quinta-feira, 10 de novembro de 2011

COMUNIDADE_OUT/NOV



27 out 11
Delegados de Cabedelo apresentarão proposta de políticas publicas voltada para os jovens na 2ª Conferência Estadual de Juventude

O evento foi realizado no Cabedelo Clube com participação de dezenas de jovens e de cinco grupos de trabalhos

Sete delegados e jovens, já que, os mais velhos representantes dos diversos segmentos da sociedade civil organizada do Município de Cabedelo, abriram a mão contentando-se com as respectivas suplências, como forma de estimulo, representarão a juventude cabedelense na 2ª Conferência Estadual de Políticas Publicas de Juventude que esta sendo realizada na sede da Federação Espírita localizada na rua Bento da Gama em João Pessoa nos dias 28, 29 e 30 deste mês com a presença assegurada do Governador do Estado Ricardo Coutinho e do Conselho Nacional de Juventude.



Uma vasta programação que durará três dias foi elaborada a partir do projeto nacional e dos documentos finais das conferencias municipais. A abertura oficial do evento acontecerá nesta sexta feira a partir 20h00min com atividades culturais, logo após será assim composta a mesa oficial: Governo do Estado da Paraíba, Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Secretaria Nacional de Juventude, Prefeitura Municipal de João Pessoa, Comissão Organizadora Estadual, Conselho Estadual de Juventude e o Conselho Nacional de Juventude.

O evento que escolheu os delegados municipais foi realizado no Cabedelo Clube com participação de dezenas de jovens e de cinco grupos de trabalhos os quais elencaram propostas de acordo com o entendimento do grupo. As propostas foram ordenadas e apresentadas a coordenação do evento para composição do relatório final que foi entregue no dia 08 deste mês para compor a pauta da etapa estadual.

Os sete delegados eleitos foram: Adho.ní Carneiro (SOS VERDE), Emilio de Oliveira(UMES), Wandersom Gomes (UJS), Karoline Del Rio e Luana Corraine do Nascimento(UCAMC),, Claudia Rute Braga(ADESPB) e Shirley Neves (Rede SOS Cabedelo)

Rede SOS Juventude realiza 
1ª Conferencia Municipal de Juventude
Cabedelo 01 de outubro de 2011 

A conferencia que à princípio deveria acontecer na Câmara do Vereadores
teve que ser transferida para o Cabedelo Clube onde ficou mais participativa e aconchegante por ser o espaço mais amplo e aberto. Diversas entidades estiveram presentes e houve uma participação jovem bastante expressiva inclusive com representação uniformizada para defender os direitos dos jovens em nosso município e com isso formar os Delegados que vão representar a nossa cidade e o nosso Estado na conferencia Nacional.

Os conferencistas formaram três grupos de trabalho que tiveram como tema:

1 - juventude: democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional;

2 - Plano Nacional de Juventude: Prioridades 2011-2015

3 - Articulação e integração das políticas públicas de juventude;

Apenas para propor uma reflexão aos jovens dessa conferencia, e aos organizadores de conferencias em diversas áreas podemos observar que:
1 - O que vai ser discutido já esta predeterminado como uma imposição de cima para baixo.
2 - Que mesmo havendo peculiaridades regionais e recursos diferenciados em cada município, os temas tem de ser discutidos da forma como são 'impostos', não ha espaço para 'fatos novos' da mesma forma como não há tempo suficiente para alargar certos pontos conflitantes e de certa forma essenciais para o desenvolvimento verdadeiro de políticas direcionadas para determinada região ou município.


O que nos leva a crer que certas atividades devem ser revistas em seus formatos e regras, para que os 'lobos' que manipulam opiniões não possam se apoderar de ferramentas importantes na formação de opinião e de atitudes publicas.
O que é pior nisso tudo é a inércia coletiva, que não se faz presente quando é necessário e reclamam quando as coisas não estão da forma que deveriam ser. 
É irritante não poder ver a face verdadeira do povo e sentir na pele a manipulação dos anseios populares nas mãos de políticos omissos ou de oportunistas de ocasião.


O coletivo SOS Cabedelo tem tentado com todas as suas forças e parcos recursos próprios alertar, desenvolver palestras, realizar associações, propor projetos, levar o povo até onde as coisas acontecem, mas isso é uma luta inglória, que desestimula quem tem verdadeiro espírito público e responsabilidade social, só não desistem pelo amor ao exercício de cidadania e responsabilidade social.



É dessa forma que imbuídos no melhor espírito participativo e de responsabilidade social que estiveram presentes: o Presidente da ONG CAPP - Cultura, Arte e Promoção Popular que também é Editor Chefe da revista virtual Cabedelo Notícia, presidente da entidade que representa as Associações Comunitárias, o grupo União Jovem Socialista com diversos representantes, diversos jovens de várias comunidades, todos comprometidos em que fosse realizada a conferencia e que dali se possa tirar uma representatividade que possa levar nossas propostas para a conferencia Estadual e Nacional.
 


Neste mesmo dia estavam sendo comemorados o 'Dia da Secretária' e os '90 anos do Partido Comunista do Brasil' que aproveitando o ensejo foi distribuído o jornal que fala da importância dessa data para toda a sociedade.



De forma simbólica a conferencia acontece nesse dia que marca a luta por direitos iguais e pelo desenvolvimento social. Veja as fotos da Conferencia:
As imagens não podem ser utilizadas para nenhum fim sem a devida autorização da Revista Cabedelo Notícia - Fotos: Fred William.


20 out 11
Projeto Salvação e Ação - Cabedelo PB
Vaninha

A Igreja Evangélica Missionária Unidos do Brasil, do Pastor Felipe, localizada no bairro Jardim Manguinhos, em Cabedelo (PB), teve a belíssima idéia de desenvolver o Projeto Salvação e Ação, que visa convocar os jovens da comunidade do Jardim Manguinhos, membros da Igreja, ou não, para se unirem e praticar esportes.

As modalidades praticadas pelo projeto são: Futebol de Campo, Futebol de Areia e FUTSAL. Sob a coordenação do professor Maurício Chaves, as crianças da comunidade são convidadas para participar do projeto, caso aceitem, terão que se submeter a algumas regrinhas básicas, como ter uma boa frequência escolar, além de prestar contas dos resultados dos exames escolares ao professor Maurício, que a depender do caso, pode até solicitar aulas de reforço para o aluno(a)/atleta.

Sem nenhuma quadra poliesportiva ou campo de futebol público existente no Jardim Manguinhos, os atletas do projeto se deslocam de bicicleta até a praia mais próxima, para a prática do Futebol de Areia, ou até a quadra poliesportiva municipal da comunidade da Campina da Vila, distante aproximadamente 2km do Jardim Manguinhos. Para a prática do Futebol de Campo, a turma vai para as comunidades de Forte Velho e Costinha, onde encontram equipes na mesma faixa etária para as disputas dos jogos.

A autorização para utilização da quadra municipal da Campina da Vila foi concedida pelo secretário de esportes do município de Cabedelo, professor Clemildo Gomes. O Professor do projeto, Maurício, está providenciando um ofício para a Secretaria de Esportes do município, para que o horário de utilização da quadra passe de 1 hora para 2 horas, haja vista que quando todas as crianças do projeto comparecem a aula, algo em torno de aproximadamente 30 crianças, 1 hora se torna muito pouca para que todos possam participar satisfatoriamente.

O projeto começou com aproximadamente 15 crianças, com idades entre 6 e 16 anos, um ano depois, este número quase dobrou, todavia, as dificuldades são muitas, e o projeto depende de doações para que possa continuar se expandindo. Os atuais uniformes e bolas foram doados pelo vereador Leto Viana e o ex-vereador Luceninha, segundo o coordenador do projeto, professor Maurício, seria interessante que tanto a iniciativa privada, como o poder público olhassem com mais carinho para projetos sociais desta natureza.

“O CRACK é uma realidade que está destruindo nossos filhos, nossas famílias e nossos lares, sabemos que uma criança perambulando pelas ruas da nossa cidade é alvo fácil para os traficantes de drogas, por isso temos que ocupar o tempo dessas crianças com a prática de esportes, este é o melhor e mais barato caminho para combatermos este mal social que afeta não só a nossa cidade, mas o Brasil como um todo.” Enfatizou o professor Maurício.
Fotos: CLIQUE AQUI!

Por: Fábio Fernandes
(20/10/2011, às 11h46min) 

Moradores vão interditar BR-230 nesta segunda


Os moradores da comunidade Recanto do Poço, em Cabedelo, vão interditar as duas faixas da BR-230 na tarde desta segunda-feira (17), por volta das 15h.

A comunidade pede a construção de uma passarela e a volta da lombada física, que foi retirada pelo Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transportes (DNIT).

De acordo com Maria Cícera de Brito, presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário da Praia do Poço, mais de 100 pessoas devem comparecer ao protesto.

“Inclusive, temos o apoio da Polícia Rodoviária Federal. Só peço para a comunidade não queimar pneus, nem promover baderna, mas não posso controlar as pessoas”, disse.

Maria Cícera também comentou que já enviou um ofício ao Ministério Público Federal e solicitou uma audiência com representates do DNIT, mas não obteve resposta.

PortalCorreiodaParaiba
A floresta fala

Rede Mocoronga melhora a comunicação de ribeirinhos no Pará com blogs, rádios e canal de TV

por Lívia de Almeida
.Editora Globo

Na Amazônia, um vizinho pode estar a 30 km de distância, separado por rios como oProjeto GenerosidadeAmazonas e o Tapajós. Tanto isolamento dificulta a comunicação. Mas hoje, cerca de 200 localidades ribeirinhas do Pará podem trocar conhecimento, informação e mostrar sua cultura para o mundo graças às ações da Rede Mocoronga de Comunicação Popular, uma iniciativa da ONG Projeto & Saúde iniciada nos anos 90. A rede, hoje, tem todo tipo de veículo: rádios locais, que funcionam em sistema de alto-falante em postes, 12 telecentros com computadores e internet, blogs comunitários, jornal e canal de TV próprios. “A ONG dá acesso a tecnologias limpas, baratas e sustentáveis”, afirma Paulo Lima, coordenador de inclusão digital, se referindo à energia solar e softwares livres usados no projeto. Recentemente, os envolvidos também passaram a produzir vídeos com smartphones e acesso à rede 3G. Conheça mais...

Veja o programa do governo para o desenvolvimento social.
Conheça os projetos para cada município e a contrapartida  solicitada pelo governo aos municípios.




RELAÇÃO DE PROJETOS DAS CIDADE E A CONTRAPARTIDA

Movimento SOS Cabedelo mobiliza diversos segmentos sociais
Um movimento criado com a intenção de fortalecer as comunidades e sociedade organizada na participação de projetos e criação de entidades que possam influir nos destinos do município de Cabedelo fortalecendo os grupos sociais.

Com uma agenda bastante diversificada o movimento tem mobilizando diversos segmentos em manifestações sociais que contribuem com o desenvolvimento sustentável de Cabedelo.
Formado por Darlosa Braga, Jaemio Carneiro entre outros parceiros como Fred William da ONG CAPP e Cabedelo Notícia, tem em seus quadros de apoio, Associação das Associações Comunitárias, Associação das ONG's, Adespb (Associação de Desenvolvimento sustentável da Paraíba), Movimento de mulheres, etc.
As reuniões acontecem em qualquer local, agregando pessoas ao movimento que se fortalece dia após dia, atraídos pelo sentimento de participação efetiva nos destinos de nosso município.
formadores de opinião, pessoas comuns, líderes comunitários, veículos de comunicação, entre outros segmentos participam, cada um dentro de seu segmento dando apoio as ações no movimento.


Ações programadas:

Obs.: Algumas dessas ações são de iniciativa participativa de apoio do movimento SOS Cabedelo com coordenação de outras entidades locais.

1º encontro de mídias digitais do município;

1º conferencia livre LGBT de Cabedelo;

1º Concurso de Fotografia Artística Paisagística de Cabedelo;

1º Concurso fotográfico de beleza feminina de Cabedelo; 


Nenhum comentário:

Postar um comentário