17) e “proteção do meio ambiente e saúde das pessoas” na cultura do fumo (Artigo 18). Sobre essas alternativas o senador peemedebista destaca que conseguiu incluir os agricultores familiares paraibanos que plantam tabaco entre as dez mil famílias que terão Assistência Técnica e Serviços de Extensão Rural (Ater) – do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA),para desenvolver outras culturas de subsistências.

Segundo ele, 13 entidades foram contratadas para a tarefa e vão receber R$ 11 milhões, atuando nos sete maiores estados produtores de fumo no País: Alagoas, Sergipe, Bahia e Paraíba, no Nordeste; Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, no Sul.

Com essa ação, segundo Vital do Rêgo a meta é elevar para 50 mil o número de famílias que recebem alguma ação do Programa Nacional de Diversificação em Áreas Cultivadas com Tabaco, como capacitação, apoio técnico ou participação em pesquisa. “A nossa estratégia é fomentar a agricultura familiar orgânica, organizando os agricultores familiares em grupo porque consideramos que dessa maneira potencializamos o conhecimento das famílias relativos à produção e a comercialização”, explica Vital.

Recentemente o parlamentar peemedebista participou ativamente das discussões com a sociedade sobre as consultas públicas (CP) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que ocorreram na capital federal e já tiveram ampla divulgação até março pela internet. Ele cita como exemplo a CP 112/2010, que propõe a proibição de aditivos que conferem sabor doce, mentolado ou de especiarias aos produtos derivados do tabaco. Já a CP 117/2010 prevê regras para a impressão das imagens de advertências sanitárias, para a restrição da propaganda aos pontos de venda e na internet. “Com essas medidas pretendemos diminuir a atratividade desses produtos e impedir que jovens e adolescentes comecem a fumar”, afirma o senador.

Males do fumo - Ao dar uma tragada, há um imediato aumento dos batimentos cardíacos, elevação da pressão arterial e constrição dos vasos, o que obriga o coração a exercer maior esforço para bombear o sangue. Com o tempo, eleva-se a probabilidade de desenvolvimento de doenças coronarianas, como angina, infarto, derrame, espasmo, arritmia cardíaca e morte súbita. Não é demais lembrar que quase todas as pessoas com até 35 anos que sofrem infarto são fumantes.Segundo pesquisa divulgada recentemente pelo Dr. Marcos Fábio Lion, cardiologista, fundador e ex-presidente da Sociedade Paulista de Cardiologia, quando se pára de fumar, o risco de infarto decresce rapidamente nos primeiros cinco anos, caindo 50% logo no primeiro ano. Para quem consumia menos de 20 cigarros diários, a chance de infarto se iguala às de não-fumantes no final de 10 anos. Porém, para os fumantes de mais de 20 cigarros por dia, serão necessários 15 anos de abandono do vício para ter as mesmas chances de uma pessoa que nunca fumou. E mais, as conquistas da medicina e de melhores condições sociais, que visam ao aumento da vida média, estão sendo de certo modo anuladas pelo tabagismo. Politica na Paraíba
 
23 12 11
Cientista Político considera fraco 1º ano do Governo RC; 'Cometeu erros e faltou foco econômico'

Um desempenho fraco. Assim o professor e cientista Político do Departamento Ciências Sociais Aplicadas da UFPB, Ítalo Fitipaldi, avaliou o primeiro da administração do Governador Ricardo Coutinho.

Na opinião dele, o Governo cometeu erros, alguns justificáveis e outros por falta de orientação ou conhecimento da maquina administrativa do estado e para encobrir os erros, passou a fazer “um jogo de cena para a platéia, o povo paraibano”.

Como exemplo, ele citou o argumento usado pelo Governo para não conceder reajuste salarial ou reposição, dizendo que a folha de pessoal estava no limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de comprometer 46,5 por cento da Receita Corrente Liquida.

O professor Ítalo Fitipaldi lembrou que as informações foram contestadas e com o argumento que não podia conceder reajuste, o Governo se confrontou com os auditores fiscais e com outras categorias de servidores, que acabaram não se contentando com o percentual do reajuste anunciado pelo Governo para o mês de janeiro.

Outro ponto de desgaste do Governo para o professor foi a questão da Saúde, cujos problemas se avolumam a cada dia e não se consegue implementar medidas para reverter o quadro. Ítalo disse que a falta de medicamentos de uso continuo também é uma prova da falta de habilidade do Governo em resolver alguns problemas, tendo que cumprir determinações judiciais para atender as pessoas que precisam desses remédios.

Ítalo declarou que existem alguns problemas que são compreensíveis, uma vez que Ricardo administra o estado com um orçamento preparado por outro Governo, o que obrigou a fazer adaptações e num primeiro momento a situação fica difícil.

O professor disse que falta no Governo uma pessoas que seja economista e tenha visão de futuro, para elaborar ações e projetos de desenvolvimento para o futuro. Sobre o funcionalismo, o professor comentou que ele criou a data base em janeiro, mas não acenou com um Plano de Cargos Carreira e Salário para a maioria dos servidores.

Jonas Batista

3 x 2: TCE aprova contas de Maranhão

3 x 2: TCE aprova contas de Maranhão
Em votação apertada, o Tribunal de Contas da Paraíba aprovou, na tarde desta sexta-feira (06), as contas do ex-governador José Maranhão (PMDB), referente ao exercício 2010. Dos sete membros da Corte, apenas cinco votaram, já que o presidente Fernando Catão só votaria em caso de desempate e o Conselheiro Arthur Cunha Lima se averbou suspeito para votar.

Apesar de não ter direito a voto, a procuradora Isabela Marinho, do Ministério Público, fez questão de emitir o parecer sobre o entendimento com relação ao julgamento do maranhista e votou pela reprovação das contas, sugerindo a aplicação de multa por improbidade administrativa.

O parecer do MP pela reprovação das contas foi seguido pelos Conselheiros Nominando Diniz e Fábio Nogueira.

Votaram pela aprovação o relator da materia, conselheiro Flávio Sátiro, que foi seguido pelos conselheiros Arnóbio Viana e Humberto Porto.

Apesar de ter as contas reprovadas, o ex-governador terá que pagar R$ 4.150 em multa para recolhimento do erário público.

A VOTAÇÃO

A Corte do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba apreciou na sessão da tarde desta sexta-feira (06), as contas do Governo José Maranhão III, referentes ao ano de 2010.

Apesar de não ter direito a voto, a procuradora Isabela Marinho, do Ministério Público, fez questão de emitir o parecer sobre o entendimento com relação ao julgamento do maranhista e votou pela reprovação das contas, sugerindo a aplicação de multa por improbidade administrativa.

O relator do processo, conselheiro Flávio Sátiro Fernandes, descartou o entendimento do Ministério Público, que queria a reprovação das contas do peemedebista e votou pela aprovação.

O Conselheiro Arnóbio Viana foi o segundo a votar e também seguiu o entendimento do relator.

O terceiro a votar foi o conselheiro Nominando Diniz, que seguiu o entendimento do Ministério Público e votou pela reprovação das contas do ex-governador.

Quarto a votar, o conselheiro Fábio Nogueira seguiu o entendimento do colega, Nominando Diniz, e também votou pela reprovação das contas do ex-governador José Maranhão.

Com a votação empatada, restou agora apenas p conselheiro Humberto Porto desematar.

O placar era de 2 x 2, já que o voto do MP não é contabilizado no julgamento.

Humberto porto desempatou e votou pela aprovação das contas do ex-governador Maranhão.

O Conselheiro Arthur Cunha Lima se considerou suspeito e não vai participar da votação.

O presidente da Corte, Fernando Catão, só vota em caso de voto minerva, ou seja, em caso de desempate.

ENTENDA

O governo de José Maranhão foi alvo de denúncias constantes relativas ao comprometimento da receita com despesas de pessoal, supostamente acima dos limites previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

De acordo com o sistema Sagres do TCE, os gastos do Poder Executivo do Estado com pagamento de pessoal em 2010 superou os R$ 2,4 bilhões. As denúncias também apontaram abuso nas contratações sem concurso público.

O governo fechou o mês de dezembro de 2010 com 117.700 servidores, sendo que 31.282 desse total eram prestadores de serviço, 454 temporários e 4.476 comissionados.

Em 2010, o Estado teve uma receita orçamentária de R$ 5.874.412.388,93 bilhões, segundo o Sagres.

Henrique Lima/ Márcia Dias

PB Agora
 
07 01 12
Lei de autoria de deputado prevê que Vítimas de Pedofilia na PB terão tratamento psicológico gratuito



O governo do Estado está obrigado, por meio da Secretaria de Saúde, a garantir, a partir de hoje, assistência psicológica gratuita às vítimas de pedofilia no Estado. É o que diz a Lei 9.654/2012, de autoria do deputado Janduy Carneiro (PPS), publicada pelo Diário Oficial do Estado desta sexta.
Pela lei, Fica disponibilizado a todas as vítimas do crime de pedofilia, assistênciaPsicológica/Psiquiatra gratuita, a fim de diminuir e amenizar os traumas consequentes do crime referido.
A assistência deverá ser fornecida por médicos especialistas em Psicologia e/ou Psiquiatria, do quadro funcional da Secretaria de Estado da Saúde, e inclui o fornecimento gratuito de medicamentos, caso seja necessário.
Cabe ao Poder Executivo priorizar em caráter de urgência, o atendimento referido, bem como proporcionar o atendimento na localidade onde a vítima tem sua residência,nas unidades do Sistema Único de Saúde - SUS.
As despesas decorrentes desses atendimentos correrão por conta do Poder Executivo.
A informação está no Blog de Luis Torres.
 
06 01 12
Tatiana desponta como melhor candidato do PMDB para prefeitura de Campina Grande

O prefeito Veneziano Vital do Rego (PMDB) recebeu nesta segunda-feira (3) o resultado da primeira consulta popular para escolha do pré-candidato do PMDB a sucessão municipal de outubro próximo.
Não houve surpresa. A médica Tatiana Medeiros, secretária de Saúde de Campina Grande, largou na frente com folga na pesquisa sobre os outros candidato a candidato.
É a primeira pesquisa de duas que fora encomendada pelo prefeito campinense, que traz Tatiana muito bem situada sobre os demais nomes colocados.
Além dela, a pesquisa incluiu o atual vice-prefeito José Luiz Júnior, os secretários Alex Azevedo (Obras) e Matusalé Agra (Esportes) e o ex-deputado federal Walter Brito Neto.
O interlocutor só não informou os percentuais alcançada pela secretária Tatiana. “Mas posso te afirmar que foi uma diferença considerável”, disse-me.
Nenhuma surpresa se na segunda consultada a secretária Tatiana Medeiros voltar novamente com um percentual acima dos demais candidatos a sucessão pelo PMDB.
Entre os nomes que figuram na pesquisa, a secretária Tatiana Medeiros foi quem melhor ocupou os espaços oferecidos pelo prefeito Veneziano Vital.
Foi ela que neste final de ano prestigiou a todos os eventos da prefeitura campinense, seja na Secretaria que comanda ou de outras estruturas administrativas do governo municipal.
A informação está no Blog de Marcone Ferreira.
 
06 01 12
Postulação para cadeira na Câmara de JP tira o sono de vereadora que vê mandato ‘ameaçado’
GUERRA DE SAIA: postulação ‘legitima’ de integrante do coletivo para cadeira na Câmara de JP tira o sono de vereadora que vê mandato ‘ameaçado’


Que a vereadora Sandra Marrocos (PSB) está mal das pernas politicamente todos sabem, porém pouca gente tomou conhecimento de um fato político que tem literalmente tirado o sono da parlamentar socialista: a ameaça de ver suas bases eleitorais invadidas e perder a cadeira no Legislativo após a 'legitima' postulação da secretaria de Planejamento da Capital Estelizabel Ferreira (PSB) que já botou o bloco na rua e admitiu publicamente a intenção de disputar um mandato.


Sandra Marrocos que teve 4.212 nas últimas eleições e atuou nos ultimos três anos de uma maneira discretíssima tanto em plenário quanto nas comissões temáticas, tem admitido reservadamente com assessores o desconforto e está atenta aos movimentos políticos.

SIMILARIDADES: Sandra Marrocos e Estelizabel gozam de muito prestigio junto ao governador Ricardo Coutinho (PSB) e ao prefeito de João Pessoa Luciano Agra (PSB),são militantes históricas do coletivo socialista, atuam de uma maneira consistente no segmento cultural e sonham em ocupar na próxima legislatura uma cadeira na Casa de Napoleão Laureano.

Outra informação obtida com exclusividade pelo PB Agora, dá conta que Sandra Marrocos sonha em ver Estelizabel ocupando a vaga de vice na chapa encabeçada pelo prefeito Luciano Agra, para que com isso, consiga ver a sua concorrente prestigiada e fora do páreo.

Nos próximos dias alguns 'bombeiros' poderão ser escalados para tentar escaldar a labareda de 'vaidades' de Sandra Marrocos, que mesmo em 'baixa' nas bandeiras de luta, tentará com todas as forças se reeleger no próximo pleito. Leia PB Agora
 
06 01 12
Armando avisa que PTB só decide apoio a Agra depois do carnaval
O presidente estadual do PTB, o ex-deputado federal Armando Abílio, anunciou na tarde desta quinta-feira (05), que somente após o carnaval a legenda irá decidir se vai apoiar o projeto político encabeçado pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB), para as eleições municipais deste ano.

- Após o carnaval o partido pretende fazer uma reunião entre o diretório municipal e o diretório estadual e aí sim iremos tomar uma posição acerca do apoio da legenda ao prefeito de João Pessoa, Luciano Agra – afirmou Abílio, em entrevista à Rádio Correio FM. PARAÍBA ON LINE
 
04 01 12
Ricardo e Cássio ensaiam rompimento 'branco' para acabar hegemonia de Vené em Campina
A sucessão de Campina Grande promete ser emocionante. O governador Ricardo Coutinho (PSB) e o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) poderão estar em palanques diferentes, uma espécie de rompimento político “branco”.
Pode ser uma estratégia para tomar a hegemonia política do prefeito Veneziano Vital do Rego (PMDB). Ricardo admitiu apoiar qualquer nome de oposição na sucessão campinense, sem descartar estar do lado da deputada Daniella Ribeiro (PP).
Como se sabe, Daniella é uma das maiores criticas do governo socialista na Assembleia Legislativa. Ela é pré-candidatura a sucessão de Campina Grande pelo PP e aparece nas pesquisas como favorita a ganhar a campanha de outubro próximo.
A possibilidade de apoio do governador a pré-candidatura de Daniella foi confirmada, embora de uma forma tímida, pelo secretário estadual de Comunicação, jornalista Nonato Bandeira, em entrevista a uma TV da Capital nesta segunda-feira (2). “Temos vários candidatos no campo da oposição, mas esse assunto será tratado entre Ricardo, Cássio e Rômulo Gouveia”, disse ele.
Resta saber se o governador combinou o possível acordo com o grupo político da deputada Daniella Ribeiro, então aliado na época em que Ricardo era prefeito de João Pessoa.
No caso do senador Cássio Cunha Lima, o palanque a ser ocupado é do próprio PSDB, onde o deputado federal Romero Rodrigues é um nome dado certo como pré-candidato do Partido Social da Democracia Brasileira.
Na prática, é pagar para ver como a estratégia irá funcionar.
A informação está no
 Blog de Marcone Ferreira
04 01 12
Júlio Rafael: “Venho defendendo que o PT reafirme e aprofunde a aliança com o PSB”
“Eu venho defendendo que o PT reafirme e aprofunde esta relação de aliança com o PSB”.
A declaração é do superintendente do Sebrae na Paraíba, Júlio Rafael (PT), ao defender a manutenção da aliança entre seu partido e o PSB, com vistas as eleições municipais de 2012 em João Pessoa.
Júlio afirmou que é favor de que o PT apóie a candidatura à reeleição de Agra, uma vez que a legenda faz parte da gestão municipal.
Ele também ponderou que o partido deveria chegar a um acordo sem que seja necessária a realização de prévias, mas ressaltou que esta será necessária caso não haja um entendimento entre os blocos divergentes do PT.
- Eu acharia melhor não termos prévias, mas existem regras que devem valer para todos – observou Júlio.
Júlio também lembrou que se no dia 17 de março, data em que o PT realizará um encontro municipal, não houver um acordo entre as partes, o partido irá eleger cerca de 200 delegados, que serão os responsáveis por decidir se o PT lançará candidato próprio ou se apoiará a reeleição de Agra.

As declarações de Júlio Rafael repercutiram na Rádio Campina FM. Paraíba On Line
 
26 12 11
Dilma telefona para Vitalzinho e diz: 'vamos estar mais juntos em 2012'
O senador paraibano Vital do Rego Filho (foto) foi surpreendido com um telefonema ontem (22) à noite, depois que conduziu a aprovação do Orçamento Geral da União para o exercício financeiro de 2012.

Do outro da linha estava nada mais, nada menos, do que a presidente Dilma Rousseff que, ao cumprimentar Vital, disse o seguinte: “Tenho ouvido falar muito do senhor”. Foram as palavras iniciais da presidente da República.

Vitalzinho recebeu elogios da presidente da República por causa de sua postura da condução na condução dos trabalhos na Comissão Mista de Orçamento e, ainda, o trabalho a frente da relatoria do projeto dos royalties do pré-sal.

Foram dez minutos contados no relógio de bate-papo. A presidente Dilma encerrou a conversa comentando sobre 2012.

“Vamos estar mais juntos em 2012”, disse ela.

Vital não perdeu tempo e “aproveitei e falei para a presidente sobre minha expectativa em relação a um 2012 para a Paraíba e fiquei satisfeito em ela ter dito que estaríamos mais próximos no ano que vem. Sinal de que a Paraíba poderá, cada vez mais, ser beneficiada pelo Governo Federal”, concluiu.

A informação está no blog de Marcone Ferreira.
 
23 12 11
Dom Aldo diz que aprova administração de Ricardo com louvor; 'A nota é 8'

O arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Paggotto, ao fazer uma avaliação de um ano do governo Ricardo Coutinho(PSB), disse que aprova o a administração com “louvor”. 
“Avalio a administração como positiva, com louvor, apesar das dificuldades e dos contratempos enfrentados”, disse Dom Aldo, durante entrevista ao programa Rádio Verdade, da Rádio Arapuan.
Dom Aldo não se furtou a dar nota ao governo. “De zero a dez, a nota é oito”, acrescentou o arcebispo. Segundo ele, Ricardo teve de contrariar interesses, mas reconheceu que seu objetivo foi buscar o benefício da maioria.

23 12 11
Paraíba fica com R$ 1,3 bilhão do Orçamento da União e figura em 8º no 'ranking' nacional

O deputado federal Efraim Filho (DEM chega com uma boa notícia: A Paraíba terá mais de R$ 1,3 bilhão do Orçamento Geral da União (AGU) para o próximo ano.

“A Paraíba está posicionada em oitavo lugar no volume de recursos destinados pelo Orçamento da União para 2012”, comemorou o parlamentar.

Por telefone, Efraim destacou que a Paraíba ficou atrás somente dos estados do Sudeste – Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro -, do Rio Grande do Sul, do Distrito Federal e de Pernambuco.

Em relação ao estado vizinho de Pernambuco, segundo o deputado democrata, “ficamos atrás apenas por causa de 8 milhões de reais”.

Avaliou, no entanto, que o saldo das emendas foi altamente positivo em se tratando de um volume de recursos, comparado com os anos anterior, muito significativo.

“Sem dúvida, é motivo de estarmos hoje comemorando porque ficamos bem a frente de outros estados brasileiros”, ressaltou o deputado Efraim Filho.

A informação está no Blog de Marcone Ferreira.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário