domingo, 20 de novembro de 2011

Paraíba/nov



08 nov 11
TRE deve levar Wilma e Olenka Maranhão ao banco dos réus nesta terça-feira
TRE deve levar Wilma e Olenka Maranhão ao banco dos réus nesta terça-feira
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) deve levar ao banco dos réus nesta terça-feira (08) a prefeita do município de Araruna, Wilma Maranhão, e a deputada estadual, Olenka Maranhão, mãe e filha. O julgamento das duas deveria ter ocorrido na última sexta-feira (04), mas a pauta extensa sa Corte impediu que as peemedebistas tivessem as ações que correm contra elas ser julgadas.

O juiz da Corte paraibana, Newton Vita, incluiu na pauta de julgamento duas ações penais nas quais as duas representantes públicas são rés. O autor dos processos é o Ministério Público Eleitoral.

Wilma Maranhão está sendo citada como ré numa ação penal que teve origem na 20ª Zona Eleitoral de Araruna, já a de Olenka teve procedência em João Pessoa. A prefeita e a deputada irão responder pelo crime previsto no Artigo 302 do Código Eleitoral que diz que ficam proibidos:

“Promover, no dia da eleição, com o fim de impedir, embaraçar ou fraudar o exercício do voto a concentração de eleitores, sob qualquer forma, inclusive o fornecimento gratuito de alimento e transporte coletivo”.

A pena pode ser reclusão de quatro a seis anos e pagamento de 200 a 300 dias-multa.
PolíticaPB
'Me afasto de cabeça erguida', diz senador da Paraíba
Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) assume o mandato nesta terça-feira (8).
Wilson Santiago (PMDB-PB) prometeu ir ao STF para tentar impedir posse.

O senador Wilson Santiago, que deve perder vaga para o ex-governador da Paraíba Cássio Cunha Lima (Foto: Agência Senado)O senador Wilson Santiago (PMDB-PB) ocupou a tribuna do Senado na tarde desta segunda-feira (7) para fazer seu discurso de despedida na Casa. Na manhã desta segunda, a Mesa Diretora do Senado determinou que o senador diplomado Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) assuma o mandato na tarde desta terça (8).
"Me afasto de cabeça erguida e feliz por ter trabalhado em prol de todos os paraibanos e os brasileitros. Agradeço a todos que depositaram a confiança na minha pessoa", disse o senador.

Wilson Santiago ocupou o espaço da liderança do PMDB, e pode fazer um discurso de 10 minutos na tribuna. Durante o discurso, o senador relembrou sua trajetória como filho de agricultor até chegar a faculdade de direito e à vida política.

Santiago, que recorreu sem sucesso à Mesa Diretora a fim de que a posse de Cunha Lima fosse adiada, afirmou que ainda acredita nas futuras decisões judiciais. Ele espera o resultado de um recurso dele junto à Justiça eleitoral da Paraíba, em que ele contesta a diplomação de Cunha Lima. Ainda nesta segunda, Santiago afirmou que vai entrar com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir a posse de Cássio Cunha Lima.

"Confio nas decisões judiciais que ainda estão pendendentes e na decisão do povo da Paraíba. Me sinto com o dever ciumprindo. Exercerei meu mandato de simples advogado e defensor público, mas com os mesmos posicionamentos e ideias, não vamos permitir que os corruptos tomem conta do poder público", disse Santiago.

Candidato mais votado na disputa para o Senado em 2010, Cunha Lima teve a candidatura barrada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com base na Lei da Ficha Limpa. Ele foi considerado "ficha suja" porque teve seu mandato de governador cassado em 2008, por abuso de poder econômico e político durante as eleições de 2006 quando foi reeleito. Com a diplomação concedida pelo TRE, o tucano solicitou ao Senado o direito de tomar posse. Fonte G1
07 nov 11
União entre Cássio e Ricardo frustra oposição e ganha reforço após decisão do STF; saiba
Quem achava que a união entre o governador Ricardo Coutinho (PSB) e o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) estava fadada ao fracasso, após a decisão do Supremo Tribunal Federal, que determinou a posse imediata do tucano no Senado Federal, se enganou. 
Pelo menos é isso que mostra mais uma enquete realizada pelo portal PB Agora, que quis saber: Você concorda com a união Cássio e Ricardo?

Frustrando as expectativas da oposição, que desde que o Supremo determinou a posse de Cássio, acreditava em uma espécie de reviravolta na relação de amizade entre o tucano e o socialista, a enquete apontou que a maioria dos internautas que participaram da enquete concorda com a união da dupla. Para 47,41%, o que corresponde a 238 cliques, a dobradinha entre Cássio e Ricardo dá certo. Em segundo lugar, com 31,47%, apareceu a opção – Não, a união deles nunca deveria ter acontecido.

A segunda opção corresponde a 158 votos. Os resultados acabam ratificando o resultado do pleito de 2010, que elegeu o socialista Ricardo Coutinho como governador do Estado e deixando de lado as projeções dos adversários que não acreditam na manutenção da dobradinha entre a dupla.

Há ainda 10,76% dos internautas que acreditam que apenas quando Cássio realmente assumir o Senado, momento previsto para acontecer na próxima terça-feira (08), a sintonia entre a dupla será rachada.

Outros internautas disseram que tinham dúvidas sobre a união entre Cássio e Ricardo e outros preferiram não comentar. Veja a enquete...
Bira é destaque em atuação na CMJP
Bira é destaque em atuação na CMJP
A revista Tribuna trouxe em sua última edição o resultado de uma enquete - realizada entre jornalistas do Comitê de Imprensa da Câmara Municipal - buscando avaliar o desempenho dos vereadores de João Pessoa.

Segundo os profissionais da imprensa, o vereador Bira (PSB) é o mais atuante dos parlamentares. Em segundo lugar aparece a presidente do PSD em João Pessoa, Raíssa Lacerda.

Bastante satisfeito com o reconhecimento dos jornalistas, Bira afirmou que o resultado reflete o trabalho diferenciado que seu mandato desempenha, participando de lutas nas mais diversos segmentos da sociedade.

"Esse reconhecimento, não só da imprensa, mas da sociedade, tem dado musculatura ao nosso trabalho. Não temos bandeiras de luta setorizadas. Nosso trabalho é plural, como nosso povo", destacou Bira, agradecendo aos jornalistas por tê-lo escolhido como o mais empenhado dos parlamentares. O resultado da enquete não foi o único motivo para comemoração do parlamentar: nas últimas semanas o Instituto Ibope divulgou pesquisa onde aparece Bira como o preferido do eleitorado pessoense. Assessoria
05 nov 11
Pesquisa revela que 62,1% da população de CG aprova a gestão de Veneziano e 51% 
desaprovam a gestão de Ricardo Coutinho.

O Instituto DATAVOX - Pesquisas de Opinião Pública e Estatísticas Ltda, divulgou uma pesquisa de opinião realizada no ultimo dia 28 de outubro, com os eleitores de Campina Grande, para saber qual o índice de aprovação das gestões do prefeito municipal Veneziano Vital do Rêgo e do Governador Ricardo Coutinho. Foram ouvidas 602 pessoas em 30 bairros e dois distritos da cidade.

Os bairros selecionados para a pesquisa foram:
Norte – Alto Branco, Conceição, Jardim Tavares, Palmeira, Monte Santo, Jeremias e Centro.
Sul – Acácio Figueiredo, Jardim Paulistano, Cruzeiro, Liberdade, Catolé, Sandra Cavalcante e São José.
Leste – Mirante, José Pinheiro, Monte Castelo, Nova Brasília e Santo Antonio.
Oeste – Bela Vista, Pedregal, Quarenta, Bodocongó, Ramadinha, Malvinas, Três Irmãs, Santa Cruz, Prata, Centenário e Santa Rosa.
Distritos – São José da Mata e Galante.

Questionados se aprovam ou não a administração do prefeito Veneziano, 62,1% dos entrevistados disse que sim, outros 26.1% disseram que não, enquanto que 18.8% não opinaram ou não quiseram responder. O mesmo questionamento feito em relação à administração do governador Ricardo Coutinho (PSB), 33.9% dos campinenses disseram que aprova, enquanto 51% disseram que desaprovam e 15,1% não sabem, ou não quiseram opinar.

Veja o resultado:

Você aprova ou desaprova a forma como o prefeito Veneziano Vital do Rêgo vem administrando Campina Grande?
Aprova - 62,1%
Desaprova - 26,1%
Não sabem/Não opinaram - 11,8%
TOTAL - 100%

Você aprova ou desaprova a forma como o do governador Ricardo Coutinho vem administrando Estado da Paraíba?

Aprova - 33,9%
Desaprova - 51,0%
Não sabem/Não opinaram 15,1 %
TOTAL - 100%
Fonte: Política da Paraíba
04 nov 11
Senador da PB recorre para tentar impedir posse de Cunha Lima
O senador Wilson Santiago (PMDB-PB) informou que apresentará nesta sexta-feira (4) recurso à Mesa Diretora do Senado para tentar impedir a posse do ex-governador da Paraíba Cássio Cunha Lima (PSDB) no cargo.


Santiago pede para continuar no cargo até que a Justiça Eleitoral da Paraíba julgue um recurso em que ele contesta a decisão do Supremo Tribunal Federal, que determinou a posse de Cunha Lima.

A assessoria de Cunha Lima afirmou ao G1 que o ex-governador não vai se manifestar sobre as declarações do senador Wilson Santiago. Segundo a assessoria, Cunha Lima deve chegar a Brasília na noite de segunda-feira (7) ou na terça (8), ainda pela manhã, para ser empossado.

Candidato mais votado na disputa para o Senado em 2010, Cássio teve a candidatura barrada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com base na Lei da Ficha Limpa. Ele foi considerado “ficha suja” porque teve seu mandato de governador cassado em 2008, por abuso de poder econômico e político durante as eleições de 2006 quando foi reeleito. Veja mais...

01 nov 11
Anísio diz que PMJP urbanizará São José por interesse de dono de shopping
“De esmola grande o cego desconfia. O súbito interesse da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) em urbanizar o Bairro São José é para atender aos interesses do dono da cidade: o proprietário do Manaíra Shopping”. Esta foi a afirmação do deputado estadual Anísio Maia (PT/PB) após participar de uma assembleia popular com moradores do Bairro São José ontem à noite.


Segundo Anísio Maia, o projeto apresentado pela PMJP mostra claramente este interesse.“Analisamos o projeto orçado em cerca de R$ 179 milhões para a pequena comunidade em relação a toda nossa cidade. Está claro no projeto para quem quiser ver: todas as casas vão ser comprimidas em direção à Avenida Rui Carneiro, um local que já não tem espaço. E, curiosamente, sobrará uma grande área livre ao redor do Manaíra Shopping. Então, isto está sendo montado, não com o propósito de urbanizar o bairro, mas, com o objetivo muito simples de atender aos interesses daquele que bancou a campanha do governador e vai bancar da prefeitura, o dono do Manaíra Shopping”, revelou.



O deputado informou que os moradores estão insatisfeitos com o projeto que vem sendo apresentado. Vários problemas são apontados por eles, como: a diminuição da área de suas casas; a falta de casas para todas as famílias que moram no local hoje; e, a obrigação de pagar pelas moradias, uma vez que eles já possuem residência. “Ao invés de ajudar a população, a PMJP vai demolir as casas de pessoas que estão no local há cerca de 30 ou 40 anos. Elas não terão direito à indenização, serão obrigadas a ir para apartamentos de no máximo dois quartos, para pagar uma habitação que não têm a menor vontade e interesse de ir. Este é o socialismo girassol: para o povo dificuldades e ameaças, para os grandes empresários, ajuda”, disse.


Anísio Maia explicou também que o prefeito da Capital, Luciano Agra, ainda não foi na comunidade, apenas chamou pequenos grupos para reuniões no Centro Turístico de Tambaú e não ouviu os líderes do bairro. “Desafio o prefeito a ir à comunidade e discutir com os próprios moradores. Quero ver se ele tem coragem. Não se esconda no centro turístico de Tambaú. Não vamos deixar que mais uma vez pessoas humildes sejam massacradas por este Governo. Estas reuniões são simulacros. Não somos contra urbanização do bairro e da retirada das famílias da área de risco. Porém, não concordamos com o modo ditatorial com que a PMJP está conduzindo o processo. E também não estamos de acordo com o evidente direcionamento e intenção de beneficiar o proprietário do Manaíra Shopping”, contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário