quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

CIDADES/DEZ/JAN


21 12 11
‘Circuito do Sol Paraíba’ agita praias no período de férias
 
O Governo do Estado e as prefeituras de João Pessoa, Conde, Cabedelo, Lucena e Baía da Traição divulgaram, nesta segunda-feira (19), a programação do projeto ‘Circuito do Sol Paraíba’. Durante dois meses, o projeto vai oferecer uma extensa programação, de norte a sul do litoral paraibano, com atividades de lazer, entretenimento, cultura e shows.

A lista de atrações conta com nomes fortes no cenário nacional, como Lulu Santos, Lenine, Jorge Aragão, Frejat e Luiz Melodia – mas o projeto também vai abrir espaço para os artistas locais, que apresentarão espetáculos de dança, teatro e cultura popular, entre outros. As atividades serão desenvolvidas das praias de Baía da Traição (litoral Norte) a Coqueirinho (litoral Sul).

A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, fez a apresentação do projeto e destacou que essa ação ultrapassa os limites de João Pessoa – esforço conjunto que converge para uma mesma proposta: levar cultura e esporte à população, em especial, para os turistas que chegam à Paraíba para o período de férias. “Teremos opções para todos os gostos e atividades para adultos e crianças durante esses dois primeiros meses do ano”, disse.

Parceria – Sobre a parceira do Governo do Estado e as prefeituras de João Pessoa, Conde, Cabedelo, Lucena e Baía da Traição, o secretário estadual de Cultura, Chico César, destacou a redução dos gastos com os eventos como principal vantagem. “Não pretendemos repetir o que aconteceu no Réveillon de 2009, quando prefeitura e Estado promoveram shows diferentes. Esse momento causou uma situação ruim para a cidade e a divisão foi desgastante e dispendiosa, tanto para o Governo quanto para a prefeitura”, disse Chico César.

César destacou ainda que a unidade entre os dois governos não só celebra a união de esforços e recursos, mas passa a ser um pré-desenho do pacto federativo em torno da cultura, que será a meta do Ministério da Cultura para os próximos três anos de gestão trabalhando junto.

Para o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano, o “Circuito do Sol Paraíba” envolve muito mais do que as atividades culturais e esportivas. “Toda a estrutura de secretarias está empenhada para a promoção desse grande projeto, que também engloba a limpeza urbana, a iluminação pública e o trânsito”, enfatizou.

O secretário destacou ainda a realização do Salão do Artesanato como um forte fator de geração de renda. “No ano passado, foram gerados mais de R$ 1 milhão com a atividade de mais de mil artesãos. Neste ano, a tendência é aumentarmos esses valores”, disse. Confira a programação
16 12 11
Clube da Pessoa Idosa oferece curso de artesanato de material reciclável
Tecidos de sombrinhas velhas se transformam em bolsas e almofadas. Garrafas plásticas viram flores decorativas. Jornais jogados no lixo servem para a composição de cestas, máscaras e porta retratos. Na oficina de artesanato do Clube da Pessoa Idosa (CPI) cerca de 30 alunos usam materiais reciclados para confecção de peças decorativas que ficam permanentemente expostas na sala ou são levadas para feiras de artesanato.

De acordo com Margarida Nóbrega, mais conhecida pelo alunos como Professora “Flô”, muitos dos artigos confeccionados por eles são comercializados e a renda revertida para o próprio curso ou outro setor do clube. Ela disse que o mais importante na oficina é o desenvolvimento da criatividade, que beneficia os alunos idosos com o aumento da concentração e a ocupação do tempo ocioso.

Na oficina os alunos trabalham, ainda, com bordados, pintura de tecidos e crochê. A maioria dos trabalhos nasce de materiais que ninguém quer, que os próprios alunos encontram no lixo de casa ou na rua. “Todos já têm essa conscientização de que uma simples lata atirada ao lixo pode virar artesanato”, disse a professora. Saiba mais...
 
Prefeitura de Cabedelo Inaugura Reforma e Ampliação da Escola Municipal Major Adolfo Pereira Maia


Centros de referência ajudam no tratamento contra o cigarro na PB
Segundo Secretaria de Saúde, são 37 centros espalhados pelo estado.
Cada um deles atende em média 60 pessoas por ano.

Para auxiliar as pessoas que querem se livrar do cigarro a Secretaria de Saúde dispõe de 37 centros de referência. De acordo com o Núcleo de Doenças e Agravos não Transmissíveis, responsável pelo serviço, cada unidade atende em média 60 pacientes por ano e os resultados têm sido considerados bastante positivos.

Segundo Gerlane Carvalho, coordenadora do Núcleo de Doenças e Agravos não Transmissíveis, os centros estão espalhados por diversos municípios do estado. Em cada um deles 15 pessoas recebem tratamento durante um trimestre.

“Os resultados são favoráveis, as pessoas que buscam e continuam participando geralmente têm bons resultados”, disse Gerlane Carvalho.

Ela informou que os interessados em passarem por tratamento nos centros devem procurar a Secretaria de Saúde ou ligar para o telefone (83) 3218-7439 para saber onde estão localizados os centros mais próximos. João Pessoa e Campina Grande possuem cinco centros cada. Veja o vídeo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário