segunda-feira, 10 de outubro de 2011

1ª QUINZENA DE OUTUBRO


Goodbye Jobs

*1955 + 2011

07.10.11 




                               Conheça a história da mente que mudou o mundo
" A morte é o prêmio da vida"

Homenagem de Cabedelo Notícia


É Show

Apresentação de BiraDelgado

É HOJE as 18:00hs.
Estação Cabo Branco

"Deixem meu verso passar na avenida" Novo show musical de Bira e banda.
Agra empossa novos Secretários
Dia Internacional do Idoso
01 10 2011
Nossa homenagem a quem sabe viver!
Comunidade
Protesto de moradores interditam br 230 no contorno do Poço 
em Cabedelo
Lombada foi substituída por um radar de controle de velocidade (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Skate fantástico
undefined
                                                             Veja tudo sobre o Evento

O show é hoje!



Apresentação de Bira Delgado
"Deixem meu verso passar na avenida" Novo show musical de Bira e banda.
“Deixem meu verso passar na avenida”, é um espetáculo musical que vem embalado por um testemunho sertanejo, marcado por expressões, labutas e cenas de um ambiente rústico que se profusa lírico e dramático.  Uma poética que insiste em ser ouvida em meio a um ruído ensurdecedor de conteúdos preconceituosos e de desconstrução cultural.




Bira Delgado, lançou recentemente o seu primeiro CD, intitulado:
NA BATIDA DA CANCELA. 
O trabalho tem a direção e produção do compositor e cantor Bebé de Natércio e apresentação do poeta, escritor e crítico literário, Hildeberto Barbosa Filho. Neste primeiro trabalho, Bira, que também foi diretor artístico do Colégio Marista Pio X, onde coordenou vários projetos, a exemplo do Auto de Natal, espetáculo encenado há quinze anos, Grupo Musical Armorial Ariano Suassuna. No CD, Bira interpreta canções de nomes consagrados do xote e do baião, como Maciel Melo, Zé Marcolino, Zé Dantas, Luiz Gonzaga, Xico Bizerra, Bráulio Medeiros, além de Bebé de Natércio e Chico de Pombal.
Bira Delgado é natural do Moxotó, sertão de Pernambuco, mas há 35 anos mora em João Pessoa.
Na área musical, participou do CD Do Mato, de Bebé de Natércio, Coletânea da Só Forró-PB/2008, ao lado de vários outros artistas, como Flávio José, Pinto do Acordeon, Clã Brasil, Biliu de Campina, CD do Auto de Natal 2007, ao lado de Irah Caldeira, como intérprete de 3 músicas que compõem a trilha e como Solista(vaqueiro). Já participou de vários trabalhos com o mestre Ariano Suassuna, Oliveira de Panelas, Dominguinhos, Clã Brasil, Daudeth Bandeira, Jessier Quirino.
O grupo que acompanha Bira Delgado é formado por jovens músicos, que há quatro anos vem fazendo espetáculos musicais na Paraíba e em outras cidades do Nordeste. Com este trabalho, o grupo pretende dar prosseguimento à profissionalização, divulgação e valorização da cultura nordestina.
INSTRUMENTOS E MÚSICOS DA BANDA:
ACORDEON: Daniel Albuquerque
FLAUTA TRANSVERSAL: Renan Rezende
CONTRA-BAIXO: Jorge Negão
ACORDEON: Victor Dantas
CAVAQUINHO: Poty Lucena\VIOLÃO: Wellington Regadas
BATERIA: Ronaldo Batera\ZABAMBA: Ezequiel Simão
TRIÂNGULO e VOCAL: Poliana Resende.
Serviço
DATA: 08/10/2011
HORA:18:00
LOCAL: ESTAÇÃO CABO BRANCO-J. PESSOA-PB
CONTATOS: E-mail- ubireval@terra.com.br
TELEFONES (83) 9983-1906 / 9983-2619
Fonte: DiárioPB com Assessoria
Festival de cinema Cineport começa nessa 
segunda 20 set 11 em João Pessoa
Cineport começa nesta segunda-feira em João Pessoa (Foto: Divulgação)
Nesta segunda-feira (19) João Pessoa se transforma na capital do cinema da língua portuguesa. A 5ª edição do Cineport, que neste ano homenageia a Cidade do Cabo, promete movimentar o cenário cultural e promover o intercâmbio entre mais de sete países. O público estimado para o evento, que será realizado na Usina Cultural da Energisa até o próximo domingo (25), é de cerca de 50 mil participantes. A homenageada deste ano é a cantora Sara Tavares.

Iniciativa

Cabedelo Notícia ressalta e  elogia o Altruísmo e o desprendimento de um Gênio muito à frente de seu próprio tempo que vê e sente a importância dos segmentos alternativos como força formadora de opinião e de modelagem de uma nova mentalidade cultural:

Oscar Niemeyer libera Skate no Memorial da América Latina e ganha homenagem


undefined
undefined

Skatistas Detonam em Evento que integrou 

Arquitetura de Niemeyr e Skate

Um final de semana em que o skate integrou-se com a arquitetura de Oscar Niemeyer. Uma das grandes obras do arquiteto homenageado, o Memorial da América Latina recebeu, neste sábado e domingo, o 1º Encontro Niemeyer de Skate, evento inédito que reuniu 50 skatistas profissionais competindo por uma premiação de R$ 30 mil e 20 skatistas pro Masters que participaram de uma bateria especial.

O evento ainda teve shows com a lenda californiana do skate e músico instrumentista Tommy Guerrero, com as bandas Dead Fish e Vermes do Limbo, além da exibição do filme Vida Sobre Rodas e do vídeo-homenagem ao Niemeyer, projetado na parede no Memorial.

A Praça Cívica, no Memorial, foi transformada em um circuito inspirado nas obras do grande arquiteto, em uma área que mesclou as bases de street e vertical. O projeto da pista ficou por conta do arquiteto e skatista Vinicius Patrial “Cebola”.

O atleta Wagner Ramos, de Cascavel/PR, venceu a competição e comemorou a vitória. “Gostei muito da adaptação que foi feita para que pudéssemos estar no Memorial. Ando de skate há mais de 20 anos e não esperava ganhar essa competição. Foi um dia muito bom”, disse o campeão.

Ainda subiram ao pódio os atletas: Diego Fiorese em segundo, Marcelo Formiguinha em terceiro, Rodrigo Leal Maizena em quarto e Mario Marques em quinto.

O evento teve início no sábado, dia 24, com o show de Tommy Guerrero e banda. O domingo de sol começou com uma clínica de iniciação para os pequenos de até 12 anos que puderam estrear a pista junto com os professores.

Já os 50 profissionais convidados participaram da competição no formato de jam session em que 10 competidores entravam na pista em busca da melhor manobra para impressionar os juízes. Antes do início dos shows foi a vez da participação dos pro Masters convidados.

O evento foi finalizado com uma grande confraternização de atletas e público com as bandas Vermes do Limbo, Tommy Guerrero e Dead Fish, que comemorou com o público o aniversário de 20 anos da banda.

undefined




Oscar Niemeyer aprovou a ideia dos skatistas andarem numa das suas principais obras, o Memorial da América Latina, em São Paulo. Mas calma lá, a sessão (primeiramente) está liberada apenas para os participantes do 1° Encontro Niemeyer de Skate, que acontece no próximo final de semana. O evento, além de homenagear o arquiteto, terá também uma competição com convidados que distribuirá 30 mil reais de premiação, exibição do filme “Vida Sobre Rodas”, clínicas para skatistas iniciantes e shows com as bandas Dead Fish, Vermes do Limbo e do skatista lendário Tommy Guerrero.


undefined

Alguns dos skatistas que confirmaram presença são: 
Sandro Dias, 
Edgard Vovô, 
Lucas Xaparral, 
Fabio Cristiano, 
Rogerio Mancha, 
tavio Neto, 
Marcio Tarobinha e 
Biano Bianchin. 

Para assistir não paga nada

undefined
Cronograma do evento

Sábado, 24 de Setembro de 2011

18h – Coquetel de Inauguração e Homenagens

Apresentação audiovisual em homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer. E atletas convidados inauguram a pista, com presenças internacionais.

19h – Exibição do Filme “Vidas sobre Rodas”
21h – Show do californiano Tommy Guerrero
Domingo, 25 de Setembro de 2011
09 às 11h – Clínicas para Iniciantes de 6 a 12 anos
Aulas de Skate de graça para crianças na pista de competição, com todos os equipamentos oferecidos gratuitamente pela organização (skate, capacete e equipamentos de segurança), para atender até 100 alunos por sessão.
12 às 17h30 – Competição Profissional
16h30 – Bateria Masters e show da banda Vermes do Limbo
18h00 – Premiação e Homenagens a Oscar Niemeyer
18h30 – Show da banda Dead Fish
19h30 – Show de encerramento com Tommy Guerrero
Dª Cícera uma guerreira 
em defesa de sua Comunidade.
Uma mulher de fibra, inteligente e  determinada para enfrentar dificuldades e a intransigência de órgãos que se dizem: 
"Donos das BR's do nosso País" 
Dª Cícera presidente da Associação do Recanto do Poço

Sabendo das dificuldades que sua comunidade enfrenta todos os dias para atravessar a Br 230 no Kl. 5 no contorno do Poço, Dª Cíça (como é carinhosamente chamada em sua comunidade do Recanto do Poço), tem enfrentado um desafio muito grande para sensibilizar os Técnicos do DNIT a entenderem que cada localidade tem suas peculiaridades e não podem impor seus sistemas e projetos de forma generalizada.
Essa afirmação foi o suficiente para que a prepotência dos que fazem o DNIT virem a afirmar categoricamente que eles são os donos das BR's e não vão atender a reivindicação de recolocar a lombada física antes da faixa de pedestres.
Os "donos das BRs" deveriam entender que ao passar os radares de controle de velocidade, os motoristas ansiosos, aceleram sem perceber que à frente existe uma faixa de pedestres, será que todos entendem isso menos o órgão responsável?
O que é mais importante, multar por excesso de velocidade ou a segurança de quem trafega, e a defesa da vida?
Quantos vão precisar ser atingidos até que se pare para perceber o óbvio?
O que Dª Cícera esta fazendo é preservar a vida de sua comunidade em uma ação louvável e preventiva que deveria ser encampada por todos os gestores públicos e vereadores de Cabedelo, independente da bandeira política. 
É uma luta legítima e que carece de apoio de todas as pessoas conscientes que sabem de onde emana o verdadeiro poder e Ele vem do Povo e não do DNIT.
Cabedelo Notícia em defesa da cidadania. 
Protesto de moradores interditam BR 230 no Contorno do Poço em Cabedelo


População protesta contra retirada de lombadas físicas da pista.
Pneus foram queimados e bombeiros foram chamados para apagar fogo.




Manifestantes atearam fogo em pneus e colocaram pedras sobre a pista (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Manifestantes atearam fogo em pneus e colocaram pedras sobre a pista (Foto: Walter Paparazzo/G1

Muito antes dessa manifestação acontecer, nós que formamos a Revista Cabedelo Notícia, detectamos algumas ações do DNIT que vem a ferir a segurança dos transeuntes da BR 230 com relação a instalação dos Radares de controle de velocidade e a inconseqüente retirada dos sinalizadores e lombadas físicasque haviam nas faixas de pedestres. O que torna praticamente rotineiro as ameaças a vida de quem transita nesses locais.

Lombada foi substituída por um radar de controle de velocidade (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Lombada foi substituída por um radar de controlede velocidade (Foto: Walter Paparazzo/G1)
O que acontece é que os radares de controle de velocidade servem apenas para multar quem ultrapassa os limites de velocidade antes da faixa de pedestre. Logo que os motoristas passam o radar eles, por impulso, aceleram e não respeitam a faixa de pedestres causando medo e possíveis acidentes.

Ao contrário dos relatórios oficiais que ditam ter havido uma redução dos acidentes com a instalação desses sinalizadores nós podemos comprovar que diversas capotagens, batidas e atropelamentos já ocorreram nesse curto espaço de tempo em que começam a funcionar, apenas no perímetro do Kl 8 ao KL 5 da referida BR.
A pergunta principal é: por que tirar os sonorizadores que alertam o motorista de que deve ter atenção com algum tipo de obstáculo à frente?
Por que retirar a lombada física anterior as faixas de pedestres?
Pelo que tudo indica deve ser em primeiro lugar para usar os pedestres como isca na cobrança de multas maiores, pois em nada acrescenta esse sistema para quem tem que atravessar a pista diversas vezes por dia.
Em segundo lugar para provocar o aceleramento da velocidade estimulando os motoristas inconsequentes a violar os direitos do cidadão enquanto o Dnit grava em vídeo as provas para mandar a conta dos desmandos. Para quem é esse serviço, para minimizar os acidentes ou para induzir os motoristas ao erro e provocar a morte de pedestres?
Fabricar multas não diminui acidentes, só engordam os cofres públicos com verbas que não vão ser devolvidas em benefício da comunidade.
Matéria do G1-Paraíba:
Cerca de cem pessoas, moradores do Bairro do Poço, em Cabedelo, na Grande João Pessoa invadiram na tarde desta segunda-feira (12) a rodovia BR-230, na altura do km 6, em protesto contra a retirada da lombada física, que foi substituída recentemente por controle de velocidade eletrônico instalado pelo DNIT.
No local os manifestantes atearam fogo em pneus e colocaram pedras sobre a pista para impedir o trânsito nos dois sentidos entre João Pessoa e Cabedelo. O Corpo de Bombeiros esteve no local para controlar o fogo.

A Polícia Rodoviária Federal esteve no local orientando os usuários daquele trecho durante pouco mais de duas horas e indicando rotas alternativas. E, de acordo com a assessoria de imprensa da polícia, em contato feito com a reportagem às 18h50, o trânsito já voltou ao normal.
Fonte: G1 Paraíba - Atualizado em 12/09/2011 18h56


Leia muito mais em 





Devemos nos mobilizar com relação a isso e o primeiro passo já foi dado de forma espontânea pelos moradores do contorno do Poço.


Interdição da BR no Domingo

17 set 11
Para reativar o movimento pela segurança dos moradores do Recanto do Poço, a Associação Comunitária de Dª Ciça interdita novamente a Br 230 para alertar as autoridades de que em breve acontecerá algo muito trágico e não vai ser por falta de aviso, de manifestação, ou de divulgação para  que se tenha o mínimo de responsabilidade com a vida alheia.
As vezes é bom descer do pedestal em que são colocados certos servidores públicos, que se não entenderam ainda, estão no cargo para servir a comunidade em seus anseios e nunca para impor regras e projetos sem viabilidade para o local em que esta sendo implantado.
Os Radares servem para multar, as lombadas físicas e sonorizadores para alertar os motoristas de que existe um obstáculo ou algo que se deve ter maior atenção, são objetivos distintos, que podem ser coadjuvantes mas não determinantes nas duas situações.
Parabéns a comunidade, estamos de olho e apoiando suas manifestações.
e pesquisa: Fred William
No dia mundial sem carro começa com acidente de transito em João Pessoa

Acidente de trânsito em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)

A manhã do Dia Mundial Na Cidade Sem Meu Carro começou com um acidente de trânsito, em João Pessoa. A colisão envolvendo um ônibus e um carro aconteceu na avenida Epitácio Pessoa, que nesta quinta-feira (22), por conta da campanha, está com uma faixa exclusiva para ônibus. 
O ônibus bateu na traseira do carro e os motoristas entraram em um acordo. Pela imagem é possível observar que vários motoristas não estão respeitando a faixa que foi fechada, por volta das 6h, para uso exclusivo dos ônibus. A previsão é de que às 20h a faixa seja liberada para todos os outros tipos de veículos.
Veículos batem de frente na BR 230 e três pessoas ficam feridas
Um caminhonete do tipo pick-up bateu de frente em um caminhão na BR-230, em Campina Grande, deixando três pessoas feridas. O acidente aconteceu nesta quinta-feira (22) por volta das 10h30 no distrito de Lagoa de Dentro, na saída para o Sertão paraibano. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a caminhonete invadiu a contramão, rodou na pista e parou em frente a uma casa localizada na margem da rodovia.
Ciclista é atropelado Dia Mundial Sem Carro em João Pessoa
Acidente aconteceu próximo ao Viaduto do Cristo.

Atropelamento foi flagrado por um internauta.

O internauta Gleydston de Almeida flagrou um ciclista que foi vítima de atropelamento em pleno Dia Mundial Sem Carro, nas proximidades do Viaduto do Cristo, em João Pessoa. A vítima foi atendida pelo Samu com escoriações e, depois, encaminhada ao Hospital de Trauma da capital. (Foto: Gleydston de Almeida/VC no G1)
O internauta Gleydston de Almeida flagrou o momento em que um ciclista foi vítima de atropelamento em pleno Dia Mundial Sem Carro, na manhã desta quinta-feira (22), nas proximidades do Viaduto do Cristo, em João Pessoa. A vítima foi atendida pelo Samu com escoriações e depois encaminhada ao Hospital de Trauma. (Foto: Gleydston de Almeida/Arquivo Pessoal)Tudo isso só vem a reforçar o nosso discurso de que necessitamos de uma melhor conscientização e divulgação, uma melhor infra estrutura de ciclovias e faixas de pedestres como as que foi indicada pela CAPP acima.precisamos nos mobilizar e provocar com eventos de iniciativa de OS's para sensibilizar os órgãos públicos a traçar metas de ativação desses benefícios que todos necessitam para dar segurança aos que preferem andar de formas alternativas a CAPP vem trabalhando ha anos propondo isso e entende que o momento é agora com a aproximação da Copa precisamos mostrar que podemos dar o exemplo para todo o país.Os Esportes Radicais vão nos ajudar nessa campanha por todos os bairros essa é uma meta da ONG CAPP para demonstrar a praticidade e o poder de mobilidade de alguns instrumentos alternativos de transporte como a bike, o skate e o patins.

A Fera esta de Volta

Equipamentos para prática de Esportes Radicais estão espalhados em todas as praças revitalizadas da grande João Pessoa. 

Atletas de Bike, Skate, Patins estão em todos os lugares, ansiosos para mostrar sua técnica. Fruto da dedicação, muita ralação e quedas que não impedem o progresso dos atletas e faz parte do dia a dia de quem se projeta nos esportes de ação.

praça da Paz - Bancários - 2008
Houve um tempo em que tudo isso era um sonho praticamente impossível, muito distante. Foi por meio da dedicação de pessoas decididas e com ideal que o sonho foi realizado com a compreensão de um gestor sensível ao que é importante para as minorias e se importa em incluir todos os segmentos de forma igualitária.
O que estamos fazendo com nossos espaços, e essa pergunta é dirigida aos que antes lutavam para te-los?
Quais os eventos que se tornaram referencia e são uma constante anualmente em nossa cidade para que se possa dizer: Valeu a pena ter sido realizado nosso sonho?

Eduardo - Patins in line
Quais as associações que apresentaram projetos de circuitos, campeonatos, gincanas direcionados aos segmentos Radicais e aqui eu não falo apenas do Skate que tem um micho de mercado solidificado, me dirijo aos segmentos dos esportes radicias em conjunto?


Ninguém até hoje fez nada como a FERA fez durante anos com passios de Bike, Campeonatos de Skate e Patins unificando as tribos e atraindo outras como os Ciclistas, a tribo de Rapel, as tribos da Dança de Rua. Grafiteiros, grupos antes opositores e com as oportunidades puderam se confraternizar e mostrar sua cara para grandes plateias em ginásios cheios e na praça do povo no Espaço Cultural. 


A FERA esta atenta e não desistiu dos eventos que antes fizeram os dias dos esportes radicias mais ousados e prazerosos.

Durante o tempo em que esta hibernando, deu a chance de todos poderem mostrar sua cara, seu potencial criativo e empresarial e promoverem eventos de qualidade, o que não aconteceu, nunca em momento algum depois da FERA. Só a tribo de Skate tem se projetado com apoio e produção da Mylles que tem à frente pessoas de visão e buscam com suor e muita ralação mostrar para estão no mercado e como se pode fazer bem feito.

Foto: Fred William de Arquivo - Liceu
Os outros só querem mas não tem competência para ousar e muito menos para investir fundo em eventos de qualidade e com premiação significativa, mesmo que seja simbólica possam projetar os atletas em um circuito que venha a mobilizar toda a sociedade da Grande João Pessoa, atraindo atletas de todos os recantos da cidade. Levando-os as praças, aos ginásios, aos grandes espaços e até mesmo para as ruas como antes fazíamos interditando ruas, Br's tudo para chamar a atenção do grande público para a ousadia dos que arriscam sua estrutura física para abalar a estrutura emocional de todos.

Foto : Fred William de Arquivo: Jason Alexander atleta pro.
Por isso é que nós vamos reativar nossas baterias e mobilizar novamente todas as tribos para sairmos às ruas, pelas praias, nos bairros em todos os lugares possíveis para dizer bem alto, obrigado ao governo do Estado, obrigado a Prefeitura municipal por nos dar oportunidades dignas de praticar nossos esportes, e agora é a nossa vez de mostrar que valeu a pena ter o nosso sonho realizado, queremos mostrar que treinamos e nos jogamos em todas as partes com qualidade. E juntos em harmonia dizer Jampa é uma cidade de Radicais Livres.

Edu
Geninho
   
Jason

Precisamos juntar novamente nossas forças para mobilizar as tribos urbanas e promover a cultura alternativa e movimentar as praças com ações de integração jovem e promoção da cidadania.  Nós sempre fomos fortes, sempre determinamos nosso destino e sabemos o que devemos fazer para abrir as trincheiras necessárias e conseguir nossos objetivos.
Fred William-  Criador da FERA  
Fábrica de Esportes Radicais e Alternativos, Núcleo de Esportes da
 Ong CAPP
Cultura Arte e Promoção Popular
Veja muito mais clique na imagem abaixo para ampliar e ver o album de fotos completo.

Na cidade sem meu carro
Dia para fazer a diferença.

Uma iniciativa extremamente louvável e que merece o apoio de todos para que se possa ter uma cidade mais humanizada e sem o estrese do dia a dia com os congestionamentos que tiram a paz coletiva e causam tantos desconfortos.


Uma das principais ruas do centro da cidade foi interditada e transformada em passeio, muitas manifestações foram apresentadas no ponto de cem réis, exposições, teatro, pintura de pele, demonstração de Skate, Ect.


Uma iniciativa que deveria ter maior divulgação com mais tempo para que as pessoas assimilassem, para aderir ao movimento, para compreender.
Uma providencia que deve ser estimulada, praticada e com maior estrutura no que se refere a opções de transporte confortável, segundo dados João pessoa tem 1 ônibus para cada 1500 habitantes, mesmo considerando a frota de veículos particulares isso ainda é muito.


Não podemos também deixar de destacar a imensa necessidade de criação de uma malha de ciclovias adaptadas para todos os segmentos e não apenas para ciclistas, devem estar inseridos nesse contexto os cadeirantes os Skatistas os Patinadores, tudo isso requer um piso de qualidade e cuidados especiais com sonorizadores para portadores de deficiência, etc.
Sabemos que as intenções dos gestores públicos é nobre mas implica em mais que boa intenção, necessitamos e muito de um projeto de linearidade das calçadas e adequação do piso com a retirada de obstáculos como postes, etc.
Não podemos pensar em uma cidade com menos carros sem uma infraestrutura digna e nós temos tudo para nos adequar e nos adaptar enquanto ainda é tempo.

A Incubadora de Projetos da Ong CAPP tem observado os problemas com os cadeirantes e com os riscos constantes que os pedestres correm ao atravessar nas faixas por motoristas de veículos sem responsabilidade. dessa forma elaborou uma proposta que deve ser analisada com carinho pelos técnicos e transito e gestores públicos, a faixa de pedestres instalada em uma lombada física linear e larga, com sinalização e Câmeras para identificar e punir os infratores, sonorizador para deficientes visuais de tempo, enfim todo um arsenal de defesa para o pedestre e portadores de necessidades especiais, com um diferencial fundamental, o cadeirante não vai ter que fazer manobras para descer uma rampa, passar por um buraco na sarjeta e subir para o asfalto, a rampa fica na altura da calçada. esta entre outras propostas para nossa cidade ficar melhor e dar o exemplo estão no portal CAPP Projetos






Márcia sec. da CAPP e Jason Alexander Coordenador de Esportes do município



Ciência e Tecnologia em destaque

Ponto “Cem”tífico da PMJP movimenta Centro da Capital até fim do mês

03 out 11-Secom

Iniciação científica e qualificação para o mercado de trabalho são alguns dos objetivos a serem alcançados pelo projeto Ponto “Cem”tífico, lançado na manhã desta segunda-feira (03), no Ponto de Cem Réis. O evento é comemorativo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com o tema “Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”, mas a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vai realizar cursos, oficinas, workshops, palestras e apresentações culturais até o próximo dia 28, com a entrega de 400 certificados. As inscrições estão abertas e a programação ocorre de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e, aos sábados, das 9h às 13h.
“Nós queremos levar o conhecimento científico e tecnológico à população de João Pessoa e por isso trouxemos diversas ações que realizamos em nossa gestão. Mas no Ponto de Cem Réis muito mais pessoas terão acesso a estas informações de ciência e tecnologia, podendo se capacitar para a vida pessoal, porque aqui estamos tratando também de uma iniciação, mas também na vida profissional, porque alguns cursos podem gerar trabalho e renda”, frisou o secretário de Ciência e Tecnologia, Marconi Maia.
De acordo com ele, na montagem da estrutura no Ponto de Cem Réis, diversas pessoas já demonstraram interesse e já queriam fazer as inscrições nos cursos e oficinas. Marconi Maia disse que serão entregues em torno de 400 certificados de participação. “Estamos trabalhando com políticas públicas sérias, com dignidade e fácil acesso aos cidadãos”.
O Ponto “Cem”tífico é formado pelos projetos da Secitec (Estações Digitais, Casa Brasil e Estação da Moda), com a participação de órgãos municipais, entre eles, a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, Departamento de  Gestão Curricular e Departamento de Informática Educativa da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec), Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e Secretaria de Meio Ambiente (Semam).
Uma das usuárias das estações digitais, Maria Angélica, representou todos os alunos dos cursos da Secitec na solenidade de lançamento do projeto. “Eu agradeço muito à PMJP pela realização de todas estas atividades. Se não fosse a Estação Digital eu estaria uma ignorante na área de informática”. Já o representante dos instrutores, Vitor Santos, convidou a todos os presentes a participarem das atividades do Ponto “Cem”tífico.
O superintendente regional do Trabalho e Emprego, Inácio Machado, e o presidente da Fundação de Amparo e Pesquisa da Paraíba (Fapesq), Cláudio Furtado, destacaram a iniciativa da PMJP em difundir a ciência e a tecnologia para a população, em um esforço concentrado que dura todo o mês de outubro. “Esta é uma ação louvável e não apenas os jovens terão acesso a este tipo de conhecimento”, disse Inácio Machado. Já o deputado João Gonçalves destacou que a população é a maior beneficiada com o projeto Ponto “Cem”tífico. “Quem ganha é o povo”, falou ele.
O coordenador regional da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, Fernando Medeiros, reconheceu a ousadia da PMJP em realizar o evento pelo mês inteiro. “Em âmbito nacional o evento começa no dia 17 deste mês, mas a PMJP tem uma visão avançada em relação ao tema. O melhor de tudo é que a população terá acesso gratuito”.
No estande da Secretaria de Educação e Cultura, a coordenadora de informática educativa do Departamento de Gestão Curricular, Janilde Guedes, destacou a realização do V Workshop de Tecnologia na Educação: Novas Tecnologias, voltado aos monitores e professores da rede de ensino. “Nós temos desenvolvido um trabalho importante na área de robótica. Nossos alunos ocuparam a 14ª posição em uma competição nacional e foram a única equipe de escola pública no País a participar”, frisou ela
Participantes – O DJ de 24 anos, Alisson de Carvalho, vai aproveitar a oportunidade para se capacitar em sua área de atuação. “Quando soube que ia ter este curso para DJ corri para me inscrever, porque é gratuito e a concorrência é grande. Espero aprender bastante e melhorar a qualidade do meu trabalho”, disse ele. Segundo o instrutor do curso, Henrique de Shivas, há apenas 20 vagas disponíveis. “Na Casa Brasil a duração é dois meses, mas aqui vamos fazer algo mais dinâmico e ministrar o curso em um mês, com carga horária de 20 horas”, diz ele, que também é instrutor de produção musical.
As adolescentes Carol Ferreira e Elizabeth da Silva ficaram entusiasmadas com as atividades e se interessaram em participar dos cursos da área de informática. “A gente já usa a Estação Digital na Ilha do Bispo, mas agora queremos aprofundar um pouco neste assunto”, disse a estudante Carol.
Programação – Nesta terça-feira (4), haverá um encontro da Câmara de Ciência, Tecnologia e Informação da Paraíba, no auditório do Ponto de Cem Réis. Todos os dias haverá palestras no auditório. Na quarta-feira (5), acontece a palestra “As inserções das Mídias Digitais no Cotidiano”, às 9h e “Robótica nas Escolas: Muito mais que educação, às 14h. Na quinta-feira (6) haverá “Jogos em Redes”, pela manhã, e “Mídias Sociais na Educação”, à tarde. Já na sexta-feira (7) as palestras serão “O preço da Energia” e “Ecossistema do SL”.
Stand – Projeto Estação Digital (Secitec)
  • Curso de Design Gráfico
  • Curso de Redes Sociais
  • Oficinas de Editor de Texto
  • Oficinas de Planilha Eletrônica
  • Acesso livre à Internet
Stand – Projeto Casa Brasil João Pessoa (Secitec)
  • Laboratório de Rádio
  • Sala de leitura
  • Oficina de Multimídia
  • Oficina de Rádio
  • Oficina de Aplicativo Livre
  • Oficina de Internet
  • Acesso livre à Internet
Stand – Projeto Estação da Moda (Secitec)
  • Curso de costura de camiseta / customização
  • Oficina de Produção de Foto Beleza (antes e depois)
  • Exposições
Stand – Semam
  • Oficina Geotinta
  • Oficina Plantas Medicinais
  • Oficina Reciclagem de Papel
  • Demonstrações: Ecocine, Teto Verde, Forno Solar, Maquete Dinâmica, Mini Estação Meteorológica, Zoo que veio do lixo, Animais taxidermizados do Museu, Minhocário
  • Exposição do mini viveiro didático e do meliponário didático (abelhas nativas sem ferrão)
  • Distribuição de folders e mudas de planta nativas da Mata Atlântica
Stand – Sedes
  • Atividades de artesãos e culinaristas
  • Atividades culturais do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e dos  Centros de Referência da Cidadania (CRCs).
Stand – Sedec
  • V Workshop de Tecnologia na Educação: Novas Tecnologias na Educação
  • Oficina de Livro Virtual
  • Oficina de Hipertexto
  • Oficina tira dúvidas de Linux
  • Oficina de educação e robótica – arena robótica educacional p/ desafios
  • Mostra das Feiras de Ciência dos alunos do Ensino Fundamental I e II da rede pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário