sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

POLITICA DE CABEDELO_DEZ_JAN_11_12


06 02 12
Prefeito recebe novo Capitão dos Portos do Estado da PB
O novo Capitão dos Portos do Estado da Paraíba, Capitão-de-Fragata, Victor Jeronimo Buarque de Paula, esteve no gabinete do prefeito de Cabedelo recebendo as Boas Vindas habituais que cabem no protocolo das duas entidades. O prefeito José Francisco Régis recebeu o novo comandante da CPPB e deixou claro que a cidade está sempre de portas abertas para as ações da Capitânia e notadamente para parcerias que possam ser firmadas para trazer ao grande contingente de marítimos, cursos e treinamentos voltados à qualificação profissional dos mesmos.

O capitão (foto ao lado do prefeito) chega à Paraíba num momento importante e deve como de praxe, passar um biênio à frente dos trabalhos da Capitânia dos Portos. – É um prazer para a Marinha do Brasil, poder contar com a parceria da prefeitura e juntos podermos atuar em favor de todos os Paraibanos que podem nos procurar acerca de quaisquer assuntos relacionados ao nosso trabalho em nossa sede na Rua Barão do Triunfo, 372 - Varadouro - João Pessoa – PB, ressaltou Victor de Paula.

Conheça um pouco da história da Capitânia: Histórico das Edificações Anteriores - A Capitania dos Portos do Estado da Paraíba, já funcionou desde que foi criada em 1847, em um edifício situado no local denominado Porto do Capim, na cidade de João Pessoa, nas proximidades da Praça 15 de novembro, até aproximadamente o ano de 1931, quando foi transferida para a Rua da Areia.

A Capitania, atualmente não possui fotografias nem desenhos das edificações acima citadas, principalmente porque já foram demolidos os prédios referidos no início deste capítulo.

Consequentemente, nada constando nos arquivos atuais da Capitania, os dados e características principais de tais edificações não poderão ser fornecidos. Histórico do Estabelecimento - A Capitania dos Portos do Estado da Paraíba foi criada pelo Decreto nº 539, de 3 de outubro de 1847, sendo então Presidente da Província, Frederico Carneiro de Campos.

A 16 de março de 1848, no ato de passagem do Governo da Paraíba do Nordeste, feita pelo Tenente-Coronel de Engenheiros, Frederico Carneiro de Campos ao Vice-Presidente João de Albuquerque Maranhão, referiu-se aquele à criação da Capitania de Portos da Província, nos seguintes termos:

"Acaba de ser criada e instalada nesta província uma Capitania do Porto. Este estabelecimento reputo de vantagem na atualidade, e de muito desenvolvimento e benefícios para o futuro. Ricas matas em madeiras de lei e de construção há nos municípios de Mamanguape e cidade, que por essa Repartição podem ser aproveitadas em prol da Marinha de Guerra."

O primeiro regulamento que orientou a Capitania foi o estabelecido pelo Decreto nº 358, de 14 de agosto de 1845, que criou as Capitanias dos Portos, mandando instalar a primeira na Corte. Atualmente a Capitania funciona em prédio de propriedade da União, administrado pela Marinha do Brasil, situado na Cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, à Rua Barão do Triunfo, nº 372, entre as ruas Jacinto Cruz e Padre Lindolfo.

Em 7 de novembro de 1938, o Chefe da Comissão de Inspeção Naval no Brasil, comunicou ao Capitão dos Portos, Capitão-de-Corveta Alfredo Salomé da Silva, a cessão deste terreno da Rua Barão do Triunfo, para a construção do edifício da atual Capitania, comunicação esta que anexou o Aviso Ministerial nº 28, de 20 de outubro de 1938, pelo qual o então Ministro da Fazenda atendendo à solicitação do Ministro da Marinha, Vice-Almirante Henrique Aristides Guilhem, concretizou o referido termo de cessão.

O prefeito confidenciou à nossa reportagem que é uma vontade expressa do governo Municipal que a sede da Capitania venha se estabelecer em Cabedelo em definitivo, visto que diálogos à respeito já vinham sendo mantidos com o Capitão Paulo Santos, antecessor do Comandante Victor De Paula. Será um ganho muito grande para a Paraíba que a sede da nossa Capitania seja aqui, reiterou o prefeito. O fotografo Daniell Mendes registrou o momento e vale o registro aqui no nosso portal.

Matéria: Marcos Matias com @GapreCabedelo e informações da CPPB no endereço:https://www.mar.mil.br/cppb/historico.html - Telefone: (83) 3241-2805
 
04 02 12
Seminário reunirá correligionários dos pré-candidatos Leto e Luceninha, nessa sexta

O Diretório do Partido Republicano Progressista (PRP) em Cabedelo promoverá, nessa sexta-feira (03), um “Seminário de Marketing Político, Direito Eleitoral e Gestão de Campanha”. O evento será realizado às 19h, no Cabedelo Clube, e deverá reunir os Pré-candidatos a vereadores de Cabedelo integrantes da coligação que apóia a pré-candidatura de Leto e Luceninha para a Prefeitura da cidade.

Durante o Seminário, será apresentada a legislação vigente para as eleições desse ano, bem como a organização do processo eleitoral em Cabedelo. Na pauta do evento também consta a abordagem de estratégias de campanha política utilizando o marketing, pesquisas e técnicas de comunicação, como a internet, incluindo as redes sociais, além de ferramentas de gerenciamento que agilizem, integrem e otimizem as atividades.

“O Seminário terá um caráter educativo e informativo, com o objetivo de prestar esclarecimentos aos pré-candidatos, estimulando sempre um pleito tranqüilo, com muitas propostas para melhorar a nossa cidade”, afirmou o presidente municipal do PRP, Adeildo Bezerra. O presidente ressaltou ainda que, durante o Seminário, também serão debatidas sugestões para o plano de governo da chapa majoritária e as alianças partidárias para 2012.

O evento será restrito aos pré-candidatos a vereadores que apoiam a pré-candidatura de Leto e Luceninha para a Prefeitura Municipal, assessores parlamentares, assessores de imprensa, gestores e coordenadores de campanha.
Fonte: Assessoria de Imprensa do PRP
01 01 12
Depois de Luceninha, Trocolli, Brito e Quintans, chega a vez de Leto (PMDB), se encontrar com PCdoB de Cabedelo

Depois de encontros formados com os pré-candidatos Luceninha (PMDB), Trocolli Júnior (PSD), Wellington Brito (PSB) e Sebastião Quintans (PSC), agora foi a vez de ouvir o vereador e também pré-candidato a prefeito de Cabedelo pelo PMDB, Wellington Viana (Leto).

O encontro aconteceu no final da manhã desta terça-feira (31), na sede do PCdoB, localizada centro da cidade e contou com a presença do presidente Estadual do partido, Cristiano Zenaide, dos pré-candidatos a prefeito pelo PCdoB Sebastião Plácido e Ricardo Taboza, além de dirigentes partidários e militantes da legenda, a saber, Críso Leão, Wellington Costa, Júnior Nery, Gilberto Miranda, Milton Callá, dentre outros. O vereador Leto compareceu acompanhado do ex-vereador Fábio Araújo e dos assessores Aderbal Miranda e Fabrício Magno.

“Não sou o candidato de Zé Régis”
Usando uma frase do comunista Carlos Prestes, “os interesses públicos devem estar sempre acima dos interesses partidários”, Leto (foto), iniciou falando sobre a importância do encontro entre as agremiações partidárias, ao possibilitar abrir um debate democrático que busca encontrar propostas para o município.

Leto ainda revelou que não é o candidato do prefeito José Régis e que, apesar de reconhecer a importância do nome do ex-prefeito Sebastião Plácido como uma boa opção, tem compromisso de honra firmado com Luceninha. “Firmamos um compromisso que quem se apresentasse melhor nas pesquisas que dever ao ser feitas nos próximos meses, seria o candidato a prefeito pelo PMDB e quem ficasse em segundo, obviamente, seria o candidato a vice-prefeito e eu não sou de quebrar compromissos”, afirmou.
Já para Cristiano Zenaide, é notório que o crescimento de Cabedelo está relacionado como desenvolvimento do Porto e quem for eleito, terá que ter essa visão de futuro.

Para o presidente do partido em Cabedelo e Ricardo Taboza, o partido tem nomes para disputar a prefeitura mde Cabedelo de igual para igual com qualquer candidato, o que realiza neste primeiro momento, é um debate entre todos os pré-candidatos a prefeito para apresentar a força de mudança que a legenda propõe e ouvir deles suas propostas para o município. “É no debate de idéias e propostas que conhecemos as itenções e capacidade de cada um”, disse Taboza, “Só no debate amplo e democrático, e é o que o PCdoB faz, é que poderemos mostrar para o leitor por que somos diferentes e o que temos a apresentar á população”, concluiu.


De acordo com a direção do partido, está previsto ainda para esta semana, encontros com o ex-vereador Edmir Dantas (Dema), com o jornalista Paulo Nogueira (PMN) e com o auditor Marcos Patrício (PSB), antes de finalizar o primeiro ciclo de debates com os pré-candidatos a prefeito de Cabedelo.

Soltando o Verbo


21 01 12

MP denuncia criminalmente 15 prefeitos paraibanos; saiba porque e quais as outras cidades

Dezesseis prefeitos paraibanos foram denunciados a Justiça Comum, a Comissão de Combate à Improbidade Administrativa do Ministério Público da Paraíba (MPPB), por manterem servidores sem concurso público. Todos foram contratados em caráter temporário.

Os municípios denunciados são Cabedelo, Mari, Nazarezinho, Santa Cruz, Lastro (são dois agentes públicos denunciados), Juru, Poço Dantas, Monte Horebe, Paulista, São José de Princesa, Manaíra, São Francisco, Brejo dos Santos, Princesa Isabel e Tavares.

As denúncias foram baseadas em investigações adotadas pela Comissão em razão do descumprimento da Recomendação nº 01/2010.

O procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, havia concedido um prazo para que os Municípios se adequassem às exigências constitucionais e legais, como a observância da regra do concurso público e dos limites dos prazos legais e respectivas prorrogações para a vigência dos contratos de prestadores de serviços contratados por excepcional interesse público.

No entanto, os gestores decidiram manter as contratações irregulares, o que resultou nas ações do MPPB.

11 01 12

Dezesseis prefeitos paraibanos foram denunciados a Justiça Comum, a Comissão de Combate à Improbidade Administrativa do Ministério Público da Paraíba (MPPB), por manterem servidores sem concurso público. Todos foram contratados em caráter temporário.
Os municípios denunciados são Cabedelo, Mari, Nazarezinho, Santa Cruz, Lastro (são dois agentes públicos denunciados), Juru, Poço Dantas, Monte Horebe, Paulista, São José de Princesa, Manaíra, São Francisco, Brejo dos Santos, Princesa Isabel e Tavares.
As denúncias foram baseadas em investigações adotadas pela Comissão em razão do descumprimento da Recomendação nº 01/2010.
O procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, havia concedido um prazo para que os Municípios se adequassem às exigências constitucionais e legais, como a observância da regra do concurso público e dos limites dos prazos legais e respectivas prorrogações para a vigência dos contratos de prestadores de serviços contratados por excepcional interesse público.
No entanto, os gestores decidiram manter as contratações irregulares, o que resultou nas ações do MPPB.
04 01 12
Deputada mineira, a cabedelense Jô Moraes, vem à cabedelo para se reunir com direção do PCdoB

A direção do PCdoB em Cabedelo, estará se reunindo nesta quarta-feira (04), com a deputada federal pelo Estado de Minas Gerias, a cabedelense Jô Moraes. A deputada, que também é membro da Comissão Política Nacional do partido, estará em Cabedelo para debater, dentre outros assuntos, os novos caminhos a serem traçados pelo PCdoB cabedelense.

De acordo com o presidente da legenda municipal, Ricardo Taboza, a vinda da deputada Jô Moraes à Cabedelo, irá enriquecer o debate sobre os rumos a serem tomados pelo PCdoB no pleito deste ano.

Sobre a deputada Jô Moraes

JÔ MORAES – Maria do Socorro Jô Moraes, Deputada Federal pelo Estado de Minas Gerais, membro da Comissão Política Nacional e Presidente Estadual do Partido Comunista do Brasil.

Iniciou sua militância política no movimento estudantil secundarista no seu Estado natal, na Paraíba. Foi presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de serviço social, diretora da União Estadual dos Estudantes, quando foi cassada pelo Decreto 477/69 que proibia as lideranças de continuarem seus estudos acadêmicos durante alguns anos.

No período da ditadura militar foi presa duas vezes. A primeira, foi no Congresso da União Nacional dos Estudantes-UNE, juntamente com 800 jovens que tentaram realizar o congresso na clandestinidade. A segunda, foi na portaria de uma fábrica têxtil, em 1969, no estado de Pernambuco, quando distribuía panfletos contra o Ato Institucional nº5, de 1968, que cerceava ainda mais a liberdade política no país. Apresentando nome falso ficou detida por uma semana e depois liberada por falta de provas. descoberta posteriormente a sua identidade foi condenada à revelia pela justiça militar tendo ficado, durante dez anos, vivendo na clandestinidade até a anistia.

Enquanto estudante, integrou-se à organização revolucionária Ação Popular, incorporando-se, em 1972, ao Partido Comunista do Brasil.Como militante comunista, atuou nos estados de São Paulo (membro da estrutura de organização e da equipe de propaganda), no Estado do Rio de Janeiro, como contato para a rearticulação do Partido e no Estado de Minas Gerais, como dirigente estadual, até sua eleição à presidência estadual. É membro do Comitê Central desde o ano de 1982.

Após a anistia, passa a atuar no movimento de mulheres. Coordenadora da Comissão Pró-Federação de Mulheres de Minas Gerais (1982), presidente fundadora do Movimento Popular da Mulher de Belo Horizonte (1983), Coordenadora Executiva do Conselho estadual da Mulher-organismo governamental (1984), primeira presidente da União Brasileira de Mulheres (1989). Autora de dois livros sobre a discriminação de gênero: ‘ Pelos Direitos e Pela Emancipação da Mulher’ e ‘Esta Imponderável Mulher’, membro fundador do Conselho editorial da Revista presença da Mulher e autora de artigos para revistas especializadas sobre o assunto. Autora também do livro para adolescentes ‘Uma história para Érica’, que relata fragmentos da luta durante o período da didatura militar.

Eleita para vereadora da cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, por duaz vezes (1996 e 2000), atuou na Comissão de Saúde e na Comissão de Direitos Humanos. Eleita para deputada à Assembléia Estadual de Minas Gerais em 2002, foi vice-líder do Bloco PT/PC do B e integrou a Comissão de Administração Pública, e foi presidente da comissão para assuntos do Mercosul.

O fruto do trabalho de Jô Moraes teve um extrato vitorioso nas eleições de 2006,onde pela primeira vez Jô disputava uma cadeira no congresso nacional, e foi consagrada nas urnas como a deputada federal mais votada de toda a esquerda mineira com 111.330 votos.

Na Camara Federal a deputada continua sua luta em defesa dos trabalhadores e da juventude. Jô integra as comissões de seguridade social e de minas e energia. Mulher de fibra e comprometida com os interesses nacionais, Jô já é uma referencia para a bancada mineira na casa.

Nascida em Cabedelo, cidade portuária no estado da Paraíba, região litorânea do nordeste do Brasil, em 9 de agosto de 1946, Jô é mãe de dois filhos (Ana e Luis).

Da Redação com foto do site da parlamentar
 
19 12 11
RAMALHO PINTO É PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE CABEDELO
O Blogueiro Dema Macedo, com o secretário de comunicação de Cabedelo, Ramalho Pinto. Uma conversa agradável e politica. Ramalho Pinto revela que será pré-candidato a Prefeito de Cabedelo, apoiado pelo Prefeito atual da cidade portuária.



Ramalho Pinto enfatizou que o seu nome deverá ser consenso para atrair o maior número de apoios, uma vez que os nomes dos demais partidos não conseguem aglutinar. “Há uma divisão muito grande em Cabedelo, a oposição ao atual prefeito Zé Regis é muito fragmentada, todo mundo quer sair candidato, isso fortalece apenas o PMDB”.


O radialista e Jornalista, Ramalho Pinto confidenciou que tem um bom relacionamento com o comando do PSB e não descarta uma conversa para atrair apoio do Governador Ricardo Coutinho. Luceninha é o nome do PMDB e o meu nome é indicado pelo prefeito Zé Regis e ainda garanto se Zé Regis, pudesse se candidatar nesse pleito vindouro, bateria novamente a postulação de Luceninha, finaliza Ramalho. Dema Macedo
 
15 12 11
Cabedelo – Terceira maior economia municipal 
A pesquisa constatou crescimento de 6,8% no PIB desse município, que passou de R$ 2,185 bilhões, em 2008, para R$ 2,333 bilhões, em 2009.

Cabedelo – Terceira maior economia municipal, cuja dinâmica assenta-se principalmente no comércio, nas atividades imobiliárias e na indústria de transformação. Ressalte-se a existência de ramos da indústria que estão ligados às importações paraibanas, destinadas ao beneficiamento e à distribuição em seu território e no Nordeste, como as unidades de combustíveis, petróleo e cooke, bem como de trigo. Também são consideradas as atividades de alojamento e alimentação, ligadas à cadeia produtiva do turismo, e as relativas aos serviços de movimentação de cargas do Porto, o maior existente no Estado. A pesquisa constatou crescimento de 6,8% no PIB desse município, que passou de R$ 2,185 bilhões, em 2008, para R$ 2,333 bilhões, em 2009.
27 01 12
Para Luceninha, empenho da classe política pode acelerar conclusão da dragagem do porto


Uma das ações mais positivas da Comissão em prol do Porto de Cabedelo foi realizada na manhã desta quarta-feira (25); uma sessão especial comandada pelo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Ricardo Marcelo. A comissão criada em 2007 integra um movimento suprapartidário em defesa do Porto de Cabedelo, com ênfase na conclusão da dragagem. De acordo com Luceninha, pré-candidato à prefeitura de Cabedelo pelo PMDB e membro da comissão, a sessão foi um forte indicativo de que a obra pode ser concluída ainda este ano por reunir tanto a classe política como a empresarial em torno do assunto.

“Desde o ano de 2007, inclusive já no início de 2012, realizamos diversas ações entre protestos e reuniões com lideranças políticas e comunitárias para discutir a estagnação das obras de dragagem do Porto de Cabedelo e esta, sem dúvida, foi a mais positiva por reunir membros da bancada federal de deputados e senadores, além de um bom número de deputados estaduais da Paraíba”, comemora Luceninha, que também já atuou como vereador de Cabedelo.

Morador do município de Cabedelo há 51 anos, Luceninha afirma que a conclusão da dragagem irá possibilitar o desenvolvimento não apenas da cidade, mas de todo Estado. “Atualmente o Porto opera com 9,14 metros de calado e recebe navios de médio porte. Com a conclusão da dragagem, a projeção é que o calado do Porto aumente para cerca de 11 metros, possibilitando que o Estado receba navios com maior capacidade de carregamento. Com esta evolução haverá uma injeção na economia paraibana, assim como reflexos na geração de empregos e desenvolvimento”, explica.

Como fruto da sessão, Luceninha espera que haja comprometimento das partes. “Ainda em 2012 creio que esta dragagem estará concluída graças ao comprometimento, tanto do presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Jácome, o presidente do Comitê, Márcio Madruga e das lideranças políticas presentes na sessão, ainda este ano. Falta pouco mais de 8% para o término desta etapa de dragagem, sendo necessário o emprego de recursos na ordem de R$ 60 milhões. Com dedicação e comprometimento essa obra tem prazo para terminar”, conclui.

Entre as lideranças presentes na sessão especial estavam: os deputados federais Efraim Filho (DEM), Nilda Gondin (PMDB), Aguinaldo Ribeiro (PP) e Manoel Júnior (PMDB), além do senador Cícero Lucena (PSDB), do ex-senador Roberto Cavalcanti e do primeiro suplente de senador, Deca do Atacadão (PSDB).

Assessoria de Imprensa
 
20 01 12
PCdoB se reúne com Luceninha e Trocolli Júnior e se encontrará com Brito na sexta (20)
O PCdoB de Cabedelo, vem mantendo contato com os principais pré-candidatos a prefeito do município. Através de uma comissão formada por dirigentes da legenda, o PCdoB tenta formar um grupo forte em vistas a disputar uma das mais importantes prefeituras da Paraíba.  A legenda que tem dois pré-candidatos, a saber, o ex-prefeito Sebastião Plácido e o sindicalista portuário Ricardo Taboza, já conversou com o ex-vereador Luceninha e com o deputado Trocolli Júnior. De acordo com o secretário do partido Milton Callá (foto), a comissão se reunirá nesta sexta-feira (20), com o vereador Wellington Brito, outro pré-candidato a pré-candidato a prefeito. “Nossa conversa com Luceninha foi muito proveitosa. Debatemos sobre as possibilidades de uma união entre ele e o PCdoB. Conversamos sobre as nossas propostas e principalmente sobre as propostas dele, os mesmos temas que debatemos com Trocolli Júnior e que iremos debater com Wellington Brito”, disse Milton.

Sobre o vice

Com relação às perspectivas sobre a escolha do vice-prefeito, Milton Callá revelou que Luceninha deixou claro o nome de Leto como possível vice, porém, o deputado Trocolli Júnior não revelou quem poderia ser seu vice, informando que esta escolha se dera normalmente no decorrer do tempo, o que pó deixou a um ponto a frente de um possível acordo com os comunistas. “O PCdoB está forte e um dos partidos mais organizados do município. Temos dos importantes pré-candiatos que são Ricardo Taboza e o ex-prefeito Sebastião Plácido; o que queremos é debater propostas sérias para Cabedelo”, concluiu Milton. SV
 
11 01 12
RC confirma construção da passarela do Renascer; investimento será de R$ 1,1 mi


O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho confirmou ao deputado estadual Trócolli Júnior (PSD), que assinará na manhã desta quarta-feira (11), por volta das 9h, a ordem de serviço para começar a construção da passarela no Km 12 da BR-230, no bairro do Renascer no município de Cabedelo, região Metropolitana de João Pessoa.
O deputado Trócolli enviou um requerimento ao Estado solicitando a passarela. O pedido vem atender o apelo da população que reivindicar há anos a construção. Serão investidos pelo Estado cerca de R$ 1,1 milhões.
“ A construção desta passarela além de eliminar pontos críticos em termos de segurança para os pedestres que utilizam a BR-230 vai dar mais fluidez ao transito neste trecho, por isso lutamos para que isso fosse realizado”, disse Trócolli.
Está passarela é uma reivindicação de 20 anos dos moradores do bairro do Renascer, um dos mais populosos, uma conquista que vai beneficiar a população e evitar acidentes de trânsito”, salientou o deputado.
Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário