quinta-feira, 10 de novembro de 2011

CIENCIA E TECNOLOGIA_OUT/NOV


"Uma experiência única" PlanetSolar inspira o mundo
26 out 11
Por Verônica Silva-  Alemanha
A tripulação de quatro membros estão no PlanetSolar 300 metros quadrados.  Koller é alheia à tripulação do barco.


O MS "TÛRANOR PlanetSolar" é o maior barco solar do mundo. Em sua viagem ao redor da Terra que está fazendo em Manila, Filipinas, estação. Parte da tripulação também é o alemão Jens água Lang. Em uma entrevista com n-tv.de ele conta o que esta fazendo e por que esta bordo do catamarã  um barco para o futuro.
n-tv.de: Mr. Lang água, quanto tempo você está viajando com o planeta solar?

É verdade que foi 
construído no Yacht Knierim Edifício Ltd. em Kiel .  Eu vi o primeiro desenho, eu estava lá quando foi  para a água, em todos os testes e transferência do barco para Monaco, o ponto de partida para a circunavegação do mundo, a partir daí todo o caminho para a Austrália. 

Chegada em Manila, a primeira parada na Ásia.  Até agora, o catamarã já cronometrou 37,000 km.

Arquiteto desenvolve nuvem inflável para viajar nas alturas
O arquiteto Tiago Barros, que mora em Nova York, desenvolveu um novo conceito de viagem. Em vez de usar trem ou avião, a pessoa pode subir em uma enorme nuvem inflável e flutuar até o seu destino.
Editora Globo

O projeto, chamado “Passing Cloud”, foi um conceito desenvolvido em uma competição do Departamento de Assuntos Culturais de Nova York que tinha como objetivo moldar o futuro de alta velocidade da ferrovia. Embora não tenha nada a ver com trens, a proposta foi interessante e chamou a atenção do público.
Editora Globo
“A idéia veio de perguntas simples, como por exemplo, a busca por uma nova visão para viajar, além das atuais. É importante pensar no futuro com novos olhos e buscar formar sustentáveis de viajar”, disse o artista.
Em vez de ter um horário fixo e saber o destino final, a nuvem flutuaria nos Estados Unidos com o impulso do vento. Saiba mais...
Vestido inteligente mostra partes do corpo como você quiser
20 out 11
Eduardo MoreiraPara o TechTudo
Intimacy. (Foto: Divulgação)

Conheça o Intimacy, um projeto de moda que pretende explorar a relação existente entre a intimidade humana e a tecnologia a serviço da moda. O projeto apresenta a inusitada e altamente tecnológica proposta de dois vestidos inteligentes, Intimacy White e Intimacy Black, feitos de folhas eletrônicas opacas que possuem a propriedade de mudar de estado conforme as emoções e sensações do usuário. Conheça mais...
Primeiro espaçoporto comercial é inaugurado nos Estados Unidos
19 out 11
Spaceport America pertence à empresa Virgin Galactic.
Voos turísticos podem começar no fim de 2012.

Hangar do Spaceport America, da Virgin Galactic (Foto: Matt York/AP Photo)

Foi apresentado ao público o primeiro espaçoporto construído com fins comerciais. O Spaceport America fica em Los Cruces, no estado do Novo México, no sudoeste dos EUA, e foi feito pela Virgin Galactic. A obra, que custou mais de US$ 200 milhões, teve financiamento público.
O excêntrico milionário britânico Richard Branson, dono do grupo Virgin, inaugurou a obra estourando uma garrafa de champanhe no hangar e desceu de rapel do topo do prédio. Susana Martinez, governadora do Novo México, e Buzz Aldrin, segundo homem a pisar na Lua, estavam entre as centenas de pessoas que compareceram ao evento.
“Com o espaçoporto pronto, com o foguete pronto, com a nave pronta, com os testes em andamento, estamos muito, muito perto de começar as viagens espaciais comerciais”, discursou Brandon. A empresa planeja terminar os testes no fim de 2012 e começar a operar em seguida. Leia mais...
Verde Machine: Os carros elétricos para obter carregador universal
15:35 14 out 2011

chargingelectriccars.jpg

Preocupado em encontrar um ponto de recarga compatível para o seu carro elétrico? 
Não Precisa Temer - sete fabricantes de veículos  concordaram em adotar um sistema padronizado de carga  na Europa e os EUA. 
Audi, BMW, Daimler, Ford, General Motors, Porsche e Volkswagen todos se inscreveram para o programa.

É um movimento que deve tornar mais fácil para construir uma infra-estrutura de carga elétrica e reduzir os custos de fabricação. Também é bom para os consumidores que não terão de lidar com múltiplos adaptadores de carga - uma situação que tem frustrado os proprietários de telefone celular durante anos, mas finalmente será sanada no próximo ano com a adoção de uma conexão padrão para todos os celulares .  Os proprietários de carros elétricos não serão deixados de fora também, como o novo padrão é compatível com versões anteriores com os veículos mais velhos. Veja mais...

Estradas eletrificadas poder viabilizar carros elétricos mundialmente
Greased relâmpago (Imagem: DreamPictures / Photodisc / Getty)

Os carros do futuro podem ser alimentados por estrada eletrificada. 
Essa tecnologia permitirá que os carros elétricos deixem de usar suas baterias pesadas, que não só aumentam o peso do veículo, aumentando também consumo necessário para movê-lo, mas também força-o  ficar ocioso, pelo tempo de recarga.

A ideia vem sendo desenvolvida à décadas. Tentativas anteriores utilizava uma bobina eletrificada na estrada para criar um campo eletromagnético que interage com uma bobina ligada ao carro. 
"Desde que as bobinas deverão estar alinhadas face a face para alcançar uma alta eficiência energética, tais sistemas podem ser úteis para  veículos em um estacionamento , mas não é  muito eficaz para os carros durante a execução ", diz Masahiro Hanazawa na Toyota Central R & D Labs em Nagakute, Aichi, Japan. Mesmo assim experiencias continuam sendo executadas no sentido de tornar viável o sistema de estradas eletrícas. 

Hanazawa e Takashi Ohira em Toyohashi University of Technology , também em Aichi, estão desenvolvendo um sistema que transmite energia elétrica através de cintas de aço colocadas dentro de dois pneus e uma placa de metal na estrada. "A nossa abordagem explora um par de pneus, que estão sempre tocando uma superfície de estrada", diz Hanazawa.Leia mais...

Brasil terá duas fábricas de telas para tablets, diz ministro
13/10/2011 13h30 - Atualizado em 13/10/2011 14h06

O ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, afirmou nesta quinta-feira (13) que o Brasil terá duas fábricas de telas sensíveis ao toque para tablets. Ele se reuniu no Palácio do Planalto com a presidente Dilma Rousseff e o executivo Terry Gou, o presidente da Foxconn, empresa de Taiwan que produz os iPhones e iPads da Apple e que será responsável pela fabricação das telas.

“Será mais de uma fábrica. Neste momento estamos discutindo a primeira fábrica, mas a primeira fábrica já vai estar associada a uma segunda fábrica. A área de construção dessa fábrica é 1,5 km por 1,5 km de área construída, para vocês terem ideia do tamanho e da complexidade”, disse Mercadante.
Personal trainer foca obeso para entender o que um gordo sente
20 out 11

Seis meses. Esse foi o tempo que o personal trainer Drew Manning, de 30 anos, precisou para abandonar o corpo enxuto e cheio de músculos e se transformar em um barrigudo. O americano engordou mais de 35 quilos e passou de 87 quilos para cerca de 120 quilos, segundo o jornal “Daily Mail”.
O objetivo do seu projeto é entender o processo físico, emocional e cerebral durante o ganho e a perda de peso para, depois, poder ajudar a outras pessoas. Drew quer perder o peso ganho nos seis meses nos próximos seis meses.
"Quem está acima do peso tem que superar as barreiras físicas e emocionais quando se trata de perder peso. Espero compreender melhor isto no próximo ano, através da minha experiência", disse. Saiba mais...

USP lança site com coleção de mais de 11 mil

 imagens de seres marinhos


Os oceanos ainda escondem muitas surpresas. Milhares de espécies de animais ainda não são conhecidas pelos cientistas, que buscam conhecer estes animais, vertebrados ou não, espalhados pelo mundo.

No Brasil, parte dos trabalhos de pesquisa realizados por especialistas na vida marinha agora estão disponíveis para o público e educadores por meio do site “Cifonauta”, que abrange mais de 11 mil fotografias de seres do mar, além de vídeos e explicações.

Com nome de uma larva marinha, o site foi desenvolvido, nas versões em português e em inglês, pelos biólogos Álvaro Migotto e Bruno Vellutini, ambos do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (Cebimar), localizado em São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo.

Além dos periódicos científicos
O banco de dados virtual mostra a fundo as espécies pesquisadas no instituto, expandindo conteúdo que antes podia ser encontrado apenas em publicações científicas, direcionadas a um público restrito.

“A nossa ideia surgiu há alguns anos, devido à carência de conteúdo científico voltado aos organismos marinhos, principalmente aqueles encontrados na biota marinha (conjunto de seres da fauna e flora) brasileira”, disse Álvaro Migotto. Saiba mais...

A webcam mais alta do mundo está no

 Himalaia


Grupo de Cientistas Italianos, instalaram no ponto Kala Palthar (Tibet) na altura de 5675 acima do nivel do mar uma Câmera que transmite em 5 em 5 minutos fotos do Monte Everest , 8848mt aima do n.d mar . (O pico maior da Terra, para a estacão de estudos no Monte Kala Palthar, com a finalidade e estudar a mudanca de clima na região do Himalaia e manda  também filmagem para a central de estudos em uma altura de 5050 metros acima do n. d mar.da Italia. A câmera é de Fabricação de uma firma Alemã de nome Mobotix e tem uma resistencia de suportar temperaturas de ate 30 graus cezius. Saiba mais...

Descoberta de expansão acelerada do

 Universo leva à conquista do Nobel de Física
Cientistas registram raios de alta energia que desafiam teoria atual
Pulsar emite raios gama com energia superior a 100 bilhões de elétrons-volt.
Fenômeno ocorre na Nebulosa do Caranguejo.

Ilustração de como seria pulsar feita sobre uma foto da Nebulosa do Caranguejo, tirada pelo telescópio Hubble (Foto: David A. Aguilar (CfA) / Nasa / ESA)
Uma descoberta publicada nesta semana pela revista Science desafia as atuais teorias da astrofísica. Com dados do telescópio Veritas, nos EUA, uma equipe internacional de pesquisadores detectou pulsos de raios gama com energia superior a 100 bilhões de elétrons-volt na Nebulosa do Caranguejo. Essa energia é um milhão de vezes maior do que um raio-X usado na medicina.

“É a primeira vez que raios gama de energia muito alta foram detectados num pulsar – uma estrela de nêutrons que gira rapidamente, que tem o tamanho de uma cidade e massa maior que a do Sol”, disse Frank Krennrich, da Universidade do Estado de Iowa, nos EUA, um dos autores do estudo. Saiba mais...
Nasa descobre quantidade imensa de água no espaço
Editora Globo

A NASA anunciou ter descoberto a maior concentração de água até agora. Uma nuvem de água em forma de vapor envolvendo um buraco negro tem nada menos do que a quantidade de água da Terra multiplicada em 140 trilhões de vezes. Conheça mais...

Nasa descobre nova forma de vida no 

planeta Terra


Nova bactéria utiliza arsênio para se desenvovler, elemento químico tóxico para outros seres vivos

por Redação Galileu
Editora Globo

A Nasa, agência espacial norte-americana, anuncia nesta quinta-feira a descoberta de uma bactéria diferente das outras formas de vida que habitam nosso planeta. Segundo a pesquisa, a bactéria usa arsênio em substituição ao fósforo para seu desenvolvimento, incorporando o elemento químico tóxico ao seu DNA. Saiba mais...
Somos capazes de prever o futuro

Estudo sobre a capacidade do cérebro de fazer previsões em curto espaço de tempo pode ajudar no combate ao Alzheimer

por Redação Galileu
Editora Globo

Cientistas da Universidade de Washington divulgaram nesta semana os resultados de um estudo sobre a capacidade do cérebro de prever o futuro em um breve espaço de tempo. Essa área, que havia sido pouco explorada em pesquisas até agora, mostrou que nós temos capacidade de antecipar eventos antes deles acontecerem. Conheça mais...
Programa pode rejuvenescer  sua visão em até dez anos
Isadora DíazDa redação
Óculos (Foto: Reprodução/Stock.XCHNG)
Um programa para treinar o cérebro pode tornar a visão de pessoas de meia-idade semelhante a de jovens. Desenvolvido pela Ucansi, o GlassesOff (algo como "sem óculos", em português) deve chegar como aplicativo para smartphones no início do próximo ano.
O aplicativo destina-se aos que desenvolveram o que chamamos de "vista cansada" e que passaram a precisar de óculos para leitura. E há um certo otimismo, já que testes iniciais com o programa mostraram um aumento significativo na qualidade da visão após sessões de treinamento. O tempo que os examinados levavam para ler uma página padrão de uma revista foi reduzido à metade. Leia mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário