quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

POL/INTER/DEZ/JAN


21 12 11
EUA advertem Coreia do Norte sobre ameaça a aliados
Difícil transição de poder pode transformar península em barril de pólvora
Morte de ditador Kim Jong-il (foto) foi vista pelos EUA como possibilidade para estreitar laços com povo norte-coreano Foto: REUTERS
WASHINGTON - Logo após a confirmação da morte de Kim Jong-il, os Estados Unidos emitiram um comunicado reiterando seu "compromisso com a estabilidade na península coreana e com a liberdade e a segurança de seus aliados", um ameaça clara aos que pensam em aproveitar o possível vácuo de poder na Coreia do Norte para atacar a vizinha do Sul ou o Japão. Nesta tarde, a secretária de Estado, Hillary Clinton, disse ter esperanças de melhorar a relação com Pyongyang. Veja mais...
 
19 12 11
Talibã pode abrir escritório político no Afeganistão
Medida deve melhor diálogo com governo do país.
Negociações foram encerradas em novembro.

O Talibã está disposto a abrir um escritório político no Afeganistão para manter conversações de paz com o país. A confirmação é de um membro da equipe do governo afegão que mantém negociações com o grupo.

Após uma série de tentativas fracassadas de conversas por parte dos afegãos e de seus aliados ocidentais, em novembro, o presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, descartou as negociações até que o grupo insurgente tivesse um endereço fixo.

“O que ouvimos de altos comandantes do Talebã e de seus familiares é que eles concordaram em ter um escritório político”, disse à Reuters Arsala Rahmani, membro sênior do Alto Conselho de Paz do Afeganistão. “Seria melhor estabelecer um dentro do Afeganistão, se a situação permite.”

“Nós concordamos e sempre pedimos por um endereço político do Talibã no Qatar, Turquia, Arábia Saudita ou qualquer país islâmico. É do nosso interesse”, disse Rahmani. Saiba mais...
 
16 12 11
As exportações de Armas Alemãs subiram para 50 por cento
Pesquisa: Verônica Silva - Direto da Alemanha
DAPD

BERLIM - A alta demanda de material de guerra, a indústria de armamento alemã no ano passado trouxe um boom de exportação. 
DAPD
O valor de mercadorias de guerra exportadas totalizaram 2010 para € 2100000000, como o relatório de exportação de armas, foi adotada pelo Conselho de Ministros na quarta-feira em Berlim. O valor das exportações foi mais do que 50 por cento sobre o ano anterior. Saiba mais...
13 12 11
Bilionário anuncia que quer disputar a eleição presidencial na Rússia
Mikhail Prokhorov promete defender a classe média russa.
Analistas afirmam que, sem chances na disputa, ele pode beneficiar Putin.
O bilionário Mikhail Prokhorov dá entrevista nesta segunda-feira (12) em Moscou (Foto: AP)


O bilionário Mikhail Prokhorov anunciou nesta segunda-feira (12) sua intenção de concorrer a presidente da Rússia na eleição de março, semanas depois de ter rompido com o Kremlin na disputa pela liderança de um pequeno partido de defesa da iniciativa privada.

O primeiro-ministro Vladimir Putin é o franco favorito na eleição presidencial de 4 de março, apesar dos crescentes sinais de descontentamento popular com a sua hegemonia - refletida nos protestos populares contra supostas fraudes no pleito parlamentar deste mês.

Prokhorov, de 46 anos, atua no setor metalúrgico e é dono do time norte-americano de basquete New Jersey Nets. Analistas dizem que ele não tem chance de vitória na eleição, e que sua presença na disputa será útil para Putin, que assim poderá responder aos críticos que o acusam de impedir o surgimento de um partido ou líder que represente a classe média.

Em entrevista coletiva para anunciar a candidatura, Prokhorov queixou-se de que "o Kremlin chutou a mim e aos meus apoiadores do Partido da Causa Justa (...), mas não é dos meus princípios parar na metade". Saiba mais...

13 12 11
Ex-opositor Moncef Marzouki é eleito indiretamente presidente da Tunísia
Nacionalista deve indicar islamita Hamadi Jebali como premiê.
País busca a normalidade democrática após a queda do ditador Ben Ali.
Moncef Marzouki nesta segunda-feira (12) diante da Assembleia Constituinte em Túnis (Foto: AP)
O ex-líder oposicionista Moncef Marzouki foi eleito nesta segunda-feira (12), pela Assembleia Constituinte, presidente da República da Tunísia.

Moncef Marzouki, de 66 anos, dirigente do Congresso pela República (CPR, partido da esquerda nacionalista), foi eleito com 153 votos a favor, 33 contra, 2 abstenções e 44 votos em branco por 202 dos 217 membros presentes da Assembleia.

A primeira missão dele, que foi opositor do deposto regime de Ben Ali, será nomear o chefe do governo, que, a princípio, deverá ser o islamita Hamadi Jebali.

Ben Ali caiu em janeiro, pressionado por uma revolta popular no contexto da chamada Primavera Árabe. Saiba mais...

12 12 11
Cristina Kirchner toma posse para segundo mandato na Argentina
Cristina recebeu a faixa presidencial das mãos da filha, Florencia.
Presidente foi reeleita nas eleições de outubro com 54,11% dos votos.

Cristina Kirchner chora após receber a faixa presidencial, entre o ex-vice-presidente Julio Cobos (esq) e o atual, Amado Boudou (dir) (Foto: Juan Mabromata/ AFP)

A presidente argentina, Cristina Kirchner, tomou posse neste sábado (10) para o segundo mandato, até 2015, durante uma cerimônia no Congresso Nacional.

Ao prestar juramento, a presidente argentina recordou o falecido marido e antecessor, Néstor Kirchner (2003-2007), com a frase "Que Deus, a pátria e ele me demandem", caso não cumpra as expectativas do mandato.
Presidenta Dilma Rousseff durante cumprimentos à Presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, na Casa Rosada. (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
A presidente, de 58 anos, vestida de luto rigoroso mais de um ano depois da morte de Néstor Kirchner, recebeu a faixa presidencial das mãos da filha Florencia, em meio aos gritos e aplausos dos congressistas e partidários presentes no Congresso. Veja mais...

11 12 11
Novo governo de coalizão toma posse no Iêmen
Desafio do governo é evitar guerra civil após queda de Ali Abdullah Saleh.
EUA temem avança da al-Qaeda no país, localizado na rota do petróleo.

Membros do governo iemenita empossado neste sábado (10) (Foto: Reuters/Stringer)
O novo governo de coalizão do Iêmen, formado para tentar evitar uma guerra civil, se reuniu pela primeira vez neste sábado (10), horas depois que um soldado foi morto pela contínua violência entre partidários e opositores do presidente deposto Ali Abdullah Saleh.


A agência de notícias estatal Saba disse que o vice-presidente Abd-Rabbu Mansour Hadi, para quem Saleh transferiu o poder depois que um acordo foi intermediado pelos vizinhos do Iêmen no Golfo, presidiu a reunião do gabinete recém-empossado, que inclui membros da oposição.

O governo enfrenta uma série de desafios, incluindo combates esporádicos com membros de tribos anti-Saleh, um movimento separatista do sul, uma rebelião muçulmana xiita, no norte e uma ala regional da al-Qaeda que tem explorado a revolta para reforçar a sua posição no país pobre da península Árabe.

A Arábia Saudita, principal exportador de petróleo do mundo, tem o mesmo temor que os EUA de que mais instabilidade no Iêmen possa reforçar a ala da al-Qaeda no país -- contra quem Washington tem travado uma campanha de ataques aéreos com aviões não-tripulados -- em um país localizado perto das rotas marítimas do petróleo. Conheça mais...

11 12 11
Primeiro-ministro do Peru renuncia, afirma rádio local
Salomón Lerner é homem de confiança do presidente Ollanta Humala.
Governo enfrenta protestos em relação à exploração do ouro.

Salomón Lerner, primeiro-ministro peruano (Foto: Reuters/Pilar Olivares/Arquivo)
O primeiro-ministro do Peru, Salomón Lerner, surpreendentemente renunciou neste sábado (10), informou a rádio local RPP, o que pode ser a primeira mudança ministerial desde que o presidente Ollanta Humala assumiu o poder.

Lerner é considerado um dos funcionários mais próximos do presidente peruano. Uma fonte do Palácio do Governo não confirmou nem descartou a renúncia do primeiro-ministro.

Por lei, se o primeiro ministro renuncia, os demais ministros também devem apresentar uma carta de demissão. Dessa forma, fica a cargo do presidente escolher entre mantê-los ou trocar o comando de cada pasta.

Recentemente, o governo peruano enfrentou protestos contra um projeto de uma mina de ouro, no valo de US$ 4,8 bilhões. Policiais e militares receberam poderes especiais para combater os manifestantes. No último fim de semana, Lerner tinha participado pessoalmente das negociações, sem chegar a um acordo.

Quando Humala, oficial militar reformado, venceu as eleições em junho, sua principal promessa era aumentar o investimento social nas zonas rurais para acalmar os conflitos envolvendo recursos naturais, sem afastar os investidores que mantêm a economia peruana. G1
11 12 11
Confrontos após eleição matam pelo menos 4 na República Democrática do Congo
Resultados indicam reeleição de Joseph Kabila, mas candidato de oposição rejeita o resultado; polícia diz ter controlado a situação.


Pelo menos quatro pessoas foram mortas na capital da República Democrática do Congo, Kinshasa, desde que os resultados da eleição presidencial do país foram divulgados, nessa sexta-feira (9), indicando a reeleição do presidente Joseph Kabila.

O candidato de oposição, Etienne Tshisekedi, rejeitou o resultado, mas pediu que seus eleitores e simpatizantes permaneçam calmos.

As autoridades congolesas dizem que a situação está sob controle. No entanto, o correspondente da BBC em Kinshasa Thomas Hubert afirma que tiros ainda ecoam na capital e na cidade de Mbuji-Mayi, no centro do país.

Em ambas as cidades, segundo Hubert, a oposição recebeu grande votação. Muitos eleitores das duas localidades acreditam que as eleições foram fraudulentas. Saiba mais...

05 dez 11
Merkel e Sarkozy querem rever tratado da União Europeia
Presidente da França e chanceler alemã divulgaram nesta segunda-feira proposta para rever os termos do tratado que cria a UE. Proposta tenta enfrentar a crise financeira na zona do euro
O presidente da França, Nicolas Sarkozy, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel (Foto: Remy de la Mauviniere/AP)

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, se reuniram nesta segunda-feira (5) para fechar um acordo que possa acabar com a crise na zona do euro. A proposta será apresentada nesta quinta-feira (8) em Bruxelas para os líderes da União Europeia, e pode mudar a atual situação do bloco europeu.

Após a reunião, Sarkozy anunciou à imprensa que França e Alemanha concoradaram em propor mudanças no Tratado da União Europeia - tratado assinado em 1992 que transformou a Comunidada Europeia em União Europeia, com integração econômica e política. Segundo Sarkozy, o novo tratado deverá prever sanções automáticas aos países que não conseguirem cumprir suas metas econômicas. De acordo com a proposta de França e Alemanha, a União Europeia não iria interferir nos orçamentos dos países membros, exceto em situações em que fique provado que as metas de déficit foram violadas pelo país. Leia mais...

05 dez 11
Irmandade Muçulmana tenta ampliar vantagem no 2º turno no Egito
Cairo, Alexandria e outras cidades voltam às urnas nesta segunda-feira.
País faz transição para a democracia após a queda de Hosni Mubarak.
Eleitora vota nesta segunda-feira (5) no Cairo (Foto: AP)

Os egípcios vão às urnas nesta segunda-feira (5) para o segundo turno da eleição parlamentar por distritos, em que o partido da Irmandade Muçulmana tentará ampliar sua vantagem sobre grupos islâmicos radicais e sobre partidos liberais.

Pelo sistema eleitoral egípcio, a votação ocorre em dois turnos, um para escolha de candidatos distritais e o outro para votação em listas de indicados por cada partido. Leia mais...


21 12 11
Ordenada prisão de principal opositor de Evo Morales na Bolívia
Rubén Costas acusou o governo de receber dinheiro do narcotráfico. 
Convocado, governador de Santa Cruz não compareceu à Justiça.
O governador de Santa Cruz, Ruben Costa, durante greve de fome em 2006 (Foto: AFP)

Um juiz emitiu nesta segunda-feira (19) uma ordem de prisão contra o governador de Santa Cruz, Rubén Costas, considerado o principal opositor do presidente Evo Morales, anunciou a autoridade judicial.

"Rubén Costas foi declarado em rebeldia e sua prisão foi determinada", afirmou o juiz Orlando Rojas. A ordem de prisão só poderá ser cumprida a partir de 2 de janeiro devido ao recesso no Poder Judiciário que se inicia nesta segunda-feira, por conta das festas de fim de ano. Leia mais...
 
19 12 11
Milhares de russos protestam contra resultados de eleições legislativas
Partido Comunista reuniu 8 mil pessoas em Moscou e São Petersburgo.
Chefe do partido diz que eleições foram as 'mais sujas dos últimos 20 anos'.
Manifestantes de diversas idades foram às ruas protestar neste domingo (18) na Rússia (Foto: AFP)

O Partido Comunista russo reuniu milhares de pessoas neste domingo (18) em Moscou para protestar contra os resultados das eleições legislativas, uma mobilização modesta para esse partido que ficou em segundo lugar e que não se somou às manifestações das últimas semanas.

Entre 3 mil e 5 mil pessoas, segundo estimativas de veículos da imprensa no local, participaram dessa concentração na praça Manezhnaya, perto do Kremlin, e que contava com a autorização da prefeitura. Outra manifestação também contrária aos resultados das legislativas ocorreu paralelamente em São Petersburgo, onde cerca de 5 mil pessoas se reuniram. Saiba mais...
15 12 11
Os poderosos chefões da Alemanha
Pesquisa:Verônica Silva - Direto da Alemanha
Merkel apoia Wulff.  O incômodo para o seu crédito é altamente inconveniente.
"Importante Declaração" Merkel elogiou Wulff
A chanceler Angela Merkel chamou a declaração do presidente "importante". Wulff já havia se arrependido de não ter mencionado o empréstimo privado da esposa de um amigo nas perguntas do parlamento da Baixa Saxônia. 
13 12 11
Família real da Espanha detalhará seu orçamento anual após investigação
Genro do rei Juan Carlos é investigado por mau uso de dinheiro público.
Site oficial da família real espanhola divulgará gastos antes do fim do ano.

Inaki Urdangarin, genro do rei Carlos, da Espanha, em iate da família real, em Palma de Mallorca (Foto: Enrique Calvo / Reuters)
A família real espanhola divulgará detalhes de seu orçamento anual pela primeira vez, disse um porta-voz na segunda-feira (12), após um inquérito sobre corrupção chegar ao genro do rei.

Inaki Urdangarin - marido de Cristina, filha mais nova do rei Juan Carlos e da rainha Sofia - está sob investigação no inquérito sobre suposto mau uso do dinheiro público dado ao Instituto Noos, dirigido por ele, em Mallorca.

O advogado de Urdangarin negou que seu cliente tenha cometido qualquer irregularidade.

"Ele está preocupado. Eu diria que pesaroso é a palavra e talvez também indignado. Por que não?", afirmou Mario Pascual na televisão estatal.

O site oficial da família real espanhola divulgará os gastos antes do fim do ano e especialistas financeiros estudam possíveis medidas de corte de gastos para a família, disse um porta-voz da família real.

A família real da Espanha recebe 8,4 milhões de euros (US$ 11,2 milhões) por ano para cobrir gastos pessoas, funcionários e eventos oficiais. Os custos oficiais com viagem e segurança têm uma contabilidade separada. G1

13 12 11
Obama adverte contra interferências no Iraque após saída americana
Tropas dos EUA deixam país invadido 'de cabeça erguida', disse democrata.
Presidente encontrou-se com o premiê iraquiano na Casa Branca.
O premiê do Iraque, Nuri al Maliki, e o presidente dos EUA, Barack Obama, durante encontro nesta segunda-feira (12) na Casa Branca (Foto: AP)

O presidente dos EUA, Barack Obama, advertiu para que outros países "não interfiram" no Iraque, às vésperas da retirada total das tropas americanas do país, prevista para ocorrer até o final do ano.

Obama fez as declarações após conversas na Casa Branca com o premiê iraquiano, Nuri al Maliki.

Segundo Obama, os EUA deixam o Iraque "com honra e de cabeça erguida", mais de oito anos depois da invasão que derrubou o governo de Saddam Hussein.

13 12 11
Dominique de Villepin anuncia candidatura à presidência da França
O presidente da França, Nicolas Sarkozy, ganhou mais um motivo de preocupação para as eleições presidenciais de 2012. Além de ter que tirar a diferença para o socialista François Hollande, que lidera as pesquisas, Sarkozy terá pela frente mais um conservador capaz de roubar seus votos. É Dominique de Villepin (foto), ex-primeiro-ministro do governo de Jacques Chirac, que anunciou sua candidatura no domingo.

O site do canal France 24 lembra que Villepin e Sarkozy são antigos rivais e que o primeiro foi absolvido recentemente em um caso no qual Sarkozy o acusava de calúnia e difamação. Ao declarar a candidatura, Villepin, famoso por liderar a campanha francesa contra a invasão do Iraque, em 2003, não citou a rivalidade com Sarkozy (que também era ministro durante o mandato de Chirac), mas sim a necessidade de “defender uma certa ideia de França”Leia mais...

11 12 11
Russos protestam em massa contra fraude eleitoral
Diário Oficial russo publicou neste sábado os resultados oficiais das eleições.
Observadores relatam irregularidades no pleito, que deu vantagem a Putin.

Manifestante é carregado por policiais em São Petersburgo, durante manifestação neste sábado (10) (Foto: AP)

Milhares de russos protestavam neste sábado (10), em Moscou e outras cidades do país, incluindo o extremo oriente e a Sibéria, em uma inédita jornada de mobilização contra o resultado das eleições legislativas vencidas pelo partido do primeiro-ministro Vladimir Putin.
Manifestante é preso durante protesto em Moscou, neste sábado (10) (Foto: Reuters)
Mais de 20.000 pessoas estavam reunidas em Moscou para protestar contra o que consideram fraude nas eleições legislativas de 4 de dezembro vencidas pelo Rússia Unida, partido de Putin, informou a polícia da capital russa.

De acordo com fontes policiais, o número de manifestantes na praça Bolotnaya chegou a 20.000 pouco antes das 15 horas (9h de Brasília). Veja mais...
Veja os vídeos...

05 dez 11
Gbagbo é ouvido pelo TPI e relata condições em que é mantido preso
Ex-presidente marfinense é 1º chefe de estado réu em corte internacional.
Em 1ª audiência, aos 66 anos, ele disse sofrer de dores no ombro e punhos.
O ex-presidente da Costa do Marfim Laurent Gbagbo, acusado de crimes contra a humanidade cometidos durante a crise pós-eleitoral (2010-2011), comparece pela primeira vez ao Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, Holanda. (Foto: Peter Dejong/Reuters)

O ex-presidente da Costa do Marfim Laurent Gbagbo compareceu no Tribunal Penal Internacional nesta segunda-feira (5) para enfrentar acusações de crimes contra a humanidade. Ele é o primeiro ex-chefe de Estado que deverá ser julgado pela corte desde que ela foi instituída em 2002.

Gbagbo, de 66 anos, foi preso e levado da Costa do Marfim para a Holanda na semana passada, onde está desde então detido no centro de detenção de Haia, debaixo do mesmo teto de outros suspeitos de genocídio e crimes de guerra. Saiba mais...

05 dez 11
Oficialmente: Maioria absoluta para o partido de Putin nas eleições parlamentares
Pesquisa: Verônica Silva - Direto da Alemanha
Foto: AP / / Oficialmente: Maioria absoluta para o partido de Putin nas eleições parlamentares

Moscou, 5 Dezembro (AFP) - O Kremlin partido Rússia Unida ganhou na eleição parlamentar de domingo, depois dos números oficiais, apesar de perdas significativas, a maioria absoluta dos assentos. Como a Comissão Eleitoral anunciou na segunda-feira, é para o partido do primeiro-ministro Vladimir Putin, 238 de um total de 450 lugares. Saiba mais...

04 dez 11
Israel pede que futuro governo egípcio respeite acordo de paz
Islâmicos assumiram a liderança na primeira rodada de eleições do país.
Egito foi 1º país árabe a reconhecer Israel e a assinar tratado em 1979.

Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, participa de reunião mensal de gabinete neste domingo (4) (Foto: AP)

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pediu neste domingo (4) aos futuros governantes do Egito que mantenham o tratado de paz com Israel, após grupos islâmicos assumirem a liderança na primeira rodada de eleições do país.
"Esperamos que qualquer futuro governo do Egito reconheça a importância de manter o tratado de paz com Israel como base para a segurança regional e estabilidade econômica", disse Netanyahu em seus primeiros comentários sobre o tema desde a eleição egípcia. Saiba mais..

04 dez 11
Feministas protestam contra reunião de partidos da oposição na Ucrânia
Integrantes do Femen acusam organizadores de 'comprar' participantes. 
Protestos ocorrem em frente ao estádio Olimpisky.

Integrantes do movimento feminista Femen, da Ucrânia, protestam contra reunião de partidos da oposição na capital Kiev. Policiais tentam remover ativistas do local, que resistem (Foto: AFP)

Uma das manifestantes arranca bandeira das mãos de militante do partido da oposição.  As ativistas acusam os organizadores de oferecem dinheiro para atrair pessoas à reunião.  (Foto: AFP)
04 dez 11
Presidente da Colômbia pede que países 'não façam nada' sobre conflito
Guerrilhas colombianas haviam pedido ajuda internacional para mediar paz.


O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, reagiu aos comunicados das duas principais guerrilhas colombianas enviados à CELAC (Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos), no qual pedem ajuda aos países para estabelecer um diálogo que abra caminho para um processo de paz.

'Por enquanto a melhor maneira de ajudar é não fazer nada', disse o presidente.

Santos, que discursou na sexta-feira, durante abertura da Cúpula, pediu direito de palavra adicional para enviar o recado a seus colegas. 'As FARC são um assunto interno colombiano, e nós os colombianos vamos resolvê-lo', acrescentou.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) e o Exército de Libertação Nacional (ELN) enviaram comunicados dirigidos aos presidentes da CELAC nos quais afirmam que um processo de paz na Colômbia será positivo para toda a região.

O ELN solicitou 'com urgência' um encontro 'direto' e de 'alto nível' com a CELAC para que 'supervisionem um caminho certo para a paz na Colômbia e evitem que suas consequências continuem gerando tensões na região', diz o comunicado.

As FARC, maior guerrilha colombiana, disseram, também por meio de um comunicado, que a paz na Colômbia deve ser assunto de interesse continental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário