segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

POLITICA NACIONAL_DEZ


11 12 11
Revista diz que família de Agnelo é suspeita de enriquecimento ilícito
Governador do DF nega acusações e diz que vai processar revista.
'Isto É' afirma que evolução patrimonial é investigada pela PF e pelo MP.

Reportagem da revista "Isto É" deste fim de semana aponta enriquecimento ilícito da família do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, nos últimos três anos. Conforme a revista, o patrimônio da família é alvo de investigações da Polícia Federal e do Ministério Público do DF, que apuram um suposto esquema de desvio de dinheiro público.

De acordo com a reportagem, levantamento preliminar da PF indica que familiares do governador não têm fontes de renda para justificar os negócios abertos, como locadoras de veículos e franquias de empresas, desde 2008. Os sinais de enriquecimento surgem, afirma a “Isto é”, no início de 2008, quando Agnelo Queiroz era diretor da Anvisa, e vão até setembro deste ano.

De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério Público do Distrito Federal, não há nenhuma investigação em andamento sobre o patrimônio da família do governador. Ainda segundo a assessoria, os integrantes do Núcleo de Combate às Organizações Criminosas (NCOC) não foram procurados pela reportagem da revista ‘Isto É’. A PF informou que só poderá dar informações sobre o caso a partir de segunda-feira.

Na saída da solenidade de abertura da Conferência Distrital das Cidades Extraordinárias, neste sábado (10), o governador negou todas as denúncias e afirmou que elas são feitas por um grupo ligado ao “crime organizado”.

“Passou dos limites o que o crime organizado no Distrito Federal está fazendo. São ataques bárbaros à minha pessoa, agora à minha família. Só faltam me abater fisicamente. Vou processar o meio de comunicação que se presta a uma patifaria dessas, inclusive seu escriba. Vou tomar todas as medidas legais”, disse o governador. Saiba mais...

11 12 11
Terminou neste sábado propaganda sobre plebiscito no Pará
Eleitores do Pará vão decidir sobre divisão do estado neste domingo (11).
TRE pretende divulgar resultado até 23h (horário de Brasília).

As frentes pró e contra a divisão do estado do Pará terão até as 22h deste sábado (10) para fazer os últimos esforços de propaganda para conseguir votos do eleitor do estado. Neste domingo (11), cerca de 5 milhões de paraenses vão às urnas para definir se o território do estado será dividido para a criação de mais duas unidades da federação, Tapajós e Carajás.

De acordo com o calendário eleitoral, aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a partir da noite deste sábado estará proibida a divulgação de propaganda paga em veículos impressos, o uso de alto falantes e amplificadores, a distribuição de material impresso e a realização de eventos e atos públicos. A propaganda eleitoral gratuita na televisão e no rádio terminou na última quarta-feira (7) e estava no ar desde o dia 11 de novembro. G1
11 12 11
Dilma assinará novo decreto para suspender multa a desmatadores
Segundo a Casa Civil, prazo será o suficiente para aprovar Código Florestal.
Nova lei ambiental, prevista para 2012, pode anistiar parte dos produtores.

A presidente Dilma Rousseff deverá assinar decreto que suspende, novamente, multas aplicadas a proprietários rurais que descumprem a atual lei ambiental por desmatamento. Segundo a Casa Civil, o texto está pronto para ser assinado e será publicado nesta segunda-feira (12) no "Diário Oficial da União".

(Observação: inicialmente, esta reportagem informou que, de acordo com a Casa Civil, a presidente Dilma Rousseff já havia assinado o decreto. Posteriormente, a Casa Civil disse que o texto estava pronto, mas ainda não tinha sido assinado.)

O decreto anterior que suspendia as multas venceria neste domingo (11), o que deixaria milhares de produtores na ilegalidade. A intenção do governo é esperar a votação do Código Florestal na Câmara, que pode conceder anistia a parte dos produtores que devastaram suas terras.

A assessoria da Casa Civil não soube precisar por quanto tempo valerá a suspensão, mas afirmou que será o "prazo necessário para que a Câmara analise o Código Florestal". Entenda o novo código florestal...

05 dez 11
Dilma orienta Fernando Pimentel a explicar consultorias
Ministro alega que serviços pelos quais recebeu R$ 2 milhões estão dentro da lei

O ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, fala durante encontro empresarial Foto: Givaldo Barbosa / O Globo
BRASÍLIA. O governo reagiu no domingo à denúncia publicada no GLOBO de que o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, recebeu R$ 2 milhões em serviços de consultoria entre 2009 e 2010. A presidente Dilma Rousseff recomendou a Pimentel que retornasse a Brasília ainda no domingo e se explicasse, apresentando documentos, para mostrar transparência e que não tem nada a temer. O objetivo do governo é destacar que a situação de Pimentel é diferente da situação do ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci, demitido por Dilma em meio à pressão para explicar a multiplicação de seu patrimônio. Saiba mais...
05 dez 11
PDT decide continuar na base e cria comissão para negociar ministério
Partido não indicará nomes por não saber se manterá pasta, diz presidente.
Lupi retornará ao comando da sigla em janeiro, após um mês de 'descanso'.
O deputado André Figueiredo (CE), presidente interino do PDT (Foto: Felipe Nery / G1)


Após reunião da Executiva Nacional, o PDT decidiu nesta segunda-feira (5) permanecer na base aliada do governo mesmo que venha a perder o comando do Ministério do Trabalho.

Segundo o presidente interino do partido, deputado André Figueiredo (CE), não serão indicados nomes para substituir Carlos Lupi até a reforma ministerial, prevista para janeiro de 2012.

"[Escolha do substituto] é uma decisão da presidenta Dilma. O PDT ratificou que independente de cargos nós somos da base do governo [...] Nem discutimos nomes até por conta de que não sabemos se a presidenta Dilma vai definir se o PDT continua no Ministério do Trabalho ou se continua em outro ministério. Por isso resolvemos não discutir nomes", disse. Leia mais...
05 dez 11
Carlos Lupi pede exoneração do Ministério do Trabalho
Saída vem após denúncias e recomendação da Comissão de Ética.
Carlos Lupi diz sofrer 'perseguição política e pessoal da mídia'.

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, apresentou pedido de exoneração neste domingo (4), informou a assessoria de imprensa do ministério. Em seu lugar, segundo o Palácio do Planalto, ficará interinamente o secretário-executivo da pasta, Paulo Roberto Pinto.

Com a saída, Lupi encerra uma trajetória que teve início em março de 2007, no governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por indicação do PDT, permaneceu no cargo no começo do governo Dilma Rousseff, em 2011.

Lupi diz que sofreu "perseguição política e pessoal da mídia".

"Tendo em vista a perseguição política e pessoal da mídia que venho sofrendo há dois meses sem direito de defesa e sem provas; levando em conta a divulgação do parecer da Comissão de Ética da Presidência da República – que também me condenou sumariamente com base neste mesmo noticiário sem me dar direito de defesa -- decidi pedir demissão do cargo que ocupo, em caráter irrevogável", informou, por meio de nota à imprensa. Saiba mais...
11 12 11
Na Argentina, Dilma se reúne com presidente de Honduras
É o 1º encontro com líder hondurenho após saída de Manuel Zelaya.
Segundo Planalto, Brasil e Honduras querem cooperação na área social.

A presidente Dilma Rousseff em reunião com o presidente de Honduras, Porfírio Lobo (Foto: Roberto Stuckert Filho / Presidência)

A presidente Dilma Rousseff se reuniu neste sábado (10) com o presidente de Honduras, Porfírio Lobo, em Buenos Aires, na Argentina.

Foi a primeira vez que Dilma se reuniu com o líder hondurenho desde a saída de Manuel Zelaya, derrubado do poder em 28 de junho de 2009.

O encontro ocorreu antes da posse da presidente reeleita da argentina, Cristina Kirchner. Além de Dilma, participam outros chefes de Estado, como o presidente da Bolívia, Evo Morales, e o do Paraguai, Fernando Lugo.

Conforme o Palácio do Planalto, "o governo hondurenho pretende fortalecer as relações bilaterais com o Brasil por meio da cooperação em programas sociais, de energia e infraestrutura".

"Honduras quer fazer do Brasil seu principal aliado no continente. E o Brasil vai cooperar com financiamentos, exportações de bens e serviços, e oferecer também uma cooperação em matéria de programas sociais", disse o assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia, conforme o Blog do Planalto. G1

04 dez 11
Foto inédita mostra Dilma em interrogatório em 1970
ÉPOCA publica na edição desta semana uma imagem da presidente Dilma Rousseff aos 22 anos, na sede da Auditoria Militar do Rio de Janeiro.

A RÉ DILMA Dilma na sede da Auditoria Militar no Rio de Janeiro, em novembro  de 1970. Ao fundo, os oficiais que a interrogavam sobre sua participação na luta armada escondem o rosto com a mão (Foto: Reprodução que consta no processo da Justiça Militar)

A vida quer coragem (Editora Primeiro Plano), do jornalista Ricardo Amaral, chega às livrarias na primeira quinzena de dezembro. A foto abaixo, inédita, está no livro que conta a trajetória de Dilma Rousseff da guerrilha ao Planalto. Amaral, que foi assessor da Casa Civil e da campanha presidencial, desencavou a imagem no processo contra Dilma na Justiça Militar. A foto foi tirada em novembro de 1970, quando a hoje presidente da República tinha 22 anos. Após 22 dias de tortura, ela respondia a um interrogatório na sede da Auditoria Militar do Rio de Janeiro. Saiba mais...

04 dez 11
Economias mais desenvolvidas não podem tutelar vizinhos, diz Dilma
Presidente pregou integração solidária a chefes da América Latina e Caribe.
Universidade em Foz do Iguaçu será aberta para todos os países da região.
Dilma e líderes de países vizinhos na cerimônia de abertura da III Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da América Latina e do Caribe (Calc) (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

Em discurso a líderes de 32 países da América Latina e Caribe, a presidente Dilma Rousseff afirmou, nesta sexta-feira (2), que a integração da região não deve beneficiar apenas alguns países, com as economias mais desenvolvidas.

Ao invés disso, pregou uma relação que promova o que chamou de "crescimento solidário", durante reunião de lançamento da Cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), na Venezuela.

"Essas economias mais desenvolvidas da nossa região não podem nem absorver, nem subordinar, nem tampouco tutelar seus vizinhos, como nós estamos vendo acontecer em partes até então bastante civilizadas, ou assim ditas civilizadas do mundo", declarou a presidente. Leia mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário