sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

ARQUITETURA_NOV


01 nov 11
UMA CASA NA ÁRVORE FEITA PARA OS ADULTOS

Com apenas 9 m² de área coberta e 10 m² de terraço, esta construção erguida no quintal de uma casa em Münster, no norte da Alemanha, poderia ser chamada de “casa na árvore”, não fosse por duas características. A primeira delas é que, apesar de estar rodeada por vegetação, a casa não se sustenta sobre o tronco de uma árvore. A segunda é que, em vez de crianças, o pequeno imóvel foi criado para adultos.

De acordo com os autores – os arquitetos do Studio Baumraum –, a assim chamada King of the Frogs (ou rei dos sapos, em bom português) sustenta-se sobre imensos pilotis de bambu, acima de uma piscina de visual cênico.



Para chegar à escada, os visitantes cruzam um pequeno espelho-d’água de pedra decorado com vitórias-régias. Feito de madeira, o terraço superior está assentado sobre quatro estacas de aço e funciona como um deque.

Já a cabine é coberta com painéis de zinco e tábuas de madeira e se apoia sobre oito pilotis de bambu. Com grandes janelas, o espaço recebe abundante luz natural e conta com vista para todo o bosque que ocupa o quintal.

Com imensos bancos e camas forradas de couro, o espaço é ideal para o relaxamento. Ele conta com gavetas que funcionam como geladeira e atendem a quem estava na piscina, tomou sol no terraço ou simplesmente escolheu descansar em meio à natureza – em uma altura privilegiada. (FABIO DE PAULA)
Veja mais...

23 out 11
ÁGUA INSPIRA NOVA GALERIA DE ZAHA HADID

Zaha Hadid acaba de celebrar a inauguração do terceiro edifício de sua autoria construído na cidade onde vive e trabalha: Londres. Ali, a grife espanhola de banheiros Roca abriu um misto de showroom e espaço de exposições construído de acordo com o desenho inconfundível da arquiteta iraquiana.

Com 1.100 m², a Roca London Gallery é marcada por formas curvas, e combina concreto, vidro e metal, além de diversas superfícies internas arredondadas e forradas com fibra de vidro, plástico rígido e acrílico, todos na cor branca.

A versatilidade dá o tom: além da recepção e dos ambientes para mostruários, o showroom conta com lounges, espaços para exposições de arte, um bar e salas de reunião.


16 nov 11
PEDRA E VIDRO, PARA A CASA DURAR 100 ANOS

Materiais rústicos, quando se trata de arquitetura, nem sempre traduzem-se em absoluta elegância. Não é o caso desta mansão no estado de Maryland, nordeste dos Estados Unidos, composta por um pavilhão de vidro central, flanqueado por duas estruturas de pedra, uma de cada lado. Além de definir os setores da casa, os três volumes dão personalidade à construção, justamente por conta da escolha dos materiais que, apesar de pouco polidos, esbanjam sofisticação e bom gosto.
A rusticidade, aliás, não é uma mera opção estética. Ela faz parte de um dos principais critérios adotados pelo arquiteto David Jameson, responsável pelo projeto: a durabilidade. Esta foi uma exigência dos donos do imóvel, que pediram uma casa feita de materiais naturais, que resistissem a pelo menos 100 de anos de uso, sem a necessidade de manutenção pesada.

13 nov 11
CABANA DE VIDRO LEVA LUXO AO CAMPING

Transformar numa experiência luxuosa o ato de acampar – eis o objetivo do casal de finlandeses que criou o Garden Shed, uma cabana de madeira e vidro que pode ser montada ou desmontada com apenas uma chave de fenda simples.

Fãs da natureza, ele, arquiteto, e ela, designer, se perguntavam como aliar conforto à beleza de acordar com o nascer do sol, conviver com fauna e flora, e explorar paisagens intocadas no campo, na montanha ou na praia. A solução veio em 2010, com a cabana que, desde então, é fabricada em escala industrial e pode ser adquirida na loja de design Kekkilä Garden, de Helsinque.


Trata-se de uma minicasa pré-fabricada de aspecto tradicional e acolhedor, com telhado inclinado e feito de módulos de pinho e de vidro laminado. Sustentável, o conjunto conta com placas para captação solar, que fornecem energia suficiente para manter a temperatura ambiente sempre agradável. Se estiver frio, a energia é transformada em aquecimento. Se estiver calor, ela funciona como ar condicionado. A estrutura também é versátil e pode ser montada em diferentes formatos.

Tudo bem, não é uma casa completa, afinal conta apenas com quarto e armários. Mas certamente transforma o camping em uma experiência, no mínimo, mais bela. Veja mais...
04 nov 11
A CASA DO FUTURO PODE SER SUSTENTÁVEL?

Imagine uma casa cujos móveis e eletrodomésticos cumprem não apenas as funções originais a que se propõem, mas também a mantêm “viva”, funcionando. Peças capazes de produzir energia e iluminação, reciclar o lixo, preservar os alimentos, facilitar a limpeza e ainda tornar a vida de seus moradores mais saudável. Parece papo de cientista louco, mas essa foi a premissa de um projeto apresentado durante a Dutch Design Week (que tomou conta da cidade holandesa de Eindhoven no final de outubro), que deu o que falar entre designers e arquitetos.

Para lá de experimental, o trabalho já chama a atenção pelo nome: Casa Microbiana, assim intitulado, pois tenta reproduzir um ecossistema autossuficiente similar ao de muitos microrganismos. Na prática, trata-se de um sistema ecológico que se propõe a reunir soluções para o problema do consumo (e do desperdício) de energia. Saiba mais...
01 nov 11
ARQUITETURA DE REM KOOLHAAS EM EXPOSIÇÃO

Vencedor de um prêmio Pritzker e autor de projetos mundialmente famosos, Rem Koolhaas é um dos nomes de maior projeção na arquitetura internacional contemporânea. O arquiteto holandês está à frente do quase tão famoso Office for Metropolitan Architecture – OMA, escritório do qual é cofundador, com sede em Roterdã, na Holanda, e filiais em Pequim, Nova York e Hong Kong.

Para se ter uma ideia da importância do OMA no cenário da arquitetura internacional, por suas pranchetas, já passaram nomes como Zaha Hadid e Bjarke Ingels. É, então, coerente afirmar que o estúdio não apenas cria projetos de tirar o fôlego, mas também é celeiro de excelentes profissionais, ensinando e estimulando a prática de uma arquitetura que instiga, questiona e rompe barreiras, coisa rara na indústria criativa moderna. Veja mais...
UM HOTEL PARA VER A 
AURORA BOREAL


Conforme o inverno do hemisfério norte se aproxima, as atenções se voltam para o que de melhor se constrói e produz tendo o frio como tema. É o caso do Hotel Kakslauttanen, que, apesar de funcionar durante todo o ano, tem como principal atração a observação da aurora boreal - fenômeno melhor observado na estação mais fria do ano.


O hotel se situa no meio das florestas virgens do Parque Nacional Urho Kekkonen, no norte da Finlândia, e é considerado um dos melhores locais para se vislumbrar o fenômeno luminoso, graças ao ar puríssimo e à paisagem deslumbrante da região.


Apesar de ocorrer durante todas as noites entre agosto e abril, a aurora boreal é melhor vista nas longas noites do inverno, quando a colisão entre os gases terrestres e solares produz efeitos ainda mais espetaculares. Veja mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário